You are on page 1of 10

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos

O Tratamento Trmico mais generalizado o alvio de tenses, aplicado em peas fundidas as quais, durante o resfriamento desde a solidificao no interior dos moldes at a temperatura ambiente, esto sujeitas a constantes mudanas de volume (ver grfico abaixo), o que constitui, juntamente com a forma geomtrica e volumes das peas, uma das principais causas de tenses internas,

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos


O alvio de tenses ou envelhecimento das peas de ferro fundido foi durante muito tempo, executado de forma natural, deixando-se as peas fundidas ao relento durante meses, para posterior usinagem e/ou colocao em servio. Todavia, estudos comprovaram que por meio desta tcnica apenas 10% das tenses residuais eram eliminadas. O alvio de tenses induzido consiste basicamente no aquecimento das peas preferencialmente em forno numa temperatura entre 550 e 650C durante um perodo de tempo que poder variar entre 1,0 e 48,0 horas a depender do objetivo e aplicao da pea, seguido de resfriamento lento normalmente dentro do prprio forno. Na figura ao lado pode-se observar que basta-se manter as peas durante 1,0h para que cerca de 80% das tenses residuais sejam aliviadas sem que ocorra qualquer transformao estrutural. Aplicando-se entre 10 e 48hs praticamente 100% das tenses so aliviadas. Ferros fundidos ligados, com baixo teor em ligas (Cr, Mo, Ni e V) exigem temperaturas mais altas devido a tendncia destes elementos aumentarem a resistncia fluncia.

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos


O Recozimento objetiva melhorar ainda mais a usinabilidade dos ferros fundidos, e muitas vezes faz-se necessrio para eliminar ou amolecer zonas coquilhadas que podem ter surgido durante a solidificao, especialmente em sees mais finas. Isto muitas vezes implica na queda das suas propriedades relacionadas com a resistncia mecnica.
Diferentes tcnicas de recozimento podem ser adotadas, em funo do material e da sua aplicao, conforme descrito abaixo e ilustrado na figura a seguir. O recozimento completo ou pleno ocorre numa faixa de temperatura entre 780C a 900C e recomendado quando o ferro fundido apresenta os elementos de liga em teores mais elevados, objetivando-se a eliminao de pequenas quantidades de carbonetos dispersos. O recozimento a baixas temperaturas, entre 700C e 760C, chamado de recozimento de ferritizao, objetiva a transformao dos carbonetos perlticos em ferrita e grafita, de modo a melhorar a usinabilidade. Normalmente destinado a ferros fundidos no ligados ou com baixos teores de liga. O tempo de encharque depende da quantidade de grafitizao desejada. O recozimento grafitizante, destinam-se a ferros fundidos que apresentam carbonetos macios (em geral brancos ou mesclados), requerendo temperaturas entre 900C a 950C. Cuidado especial deve ser tomado quanto ao percentual de fsforo na liga, pois o euttico de fsforo pode fundir nestas temperaturas.

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos


A Normalizao dos ferros fundidos visa obter uma matriz homognea, com eliminao dos carbonetos macios, totalmente perltica, de granulao fina e propriedades correspondentes a uma maior resistncia mecnica, aliada a boa tenacidade.

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos

A etapa de aquecimento idntica ao recozimento, devendo o tempo de encharque ser de no mnimo 24min/centmetro de seo da pea, seguido de resfriamento ao ar, numa velocidade tal que evite o incio da ferritilizao em torno dos veios de grafita, mas no deve ser to rpida que possibilite a formao de baianita ou mertensita. A figura ilustra os ciclos de alvio de tenses, dos diversos tipos de recozimento e normalizao aplicveis em ferros fundidos.

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos


O ferro fundido, em especial o cinzento, apresenta uma estrutura muito semelhante aos aos, a exceo do carbono livre na forma de veios alongados, que quebra a continuidade da matriz e confere ao material fragilidade e propriedades mecnicas geralmente inferiores a dos aos. Tal semelhana na matriz estrutural confere aos ferros fundidos a possibilidade de endurecimento por tmpera. Face aos elevados teores de carbono e silcio, as temperaturas de austenitizao so mais elevadas e os tempos de permanncia nestas temperaturas mais longos, para que haja completa dissoluo na austenita. Ferros fundidos de estrutura inteiramente perltica reagem melhor a tmpera do que os de estrutura ferrtica, requerendo menores tempos para obteno de uma estrutura austentica capaz de apos resfriamento resultar numa estrutura final de maior dureza. Os ferros fundidos de matriz ferrtica exigem tempos muito longos temperatura de encharque para permitir a dissoluo do carbono livre na austenita. O ciclo trmico para execuo de tmpera basicamente o seguinte:

Aquecimento gradual (aprox. 100C/h) para minimizar tenses trmicas e/ou fissuraes; Manuteno na temperatura de encharque (em torno de 25C a 65C acima da temperatura de transformao) durante 8 a 24 minutos por centmetro de espessura da seo da pea; Resfriamento em banho de leo agitado at aproximadamente 150C quando se deve iniciar o ciclo de revenido, conforme ilustra figura a seguir.

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos


O processo de tmpera resulta numa elevao da dureza superfcial do ferro fundido, porm com prejuzo da resistncia trao e ao choque. O ciclo de revenido subsequente tempera ir melhorar o comportamento do material com significativo acrscimo da resistncia a trao e da tenacidade, requerendo entretanto ateno em relao a temperatura de aquecimento, visto que nveis mais elevados promovem uma ao nociva a estas propriedades, conforme ilustram grficos abaixo.

Ferros Fundidos - Tratamentos Trmicos


A velocidade de resfriamento necessria para assegurar a obteno da microestrutura e propriedades finais desejadas num tratamento trmico de tmpera e revenido depender da posio da curva TTT de cada material, a qual sofre influncia direta dos elementos de liga presentes na composio qumica do material. As figuras abaixo ilustram um diagrama tpico de um ferro fundido cinzento com baixo teor de silcio e a influncia do molibidnio na posio da curva TTT de um ferro fundido dctil.

Ferros Fundidos - Tratamentos Isotrmicos


As tcnicas de Austmpera e Martmpera so idnticas as empregadas nos aos. A figura abaixo ilustra o ciclo de resfriamento para execuo de cada um destes tratamentos num ferro fundido cinzento de baixo silcio.

Curva superior corresponde a um recozimento isotrmico resultando em perlita com 202HB. Curvas intermedirias correspondem a austmpera resultando em perlita fina com 285HB e baianita com 401HB respectivamente. A curva inferior produz a martmpera resultando em martensita com 555HB.

Ferros Fundidos
Bibliografias:
Tratamentos Trmicos das Ligas Metlicas Vicente Chiaverini (edio 2003) Princpio de Cincia e Engenharia dos Materias William F. Smith (3 edio) Estrutura das Ligas de Ferro Ductile Iron Data for Design Engineers (Published by Rio Tinto Iron & Titanium Inc. Canada)

You might also like