You are on page 1of 8

Interiorizao da Amrica Portuguesa

Povoamento litorneo No fim do sculo XVI, a populao colonial espalhava-se de forma descontnua pela extenso da costa brasileira. Ao escrever, em 1627, o primeiro compndio da Histria do Brasil, frei Vicente do Salvador lamentou que a colonizao portuguesa no penetrasse em direo ao interior do territrio arranhando as costas como caranguejos. Vivendo prximos os portos de embarque dos navios, parece que exploravam a terra com os olhos voltados para Portugal: por mais arraigados que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem a levar a Portugal(Frei Vicente do Salvador).

Interiorizao do povoamento litorneo A partir de meados do sculo XVII, entretanto, a ocupao territorial ganhou fora em direo ao interior e ao litoral norte (dos atuais, Rio Grande do Norte at Amap). Isso pode ser observado nos dois mapas seguintes, referentes ocupao do territrio nos sculos XVII e XVIII.

Avano para o norte e nordeste Lutando contra grupos estrangeiros e grupos indgenas que resistiam ocupao, as foras expedicionrias foram erguendo fortificaes no litoral, que deram origem a importantes cidades, tais como: a) Feilipia de Nossa Senhora das Neves (1584): atual cidade de Joo Pessoa, capital da Paraba. b) Forte dos Reis Magos (1597): atual cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. c) Fortaleza de So Paulo (1613): atual cidade de Fortaleza, capital do Cear. d) Forte do Prespio (1616): atual cidade de Belm, capital do Par.

Avano para o oeste sudeste Na segunda metade do sculo XVIII, a administrao colonial passou a direcionar as expedies militares serto adentro. Seu objetivo era fazer o Tiet uma linha estratgica que possibilitasse a ocupao

mais efetiva do oeste e do sudoeste e, ao mesmo tempo, contivesse os eventuais avanos espanhis. De modo geral essas expedies no respeitaram o Tratado de Tordesilhas, que estabelecia os limites das possesses portuguesas e espanholas.

Bandeiras Desde o incio da colonizao , por volta de 1530, o governo portugus organizou tambm outro tipo de expedio oficial, no militar: aquelas realizadas por colonos portugueses e outros recursos de interesse econmico. Foram chamadas entradas. A partir do sculo XVII, alm das entradas, foram organizadas expedies patrocinadas apenas por particulares, chamadas bandeiras. A maioria das bandeiras partiu da vila de So Paulo em direo ao interior do territrio. A p, a cavalo ou em canoas os bandeirantes entravam pelo serto em busca de indgenas, escravos fugitivos e riquezas. Tipos de bandeirismo. Houve trs tipos de bandeirismo: a) Apresamento dedicava-se captura de indgenas para vend-los como escravos; b) Prospeco dedicava-se procura de metais preciosos; c) Sertanismo de contrato dedicava-se ao combate de rebelies indgenas e captura de escravos negros fugitivos, prestando servios classe dominante da colnia.

As bandeiras de apresamento partiam em sua maioria de So Paulo assim como as de prospeco. Por isso, So Paulo ficou conhecida tambm como a a terra dos bandeirantes. A concentrao do bandeirismo nessa regio est ligada ao declnio do negcio aucareiro, quando parte de populao pobre da vila de So Vicente dirigiu-se para So Paulo, fugindo da misria, como alternativa para a melhora de vida a caa de indgenas tornou-se ocupao comum na vila de So Paulo. Os indgenas eram conhecidos como negros da terra, eles eram capturados para trabalhar nas lavouras de trigo de So Paulo que abasteciam as vilas litorneas e como ndios de carga, chegando a carregar at 30 kg no caminho de So Paulo para o litoral. Na segunda metade do sculo XVII, como a caa aos indgenas j no era to lucrativa, empreendeu-se tambm na colnia o bandeirismo de prospeco. Devido invaso holandesa o governo portugus sofreu forte crise financeira e estimulava o bandeirismo de prospeco por meio de promessas de ttulos e honrarias, e at

perdo de eventuais crimes cometidos. No incio do sculo XVII em regies das atuais cidades de So Paulo, Curitiba e Paranagu foram encontradas pequenas jazidas de ouro que motivou um aumento da prospeco aps esse perodo. As bandeiras de sertanismo de contrato partiam, em geral de Salvador, Recife e Olinda. Elas foram empreendidas principalmente aps a expulso dos holandeses do Brasil, enquanto o trfico negreiro foi reorganizado e a escravizao indgena perdeu fora. A partir desse momento, diversas autoridades governamentais, senhores de engenho e grandes pecuaristas passaram a contratar os servios dos bandeirantes como seu brao armado para reprimir rebelies indgenas, capturar escravos fugitivos ou para destruio de quilombos. Dessa forma os bandeirantes foram responsveis pelo massacres de milhes de indgenas e o despovoamento de amplas reas posteriormente utilizada para criao de gado.

Misses Jesutas

Os jesutas so sacerdotes pertencentes Ordem da Companhia de Jesus ou Ordem Jesutica, fundada por Incio de Loyola, em 1543. Desde a chegada ao Brasil, em 1549, os jesutas dedicaram-se catequizao dos indgenas, combatendo costumes e tradies que entrassem em conflito com o cristianismo, como a poligamia, nudez, a crena nos rituais dos pajs e a antropofagia, praticada por alguns grupos indgenas. Para realizar a tarefa de catequizao, os jesutas obtiveram dos governantes a concesso de sesmarias (lotes de terra), onde foram construdos aldeamentos ou misses que reuniam os indgenas. medida que os grupos indgenas se afastavam do litoral, fugindo das invases de suas terras os jesutas os seguiam para o interior do territrio, fundando entre os sculos XVII e XVIII, aldeamentos na Amaznia e em reas que correspondem ao sul e ao sudeste do Brasil. Nos aldeamentos, ocorria a aculturao dos indgenas: ali, eles aprendiam a lngua portuguesa, a doutrina catlica, alguns ofcios e os costumes da cultura europia. Alm disso, nas misses do norte da colnia, os jesutas faziam com que eles trabalhassem na extrao das drogas do serto como (guaran, pimenta, castanha, baunilha, plantas aromticas e medicinais) cuja venda proporcionava bons lucros ao padres da Companhia de Jesus. Por tudo isso as misses tornaram-se alvo predileto das bandeiras de apresamento, pois l os bandeirantes encontravam o ndio ladino (aculturado) de maior valor comercial e nenhuma resistncia blica.

Tapuia (Eckhout, Albert.1643) Pecuria

Tupi

A pecuria desempenhou importante papel na economia colonial. Alm de abastecer a populao (carne e couro), os animais serviam como fora motriz e meio de transporte. Pretendendo incentivar a lucrativa produo aucareira a administrao portuguesa chegou a proibir em 1701 a criao de gado em uma faixa de 80 quilmetros da costa. Os pecuaristas foram ento obrigados a instalar suas fazendas de gado no interior, em reas que no eram apropriadas a agricultura exportadora. A grande distncia entre as fazendas de gado e o mercado consumidor criaram as estradas de tropeiros que transportavam o gado e conseqentemente ao longo dessas estradas surgiram pequenas vilas que prestavam servios aos tropeiros, contribuindo de maneira mais eficiente para a colonizao do interior do que as bandeiras e as misses jesuticas. No nordeste a pecuria avanou em direo ao serto seguindo o curso dos rios, sua finalidade era fornecer carne populao local, bois para mover as moendas dos engenhos e para transportar ouro e outras mercadorias. O declnio da criao pecuria no nordeste est ligado a concorrncia

da criao de gado em Minas Gerais, que passou a abastecer as zonas mineradoras, somando tambm as secas de 1791 e 1793. A pecuria sulina foi a atividade comercial mais importante da regio sul do pas, no incio sua finalidade era a produo de couro, e boa parte da carne era desperdiada por no haver mercado consumidor suficiente, por volta de 1780 surgiu a indstria de charque (carneseca), que abriu novas possibilidades ao comrcio da carne. Alm da criao bovina tambm foi desenvolvida a criao de cavalos e mulas muito exportadas para a regio de Minas Gerais.

Tratados e fronteiras A interiorizao do territrio brasileiro por meio da ao dos bandeirantes, jesutas e pecuaristas no respeitou o tratado de Tordesilhas, e por sua vez os espanhis tambm descumpriram esse tratado ocupando colnias portuguesas no oriente, portanto era necessrio renegociar e fixar as novas fronteiras coloniais na Amrica. A partir do sculo XVIII, os dois pases ibricos alm da Frana assinaram diversos tratados fronteirios.

a) Tratados de Utrecht (1713 e 1715): o primeiro, tratado entre Portugal e Frana, estabelecia que o rio Oiapoque, no extremo norte da colnia, seria o limite de fronteira entre Brasil e a Guiana Francesa. O segundo, tratado entre Portugal e Espanha procurava resolver as divergncias em torno da colnia de Sacramento, fundada por portugueses e dominada pela Espanha. O tratado estabelecia que a colnia voltasse para o controle portugus. b) Tratado de Madri (1750): estabelecia que cada um dos pases (Portugal e Espanha) controlaria as colnias que se encontravam em seu territrio, sendo assim Sacramento seria dos espanhis e Sete Povos das Misses dos portugueses, porm o tratado no foi cumprido devido a resistncia indgena e jesutica em Sete Povos das Misses, sendo assim Portugal no entregou Sacramento para a Espanha. c) Tratado de Santo Ildefonso (1777): assinado por Portugal e Espanha, estabelecia o controle espanhol sobre Sacramento e Sete Povos das Misses, mas devolveriam aos portugueses terras que haviam sido ocupadas no atual Rio Grande do Sul. O tratado foi considerado desvantajoso para os portugueses e no foi cumprido. d) Tratado de Badajs (1801): estabeleceu finalmente, que a regio dos Sete Povos das Misses ficaria com os portugueses e a Colnia

de Sacramento com os espanhis. Depois de muitas lutas, confirmavam-se as fronteiras que, basicamente, tinham sido definidas pelo Tratado de Madri.

O Brasil antes e depois da interiorizao.

You might also like