You are on page 1of 20

Oi amigos. A maioria de vocs j me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocs o Tibum, que o amigo da gua.

01

gua no corpo humano:


crebro 75% sangue 81% msculos 75% corao 83% pulmes 86% fgado 75%

Todos sabemos que sem gua no existiria vida no nosso Planeta, pois todos os seres vivos daqui dependem dela. Cerca de 70% do corpo humano e 70% do Planeta Terra so compostos por gua.
02

Geleiras e montanhas geladas 2% do total de gua.

gua doce em rios e lenis subterrneos 1 do total de gua.

Mas no pense que toda essa gua est disponvel para o uso humano, pois a maior parte salgada e da parte que doce 2% est em geleiras e em lugares em baixo da terra, aonde no temos acesso. Resta apenas 1%.

E no Brasil ela est distribuida assim:


gua de oceanos e mares (salgada) no Potvel 97% do total de gua.

Norte 68,5% Nordeste 3,3%

Centro-Oeste 15,7%
Sudeste 6,0%

Sul 6,5%

03

No Planeta terra a gente vai encontrar essa gua toda em trs estados: SLIDO, LQUIDO E GASOSO.

gasoso slido

lquido

A gua fica circulando pelo Planeta e sua quantidade no muda. a mesma desde a formao da Terra. Voc sabia que, apesar de ser salgada, a gua do mar tambm participa desse ciclo? Pois, quando ela evapora deixa o sal.
04

As gotas de chuva caem penetrando o solo e alimentando os lenis de gua subterrnea que vo alimentar as nascentes de gua e os rios.
05 15

A gua usada para um monto de coisas: para o turismo e o lazer, para a gerao de energia eltrica, para o uso nas indstrias, para a agricultura e pecuria, para a criao de peixes, para o uso urbano...
06

Hoje a maior parte da gua usada para a agricultura. Isso porque a populao mundial aumenta e a modernizao das tcnicas agrcolas para produzir mais alimentos provoca um aumento do consumo de gua.

23% 23%

7%

70%

Humano - 460 milhes m/ano. Industrial - 140 milhes m/ano. Irrigao - 1.400 milhes m/ano.
Fonte: ONU
07 15

Voc j parou para pensar de onde vem e para onde vai a gua que consumida na sua casa? Em alguns lugares ela retirada de poos. Nesse caso, preciso ficar atento para ter certeza de que ela no est contaminada.

estao de tratamento de gua Rio, lago ou poo artesiano

estao de tratamento de esgoto

gua usada

GL U

UP GLUP! GL

reservatrio de gua potvel

consumidor

Mas se voc mora na cidade provavelmente ela vem do reservatrio da companhia de gua e esgoto, que capta e trata a gua de algum manancial disponvel e distribui para a populao. Depois ela recebe o esgoto que sai das casas cheio de gua e o trata novamente.
08

Loteamentos

Matas e Florestas Matrica orgnica em decomposio rea Urbana

Drenagem urbana

Indstrias Tratores com fertilizantes Esgotos Despejos Dejetos de chiqueiros Agrotxicos

Agricultura

Todos os rios nascem limpos e com gua cristalina, mas ao longo do seu caminho a ao do homem vai prejudicando a sua qualidade de muitas maneiras. - As indstrias jogam neles seu esgoto na maioria das vezes sem tratamento; - As cidades tambm; - Os garimpos utilizam mercrio, que um metal pesado e faz muito mal saude e o jogam nos rios; 09 - As pessoas jogam lixo nas ruas, e quando chove, esse lixo vai parar nos rios.

- Os agricultores utilizam adubos e defensivos qumicos que a chuva acaba levando para os rios;

- O homem desmata as nascentes dos rios e elas acabam secando e derruba tambm a mata que fica beira dos rios e que serve para proteg-los; - O homem sai asfaltando todos os espaos e se esquece de que as gotas de chuva precisam de um solo poroso e rico em matria orgnica para penetrarem e completarem o ciclo da gua; - As indstrias tambm poluem o ar com a fumaa lanada por suas chamins e quando chove os elementos qumicos liberados para o ar acabam sendo trazidos de volta para o solo e para as guas.
10

- Que 70% dos rios brasileiros esto poludos e que existem regies onde at a gua do subsolo est poluda? - Que a falta de gua tratada pode transmitir vrias doenas, como a diarria, o clera, a esquistossomose e vrias outras?

11 15

E como se no bastasse todo esse estrago, as pessoas ainda desperdiam a gua boa que tem: - tomando banhos demorados; - varrendo a calada com gua; - escovando os dentes com a torneira aberta...

12

Se a gua do Planeta estiver doente, a vida de todos os seres vivos corre perigo. Mas todos podemos ser amigos da gua.

PODEMOS UTILIZ-LA DE MODO CONSCIENTE, REDUZINDO O CONSUMO E NO DESPERDIANDO!

13 15

e ser amigo da gua ... - Fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se faz a barba... - Tomar banhos rpidos... - S usar a mquina de lavar quando ela estiver cheia... - Varrer a calada com a vassoura e no com a mangueira... - Lavar o carro utilizando balde... - Regar o jardim quando o sol estiver mais fraco (no incio da manh ou no fim da tarde)... - Verificar se no existem vazamentos... - Reutilizar as chamadas guas cinzas, que so gua das pias, do chuveiro, da mquina de lavar (essas guas podem receber um tratamento bem simples e servirem para molhar o jardim, lavar o carro e a calada)... - Armazenar a gua da chuva para esse mesmo fim... - Tratar as guas utilizadas nas indstrias para que tambm possam ser reutilizadas... - Cuidar e at recuperar reas de nascentes, replantando rvores ao redor delas... - Cuidar dos rios, lagos e lagoas e recuperar tambm as suas margens, replantando rvores... - Parar de cimentar nossos quintais, para que a gua possa se infiltrar, completando o seu ciclo... - Preferir alimentos orgnicos, que so produzidos sem pesticidas e adubos qumicos... - Fazer a coleta seletiva para evitar que o lixo v parar nos rios e lagos...

14

Agora que voc j amigo da gua e sabe que ela um bem que pertence a todos, junte pessoas da sua famlia, da vizinhana, da escola e procure saber mais sobre ela em sua cidade: - de onde ela vem e para onde ela vai? - onde esto as nascentes? Elas esto bem cuidadas? - o rio ou crrego de sua cidade est limpo ou poludo? Ainda existem peixes?

Alguns sites de rgos que voc pode pesquisar e at denunciar caso encontre algo errado: SEMARH - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hdricos http://www.semarh.df.gov.br ADASA - Agncia Reguladora de gua e Saneamento http://www.adasa.df.gov.br CAESB - Companhia de Sanemento Bsico do Distrito Federal - http://www.caesb.df.gov.br MMA - Ministrio do Meio Ambiente - http://www.mma.gov.br ANA - Agncia Nacional de guas - http://www.ana.gov.br ANVISA - Agncia Nacional deVigilncia Sanitria - http://www.anvisa.gov.br IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis http://www.ibama.gov.br

15

sites relacionados para saber mais: Amigo da gua - http://www.amigodaagua.org.br Revista Educao Ambiental em Ao - http://www.revistaea.arvore.com.br Universidade da gua - http://www.uniagua.org.br Agncia Nacional de gua - shttp://www.ana.gov.br World Water - http://www.wordlwater.org Water Web - http://www.waterweb.org Projeto Roda d'gua - http://www.rodagua.com.br Agua na Natureza, na Vida e no Corao dos Homens - http://www.aguas.cnpm.embrapa.br gua de Chuva - http://www.agua-de-chuva.com Formas de Aproveitamento da gua - http://www.aguamineral.bio.br Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - http://www.anvisa.gov.br Agencia Nacional de Enegia Eltrica - http://www.aneel.gov.br Plano Nacional de Recursos Hdricos - http://pnrh.cnrh-srh.gov.br gua Viva - http://www.aguas.cjb.net gua On Line - http://www.aguaonline.com.br Tratamento de gua - http://www.tratamentodeesgoto.com.br Programa - gua Cidad - http://peac.phsantana.infinitehost.com.br Rede das guas - http://www.rededasaguas.org.br

16

You might also like