You are on page 1of 24

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Resumo de Arquivologia

Assunto:

NOES BSICAS DE ARQUIVOLOGIA

Autor:

JORGE JOS SANTOS GESTEIRA

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

NOES BSICAS DE ARQUIVOLOGIA


SISTEMAS AMERICANOS DE ARQUIVAMENTO 1. INTRODUO 1.1.CONCEITO E PRTICA DE GESTO DE DOCUMENTOS 1.2.A INFORMAO ARQUIVSTICA 2. EVOLUO DOS SISTEMAS AMERICANOS DE ARQUIVAMENTO 2.1.ORIGENS 2.1.1. Comisso Taft 2.1.1.1. Caractersticas 2.1.2. Sistemas antigos 2.1.2.1. Arquivos Woodruff 2.1.2.2. Sistema Ainsworth A. Histrico B. Caractersticas 2.1.2.3. Sistema Ainsworth para correspondncia A. Histrico B. Caractersticas 2.1.3. Sistemas Modernos 2.1.3.1. A Classificao Decimal de Dewey A. Histrico B. Caractersticas 2.1.3.2. Sistemas Numricos A. Arquivos de correspondncia B. Arquivos de casos C. Arquivos de assuntos 2.1.3.3. Sistema Numrico-Duplx A. Histrico B. Caractersticas 2.1.3.4. Sistemas Alfabticos A. As "fichas-ndices de registro" de Ainsworth B. Arquivos de assuntos 2.1.3.5. Sistema Numrico de Assunto A. Histrico B. Caractersticas 2.1.3.6. Outros Sistemas A. Sistema Alfanumrico B. Sistema Mnemnico C. Sistema Orgnico 2.2. O PROGRAMA DE ADMINISTRA DE ARQUIVOS NOS E. U. A. 3. O MODELO SISTMICO DE ORGANIZAO DOS ARQUIVOS NORTE-AMERICANOS

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

4. A POLTICA DE ELIMINAO DE DOCUMENTOS 5. CONCLUSO 6. APNDICES 6.1. DISSEMINAO SELETIVA DA INFORMAO 6.1.2. Noes Iniciais 6.1.3. O Sistema de SDI Americano 6.2. ARQUIVOS E REGISTROS ELETRNICOS 6.2.1. Bomba de Tempo 6.2.2 Revista Veja errou sobre durabilidade das mdias 6.2.3. O futuro da documentao digital em debate 7. BIBLIOGRAFIA GERAL DO TRABALHO

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

1. INTRODUO 1.1.CONCEITO E PRTICA DE GESTO DE DOCUMENTOS Desde o desenvolvimento da Arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do sculo XIX, talvez nada tenha sido to revolucionrio quanto o desenvolvimento da concepo terica e dos desdobramentos prticos da gesto. A gesto de documentos uma operao arquivstica, "o processo de reduzir seletivamente a propores manipulveis a massa de documentos, que caracterstica da civilizao moderna, de forma a conservar permanentemente os que tm um valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa. Embora sua concepo terica e prtica tenha se desenvolvido aps a Segunda Guerra Mundial, a partir dos E.U.A. e do Canad, a gesto de documentos teve suas razes no final do sculo XIX, em funo dos problemas detectados nas administraes pblicas destes dois pases, referentes ao uso e guarda da documentao. Na primeira metade do sculo XX criaram-se comisses que visavam tornar mais eficiente o uso dos documentos por parte da administrao pblica. Vale ressaltar que durante esse perodo, as instituies arquivsticas (pblicas) caracterizavam-se pela funo de rgos estritamente de apoio pesquisa, comprometidas com a conservao e o acesso aos documentos considerados de valor histrico. Paralelamente iniciava-se a era da chamada administrao "cientfica", que procurava mostrar aos administradores como racionalizar o processo administrativo, desenvolvendo suas atividades de forma menos dispendiosa, melhor e mais rpida. A palavra-chave das administraes dos pases desenvolvidos - sobretudo gesto de documentos os E. U. A. - , passou a ser eficincia. A aplicao dos princpios da administrao cientfica para a soluo dos problemas documentais gerou o conjunto de princpios da gesto de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administraes. No se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das prprias instituies arquivsticas. A gesto de documentos veio a contribuir para as funes arquivsticas sob diversos aspectos: ao garantir que as polticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organizao desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminao de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimnio arquivstico do pas, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

No VIII Congresso Internacional de Arquivos, realizado em Washington, em 1976, a gerou maior conscincia em todo o governo, no caso norte-americano, quanto ao significado dos documentos, qualquer que fosse o suporte, e as suas necessidades de conservao.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

As instituies arquivsticas pblicas, particularmente os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos e do Canad, adquiriram uma nova feio, assumindo tambm a funo de rgo de apoio administrao pblica, com a competncia de orientar programas de gesto de documentos nos diversos rgos governamentais. 1.2. A INFORMAO ARQUIVSTICA Considerando a literatura da rea e as prticas desenvolvidas em alguns pases, pode-se sugerir que as polticas arquivsticas tm como pressuposto: o reconhecimento da informao governamental como um recurso fundamental para o Estado e a sociedade civil; a informao governamental contempla a sociedade civil com o conhecimento do Estado e da prpria sociedade civil - passado e presente; a informao assegura transparncia ao Estado, facilitando ao governo administrar suas diversas funes sociais; o livre fluxo de informao entre Estado e sociedade civil essencial para uma sociedade democrtica: cabe, assim, ao governo minimizar a carga de demanda sobre a sociedade civil, diminuindo o custo de suas atividades de informao e maximizando a utilizao da informao governamental; os benefcios sociais derivados da informao governamental devem exceder os custos pblicos da informao, ainda que tais benefcios no possam ser sempre quantificveis; a gesto de documentos (correntes e intermedirios) governamentais essencial para assegurar transparncia e, em conjunto com a administrao dos arquivos permanentes, proteger os documentos histricos e assegurar direitos legais e financeiros ao Estado e sociedade; o intercmbio transparente e eficiente da informao cientfica e tecnolgica, estimula a excelncia na pesquisa cientfica e o uso efetivo dos recursos pblicos de apoio pesquisa e ao desenvolvimento; a tecnologia da informao no um fim em si mesmo, trata-se de um conjunto de recursos que auxilia a efetividade e eficincia das aes do governo.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

2. EVOLUO DOS SISTEMAS AMERICANOS DE ARQUIVAMENTO 2.1. ORIGENS 2.1.1. Comisso Taft O sistema de arquivamento em uso no perodo colonial americano era o sistema de registro. Foi adotado, tambm, nas reparties pblicas aps a instaurao do Governo Federal. Foi utilizado at que a Comisso Taft sobre Economia e Eficincia fez suas recomendaes em 1912.

2.1.1.1. Caractersticas Eis as caractersticas do sistema recomendado pela Taft Comission: segundo o sistema, conservavam-se duas sries principais de documentos: uma srie com os documentos originais recebidos e outra com todas as cpias dos documentos expedidos; usavam-se registradores para as sries recebidas e expedidas freqentemente; fazia-se, tambm, o uso de livros-ndices.

2.1.2. Sistemas originrios da Guerra Civil A multiplicao dos documentos pblicos foi o fator bsico para o desenvolvimento de novos sistemas de arquivamento.

2.1.2.1. Os arquivos Woodruff Os arquivos Woodruff foram inventados em 1868 com o fim servirem contagem de pacotes de documentos dobrados.

2.1.2.2. O Sistema Ainsworth A. Histrico O sistema Ainsworth de "fichas-ndices de registro" foi projetado para facilitar a consulta aos documentos dos pensionistas da Guerra Civil.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Foi introduzido por Fred C. Ainsworth na Diviso de Penses e Registros do Surgeon General's Office, em dezembro de 1886, contribuindo para a melhoria da eficincia no andamento dos pedidos de reviso de penses, tendo sido recomendado pelo Comit sobre Mtodos Administrativos no Departamento Executivo e instalado no Adjudant General's Office em 1889. B. Caractersticas O sistema implicava o registro em fichas das informaes sobre o servio militar de cada soldado, conforme os documentos militares e mdicos de natureza vria. As fichas de cada soldado eram colocadas em invlucros de papel, dispostos alfabeticamente pelos sobrenomes dos soldados dentro das unidades do exrcito, e as unidades dentro dos Estados. Utilizavam arquivos Woodruff para facilitar o manuseio e a localizao dos invlucros. O sistema dividia a documentao em unidades organizadas de arquivamento. Os arquivos Woodruff davam o aspecto ordenado ao arranjo.

2.1.2.3. O Sistema Ainsworth para correspondncia A. Histrico O sistema Ainsworth para correspondncia foi elaborado para organizar a documentao da Secretaria da Guerra, por ordem do Departamento de Guerra em 15 de maio de 1894 e pela Ordem Geral do Departamento de Guerra n 92 de 5 de maio de 1909. Foi substitudo por um sistema decimal em 1914. Tambm foi proposto para o Departamento de Estado pelo chefe do Bureau de ndices e Arquivos, onde foi utilizado de 15 de agosto de 1906 at agosto de 1910, sendo substitudo por um sistema decimal de classificao. B. Caractersticas Este sistema pressupunha a manuteno de trs arquivos a saber: um arquivo de documentos, constando dos documentos recebidos e das cpias dos expedidos, organizados em pacotes dobrados, com resumos e numerados; um arquivo das fichas dos documentos ordenadas numericamente e contendo os resumos dos documentos recebidos e os resumos ou as cpias dos documentos expedidos; um arquivo ndice em fichas, compreendendo as fichas com os nomes dos autores dos documentos recebidos e fichas remissivas a outros nomes ou assuntos mencionados.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

2.1.2.4. Library Bureau O Library Bureau foi organizado por Melvil Dewey em 1876. Dewey, na dcada de 1890, interessou-se pelo desenvolvimento do material de escritrio e pelos mtodos administrativos e desenvolveu um sistema vertical para arquivamento da correspondncia (1892). Novos duplicadores foram introduzidos no Governo Federal, como a mquina de escrever (1874), substituindo, depois, a prensa mecnica(1905). 2.1.3. Sistemas Modernos 2.1.3.1. A Classificao Decimal de Dewey A. Histrico 08.05.1873: Como estudante "jnior" do Amherst College, apresentou uma memria ao Library Commitee, propondo um sistema decimal de classificao para o material de biblioteca. 1876: Dewey publica o seu Decimal Classification and Relative Index, que se tornou amplamente conhecido atravs do Library Bureau, organizado por ele neste mesmo ano. 1898: O sistema foi aplicado pela primeira vez aos documentos - Baltimore and Ohio Railroad. 1902: Railroad Correspondence - publicado por W. H. Williams, quando funcionrio da estrada de ferro Delaware and Hudson. 20.08.1907: Bureau of Indian Affairs - representa o primeiro rgo do Governo Federal a implantar o sitema de Dewey. 1909: Adoo do sistema pela New England and Telegraph Company. 1910: Departamento de Estado - segundo rgo do Governo Federal a implantar o sistema. 1911: Bureau of Mines - terceiro rgo federal a adotar a classificao de Dewey. 1912: Com a Taft Comission on Economy and Efficiency, o sistema passou a ser adotado pela grande maioria dos rgos do governo, passando a ser de uso francamente geral. B. Caractersticas: Dewey props a classificao de todo o conhecimento humano em dez classes principais, cada uma com dez subclasses, subdivididas em mais dez divises cada. Desta forma, o conhecimento ficou assim classificado: 000 Obras Gerais 100 Filosofia 200 Religio 300 Cincias Sociais 400 Teologia 500 Cincias Puras 600 Cincias Aplicadas 700 Belas-Artes 800 Literatura 900 Histria
8

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Assim, em se tratando de sistemas documentais, surgiram: Correspondncia telefnica (1909) War Department (1914) 000 Geral 000 Geral 100 Administrao Executiva 100 Finanas e Contabilidade 200 Finanas e Contabilidade 200 Pessoal 300 Construo 300 Administrao 400 Equipamento 400 Materiais, Servios e Equipamento 500 Operaes 500 Transporte 600 Taxas 600 Edifcios e Terrenos etc. 700 Medicina, Higiene e Saneamento 800 Rios, portos e cursos de gua naveg. As subdivises de uma classe em subclasses poderia obedecer o seguinte critrio: 400 MINERAO 410 ENGENHARIA DE MINAS 411 Trabalho das minas 411.1 minas de metal 411.11 minas de ouro 411.111 lavagem dos minrios 411.111.1 fossos e canais

2.1.3.2. Sistemas numricos: A. Arquivos de correspondncia: Pastas numeradas de forma consecutiva - contedo pelo ndice de nomes ou ocasionalmente - de assuntos. B. Arquivos de casos: Pastas numeradas contendo ndices por nome, assunto ou atos legais reguladores e de investigao.

C. Arquivos de assuntos: Nmeros atribudos a diversos cabealhos de assuntos, conforme a ordem em que eram selecionados, sem considerao da ordem alfabtica.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Exemplo: 1. Educao 2. Comunicaes 3. Contas 4. Pessoal 5. Material 6. Organizao, etc. 2.1.3.3. Sistema Numrico-Duplx: A. Histrico Com o crescimento quantitativo dos documentos e da variedade dos assuntos, passou-se a subdividir os assuntos principais, criando cabealhos subordinados a outros de valor mais amplo. Foi adotado em 1914 pelo Departamento de Justia por ter sua criao vinculada necessidade de melhorar o trato documental em reparties que acumulavam muitos documentos. B. Caractersticas: Os assuntos principais recebem um nmero na ordem em que so selecionados e arranjados. Nmeros apensos so atribudos s subclasses. Exemplo: Comunicaes 2 - 2 Correio 2 - 1 - 1 Franquia 2.1.3.4. Sistemas Alfabticos: A. As "fichas-ndices de registro" de Ainsworth: Foi o primeiro sistema alfabtico usado em larga escala. Nele, as fichas eram ordenadas em ordem alfabtica pelos sobrenomes dos soldados. B. Arquivos de assuntos: Os assuntos so dispostos em ordem alfabtica, sem qualquer considerao s relaes existentes entre eles. Porm, podem ser divididos, caso haja a necessidade, conforme abaixo:

10

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Comunicaes Comunicaes - Correio Comunicaes - Correio - Franquia 2.1.3.5.Sistema Numrico de Assunto: A. Histrico: 1906: o sistema alfabtico simples de assunto implantado na Secretaria de Agricultura. 1907: o mesmo sistema passa a ser utilizado na Secretaria do Interior. Com a Primeira Guerra Mundial, vrios assuntos ganharam um nmero maior de divises e subdivises, o que gerou uma necessidade de se melhorar a forma de recuperao da informao, gerando um sistema alfabtico com divises e subdivises numricas. B. Caractersticas: No Manual for Records Management estabeleceram-se 52 classes principais de assuntos para a Secretaria de Agricultura, repartindo-se em 206 subdivises. Algumas dessas classes principais so: Associaes Autorizaes Comisses Comunicaes Contabilidade Empenhos Reclamaes Algumas subdivises: COMUNICAES 1 Correio 1 - 1 franquia 2 Correspondncia 3 Telecomunicaes

2..1.3.6. Outros Sistemas: A. Sistema Alfanumrico: Usam-se letras do alfabeto para designar os cabealhos principais e a letra correspondente a este cabealho combinada com a numerao do sistema numrico duplx para as subdivises.

11

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Exemplo; A ADMINISTRAO A1 COMUNICAES A1-1 Telgrafo - Taxas Telegrficas - Preos A1-2 Correio B. Sistema Mnemnico: Utiliza uma combinao de letras que remete memria do assunto, conforme o exemplo abaixo: A ADMINISTRAO Ae Administrao de edifcios e terrenos Ag Administrao geral Agl Administrao geral, legislativa Ap Administrao do pessoal C. Sistema Orgnico: Utiliza smbolos derivados das unidades organizacionais para relacionar os cabealhos de assunto. Exemplo: E ELECTRICAL DIVISION (Diviso de eletricidade) ER Resistance Measurements Section (Seo de Medidas de Resistncia) EE Electrical Instruments Section ( Seo de Instrumentos Eltricos)

3.O MODELO SISTMICO DE ORGANIZAO DOS ARQUIVOS NORTE-AMERICANOS A gesto de documentos originou-se na impossibilidade de se lidar de acordo com os moldes tradicionais, com as massas de documentos, cada vez maiores, produzidos pelas administraes. Os volumes documentais crescem numa progresso geomtrica e necessrio que se estabeleam parmetros para sua administrao. Essa perspectiva surge a partir de reformas administrativas instaladas nos EUA e no Canad, no final da dcada de 40. Nos primeiros momentos do ps-guerra, estabeleceram-se princpios de racionalidade administrativa, a partir da interveno nas diferentes etapas do ciclo documental: produo, utilizao, conservao e destinao de documentos. Uma das maiores reparties pblicas a do governo federal dos EUA, que produz documentos em quantidade excessiva.

12

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

O modelo sistmico de organizao dos arquivos norte-americanos representa a primeira tentativa de ruptura da tradio arquivstica europia, caracterizada pela nfase aos arquivos permanentes ou histricos. A opo dos Estados Unidos por esse modelo deu-se no mbito de importantes mudanas poltico-administrativas ocorridas naquele pas depois da Segunda Guerra Mundial. A Comisso Hoover de Reorganizao do Poder Executivo (Hoover Comission on the Reorganization of the Executive Arm of the Government) fez um estudo completo da organizao e funcionamento da reparties federais, criou um programa que simplificou e uniformizou os mtodos contbeis e fiscais em todo o pas, ficando grandemente reduzido o volume de documentos relativos a este assunto. A instalao da Comisso Hoover, inicia um processo de profunda reforma administrativa, na rea do controle, sobre a gerao, armazenamento e destinao da documentao produzida pelo governo federal. Entre essas reformas esto: a transformao do National Archives establishment em National Archives and Records Services; a criao de um sistema federal de arquivos intermedirios (Federal Centers e Records Centers); e a assinatura do Federal Records Management, ou seja, a gerncia de documentos desde a sua produo at a sua destinao final. O impacto causado por essas reformas na teoria arquivstica se fez sentir pela conseqente enunciao da teoria das trs idades, onde os arquivos correntes e intermedirios so comparados em status, ao arquivo histrico. A lio do modelo norte-americano significativa: centralizao administrativa, descentralizao regional dos depsitos federais e independncia dos arquivos estaduais em relao estrutura do governo federal. A legislao dos estados, por sua vez, inteiramente independente da do governo federal.

4. A POLTICA DE ELIMINAO DE DOCUMENTOS As razes do programa de administrao de documentos tem suas origens na poca colonial, at ento, estavam organizados pelo sistema de arquivamento da Inglaterra. Quando se estabeleceu o governo americano, receberam-se todos os materiais documentais da administrao anterior ao governo. Aps o primeiro presidente tomar posse, em 1780, Os arquivos foram entregues a vrios departamentos como o de Estado, o da Guerra, e o do Tesouro. No existia uma poltica clara para os arquivos, mas o Congresso conseguiu elabor-los e conserv-los. Em 1800, antes da sede do Congresso se estabelecer em Washington, os arquivos foram extraviados durante sua transferncia. Com a criao e a acumulao de muitos arquivos, houve uma presso crescente para eliminar aqueles que no tinham valor. Durante a Guerra Civil geraram-se muitos documentos com pouco valor. Como foi visto, o sistema de arquivamento americano foi um marco na administrao de documentos, cujo modelo usado por outras instituies. O programa de gesto de documentos surgiu quando "estava havendo" um grande acmulo de documentos inteis ocupando um significativo espao fsico, durante a Guerra Civil em 1875.

13

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Desde ento foi aprovada pelo Congresso uma lei que definia uma poltica definitiva na eliminao de documentos desnecessrios. A parte mais importante da histria dos arquivos americanos foi a construo de um edifcio que abrigaria os documentos de valor permanente.

5. CONCLUSO Ao estudarmos a evoluo arquivstica dos Estados Unidos da Amrica, podemos observar alguns pontos muitos importantes: a influncia anglo-francesa no incio desta evoluo, a criatividade americana no que se refere aos sistemas de classificao e a importncia desta evoluo no mundo, constituindo, de certa forma, um elo de ligao entre o passado europeu e a maior de todas as evolues, o Canad. Melvin Dewey, j no sculo passado, mostrou toda a sua inspirao ao organizar o Bureau Library, atravs de seu Sistema Decimal de Classificao. Ainsworth tambm teve muita engenhosidade, antes de Dewey, ao organizar suas fichasregistro. H outros nomes, mas o mais importante observar que, atravs da influncia do passado arquivstico europeu, os EUA desenvolveram um padro excelente de organizao e gesto documental. Atravs da criatividade de seus documentalistas, os americanos desenvolveram uma grande diversidade de sistemas classificatrios e, apesar de terem histrias paralelas mesmo com um certo atraso canadense em relao aos americanos - , os Estados Unidos foram um dos principais sustentculos tericos do padro canadense de arquivamento. Assim, observamos grande qualidade no estudo realizado sobre a arquivstica norteamericana, lembrando que, por sermos seres humanos, muitas outras formas de evoluo ainda sero produzidas por toda a humanidade, inclusive pela parcela desta representada por ns - cientistas da informao e documentalistas.

14

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

APNDICES APNDICE 1: DISSEMINAO SELETIVA DA INFORMAO SDI (Seletive Dissemination of the Information = Disseminao Seletiva da Informao) o servio de canalizao de dados novos de informao para os setores onde tero grande probabilidade de utilidade. Hoje, o SDI apoia o usurio na obteno da informao, mas no a nica resposta aos seus interesses, precisando contar com outros meios de alerta, como: comunicao pessoal, colgios invisveis, conferncias ou chamadas telefnicas. "O processo de disseminao da informao envolve: 1) a coleta da informao produzida; 2) a indexao dessa informao; 3) a divulgao da informao aos usurios; e 4) tornar essa informao acessvel aos outros." Isto faz que a SDI dependa da eficincia: de quem produz a informao, dos pesquisadores, dos responsveis pela classificao, da central de servios de documentao, e dos usurios. Aspectos do servio de SDI: bases de dados, centros de servios, programas de busca, meios de comunicao, custos, intermedirios, e perfis dos usurios. "O objetivo principal dos servios de SDI reunir a literatura mundial corrente e anunci-la seletivamente para uma grande comunidade de usurios."* *(Conforme HOUSMAN, 1973 - citado por LONGO, Rose Mary Juliano, em: Sistemas de Recuperao de Informao: disseminao seletiva da informao e bases de dados. Braslia: Thesaurus, 1979. p. 83). As vantagens da SDI so: reduo do tempo de exame e seleo da literatura corrente; expanso da abrangncia, incluindo as publicaes "marginais" no disponveis aos usurios; maior uso da coleo pelos usurios, incentivando uma ao mais ativa do bibliotecrio; a reduo da duplicidade de experimentos e de projetos de pesquisa, devido a um maior conhecimento dos usurios sobre as novidades de suas reas; ajuda na seleo e aquisio de material bibliogrfico em larga escala; etc. Os tpicos mais importantes, que devem ser considerados em SDI, so: construo de perfil, material de apoio, interao dos usurios, o intermedirio e a avaliao. O perfil do usurio pode ser melhor construdo, atravs de uma narrao escrita pelo mesmo, sobre seu trabalho, durante uma entrevista pessoal. Mas, quando isto no possvel, podem ser usados outros recursos, tais como: treinamento de editores de busca por seminrios, visando explicar os sistemas e as peculiaridades das bases de dados; publicao de manuais de orientao; confirmao, com os usurios, de que seus objetos de pesquisa foram precisados nos perfis traados; avaliao dos resultados dos perfis, mantendo a possibilidade de modificaes, acrscimos e/ou anulaes pelos usurios. Perfis lgicos provm do software para uma possvel recuperao da informao. A Lgica Booleana consiste de operaes algbricas utilizando E, OU e NO. Os operadores (E, OU e NO) podem ligar palavras-chaves conforme as necessidades.

15

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

A truncagem objetiva a recuperao de termos atravs da entrada de uma palavra-chave truncada, funcionalizando a recuperao de termos de mesmo radical, alm de muitos afixos procurados. A truncagem representada pelo asterisco (*). Peso o valor numrico do perfil. A lgica "IGNORE' tem o mesmo valor do peso negativo e evita a lgica Booleana NO e permite a recuperao de referncias que contenham o termo a ser ignorado. A lgica WITH utiliza terminais \\"on-line\\" e permite a recuperao de muitos termos em quantidades pr-definidas e mais quantos espaos se quiser. H alguns problemas em servios de SDI, tais como: a padronizao das bases de dados, a retroalimentao dos usurios, o custo, o fornecimento dos documentos aos usurios, os desenvolvimentos recentes e as tendncias futuras. Os Servios de SDI nos EUA ARS/CALS: ARS (Agricultural Research Service) ligado ao USDA (United States Department of Agriculture), utilizando as seguintes bases de dados: CT (Chemical titles), CACON (par e mpar), BIOSIS Breviews, COMPENDEX (Computerized Engineering Index), CAIN (AGRICOLA), GRA (Government Reports Announcements), WTA (World Textile Abstracts) e FSTA (Food Science and Technology Abstracts). Seu software oferece: Lgica Booleana, Truncagem, Peso e Elementos de Busca. O ARS/CALS (CALS = Current Awareness Literature Search - ligado DSAD = Data Systems Aplication Division) completamente dependente do usurio, que desenvolve e modifica seu prprio perfil. Vantagens: menores custos do sistema; melhor relacionamento entre o usurio e o sistema; maior educao do usurio; no h custos a relatar. O ARS/CALS no tem nenhuma capacidade de editorao. O servio parece til como apoio pesquisa e vlido como experincia educacional. GIDC - Georgia Information Dissemination Center (Centro de Disseminao da informao da Universidade da Georgia): comeou em 1968 financiado pela NSF (National Science Foundation), para criar um sistema computadorizado de recuperao da informao, durante 3 anos, com a prpria Universidade passando a fornecer as verbas aps este perodo. Software: OPIUM (On-line Profile Input and Uptade Management) - construtor de perfis; TEXTSRCH - principal programa de busca; Programa de SDI. Bases de dados: AGRICOLA, BIOSIS, CACON, COMPENDEX, ERDA (Energy Information Data Base), ERIC, GRA, Sociological Abstracts, NSA (Nuclear Science Abstracts), PA (Psychological Abstracts), INSPEC (Information Service in Physics, Eletrotechnology and Control), etc.

16

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Caractersticas: Lgica Booleana, Truncagem, Peso e Elementos de Busca. Perfis: construdos por especialistas ou administradores de bases de dados da Universidade da Georgia, com entrada de dados em terminais de CRT (Cathode Ray Tube). O mximo de termos por perfil 240. O nmero mximo de referncias output 10% de cada fita magntica e a listagem possui mais de 500 referncias. Custos: gratuito para todos da universidade: US$ 5.00 para usurios externos. IITRI/CSC: IITRI - Illinois Institute of Technology Research Institute CSC - Computer Search Center O CSC faz parte da seo de Cincias da Informao (IS - Information Science) do IITRI. O servio de SDI do IITRI oferecido on-line e em "batch mode". Software: PRILIB (Private Libraries). Sua caracterstica mais importante sua flexibilidade, permitindo expanso sem reprogramao extensiva. Caractersticas do software e das lgicas envolvidas: agregao dos termos de busca; lgica Booleana; truncagem; opes de sada das listagens; autor ou peso; opes de formato das listagens; opes de suporte de sada; sada reformatada; facilidade de biblioteca particular. Elementos de busca: palavras no ttulo, palavras-chaves, descritores, autores, nmeros de registro, frmulas moleculares, CODEN. Permite que cada usurio tenha 10 perfis com um mximo de 100 termos no total, feitos pelo prprio assinante, podendo serem modificados quantas vezes os usurios quiserem. O custo variado, ficando a escolha a cargo do usurio, conforme suas necessidades. ISI/ASCA: ISI (Institute for Scientific Information) ASCA (Automatic Subject Citation Alert) O ASCA um servio de SDI multidisciplinar e internacional, oferecido pelo ISI, em operao desde 1965. O software foi desenvolvido pelo prprio ISI e est disponvel para os que comprarem as fitas magnticas. Caractersticas do software: lgica Booleana, truncagem, "chinese menu" e elementos de busca. Outras bases de dados: SCI e SSCI. Perfis: construdos a partir de uma declarao do prprio usurio sobre seus interesses, com os nomes de 5 a 10 autores que publicaram os artigos mais importantes e de 5 a 10 artigos mais conhecidos e at 10 palavras-chaves significativas. Tambm apresenta variedade de custos, conforme os interesses dos usurios.

17

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

APNDICE 2: BOMBA DE TEMPO Pesquisa revela que dados em CD-ROM se perdem mais rpido do que se imaginava Depois do bug do milnio, o defeito estrutural que impede os computadores de reconhecer a virada do ano de 1999 para o 2000, outra ameaa est tirando o sono dos especialistas em informtica. Um nmero incalculvel de informaes armazenadas em CD-ROM pode desaparecer com o tempo. O pesadelo ganhou contornos graves depois que testes feitos pelo instituto americano National Media Lab mostraram que em apenas cinco anos um CDROM padro deixa de ser confivel. Por causa do desgaste do tempo, alguns dados contidos em CD-ROMs de 1993 deixaram de ser lidos em computadores comuns. No caso dos CDROMs regravveis, o resultado foi ainda pior. A qualidade comeou a cair depois de apenas dois anos de uso. O grande vitorioso no teste de durabilidade foram os arquivos em papel, que, guardados de forma apropriada, podem ser usados depois de 100 anos. Uma prova de durabilidade so os livros antigos, como as bblias impressas no sculo XV por Gutenberg com a ressalva de que, na poca, o papel era feito de fibras de tecido e no de celulose, como atualmente. Os testes do National Media Lab so tecnicamente corretos. Os produtos analisados pertencem ao arquivo nacional americano e estavam acondicionados em condies quase ideais, a uma temperatura estvel em 20 graus e umidade relativa do ar de 40%. Mesmo assim, os resultados devem ser tomados com cautela. "O CD-ROM continua sendo um arquivo extremamente confivel", diz Alfred Kramp, da produtora de CDs Microservice. "Qualquer pessoa que tenha em casa um CD sabe que depois de cinco anos ele continua tocando muito bem." O que os testes no arquivo americano demonstram que alguns dados contidos em CD-ROMs se perdem com o tempo. Isso no significa que o disco esteja inutilizado ou que as informaes perdidas no possam ser resgatadas. Um dos motivos desse desgaste, segundo a pesquisa, a falta de manuteno. Ao contrrio do que ocorre nos livros e jornais, nas fitas magnticas e discos pticos os sinais de desgaste s aparecem quando tarde demais. "A pesquisa um alerta a todos que trabalham com arquivos", diz Deanna Marcum, presidente do Conselho de Informao e Biblioteca do governo americano. "Ainda mais hoje, quando quase todos os arquivos esto em meio digital." Bomba-relgio - To espantosa quanto a fragilidade da mdia digital a rapidez com que essa tecnologia se torna obsoleta. Um dos alertas da pesquisa americana justamente para a quantidade de informaes que foram guardadas em disco e que hoje no podem mais ser lidas porque so incompatveis com os softwares atuais. A universidade americana Yale perdeu tempo e dinheiro transferindo 2000 livros de microfilmes para discos pticos. No meio do projeto, descobriu-se que a tecnologia que estava sendo usada tinha ficado obsoleta e o trabalho foi interrompido. " como uma bomba do tempo", diz Donald Waters, da federao das bibliotecas digitais americanas. "As pessoas s percebem que no podem mais acessar a informao quando o equipamento antigo j foi para a lata de lixo."

18

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

para evitar que esse tipo de sobressalto que grandes bibliotecas devem fazer constantes atualizaes de seus arquivos e ainda copi-los em servidores da internet. Ironicamente, alguns projetos no setor de informtica parecem uma volta ao passado. A empresa de software Coblestone criou um sistema chamado paperdisk que usa papel para imprimir cdigos de arquivos. O produto, anuncia a empresa, tem vida til de 100 anos e condies de resistir a calor, frio e choques magnticos. Exatamente como o velho papel. Memria frgil - Veja em quanto tempo comeam a se perder informaes guardadas em cada tipo de arquivo, segundo pesquisa do National Media Lab dos Estados Unidos: DURABILIDADE DAS MDIAS MICROFILMES 10 ANOS CD-ROM 5 ANOS FITAS VHS 2 ANOS

APNDICE 3: REVISTA VEJA ERROU SOBRE DURABILIDADE DAS MDIAS A Revista Veja, na edio n 1534, de 18 de fevereiro de 1998, publicou na pgina 61 reportagem com o ttulo "Bomba de tempo". O subttulo no foi menos explosivo: "Pesquisa que dados em CD-ROM se perdem mais rpido do que se imaginava". Nas duas semanas que se seguiram publicao daquela Veja, literalmente no fiz outra coisa seno atender telefonemas de todo o Brasil. Eram de usurios, usurios em potencial e fornecedores assustados com a "Bomba de tempo". Projetos foram cancelados ou adiados. Soubemos que um Tribunal de Contas estadual suspendeu uma concorrncia. Empresas de digitalizao tiveram suspensas propostas em andamento. Enfim, a matria da Veja foi realmente uma "Bomba" e sua exploso causou estragos srios e fez muitos feridos. O texto, no assinado, est repleto de erros. S para mencionar um nico, fala em CD-ROM regravvel. Ou seja, confunde ainda mais um mercado que est carente de informaes precisas e termos definidos. Mas esse foi o pecado menor do texto de uma pgina e cinco ilustraes. O grande estrago causado pelo bombardeio da Veja foi afirmar que fitas VHS, CD-ROM e MICROFILMES "comeam a perder informaes" depois de dois, cinco e 10 anos, respectivamente. Foi isso que explodiu nas mesas de profissionais e responsveis em todo o Brasil, pelo manuseio de informaes em mdias tais como as pticas. Justo no momento em que o Brasil est crescendo cerca de 70% ao ano no mercado de Gerenciamento Eletrnico de Documentos (GED). O pior de tudo, e realmente desastroso, que a Veja em toda a reportagem fundamenta-se em testes conduzidos pelo famosssimo National Media Laboratory (NML). Trata-se de uma importante organizao dos EUA, que presta servios para o governo americano sobre preservao de arquivos e mdias. Veja menciona o NML trs vezes.
19

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Matria da Veja foi copiada To logo li a matria, que estragou tambm o meu domingo de 15 de fevereiro, acionei o escritrio do CENADEM nos Estados Unidos para levantar tudo a respeito do assunto. O resultado foi simplesmente assustador. Mas deu para desarmar a incrvel "Bomba de tempo". O que descobri em menos de 72 horas de pesquisas nos EUA foi incrvel. A reportagem da Veja foi uma traduo, alis bastante distorcida, de uma reportagem publicada pela revista americana U. S. News & World Report (U. S. N&WR), de 16 de fevereiro de 1998. Esta reportagem do U.S. N&WR assinada por Laura Tangley recebeu o espalhafatoso ttulo "Opa, l se vai outro CD-ROM". O U. S. N&WR tambm uma revista semanal. Claro, acredito que Veja mantenha acordos com tais publicaes o que absolutamente normal. Tambm houve as "nacionalizaes" de matrias. Veja falou da Bblia, em vez de discorrer sobre a Declarao de Independncia dos EUA. At a tudo dentro dos parmetros editoriais internacionais. Veja at mencionou frase de um funcionrio da Microservice. Neste momento comeou o enorme erro. Em vez de ir buscar depoimento do cientista Alfred Kramp, da Microservice, nossos competentes amigos, melhor teria sido checar informaes junto ao prprio National Media Laboratory. Foi o que fez o escritrio do CENADEM nos EUA, que contatou o Dr. John W. C. VanBogart que o "Data Preservation Scientist" do todo poderoso National Media Laboratory, com sede em Saint Paul, MN, EUA. Em vez de bomba, carta demolidora Atencioso, o Dr. VanBogart enviou para o escritrio do CENADEM nos EUA cpia da carta que enviou para a revista U.S. N&WR, no dia 19 de fevereiro de 1998, ou seja, trs dias aps a data de capa da mencionada publicao. Ele enviou cpias da sua carta para vrias outras pessoas, inclusive algumas mencionadas na reportagem da U. S. N&WR e tambm mencionadas por Veja. Carta do NML para a U. S. N&WR Transcrevo a seguir, e na ntegra, a carta que o Dr. VanBogart enviou para a mencionada revista, com a devida autorizao do autor: "Senhoras e Senhores: Fiquei extremamente perturbado quando li, no exemplar de 16 de fevereiro de 1998 da U. S. News e World Report, o artigo entitulado "Opa, l se vai outro CD-ROM". Nele, so feitas declaraes totalmente incorretas, atribudas ao "National Media Laboratory". apresentado, tambm, um grfico seriamente distorcido das descobertas da pesquisa do NML. Esse artigo afeta negativamente a credibilidade do National Media Laboratory (NML), do Council on Library and Information Resources (CLIR) e da U. S. News and World Report (U.S.N&WR).

20

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

O artigo declara que 'testes feitos pelo National Media Laboratory mostram que as fitas VHS de primeira linha, armazenadas em temperatura ambiente, mantm fielmente os dados por somente uma dcada'. uma declarao completamente falsa. Dizer que os 'CD-ROM de mdia qualidade se tornam falveis ... de cinco anos' um absurdo. As publicaes do NML confirmam valores bem mais altos para a expectativa de vida de fitas magnticas e CD-ROM do que os defendidos pelo artigo da USN&WR. O grfico da U. S. News and World Report, uma interpretao daquele feito pelo NML, est errado e enganoso, especificamente por que: O grfico original do NML, parte de uma srie de grficos, foi projetado para o uso conjunto com programas de reteno de dados do governo - julgam-se os meios de armazenamento de informaes por sua capacidade de guard-las por perodos distintos. O grfico da U. S. N&WR apresenta a vida til das mdias dentro de uma srie contnua. O do NML mostra que a mdia CD-ROM de primeira qualidade seria apropriada para guardar informaes por 50 anos, mas no cem anos. Lido corretamente, indica que a expectativa de vida desse veculo se encontra entre 50 e 100 anos. O grfico da U.S.N&WR distorce a informao e apresenta, para o CDROM, UMA EXPECTATIVA DE VIDA DE 50 ANOS. Julgar se uma classe de mdias para armazenamento de dados apropriada para um programa especfico de reteno de dados diferente de determinar um valor para a expectativa de vida da mesma classe de produtos. No grfico do NML, para determinados perodos de armazenamento, consideram-se aceitveis todos os principais fornecedores, para guardar confiavelmente as informaes, usando-se a expectativa de vida da mdia de mais baixa qualidade como padro do grupo. Para perodos de armazenamento mais longos, consideram-se aceitveis somente as mdias acima da mdia, usando-se a expectativa de vida mdia como padro do grupo. O grfico da U.S.N&WR distorce sem motivo as informaes relacionadas aos veculos de baixssima qualidade, atribuindo-as a 'todas as principais marcas'. O grfico da U.S.N&WR, segundo sua legenda, informa sobre 'a expectativa de vida de alguns veculos usados para armazenar documentos governamentais e outras informaes...' Os nmeros ridiculamente baixos do grfico, somados a essa declarao, deixam no leitor a impresso de que os documentos do governo norteamericano no esto sendo guardados corretamente e que as informaes importantes esto sujeitas a serem perdidas. E d-se como fonte dessa informao o National Media Laboratory. O grfico do NML discute a longevidade de vrios tipos de mdias sem referncia especfica a nenhum rgo governamental, empresa ou profisso. O grfico da U.S.N&WR mostra tipos de veculos, como o 'rolo de fita magntica de meia polegada', que fazem parte do grfico do NML.

A informao distorcida por esse artigo foi obtida da pgina do NML na Internet (Erro! Indicador no definido.). O NML incumbe-se principalmente de fornecer ao governo dos Estados Unidos as melhores solues comerciais disponveis para a coleta, utilizao, disseminao e o arquivamento de dados.

21

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

Entretanto, a informao que beneficia o governo pode tambm ajudar a indstria e as instituies educacionais. Por esse motivo, as publicaes e outras pesquisas do NML so distribudas gratuitamente pela Internet. Os direitos de uso da pgina do NML na Rede determinam que, quando usadas suas pesquisas: - O NML deve ser informado de cada passo; - No devero ser mudados o contedo ou a apresentao do arquivo original. Uma semana antes da publicao, quando informado de que a U.S.N&WR publicaria um artigo usando suas fontes, o NML fez alguns pedidos simples: - Que o grfico de expectativa de vida fosse usado na totalidade, sem alteraes; - Se fossem feitas modificaes, o NML no poderia ser citado como fonte da informao. O NML pressups ser fcil para um leigo distorcer as informaes sobre expectativa de vida. Os pedidos acima no foram atendidos e a U.S.N&WR foi publicada com um grfico de expectativa de vida representando uma distoro flagrante do original do NML. A U.S.N&WR responsvel pela difuso de informaes falsas referentes longevidade do armazenamento de informao nos meios de comunicao. A informao publicada na U.S.N&WR no se originou do National Media Laboratory e estamos revoltados por nos apontarem como fonte. O NML foi colocado em uma situao constrangedora e perdeu credibilidade. A U. S. News and World Report deve aos leitores e ao National Media Laboratory um pedido sincero de desculpas". O caso dos microfilmes Nem o texto do artigo da U.S.N&WR e tampouco o da Veja menciona o microfilme. Este s aparece na ilustrao da Veja e no grfico publicado pela revista americana. Um dos grficos do NML mostra que o microfilme de qualidade arquivstica (sais de prata), armazenado a 20 C e umidade relativa de 40%, pode durar 200 anos. Armazenado a 10 C e 25% de U.R. pode chegar a 500 anos. Em ambos os casos, se for dos principais fornecedores. Grficos esto desatualizados Todos os grficos aqui mencionados foram desenvolvidos no NML pelo Dr. VanBogart em 1995 e atualizados pela ltima vez em janeiro de 1996. Sobre o assunto, ele escreveu para o escritrio do CENADEM nos EUA no dia 20 de fevereiro: "ns consideramos que esses grficos esto desatualizados e esto em um processo de atualizao". Segundo um relatrio da OSTA - Optical Storage Technology Association, EUA, de acordo com as condies de armazenamento, O CD-R, por exemplo, pode durar mais de 200 anos. (APAS)

22

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

APNDICE 4: O FUTURO DA DOCUMENTAO DIGITAL EM DEBATE Encontro em Nova York mostra que gerenciamento de arquivos eletrnicos essencial para a nova economia Aconteceu este ms, em Nova York, a AIIM 2000 , o maior encontro mundial sobre gerenciamento da imagem, que rene anualmente, nos Estados Unidos, as principais empresas que atuam neste segmento. O setor de imaging - como chamado pelos ntimos movimentou, em 1999, US$ 17,5 bilhes, segundo dados da AIIM International (Association for Information and Image Management). No Brasil, estima-se que os negcios j estejam ultrapassando a casa do bilho de dlares: o Cenadem (Centro Nacional para o Desenvolvimento do Gerenciamento da Informao ) prev que, ao longo do prximo ano, ele crescer quase 100% no pas. A AIIM 2000 foi, certamente, uma das mais inovadoras dos ltimos anos, refletindo as mudanas que vm ocorrendo no mercado - um dos mais dinmicos da nova economia. O desenvolvimento da indstria da imagem vem sendo acelerado pelas tecnologias de Gerenciamento Eletrnico de Documentos, ou GED. Para que vocs tenham uma idia da importncia da coisa, o GED consiste na converso de documentos em formato fsico para o meio digital, ou seja: a substituio daquelas pastas abarrotadas de papel, suspensas dentro daqueles famosos e pesados arquivos de ao, por uns poucos CDs. Acesso a documentos se torna mais dinmico Mas os benefcios do gerenciamento eletrnico no ficam apenas na economia de espao. Numa pasta suspensa, os documentos ficam guardados (ou, como chamamos tecnicamente, indexados) por um nico ndice: nome, nmero de matrcula, cdigo ou data, e assim por diante. No mundo digital, em contrapartida, no existem limites, uma vez que a cada documento podem ser atribudos mltiplos ndices. O que isto significa? Significa, por exemplo, que, na hora de procurar o comprovante de pagamento de um fornecedor, que ningum sabe direito em que ms foi feito, voc, ao invs de passar horas aspirando toda aquela poeira que normalmente acondiciona os movimentos contbeis passados das empresas, simplesmente digita o nome do fornecedor e navega pela lista de pagamentos apresentada, em alguns segundos, no resultado da pesquisa. Ao selecionar o comprovante desejado, eis que o documento aparece na tela, igualzinho ao original. A, se for o caso, basta imprimi-lo. O fim das filas e dos arquivos perdidos Gostou? Ainda tem mais. Quantas pessoas conseguem fazer, ao mesmo tempo, pesquisas ou levantamentos de dados utilizando os arquivos em pastas suspensas? Pois : apenas uma. Portanto, aguarde a sua vez - e tora para que os outros devolvam os documentos intactos, na ordem original e no local correto...

23

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Noes Bsicas de Arquivologia por Jorge Jos Santos Gesteira

E se voc j estivesse no mundo digital? Ah, nesse caso, os documentos poderiam estar na sua rede local, poderiam ser consultados por quem quer que estivesse precisando consultlos e, claro, nunca sairiam da ordem. O resto voc imagina... Internet, de novo, o destaque A Internet, como aconteceu em outras feiras recentes, foi a estrela das novas tendncias do setor de imaging mostradas na AIIM 2000. O evento mostrou que a integrao das tecnologias irreversvel, mesmo porque o GED tem papel de crescente importncia na nova economia. Tornou-se tambm uma realidade a absoro da tecnologias de gerenciamento da imagem por produtos de empresas de outros setores, como as de softwares de ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais). Segundo os especialistas, a implementao de projetos envolvendo tecnologias de documentao tem migrado de uma motivao no plano ttico (economia de custos, eficincia) para o plano estratgico (aumento do valor, e satisfao do cliente). Nesta perspectiva, a AIIM 2000 consolidou a conceituao do Gerenciamento de Conhecimento (Knowledge Management - KM). Boa parte das palestras foi dedicada ao tema, que tem na estrutura de Internet/Intranet/Extranet os mecanismos para o alcance de seus objetivos, pois permite aos diversos pblicos o acesso, o compartilhamento e a gerao de informaes. Como afirmou James Watson, presidente da Doculabs, grande empresa de consultoria da rea, o importante ao discutir a tecnologia no perder o foco no problema do negcio.

BIBLIOGRAFIA GERAL FRANCO, Celina do Amaral Peixoto Moreira. Os arquivos nacionais e a legislao. JARDIM, Jos Maria. Do pr-arquivo gesto de documentos. NEWTON, Virginia. Administracin de documentos. Instrumentos de trabajo. 10 p. SCHELLENBERG, T. R. Manual de arquivos: Evoluo dos sistemas americanos de arquivamento. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1959. SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos; princpios e tcnicas - Controle de produo de documentos. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1974. HORN, Guilherme. O futuro da documentao digital em debate. Artigo de jornal. O Globo, caderno Informtica etc. 24/04/2000. p. 17. VEJA, Revista. Bomba de tempo. Artigo. Seo: Tecnologia. 18/02/1998. p. 61. MUNDO DA IMAGEM, Peridico. Revista Veja errou sobre durabilidade das mdias. Artigo. Seo: Brasil. Cenadem.

24

You might also like