You are on page 1of 3

AVIVAMENTO URGENTE

Habacuque 3:1-2 INTRODUO Como vai a sua Igreja? A Igreja uma instituio falida! Voc j alguma vez ouviu este comentrio? A situao da Igreja Evanglica brasileira hoje uma das mais decadentes. Apesar do grande nmero de evanglicos no nosso pas, o que se verifica que ser evanglico hoje tem sido moda, muitas pessoas querem fazer parte dos evanglicos e artistas famosos e etc. tem entrado no meio da Igreja. Mas infelizmente o que temos visto por todo lado so os escndalos e mais escndalos... no h arrependimento verdadeiro em muitas pessoas que tem entrado na Igreja que mais parece um clube evanglico... Se h problema o que fazer? Voc que me, o que faz com seu filho doente, matao, abandona, por esta inapto ou sem condies de fazer alguma coisa agora? Fica quieta para ver no que vai dar? O filho no meu, do pastor, de Deus, eles que se virem!!! Eliminamos a doena da criana e no a criana. Ilustrao: 1) Banho da criana, jogamos a gua suja fora e no a criana; 2) Vaca com carrapato, eliminamos o carrapato e no a vaca. Ser que Deus esta vendo tudo isto e deixar impune estes pecados? Era este tambm o questionamento do profeta Habacuque. ELUCIDAO: A) O profeta Habacuque, sentia-se perturbado acerca da intensa impiedade de Jud. Mas, em contrataste com seu contemporneo, Jeremias (ele convocava o povo ao arrependimento), preocupava-se mais com a relutncia de Deus em julgar, do que com a falta de arrependimento do povo. Destruio, violncia e desconsiderao para com a lei de Deus floresciam desenfreadamente (1:2-4), a despeito dos ardentes apelos do profeta para a interveno de Deus. B) Deus replicou a Habacuque que ele no teria de esperar por muito tempo para receber a resposta: os ferozes e violentos caldeus (babilnios) seriam a vara que Deus usaria para castigar e aoitar a Jud, perante os prprios olhos de Habacuque (1:5,6). C) Em lugar de suspender a carga do profeta, essa resposta a aumentou, pois Habacuque se viu a braos com um segundo e mais complicado problema: Como que Deus, cujos olhos so por demais puros para contemplar o erro, ficar impassvel enquanto uma nao mpia e sedenta de sangue engolfaria um povo mais justo do que ela (1:13)? E o profeta procurou um lugar solitrio para esperar pela resposta de Deus (2:1). D) A resposta dada numa das mais grandiosas declaraes das Escrituras: O justo viver pela sua f (ou fidelidade). Os justos sero preservados no dia da tribulao, visto terem dependido de Deus, pelo que tambm Deus podia depender deles. Retribuio sbita e certa ser a poro dos altivos invasores, que assim compreendero a inutilidade da tirania e a vaidade da idolatria (2:6-19). A resposta termina com uma ordem de silncio universal perante o soberano Senhor (2:20).

E) Sendo-lhe assegurado que a justia triunfar, o profeta eleva o seu corao numa orao para que Deus opere novamente uma obra poderosa, conforme operara no xodo e no monte Sinai (3:2-15). Aps contemplar o majesttico resplendor do Onipotente. Habacuque reafirma sua confiana no Deus de sua salvao em uma das mais comoventes confisses das Escrituras Sagradas (3:17-19). Diante disto convidamos os irmo a meditarem sob o tema: Avivamento Urgente: I O OBJETO DO AVIVAMENTO: Aviva a tua Obra... O que a obra de Deus? Quem a obra de Deus?A Igreja obra de Deus? O que avivar? A prpria palavra vivificao (ou ainda avivamento ou reavivamento) J nos transmite a idia principal: VIDA! Pressupe-se que houve um declnio na vida da igreja, uma decadncia. Um reavivamento, portanto, o retorno da igreja a um estado de vivacidade, vigor, sade espiritual. Talvez a melhor ilustrao disto seja a viso dos ossos secos que o profeta Ezequiel teve (Ez.37:1-14). Deus lhe mostrou um vale coberto de ossos sequssimos, que representavam o estado espiritual do povo de Deus. Ao comando do profeta, os ossos se organizaram. Cobriram-se de carne e tendes e, finalmente, veio sobre eles o esprito de vida. E o Senhor disse: Porei em vs o meu Esprito e vivereis (v.14). Um avivamento, portanto, quando o Esprito Santo vem sobre uma igreja, trazendo-lhe vida, vigor e poder. No pedindo sua eliminao que resolveremos o problema da IGREJA ou qualquer outra Sociedade Interna, mas sim, rogando a Deus a seu retorno a vivacidade, vigor e sade espiritual. Esta obra a ser avivada comea em voc irm! Se quiser ver a IGREJA reavivada, pea a Deus que reaviva sua vida! No transfira a culpa da sua falta de vigor, para a IGREJA ou Igreja. por falta de conhecimento da funcionalidade da IGREJA e das Sociedades Internas, que muitos rejeitam-nas, - Nunca foram envolvidos na direo e nas suas atividades! Aviva-me Senhor! Conseqentemente onde estarei inserido sentir este efeito, a IGREJA ser avivada. A comear em mim, quebra coraes!!! As trs exclamaes expressa um grito, que est morrendo afogado ou passando algum perigo, no sussurra, mas grita. II O AUTOR DO AVIVAMENTO: Aviva a tua obra, Senhor... Vamos colocar fulano de tal, que a IGREJA vai passar a ser uma Bno, ser avivada, vai mudar toda situao! Que tolice, trocar Deus por uma pessoa, por isso estamos neste alto e baixo. Quem aviva Deus, e no pessoas. Cada irmo deve-se colocar como instrumento a ser usado por Deus, e no achar que a soluo est em voc ou em outra pessoa. Deus que ver quem se coloca na brecha (Ezequiel 22:30 - Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu no a destrusse; mas a ningum achei.) Quando o Pastor Laudemiro Pereira da Igreja Presbiteriana de Paraso do Tocantins foi presidente da UMP em 1987, verificou o estado de inrcia daquela

UMP. Ele no se omitiu, chamou outro irmo e comearam a orar diariamente entre 30 a 45 minutos para que Deus despertasse aquela UMP. Resultado, formao de uma equipe de evangelismo que surte efeito at hoje. Deus avivou, mas teve que algum se colocar na brecha. Quantos avivamentos ocorreram na histria por iniciativa de uma pessoa, de um pequeno grupo? sempre comea com poucas pessoas... III O TEMPO DO AVIVAMENTO: Aviva a tua obra, Senhor, no decorrer dos anos... Voc j estudou a histria de Israel e da Igreja? Veja que Deus no decorrer dos anos sempre avivou o seu povo, isto , no deixou morrer e nem desfalecer por completo. Voc conhece a histria da IGREJA? Sabe as lutas passadas e as vitrias alcanadas? Aviva a tua IGREJA, Senhor, no decorrer dos anos... Essa deve ser a nossa orao.... H mais se fulano de tal assumir a direo da IGREJA ela vai ao cho! Precisamos entender que o tempo de Deus no decorrer dos anos temos que nos colocar a disposio para ser instrumento usado por Deus. A orao exige responsabilidade, no devemos eleger pessoas desinteressadas, para que assim elas possam se interessar, isso premiar o desleixo e penalizar os comprometidos e consagrados. Quando voc espera que a IGREJA seja reavivada? S daqui a alguns anos, ou agora e no decorrer dos anos? CONCLUSO: Para que este avivamento? Fazer conhecida a obra de Deus na Terra E no decurso dos anos faze-a conhecida.

Local IPB Barreiras

Programao Estudo Bblico

Data 21/09/2005

You might also like