You are on page 1of 29

CURSO PARA COMPONENTES DA CIPA

GESTO 2009/2010

SUMRIO
I - NR 05 COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES ................. II NOES SOBRE LEGISLAO PREVIDNCIARIA .......................................... III NR 06 EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL .............................. IV INVESTIGAO DE ACIDENTES ......................................................................... V NOES DE HIGIENE OCUPACIONAL ................................................................ VI SIDA ................................................ ......................................................................... 03 07 10 14 18 21

MODULO I
NR 05 (COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES)
O que CIPA?
uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes formada por funcionrios da empresa, composta por representantes do empregador e dos empregados, cujo objetivo principal a preveno de acidentes no trabalho. Conforme Portaria 3.,214 de 08 de junho de 1978, todas as empresas privadas e pblicas so obrigadas a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPA. Surgiu como uma recomendao da O.I.T. em 1921 e transformou-se em determinao legal no Brasil em 1944 .

Objetivo
Prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a presena da vida e a promoo da sade do trabalhador.

Da Constituio
Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento, as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados. As disposies contidas nesta NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e s entidades que lhes tomem servios, observadas as disposies estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econmicos especficos. A empresa que possuir em um mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos, dever garantir a integrao das CIPA e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as polticas de segurana e sade no trabalho; As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecero, atravs de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integrao com objetivo de promover o desenvolvimento de aes de preveno de acidentes e doenas decorrentes do ambiente e instalaes de uso coletivo, podendo contar com a participao da administrao do mesmo.

Organizao
Composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I dessa NR; Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero por eles designados; Os representantes dos empregados, titulares e suplentes sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. O nmero de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observar o dimensionamento previsto no Quadro I.

Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotado mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva; O mandato ter a durao de um ano, permitida uma reeleio; vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato; Sero garantidas aos membros da CIPA condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, ressalvado o disposto nos 1 e 2 doa art. 469 da CLT; O empregador dever garantir que seus indicados tenham a representao necessria para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA; O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o Vice-Presidente; Os membros da CIPA, eleitos e designados sero empossados no 1 dia til aps o trmino do mandato anterior; Ser indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretrio e seu substituto, entre os componentes ou no da comisso, sendo neste caso necessrio a concordncia do empregador; Empossados os membros da CIPA, a empresa dever protocolizar, em at 10 dias, na unidade centralizada do Ministrio do Trabalho, cpias das Atas de Eleio e de Posse e o calendrio anual das reunies ordinrias; Protocolizada, a CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzidos, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.

Misso do Cipeiro
Identificar os riscos do processo de trabalho; Elaborar o Mapa de Risco, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT; Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; Solicitar medidas para reduzir e at eliminar os riscos existentes e ou neutralizar os mesmos; Discutir os acidentes (quando houver) ocorridos e solicitar medidas que previnam acidentes; Observar e relatar as condies inseguras no ambiente de trabalho; Solicitar medidas para reduzir e at eliminar os riscos existentes e ou neutralizar os mesmos; Discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas que previnam acidentes; Orientar os demais trabalhadores quanto preveno de acidentes;

Cabe ao Empregador
Proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constante do plano de trabalho;

Cabe aos Empregados


Participar da eleio de seus representantes; Colaborar com a gesto da CIPA; Indicar a CIPA, ao SESMT e ao empregador situaes de riscos e apresentar sugestes para melhorias das condies de trabalho; Observar e aplicar ao ambiente de trabalho as recomendaes quanto preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho.

Atribuies do Presidente
Convocar os membros para as reunies; Coordenar as reunies; Encaminhar ao empregador e ao SESMT, cpia das atas de reunio e as decises da comisso; Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; Coordenar e supervisionar as atividades do secretrio; Delegar atribuies ao Vice-Presidente; Encaminhar as reivindicaes da CIPA s reas responsveis.

Atribuies do Vice-Presidente
Executar as atribuies que lhe forem delegadas pelo Presidente; Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos afastamentos temporrios.

Atribuies do Presidente e Vice-Presidente


Cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados;

Delegar atribuies aos membros da CIPA;


Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT; Divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores da empresa; Encaminhar os pedidos de reconsiderao das decises da CIPA; Constituir a Comisso Eleitoral.

Atribuies do Secretrio
Acompanhar as reunies da CIPA, e redigir as atas apresentando-as para aprovao e assinatura dos membros presentes; Preparar as correspondncias; Executar as atribuies que lhe forem atribudas; Enviar cpias da Ata para os demais membros e ao SESMT.

Funcionamento
A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido; As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado; As reunies da CIPA tero atas assinadas pelos presentes; 5

As reunies extraordinrias devero ser realizadas quando necessria. As decises da CIPA sero preferencialmente por consenso; No havendo consenso, ser atravs de votao, registrando-se a ocorrncia na ata de reunio .

Consideraes
O membro titular perder o mandato, sendo substitudo pelo suplente, quando faltar a mais de 4 reunies ordinrias sem justificativa; No caso de afastamento definitivo do Presidente, o empregador indicar o substituto, em 2 dias teis, preferencialmente entre seus membros; No caso de afastamento definitivo do Vice-Presidente, os membros titulares da representao dos empregados escolhero o substituto, entre seus titulares, em 2 dias teis.

Processo Eleitoral
Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados da CIPA, at 60 dias antes do trmino do mandato em curso; O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, com no mnimo 55 dias do incio do pleito, a Comisso Eleitoral - C.E., que ser a responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral; Publicao e divulgao de Edital, em local de fcil acesso e visualizao, no prazo mnimo de 45 dias antes do trmino do mandato em curso; Inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de 15 dias; Liberdade de inscrio para todos os empregados da empresa, com fornecimento de comprovante; Garantia de emprego para todos os empregados da empresa at a eleio; Realizar da eleio no prazo mnimo de 30 dias antes do trmino do mandato; Realizar eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios dos turnos; Voto secreto; Apurao dos votos, em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representantes do empregador e dos empregados, em nmero a ser definido pela comisso eleitoral; Guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos eleio, por um perodo mnimo de 05 anos; Participao superior a 50% dos empregados na votao; Quando houver participao inferior, a comisso dever organizar outra votao no prazo mximo de 10 dias;

Denncias
Em relao ao processo eleitoral devero ser protocoladas na unidade descentralizada do MTE, at 30 dias aps a data da posse dos novos membros da CIPA; Em caso de anulao a empresa convocar nova eleio no prazo de 05 dias, a contar da data de cincia, garantidas as inscries anteriores; Quando se der antes da posse, ficar assegurada a prorrogao do mandato anterior, at a complementao do processo;

Eleitos

Assumiro a condio de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados; Em caso de empate, assumir aquele que tiver maior tempo de servio no estabelecimento; Os candidatos votados e no eleitos sero relacionados na Ata de Eleio e apurao em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeao posterior, em caso de vacncia de suplentes

Treinamento
A empresa dever promover treinamento para membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse; O treinamento de CIPA em 1 mandato ser realizado no prazo mximo de 30 dias , contados a partir da data da posse; O treinamento ter carga horria de 20 horas, distribudas em no mximo 08 horas dirias e ser realizado durante o expediente normal da empresa.

MODULO II
NOES DE LEGISLAO PREVIDENCIRIA
Benefcios para o Trabalhador Urbano, Segurado da Previdncia Social
Auxlio-doena Auxlio-acidente Abono anual Salrio-maternidade Salrio-famlia Aposentadoria por tempo de contribuio Aposentadoria por idade Aposentadoria especial Aposentadoria por invalidez Penso por morte Auxlio-recluso Auxlio Doena por Acidente do trabalho Reabilitao profissional Amparo Assistencial (LOAS) Consideram-se como Acidente do Trabalho

Consideram-se como Acidente do Trabalho


Doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social. Doena do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente. 7

No so Consideradas como Doena do Trabalho A doena degenerativa; A inerente ao grupo etrio; A que no produza incapacidade laborativa; A doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Equipara-se Tambm ao Acidente do Trabalho


O acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte do segurado, para reduo ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido leso que exija ateno mdica para a sua recuperao; O acidente sofrido no local e no horrio do trabalho em conseqncia de: Ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiros ou companheiro de trabalho; Ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho; Ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiros ou de companheiro de trabalho; Ato de pessoa privada do uso da razo; Desabamento, inundaes, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior; A doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade; O acidente sofrido pelo segurado, ainda que fora do local e horrio de trabalho: Na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; Na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; Em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo, financiada por esta, dentro de seus planos para melhor capacitao da mo-de-obra, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do segurado; No percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado

CAT
A comunicao de acidente do trabalho dever ser feita pela empresa, ou na falta desta o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico assistente ou qualquer autoridade pblica.. Prazo para Comunicar o Acidente do Trabalho: At o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato.

Quando Deixa de ser Pago o Benefcio


Quando o segurado recupera a capacidade para o trabalho; 8

Quando esse benefcio se transformar em aposentadoria por invalidez; Quando o segurado solicita e tem a concordncia da percia mdica do INSS; Quando o segurado volta voluntariamente ao trabalho.

ESTABILIDADE
Durante o benefcio de acidente do trabalho o empregado tem garantia da manuteno do contrato de trabalho at 12 meses aps a cessao do pagamento do benefcio.

Renda Mensal do Benefcio


O valor do auxlio doena acidentrio corresponde a 91% do salrio de benefcio. Valor do Salrio-de-Benefcio: Para os inscritos at 28/11/99 - o salrio de benefcio corresponder mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, correspondentes a, no mnimo 80% (oitenta por cento) de todo perodo contributivo desde a competncia 07/94. Para os inscritos a partir de 29/11/99 - o salrio de benefcio corresponder mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo.

Como Dever ser Comunicado o Acidente do Trabalho:


Atravs do formulrio prprio de Comunicao de Acidente do Trabalho - CAT adquirido nas papelarias ou nas Agncias da Previdncia Social ou atravs da Internet www.previdenciasocial.gov.br). Dever ser preenchido em 06 (seis) vias, com a seguinte destinao: 1 via - ao INSS; 2 via - empresa; 3 via - ao segurado ou dependente; 4 via - ao sindicato de classe do trabalhador; 5 via - ao Sistema nico de Sade-SUS; 6 via - Delegacia Regional do Trabalho

Comunicao de Reabertura:
As reaberturas devero ser comunicadas ao INSS pela empresa ou beneficirio, quando houver reincio de tratamento ou afastamento por agravamento de leso de acidente do trabalho ou doena ocupacional comunicado anteriormente ao INSS. Na CAT de reabertura devero constar as mesmas informaes da poca do acidente exceto quanto ao afastamento, ltimo dia trabalhado, atestado mdico e data da emisso, que sero relativos data da reabertura.

Orientao da Assistncia mdica


Nos casos de afastamento por acidente de trabalho: 1. Passar no mdico da empresa e pegar o encaminhamento necessrio para o afastamento; 2. Dever apresentar-se com toda a documentao necessria ao Setor de benefcios: Carteira de identidade (xerox); CPF (xerox); PIS (xerox); Comprovante de residncia com CEP (xerox);

Carteira de Trabalho (original); Atestado recente de 15 dias ou mais (xerox); Receiturio com o trmino dos 15 dias. 3. No deixar de apresentar a sua documentao no ato da percia: Exames; Laudos; Atestados (original). Aps a Percia no INSS: 1. Trazer a Comunicao de Deciso aps fazer percia no INSS; 2. Deixar 01 CPIA no Setor de Benefcios, DP e Ambulatrio no prazo de 48horas aps a percia; 3. Diante de Alta mdica do INSS, comparecer ao Ambulatrio com laudo de alta do mdico que acompanha o tratamento; 4. Procurar o mdico do trabalho para fazer o ASO de retorno ao trabalho; 5. Antes de retornar ao seu posto de trabalho, procurar o SESMT; 6. Em caso de necessidade agendar Prorrogao ou Reconsiderao, entre em contato com o setor de Benefcios e o Ambulatrio am 10 dias antes da cessao do benefcio.

MODULO III
NR 06 - EPI EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL
De acordo com a NR-6 da Portaria n 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteo Individual EPI: Todo dispositivo de USO INDIVIDUAL destinado a PROTEGER a sade e a integridade fsica do trabalhador. Obrigatoriedade: A empresa obrigada: Fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco; Em perfeito estado de conservao e funcionamento; Nas seguintes circunstncias: Sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou no oferecerem completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho; Enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender as situaes de emergncia.

Principais EPIs:
Calados de Segurana:

10

Luvas de Segurana:

Cintos de Segurana:

Capacetes:

Protetor Auricular:

11

Protetor Facial:

Protetor Respiratrio:

culos:

Vestimenta:

Legalidade:
CLT Consolidao das Leis de Trabalho / Captulo V da segurana e medicina do trabalho / Seo IV - do equipamento de proteo individual. Art.166 - A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteo individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados. Art.167 - O equipamento de proteo s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho.

12

Comentrios:
ANTES: Todo Dispositivo De Uso Individual Destinado a Proteger a Sade e a Integridade Fsica do Trabalhador. DEPOIS: Todo dispositivo OU PRODUTO, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos susceptveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Ex: Creme protetor

Equipamento Conjugado de Proteo Individual


Todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

Inovaes na Lista de EPIs:


Capacete, capuz (inovao), culos, Protetor facial, mscara de solda, Protetor auditivo (antes incorretamente protetor auricular), Respirador purificador de ar (inovao), respirador de aduo de ar, respirador de fuga (inovao), Vestimentas (inovao), Luvas, Creme protetor, Manga (inovao), braadeira (inovao), dedeira (inovao), Calado, meia (inovao), perneira, cala (inovao), Macaco (inovao), conjunto (inovao), vestimenta de corpo inteiro (inovao), Dispositivo trava-quedas (inovao), cinturo.

responsabilidade do Empregador:
Adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Exigir seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; responsabilidade do Empregador: Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e, Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. 13

responsabilidade do Empregado:
Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; e, Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

Responsabilidade da DRTE:
Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; Recolher amostras de EPI; e, Aplicar, na sua esfera de competncia, as penalidades cabveis pelo descumprimento da NR6.

rea da Sade:
Os profissionais devem evitar contato direto com matria orgnica. O uso de barreiras protetoras extremamente eficiente na reduo do contato com sangue e secrees orgnicas. Dessa forma, a utilizao do equipamento de proteo individual torna-se obrigatria em determinados atendimentos.

MODULO IV
INVESTIGAO DE ACIDENTES
Quando um acidente ocorre, seja grave ou no, os componentes da CIPA devem analis-lo profundamente, com o objetivo de agir eficazmente no sentido de evitar a sua repetio; Faz-se necessrio lembrar que a finalidade da investigao no a de procurar culpados ou um responsvel, mas encontrar as causas que contriburam direta ou indiretamente para a ocorrncia do acidente. O local da ocorrncia deve permanecer sem alterao, para que as condies do momento do acidente sejam perfeitamente identificadas pela comisso encarregada da investigao do mesmo. Essa comisso dever ser nomeada pelo presidente da CIPA, dela fazendo parte o encarregado do setor onde ocorreu o acidente, membros do SESMT.

Investigao um Processo de 4 Passos


Controle da Cena; Juno dos Dados; Analise dos Dados; Escreva o Relatrio.

Controle da Cena 14

Proveja cuidados mdico para o acidentado; Controle dos Perigos Existentes; Preserve as evidncias. Juno dos Dados Fotografias da cena do acidente Desenhos & esboos Quem foi o acidentado; Quem o encarregado do local; Quem mais estava presente no momento do acidente; Quem fez isso ou aquilo de maneira errada; O que estava sendo realizado. O que falhou ou deixou de ser feito; Qual foi a leso; Qual o agente causador da leso; Qual os danos materiais; Qual era o estgio do trabalho quando aconteceu; Qual a norma de segurana que foi transgredida; Qual a idade, a funo, o tempo de funo e de casa, o treinamento e outros dados pessoais que possam vir a ser importantes; Quando aconteceu? Dia, hora, aps quantas horas de trabalho, fase da operao; Onde aconteceu? Pavilho, seo, local exato da seo, mquina ou equipamento; Como aconteceu? Verso do encarregado, do acidentado, de testemunhas, de outros e concluso do investigador com todos os dados conseguidos; Informao da Entrevista Junte aos pouco os fatos, no faa nenhum julgamento ou declarao precipitada; Faa perguntas; Seja amigvel mas profissional; Conduza o entrevistado, perto da cena ou em particular; Entreviste todos os envolvidos. Pergunte para todas as testemunhas Nomes, Supervisores, nmero de telefones O que voc viu? O que voc ouviu? Onde era que voc estava de p/ sentando? O que voc pensa ter causado o acidente? Havia qualquer coisa diferente hoje? Pergunte para os Supervisores O envolvido seguia os procedimentos normal para atividades? Que tipo de treinamento as pessoas envolvidas no acidente receberam? O que eles pensam ter causado o acidente? O que poderia ter prevenido o acidente? Analise dos Dados Junte todas as fotografias, desenhos, material de entrevista e outra informao colecionadas na cena. Determine um quadro claro do que aconteceu 15

Formalmente faa a sucesso de documento do eventos Formule um relatrio Ttulo de acidente Data, Tempo, Local, Pessoas envolvidas Testemunhas Trabalho & Condies Ambientais no dia do acidente Aes imediatas tomadas na cena

Causas bsicas
Atos inseguros: que atividades contriburam ao acidente Condies inseguras: condies materiais, condies ambientais e condies de equipamento contriburam ao acidente.

Contribuio de Controles de Segurana como


Criando Controles - proteo de mquina , controle segurana, isolamento de reas perigosas, monitorando dispositivos, etc. Controles administrativos - procedimentos, avaliaes, inspeo, so mantidos registros para monitorar e assegurar prticas seguras e ambientais. Controles treinamento - orientao de segurana para o novo contratado e treinamento peridico.

O que controle h no trabalho?


Liste qualquer controle que preveniu um acidente mais srio ou dano colateral minimizado. Liste as medidas de engenharia especfica, administrativas e treinamentos e controles que falharam e como estes fracassos contriburam ao acidente.

Determine
O que no era normal antes do acidente Onde a anormalidade aconteceu O que aconteceu primeiro Como aconteceu.

Atos inseguros
Liste todos os atos inseguros envolvidos no acidente Exemplos de atos inseguros Operao sem autorizao de equipamento Correndo Quebra de procedimentos Burlando Dispositivos de segurana Equipamento protetor usado Debaixo de influncia de drogas ou lcool

Condies inseguras
Liste todas as condies inseguras envolvidas no acidente 16

Exemplos de condies inseguras Perigos ergonmicos Perigos ambientais Administrao inadequada Passeios bloqueados Mquina sem proteo

Anlise
Defina o problema (o que aconteceu?). Estabelea a norma (o que deveria ter acontecido?). Identifique, localize, e descreva a mudana (isso que, onde, quando, at que ponto). Especifique o que foi e o que no foi afetado. Identifique as caractersticas distintivas da mudana. Lista as possveis causas. Selecione causas provveis.

Por que?
Porque foi esse o tipo de ferimento? Porque foi feito isso? Porque deixou de ser feito assim? Porque deixou de usar? Porque no foi treinado? a pergunta - por que? - que mais se repete numa investigao de acidente e que acaba levando s concluses desejadas.

Porque
necessrio obter informaes do acidentado, e sobre ele, que possam ter infludo na ocorrncia. Quando necessrio, faz-se o mesmo com outras pessoas envolvidas. A atividade onde ocorreu o acidente ou o que a vtima estava fazendo na ocasio so informaes que podem pesar muito na concluso da investigao, assim como falhas do processo, recursos operacionais (mquinas, ferramentas etc.) que se envolveram no acidente, defeitos no equipamento e falhas operacionais com eles, devem ser anotados. Os materiais empregados nos processos e respectivas agressividades, quando tiverem a ver com a ocorrncia, tambm devem ser relacionados. No necessrio ter em mos todas as informaes para iniciar a composio da rvore de causa. A ordenao do raciocnio e das informaes que vo sendo obtidas indicam outras informaes a serem conseguidas, at que a investigao possa ser dada como completa.

Preveno
O que precisa mudar ou seja melhorado para prevenir acidentes semelhantes no futuro? Controles de Engenharia Controles administrativos Controles treinamento

17

Causas de relatrio
Anlise do AcidenteCOMO & POR QUE causas Diretas (fontes de energia; materiais perigosos) causas Indiretas (atos inseguros e condies) causas Bsicas (polticas de administrao; fatores pessoais ou ambientais)

Recomendaes
Recomendaes - como resultado do achado est l uma necessidade para fazer mudanas para: Treinamento de empregado Projetar Postos de trabalho Polticas ou procedimentos

Relatrio de Arquivo
Depois de desenvolver um relatrio formal, envie isto para reviso & ao. Arquive uma cpia do relatrio e todos os dados, fotografias, notas de entrevista, etc. em um nico arquivo.

MODULO V
HIGIENE OCUPACIONAL
CONCEITO
um conjunto de cincias e tecnologias que buscam a preveno e o controle da exposio ocupacional aos riscos ambientais. Sua ao de carter multidisciplinar e seu objetivo bsico envolve a identificao, o estudo, as avaliaes e o gerenciamento dos riscos qumicos, fsicos e biolgicos presentes nos locais de trabalho.

18

Riscos Ambientais
So agentes presentes nos ambientes de trabalho, capazes de afetar o trabalhador a curto, mdio e longo prazo, provocando acidentes com leses imediatas e/ou doenas chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes do trabalho. Atribuies Uma das atribuies da CIPA, a de identificar e relatar os riscos existentes nos setores e processos de trabalho. Para isso necessrio que se conhea os riscos que podem existir nesses setores, solicitando medidas para que os mesmos possam ser eliminados e/ou neutralizados. Identificados esses riscos, os mesmos devero ser transcritos no Mapa de Riscos. Classificao Riscos Fsicos: Riscos Qumicos: Riscos Biolgicos: Riscos Ergonmicos Riscos de Acidentes

O que Mapa de Riscos?


a representao grfica do reconhecimento dos riscos existentes nos setores de trabalho, por meio de crculos de diferentes cores e tamanhos. O Mapa de Riscos deve ser refeito a cada gesto da CIPA ou quando houver mudana no lay out da empresa.

Objetivo do Mapa de Risco


Prioridades no Controle de Risco Eliminar o risco; Neutralizar / isolar o risco, atravs do uso de Equipamento de Proteo Coletiva; Proteger o trabalhador atravs do uso de Equipamentos de Proteo Individual.

Tamanho
Que tamanho que ter o mapa que ser afixado? R = O Tamanho o suficiente para permitir a visualizao clara do que nele contm. A lei estipula o tamanho dos crculos: 10 centmetros, 5 centmetros e 2,5 centmetros, no do mapa. No deve ser visto como um cartaz a mais a ser fixado na parede.

Quantos Mapas devem ser feitos?


Deve ser feito um mapa por seo ou mais de uma seo que podem constar no mesmo mapa? R= O critrio a clareza da visualizao. Se o local tem poucos postos de trabalho, com pouca complexidade de riscos, o mapa pode contemplar o todo. Se for o contrrio, dever-se- fazer tantos mapas quantos necessrios. Quando houver mais de um risco no mesmo local, como ficam os crculos?

19

R= Os crculos podem ser divididos em duas, trs ou quatro partes, pintadas em cores diferentes, para representar mais de um grupo de risco da mesma gravidade. importante lembrar que, caso haja essa diviso, no significa que o risco tem a metade, um tero ou quarto da gravidade e sim que cada um deles da gravidade simbolizada naquele tamanho do circulo

reas externas
E os riscos nas reas externas da empresa, como devem ser representados se as dimenses forem muito grandes? R= Pode-se fazer um croqui do ptio, por exemplo, com os postos de trabalho representados e nele simbolizar os riscos, utilizando os mesmos critrio.

Setor Produtivo
O que setor produtivo da empresa? Um escritrio setor produtivo segundo determina a Portaria dos mapas de riscos? R= Setor produtivo qualquer local onde se produz algo: objetos materiais, servios ou idias. Em qualquer deles pode haver riscos que agridam o organismo do indivduo. Nesse caso, um escritrio um setor produtivo, onde h riscos, como por exemplo: posturas inadequadas, conflitos, esforos repetitivos, ansiedade, monotonia, etc.

Como fazer o Mapa de Risco?


R= Fazer ouvindo os trabalhadores; Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao; Possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os funcionrios.

Etapas de Elaborao
Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia; Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local; Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o lay-out da empresa, indicando atravs de crculos, colocando em seu interior o risco levantado (cor), agente especificado e nmero de trabalhadores expostos.

Medir o Grau de Risco


Como medir o grau de risco sem equipamento? R= O trabalhador pode no ser capaz de medir o rudo e dar resposta em decibis, mas ele capaz de sentir o quanto aquele rudo o agride e perturba o seu desempenho. A gravidade dos riscos ser avaliada pelo consenso do grupo de trabalhadores, no por um s, que pode ser muito ou pouco suscetvel. O que prevalece, em qualquer hiptese, o consenso do grupo.

Principais Definies
Perigo Fonte ou situao com potencial para provocar danos em termo de leso, doenas, dano propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinao destes (OHSAS 18001:2000)

20

Risco Combinao da probabilidade de ocorrncia da(s) consequncia(s) de um determinado evento perigoso (OHSAS 18001:2000). Diferena entre Perigo e Risco O perigo identificado, o risco avaliado; O perigo o relato da situao, o risco a estimativa da probabilidade e avaliao das consequncias do perigo se concretizar em acidente ou doena ocupacionais; Risco = f (probabilidade, consequncia) Exemplo: Perigo: Serra Circular sem proteo. Risco: Tolervel, Substancial ou Intolervel ? Depende do potencial de dano e controles operacionais existentes para a preveno do acidente. Conseqncia de acidente ou doena ocupacional Danos em termo de leso, doenas, dano propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho. Exemplo: - Risco Intolervel: Serra Circular sem proteo. - Provveis Conseqncias: Amputao de membros superiores. comum em Sistemas de Gesto de Segurana a utilizao incorreta da definio, considerando conseqncia como risco. Riscos Profissionais / Ocupacional So todas as classificaes possveis de riscos existentes no ambiente de trabalho: Fsicos, Qumicos, Biolgicos, Ergonmicos e de Acidente. Riscos Ambientais NR-9 So somente os riscos fsicos, qumicos e biolgicos. Ambientais e Profissionais

O que acontece com a empresa que no fizer o Mapa de Risco?


R= Estar sujeita s penalidades previstas em Lei. Vai depender de haver ou no fiscalizao. A no realizao do Mapa Classificada como infrao de Segurana do Trabalho- grau 4 - MULTA 3.877 Ufirs Caso empresa tenha feito, mas; O Mapa no foi feito pela CIPA - grau 3 - multa 2.899 Ufirs; O Mapa no refeito na nova gesto da CIPA - grau 4 - multa 3.877 Ufirs; Ufirs; O empregador no se manifestou aps trinta dias do recebimento do relatrio - grau 4- multa de 3.877 Ufirs; Ufirs; A empresa no sanou as irregularidades no prazo acordado com a CIPA - grau 4 - multa 3.877 Ufirs; Ufirs; No Mapa de Riscos as dimenses dos crculos, bem como as cores dos riscos no foram obedecidas - grau 2 - multa 1.936 Ufirs.

21

MODULO VI
Conceitos fundamentais sobre a AIDS

Sndrome da imunodeficincia adquirida


Sndrome da imunodeficincia adquirida (SIDA) Classificaes e recursos externos
A fita vermelha um smbolo da solidariedade pelas pessoas infectadas com o HIV e por aquelas que tm de viver com SIDA.

CID-10 CID-9 DiseasesDB MedlinePlus eMedicine

B24. 042 5938 000594 emerg/253

A sndrome da imunodeficincia adquirida (SIDA, normalmente em Portugal, ou AIDS, mais comum no Brasil) o conjunto de sintomas e infeces em seres humanos resultantes do dano especfico do sistema imunolgico ocasionado pelo vrus da imunodeficincia humana (VIH, ou HIV segundo a terminologia anglo-saxnica). O alvo principal so os linfcitos T CD4+, fundamentais para a coordenao das defesas do organismo. Assim que o nmero destes linfcitos diminui abaixo de certo nvel (o centro de controle de doenas dos Estados Unidos da Amrica define este nvel como 200 por ml), o colapso do sistema imune possvel, abrindo caminho a doenas oportunistas e tumores que podem matar o doente. Existem tratamentos para a SIDA/AIDS e o HIV que diminuem a progresso viral, mas no h nenhuma cura conhecida.

HIV
O HIV um retrovrus, ou seja um vrus com genoma de RNA, que infecta as clulas e, atravs da sua enzima transcriptase reversa, produz uma cpia do seu genoma em DNA e incorpora o seu prprio genoma no genoma humano, localizado no ncleo da clula infectada. O HIV quase certamente derivado do vrus da imunodeficincia smia. H dois vrus HIV, o HIV que causa a SIDA/AIDS tpica, presente em todo o mundo, e o HIV-2, que causa uma doena em tudo semelhante, mais frequente na frica Ocidental, e tambm existente em Portugal.O HIV reconhece a protena de membrana CD4, presente nos linfcitos T4 e macrfagos, e pode ter receptores para outros dois tipos de molculas presentes na membrana celular de clulas humanas: o CCR5 e o CXCR4. O CCR5 est presente nos macrfagos e o CXCR4 existe em ambos macrfagos e linfcitos T4, mas em pouca quantidade nos macrfagos. O HIV acopla a essas clulas por esses receptores (que so usados pelas clulas para reconhecer algumas citocinas, mais precisamente quimiocinas), e entra nelas fundindo a sua membrana com a da clula. Cada virion de HIV s tem um dos receptores, ou para o CCR5, o virion M-trpico, ou para o CXCR4, o virion T-trpico. Uma

22

forma pode-se converter na outra atravs de mutaes no DNA do vrus, j que ambos os receptores so similares.

Microfotografia do vrus do HIV a sair de Linfcito A infeco por HIV normalmente por secrees genitais ou sangue. Os macrfagos so muito mais frequentes que os linfcitos T4 nesses liquidos, e sobrevivem melhor, logo os virions Mtrpicos so normalmente aqueles que transmitem as infeces. No entanto, como os M-trpicos no invadem os linfcitos, eles no causam a diminuio dos seus nmeros, que define a SIDA. No entanto, os M-trpicos multiplicam-se e rapidamente surgem virions mutantes que so T-trpicos. Os virions T-trpicos so pouco infecciosos, mas como so invasores dos linfcitos, so os que ultimamente causam a imunodeficincia. sabido que os raros indivduos que no expressam CCR5 por defeito gentico no aquirem o vrus da HIV mesmo se repetidamente em risco. O HIV causa danos nos linfcitos, provocando a sua lise, ou morte celular, devido enorme quantidade de novos virions produzidos no seu interior, usando a sua maquinaria de sntese de protenas e de DNA. Outros linfcitos produzem protenas do vrus que expressam nas suas membranas e so destrudos pelo prprio sistema imunitrio. Nos linfcitos em que o vrus no se replica mas antes se integra no genoma nuclear, a sua funo afectada, enquanto nos macrfagos produz infeco latente na maioria dos casos. Julga-se que os macrfagos sejam um reservatrio do vrus nos doentes, sendo outro reservatrio os ganglios linfticos, para os quais os linfcitos infectados migram, e onde disseminam os virions por outros linfcitos a presentes. irnico como a resposta imunitria ao HIV nas primeiras semanas de infeco eficaz em destru-lo, mas as concentraes de linfcitos nos gnglios linfticos devido resposta vigorosa levam a que os virions sobreviventes infectem gradualmente mais e mais linfcitos, at que a resposta imunitria seja revertida. A reaco eficaz feita pelos linfcitos T8, que destrem todas as clulas infectadas. Contudo, os T8, como todo o sistema imunitrio, est sob controlo de citocinas (protenas mediadoras) produzidas, pelos T4, que so infectados. Eles diminuem em nmero com a progresso da doena, e a resposta inicialmente eficaz dos T8 vai sendo enfraquecida. Alm disso as constantes mutaes do DNA do HIV mudam a conformao das protenas de superfcie, dificultando continuamente o seu reconhecimento.

Progresso
A infeco por HIV por via sexual, intravenosa ou me-filho. A manifestao da doena por HIV semelhante[carece de fontes?] a uma gripe ou mononucleose infecciosa e ocorre 2 a 4 semanas aps a infeco. Pode haver febre, mal-estar, linfadenopatia (gnglios linfticos inchados), eritemas (vermelhido cutnea), e/ou meningite viral. 23

Estes sintomas so largamente ignorados, ou tratados enquanto gripe, e acabam por desaparecer, sem tratamento, aps algumas semanas. Nesta fase h altas concentraes de vrus, e o portador altamente infeccioso. A segunda fase[carece de fontes?] a da quase ausncia do vrus, que se encontra apenas nos reservatrios dos gnglios linfticos, infectando gradualmente mais e mais linfcitos T CD4+; e nos macrfagos. Nesta fase, que dura vrios anos, o portador soropositivo, mas no desenvolveu ainda SIDA/AIDS. No h sintomas, e o portador pode transmitir o vrus a outros sem saber. Os nveis de T CD4+ diminuem lentamente e ao mesmo tempo diminui a resposta imunitria contra o vrus HIV, aumentando lentamente o seu nmero, devido perda da coordenao dos T CD4+ sobre os eficazes T CD8+ e linfcitos B (linfcitos produtores de anticorpo). A terceira fase[carece de fontes?], a da SIDA, inicia-se quando o nmero de linfcitos T CD4+ desce abaixo do nvel crtico (200/mcl), o que no suficiente para haver resposta imunitria eficaz a invasores. Comeam a surgir cansao, tosse, perda de peso, diarria, inflamao dos gnglios linfticos e suores noturnos, devidos s doenas oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis jiroveci, os linfomas, infeco dos olhos por citomegalovrus, demncia e o sarcoma de Kaposi. Ao fim de alguns meses ou anos advm inevitavelmente a morte. Excepes a este esquema so raras[carece de fontes?]. Os muito raros "long term nonprogressors" so aqueles indivduos que permanecem com contagens de T CD4+ superiores a 600/mcl durante longos perodos. Estes indivduos talvez tenham uma reao imunitria mais forte e menos susceptvel eroso contnua produzida pelo vrus, mas detalhes ainda so desconhecidos.

Sndromes clnicas

Sarcoma de Kaposi As doenas oportunistas so doenas causadas por agentes, como outros vrus, bactrias e parasitas, que so comuns mas normalmente no causam doena ou causam apenas doenas moderadas, devido resposta imunitria eficiente. No doente com SIDA/AIDS, manifestam-se como doenas potencialmente mortais: 1. Infeces por vrus: Citomegalovirus, Herpes simples, Epstein-Barr.[carece de fontes?] 2. Infeces por bactrias: Mycobacterium avium-intracelulare, outras microbactrias que normalmente no causam doenas, Mycobacterium tuberculosis, Salmonella, outras. [carece de fontes?] 3. Infeces por fungos: candidase da boca e do esfago (por Candida albicans, uma levedura); pneumonia por Pneumocystis carinii; Criptococose, Histoplasmose, Coccidiomicose.[carece de fontes?] 4. Infeces por parasitas: Toxoplasmose, Criptosporidiose, Isosporidiose.[carece de fontes?] 5. Neoplasias: cncros como linfoma e linfoma de Hodgkin, causado pelo vrus Epstein-Barr, sarcoma de Kaposi[carece de fontes?] Outras condies incluem encefalopatia causada por HIV que leva demncia e uma ao direta do vrus nos micrglios (clulas cerebrais semelhantes a macrfagos) que infecta. Um achado

24

caracterstico a leucoplasia pilosa (placa branca pilosa na boca) devida ao vrus Epstein-Barr. [carece de fontes?]

Epidemiologia
Predomnio do HIV entre adultos por pas no final de 2005
15-50% 5-15% 1-5% 0,5-1,0% 0,1-0,5% <0,1% sem informao

Estima-se que mais de 15 000 pessoas sejam infectadas por dia em todo o mundo (dados de 1999); 33 milhes esto atualmente infectadas, e 3 milhes morrem a cada ano. A esmagadora maioria dos casos ocorre na frica. Regies em risco com alto crescimento de novas infeces so a o leste da Europa , a ndia e o Sudeste Asitico. No Brasil vivem mais que 650 000 (320 000 1 100 000) pessoas de idade entre 15 e 49 anos com o HIV (estimativa da Organizao Mundial da Sade, UNAIDS). A taxa de infeco de consumidores de herona ronda os 80% em muitas cidades europias e americanas. Comportamentos de risco incluem[carece de fontes?] qualquer pessoa sexualmente ativa com mltiplos parceiros sem utilizao de preservativos de barreira, a utilizao de agulhas na toxicodependncia; filhos recm-nascidos de soropositivas). Alguns profissionais da sade devem tambm tomar medidas de proteco adequadas: um acidente com agulha contaminada pode transmitir o vrus em 0,3% dos casos. As transfuses de sangue e derivados de sangue esto sob controle, devido a rigorosos regimes de deteco do vrus em doadores de sangue. A transmisso[carece de fontes?] por fluidos corporais de origem sangunea. O HIV no transmitido por toque casual, espirros, tosse, picadas de insetos, gua de piscinas, ou objetos tocados por soropositivos. O convvio social, portanto, no est associado a transmisso do vrus. O sexo anal a prtica sexual de mais alta taxa de transmisso. Hoje em dia a troca de seringas infectadas uma das formas de transmisso mais freqentes.

Diagnstico
O diagnstico da infeco pelo HIV naturalmente[carece de fontes?] realizado por sorologia, ou seja deteco dos anticorpos produzidos contra o vrus com um teste ELISA. Eles so sempre os primeiros a serem efectuados, contudo do resultados positivos falsos, por vezes. Por isso efetuado nos casos positivos um teste, muito mais especfico e caro, de Western Blot, para confirmar antes de se informar o paciente. Eles no detectam a presena do vrus nos indivduos recentemente infectados. A deteco do RNA viral pela tcnica de PCR no deve ser empregada rotineiramente para o diagnstico da infeco, exceto em situaes especiais (como de crianas que nascem de mes que vivem com o HIV). Tanto a determinao da carga viral do HIV como a contagem de linfcitos T CD4+ so utilizados para o acompanhamento laboratorial de pessoas infectadas pelo vrus.

Tratamento
Frmacos usados no tratamento da infeco por HIV interferem com funes da biologia do vrus que so suficientemente diferentes de funes de clulas humanas:

25

1. Existem inibidores da enzima transcriptase reversa que o vrus usa para se reproduzir e que no existem nas clulas humanas: o AZT, ddC, ddI, d4T, ABC (todos anlogos de nucletidos) o nevirapina, delavirdina, efavirenz (inibidores diretos da protena), outros. o Inibidores da protease que cliva as protenas do vrus aps transcrio: saquinavir, indinavir, nelfinavir, amprenavir, ritonavir, atazanavir, darunavir, tipranavir e outros. o Inibidores da enzima integrase, que faz com que o material gentico do vrus entre no ncleo da clula: raltegravir. o Inibidores do CCR5, impedindo um dos passos de ligao do HIV clula alvo: maraviroc, vicriviroc. o Inibidores de fuso, impedindo que o vrus funda seu envelope membrana plasmtica da clula alvo: enfuvirtida. Hoje em dia o uso de medicamentos em combinaes de um de cada dos trs grupos. Estes cocktails de antivricos permitem quase categorizar, para quem tem acesso a eles, a SIDA em doena crnica. Os portadores de HIV que tomam os medicamentos sofrem de efeitos adversos extremamente incomodativos, diminuio drstica da qualidade de vida, e diminuio significativa da esperana de vida. Contudo possvel que no morram directamente da doena, j que os frmacos so razoavelmente eficazes em controlar o nmero de virions. Contudo houve recentemente notcias de um caso em Nova Iorque cujo vrus j era resistente a todos os medicamentos, e essas estirpes podero "ganhar a corrida" com as empresas farmacuticas. Os medicamentos actuais tentam diminuir a carga de vrus, evitando a baixa do nmero de linfcitos T CD4+, o que aumenta a longevidade do paciente e a sua qualidade de vida. Quanto mais cedo o paciente comear a ser tratado com medicamentos maior a chance de evitar o desenvolvimento das doenas oportunistas. No Brasil, o Ministrio da Sade aborda o tratamento da doena da seguinte maneira: pacientes assintomticos sem contagem de linfcitos T CD4+ disponvel - no tratar; pacientes assintomticos com CD4 > 350 clulas/mm3 - no tratar; pacientes assintomticos com CD4 entre 200 e 350 clulas/mm3 - considerar tratamento; pacientes assintomticos com CD4 < 200 clulas/mm3 - tratar e realizar profilaxia contra as doenas oportunistas mais comuns; pacientes sintomticos - tratar e realizar profilaxia contra as doenas oportunistas mais comuns. Sabe-se que o risco do desenvolvimento de infeces oportunistas (curto prazo) baixo, muitos especialistas preferem no iniciar o tratamento e monitorar o paciente com contagens de linfcitos T CD4+ e quantificao da carga viral plasmtica. Se a contagem de linfcitos T-CD4+ no for realizada, o tratamento dever ser iniciado. E ao se optar pelo incio do tratamento, indispensvel verificar a motivao do paciente e a probabilidade de adeso do mesmo antes de iniciar o tratamento, j que diferentes nveis de adeso podem levar a emergncia de resistncia ao tratamento (Guia de Tratamento, Ministrio da Sade, Brasil, 2004). Como no h cura ou vacina, a preveno tem um aspecto fundamental, nomeadamente prticas de sexo seguro como o uso de preservativo (ou "camisinha") e programas de troca de seringas nos toxicodependentes. O tratamento anti-HIV causa lipodistrofia entre 15% a 50% dos pacientes [1].

26

Preveno
Estimativa de aquisio do HIV por mtodo de contgio[2] Forma de exposio Transfuso de sangue Nascimento Uso compartilhado de seringa Agulha cortante Penetrao vaginal receptiva* Penetrao vaginal insertiva* Penetrao anal receptiva* Penetrao anal insertiva* Penetrao oral receptiva* Penetrao oral insertiva* Risco por 10 000 exposies a uma fonte infectada 9.000[3] 2.500[4] 67[5] 30[6] 10[7][8][9] 5[7][8] 50[7][8] 6.5[7][8] 1[8] 0.5[8]

* assumindo o no uso de preservativo Fonte refere-se ao relacionamento sexual praticado no homem

O mais importante para prevenir esta doena fazer campanhas de informao e sensibilizao, sobretudo junto aos jovens. Por exemplo, deve-se comunicar que a preveno feita utilizando preservativos nas relaes sexuais concomitantemente com a reduo do nmero de parceiros [1]. Incentivar a troca de agulhas para txico-dependentes tambm importante, j que as agulhas usadas contaminadas so uma origem freqente da contaminao. Assim, o correto que cada dependente qumico utilize a sua prpria agulha, abstendo-se de compartilhar seringas injetveis. Embora o ideal seja procurar ajuda mdica para o tratamento da toxicodependncia. Atualmente, nos hospitais, os materiais perfurantes no tm sido mais re-utilizados em outros pacientes, sendo que muitas unidades de sade praticam a destruio do utenslio. Na acupuntura, recomenda-se que cada paciente leve as suas prprias agulhas por medida de preveno. Entretanto, a principal fonte de transmisso do HIV tem sido as relaes sexuais e o mtodo mais eficiente a divulgao e a distribuio gratuita de preservativos que hoje largamente desenvolvido atravs de polticas pblicas. Tanto nas unidades de sade quanto nas escolas. E algumas leis chegam a obrigar que hotis e motis disponibilizem gratuitamente preservativos para os seus consumidores. H vrios programas de orientao em andamento na frica onde voluntrios promovem a divulgao do uso de preservativos, com resultados bastante interessantes, existindo comprovadas pesquisas que apontam para uma diminuio significativa no nmero de infees por AIDS em Uganda, pas adepto da poltica do ABC [2].

27

Histria

Pster em Abidjan, Costa do Marfim, frica Calcula-se[carece de fontes?] que as primeiras infeces ocorreram em frica na dcada de 1930. Julga-se que ter sido inicialmente contrado por caadores africanos de smios que provavelmente se feriram e ao carregar o animal, sujaram a ferida com sangue infectado deste. O vrus ter ento se espalhado nas regies rurais extremamente lentamente, tendo migrado para as cidades com o incio da grande onda de urbanizao em frica nos anos 1960. Uma amostra sangnea[carece de fontes?] de 1959 de um homem de Kinshasa, Repblica Democrtica do Congo, foi analisada recentemente e revelou-se soropositiva. Os primeiros registos[carece de fontes?] de uma morte por SIDA remontam a 1976, quando uma mdica dinamarquesa contraiu a doena no Zaire (hoje Repblica Democrtica do Congo). No entanto s comearam a aparecer em 1980 vrios casos inexplicveis de doenas oportunistas em homossexuais nos Estados Unidos, nas cidades de San Francisco, Los Angeles e Nova Iorque. A alta incidncia dessas doenas em chamou a ateno do centro de controle de doenas dos Estados Unidos em 1981, quando publicaram o primeiro artigo que referenciava uma possvel nova doena infecciosa, inicialmente vista como uma doena que afetava apenas os homossexuais. Devido imunossupresso profunda que causava, comparvel a alguns raros casos de imunossupresso de origem gentica (e.g. Sndrome de DiGeorge), em contraste com aqueles casos hereditrios. Inicialmente foi largamente ignorada pela sociedade americana, at que, com as propores da epidemia sempre crescentes, apareceram os primeiros casos em txicodependentes e de transfuso de sangue em 1982. O agente causador da doena acabaria por ser descoberto pelo Instituto Pasteur de Paris em 1983 por Luc Montagnier[carece de fontes?]. A descoberta do vrus tambm atribuda ao americano Robert Gallo, do Instituto de Virulogia Humana da Universidade de Maryland. Ao primeiro coube o isolamento do vrus a partir de um gnglio cervical de um doente; e ao grupo chefiado por Gallo a complicada tarefa de demonstrar que este vrus era realmente o causador da SIDA e no um simples oportunista. (fonte Ministrio Da Sade - Brasil). No Brasil os primeiros casos apareceram em 1982 num grupo de homossexuais de So Paulo que contraram a doena por terem viajado para zonas com alta incidncia nos Estados Unidos. Os primeiros casos reconhecidos de SIDA em Portugal apareceram em 1983[carece de fontes?]. No entanto h hoje indicaes[carece de fontes?] que os primeiros casos podero ter sido contrados j durante a guerra colonial na Guin-Bissau, nos anos 1960 e 1970, e foram ento ignorados.

28

A sua designao, que comeou por ser a sigla do nome completo da doena em portugus, passou a ser considerada palavra no decorrer dos anos 1990[carece de fontes?]. fundamental esclarecer que no Brasil se utiliza o termo "AIDS" porque "SIDA" tem o mesmo som que "Cida", que reduo[carece de fontes?] do nome "Aparecida"; assim, houve uma grande reao contrria ao uso de um nome prprio muito comum para designar esta sndrome.

O movimento de reavaliao da hiptese SIDA/HIV


Desde 1984, quando Peter Duesberg publicou seu primeiro trabalho contestando a hiptese da patogenicidade dos retrovrus, existe um movimento alternativo de vrios cientistas e ativistas contestando a hiptese principal. As Hipteses de Duesberg conseguiram a simpatia de muitos cientistas famosos, entre eles Kary Mullis, prmio Nobel, e at um leve e insinuoso aval de Luc Montagnier que afirmou que "O HIV no causa a destruio das clulas vista em pacientes com AIDS". Paradoxalmente Duesberg foi um dos pais da Retrovirologia, fazendo importantes descobertas acerca do cdigo gentico dos retrovrus, e Kary Mullis foi o descobridor do PCR, um mtodo que quantifica material gentico e usado para medir o vrus HIV no sangue de um infectado. Estes estudos gozaram de relativa ateno da mdia at meados dos anos 90, pois afirmavam que drogas, poluio, fome, misria e atitudes autodestrutivas eram as causas da AIDS e no o HIV, num perodo em que se conhecia pouco de vrus, e no havia tratamento eficaz para a doena. Entretanto cairam em desgraa quando David Ho, a luz de modernos estudos, desenvolveu medicamentos potentes que destruam at 99% dos vrus, levando os pacientes a uma vida quase normal. Ento, a partir dessas descobertas que enterraram o mito de que o HIV ficava incubado, e que existia em pequenas quantidades, ficou constatado que ele ataca o sistema imunolgico da data de entrada nos linfcitos at o bito do paciente. O movimento persiste at hoje oferecendo prmios em dinheiro a quem provar que o HIV foi purificado, que provoca SIDA e transmssivel sexualmente.[carece de fontes?] Recentemente o pai do HIV/AIDS, Robert Gallo, em tribunal na Austrlia, alimentou de novo a controvrsia ao admitir que seus estudos no comprovavam que o HIV causava AIDS. Tambm nessa audincia no foi capaz de apresentar um documento que provasse que o HIV causa SIDA.[carece de fontes?]

Cura?
Mdicos de uma clinica na Alemanha conseguiram curar um paciente que tinha SIDA e leucemia. Os mdicos escolheram um doador que tivesse uma mutao no seu DNA capaz de defender o sistema contra o HIV. Aps isso, fizeram o transplante de medula ssea no portador da SIDA e leucmia. A surpresa veio ao fazer novos testes, descobriu-se que o virus HIV tinha sumido do sistema do paciente. Actualmente o pacinte j est h mais de dois anos sem o virus HIV e sem a leucmia. Contudo, a doena ainda pode estar escondida no corpo do paciente. No entanto, o mdico que realizou a operao quis "minimizar as falsas esperanas" geradas pelo sucesso da operao, que j foi retratada nas revistas especializadas, j que foi obtida em um caso "muito concreto" e durante o tratamento de outra doena grave[10]. Deve-se salientar que isso abre uma nova era para encontro da cura da doena ou mesmo uma vacina. O Nobel de Medicina pela descoberta da SIDA, Luc Montagneir, acredita que daqui a alguns anos ser possvel pelo menos parar com a transmisso da doena[11].

29

You might also like