You are on page 1of 81

Fatia de guerra

de Andrew Knoll

Longe de casa
por Eliane Karas

2010. Todos os direitos desta edio reservados ao SESI-Departamento Regional do Estado do Paran. Qualquer parte desta publicao pode ser reproduzida por qualquer meio, desde que citada a fonte.

FICHA CATALOGRFICA

Fatia de guerra. / Andrew Knoll. Longe de casa. / Eliane Karas. Curitiba : SESI/PR, 2010. 100 p. ; 20 cm. (Ncleo de dramaturgia SESI Paran, v. 7). ISBN ???-??-????-??-? 1. Teatro (Literatura). 2. Teatro brasileiro. 3. Literatura paranaense.

I. Knoll, Andrew. II. Karas, Eliane. III. Ttulos.

CDU 792

Fatia de guerra
de Andrew Knoll

Longe de casa
por Eliane Karas

[APRESENTANDO O PROJETO]

O lugar do teatro o mgico, o breve instante em que atores e plateia encontram-se um diante do outro e, juntos, do sentido expresso que denomina uma apresentao teatral: espetculo. Mas antes desse momento, o elemento essencial para que o teatro exista a palavra. Palavra que encenada, oralizada, dramatizada, escrita. O teatro no pode seguir seu caminho evolutivo sem que novos autores surjam e deem novos significados palavra dramatrgica, ao texto teatral. Por isso, por acreditar que preciso incentivar novos autores teatrais para se produzir uma dramaturgia contempornea, o SESI Paran implantou em 2009, em Curitiba, seu Ncleo de Dramaturgia, em parceria com o Centro Cultural Teatro Guara e apoio do British Council.

Aps um ano de intenso trabalho, o projeto resultou em uma coleo de mais de trinta textos teatrais inditos, prontos para ganharem os palcos. Esta publicao traz uma seleo de 17 deles, de 16 autores diferentes, que ganharo montagens ou leituras dramticas. So resultados a serem comemorados ao fim do primeiro ano de existncia de um projeto que deve se estender por muito tempo. Em 2010, o Ncleo de Dramaturgia do SESI Paran dar um novo passo, apoiando a solidificao da obra desses novos dramaturgos, e buscando novos talentos que contribuam ainda mais com a construo de uma dramaturgia brasileira contempornea.

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do Sistema Federao das Indstrias do Estado do Paran Fiep 5

[APRESENTANDO O NCLEO]

NCLEO DE DRAMATURGIA DO SESI/PR Inspirando jovens talentos a renovar a dramaturgia nacional.

Muito antes das cortinas se abrirem e da magia do espetculo comear, um personagem solitrio procura sua inspirao para compor cenas e dilogos que sejam capazes de contar uma boa histria, de emocionar e fazer refletir, ampliando a percepo e a viso de mundo do espectador. No Brasil so raras as iniciativas de incentivo formao de autores teatrais, sempre restritas a pequenos circuitos culturais, escolas de teatro e ao trabalho individual e abnegado de uns poucos acadmicos que formam suas prprias turmas. Foi dentro deste contexto e com o desejo de incentivar a formao de dramaturgos contemporneos, que o SESI Paran implantou seu Ncleo de Dramaturgia em Curitiba, uma parceria com o Centro Cultural Teatro Guara e apoio do British Council. Entre suas principais atividades esto workshops e palestras de iniciao dramaturgia, aulas regulares e encontros com autores consagrados nacionalmente. Ao final de um ano de intensos trabalhos, especialmente atravs do intercmbio com o experiente autor Roberto Alvim, o Ncleo de Dramaturgia do SESI Paran produziu mais de 32 textos, cuja qualidade dramtica e originalidade foram avaliadas por uma curadoria.

Com o intuito de divulgar os novos autores, o Ncleo de Dramaturgia do SESI Paran decidiu pela publicao de 17 textos (de 16 autores) dos quais cinco sero apresentados em sesses de leitura dramtica e um ser encenado em um evento especial durante a 19 edio do Festival de Curitiba. Nosso Ncleo de Dramaturgia continuar as suas atividades em 2010, contribuindo para consolidar a formao dos autores que j o compe e tambm buscar e formar novos talentos com a participao dos trabalhadores da indstria. A expressividade dos textos j produzidos e o grande interesse pela continuidade do Ncleo de Dramaturgia apenas comprovam a relevncia do projeto, atravs do qual o SESI Paran refora cada vez mais o seu compromisso de apoiar e democratizar a cultura brasileira. Agradeo a todos que, direta ou indiretamente, participaram da seleo, edio, composio e lanamento desta bela edio. Boa leitura! Jos Antonio Fares Diretor Superintendente do SESI

[PARCERIA TEATRO GUARA]

O Teatro, em sua essncia, exige dois elementos: dramaturgia e interpretao - o autor com a estria e os atores que vo, em cena, dar vida idia, ao texto, s personagens, s falas criadas. O Servio Social da Indstria SESI Paran, por intermdio de seu Ncleo de Dramaturgia, uniu-se ao Teatro Guaira que, entre outras tantas iniciativas, d suporte ao aprendizado desse ofcio cnico e oferece o aprimoramento queles que se dedicam a essa difcil, porm, gratificante tarefa. O entendimento sobre a fundamental importncia da arte de escrever para teatro e tambm para pera, cinema e TV soma as duas instituies nesse trabalho

conjunto que, realizado em vrias modalidades, abriu-se espao, tambm, para a necessria troca de experincia entre dramaturgos paranaenses e os de outras cidades deste pas e do exterior. No final desta fase da ao, desenvolvida no Teatro Jos Maria Santos, unidade desta Casa, procedeuse a seleo dos textos que sero produzidos, lidos publicamente e impressos neste livro. Nesta edio est o fruto do talento daqueles que participaram do projeto em 2009. Aqui tambm fica registrada a boa e profcua unio, entre o Centro Cultural Teatro Guaira e o Sesi Paran.

Marisa Villela Diretora-Presidente Centro Cultural Teatro Guaira 9

[APOIO CULTURAL BRITISH COUNCIL]

O texto sempre teve um lugar de destaque no teatro britnico e especialmente nos ltimos 20 anos, novas vozes e novas idias de diferentes segmentos da sociedade tm sido colocadas no palco atravs de uma safra de novos autores, contribuindo para o contnuo florescimento da dramaturgia no Reino Unido. Tendo o texto como foco principal e inspirado no sucesso do Ncleo de Dramaturgia SESI- British Council, que prospera em So Paulo desde outubro de 2007 e que, cada vez mais, visto como referncia

no desenvolvimento e na formao de novos autores brasileiros, o British Council orgulha-se em apoiar o Nucleo de Dramaturgia do SESI Paran, hoje tambm considerado como um plo de excelncia e cujo trabalho reconhecido nacionalmente. atravs de projetos como os Ncleos de Dramaturgia e iniciativas como esta nova Coleo que 16 novos dramaturgos podem hoje expressar a sua viso de mundo, servindo de estmulo para outros novos autores e talentos no Brasil.

Stephen Rimmer Diretor de Projetos e Parcerias British Council, So Paulo 11

[PREFCIO]

A DRAMATURGIA COMO NORTE

As obras dos autores reunidos nesta coleo (que se pretende a primeira coletnea de muitas outras ainda por vir) inscrevem-se no campo da Arte: configuram um contra-fluxo s estratgias de construo da cultura de massa. So textos que salvaguardam o Teatro como um espao (cada vez mais raro em nossa sociedade de consumo idiotizante) para a ampliao da experincia humana. Elaboradas durante a Oficina Regular do Ncleo de Dramaturgia SESI Paran, realizada em Curitiba ao longo do ano de 2009 (e em parceria com o Teatro Guaira, British Council e Imprensa Oficial/PR, sob a coordenao do dramaturgo Marcos Damaceno, que juntos possibilitam a presente publicao e a srie de Leituras Dramatizadas que sero apresentadas no Festival de Curitiba 2010, assim como a encenao efetiva de uma das peas), constituem-se como escrituras que nos confrontam, em graus distintos, com questes implacveis (e incontornveis) da vida contempornea. No ser fcil o dilogo com estas peas: recusando esteretipos, negando a imagem padro acerca da condio humana com que somos bombardeados diariamente, os dramaturgos aqui presentes encetam tentativas de costurar redes de afetos e campos de contradies que apontam para outras possibilidades de compreendermos o tempo, o espao, a vida humana. A nica arma de que fazem uso a linguagem atravs de diferentes e insuspeitadas manipulaes

das palavras que estabelecem outras idias acerca da natureza mesma do real. fundamental destacar, neste prefcio, algo que ser facilmente verificvel na apreciao direta dos textos: tratam-se de peas absolutamente distintas umas das outras, quer em interesses temticos, quer nas escolhas das estratgias de construo. O que afirmam (por sua gravitao inevitvel) a necessidade imperiosa de conquistarmos uma viso de mundo singular, descolada dos discursos hegemnicos da cultura. s atravs de um olhar individual, da conquista (por cada um dos criadores) da condio de alteridade, que se pode perpetrar o ato mais revolucionrio possvel aos homens: a re-construo do mundo atravs das palavras. Constituindo-se como um desafio para encenadores e um convite perturbador para o pblico as Poticas a seguir agem como um Norte, sugerindo caminhos e desdobramentos para as questes (formais, existenciais...) mais urgentes em nosso Teatro e, inevitavelmente, em nossa enigmtica vida contempornea.

Roberto Alvim diretor, dramaturgo e orientador da Oficina Regular do Ncleo de Dramaturgia 13

Dedicatria: A meu lho, Ihriel Siddhartha, que tanto ilumina o meu caminho

[ Fatia de Guerra ]

por ANDREW KNOLL

Pea escrita durante a Oficina Regular do Ncleo de Dramaturgia SESI Paran, sob orientao de Roberto Alvim, no ano de 2009.

15

16

Andrew Knoll

Grotas. Pampa. Minuano. Tertlia. Sons de cilhas, arreios e cincerros ao longe. Cu limpo. Vero. Habitao simples. rvores em sua lateral esquerda. Chegar em casa e deparar-se com as rvores nuas, transfiguradas. Mar de cepos mortos. ...

Inverno Pleno Grito surdo Me falta o ar Por fora e por dentro Me resseco e me perco ... Minhas memrias tambm esto fincadas, uma a uma, em sua lateral Preenchem-se mais e mais com galhos novos at surgir a primeira folha, a primeira flor Frutos jamais ...

17

ABRIR OS OLHOS ABATER O CO

Necessidade imediata Visualizar o ato antes mesmo de faz-lo.

MTODO MTODO MTODO MTODO MTODO MTODO MTODO Repetia para si. Policiar-se com suas atitudes, fria convico. Desviou-se da tarefa a manh toda, desculpando-se com outros afazeres domsticos.

-AGORA NO... AGORA!


A cadela ressoa um rudo constante Abat-la. Impossvel prolongar seu sofrimento.

Dolorida, ainda podia correr entre os momentos em que se entregava ao sono.

PEQUENA HEMORRAGIA INTERNA. INIMAGINVEL. ESTENDER A CARGA DE ANGSTIA QUE PRESSIONA O TEMPO A CADA SEGUNDO QUE SE 18
Andrew Knoll

ESTENDE POR TODA A EXTENSO DE PERMANNCIA: 1.DO PENSAMENTO 2.DE EXISTNCIA 3.DO QUE NOS DIZ QUE O AGORA/PALPVEL.

A cada segundo que a vida teima em continuar a luta ininterrupta por mais vida, brao a brao com cada segundo que a morte sorve constante, pouco a pouco, a essncia primeira: 1.DO PRIMEIRO SOPRO 2.DO PRIMEIRO XTASE

***

O co sonha. RESPIRE. SENTIR-SE VIVO. OUA. LATIR PRA CONSTATAR.

AUF!

OPEN YOUR EYES.

Daqui de baixo, mesmo na escurido, eu cheiro e vejo a fumaa ao longe, depois dos clares dos bombardeios. No mais estrelas. Eles cruzam o cu como cometas. No o so. O assovio assombroso. ATRS DOS CEPOS. ENCOLHER-SE!

*** 19

Lembranas se engrossam ressequidas aos cepos mortos, aumentando em dimenso e em aspecto grotesco Cmodos da casa revividos por situaes ativas na memria Novamente verdes Cmodos esquecidos pesam ainda mais escuros Como esquecer o balco? A sala, o quarto, o poro? De fato, de parte em parte, esqueci o poro.

*** Esto? No parque. No. De novo... Esto? ... No Parque de diverses. Ok. Repita.

...

Esto no Parque de diverses. Ok.

20

Andrew Knoll

Continue... Ela brinca com o co de modo natural, fazendo-lhe festas e... No. ...

Repita. ...

Ela brinca com o co de modo natural, enquanto observada por um par de olhos atentos.

... Ok. ...

PAPI! PAPI! EU ME ESCONDO E VOC ME ENCONTRA! Ela beija-o e o abraa. Pela geada, corre. Corre com pezinhos descalos. Uma gota de sangue escorre de seu nariz. Ela desmaia enquanto corre. No. 21

Uma gota de sangue escorre em filete de seu nariz e ela apaga enquanto corre. Ok. Ela cai bruscamente. No. ... Em cmara lenta, deixa cair suavemente seu corpo branco nos cristais de relva. Suavemente. Suavemente pousa seu corpo branco nos cristais de relva, enquanto uma gota de sangue escorre em filete de seu nariz Suavemente. Como se deitasse em lenis brancos. Limpos. Confortveis em sua casa segura. Limpa. Branca. Cristalina de geada.

Ele j sabia. Ele j viu diversas vezes esta cena. Sempre se repete. Agora seu batimento cardaco se acelera. Ele no quer o tempo correndo para este desenlace. Impossvel conter o galope do tempo. Inevitvel no faz-lo. NO! Somente pai e cadela no parque. Ele sabe que ela est doente. Ambos reconhecem-se sozinhos, numa breve troca de olhares. Ele... suavemente... a acaricia. CALMA... NO VAI DOER NADA... NO VAI DOER... *** 22

Andrew Knoll

A cadela revolve o cho e descobre a arma na lata/caixa. A mesma arma que um dia decidiu por nunca mais. PAPI! Sai correndo por onde entrou.

*** Inverno Noite Posto de Gasolina (Casal chega de carro. Abastecem o carro e estacionam ao lado) Ele Ela Atendente Ritmo andante Ele: Porque ficaste vermelha quando ele veio at ns? Juro por Deus que ficaste vermelha. Ela: Que h contigo? Ele: Que h comigo? Ela: J vais comear com as tuas insinuaes, ! Mas que... Ele: Mas o qu? Vai chamar-me de nervosinho de novo? Ela: Nem precisa, no est vendo? Ele: No percebe o quanto de seriedade eu tenho me colocado aqui? E tu me dizes Ah, estou 23

gostando, at agora! Como se dissesse: Ah, st gostoso, estou me divertindo s picas! E claro que no h nada de mais nisso, mas... No percebes o meu corao a sair pela boca? As pupilas dilatadas? Ests a jogar comigo? Me testando? Continuar desta maneira... No posso mais. Seria melhor parar. Os meus quereres no so os mesmos que os teus. No tenho nervos... No tenho nervos. Ela: Mas o que estais querendo dizer? Ele: Por Deus, estou louco. Quero fazer amor!!! Nada de verbos. Quero fazer amor!!! Ela retira de forma extremamente ertica uma barra de chocolates. Abre, passa a lngua lentamente por sobre a mesma... e lhe oferece Ele mudo, estupefato, com ar abobalhado. Ele: Cacete! No muda de assunto! Conheces o cara? Quem o tal? Silncio Ela: Era meu cunhado. Ele: Teu...? H! Silncio Teu cunhado? Ela: Sim, j no te disse? Meu cunhado! Meu ex-cunhado. No mais. Ele: E qual o problema? Silncio. O atendente se aproxima com a chave do carro 24
Andrew Knoll

A: A chave, senhor! Ele: O rapaz, chega aqui! Ele se aproxima Ele: Conheces esta garota? Ele a olha atentamente. Silncio A: Sim, conheo. Ele: E podes me dizer de onde? A: Eu fui casado com a sua irm. Ele: Cumprimenta-a. A: Como st? Ela permanece sem nenhum movimento, sem olh-lo nos olhos. Tm uma expressa tensa Black-out Tempo Luz Ele est a jogar gasolina por cima do carro, e depois para dentro deste, pela janela da frente. No se pode ver dentro do carro. Devolve a mangueira no lugar. Tira do bolso uma caixa de fsforos. Caminha para trs. Risca o fsforo. Black-out

***

25

Menina No meio da sala de jantar, ouvi o estampido seco, o ganir frouxo, o corpo tombado de lado e girando no cho, de um lado para outro, com a barriga para cima. O rabo abanando. No meio da tarde da sala de jantar, vi as paredes da casa tornarem-se ainda mais brancas, num claro repentino-cegante. Depois, o cogumelo ao longe. Nunca vi um cogumelo de fumaa e fogo to grande, e quis um igualzinho pra mim. A cadela parecia que estava mesmo era brincando, fazendo troa para o PAPI, como sempre o fazia... Depois... A onda de choque me fez... flamar... A radiao me faz ccegas.

Homem Acreditei, por instantes, que via-a pela primeira vez, talvez tomado de assombro pela cena da morte, por ver o tempo comprimido naqueles poucos segundos depois do primeiro estampido. Tornara-se, por instantes, filhote novamente, a brincar. Na morte iminente, o tempo se dobra de forma visvel.

***

26

Andrew Knoll

A arma ficava guardada desde que a havia adquirido na juventude. Lembrava-se vagamente deste instante, e de quando cuspia projteis na sala de testes, ou no campo branco, logo depois de sua: 1. MONTAGEM 2. COMPRA 3. EMBRULHO E DESEMBRULHO 4. LIMPEZA E CARGA ELE NO A USAVA PARA NADA A no ser no dia do acidente. Ela realmente no esperava que, sem querer, se dispara-se nas mos da menina, que estava a brincar e a correr pelo jardim. Enfim, uma oportunidade, depois de tanto tempo. Ela sentia-se feliz. Reluzente, radiante com seu cano longo SMITH & WESSON, seu tambor reluzente. O madeiramento do cabo, seu ponto mximo de orgulho e soberba. Era sem dvida uma madeira nobre. Mos mais sensveis poderiam desvendar sua histria. Sentiu a mo firme a tencionar-lhe o gatilho... Silncio Som de tiro. Eco. Gritou a plenos pulmes, deixando escapar pelo canto dos lbios a fumaa de plvora que trazia na nuca. Preparou-se para um segundo, ainda com a vontade inata de ver seu trabalho bem executado. O dedo tenciona a partir dos feixes musculares interligados ao punho, antebrao, brao, ombro... At o primeiro impulso cerebral... Que por sua parte tenciona o gatilho, o tambor. A engrenagem dura, fria. Perfeita. O TEC! surdo... Falhou. Tempo congelado. 27

Madrugada Infncia Barulho de correntes que ouvi, noite em que meus prprios galhos cresciam silenciosamente sob os lenis No sonho de queda, reteso-me Cala-frio Tive de ir buscar os cavalos no mato, ainda no escuro da madrugada EU S TINHA OITO ANOS No se pode distinguir muita coisa na escurido O corao boca, os nervos travados pelo medo dificultando os movimentos EU S TINHA OITO ANOS Tinha de ser eu Acho que nunca sentirei tanto medo novamente Esqueci, pouco a pouco, de como cresci De quando chamei minha me pela ltima vez com voz de filho frtil Esqueci o que queria j no ser quando cresci

***

28

Andrew Knoll

Mirou os olhos do Homem com uma impressionante... No. ... Mirou os olhos do Homem. Ok. Continue... Mirou os olhos do homem. Viu-os apertarem-se. Uma lgrima curta, banhando a ris. Embaado seu reflexo. ... J no era mais a mo firme. Agora trmula... No. ... J no era mais a mo firme. Abria-se o tambor e expunha seu recipiente interno. Ok. ... Continue... ... Atravs do vo do tambor, ele percebe o rabo da cadela a acenar para si. De imediato, mais um tiro. Este valeu. Este valeu. ...

29

Continue...

Mirou em cheio, sabia disto. Mas notou que o Homem vira algo. Algo que ela, a arma, no havia visto.

***

Ele liga. Ela atende Ele: Ol. Como vai? Ela: Hey! Ol. Ele: Como passaste estes dois dias? Ela: Passei bem. E tu? Ele: Fiquei aqui a imaginar... Silncio Ela: Ficasse...? Ele (sombrio): O que fizeste nestas duas noites... Onde foste, e com quem estiveste. Fiquei aqui... no meu silncio... me torturando... Ela ri Ele: O qu? Ela: Bobo! Ele: Como? Bobo? Ela: ! Bobo! Ela torna a rir Ele: Bobo eu?

30

Andrew Knoll

Ela: Sim. Isso mesmo. Ele: Ests a rir da minha cara? Ela: Hey, hey! Calminha. No te eleves a voz comigo, garoto. No tens o direito. Ele: No tenho o direito... Ento me dizes, com quem tu ficasse... Trepasse no carro? Sujasse os bancos novamente? Ela: Aff. Absurdo. Silncio. Ela suspira Ele: E ento? Ela: O qu? Ele: No vais falar nada? Ela: No tenho nada que te dizer. No te devo satisfaes do que fao, do que no fao... Ele: Ah, no deves? Esqueceu que tenho espadas? Ouro? Copas? Ela: No me importo. Ele: No deves... (v-se brilhar uma lmina sob o casaco) Ela: isto que ouviste. No devo. Ele: Ento foi tudo um jogo? Ela: Jogo? Ele: ! Jogo! Joguete! Brincadeira. Ela: Humpf! No estou a jogar. Ele: Jogas comigo. Todo o tempo. Ela (rspida): No estou a jogar! J no o disse?...

31

E pra com isso! Discusso boba. Ele: Como? Boba? Ela: ! Boba! Discusso infantil. No precisvamos de nada disso. Ele: Sim. Se, pelo menos, me tivesse ligado. Ela: Te ligado? Ele: Sim. Poderia ter-me ligado. Dado um al! Dito: Hey, como sta? Ela: E tu? Ele: ...ter dito: Hey, como vai? Eu vou bem. Estou aqui a foder com um cara lindo. Conheci-o na fila para o pub. Ele foi-me to direto. No ficou nada a me enrolar como tu.` Poderia ter-me dito isto. Ela: Imbecil. Ele: Completamente. Ela: Sim. Ele: Por me doar a ti. Ela: Hah! Ele: Por me perder... o tempo e o corao. Ela: Ests louco. Ele: Completamente. Ela: Louco. Ele: Cuidado. Ela: Bobo!

32

Andrew Knoll

Ele: Cuidado... Ela: Qu? Ele: Cuidado! (ele puxa um s de Espadas) Ela ri-se, interrompida bruscamente Som de suas respiraes fortes e aceleradas Som do telefone fora de linha

***

Por uma fresta da porta a menina v o primeiro tiro MEUS PS GELADOS A cadela no morre de imediato O MEDO CRESCE MAIS NAS MINHAS COSTAS O pai puxa o gatilho pela segunda vez PUPILA DILATA-SE Vejo mais - A arma falha OS TORNOZELOS CHOCAM-SE UNS AOS OUTROS Ela percebe a inteno de um terceiro tiro PULAR PRA FORA DA MINHA BOCA 33

No se contm DISPARO. DEIXO MEU CORPO PRA TRS Corre. Corre com pezinhos descalos. GRITO AGORA E SEMPRE GRITO AGUDO A arma dispara. Assustada, cai da mo trmula, sem jeito. ... Quase tudo ao mesmo tempo. ...

Claro
Noite. PAI e FILHA. PAI: trinta anos. FILHA: 3 a 4 anos. FILHA: Papai... Eu no quero morrer. Som grave contnuo. Inicia alto, e baixa gradativamente. Eu lembro da nossa cadela... Muito doente. PAI: Isso se chama saudade. FILHA: Sau-da-de? Som aumenta levemente. Lembra quando ela brincava? Correndo do nosso lado... Pulava no rio. FILHA ao PAI: E se a gente voltasse ao imcio, papai? PAI: Imcio, filha? Qu isso? 34
Andrew Knoll

FILHA: Imcio! Comear de novo. PAI: Ah! I-n-cio! FILHA: Sim. Se eu voltasse... e a mame... VIVA! PAI: Morta... FILHA: h? PAI: ... ... Dez anos de cicatrizes... DEZ ANOS E do seu desprezo. Nunca um gesto de carinho. NUNCA Uma palavra de amor. Conversas... NUNCA Partir o mundo ao meio eu quero. Das tuas palavras de silncio criei conversas noite adentro. Abraos nunca tive. Ternuras desviei. Chegas... CHEGA Desencilhas... CHEGA Entra em casa, deixa o tirador e prepara o mate. s isto que fazes. No sou tua gua. Some pras coxilhas!

...

35

PAI AV MESTRE DE CERIMNIAS / PAI / Clownesno Demonaco Rufar de caixas. Mestre de cerimnias-clown, no megafone. Tom exagerado. O MUNDO LHES APRESENTA... A LINGUAGEM DA DOR!!! Repique final! Sonoplastia circense ora em tom maior, ora menor. PAI e AV. AV fala. No se ouve o que ele diz. Ele est a bradar ao filho, numa discusso. H muito tempo o Sr. me fala disto... AV volta a falar, sem som. Mas no tm importncia, porque quando eu mudar, ningum ver. No. Assim como tenho mudado. No. Assim como tu no tns visto. No. Nunca ver . Ok. Continue... Muito nobre da sua parte. PAI, ao AV: (modo monocrdico)

36

Andrew Knoll

29 ANOS DE CICATRIZES DE SILNCIO. NUNCA UM GESTO DE AFETO. NUNCA DAS TUAS PALAVRAS DE SILNCIO CRIEI CONVERSAS NOITE ADENTRO. ABRAOS NUNCA TIVE. TERNURAS DESVIEI. PRESSIONO MINHA FILHA COM O EXAGERO E O DESCONTROLE DE CARINHO QUE S UM PAI DESESPERADO PODE DAR. Ela se torna parte de seu corpo. QUASE NUNCA FALO A MO TREME segurando a carta afiada. TREME O CORPO. DSOL. CARNE RASGADA DE MIM, vo caindo conforme eu seguro o silncio minuano das tuas palavras. QUERO E NO TENHO. QUERO E NO TENHO. PIOR: VIGLIA OU SONHO. PORQUE SE MEUS SONHOS FOSSEM MENOS REAIS. TRAGO COMIGO, DURANTE O DIA, SENSAES DA NOITE PSTUMA A fio, corto as carnes que me sobram pelos espaos vazios, dos cantos frios que sozinho me encontro. Como patins de gelo deslizando. Os cantos brancos me sussurram lembranas. PAI deitado. FILHA criana aproxima-se devagar, at a altura de seus joelhos. No se vem suas mos. De repente, FILHA saca de uma grande espada. Aponta-a ao pai, meio do peito. FILHA Foi a mame que mandou. 37

Posso cortar seu pescoo? ...

Posso?

Quase tudo ao mesmo tempo.

***

Partes secas se escondem e se expem nele junto com as partes verdes, que crescem, por vezes florescem Perto dos olhos, lrios transbordam quando a parte decepada do corao empurra um galho verde de artria nova Tenho a flor menor plantada no meio, na cavidade entre os pulmes. Ela tm j quatro ciclos de estaes

Sinto roar suas ptalas sobre meus braos/galhos Sei que vns de longe.

***

38

Andrew Knoll

3:20 a.m. (Flash) 3:19 a.m. (Flash) 3:18 a.m. (Flash) 3:17 a.m. (Flash) (Esttica) BOMBARDEIO PELO LADO LESTE! BOMBARD... (Esttica) ...ADO LESTE! CMBIO! A ogiva vermelha rasga o cu num grito que se aproxima ELA SORRI! REPITO: ELA...(Esttica)...SORRINDO! CMBIO! Ningum viu quando ela sorriu. Com ela, corri anos mais tarde. E ainda lembro /Eco/ A CADA MANH! COPIANDO! A CADA MANH corremos descalos por entre as minas, no meio do PARK. (Esttica)

Claro Spia
*** Agarra-se e finca razes... Ganha espao e orvalho novo Se espalha por todo o ambiente, como erva doce, como flor vestal

Trepadeira sedenta trepadeira que expande-se em seu prprio tempo.

***

39

A imagem da criana se desfaz Arfar contnuo durante toda a cena. ACORDO. O TIRO... ERRO. Sem pensar, pego o animal ferido. Corro. Preciso de algo. Algum. O que preciso? De qu? De quem? Um carro. rvores, pessoas. Bichos de olhos rpidos. Grandes pssaros negros cravam seus bicos afiados em outros menores, dilacerando a carne ainda viva. Este, no este. Um outro que olha e aponta. Um doutor. Um mdico. CORRA CORRA CORRA Correr preciso. Encontrar algum que possa... Silncio HOMEM Correndo na rua no parece mais do que a simplicidade estarrecida de um palhao mal desenhado pelas mos de sua filha.

Claro
Off (criana ri) O que isso, querida? Um palhao? voc, PAPI! Voc correndo carregando O DOG!

Claro
Seus olhos estavam agora como no desenho. Olhos grandes, esbugalhados, que poderiam refletir um panorama magnfico, grande angular. A boca aberta busca o ar, a lngua fora... Em desespero, o pensamento age em turbilho. Cruzo um parque de diverses. 40
Andrew Knoll

O co. Pulso!Pulso. Pulso... Pulso... ... Puls ... *** Pul ...

Acordei com o claro de luz na cara. PERCEBI ESTAR DEITADO. Luz e som difusos que foram tornando-se ntidos. Sentia o corpo dormente. Me perguntaram algo. Parecia que estava debaixo dgua. Distingui a palavra SONDA. Distingui a palavra PNIS. Senti a dor queimando o pau por dentro. Gritei. Me consolaram. Enfermeira: Quantos foram os ataques? Ele: ... Trs ... ou quatro ...

Enfermeira: E tu, onde estava? Ele: ... Tertlia ... ***

41

Homem no parque, agachado. O co j morto. Chora copiosamente. Filha aparece, e lhe afaga os cabelos. Homem Quem imaginou isto? Eu? Voc? Onde est o que resta de mim? Neste espao, eu divido com voc... com voc, que me olha com estes olhos sem vida, um pouco da minha dor, e at mesmo para que eu possa entender melhor tudo isto, e talvez possa at mesmo... esquecer. E ver isto tudo... num claro... de-sa-pa-re-cer... Homem abraa a cadela. Luz sobe a FULL, ofusca o olhar da platia.

***

Noite

Clares de luz frente Bem prximos

Assovios riscando o ar prximo ao ouvido

Plvora queimada, carne cauterizada... e enxofre Frio. Muito frio. Depois, os paraleleppedos midos 42
Andrew Knoll

Saliva, suor, sangue Queda do corpo ao cho Nuca bate

Joelho estala Corao atabaque descompassado

***

Cadela: Vero. Correr. Correr com ps descalos. Deixo o sol afagar os plos e me aquecer por um momento. Me recolho. As patas... E a cabea por sobre as patas. Ento disparo. Corro, corro... corro e dou voltas. E mais. Sinto o cheiro dele e dela. Quero me aproximar. Ela brinca, brincamos juntas. Ele no faz muita questo. Sei que hoje eu morro. J o vi limpando a arma ainda h pouco. Eu a encontrei!... E a desenterrei. Percebo sua tristeza, seu temor antes do ato. E tento confort-lo. Do meu jeito, claro. Faz-lo entender que j sei de tudo, e que ele no precisa ter medo algum. Corro volta de suas pernas, toco com o focinho, percorro a lngua na ponta de seus dedos... 43

Suor... Sua mo treme como nunca. ... Aproveitar estes momentos como o so realmente: os ltimos. o que mais desejo.

AUF! AUF!
De imediato salto, e no ar, patas estendidas... Sinto o pulsar, o corao na boca e... novamente sou parte de tudo isto. O quintal nunca foi to meu, o gramado meu, meu o ar envolta, e que me queima os pulmes como combustvel. E o mundo envolto. Outros assovios vindos de cima. Ogivas vermelhas se aproximam. Posso ver garras e dentes. Elas e eu. Rumamos juntas em direo ao solo. Aperto os olhos antes da queda. Lngua pra fora. Frio e calor como um s. E no vejo... mais... nada

Claro

44

Andrew Knoll

Arreios: Conjunto de peas com que se aparelha o animal para montaria. Cincerro: Chocalho ou sineta, colado no pescoo do animal atravs de uma coleira, geralmente bovino ou eqino, para guiar o resto da tropa. Coxilha: uma colina localizada em regies de campos, podendo ter pequena ou grande elevao, em geral coberta de pastagem. Este tipo de relevo encontrado principalmente no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, numa regio de campos denominados pampas, e no Uruguai, onde estas colinas recebem o nome de cuchillas. Minuano: Chama-se minuano ao vento forte vindo do sul do Rio Grande do Sul, que atravessa a pampa gacha. Em certos dias ele to forte que possvel ouvir seu som em forma de assovio. Pampa: Plancie extensa sem vegetao arbrea, porm rica de pastagens, especialmente no Rio Grande do Sul e Argentina. Tertlia: 1.Reunio de famlia. 2.Relaes sexuais entre dois ou mais casais. 3.Agrupamento de amigos. 45

[CURRICULO DO AUTOR ]

Andrew Knoll
Ator desde 1998, tendo a profissionalizao desde 2001. Trabalhando principalmente com o GRUPO PROPCESSO, do qual membro fundador, e colaborando com outros como a VIGOR MORTIS, COMPANHIA SILENCIOSA, Knoll vem desenvolvendo constante pesquisa na rea de teatro (dramtico e ps), produo, direo e dramaturgia. Recentemente, realizando trabalhos para o cinema, com a PROCESSO FILMES, - extenso do Grupo Processo - , e produtoras parceiras como a GRAFO AUDIOVISUAL. Integrante do Ncleo de Dramaturgia- SESI-PR Coordenador de Produo para o cinema.

Dedicatria: A Mary Mieko Koike, a bibliotecria que me conou seus livros mais preciosos. E ao Artur, que ouve, enlevado, minhas histrias.

[ LONGE DE CASA ]

por ELIANE KARAS

Pea escrita durante a Oficina Regular do Ncleo de Dramaturgia SESI Paran, sob orientao de Roberto Alvim, no ano de 2009.

UMA SALA DE PAREDES MUITO ALTAS. PEQUENAS JANELAS DISTRIBUDAS IRREGULARMENTE. UMA PEQUENA PORTA AO FUNDO. ENTRA A FILHA ARRASTANDO UMA PEQUENA MEA. COLOCA A MESA NO CENTRO DA SALA.

FILHA Tive um sonho.

SAI. VOLTA ARRASTANDO UMA CADEIRA. COLOCA A CADEIRA JUNTO MESA.

FILHA Eu ia por uma estrada que de repente se bifurcava.

SAI. VOLTA COM UM PRATO, UM GARFO, UMA COLHER, UMA FACA E UM COPO. ARRUMAOS NA MESA. SENTA-SE E FICA QUIETA POR UM TEMPO. 51

FILHA No meio da bifurcao havia uma rvore. Carregada de bebs. Eles caam no cho porque estavam maduros. Quando caam faziam ploc. Como frutas podres.

NUMA DAS JANELAS APARECE A CABEA DE UMA MULHER DECRPITA.

ME Vai comer? FILHA No tenho fome. ME No come h dias. Vai ficar doente. FILHA Estou cansada de cozinhar. Elas comem muito. E bebem caf sem parar. ME Esto dormindo. Por que voc no sai? FILHA Est ouvindo? ME So ratos. As caixas esto cheias de ratos. FILHA Ainda est muito escuro. E no consigo terminar a mala. ME Compre tudo novo.

PAUSA.

FILHA Voc acha? ME Claro. FILHA E se depois eu no gostar? Eu nunca gosto. Gosto na hora... No acredito que estou te ouvindo... O que que voc sabe disso?

52

Eliane Karas

ME Ningum nunca soube... FILHA Est ouvindo? ME mas eu, sempre tive um sonho... FILHA (ESCUTANDO) Os ratos vo comer tudo. ME ... conhecer o deserto. FILHA Voc? ME Ser trocada por um camelo. Viver numa tenda com um daqueles homens de turbante.

FILHA RI.

ME Sabia que eles so azuis?

FILHA RI. ME E voc? FILHA O qu? ME Voc escrevia nomes de cidades nos seus cadernos. Eu nem sabia onde ficavam. FILHA Eu vou dormir. ME Filhinha, espere, no jogue fora meu jogo de porcelana portuguesa. FILHA Eu sabia. Essa conversinha... Voc e suas malditas porcelanas. FILHA VAI SAINDO. ME Era pr pra ser teu presente de casamento. No minha culpa se... 53

FILHA Eu te lavei. Vi cada pedacinho do teu corpo. Mole. Nojento. Cheio de manchas. Deve ser por isso que voc nunca gostou de sexo. ME Quieta. Silncio. So elas.

EM OUTRA JANELA APARECEM AS TRS MULHERES. SO VELHAS E UIVAM.

1.. MULHER Isso so horas de me e filha discutirem? Vo dormir. 2.. MULHER A noite no serve de conselheira. 3.. MULHER Ai! Meu estmago di. Preciso de comida.

ME DESCE COM AGILIDADE PELA LONGA PAREDE, SEGURANDO-SE EM ALGO QUE PARECE UMA CORDA DE LENIS. ME Venha, eu vou te ajudar a fazer a mala. Santa Terezinha! Voc fede a urina! Espere a.

ME SAI. MULHERES DESCEM PELA PAREDE COMO A ME. FILHA ARRASTA UMA CAIXA, ENCOSTA NA PAREDE, SOBE NA CAIXA, ABRE UMA JANELA. ESPIA PARA FORA. DESCE, ABRE A CAIXA ESCOLHE ALGUMAS COISAS, COM INTENO DE JOGAR FORA. DESISTE. ME VOLTA ARRASTANDO UMA TINA.

54

Eliane Karas

ME Vem. Tira a roupa. Vou te dar um banho.

FILHA SE DESPE. ENTRA NA TINA.

ME Hoje teu dia de rainha, minha filha. Voc vai ser muito feliz. Levante os braos. Assim. Meu Deus, que nojo! Precisa raspar esse sovaco! Homem no gosta de mulher relaxada! (PARA AS TRS MULHERES) Venham aqui, me ajudem.

AS TRS MULHERES SE APROXIMAM RESMUNGANDO. UMA DELAS TRAZ UM BARBEADOR, A OUTRA UM POTE COM ESPUMA, A OUTRA UM PINCEL. RASPAM OS SOVACOS DA FILHA. ME Agora o vestido da noiva. Com cuidado para no amassar. Custaram os olhos da cara este vestido. Mas lindo, no , minha filha? Voc merece. Antes, seja sincera com tua me. Uma vez te vi no fundo do quintal, o teu primo te bolinando. A mo por baixo da tua blusa. FILHA Mentira! Quem te contou? ME No fique nervosa. Ningum viu. Hoje voc tem que estar calma e linda. Que pele, minha filha, parece seda. Ele vai te tocar aqui. Bem no meio de tuas pernas. No se assuste. No vai doer nada. Se voc ficar tranquila, pensando s nos dedos dele entre as suas pernas, pr pra baixo e pr pra cima, pr pra baixo e pr pra cima, ento vai ficar toda molhada, e ele entrar com facilidade. Voc ouvir sinos tocando. A hora! Meu Deus! Venham, rpido, o vestido! Vamos, primeiro as pernas, me ajudem aqui, agora os braos, isso, vestiu. Quantos botes! Se ele for viril de verdade com um puxo te deixar nua. Jesus! O que que voc andou comendo. O vestido no fecha. Socorro! Avisa o noivo. A noiva se entupiu de porcaria e agora no passa de uma porca gorda. Cancela tudo. Vamos, suas velhas, mandem todo mundo embora.

55

MULHERES SE AFASTAM. FILHA SE PAVONEIA COM O VESTIDO.

FILHA Quando eu fiz minha primeira comunho voc disse que eu parecia uma noivinha. ME - Disse. Voc ficou linda. FILHA As freiras disseram que se o vu fosse comprido elas cortariam na fila. Voc fez vu comprido. Minhas pernas tremiam.

AS TRS MULHERES, SENTADAS SOBRE A CAIXA, DORMEM.

ME Escuta. Elas roncam. noite. Aqui dentro e l fora. Vai embora. Rpido! Pega uma lamparina. FILHA Amanh. Senta aqui, eu vou pentear os teus cabelos. ME Aiii! Devagar. ! Faz tanto tempo que no me penteio. H ns em cada fio dos meus cabelos. Na sua primeira comunho voc fez cachos nos cabelos. FILHA Quando eu morrer, no terei uma filha para me pentear. ME - Voc j velha. No mais bonita. Mas, talvez, ainda possa ter um filho. FILHA No quero um filho. Quero uma filha. ME Bobagem. Nenhuma mulher amiga da outra. Lembro-me de voc menininha. Nessa poca, voc era minha amiga. FILHA E os teus santos? Ser que d azar jogar jog-los fora?

PANCADAS FORTES DO LADO DE FORA. 56


Eliane Karas

FILHA Calma! Eu vou atender.

A ME E AS TRS MULHERES SE APROXIMAM RAPIDAMENTE.

FILHA X!!! X!!!! Fora! Eu no quero que ningum veja vocs.

ELAS SE ESCONDEM. FILHA VESTE ALGO PARA ESCONDER O VESTIDO. ABRE A PORTA.

HOMEM Boa noite! Desculpe! No quero incomodar, se incomodo, volto outra hora. FILHA No. De onde voc veio? HOMEM Ouvi uma voz. Ento, pensei, h uma vizinha ao lado. Mas se no for uma boa hora, volto outro dia. FILHA O que foi que voc ouviu? HOMEM Acho que... sua voz... s pode ter sido. Falava alto, mas, na verdade, ainda no entendo com muita clareza seu idioma. FILHA Sei. HOMEM noite esfria um pouquinho, no ? Sou sensvel friagem. FILHA Entre.

HOMEM ENTRA E FILHA FECHA A PORTA. ME E MULHERES OBSERVAM.

FILHA Est tudo um pouco desarrumado.

57

HOMEM Uma bela casa. Paredes slidas. FILHA . HOMEM A casa onde morei a minha vida toda era assim, grande e slida. FILHA Sei. HOMEM Posso me sentar? FILHA Ali. HOMEM Obrigado. Bela casa! FILHA . HOMEM Quer que eu pegue uma cadeira para a senhora? FILHA S tem essa. HOMEM Ah! FILHA O senhor veio sozinho? HOMEM Sim. Vim para conhecer novas pessoas. Ento melhor estar sozinho, no ? FILHA . Nunca tinha pensado nisso. HOMEM Curioso... Onde eu morava havia uma moa muito parecida com voc. FILHA Outra? HOMEM No entendi. FILHA Viajar. Eu penso nisso. Um outro pas. Estou de licena prmio. Mas, no sei fazer mala. Tiro e ponho as roupas o tempo todo e, ela nunca fica pronta. HOMEM J pensou em comprar tudo novo?

58

Eliane Karas

FILHA No falo uma palavra de nenhuma outra lngua. HOMEM Eu tambm no falava uma palavra da sua lngua at chegar aqui. Mas aprendi rpido. V como j falo? FILHA . Tem sotaque. Mas bonito o seu sotaque. HOMEM Bela casa. Paredes slidas. FILHA O senhor queria algo? HOMEM Oh! Desculpe-me. Dois ovos. Foi isso que vim pedir. Gosto deles quentes, ainda bem moles. Dois todas as noites. H quem goste dos ovos pela manh. Para a maioria das pessoas ovos noite no caem bem. Mas no para mim. Sinto-me rejuvenescido. FILHA Vou buscar os ovos. FILHA SAI E VOLTA EM SEGUIDA COM OS OVOS. HOMEM Muito obrigado! Voc lembra a moa da minha cidade. Isso deve ser bom! FILHA Est bem.

HOMEM DESPEDE-SE E SAI. FILHA VAI A UMA DAS CAIXAS RETIRA COISAS E AS JOGA PARA FORA SEM TITUBEAR. A ME E AS TRS MULHERES A OBSERVAM. FILHA SAI DE CENA E VOLTA EM SEGUIDA COM UM PRATO DE COMIDA NA MO. SENTASE NA CADEIRA E COME UM POUCO. TEM ENJOO. QUASE VOMITA. DESISTE. A ME E AS MULHERES FAZEM ENTRE SI SINAIS DE SILNCIO. AS MULHERES VOLTAM A DORMIR.

59

ME Seu pai ficou impotente muito cedo. Tentava entrar, mas no conseguia. Voc no sabe o quanto eu gostava de sexo. Eu perdia o sono de madrugada e minhas mos procuravam o sexo do teu pai. Eu gemia madrugada afora. s vezes voc acordava e eu saia da cama melada, escorrendo pelas pernas. Quando voltava, ele estava dormindo, mas eu o acordava. Depois, no houve mais sexo. Voc, quando morrer, ter mortalha branca, branquinha. De virgem. E no dia da tua morte eu vou subir no telhado e uivar como uma gata no cio. FILHA Por que voc me odeia? ME Voc a minha menininha. FILHA Quando tinha visita e voc queria que eu dissesse a tabuada, eu errava de propsito. ME Eu nunca soube a tabuada. Achava bonito saber a tabuada de cor. FILHA Voc me perdoa? ME No sei. SILNCIO.

FILHA Elas precisam ir embora. E se eu soltasse aqui dentro uns ces ferozes, sem gua e sem comida? ME No vai adiantar. Elas so ciosas de suas obrigaes. FILHA Eu devia ter ido embora. Devia. No dia seguinte. ME - Voc vai ficar como elas. No demora e estar vestida de branco, vu negro, um grande leno nas mos, arrastando suas lgrimas e seus lamentos. Voc parece uma rvore morta em p. No h nada mais triste do que uma rvore morta em p. FILHA Voc sabia que existem espcies de rvores que so encontradas sempre em grupos? Uma favorece a germinao e o crescimento das outras.

60

Eliane Karas

ME E da? FILHA E h aquelas que s crescem isoladas... S se encontram outras da mesma espcie a quilmetros e quilmetros de distncia. Como voc.

AS TRS MULHERES ACORDAM UIVANDO.

1. MULHER 1 Vai dormir, menina. 2. MULHER 2 Vai fazer a mala, menina. FILHA Vou limpar o outro quarto.

FILHA SAI. ME ABRE A CAIXA E TIRA ALGUNS QUADROS QUE PENDURA NA PAREDE. SO QUADROS SEM COR E SEM IMAGEM. PANCADAS NA PORTA. A ME E AS MULHERES SE ESCONDEM. FILHA VEM VAI ABRIR. CONTINUA VESTIDA DE NOIVA, MAS ABOTOOU O VESTIDO E PS UM LAO NA CINTURA.. HOMEM COM UMA CADEIRA NA MO E UM ENVELOPE COM FOTOGRAFIAS.

HOMEM Trouxe umas fotos da minha casa.

HOMEM ENTRA. A ROUPA DA FILHA NO LHE DESPERTA NENHUM ESTRANHAMENTO. PE A CADEIRA AO REDOR DA MESA. TIRA UMA GARRAFA DO BOLSO E UM COPO. SERVE O COPO QUE TROUXE E O COPO DA FILHA.

61

HOMEM Quando decidi viajar, pensei em vender a casa. Mas, para qu? s uma casa. grande e slida, e eu sempre posso querer voltar.

FILHA OLHA AS FOTOGRAFIAS.

HOMEM Na minha cidade todo mundo me conhecia. uma cidade pequena. Muito organizada. L, cada coisa est em seu lugar. FILHA Faz frio na sua cidade? HOMEM Ah! Faz. Mas minha casa quente. As paredes so grossas e o aquecimento muito bom. FILHA Sempre tive vontade de conhecer um lugar frio, onde nevasse. HOMEM A neve triste. So dias e dias cinzentos. Bom aqui, esse sol. Cu azul. Voc no sente calor aqui dentro? FILHA No. O vento encana quando abro as janelas. No gosto de vento. HOMEM Pois eu gosto! Principalmente se for vento do mar. Na minha cidade quando venta parece alma penada uivando. (HOMEM RI) FILHA Voc acredita em alma penada? HOMEM Pra falar a verdade, no. Voc se interessa pela morte? Morrer fcil e rpido. H vrias formas de se morrer. Mas necessrio preciso e destreza. A morte pode ser limpa e indolor. FILHA A morte. Eu no entendo. Na morte se perde a dignidade. HOMEM No. preciso muito respeito pela morte. Veja, possvel morrer decapitado sem espirrar uma gota de sangue em ningum. Mas o executor precisa ter muita habilidade. uma arte. Um belo ofcio. Meu tatarav foi o primeiro de minha famlia. Depois ensinou ao filho dele, que ensinou ao seu filho, que ensinou ao meu pai, que me ensinou. Meu pai nunca voltou para casa com uma gota de sangue. Hoje em dia, claro,

62

Eliane Karas

as coisas evoluram, usamos injees letais, choques. Perdeu-se o romantismo. Bonito mesmo era o corpo balanando no ar, a cabea pendente. Um corte perfeito de espada ou guilhotina. A cabea separada do corpo com absoluta preciso. Sem dor. muito importante no deixar a vtima sofrer. FILHA Nunca teve pesadelos? HOMEM No. FILHA No meu trabalho eu executo dvidas. Eles imploram. Prometem. Na hora eu nem ligo. Fao meu trabalho e pronto. Quem mandou no pagar? Eu no tenho culpa. S fao meu trabalho. Mas, mesmo assim, sonho.

PAUSA.

HOMEM - Mais vinho? FILHA - Posso lhe pedir um favor? HOMEM Claro. FILHA Eu vou sentar no seu colo. Voc levanta meu vestido, coloca seus dedos entre as minhas pernas, e eu vou me concentrar. Quero ver se consigo ficar molhada. HOMEM Ah! Pois no!

FILHA SENTA NO COLO DO HOMEM QUE A MASTURBA COM PRECISO CIENTFICA. ELA GEME E TEM UM ORGASMO DISCRETO. ELA LEVANTA E SENTA-SE NA CADEIRA. ELE TIRA UM LENO DO BOLSO E LIMPA, METICULOSA E DELICADAMENTE, SEUS DEDOS.

FILHA - Voc tem fome? Posso preparar alguma coisa. 63

HOMEM Acho que eu ia gostar.

FILHA SAI E TRAZ UM FOGAREIRO QUE COLOCA SOBRE A MESA. PREPARA UMA COMIDA. HOMEM DIRIGE-SE CAIXA E RETIRA OUTROS QUADROS DE DENTRO DELA. VAI PENDURANDO PELA PAREDE.

HOMEM Eu sempre tive muito tempo livre. Ento, tomei gosto pela arrumao da casa. Depois que minha me morreu, eu cuido de tudo. E no h um gro de poeira. Pode-se vasculhar a casa toda. FILHA Detesto limpar. De uns tempos para c no tenho mais nem o que vestir. Gosto de cozinhar. Cozinho o tempo todo. Como no tenho fome, a comida estraga. HOMEM Na minha casa h uma horta. Planto ervas aromticas. Acho bonito. Mesmo no sabendo cozinhar. FILHA Que perda de tempo! HOMEM Voc no planta? O clima do seu pas perfeito. FILHA melhor comprar na feira. HOMEM No! O prazer de ver a plantinha crescer. Arrancar as ervas daninhas. Colher as ervas perfumadas. FILHA Est quase pronto! HOMEM Que cheiro bom! O que ? FILHA Um prato que a minha me fazia para mim. HOMEM Minha me me fazia um mingau de alho nas manhs frias. Era quente, cheirava bem, e me dava uma felicidade enorme. No me lembro da receita. Uma pena.

64

Eliane Karas

FILHA SERVE. ELE COME.

HOMEM Bom. Muito bom. Depois das execues eu chegava em casa com muita fome. E tinha vontade de contar os detalhes. Mas minha me nunca permitiu. Ento, se eu comia com gosto, ela sabia que tudo tinha sido perfeito. FILHA Quer mais? HOMEM Obrigado. FILHA Voc vai voltar? HOMEM Vou.

HOMEM SAI, LEVANDO A CADEIRA, O COPO, A GARRAFA E O ENVELOPE COM FOTOGRAFIAS. FILHA CONTINUA SENTADA ABSOLUTAMENTE QUIETA. ME SE APROXIMA.

ME Cuidado com esse homem. Tem cara de manso, mas ningum sabe de onde veio. FILHA E que diferena faz pr pra voc? ME Eu sou tua me. Tenho medo que te faam mal. No quero que te acontea nada.

ENQUANTO A ME FALA, FILHA VAI AT UMA CAIXA. TIRA UMAS FLORES ARTIFICIAIS E AS AJEITA NOS CABELOS.

65

FILHA (OLHA PARA A ME) No se preocupe. Nunca me acontece nada. ME Vermelho? Voc nunca gostou de vermelho. FILHA Do que que voc est falando? ME Das flores. FILHA (OLHANDO A FLOR) Vermelho. bonito. ME Eu me sinto muito mal. Fraca. Estou me esvaindo. Sente o meu cheiro? FILHA No. ME Podre. E se ele s quiser te roubar? Ele delicado demais. Bonzinho demais. No confie nele... Eu tenho experincia. J vi homens assim fazerem coisas horrveis. FILHA Gostei dele. ME Eu acho que voc devia vender esta casa. FILHA - Nunca vou te entender. ME Mudar. Pode ser bom. Lembra daquela tua tia, irm mais velha do teu pai? FILHA - A cascavel? ME Est to sozinha. Voc podia pedir uma transferncia. Podia morar com ela. FILHA Enfermeira de novo? O cheiro de ferida aberta ainda no saiu das minhas mos. ME Porque teimosa. Nunca abriu a caixa de luvas. FILHA Eu sou alrgica. ME Voc fraca. FILHA Cala a boca. Engole a tua lngua. Se afoga com ela.

66

Eliane Karas

TOCA UMA CAMPAINHA. UM SOM AGRADVEL. FILHA VAI ABRIR.

FILHA Ouviu? para mim. Saia.

FILHA ESPERA ME SAIR. ABRE A PORTA, ENTRA O HOMEM COM UM BOLO ENFEITADO NA MO. HOMEM Para voc. FILHA No meu aniversrio. HOMEM Voc gosta de aniversrios? FILHA Nunca me lembro no dia. HOMEM Vamos comer? FILHA Espere. Antes, voc pode me bater? No rosto, com fora.

HOMEM A OLHA.

FILHA - No vai doer. E se doer... no faz mal. bom com dor. Rasgue a minha roupa. Aqui... me bata aqui... Eu quero gritar. Vamos, bata. ! Com fora. Eu vou gostar. HOMEM No consigo fazer isso.

SILNCIO.

67

FILHA FAA.

SILNCIO

FILHA Pensei... que os homens gostassem. HOMEM No. Alguns. FILHA Desculpe. HOMEM Voc bonita. FILH A No sou. Agora voc vai embora? HOMEM No. FILHA Voc no tem medo desta casa? HOMEM No. uma casa bela e slida. FILHA Esta casa est cheia de teias de aranha. A parede tem fissuras. HOMEM No vejo nada. FILHA - Quando eu era criana um monstro morava no meu quarto. Depois, ele se foi. Mas eu ainda sinto medo.

FICAM EM ABSOLUTO SILNCIO.

FILHA - Voc est ouvindo?

68

Eliane Karas

HOMEM PRESTA ATENO.

FILHA So ratos. Preciso pr veneno nas caixas. Est tudo tomado. Quase todas as caixas tm ninhos cheios de filhotes. HOMEM Voc est enganada. chuva! Eu adoro a chuva no seu pas. lindo chover num dia de sol. Veja! Est entrando pela janela. Venha, vamos nos molhar.

O HOMEM A CONDUZ PARA A CHUVA FINA QUE ENTRA PELAS JANELAS. ELA O ACOMPANHA PASSIVAMENTE. ELE TRAZ A CADEIRA. ELES SENTAM JUNTOS. CHOVE SOBRE OS DOIS.

HOMEM Talvez estrague o seu vestido MULHER Eu ia jogar fora quando voc chegou. HOMEM Voc fica bonita assim. Devia se molhar mais vezes. Mas, cuidado, pode pegar um resfriado. FILHA Eu nunca fico doente. HOMEM Nunca vi a moa que lembra voc, assim, molhada. Posso tocar seus seios? FILHA Pode.

ELE O FAZ.

FILHA Voc pensa em voltar? HOMEM Talvez. 69

FILHA Quantas pessoas voc j matou? HOMEM Eu no diria assim. FILHA - Quantas? HOMEM Nunca contei. No parecia respeitoso. FILHA Seus mortos nunca voltaram? HOMEM Os mortos no voltam. FILHA Nunca? HOMEM Precisam ser bem enterrados. FILHA Olhando pr pra voc difcil de acreditar. Como era? HOMEM Falar disso no explica. Falei uma vez. Minha me tinha morrido. No havia nada para comer. Ento eu comia fora. Numa noite tomei vinho demais. Estava frio. Ri demais. Falei demais. Tudo se espalhou como fogo. (RI) Uma boa mulher a minha me. (PAUSA) E a sua como era?

FILHA Comum. HOMEM Voc se parece com ela? FILHA No. Talvez quando eu era criana. HOMEM bom parecer com os nossos.

70

Eliane Karas

FILHA Passei todas as noites da minha vida sob esse teto... HOMEM Engraado. Eu tambm. FILHA Por que voc no ficou l? HOMEM Eu ainda estou l. S estou esperando que esqueam. FILHA Acho que eu estou muito cansada. Preciso dormir.

HOMEM SAI. ME ENTRA GRITANDO SEGUIDA DAS TRS MULHERES. ELAS UIVAM.

ME Socorro! Estou cega! Completamente cega! MULHERES UIVAM AINDA MAIS.

ME - Saiam! Chega! Ai! Minha cabea!

MULHERES SAEM

ME culpa dessa escurido. A culpa sua. Voc tomou conta desta casa. Agora chega. Abra as janelas!

FILHA COLOCA A ME SENTADA NA CADEIRA E ABRE TODAS AS JANELAS.

71

ME Daqui a pouco passa. FILHA Voc nunca teve isso. ME Tive. Uma vez. Ai, minha filhinha! Voc ainda era to menina. FILHA No me lembro. ME Nunca nenhuma palavra. Silncio! Ningum pode saber! No conte pra ningum. Nunca aconteceu. Ningum pode saber. No aconteceu. No aconteceu. No aconteceu. (PARA A FILHA) Repita, minha filha. No aconteceu FILHA no aconteceu no aconteceu no aconteceu ME Isso, filhinha. De novo. FILHA no aconteceu ME Isso. De novo. Bem devagar. FILHA no aconteceu no no (FILHA GRITANDO) NO NO (PAUSA)

72

Eliane Karas

no me castigue! No me castigue! Eu estou suja, mame. Eu me sujei. Meu vestido... todo sujo. Eu fiquei suja. Ainda estou. Estragou o meu vestido... Estou toda melada, papai...

ME Eu pensei que voc tinha esquecido. FILHA A culpa foi minha. Voc disse. ME No. FILHA Voc gritava, gritava. ME No. FILHA Eu ouvia voc chorando. ME No. FILHA Voc vagava pela casa. Eu tinha medo de voc. ME No.

SILNCIO.

73

FILH A Por que papai foi embora? ME Apenas foi. FILHA Quando ele saiu... eu vi... corri atrs... ele no me olhou... ME Os homens so assim. FILH A - Foi por minha causa. ME No. Voc era to pequena. FILHA Quieta! Est ouvindo? Agora, no so elas. Nem os ratos. Tem gente cochichando. Est vendo? Cochicham. ME Filha... Perdo, eu achava que voc esqueceria. FILHA Eu vou dormir. Boa noite.

FILHA SAI. ME FICA SENTADA. MULHERES SENTAM AO SEU LADO. FILHA ENTRA EMPURRANDO CAIXAS. COLOCA TUDO NA SALA. ABRE UMA E OUTRA. JOGA COISAS PARA FORA, PELAS JANELAS ABERTAS. FILHA CHORA E JOGA COISAS. FILHA PRA PARA E DESCANSA. PELA PRIMEIRA VEZ O DIA AMANHECE.

MULHERES Estamos com fome. Voc no vai preparar nosso caf? FILHA Passei a noite toda limpando esta casa. Uma imundcie. Teias de aranha. Ninhos de rato. Gavetas entulhadas. Comida podre por todos os cantos. Estou exausta. 74
Eliane Karas

MULHERES Ns no podemos ficar sem comer. Faz parte do nosso trato. FILHA J est acabando. Daqui a pouco vocs iro vo embora.

1. MULHER 1 Ento voc vai comer? 2. MULHER 2 Devia tomar um banho. 3. MULHER 3 E arranjar um corao novo.

ME Aiiii! No enxergo nada. Ser que desta vez para sempre? FILHA Se voltou da outra vez... ME verdade. s esperar. Venha. Sente-se aqui comigo. Deite sua cabea no meu colo. Feche seus olhos e esquea. Vou cantar para voc. ME CANTA. FILHA ADORMECE.

ME (PARA A FILHA ADORMECIDA) Estou cansada. Muito cansada. Preciso ir. Voltou. Voltou. Meus olhos. Minha filha, venha me ajudar. Est na hora. FILHA Voc precisa ir? E eu? ME Est ouvindo o vento? Eu vou aproveitar. Gosto de ventania. Estou leve. FILHA O que que eu tenho que fazer? ME Tire a minha roupa.

FILHA DESPE COMPLETAMENTE A ME.

75

FILHA Voc no fica com frio assim? ME Frio, no. Sinto um arrepio. FILHA Espere.

FILHA TIRA DE UMA DAS CAIXAS UM PANO E ENROLA A ME.

ME Estou bem. E voc? FILHA SORRI. ME Voc me leva at o porto?

FILHA D A MO PARA A ME E A CONDUZ. AS MULHERES VO ATRS, UIVANDO. FILHA VOLTA SOZINHA. PENDURA ALGUNS QUADROS NA PAREDE. HOMEM ENTRA. AJUDA A PENDURAR OS QUADROS.

HOMEM Dormiu bem? FILHA (SORRI) Sonhei que eu estava voando. Eu ia por uma estrada muito escura e cheia de lodo. No conseguia mudar os passos. A, eu lembrei que sabia voar. Minha roupa era escura e suja, parecia uma bruxa, mas sabia voar. Movimentei meus braos assim, como asas, e voei por cima do lodo. HOMEM Parece que est de partida. FILHA . HOMEM Est fazendo um dia lindo. 76
Eliane Karas

FILHA Foi o que pensei. HOMEM No vai fechar as janelas? FILHA A vizinhana segura. HOMEM Lembra da moa da minha cidade? FILHA Lembro. HOMEM Falei com ela. Ela diz que tem mantido minha casa sem um gro de poeira. FILHA Que bom! HOMEM Terminou sua mala? FILHA Vazia. HOMEM- Voc ainda tem muito tempo. FILHA Como saber? HOMEM Lembrei da receita da minha me. Se um dia voc quiser experimentar...

FILHA SORRI, VESTE UM CASACO, PEGA UMA PEQUENA MALA E SAI. HOMEM FICA. ESCURIDO.

77

[CURRICULO DO AUTOR ]

Eliane Karas
Como atriz atuou no Grupo Delrio de Teatro durante mais de 10 anos. Antes do Teatro atuou como locutora em rdios, onde experimentou pela primeira vez a dramaturgia. Como professora trabalhou com crianas, professores, pessoas com limitaes mentais, e na formao de atores.

79

CRDITOS

FEDERAO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DO PARAN - FIEP Rodrigo Costa da Rocha Loures Presidente SERVIO SOCIAL DA INDSTRIA SESI. Departamento Regional do Estado do Paran Jos Antonio Fares Diretor Superintendente Maria Cristhina de Souza Rocha - Gerncia de Desenvolvimento de Produtos Anna Paula Ztola - Coordenao de Cultura Maria Schirley Cherobim Figueiredo - Coordenao de Cultura Neiane da Silva Azevedo Andreato - Coordenao de Cultura Nome - Gerncia de Mdias Educacionais NCLEO DE DRAMATURGIA SESI PARAN Marcos Damaceno - Coordenao e Produo Roberto Alvim - Orientao da Oficina Regular Pretto Galiotto - Assistente de Produo Mauro Frassom - Fotografia PRODUO EDITORIAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE GESTO DA INFORMAO Pedro Carlos Carmona Gallego Diretor COORDENAO DE MDIAS EDUCACIONAIS Roberto De Fino Bentes - Coordenador Ana Clia Souza Frana - layout e diagramao Christine Trelm - diagramao Priscila Bavaresco - layout

80

GOVERNADOR DO ESTADO DO PARAN Roberto Requio de Mello e Silva SECRETRIA DE ESTADO DA CULTURA Vera Maria Haj Mussi Augusto CENTRO CULTURAL TEATRO GUARA Diretora Presidente Marisa Vilela Diretora Artstica L Rufalco Diretor Administrativo Walter Gonalves DEPARTAMENTO DE IMPRENSA OFICIAL Diretor Presidente Eviton Machado

81

You might also like