You are on page 1of 8

DIREITO AMBIENTAL

Direito Ambiental Vanessa Azevedo 31/03/2010 Aula 01

1. Objeto do Direito Ambiental O direito ambiental visa a proteo do meio ambiente para garantir as presentes e futuras geraes, um meio ambiente equilibrado. O legislador constituinte, ao se referir as futuras geraes, consagrou um direito inter-geracional, ou seja, um direito que pertence no s a gerao presente, mas tambm as futuras. O centro de tutela dos interesses do direito ambiental o homem, de modo que o direito ambiental visto como antropocntrico, instrumento de vida com qualidade para o homem, desta forma, no o meio ambiente sujeito de direitos, mas objeto de direito. H uma segunda posio denominada hiocntrica, para qual no centro dos interesses do direito ambiental est todas as espcies com vida. Esta posio, embora seja a mais moderna, no a que prevalece, pois apenas o homem po ser de sujeito de direitos. O direito ambiental uma cincia autnoma, com princpios e ordenamento jurdico prprios, h entendimento no sentido de que seja um sub -ramo do direito administrativo, o que no possvel ser sustentado em razo da natureza difusa do meio ambiente.

2. Princpios Constitucionais Os princpios constitucionais do direito ambiental e a lei 6938/81, que disciplina a poltica nacional do meio ambiente, foram influenciados pela declarao para o meio ambiente firmada em 1972, em Estocolmo. Nesta conveno, da qual participaram pases de diferentes nveis de desenvolvimento, foram firmadas -2 premissas: 1 direito fundamental do homem o progresso; 2 todos tm o dever de preservar o meio ambiente.

3. Conceito de Meio Ambiente Art. 3, I, da Lei 6938/81, corresponde ao conjunto de Leis, condies, influncias de ordem fsica, biolgica e qumica, que gere, abriga a vida em todas as suas formas.

4. Espcies de Meio Ambiente 4.1. Meio Ambiente Natural Composto pela flora, fauna, solo, ar, enfim, tudo o que existe se interferncia do homem; 4.2. Meio Ambiente Artificial Constitudo pelo espao criado pelo homem em interao com o meio ambiente natural; 4.3. Meio Ambiente Cultural o espao construdo pelo homem, mas que possui um valor especial agregado, pois reflete a histria de uma sociedade. Compreende o patrimnio histrico, artstico da humanidade. Em razo desta que h necessidade do tombamento;

4.4. Meio Ambiente do Trabalho Visa garantia da sadia qualidade das condies laborais. Art.216-A, CP, tipifica o crime de assdio sexual uma forma de tutela do meio ambiente do trabalho.

5. Princpios do Direito Ambiental 5.1. Ubiqidade O meio ambiente est no centro de tudo o que o circunda. Estabelece relao com tudo o que est a sua volta. A questo ambiental se apresenta antes, durante e depois da instalao de todo empreendimento e, nas subseqentes modificaes. O Estado age de acordo com as modificaes sofridas no meio ambiente e a qualquer tempo, sempre que necessrio; 5.2. Educao Ambiental dever de o Estado promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino; 5.3. Desenvolvimento Sustentvel Estabelece a harmonizao entre o desenvolvimento econmico e o impacto ao meio ambiente, que ser trazido pelo empreendimento, de forma que se garanta o desenvolvimento social, sem que prive as geraes futuras do uso e gozo dos recursos ambientais, Art.170,VI,CF. 5.4. Preveno e Precauo Preveno estabelece o dever do Estado e da coletividade em tomar medidas prvias para evitar os danos ambientais previsveis que, via de regra, so irreversveis, enquanto que a precauo, estabelece o dever de acautelar o meio ambiente quanto aos danos imprevisveis, no sendo possvel apurar o impacto que determinada atividade trar ao meio ambiente, e assim, novos estudos devero ser realizados at que se encontre uma resposta quanto ao impacto. 5.5. Poluidor-Pagador Estabelece o dever de reparar, de forma integral os danos causados. Este princpio tem um primeiro aspecto preventivo, determinando que sejam tomadas todas as medidas prvias para evitar os danos ambientais e, no segundo aspecto repressivo, impe o dever de reparar o dano causado, devolvendo ao meio ambiente o estado anterior e, se no for possvel, indenizar pelo dano causado. 5.5.1. Ordem Preventiva Impe ao empreendedor o dever de prevenir impactos ambientais por meio de mtodos de preveno que minimizem os impactos ambientais, ex: adoo de filtros, tratamento de gua; entre outros, no h o direito de poluir. 5.6. Usurio-Pagador Estabelece que quem usar um recurso ambiental , pode pagar por ele, mesmo que no cause degradao ambiental, o fundamento deste princpio o dever que temos de garantir que futuras geraes tem um meio ambiente equilibrado. O usurio aquele que utiliza o recurso ambiental e no causa degradao, ex: cobrana pelo uso da gua, Art.19/0 Lei 9433/97.

6. Responsabilidade pelos Danos Ambientais Em decorrncia do princpio do poluidor-pagador, todo aquele que causa dano ao meio ambiente, dever repar-lo de forma integral. A responsabilidade pelos danos ambientais, se d nas esferas cvel, administrativa e penal, ser autnoma. A condenao em uma das esferas

no impede a responsabilizao pelo mesmo fato em esfera diversa. A responsabilidade civil est fundamentada nos Art. 225,3, CF e Art. 14 da Lei 6938/81. Da interpretao desses dois dispositivos, conclui que a responsabilidade civil objetiva, bastando para a sua imputao, a comprovao do dano e o nexo de causalidade deste com a conduta, independentemente da comprovao de culpa. Ser irrelevante a legalidade da atividade, ou seja, se est ou no de acordo com autorizao do poder pblico. Sendo ilegal o desenvolvimento da atividade empreendedora, tambm haver responsabilidade na via administrativa. A ao de responsabilizao busca primeiro o pedido de obrigao de no fazer para cessar a atividade lesiva. Em um segundo momento se o pedido de obrigao de fazer para reparar o dano causado e, se no for possvel, ser imposta uma obrigao de dar, que compreende o pagamento em razo do dano causado. Sero indenizveis os danos patrimoniais e extrapatrimoniais, em razo do carter difuso do direito ambiental. Sero responsveis pelo dano todo aquele que de qualquer modo lhe deu causa, inclusive o Estado poder ser responsabilizado em solidariedade com o causador direto do dano. Na busca da reparao integral do dano, ser possvel a desconsiderao da personalidade jurdica, se esta constituir um obstculo ao ressarcimento dos prejuzos causados ao meio ambiente Lei 9605/98.

7. Poltica Nacional do Meio Ambiente A Lei 6938/81 estabeleceu a poltica nacional do meio ambiente. Esta Lei constitui um divisor de guas no tocante tutela ambiental, que antes era realizada por ordenamentos esparsos, como o cdigo de guas, cdigo florestal. A Lei foi recepcionada pela CF e traz como objetivo geral a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental, qualidade esta propcia garantia de vida com qualidade, com o fim de assegurar desenvolvimento socioeconmico, sem que prive as geraes futuras dos recursos ambientais. Os objetivos especficos dispostos no Art. 4, da Lei, constituem metas a serem seguidas na concretizao do objetivo geral.

8. Sistema Nacional do Meio Ambiente o conjunto de rgos e instituies nos nveis federal, estadual e municipal, responsveis pela preservao e melhoria da qualidade ambiental. 8.1. Conselho de Governo o rgo superior que tem por objetivo assessorar o presidente da repblica, na instituio de diretrizes para o meio ambiente e, na formulao da poltica nacional; 8.2. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) rgo consultivo do conselho de governo e exerce tambm a funo deliberativa, sendo responsvel pela edio das resolues para o meio ambiente, como a 237/97; 8.3. Ministrio do Meio Ambiente o rgo central que tem por finalidades fiscalizar, planejar e controlar a poltica nacional e as diretrizes fixadas pelo conselho de governo; 8.4. IBAMA rgo executor que tem por finalidade executar e fazer executar as diretrizes fixadas para o meio ambiente;

8.5. rgos Seccionais e rgos Locais So rgos regionais ou municipais responsveis pela execuo e pelo controle de atividades potencialmente causadores de danos ambientais.

9. Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente 9.1. Zoneamento o instrumento de planejamento e diviso do solo, de modo que seja encontrado local adequado para todos os usos essenciais. Este instrumento tem uma viso preventiva de longo alcance que visa subsidiar os processos de planejamento e ordenamento do uso do solo; 9.2. EIA/RIMA O AIA corresponde aos estudos realizados s custas do empreendedor por uma equipe multiprofissional, indicando a viabilidade do empreendimento. O AIA realizado pelo EIA, e seu respectivo relatrio que, constitui um instrumento de comunicao de tudo o que foi apurado na realizao do estudo. RIMA tem como destinatrios o poder pblico e a coletividade, razo pela qual, dever ser elaborado em linguagem acessvel ao leigo, devendo tambm ser amplamente divulgado. OEIA destinado s atividades potencialmente lesivas e de significativa degradao ao meio ambiente; 9.3. Licenciamento Ambiental um procedimento administrativo que visa a concesso da licena ambiental. Tal licena um ato unilateral do poder pblico, pelo qual se faculta ao empreendedor a construo, instalao e funcionamento de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas potencialmente degradativas ao meio ambiente. 9.3.1. Licena Prvia Ser concedida na fase de planejamento da atividade e traa as diretrizes relacionadas a localizao e instalao do empreendimento, com validade de at 05 anos; 9.3.2. Licena de Instalao ato que autoriza o incio das obras, do empreendimento, de acordo com o projeto pr-aprovado, sua validade de at 06 anos; 9.3.3. Licena de Operao e Funcionamento Autoriza o inicio do funcionamento da atividade aps serem analisadas as condies de seus equipamentos e filtros de poluentes, validade mnima de 04 anos e mxima de 10 anos. A licena ambiental tem carter sui generis , e pode ser cassada sempre que forem modificadas as condies em que foi concedida. O empreendedor somente ser indenizado se no tiver dado causa a sua cassao e, se seu prejuzo for devidamente comprovado. O pedido de licenciamento deve obedecer ao principio da publicidade sob pena de anulado. A revisibilidade das licenas decorre do principio da supremacia do interesse pblico sobre o privado.

10. Criao de Espaos Territoriais Especialmente Protegidos dever do poder pblico identificar em seu territrio reas dotadas de atributos ambientais relevantes devendo, portanto, proteg-los especialmente.

10.1. reas de Preservao Permanente So reas descritas nos Arts. 2 e 3, do cdigo florestal, cobertos ou no por vegetao nativa, com finalidade de preservao dos recursos ambientais, ex: as margens dos rios; 10.2. Reserva Legal So reas mantidas no interior de reas rurais, com o objetivo de preservao ambiental, excetuando as reas de preservao permanente. Os percentuais destinados a reserva legal dependero da localizao da propriedade rural, ser de 80% se localizada na Amaznia Legal; 35% se localizado nos Cerrados e 20% se forem localizadas nas florestas e campos; 10.3. Unidades de Conservao So os espaos territoriais dotados de atributos ambientais relevantes, com o objetivo de conservao da biodiversidade. Podero s er de 02 espcies: 10.3.1. Preservao Integral Na qual se admite apenas o uso indireto dos recursos ambientais, ex: reserva ecolgica da Juria. 10.3.2. Uso Sustentvel Onde se permite o uso sustentvel dos recursos ambientais, mas de forma compatvel preservao ambiental, ex: reas de extrativismos, seringais. 05/05/2010 Aula 02 11. Licenciamento Ambiental o processo administrativo ode o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao e operao das atividades que utilizam recursos ambientais, um instrumento de tutela, pois controla a utilizao dos recursos ambientais. Obs: O licenciamento ambiental difere da licena ambiental, pois o primeiro um conjunto de atos que forma um procedimento, ao passo que o segundo um desses atos.

11.1. Espcies de Licena 11.1.1. Licena Prvia Concedida na fase de planejamento. Tem por objetivo aprovar a localizao, atestar a viabilidade ambiental e fixar as condies para as prximas fases, com prazo de validade de at 05 anos, prorrogados desde que no ultrapasse o prazo mximo de 05 anos. 11.1.2. Licena de Instalao Sempre precedida pela licena prvia. Tem por objetivo autorizar a instalao do empreendimento e, fixar as condies para prxima fase, com prazo de at 06 anos, prorrogveis, desde que no ultrapasse o prazo mximo de 06 anos. 11.1.3. Licena de Operao Satisfeita as condies anteriores ser concedida a licena de operao, que tem por objetivo autorizar o incio das atividades da empresa, com prazo de 04 a 10 anos. Esta licena poder ser renovada sempre, desde que preenchidas as condies do rgo ambiental competente. 11.2. rgo Ambiental Competente A competncia determinada pela abrangncia direta do impacto ambiental provocado ou que possa provocar. Desta forma, se o impacto dor de mbito nacional, ex: atingir 02 ou mais

Estados, a competncia ser do rgo Federal, ou seja, IBAMA. Se o impacto dor Estadual, a competncia ser do rgo ambiental Estadual competente. Se o impacto dor local, a competncia ser do rgo ambiental Municipal competente. Excees: Ser de competncia do IBAMA: Licenciamento de atividades em Terras Indgenas; que utilizem material radioativo ou energia nuclear; Licenciamento de empreendimentos militares. Ser de competncia do Instituto Chico Mendes: Licenciamento de atividades em unidades de conservao Federal: a) Unidade de Conservao Estadual; b) Em reas de preservao permanente APP, Arts. 2 e 3 do Cdigo Florestal; c) Quando houver delegao da Unio aos Estados. Obs01: O procedimento do licenciamento ambiental adotado o descrito na Resoluo do CONAMA 237/97. Cuida do licenciamento de postos de combustveis CONAMA 273/00 e licenciamento de cemitrios CONAMA 335/03. Obs02: O Art.7 CONAMA, 237/97 estabelece que o licenciamento ambiental ser realizado em um nico nvel de governo, ou seja, se um licenciamento feito por um rgo Estadual, no poder o rgo Municipal ou Federal faz-lo. Esta regra inconstitucional, pois ofende a disposio do Art.23,VI,CF, que estabelece ser a competncia material comum a todos os entes federados. O licenciamento uma forma de tutela e no pode ser subtrada dos entes pblicos.

12. Criao de Espaos Territoriais Especialmente Protegidos Art.225,1,CF, estabelece ao Poder Pblico o dever de identificar em todas as unidades da federao, espaos ambientais dotados de atributos relevantes e especialmente proteg -los, em razo da sua biodiversidade ou de sua funo ambiental. 12.1. Espcies de Espaos Territoriais Especialmente Protegidos 12.1.1. Unidade de Conservao Lei 9985/00, so espaos territoriais institudos pelo Poder Pblico em conformidade com a Lei, e tem por objetivo a conservao da biodiversidade. H 02 espcies de unidade de conservao: a) Unidade de Proteo Integral destinada a preservar a natureza, admitindo apenas o uso indireto dos seus recursos. Por uso indireto entende-se aquele que no envolve coleta, consumo, dano ou destruio. b) Unidade de Uso Sustentvel destinada a compatibilizar a conservao da natureza, com o uso sustentvel de parte de seus recursos. 12.1.2. reas de Preservao Permanente APP Arts. 2/3 Cdigo Florestal. So as reas protegidas conforme disposio constante nos artigos do Cdigo Florestal. Cobertos ou no com vegetao nativa e com funo de preservar os recursos ambientais. As hipteses constantes no Art.2 configuram automaticamente

APP, ao passo que as hipteses descritas no Art.3 dependem de ato do Poder Pblico para se transformar em APP. 12.1.3. Reserva Legal Art.16 do Cdigo Floresta. a rea existente no interior de uma propriedade privada no computada o percentual da APP e com o objetivo de preservar a biodiversidade. O percentual da reserva legal ser diferente conforme a localizao do imvel. 80% Amaznia Legal; 35% Cerrado; 20% Campos e Florestas. Obs: Toda propriedade rural tem que ter Reserva Legal. 12.1.4. reas de Proteo Especial Com contedo Residual.

You might also like