You are on page 1of 3

Caldeira de recuperao: a caldeira com um forno de tipo especial para queimar a lixvia preta concentrada, obtida aps o cozimento

o nos processos que permitem tal operao. Trs fatores importantes acontecem na caldeira de recuperao: a gua restante na lixvia evaporada, o material slido decomposto em carbono, sais inorgnicos e gases volteis, que so queimados, e o carbono queimado na presena do ar. No processo sulfato por exemplo, a maior parte da soda na lixvia convertida em carbonato de sdio, por causa do excesso de dixido de carbono, presente durante a queima. A lixvia extrada do forno da caldeira denominada lixvia verde. Como sub-produto da queima , gera-se vapor na caldeira, que aproveitado no processo. Existem vrios fornos rudimentares, onde se procura, reduzindo o investimento da instalao recuperar os produtos qumicos economicamente, sem aproveitamento do vapor. Os gases que saem da caldeira arrastam partculas slidas que so captadas nos venturis ou nos precipitadores eletrostticos. (Ver sistema de recuperao). Segundo Svante Arrhenius, uma base (tambm chamada de lcali) qualquer substncia que libera nica e exclusivamente o nion OH (ons hidroxila ou oxidrila) em soluo aquosa. Solues com estas propriedades dizem-se bsicas ou alcalinas.

A funo do sistema de recuperao no consiste, unicamente, em recuperar produtos qumicos, com um mnimo de perda , mas tambm consiste em : Produzir vapor para diversas operaes, tais como cozimento e secagem, reduzindo os custos com energia eltrica; Produzir um licor de cozimento com composio adequada a sua reutilizao; Eliminar parte dos efluentes com potencial poluidor; Neste setor feito a recuperao do licor que usado no cozimento e na lavagem da polpa celulsica . Descrio do processo Todo licor preto proveniente da lavagem da polpa, com porcentagem de slidos em torno de 15 %, encaminhado para um tanque de estocagem denominado Tq. de licor 15 %. Nota: o Licor recebido da lavagem apresenta teor de slidos em torno de 12 a 13 % para que atinja o padro de 15 a 16% de slidos exigido pelo processo de evaporao, necessrio que seja adicionado uma certa quantidade de licor 45%. Do tq. de licor 15% bombeado para o sistema de evaporao que contm 04 efeitos (evaporadores), chamado de multi efeito. O licor ao sair do sistema de evaporao apresentar uma porcentagem de slidos em torno de 40 a 45%. O licor do Tq. de 45 % ser bombeado para o ciclone, que um concentrador de contato direto com os gases da fornalha de + / - 62 % de slidos . Do ciclone o licor transferido para o tanque de mistura, onde recebe sulfato de sdio ( para repor as perdas de produtos qumicos ). Do tanque de mistura, o licor bombeado para o maarico da lixvia, onde o mesmo pulveriza a mistura do licor nas paredes laterais e traseiras da fornalha atravs de um bocal oscilante. O licor atinge as paredes da fornalha e parcialmente desidratado pelo calor emanado da camada carbonizante da mesma.

Nota: O licor alimentado na caldeira composto de duas partes, uma orgnica e outra inorgnica, onde a parte orgnica formada pelos componentes da madeira que esto dissolvidos no licor e a parte inorgnica pelas substncias qumicas residuais do licor de cozimento. O calor de combusto ser fornecido pela queima da parte orgnica do licor, isso com constante injeo de ar para manter uma atmosfera apropriada para a queima. Com a alta temperatura existente na fornalha, a parte inorgnica se fundir e escorrer atravs da camada inclinada da fornalha at a bica de fundio, indo cair no tanque dissolvedor, produto esse denominado de SMELT, ou seja, fundido que se obtm com a queima de lixvia preta concentrada. No tanque dissolvedor ser adicionado ao Smelt, licor branco fraco (alcalina), tornandose o LICOR VERDE. Aps a obteno do licor verde no tanque de dissoluo, o mesmo transferido para um tanque de estocagem, e deste bombeado para o apagador, onde feita a adio da cal. Dosa-se cal devido a necessidade das reaes abaixo: CaO + H2O Ca(OH)2 + Na2CO3 (licor verde) Ca(OH)2 2NaOH (licor branco forte) + CaCO3 (lama de cal)

A temperatura do apagador controlada em torno de 100 C (temperatura onde o licor verde reage melhor com a cal). A dosagem no apagador regulada de acordo com a eficincia, que no nosso caso deve ficar em torno de 75%. Se a eficincia for baixa, aumenta-se a dosagem da cal e vice e versa. O Alcali Total do licor verde fornecido pela caldeira de recuperao em torno de 140 g/l. O licor e a lama obtidos no apagador so transferidos para o reator, onde sua temperatura mantida em torno de 80 C por 90 minutos (tempo necessrio para reao). Nota: No nosso caso o reator dividido em 3 partes para haver uma perfeita reao. Do reator, a mistura de licor e lama transferida para o clarificador. Neste processo a lama de cal decanta separando-se do licor branco forte. No clarificador de licor branco forte, o operador acompanha a consistncia da lama e atravs desta, regula os intervalos de descarga. Portanto, consistncia alta da lama, intervalos de descargas menores e vice versa. Do clarificador de licor branco forte, a lama transferida para o lavador de lama, que consiste num tanque onde a lama misturada com gua. Deste tanque, a lama transferida para o clarificador de licor branco fraco. O sistema de separao neste clarificador idntico ao anterior. O licor branco fraco transborda para o tanque de estocagem, sendo utilizado na diluio do SMELT e preparao de soda para reposio.

A lama transferida para o tanque de estocagem de lama. Aps enviada para o filtro de lama onde ser engrossada (retirando o excesso de gua), onde a gua retorna para o processo e a lama de cal armazenada em Local apropriado para este resduo. Quando h parada na recuperao ou mesmo em operao normal, existe a necessidade de repor a soda que foi consumida ou perdida no cozimento ou lavagem da polpa. A preparao feita diluindo-se soda custica lquida e licor branco fraco (alcalina), com adio de enxofre para a correo da sulfidez, introduzindo vapor para aquecimento e aps +/- 20 minutos de agitao, a carga est pronta para ser enviada novamente ao processo. Nota : Durante o processo de iniciao (acendimento) da Caldeira, utiliza-se um leo, este chamado de B.P.F (baixo ponto de fluidez). Este leo tambm utilizado durante a queima de lixvia, de acordo com o tamanho dos bicos utilizados, como auxiliar na queima. Dados tcnicos da Caldeira de Recuperao : Caldeira Gotaverken Capacidade nominal de trabalho 140 t/d slidos e secos.

You might also like