You are on page 1of 3

05/03/2010

Direito Previdencirio
(curso terico)

Legislao aplicada ao curso

Constituio Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91 (benefcios) Decreto 3.048/99 (Regulamento da
Previdncia Social)

Prof. Hugo Goes

Livros do Prof. Hugo Goes


SEGURIDADE SOCIAL
(CF/88 - Art. 194 )

Manual de Direito Previdencirio, 3 ed. Resumo de Direito Previdencirio, 2 ed. Direito Previdencirio ESAF, 3 ed. Direito Previdencirio CESPE/UnB.

SADE

ASSISTNCIA SOCIAL

PREVIDNCIA SOCIAL

Direito de todos e dever do Estado Independe de contribuio

Direito de todos que necessitarem Independe de contribuio

Direito do trabalhador e seus dependentes Carter contributivo e compulsrio

1. (AFPS/2002 ESAF) luz da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. II. A sade exige contribuio prvia. III. A Previdncia Social exige contribuio prvia. IV. A assistncia social possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. a) Todos esto corretos. b) Somente I est incorreto. c) II e IV esto incorretos. d) I e II esto incorretos. e) III e IV esto incorretos.

2. (AFPS/2002 ESAF) Pedro, menor carente, de 12 anos, e Paulo, empresrio bem-sucedido, de 21 anos, desejam participar de programas assistenciais e de sade pblica. De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Pedro e Paulo podem participar da Assistncia Social. b) S Pedro pode participar da Sade. c) Pedro s pode participar da Assistncia Social. d) Paulo pode participar da Assistncia Social. e) Pedro e Paulo podem participar da Sade.

05/03/2010

Previdncia Social
Regimes Bsicos (filiao obrigatria) Regimes de Previdncia Regime Geral de Previdncia Social

Previdncia Complementar
Aberta
Regimes Prprios de Previdncia Social

Previdncia Complementar (carter facultativo)

Privada (CF, art. 202)

Fechada

Regime de Previdncia Complementar (facultativo)

Pblica (CF, art. 40, Fechada 14, 15 e 16)

Princpios Constitucionais da Seguridade Social


CF - Art. 194 ................. Pargrafo nico. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios;

Princpios Constitucionais da Seguridade Social IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

Constituio Federal
Art. 195 ............... 5 - Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. Art. 201 .............. 2 Nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo. 4 assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei. 5 vedada a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia.

STF, RE 263252/PR, Rel. Min. Moreira Alves, 1 T., DJ 23/06/2000. EMENTA: - Previdncia social. Irredutibilidade do benefcio. Preservao permanente de seu valor real. - No caso no houve reduo do benefcio, porquanto j se firmou a jurisprudncia desta Corte no sentido de que o princpio da irredutibilidade garantia contra a reduo do quantum que se recebe, e no daquilo que se pretende receber para que no haja perda do poder aquisitivo em decorrncia da inflao. [...]

05/03/2010

Jurisprudncia TRF4 PREVIDENCIRIO. REVISO. URV. CONVERSO DOS BENEFCIOS. PRINCPIO DA IRREDUTIBIILIDADE. INEXISTNCIA DE VIOLAO.[...] 2. No havendo demonstrao da ocorrncia de reduo do valor nominal do benefcio (em moeda corrente), no procede a alegao de ofensa ao princpio da irredutibilidade preconizado no art. 194, IV da CF/88. (Agravo Regimental na Apelao Cvel, Processo n 2003.71.00.082188-8, DJU de 28/09/2005, p. 1024).

ESAF PFN -2006


97 - Quanto aos princpios constitucionais da Seguridade Social, correto afirmar: a) a universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no territrio nacional - brasileiros e estrangeiros devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social. (...) c) o princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios, segundo a orientao do Supremo Tribunal Federal, significa a irredutibilidade do valor real, protegendo-os do fenmeno inflacionrio.

Conselho Nacional de Previdncia Social


6 representantes do Governo Federal 3 representantes dos aposentados e pensionistas 9 3 representantes dos CNPS representantes trabalhadores em da sociedade atividade civil, sendo: 3 representantes dos empregadores

You might also like