You are on page 1of 9

A IMPLANTAO DE HORTA ORGNICA COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAO DE ALUNOS PARTICIPATIVOS

1 2 2 1

AMARAL, Anelize Queiroz;

JUNIOR, lio Jacob H.;

SADRAQUE, Caetano;

MIGUEL,,

Kassiana & 2 LARA, Juliete Gomes Universidade Estadual do Oeste do Paran, Docente do curso de Cincias Biolgicas. Universidade Estadual do Oeste do Paran, Acadmicos de Cincias Biolgicas.

RESUMO

A Agenda 21 recomenda em seu captulo 36, que trata da promoo do ensino e da sensibilizao pblica, a reorientao do ensino para o desenvolvimento sustentvel. Pensar globalmente, mas agir localmente o mote para as aes a serem desenvolvidas tambm no mbito escolar. Nesse sentido foi desenvolvido um projeto de implantao de uma horta orgnica na disciplina de Cincias, envolvendo 62 alunos das 5 sries do ensino fundamental de um a escola localizada num municpio do oeste do estado do Paran. O projeto, dentro dos princpios da educao ambiental, teve como objetivo ampliar o espao educacional para alm das salas de aula, visando uma maneira de os alunos vivenciarem,

simultaneamente, teoria e prtica, e participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Antes de iniciar o projeto, os alunos responderam a um questionrio, que teve por objetivo verificar as expectativas dos mesmos com relao implantao de uma horta no ambiente escolar. Os dados foram submetidos uma anlise quanti-qualitativa. O projeto contemplou a instalao de dois canteiros, com a produo de diversas hortalias que, posteriormente, foram aproveitadas na alimentao dos alunos e uma composteira que passou a reaproveitar o lixo orgnico gerado pela merenda escolar. Dessa forma a horta constituiu-se num laboratrio vivo que possibilitou o desenvolvimento de diversas

atividades pedaggicas em educao ambiental, unindo teoria e prtica de forma contextualizada e divertida para os alunos, alm de estreitar relaes atravs da promoo do trabalho coletivo e cooperativo entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. Foram trabalhados contedos relacionados a importncia de cada ser vivo na cadeia alimentar, horticultura orgnica, propriedades fsicas, qumicas do solo e gua, vegetao, compostagem, formas de consumo dos alimentos, relao campo-cidade e discusses acerca da Agenda 21. Podem-se destacar outras conquistas como a diminuio da indisciplina em sala de aula, interesse e participao ativa dos alunos na construo do conhecimento.

PALAVRAS - CHAVE: Educao Ambiental, Trabalho com projetos, Horta escolar.

INTRODUO

A educao ambiental efetivou-se como uma preocupao no mbito da educao mundial a partir do final dos anos 60, h mais ou menos trs dcadas. Ao lanarmos um olhar sobre a evoluo da humanidade, percebe-se que o homem, ao longo dos tempos, colocou em ao sua capacidade de construir tecnologias que levasse a sua emancipao social e econmica, por outro lado, provocou uma cadeia de modificaes no espao natural, tornando-se, consequentemente, um gerador de transformaes no meio. fundamental o surgimento de uma nova percepo da realidade, que promova revitalizao das comunidades educativas, comerciais, polticas, de assistncia sade e da vida cotidiana, de modo que os princpios ambientais se manifestem como princpios de educao, de administrao e de poltica (CAPRA, 1994).

Dessa forma, o mbito educacional como espao de construo e socializao de conhecimentos tem o papel essencial de formar cidados comprometidos com os problemas do mundo no qual habitam. O que pode ser evidentemente compreendido nas leituras da Agenda 21:

[...] a Agenda 21 um processo voltado para a identificao, implementao, monitoramento, ajuste de um programa de aes e transformaes, em diversos campos da sociedade. Trata-se de um processo que resgata a raiz bsica ao planejamento, ao apontar para cenrios desejados e possveis, cuja concretizao passa pela pactuao de princpios, aes e meios entre os diversos atores sociais, no sentido de aproximar o desenvolvimento de uma dada localidade, regio ou pas, aos pressupostos e princpios da sustentabilidade do desenvolvimento humano. Portanto, deve ser um processo pblico e participativo, em que haja o envolvimento dos vrios agentes (BORN, 1998, p.11).

De acordo com Wojciechowski (2006), a educao ambiental surge como uma necessidade das sociedades contemporneas, uma vez que as questes socioambientais tm sido cada vez mais discutidas e abordadas pelos vrios segmentos da sociedade, em decorrncia da gravidade da degradao do meio natural e social. De acordo com a autora a sistematizao destas discusses na escola uma maneira de oportunizar, aos professores e educandos, uma reflexo crtica da realidade, desde o nvel local ao global. Recorrendo a Panachao (2008, p.1), o autor destaca que:

[...] uma das metas bsicas da Educao Ambiental lograr que as pessoas e as comunidades compreendam o carter complexo do meio ambiente natural e artificial, resultante da inter-relao de seus aspectos biolgicos, fsicos, sociais, econmicos e culturais, e adquiram os conhecimentos, os valores, as atitudes e as aptides que permitam participar, de forma responsvel e eficaz, do trabalho de preservao e resoluo de problemas ambientais, e na gesto apropriada ao meio ambiente.

Portanto, a educao Ambiental deve promover os subsdios necessrios para a compreenso da complexidade ambiental, por meio de uma integrao das diferentes disciplinas e experincias educativas, a fim de proporcionar uma viso mais integrada do meio ambiente, e fomentar valores ticos, econmicos e culturais. Para Dias (1994, p. 64):

[...] valores esses que favoream o desenvolvimento de comportamentos compatveis com a preservao e melhoria do meio ambiente, assim como uma ampla gama de habilidades prticas necessrias concepo e aplicao de solues eficazes aos problemas ambientais.

Destaca-se ainda a necessidade dos currculos serem compreendidos de forma ampla, dinmica e flexvel, sendo necessrio criar uma alternativa de ensino que esteja ligada a realidade dos sujeitos envolvidos e que promova a construo e participao efetiva dos alunos no processo de ensino e aprendizagem (KRAMAER, 1997). De acordo com o contexto necessrio deixar de ver a educao ambiental como um tema a ser trabalhado pontualmente para entend-la como uma prtica pedaggica cotidiana. Promover uma prtica de ensino, onde professores e alunos tenham a oportunidade de desenvolver trabalhos de interveno na realidade e no cotidiano escolar uma forma de estar ensinando e, ao mesmo tempo, formando alunos reflexivos; j que ao estar no ambiente escolar, pode-se estar discutindo e refletindo sobre problemticas que nessa realidade se apresentam (JUSTINA et al., 2005). De acordo com Marques (1997), ao participar de um projeto o aluno est envolvido em uma experincia educativa, em que o processo de construo do conhecimento est integrado s prticas vividas, esse aluno deixa de ser nessa perspectiva apenas um aprendiz.

A maneira de conceber o ensino atravs do trabalho com projetos, tem como ponto de partida os questionamentos e interesses dos educandos, estes levados ao campo ambiental, podem ultrapassar diversas barreiras, que muitas vezes esto cristalizadas na concepo de no se sentirem como partes integrantes do meio ambiente. Recorrendo a Minini-Medina (1997), o fato de os docentes levarem ao mbito escolar uma preocupao com aspectos da vida dos educandos algo positivo, considerando que a educao ambiental se tornar mais efetiva se tiver relao com a vida dos mesmos. Sendo assim, o projeto buscou estimular nos educandos mudanas de atitudes dirias, entre elas proporcionar o respeito entre os seres humanos e os demais seres vivos, promover hbitos de alimentao saudvel e um trabalho coletivo por meio de uma prtica prazerosa e significativa no processo de ensino e aprendizagem para esses educandos, a implantao de uma horta orgnica no espao escolar.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do projeto ocorreu em um colgio pblico do oeste do PRno decorrer da disciplina de Cincias com duas turmas de 5 sries do perodo da tarde. A idia de implantar a horta surgiu a partir de vrias necessidades, dentre elas destacam-se: a necessidade de uma prtica pedaggica que despertasse um maior envolvimento e responsabilidade por parte dos alunos, pois a questo da indisciplina uma das principais problemticas discutidas no colgio em questo, alm da urgncia de encontrar uma temtica que possibilitasse a valorizao do ambiente escolar.

Para a efetivao do trabalho primeiramente os alunos responderam um questionrio que teve por objetivo verificar o interesse e expectativas dos mesmos com relao implantao de uma horta no ambiente escolar. Aps essa anlise, deu-se inicio as seguintes etapas: a) Primeiramente, efetivou-se a construo de um espao denominado composteira, onde foi utilizado como matria prima o resto dos alimentos da escola, alm dos resduos da poda dos jardins; b) Num segundo momento, desenvolveram-se diversas reflexes em sala de aula sobre os contedos voltados ao trabalho (cadeias alimentares; propriedades qumicas e fsicas do solo e da gua; vegetais; tcnicas de cultivo, produo de adubo orgnico e desequilbrios ambientais); c) Num terceiro momento, os alunos discutiram acerca da diversidade de hortalias que gostariam de plantar; d) Em seguida, dividiu-se o trabalho a ser executado pelos diferentes grupos (preparar a terra, peneir-la, misturar o adubo, plantar, regar e retirar espcies invasoras). Todas as etapas foram acompanhadas de discusses e reflexes sobre diversos conceitos necessrios para a efetivao dessa prtica e uma maior interao homem-natureza.

RESULTADOS E DISCUSSES

Ao analisar os questionrios que foram aplicados antes do desenvolvimento do projeto de trabalho, verificou-se que 100% dos alunos consideraram de grande importncia a implantao de canteiros de hortalias no colgio, como mostra algumas falas abaixo:

acredito que sim, pois alm da escola dar o exemplo, teramos contato com o tema e a prtica, aprendendo mais dessa forma. isso ir promover o contato com o ambiente possibilitando tambm uma alimentao com vegetais mais saudveis. estaria estimulando o consumo de alimentos saudveis para uma

melhor qualidade de vida no recreio. porque alm de ocupar um local na escola que no esta sendo utilizado pode trazer benefcios a nossa sade, como o lanche na escola.

Os depoimentos indicam que os alunos acreditam que a horta pode tornar-se um grande recurso didtico para os professores, pois estimularia os alunos consumirem alimentos saudveis e compreenderem a importncia do ambiente e seus cuidados. Quando indagados acerca dos contedos que poderiam aprender no decorrer da construo da horta, obtivemos os seguintes resultados: do total de alunos, 25% deles responderam plantas e solo; 24% dos alunos citaram decompositores e hmus; 9% deles enfatizaram as cadeias alimentares; 2% dos alunos citaram ajudar a natureza e os demais generalizaram diversos contedos. Aps essa anlise, a professora desenvolveu diversas temticas com os alunos referentes aos contedos tericos, dentre eles o contedo sobre cadeia alimentar no processo de construo da composteira. Nesse momento, ressaltou-se a importncia de cada ser vivo na manuteno do meio ambiente. Com a implantao dos canteiros discutiu-se temas relacionados ao solo; necessidades dos vegetais; desenvolvimento vegetal; tcnicas agrcolas; elementos inorgnicos e alimentos orgnicos, alm de contedos relacionados manuteno do equilbrio ecolgico e a importncia da Agenda 21. Foi possvel trabalhar os diversos contedos relacionando-os com a prtica cotidiana desses alunos, o que permitiu maior envolvimento e prazer dos alunos no contexto da aprendizagem. Alm do que, os alunos puderam tirar dvidas no momento do desenvolvimento de cada atividade e aprender com os erros cometidos. Portanto, importante destacar a importncia do projeto como um facilitador da aprendizagem, como descrito pelos alunos:

no conseguia imaginar as minhocas como seres importantes para o meio ambiente, depois de ver a professora mostrando passei a entender, legal n. gostei de saber que posso usar o resto da comida para fazer adubo, l em casa no tem bichos para dar o resto, agora j podemos usar para alguma coisa. as aulas na sala eram muito chatas, hoje quando a professora fala que vamos horta todos fazem silncio para que ela no mude de ideia. as aulas so mais legais dessa forma e fica mais fcil de aprender compreendi que meio ambiente no s plantas e animais, ns fazemos parte disso tudo, da sua manuteno.

Com a implantao da horta no mbito escolar foi possvel desenvolver inmeras atividades promovendo dessa forma um projeto de trabalho que contemplou teoria e prtica, envolvendo os alunos de forma dinmica e prazerosa. Deve-se destacar, ainda, o fato de o projeto sobre a horta ter auxiliado na diminuio da indisciplina na sala de aula. Os alunos demonstraram ter maior envolvimento e responsabilidade, e todo momento perguntavam professora qual a dupla que vai regar a horta hoje; qual a dupla que deve pegar na cozinha o lixo orgnico e levar at a composteira, tirando dessa maneira a ateno para conversas paralelas e comportamentos inadequados em sala de aula. No entanto, existem obstculos que tornam difcil o desenvolvimento de um projeto sobre horta, devendo ser superados com criatividade e muita disposio por parte dos educadores. Um dos maiores obstculos o da horta ser concebida, essencialmente, como espao de produo de hortalias, em detrimento da insero de conhecimentos e atividades educativas aos alunos.

REFERENCIAS

BORN, R. Caminhos, descaminhos e desafios da Agenda 21 brasileira. Debate scio ambiental. So Paulo, v.4, 1998-1999. CAPRA, F. (1994) A teia da vida. So Paulo: Cultrix. DIAS, G.F. Educao ambiental: princpios e prticas. So Paulo: Gaia, 1994. JUSTINA, L. A. D ; FERRAZ, D.F ; POLINARSKI, C.A.P ; AMARAL, A.Q. Formao inicial de professores de Cincias Biolgicas: Uma experincia com o mtodo de projetos. In: Atas V ENPEC, So Paulo, Bauru: 2005. KRAMER, S. Propostas pedaggicas ou curriculares: subsdios para uma leitura crtica. Educao & Sociedade, v.18, n.60, 1997. MARQUES, M. O. A formao do professor da educao. 2. ed. Iju: Editora Unijui, 1997. MININNI-MEDINA, N. Breve histrico da educao ambiental. In: PADUA, S. M.; TABANEZ, M. F. Educao ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Ip: Instituto de pesquisas ecolgicas. Braslia, 1997. PANACHO, E.I. Experincia de implementao de horta orgnica em unidade de ensino no-formal na zona norte de Londrina - PR. Anais do XI EPEA, Londrina- PR, 2007. WOJCIECHOWSKI, T. (2006). Projetos de Educao Ambiental no Primeiro e no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental: Problemas Socioambientais no Entorno de Escolas Municipais de Curitiba. Dissertao Programa de PsGraduao em Educao Setor de Educao da Universidade Federal do Rio Grande: Curitiba.

You might also like