You are on page 1of 3

esc pwm motor escova

http://cineastv.forumeiros.com/nauti-auto-ferreo-plasti-e-outros-model...

Frum Cineastv
mtec Servios Servios de Magnetizao e Desmag. Manuteno de Motores Rotores AC/DC
www.imatec.ind.br

Produtos de Aeromodelismo Tenha Um Endereo nos EUA E Compre Direto. Veja Como!
www.BoxBrazil.com

Diversos CIs da linha LM LM78XX, LM78LXX, LM555, LM741,LM331 LM356, LM317, LM324, LM35DZ, LM393
www.soldafria.com.br

esc pwm motor escova


esc pwm motor escova
por cineas o Sex 22 Maio - 23:33:03

Continuando a srie de eletrnica para nautimodelos vou apresentar um circuito de speedcontrol. Este circuito no digital, utiliza a tcnica de PWM (Pulse Width Modulation) com o auxlio de um servo para controlar a velocidade de um motor.

Ao contrrio dos Speedcontrols encontrados prontos nas lojas, que so feitos a partir de um microcontrolador, e circuitos digitais, este bem simples. O que o PWM? A tcnica de PWM consiste em gerar pulsos de tenso constante, no valor mximo necessrio para o pleno funcionamento do motor (6V, 9V, 12V, ...) e variar o tempo de durao ou intervalo destes pulsos (Duty cycle). Com isso temos uma maior e efetiva trasferncia de potncia para o motor.

Como muitos amigos perguntam como podem controlar a velocidade de seus modelos de um modo mais barato que comprar um speedcontrol eletrnico digital (ESC), dou minha sugesto baseada em um circuito bastante simples e barato, apenas sendo necessrio uma certa manha em eletrnica para monta-lo.

Consiste em um circuito baseado no CI 555 onde, utilizando um potenciometro, de preferncia deslizante, podemos variar a velocidade de giro do motor atravs de um servo. Como este circuito bastante simples e no usa a sinalizao emitida pelo receptor, o motor somente ir girar em uma direo. Para que haja reverso necessrio inverter a polaridade do motor, os fios, para que a mesma acelereo seja em sentido contrrio. Esta inverso fica para outro momento.

cineas
Admin Mensagens: 499 Data de inscrio: 16/04/2009

para os barcos

1 de 3

28/7/2009 12:26

esc pwm motor escova

http://cineastv.forumeiros.com/nauti-auto-ferreo-plasti-e-outros-model...

por cineas o Sex 22 Maio - 23:42:19

Muitos amigos nos perguntam sobre a eletrnica dos nautimodelos: baterias, receptores, iluminao, motores, etc ...

As vezes uma simples explicao se transforma em uma aula de eletrnica bsica, onde explicamos o funcionamento dos circuitos bsicos e tambm dos auxiliares.

Um nautimodelo pode simplesmente possuir receptor, servo e motor, porm na vasta imaginao de um modelista, e aficcionado em eletrnica como eu, acabam aparecendo alguns apetrechos eletrnicos para dar um PLUS no "barquinho".

Reguladores de tenso, Fail safe, "chaves contatoras", sirene, pisca/Flash, sons de motores, iluminao, etc ... tudo o que a imaginao, espao e equilbrio permitir.

Em grandes embarcaes normalmente utilizamos baterias de 12v para os motores, porm esta tenso muito alta para energizar o receptor e os servos, que funcionam com tenses entre 4,8 e 6v (volts). Para que no seja necessrio utilizar 2 baterias diferentes utilizo o artifcio do regulador de tenso. Este circuito eletrnico recebe os 12v da bateria principal, reduz e estabiliza em 6v, permitindo que o receptor, os servos e demais circuitos auxiliares funcionem perfeitamente dentro da tenso de trabalho.

Utilizo o regulador de voltagem positiva 7806 da motorola, este componente consegue fornecer corrente constante de 0,6A (Ampere) com picos de 1A, o suficiente para energizar um receptor de 7 canais futaba, e um servo futaba padro (S3004). Para dois ou mais servos utilizo um transistor de potncia como booster, permitindo atingir correntes de at 15A (um absurdo em se falando de nautimodelismo - O P6345 em mxima acelerao consome 1,8Ah). O nico risco de se utilizar este regulador o chamado CUTOFF: A tenso mnima de funcionamento do componente. O 7806 para de funcionar quando em sua entrada (pino 1) a tenso fica abaixo de 6v, isto ocorre quando a bateria est muito fraca. O motor pode at funcionar mas para este tipo de regulador trabalhar fora das especificaes. Portanto, a bateria deve sempre estar carregada para evitar imprevistos.

So duas montgens bem parecidas, onde um nautimodelista sem muita percia no ferro de solda

pode facilmente montar para seu nautimodelo, e a aplicao vai depender da necessidade.

A mais simples se utiliza apenas do componente e um filtro de transientes, traduzindo, um regulador e um capacitor que tambm pode ser descartado (na data deste post o custo da montagem era de R$1,5). A "mais trabalhosa" permite a regulgem da tenso entre 5,5v e a tenso de bateria, sendo a mais comum de 12v. Para este circuito necessrio tomar muito cuidado pois tenses acima de 6,5v podero queimar o receptor. Tenha em mos um voltmetro para regular este circuito antes de conecta-lo ao receptor.

Se quiser apenas um regulador de tenso fixo 6v com alta ampergem pode-se substituir o trimpot de regulagem por um fio direto ao negativo.

Segue abaixo o diagrama eletrnico e o layout da montgem deste regulador.

cineas
Admin Mensagens: 499

2 de 3

28/7/2009 12:26

esc pwm motor escova

http://cineastv.forumeiros.com/nauti-auto-ferreo-plasti-e-outros-model...

Data de inscrio: 16/04/2009

Re: esc pwm motor escova


por cineas o Sex 22 Maio - 23:43:57

cineas
Admin Mensagens: 499 Data de inscrio: 16/04/2009

PERMISSO DESTE FRUM:


Voc no pode responder aos tpicos neste frum

DC Motor Controller 2 x 120A, RS232/RC interface for Robotic & Animatronics


www.roboteq.com

Bateria para Eletrnica 3,6V 60mA tipo Bujo, 9V e 12V CR2016, CR2025, CR2032, e outras
www.soldafria.com.br

Kva energia sob controle Veja como e fcil automatizar o seu gerador ou motobomba de incndio
www.kva.com.br

Frum Um forum gratis | Arte, Cultura & Lazer | Esporte uma queixa | Forum gratis | phpBB | Frum gratis de ajuda | Fale connosco | Assinalar

3 de 3

28/7/2009 12:26

You might also like