You are on page 1of 34

A CORPORAO I E II

H 150 anos atrs a grande corporao era uma instituio insignificante. Hoje ela onipresente. Como a igreja, a monarquia, o partido comunista antigamente... a corporao hoje dominante. Este documentrio examina a natureza, a evoluo, o impacto... e possvel futuro da corporao moderna.sob um rgido controle legal no inicio, o que permitiu corporao atual obter sobre ns? Hoje, os escndalos abrem um debate sobre... a falta de controle pblico sobre as grandes corporaes. (BUSCH) Eu creio que h um excesso de desconfiana quanto ao mercado. 95% das empresas so honestas, revelam todos os seus ativos. Possuem programa de compensao equilibrador. Mas h mas podres. O debate sobre os princpios operacionais das corporaes foi logo reduzido ao jogo siga o lder. Os EUA ainda o melhor lugar para investir. Tivemos alguns problemas devido a algumas mas podres. Alguns me chamam de ma podre. Estou amassado, mas ainda sou saboroso. Alguns me chamam de ma podre, mas posso se a ma mais saborosa da rvore. (cantando) No um cesto de ma podre, so s algumas mas podres. No um cesto de ma podre. Temos que nos livrar delas comeando pelas TycoMas podres. Sabemos tudo sobre woridcom. Mas podres. Xrox corporation. Mas podres. Arthur Andrs. Kivant corporation. o carro de frutas est enchendo. No so apenas algumas mas. a pior crise de confiana do mercado. O que est errado neste quadro? No h metfora melhor... que descreva nossa instituio dominante? Pelas vozes de CEOs, denunciantes, corretores, gurus, espies, pessoas da organizao e fora dela... apresentamos a corporao como um paradoxo, uma instituio que cria igrejas, mas que tambm causa muito mal.

A corporao I Documentrio de: Mark Achabar, Jennifer Abbott, Joel Bakau


A corporao parte de um todo na sociedade. Se voc a tira, o quadro fica incompleto, mas se for a nica parte no funcionar. Uma equipe esportiva. Alguns defendem os outros carregam a bola. Alguns jogam a bola. Todos tm um objetivo: o sucesso da empresa. A corporao como uma famlia. As pessoas trabalham juntas, com um objetivo. Como o telefone, ela chega a quase todo lugar. bem poderosa, bem (limite) difcil de evitar. E transforma nossas vidas, no fundo, creio eu, para o melhor.

A gua voando, sobre...atenta, competitiva, pronta para atacar, mas no um abutre. Nobre visionria, majestosa em que as pessoas acreditam e se inspiram e cujo o impulso permite voar alto. uma boa logomarca para uma empresa com princpios. Chega de papo furado pessoal! Corporaes so criaes artificiais. So monstros que devoram o mximo possvel de lucros custa de quem quer que seja. uma baleia, um peixe enorme, que pode engolir voc em um instante. O monstro do Dr. Frankenstein, sua criao, subjuga-o como a corporao fez conosco. A palavra corporativa vem colocada de um modo pejorativo palavra agenda corporativa, como se fosse ruim. Como se fosse uma agenda que quer dominar o mundo. No uso a palavra corporao, uso a palavra negcios. Uso a palavra...no uso a palavra empresa falo comunidade de negcios. Tem uma conotao bem melhor do que simplesmente o termo corporao. O que uma corporao? Engraado sou professor a muito tempo e nunca me perguntaram to diretamente o que , ao meu ver, uma corporao. uma forma de controle do negcio. um grupo de pessoas trabalhando em um conjunto de vrios objetivos. O principal deles obter grandes, crescentes lucros para os donos do negcio. Nascimento A corporao moderna surgiu na era industrial. Essa era comeou em 1712, quando um ingls , tomas Nwcumen inventou uma bomba vapor para retirar gua de uma mina, para os mineiros ingleses tirarem mais carvo ao invs de gua da mina. Trata-se de produtividade, mais carvo por homem/hora. Foi o inicio da era industrial. Depois virou mais ao por homem/hora. O sistema o mesmo, produzindo produtos mais sofisticados. O papel predominante das corporaes em nossas vidas essencialmente um produto do sculo passado. No inicio, eram grupos licenciados pelo Estado para uma tarefa. Como um grupo reunido para erguer uma ponte sobre o rio Charles. Haviam poucos grupos desse tipo nos EUA, antigamente. Os que existiam possuam regras muito claras criadas pelo Estado. Por quanto tempo operavam? O valor do capital. O que faziam ou operavam ficava bem claro e no havia nada mais. No podiam possuir outra corporao, seus acionistas podiam ser responsabilizados e assim por diante. Tanto na lei como na cultura as corporaes eram consideradas um presente do povo para servir o bem pblico.

Rezando pelo privilgio de ser Incorporado


Essa a histria e no pensemos que essa foi sua poca de ouro, quando todas as corporaes serviam o bem comum, mas h muito que aprender com essa poca.

A guerra civil e a revoluo industrial deram enorme impulso s corporaes. As ferrovias se expandiram muito, recebendo muitas terras pblicas. Bancos, indstria pesada. Os advogados notaram, h mais de 150 anos que precisavam de mais poder para atuar e quiseram remover parte das restries historicamente impostas s corporaes. A 14 Emenda foi aprovada no final da guerra civil, para dar direitos iguais aos negros. Ela dizia: Nenhum Estado pode tirar de qualquer pessoa a vida, a liberdade ou a propriedade sem um processo jurdico adequado. O objetivo era impedir que os estados prejudicassem os negros como haviam feito por tanto tempo. As corporaes foram a justia. Seus advogados foram espertos. Eles disseram: Voc no pode tirar de uma pessoa a vida, a liberdade e a propriedade somos uma pessoa a corporao uma pessoa. E a corte suprema aceitou isso. O grotesco que a 14 Emenda foi criada para proteger os escravos recentemente libertados. Entre 1890 a 1910, dos 307 casos julgados envolvendo a 14 Emenda, 288 eram de corporaes e 19 de afroamericanos. 600 mil morreram para dar direitos s pessoas e, nos 30 anos seguintes, os juizes aplicaram esses direitos ao capital e a propriedade e os tiraram das pessoas.

Pessoa Jurdica
Todos erram de vez em quando. No posso ser responsabilizado pessoalmente. Esse um dos pontos fracos de uma mesma sociedade. No Sid? Talvez voc devesse incorporar a loja. Incorporar? , incorporar daria o que voc quer agora. Responsabilidade limitada. Um grupo quer investir seu dinheiro em uma empresa. Ento, ele pede licena para ser uma corporao. O governo concede essa licena. A, a a corporao opera legalmente como uma pessoa. No um grupo de pessoas, sob a lei uma pessoa jurdica. A Imperial Steel Incorporated tem muitos direitos de uma pessoa. Pode comprar, vender propriedades, fazer emprstimos. Pode processar e ser processada. Conduz um negcio. Alm de outras milhares de pessoas jurdicas, parte de nossa vida. membro da nossa sociedade. Tendo ela obtido os direitos de uma pessoa, a pergunta : que tipo de pessoa uma corporao? corporaes tm direito de pessoas imortais. Mas so pessoas especiais. Pessoas sem conscincia moral. So um tipo especial de pessoas. Sua nica preocupao com os acionistas. As vezes so chamadas de partes interessadas como a comunidade ou a fora de trabalho. O problema dos cidados corporativos QUE ELES SO DIFERENTES DE NS. COMO O Baro ingls Thuilow supostamente disse Eles no tem alma a savar e nem corpo a ser preso. O erro das pessoas ao pensar nas corporaes pensar que elas so como ns. General Eletric um velho simptico cheio histrias. Nike-jovem,

Energtica, Microsoft, Agressiva, Mac Donalds, jovem , expansivo, entusiasmado, Mousanto, impecavelmente vestida, Disney, pateta. The Body Shop, enganador, muito bonito. Sabe o que The Body Shops? No? Elas pensam que tem sentimentos, polticas, crenas, mas elas s pensam em uma coisa, faturar o mximo possvel num trimestre, s isso. Claro que elas lucram isso bom. o que impulsiona o capitalismo. Dar mais daquilo que precisamos, o incentivo que outros sistemas no tm. Somos acusados de s pensar na economia porque acham que s nisso que pensamos: em dinheiro. No verdade, pois ns sabemos que precisamos pensar no ambiente, mas temos que sermos vistos como membros construtivos da sociedade. H empresas que ajudam a comunidade. Elas produzem bens e servios que nos so vitais, que melhoram nossas vidas, e isso bom. O problema que para essa gente, lucro nunca o suficiente. No existe empresa no mundo que possa negligenciar sua base econmica. Mesmo algum vivendo sob uma rvore depende do apoio de algum. A carncia econmica precisa ser abordada por todos. No s uma questo econmica. Mas, ao contrrio de algum sob uma rvore, toda a empresa foi estruturada atravs de medidas legais para ter uma caracterstica perturbadora. A lei exige que os interesses financeiros dos donos estejam acima dos demais interesses. Uma corporao obrigada a por seus interessses acima de tudo. At do bem pblico no uma lei da natureza, uma deciso especfica judicial. Ela s pensa no lucro a curto prazo dos acionistas, que so poucos. A quem esta empresa deve... lealdade? O que significa lealdade? Bem, esse um conceito bastante ingnuo, pois as corporaes s querem crescer e serem lucrativas. Agindo assim, ela se torna mais lucrativa, pois fazem as demais pagarem por seu impacto na sociedade. H uma palavra terrvel usada pelos economistas: Externalidades. Externalidades o efeito de frustraes de duas pessoas sobre a outra que no constituiu ou participou da frao. Sem dvida, h grandes problemas nessa rea. Conduzir um negcio difcil, h sempre custos a serem cortados. Certa corporao diz: que algum mais faa isso, que algum mais fornea poder militar ao oriente mdio para proteger o petrleo no fronte. Que algum mais construa as estradas para nossos automveis. Que algum mais cuide desses problemas. A est a origem da externalidades, deixar algum mais lidar com o problema. tenho os meus prprio. Uma corporao uma mquina externalizadora assim como um tubaro uma mquina assassina. Cada uma projetada, com eficincia, para realizar certos objetivos. Para alcan-los no existe a questo do mal ou da vontade. A empresa tem dentro dela, assim como o tubaro, tem as caractersticas que permitem fazer aquilo que sua essncia. A corporao pressionada para apresentar resultados agora e externalizar qualquer custo que o publico incauto ou indiferente permita que seja externalizado.

Relator de caso (1812).


Para determinar o que leva a corporao a agir como uma mquina externalizadora, podemos analis-la como um psiquiatra faria com um paciente. Podemos elaborar um diagnostico, tendo como base, casos tpicos de males causados terceiros, selecionados de um universo de atividades corporativas. Mal aos empregados: corte de vagas; Mal aos empregados: destruio dos sindicatos; Mal aos empregados: incndio nas fbricas. Este um convite trabalhista nacional do setor de vesturio da cidade de New York. Est um pouco desorganizado. Estas camisas so de diferentes campanhas. Para fazer parecer bem real, cumpramos todos os produtos das fbricas de que estamos falando, esta camisa vendida por US$ 14,99. quem a fez ganhou US$ 0,03. Hiz Clair Love, feitas em El Salvador, elas custam US$ 178,00. as costureiras ganham US$ 0,74 por cada uma. Som de carro Alprine, US$ 0,31por hora. No so s ternos, roupas, tudo. Estivemos em Honduras. Alguma operrias sabiam o que fazamos. Essa jovens trabalhadoras se aproximaram. Disseram que as condies... podem nos encontrar? dissemos que sim. Mas impossvel nos paises em desenvolvimento. No se pode chegar a fbrica com um Not Book e entrevistlos. H capangas, polcia militar, tudo feito clandestinamente. Vamos comear a reunio e entram homens. Homens fortes. A empresa soube da reunio e mandou estes espies. No fizemos a reunio, claro. Mas as garotas eram espertas. Sem que os espies vissem, elas puzeram as mos sob a mesa, eu coloquei a mo sob a mesa e elas passaram os recibos dos salrio. Soubemos quem eram, seu salrio, que marcas ela costuravam e para quem trabalhavam. Tirei a mo aps todos sarem e nela estava o rosto de Kathy Lee Gifford. Mas h um lado interessante. parte da receita da venda ser doada para abrigos infantis. comovente. Toca voc aqui. Wal Want diz: se comprar estas calas... Kathy Lee Gifford ; compre estas clas, vai ajudar as crianas. S que as pessoas que nos entregaram as etiquetas tinham apenas treze anos. Muitas pessoas em sua famlia trabalharam? S eu. Quantas pessoas voc sustenta? Oito pessoas. Oito. Como consegue com esse salrio? suficiente? (sacode a cabea que no). Vejamos por outro ponto de vista. Do ponto de vista do povo de Bangladesh que morre de fome, do ponto de vista da China, que morre de fome, e cuja a nica coisa de valor que tem a oferece a mo de obra barata. Eles mostram ao mundo, uma grande bandeira que diz: venham aqui, contrate-nos, trabalhamos por US$ 0,10 por hora, necessrio comprar o arroz para no morrermos de fome. Venham nos salvar desta situao.

Quando a NIK chega l considerada uma ddiva de Deus. Espere! No pode entrar a. A porta estava aberta. So minhas roupas. Minhas roupas. No so suas. Para que a cmera? No toque na mulher. Por que? Esta uma empresa privada. Sem permisso, como pode entrar? A porta estava aberta. Ela para os funcionrios, no para voc. Revistamos o lixo na Repblica Dominicana, sempre fazemos isso. Um dia, achamos documentos com os preo internos da Nik. A Nik atribuiu um tempo para cada operao, no falam em minutos, eles dividem por dez milsimos de segundo, so vinte e duas operaes. Os empregados tm 6,6 minutos para fazer a camisa. So US$ 0,70 por hora na Repblica Dominicana. So 6,6 da US$ 0,08. so documentos da NIK. O salrio 0,03% do preo do varejo, essa a realidade.

Lista de diagnsticos da personalidade. Organizao mundial da sade. ICD-10 Nacional de Distrbios Mundiais DSM-IV Descaso pelos sentimentos alheios
O que acontece nas reas onde as corporaes tem sucesso? Elas logo descobrem que no podem mais trabalhar naquele pas porque os salrio so altos demais agora, ou seja, as pessoa no vo esperar mais desesperadas, usamos todos os desesperados e eles esto gordos, saudveis e ricos. vamos para o prximo grupo de desesperados e elevar sua renda.

Lista de diagnsticos de personalidade Incapacidades de manter relaes duradouras.


O conceito da zona de exportao e que ser o primeiro passo para o desenvolvimento, o capital atrado para esses pases ter efeito positivo sobre as comunidades. Mas como, muitos pases agora adotaram essas zonas livres de comrcio, eles precisam conceder cada vez mais incentivos para atrair empresas, ao seu bolso desnacionalizado. E as isenes aumentam. Os funcionrios mal ganham para comerem trs vezes ao dia, muito menos para alimentar a economia local. Mal a sade humana: produtos perigosos; Mal a sade humana: lixo txico; Mal a sade humana: poluio; Mal a sade humana: produtos qumicos sintticos. SHELL apresenta A DOW CHEMICAL COMPANY apresenta: algo aconteceu em 1940 que marcou o inicio de uma nova era. A era da habilidade

de sintetizar e criar uma escala ilimitada de novos produtos qumicos que nunca existiram antes, atravs da pesquisa, as companhias petrolferas competem entre si para separar as molculas do petrleo e criar novos produtos. Derrepente era possvel criar novos produtos qumicos, sintticos que no existiam, para qualquer objetivo, a um baixo custo. Tecidos, escova de dentes, pneus, inseticidas, cosmticos, exterminadores de pragas: novos produtos para uma vida melhor, por exemplo, se voc procurasse um qumico e dissesse: quero um produto qumico, um pesticida que permanea por toda a cadeia alimentar, no quero renov-lo constantemente, que seja indestrutivo. Ento ele colocaria duas molculas de Benzeno no quadro-negro, adicionaria um clorino de laestetanina, DDT! Quando o 8 exercito precisava de civis japoneses para ajud-los chamava mdicos nativos para administrar o DDT e eliminar uma possvel epidemia de Tifo. - H muito tempo isso aplicado para impedir doenas. Veja como riem, perdo pelo p. A medida que os produtos petroqumicos iam aumentando, surgiam sinais que alguns produtos poderiam gerar problemas. Do inicio, os dados eram triviais, anedticos, mas com o acumulo gradual de dados, agora ns sabemos que os sintticos qumicos invadiram nosso local de trabalho, produto de consumo, ar, gua, geram cncer, defeitos de nascena e outros efeitos txicos. Exposio ao fungicida do Dal Pont, seu filho nasceu sem olhos, as empresas sabem disso. Pelo menos a maioria sabe e tem tentado banalizar estes riscos (2815).

Lista de diagnsticos da personalidade Descaso pela segurana alheia


Se eu atiro em voc, isso crime, se eu o exponho qumicos que iro mat-lo, qual a diferena? E o que leva mais tempo para mat-lo? Estamos em meio a uma epidemia de cncer, no tenho dvidas. Tenho documentos que comprovam que a epidemia a grande responsvel por essa avassaladora epidemia, onde um de dois homens contrai cncer, onde uma em trs mulheres contrai cncer: Mal aos animais: destruio do habitat; Mal aos canimais: fazenda industrializada; Mal aos animais: experincias. No final de 1989, recebi uma grande caixa de documentos sem identificao do remetente, eu abri e encontrei aguns documentos da Mosanto, sobretudo sobre testes toxicolgicos com vacas que receberam sBGH, BST, nome comercial de Posilac que usado em mais de 25% das vacas leiteiras nos EUA, segundo Monsanto. O leite bebido por grande parte dos americanos pois o FDA declarou que seguro para as vacas e humanos. Na

poca, a Monsanto dizia: no h provas de efeitos nocivos, no usamos antibiticos. Eles mostraram claramente que mutilaram.

Lista de diagnstico de personalidade Insinceridade: repetidas mentiras e trapaas para obter lucros.
O arquivo descrevia inflamaes crnicas do corao, pulmes, rins, bao, problemas na reproduo e vrios outros problemas. A mais abrangente anlise independente da droga concluiu que o DST resulta em dor e sofrimento desnecessrios para as vacas. Isto inaceitvel para algo criado para aumentar a produo de leite, um produto idiota. Os pases desenvolvidos esto abarrotados de leite, h excesso de produo, h pases pagando aos produtores para no produzirem leite. O primeiro produto da Monsanto algo que produz mais do que necessitamos, claro que voc aplicar posilac em todas as vacas. Se no aplicar, reduzir seus lucros. Mas o uso de hormnio artificial causava muitos problemas s vacas. Algo chamado Mastite uma infeco dolorosa dos beres da vaca. Se voc tira o leite de uma vaca com mastite, no sei como dizer isso. Espero que no estejam vendo isso na hora do jantar. Mas o pus da infeco dos beres vai para o leite. E a contagem de bactrias em seu leite aumenta. H um custo para as vacas. As vacas ficaram mais doentes com sBGH. Elas receberm antibiticos. As pessoas consomem antibiticos atravs da comida, isso cria doenas e bactrias resistentes antibiticos. Estamos em uma crise quando algum vai al hospital e infectado, no pode ser curado e morre. Isso uma crise. Ruim para a vaca e para o fazendeiro e potencialmente para o consumidor. Vemos muitos dados conflitantes sobre o risco sade. Como consumidor, penso: por que devo correr riscos? as vacas no foram as nicas vitimas dos produtos da Monsanto. Grandes reas do Vietn foram desflorestados pelos EUA, pelo agente laranja da Monsanto. Ela causou cerca de 50.000 defeitos de nascenas e centenas de milhares de casos de cncer em Vietnamitas e em soldados americanos servindo no sudeste asitico. Ao contrrio das vtimas vietnamitas, os veteranos americanos exposto ao agente laranja puderam processar a Monsanto por suas doenas. A Monsanto fez um acordo e pagou US$80.000.000 em danos, mas nunca admitiu a culpa.

Lista de diagnostico de personalidade Incapacidade de sentir culpa


Mal biosfera: devastao florestal; Mal biosfera: emisses de CO; Mal biosfera: lixo nuclear. Uma noite ao dormir em Brewer,__________acodei com febre do feno. Os olhos ardiam, olhei o rio e havia uma grande quantidade de espuma sobre

ele. Na manh seguinte, pensei: meu Deus o que aconteceu ontem? ele disse: Era s o rio! E eu: Como assim? ele disse: Toda a noite a indstria de papel despeja dejetos no rio. Eu disse: De que est falando? ele: No entendi? como as fbricas se livram dos dejetos. Eu sabia na poca, era do ramo, havia vendido leo para as fbricas de papel, conhecia os donos. Atuei na poltica, conhecia as pessoas nas cidades. Ningum queria os rios poludos. Criamos uma mquina do mal. Na busca pela riqueza criamos algo que vai nos destruir. Os negociantes no pensam em questes morais quando se trata dos efeitos sobre o meio ambiente. Eles enxergam dlares e esto faturando. Os corretores no ficam longe do cobre porque contra suas crenas religiosas de polticas ambientais. Voc pensa nisso, mas por pouco tempo. Em s um instante a cidade poluda no Peru, mas ele precisa comprar cobre, e receber uma comisso tambm. Os dados que recebemos no incluem nada sobre condies ambientais porque at elas se tornariam uma commodity ou seriam negociadas, no temos nada a ver com isso. No entra em nossa psique. to distante e mal ouvimos falar disso. H coisa acontecendo em nosso quintal. Ns comercializamos sunos vivos, h tantos porcos na Carolina do Norte! Eles poluem os rios. Quantas vezes voc houve falar disso?Carolina do Norte multou cinco grandes fazendas de porcos. Na Multinacional Monitor, ns reunimos os principais crimes corporativos dos anos 1990. verificamos as multas que elas pagaram na dcada. A Exxxon declarou-se culpada pelo vazamento de Valdez e pagou US$125 milhes em multas. General Eletric foi culpada de fraldar o governo e pagou US$ 9 milhes em multas. Chevron foi culpada por violaes ambientais e pagou US$6,5 milhes em multas. Mitsubishi culpada por violaes autitustre e pagou US$ 1,8 milho. IBM foi culpada por exportaes ilegais... Eastman Kodak, culpada por violaes ambientais. Pfizer, a fabricante de remdios culpada por violaes autitu=ruste. Odwalla, culpada por violaes de normas sobre alimentos e remdios. Damon Chimical Laboratoies, por mltiplas. Hoffman La Roch culpada por violaes autitruste pagou US$500 milhes em multas.

Lista de diagnsticos da personalidade Incapacidade de seguir as normas sociais de conduta dentro da lei
Normalmente, temos o problema de obedecer a lei ou no. A questo o custo. Se a chance de ser descoberto e a multa forem menores que o custo de seguir a lei, as pessoas vem isso como uma deciso comercial. Desenhando a mefora das primeiras tentativas de vo. O homem saltando de um penhasco em seu avio, batendo as asas, o sujeito batendo as asas, o vento no rosto, o tolo pensa que est voando, mas ele est caindo. Ele ainda no sabe porque o slo est longe, mas o aviao ir se espatifar.

Assim a nossa civilizao. O penhasco alto representa nossos recursos aparentemente ilimitador do inicio da nossa jornada. O avio no voa porque no foi construdo segundo as leis da Aerodinmica. Est sujeito lei da gravidade. Nossa civilizao no voa porque no foi construda segundo a lei da aerodinmica para civilizaes voarem (e o solo ainda est longe, mas alguns j viram antes dos demais o cho se aproximar. Os visionrios viram isso e nos contaram). No h um nico documento cientifico escrito nos ltimos 25 anos que contradiga este cenrio... todos os sitemas de vida na terra esto em declnio. Todo o sistema de suporte da vida est em declnio e juntos eles formam a biosfera. A biosfera que nutre toda a vida, no s a nossa, mas talvez a de 30 milhes de outras espcies do planeta. A empresa tpica do sculo XXI, extrativa, desperdiadora, abusiva, linear em seus processos, que tira da terra que fabrica e desperdia, retorna seus produtos biosfera, joga detritos para um lixo. Fiquei assombrado ao saber o quanto a terra precisa produzir atravs da extrao para gerar US$1 de lucro para nossa empresa. Quando soube fiquei espantado. Estamos deixando um terrvel legado de veneno e runa do ambiente para os netos de nossos netos, geraes ainda no nascidas. Alguns chamam isso de tirania intergeracional, uma forma de imposto sem representao arrecadado de geraes futuras. a coisa errada a fazer.

A patologia do comrcio
Uma das perguntas recorrente at que ponto uma corporao pode ser considerada psicopata (4037) se analisarmos uma corporao como pessoa jurdica no difcil de fazer a transio, entre a psicopatia do individuo e a psicopatia na corporao. Podemos examinar as caractersticas que definem este distrbio e ver como elas podem ser aplicadas s corporaes. Paciente: a corporao Elas teriam todas as caractersticas. Em muitos aspectos a corporao psicopata prototpico. Diagnstico de distrbio de personalidade: Psicopata. Se a instituio dominante do nosso tempo foi criada a imagem e semelhana de um psicopata, quem o responsvel moral por suas aes? Um prdio pode ter opinies morais. Ter responsabilidade social? Se ele no pode, o que significa dizer que uma corporao pode? Uma corporao simplesmente uma estrutura legal, artificial, mas seus membros, o acionista, os executivos, os funcionrios. Todos eles tm (autoridade) responsabilidades morais.

Obrigaes monstruosidade
correto assumir que todo ser humano, de carne e osso... no corporaes, mas todo o ser humano uma pessoa moral. Temos os mesmos genes, somos mais ou menos iguais, mas nossa natureza, a dos humanos, permite todos os tipos de comportamento. Todos, sob algumas circunstncias poderiam ser um assassino condenado a morte ou um santo. Nenhum trabalho, em minha experincia com a Goodyear foi to frustrante quanto o cargo da CEO. Embora parea que voc tem poder absoluto para fazer o que quer, a verdade que voc no tem esse poder. s vezes, se tivesse liberdade, se quisesse seguir suas idias e prioridades pessoais voc agiria diferente. Mas um CEO no pode fazer isso. Os cortes de funcionrios tornam-se to comuns que as pessoas acham que os CEOs fazem isso sem pensar nas implicaes humanas de suas decises. Nunca uma deciso que um CEO toma de forma leviana. uma deciso difcil. Mas uma conseqncia do capitalismo moderno. Ao olhar uma corporao como ao olhar um dono de escravos, voc quer diferenciar a instituio do indivduo. Escravido e outras formas de tiranias so monstruosas, mas os paritcipantes delas podem ser pessoas muito boas, benevolentes, cordiais, carinhosas com os filhos, at com os escravos, importando-se como pessoas, como indivduos podem qualquer coisa. Eu sei o papel institucional, so monstros porque a instituio monstruosa. O mesmo verdade aqui. Minha esposa e eu, anos atrs, testemunhamos uma manifestao, 25 pessoas chegaram com uma faixa enorme dizendo: assassinos! ficaram na frente de casa com mscaras de gs. quem voc? sou o John. est falando sem olhar para mim. Tome cuidado, pois sou muito sensvel a pessoas no cordiais. Sabia que esto sendo gravados e filmados? Vocs se vero na TV teria sido educado ter mencionado isso. Aqui estamos ns educaes?! Ele pertence a uma corporao que financia a polcia o que esta corporao admitiu.. Quem a corporao? Uma corporao uma organizao de indivduos e este indivduo parte dela. Ento ele responsvel. Como a manifestao no foi eficiente, pois uma rea rural, duas pessoas e um co, a casa no grande, o que os surpreendeu. Mas quando conversamos com eles algumas horas e lhes demos ch e caf, almoaram no nosso gramado. outro caf saindo. E no h...lamento soja. Vocs podiam ter perguntado somente se eu estava em casa. olha, posso pendurar um cartaz de assassino em sua casa? aps 20 minutos eles disseram: O problema no voc a Shell. E eu disse: espere vamos conversar. A Shell feita de gente como eu. No fim, descobrimos que tudo os que preocupava tambm me preocupava. _________, regimes opressivos, direitos humanos. A grande diferena, que eu podia contribuir para isso. Eles estavam frustrados, pois sentiam que no podiam fazer nada. Portanto, um CEO pode se importar com o ambiente. Como eles possuem recursos extraordinrios eles podem usar parte de seus recursos

para isso sem violar sua responsabilidade e ser totalmente desumano. Por isso, enquanto o casal serve ch aos manifestantes, a Shell Nigria pode extrair muito gs tornando-a uma das maiores fontes de poluio do mundo. E todas as ditas preocupao com o ambiente no impediram o enforcamento de Kem Saro Wiwa e oito ativistas por se oporem s prticas ambientais eutalistas da Shell na Nigria.

Mentalidade
A corporao no uma pessoa, ela no pensa. As pessoas nela pensam e para elas legtimo criar uma tecnologia exterminadora. Para que fazendeiros no consigam salvar suas sementes. Sementes que se autodestruiro atravs de gene suicida. Semente criadas para produzirem uma s colheita, por estao. preciso ter uma mente brutal. uma guerra contra a evoluo pensar nestes termos, para eles o lucro tem muito mais importncia. O lucro que incentivava Putzy a progredir tanto para causar o mal tanto quanto o bem. Al! Meu trabalho cobre todos os setores industriais. Eu trabalhei para 25% das empresas de Fortime 500. fingi ser um banqueiro de investimentos, fingi ser um investidor de capital de risco. Criei empresas de fachada para recrutamento de executivos. Basicamente sou um espio. Eu digo aos seus funcionrios que sou da Acme Recruting Agency e que tenho um trabalho com um salrio bem maior. Pergunto se fariam a entrevista. E quando o executivo aparece no nota que tiro informaes dele para um concorrente. No h trabalho, o escritrio em que ele est alugado. A foto da minha famlia falsa. tudo montado para extrair del informaes sobre a concorrncia, no sinto culpa. preciso encontrar gente como eu neste mundo. Somos predadores. Trata-se de concorrncia, participao de mercado, ser acionista, valor para o acionista. Como est sua situao hoje? Se voc CEO, acha que seus acionistas ligam se voc Billy Buttercup ou no? Que prefeririam que voc fosse bonzinho ao invs de faturar? No creio. Eles querem dinheiro, o objetivo final. Como a maioria das empresas administrada por bancos ricos, eles no tm contato com a maioria do mundo, pois a maioria do planeta no constituda de bancos ricos mas sim de pessoas de outras raas. Elas so a maioria, os pobres, os empregados dos pobres compem a maioria deste planeta. As decises que ls tomam no so a realidade que existe na maior parte do mundo. Quanto o suficiente? Quanto ? Se voc bilionrio, no bastaria ter a metade do dinheiro? No seria o suficiente sua empresa faturar um pouco menos? Ao comprar duas passagens de avio para Phil Kigth e para mim, eu estava pronto para ouvir: Certo vamos l. -nem pensar, nem pensar elas so transferveis. Posso mudar para outro dia. Ele me fez abrir o jogo, desmascara meu chefe. Ele esperto no burro: Esteja preparado sobretudo porque comprei passagens de primeira classe pra ele, seria uma viagem confortvel

pelo menos. E claro (ele diz diante da cmera) nunca estive na Indonsia. Fico surpresa com isso. Fico surpreso com isso. No posso acreditar ele o presidente da empresa nunca visitou suas fbricas. Voc nem precisa de ... no posso ir hoje ou at o final do ano. Quando acabamos de filmar ele me ligou duas semanas depois e disse: talvez eu posa ir com voc, at as fbricas. Vou assistir o Austrlia Open de Tnnis. Talvez eu possa ir l, ou pelo menos voc possa. Voc gostaria e ir ao Austrlia Open? Por 21 anos jamais pensei no que tirvamos da terra ou fazamos ela ao produzir nosso produtos. Ento, no vero de 1994, comeamos a ouvir perguntas de nossos clientes que nunca tnhamos ouvido: O que sua empresa faz pelo ambiente? no tnhamos respostas, a resposta real era pouca coisa e isso perturbou minha gente. Na poca, isso no me afetou muito. Um grupo do departamento de pesquisa reuniu nossa fora tarefa e juntou funcionrios de todo mundo para avaliar nossa poltica ambiental, para responder a esses clientes. Perguntaram se eu falaria com esse grupo, um discurso inicial e lanaria essa fora tarefa com uma viso ambiental. Eu no tinha uma viso ambiental. No queria fazer aquele discurso. E no momento propcio, um livro pousou em minha mesa. Era o livro de Paul Hawkns A ecologia do comrcio. Comecei a l-lo para buscar inspirao, e logo achei no livro: A morte do nascimento. Era a expresso de C. O. Wilson para espcies em extino. A morte do nascimento foi uma ponta de lana no meu peito. Lendo o livro a lana entrou ainda mais, tornou-se uma epifania, uma total mudana de mentalidade, uma mudana de paradigma. Um produto pode ser feito de modo sustentvel? Bem, nem todo o produto. possvel fabricar minas de modo sustentvel? No creio. H uma questo mais fundamental do que as minas, alguns produtos no deveriam ser fabricados. A menos que fabricando tapetes de modo sustentvel no teremos espao em um mundo sustentvel, mas ningum ter fazendo produtos de modo no sustentvel. Um dia, no inicio desta jornada, percebi que conduzia a interface como um saqueador. Saqueando algo que no era meu, que pertencia a todoas da terra. Eu pensei: Meu Deus, um dia isso ter que ser ilegal, o saque ter que ser proibido. Esse dia chegar , eu pensei: Oh meu Deus, um dia gente como eu ter que ser presa. Serei sincero com voc. Quando aconteceu o atentado em onze de setembro, eu no sabia que e quero dizer isso porque no quero pensar nisso de modo leviano, no algo leviano um ato devastador era realmente algo muito ruim, uma das piores coisas que j vi na vida, mas o que lhe diremos, eu e todo negociante e quem comprava ouro e possua ouro e prata quando aquilo aconteceu que o primeiro pensamento foi: quanto o ouro subiu? o primeiro pensamento foi: Meu Deus o ouro s deve ter explodido. Felizmente os nossos clientes tinham investido em ouro. Quando ele subiu, eles dobraram seus recursos, todos dobraram. Foi uma beno disfarada. Devastador! Destruidor, horrvel, mas pelo lado financeiro horrvel. Meus clientes que estavam no mercado lucraram muito. Eu nem procurava este tipo de ajuda, mas aconteceu. Quando os EUA bombardearam o Iraque em 1991, o petrleo subiu de US$ 13,00 para US$

40,00 o barril. Queramos que as bombas casse logo sobre Sadan Hussein, estvamos entusiasmados queramos que ele criasse problemas . Faa o que for preciso, incendeie mais poos, os preos subiram. Todo negociante comemorava aquilo, no havia um negociante que no estivesse entusiasmado. Aquilo era um desastre, uma catstrofe, bomba, guerra. Na devastao a oportunidade. A busca do lucro uma histria antiga, mas houve uma poca que vrias coisas ream consideradas sagradas ou essenciais demais para o bem pblico para serem considerados oportunidades de negcios. Eram protegidas pelas tradies e normas pblicas.

Questes Fronteirias
Podemos ver a emergncia da era moderna com o cercamento das terras comerciais na Europa durante os sculos XIV, XV e XVI. A vida medieval era coletiva. Era bruta e dura. Mas havia uma responsabilidade coletiva. As pessoas pertenciam a terra, a terra no pertencia ao povo. Nesse mundo europeu as pessoas cultivavam a terra coletivamente porque havia a viam como um bem comum, pertencente a Deus. Ela era administrada pela igreja, pela aristocracia e senhores feudais locais como administradores da criao de Deus. Na Inglaterra de Tudor, tem inicio um novo fenmeno, o cercamento das terras comerciais pelo parlamento. Na Inglaterra e depois na Europa as grandes terras que eram comuns e depois compartilhadas foram reduzidas propriedades particulares. Ento, fomos para os oceanos, para as grandes reas comerciais e criamos leis que permitiam aos pases reivindicar parte do mar fora dos limites costeiros para a explorao. Nesse sculo fomos atrs do ar. Ns o dividimos em corredores, que podem ser comprados e divididos para uso de avies. E o resto histria. Acordos gerais sobre tarifas e comrcios. Com a desregulamentao, a privatizao, o livre comrcio, o que vemos outro cercamento, o privado tirando do bem comum. Algo interessante no debate atual o conceito de quem cria a riqueza? A riqueza s criada quando possuda privadamente. Como chamaria a gua limpa e o ar puro, o ambiente seguro? No so uma forma de riqueza? Se algum os cerca e os declara propriedade privada? Isso no criao de riqueza usurpao de riqueza. Atravs dos sculos colocamos mais e mais coisa sob a tutela pblica, mas nas ltimas trs ou quatro dcadas, fizemos o inverso. Os bombeiros, por exemplo, eles precisam dos bombeiros. Os bombeiros comearam como empresas particulares. Assim, muita gente precisa dos bombeiros tambm. Se voc no tivesse o contrato de uma brigada de bombeiros e sua casa incendiasse, eles nada fariam voc no tinha contato. Gradativamente evolumos para um sistema que oferece segurana em um nvel especfico. Isso importante, no devamos regredir e dizer: que tal voltarmos ao mercado e vermos o resultado? Talvez seja mais eficiente. Privatizao no significa pegar uma instituio pblica e repass-la a uma pessoa. Seria dar uma instituio pblica a uma tirania que no presta

contas. As instituies pblicas tm muitos benefcios colaterais. Elas so administradas com prejuzo, no buscam lucro. Podem ser administradas com prejuzo de propsito por causa dos benefcios colaterais. Se uma siderrgica pblica tem prejuzo ao vender ao barato para outras indstrias, talvez isso seja bom. Instituies pblicas podem ter uma propriedade cclica inversa. Elas podem manter empregos durante uma recesso, o que aumenta a demanda e ajuda a sair da recesso. Uma empresa privada no pode fazer isso numa recesso, dispensar os funcionrio, porque assim que voc ganha dinheiro, H quem deseje que um dia tudo seja privado. No falamos no s de bens, falamos de direitos humanos, servios humanos, servios essenciais para a vida. Educao, sade pblica, assistncia social, penses e habitaes. Falamos ainda da sobrevivncia do planeta, as reas que acreditamos devam ser mantidas, compartilhadas ou sobre o controle pblico, seno, morreremos coletivamente. gua e ar. Mesmo no caso do ar, houve progresso, a idia dizer: No podemos evitar a emisso de dixido de carbono, a emisso de xido sulfrico. No momento no h como acabar com a insero no ambiente, vamos jogar numa certa quantidade no ambiente, vamos dizer que a quantidade atual de xido sulfrico o limite, vamos criar permisses para esses quantidade e d-las a quem polui e vamos permitir que sejam negociados. H um preo por poluir o ambiente. No seria maravilhoso se tivssemos um desse preo para tudo? Ento, defendem a propriedade privada para tudo no planeta? Certamente. Cada p cbico de ar, gua... parece bizarro dizer que queremos que todo o universo, a terra seja propriedade privada, no significa que todos tero seu terreno, mas sim os interesse envolvidos no riacho so propriedade de um grupo ou pessoa com um interesse em mant-lo. No uma idia maluca. a soluo para muitos problemas.

Treinamento bsico
Imagine um mundo em onde uma das coisas que uma corporao possui fosse Amrica Feliz Aniversrio. Na verdade, a AOL/ Time Warner tem os direitos autorais. No passado, ela exigia US$10 mil para permitir que voc ouvisse algum cant-la num filme, no pagamos, preferimos usar o dinheiro para levar nossa equipe Boston Los Angelis e apresentar a seguinte histria: 5. 4. 3. 2. 1. Eles partiram. E preciso de um trabalho de equipe. E aqui temos uma equipe de pequenos astronautas com lanche de outro mundo. Compara o marketing do passado com o atual comparar uma arma de ar comprimido uma bomba inteligente. diferente da minha poca de criana ou da infncia dos jovens adultos de hoje. muito mais sofisticada e difusa, no que os produtos sejam bons ou ruins. a noo de manipular crianas para que comprem produtos. Em 1988, a Western Internation Media, a Century City e a Liberman Research Worldwide fizeram um estudo sobre importunar. Pedimos aos pais para por trs semanas manterem um dirio e registrassem toda a vez que seus filhos os importunassem para comprar um produto e gravassem quando, onde e o porqu. Este estudo no era para ajudar os pais a suportar esta presso. Era para ajudar as corporaes a ajudar as crianas a pedir com mais eficincia. Entre 20 e 40% seriam evitadas se os filhos no

pressionassem os pais. das visitas aos parques temticos no ocorreriam se os filhos no pressionassem os pais. 40% das visitas as lanchonetes como a Chuck E. Cheese no aconteceriam e qualquer pai sabe que quando pensamos na lanchonete, pensamos no barulho. E h tantas crianas. Por que iria querer ir l? Mas se as crianas o pressionam voc vai. mesmo com filmes, Homevdeo, lanches. Temos que superar esta barreira onde nos dizem que no gostam quando seus filhos pressionam. mera atitude comum a eles. No significa que cem por cento do tempo eles se comportem assim. possvel manipular os consumidores para que queiram algo e comprem seus produtos. um jogo. Crianas no so pequenos adultos. Sua mente no est desenvolvida. Os marqueteiros usam a vulnerabilidade delas. Hoje a propaganda para criana orientada por psiclogos. impulsionada por uma tecnologia de mdia nunca antes imaginada. Quanto mais souber sobre o consumidor, mais criativa ser sua estratgia de comunicao. Se for preciso um psiclogo teremos um na equipe, no digo que errado fazer coisas para crianas. importante distinguir entre psiclogos que desenvolvem produtos infantis, que ajudam as empresas que criam brinquedos em seu desenvolvimento. Isso timo diferente de vender diretamente para crianas. A iniciativa grande. Os EUA gastam US$ 12 bilhes em mdia. Usamos a TV, mdia, imprensa, Outdoor, rdio. Somos os anunciantes dos EUA e do mundo. Somos os maiores. Uma famlia no consegue enfrentar uma indstria que gasta US$12 bilhes ao ano para influenciar seus filhos. No conseguem. Eles so os consumidores adultos do futuro. Comece a falar com eles agora, inicie a relao mais cedo e voc os ter quando forem adultos. Algum perguntou: Luci, isso tico? voc manipula crianas? tico? No sei. Nosso papel na Initiative divulgar produtos. Se os produtos so divulgados com uma execuo criativa, em uma mdia, ento fizemos nosso trabalho. Toda instituio propicia um papel social aos seus membros. Toda a instituio que vibrante muito poderosa. Especificar este papel de algum modo, como uma cesta de virtudes. Isso valido para igrejas, escola, qualquer instituio com o poder de influncia sobre as pessoas. Numa nao a corporao assim. Ela nos fornece uma lista de virtudes, um tipo de papel social, que o bom consumidor. Como as guas do poderoso oceano, as pessoas tambm representam uma grande fora. Essa compreenso crucial para o estilo americano de vida. Essa fora conhecida como O poder do consumidor. A meta da corporao maximizar o lucro e participao do mercado. Ela tem um objetivo para sua meta: a populao. Ela precisa ser transformada em consumidores inconscientes de produtos que no desejam e preciso desenvolver desejos. Ento preciso criar. Impor uma filosofia da futilidade. Voltar a ateno das pessoas para os aspectos fteis da vida, como o consumo de modismos. Estou citando literatura de negcios e faz sentido. O ideal ter indivduo desassociados entre si, cuja a concepo de si mesmos, os seus valores e a quantidade de desejos que conseguem satisfazer. Eles so consumidores porque querem trocar dinheiro por bugigangas, todos os

consumidores levam suas bugigangas para casa. Veja quanto o fabricante faturou com suas

Temos grandes setores da economia, relaes pblicas, propaganda (pagina 29) que se destinam a encaixar as pessoas num padro desejado. Vimos Tiger Woods com um bon da Nyke. Pensamos: Ganha milhes para usar o bon numa coletiva de imprensa. E imaginamos que podamos fazer isso por outras pessoas. Teramos dinheiro para poder ir escola. Da a idia dos alunos patrocinados por empresas. Fizemos o anuncio do patrocinador no Today Show. Somos patrocinados pela First USA. timo ter a First USA como patrocinadora. A First USA nos patrocina e ns nos orgulhamos de trabalhar com ela. Nossa patrocinadora a First USA. Estamos felizes em anunciar a First USA. Estamos felizes em trabalhar com a First USA. Divulgamos a First USA na mdia. Inclumos a empresa no noticirio. Desse modo, eles receberam o mximo de publicidade possvel. Eles se submetero no aos desejos pais exigentes, mas aos de uma corporao consciente de sua imagem. Eles no querem s dinheiro. Querem trabalhar conosco, ser nossos amigos e nos deixar ajuda-los a nos ajudar, e vice versa. Viramos cartazes ambulantes para pagar a faculdade. Cool Site of the Day nos escolheu como site legal. Yahoo nos selecionou e samos na USA Today. Quando tiramos fotos para a People, ficamos aqui em cima. Ficamos aqui e sorrimos. Sorrimos e tiramos a foto. Nossos pais tinham histrias de guerra para contar. Ns temos nosso patrocinador corporativo. Tenho muita f no mundo corporativo porque sempre existir. melhor ter f nele. Se no tiver no far nenhum bem. As pessoas mais criativas trabalham para assegurar nossa f na viso do mundo corporativo. Elas nos seduzem com iluses feitas para nos distrair e manipular nossa aprovao. GESTO DA PERCEPO Corporaes no fazem propaganda de produtos, mas de um estilo de vida. Um modo de pensar, uma histria de quem somos como pessoas e como chegamos aqui e qual a fonte da nossa liberdade. So dcadas e dcadas e educao para nos fazer pensar de um determinado modo quando aplicado a corporao, que ela inevitvel, indispensvel, muito eficiente e responsvel pelo progresso e qualidade de vida. A gesto da percepo um conceito interessante. uma metodologia que nos ajuda a trabalharmos com os clientes atravs de um processo sistemtico para ajud-los a identificar que recursos eles tem, quais so os obstculos ao sucesso e como usar a comunicao para atingir os objetivos.

Se meus filhos perguntassem o que eu fao e porque importante eu diria que basicamente ajudo as corporaes a ter uma voz. E eu as ajudo a mostrar o ponto de vista delas. Resultados que mudam nosso modo de vida. Elas se vendem, vendem sua dominao, seu regulamento. Elas criam para si uma imagem do sujeito comum da rua. Como vai? Que bom v-lo. Como vai? Como vai? Sou da Pfizer. Somos seus vizinhos. Moram nas novas casas? Esses so alguns vizinhos. Podemos conversar por alguns minutos? O que acha do bairro agora. legal, bom. Ele tem melhorado nos ltimos vinte anos em que venho aqui. Juntos, trabalhando com vocs a Pfizer e outros parceiros, tornaremos esse lugar melhor. Prazer em v-la senhora Pfizer! Havia muitos crimes no metr. Uma noite, ao voltar para casa, quase fui assaltado. Decidimos mudar para tornar essa comunidade melhor. Queramos catracas que impedissem o no pagamento do bilhete. Era possvel pular a catraca. A Pfizer em conjunto com as autoridades comprou estas mquinas. Este um sistema que permite falar com o guarda da Pfiter que est a quase 500 metros daqui. No vi o guarda hoje, mas verei se posso cham-lo. Se ele no falar, ol, aqui o Tom Kline. Tenho certeza que ele responder antes de pensarmos. Fora do horrio comercial, isso permite que o passageiro pea ajuda a Pfizer. O guarda da Pfizer chama a polcia e ele atende qualquer ocorrncia criminal. O crime diminui na estao. mais seguro para a nossa comunidade. Eu apertarei o outro boto para ter certeza. Aqui o Tom. Falaremos com ele pessoalmente. difcil eles usarem o dinheiro do contribuinte e do acionista para ajudar os outros. Mas quem devia decidir o uso do dinheiro o contribuinte. Eles fazem essas coisas boas enquanto lutam para reduzir os impostos para as corporaes e os ricos e alterar polticas pblicas. O que no vemos so as alteraes em curso. No vemos a retirada de recursos, a mudana dos processos pblicos, mas s a bel fachada. UMA COMEMORAO PRIVADA. Quando pesquisava a tomada do espao pblico eu pensei: Isso s propaganda. Sempre tivemos propaganda. s um pouco mais. Mas compreendi que divulgar marca no propaganda, mas produo. As corporaes de sucesso, do futuro, no produzem bens. Eles produzem significado de marca. A disseminao de si mesmas seu ato de produo. E a disseminao da idia de si mesmas muito invasiva. Como se transforma a idia de marca em algo real? Uma manifestao tridimensional de sua marca um bom comeo! Pra uma empresa como a Disney, isso vai um passo alm com a construo de uma cidade: Celebration. Flrida. Hoje, 5 mil pessoas chamam Celebration e lar. H 1.300 casas, um centro onde as pessoas se renem. Possui quatro ou cinco restaurantes de uma dzia de lojas. Sua inspirao, sua imagem de marca, a tpica famlia americana. E uma espcie de cidade americana j extinta. O mote da marca magia familiar. Tudo o que a empresa faz gira em torno dessas duas palavras. Um ambiente de marca como Disney World ou

Disneylndia uma extenso lgica da marca. Filme, desenho animado, filme voltado para a famlia tudo uma extenso lgica disso. Mas como negcio eles sabem que para atingir outras formas de entretenimento no voltadas magia familiar eles no usam a marca Disney. Se desejarem algo mais adulto ento a marca Touchstone. A marca Disney evoca confiana, tradio e qualidade. E voc pode ver isso aqui, nessa comunidade que construmos. a que vemos a aspirao imperialista das marcas que construir casulos privatizados de marcas. Voc comea indo comprar, a passa as frias e acaba indo morar dentro dele. E se um dia acordarmos e descobrirmos que todas as relaes entre ns e outras pessoas so comerciais? Descobrimos que praticamente toda relao que temos comercialmente arbitrada? A civilizao sobreviver a esta definio estreita de como interagimos um com o outro? Puxa, que sonho! O TRIUNFO DO FARSANTE Posso lhe dar o dia da vida de uma pessoa que pode ser o alvo de Marketing disfarado. E isso est acontecendo agora, sua volta. Voc sai do prdio de manh, d bom dia ao porteiro. V que h diversas caixas aos ps dele de uma empresa que efetua vendas pela internet ou reembolso postal. Caixas com uma grande mensagem da marca. Voc pensa: muita gente deve comprar deles. No sabe que o porteiro pago para colocar caixas vazias ali. Voc sai para a rua e ouve pessoas falando sobre uma msica. Passam os fones de ouvido um para o outro e dizem que tima. Este CD difcil de achar, mas eles esto vendendo na loja X. Vou comprar, to bom! No timo? Voc ouve e registra o fato, para se lembrar depois e a perguntar-se o que ser to bom. Isso entra na sua cabea. No escritrio, h uma marca de gua na geladeira. O que isso? Voc pega, bebe. Est l, voc no pensa nisso. Uau, essa gua muito boa. hora do almoo, voc est no parque. As pessoas conversam e, de repente, voc ouve outra mensagem. Quando for dormir ter recebido at nove mensagens disfaradas. As pessoas pensam: mechandising.. quando divulgam produtos os filmes. Bem, esse o mechandising tradicional, mas o mechandising na vida real. colocar produtos em filmes, s que o filme sua vida real. Reunimos um grupo de pessoas persistentes e ambiciosas. No so supermodelos, so pessoas como voc! Elas fazem algumas coisas por ns, seja tomando uma bebida ou usando um detergente seja o que for. So uma espcie de armadilha. As pessoas se aproxima delas e recebem uma isca de marca. Pode ser uma pequena frase ou um ritual. Os consumidores pegama isca e dizem: que legal. Ento contam aos amigos. Se quizer ser crtico, se queizer viver assim desconfie de toda pessoas que falar com voc. Mas se mostrarem algo til que funciona e torna a vida melhor, ento, quem se importa? Ns agradecemos! Intervalo O trabalho de construir a nao geograficamente foi concludo. No h novas fronteirs dentro de nosso pas. Ento, quais so os novos horizontes?

Onde esto as oportunidades do futuro? O que est a sua frente para seus filhos? As fronteiras do futuro no esto num mapa. Esto nos tubos de ensaio e nos laboratrios da grandes empresas. AVANANDO NO FRONTE O caso Chakrabarty um marco da histria jurdica mundial. E o pblico no sabia o que acontecia durante o seu desenrolar. A General eletric e o professor Chakrabarty queriam patentear um micrbrio que ingere vazamento de petrleo. Eles alegaram ter modificado o micrbioem laboratrio e por isso era uma inveno. O escritrio de patentes e o governo americano olharam a inveno e diseram: nada disso!. Patentes no cobrem seres vivos. Isto no uma inveno. E recusarsam o pedido. A General eletric e o o doutor Chakrabarty apelaram para o Tribunal de apelao dos EUA, e para surpresa geral por trs a dois cancelaram a deciso do escritriod e patentes. GE, criamos coisas boas para voc. Eles disseram Este micrbrio se parece mais com um detergente do que com um cavalo ou uma abelha. Eu ri porque eles no entendiam de biologia bsica. Precia um produto qumico para eles. Se tivessem antena, olhos, asas ou pernas o micrbrio jamais teria chegado l e seria patenteado. O Escritrio de Patentes apelou! O pblico devia entender. O Escritrio de Patentes foi claro: no se pode patentear vidas. Minha organizao forneceu o amicus curiae. Se permitirem o patenteamento dissemos sem qualquer superviso do Congresso ou discusso pblica, as corporaes sero donas das estruturas da vida. Ns perdemos por cinco a quatro. O presidente do Tribunal warren Burger, disse: H grandes questes envolvidas mas isto uma pequena deciso. Sete anos depois o Escritrio de Patentes emitiu um Decreto possvel patentear qualquer ser vivo, menos um ser humano. A Corte suprema, estabeleceu que organismos vivos produzidos em laboratrio podem ser patenteados. O que o supremo tinha que decidir era se um homem ou empresa deveria ser capaz de controlar novas formas de vida. Se uma empresa ou faculdade puder ser dona de uma espcie e quanto nossa reverncia pela vida? Pesquisadores de Harvard manipularam os gens de rato para terem filhotes mais suscetveis ao cncer. Eles patentearam o rato de Hravar dos EUA. Na Europa e no Japo. A batalha jurdica terminou hoje. A corte Suprema do Canad determinou que ratos alterados geneticamente no podem ser patenteados. Para os canadenses formas de vida no so invenes da indstria como lmpadas e aparelhos. Prospeco biolgica. Cientistas e Indstrias Farmacuticas em busca de DNA, genes que possam comercializar. Parece o velho oeste. Temos bandidos em todo mundo coletando o que puderem usando, as vezes, falsos motivos. Por ser muito isolada, Newroundland tem um conjunto nico de genes e h muito interesse de pesquisadores de genes. Meu mapa gentico, minha estrutura gentica foi tirada de mim. A pesquisa cientfica moderna no busca a verdade, mas o lucro. Todos ouviram que mapeamos o genoma humano, mas o pblico no sabe que h uma grande corrida entre as empresas de genoma, de biotecnologia, de biologia e qumica, que procuram o tesouro no mapa. O

tesouro so os genes individuais que formam o mapa da raa humana. Toda vez que isolam um gene essas empresas reivindicam sua propriedade intelectual. O gene do cncer de mama, da fibrose cstica, a lista enorme. Se isso no mudar, em menos de dez anos, algumas empresas globais sero donas dos genes responsveis pela evoluo da nossa espcie. E agora elas patenteiam os genomas de todos s os seres vivos do planeta. Na era da Biologia a poltica selecionara entre os que acham que a vida tem um valor intrnseco e que devemos escolher tecnologias e meios de comercializao que respeitem esse valor. E os que dizem: vida um bem, algo para ser vendido. Para eles o mercado o juiz final de tudo na era da Biologia. Em uma economia mundial onde as informaes so filtradas por uma mdia associada aos seus patrocinadores, quem defender o direito de informao do pblico. Qual o preo a pagar a tomar decises bem informadas? RELATOS PERTURBADORES A Fox TV diz que seriamos os investigadores. Faam as histrias que quiserem, faam perguntas difceis. Obtenham as respostas. Ns pensamos: timo, o emprego dos nossos sonhos. Fantstico!. Nossa primeira tarefa no foi investigar histrias, mas fazer um anncio: Os investigadores. Os investigadores. Descobrindo a verdade. Obtendo resultados. Protegendo voc. Eles tinham uma equipe de filmagem e uma mquina de fumaa. Uma das primeiras histrias da Jane foi que o leite da Flrida e na maior parte do pas era adulterado com hormnio bovino do crescimento. Com a Monsanto, eu no imaginava como uma empresa podia ser eficiente para lanar um produto. Os nveis de coordenao necessrios. Eram necessrios professores universitrios no grupo. Eram necessrios especialistas. Eram necessrios reprteres. Bem como o pblico. E, claro, o FDA, no o deixemos de lado. Eles tinham de convencer os reguladores do governo de que era um produto seguro e eficiente. E eles fizeram isso muito bem. Posilac o produto mais testado da histria. Agora ele est disponvel para voc aumentar os seus lucros. O governo federal o aprovou antes de eles o colocarem no mercado. O teste mais longo sobre toxidade em humanos foi de 90 dias em trinta ratos. E a Monsanto passou concluses ao FDA ou o FDA no examinou com cuidado os estudos da Monsanto. Os cientistas canadenses da sade examinaram o hormnio de crescimento dos bovinos e chegaram a concluses deferentes do FDA nos EUA. O hormnio de crescimento da Monsanto no cumpre os requisitos de segurana. Ele pode ser absorvido pelo corpo e, assim, afetar a sade humana. Misteriosamente a concluso foi retirada do relatrio publicado. Eu estava preocupado, pois havia muitos segredos e conspiraes. Fomos pressionados a aprovar drogas inseguras como o rBST. Ns escrevemos a histria. Estava pronta uma semana antes do prazo. Eles compraram anncios. Os pecuaristas dizem que seguro. Mas estudos falam em cncer. No perca a reportagem de Os instigadores. A srie sobre a Monsanto ia comear na segunda. Na sexta recebemos um fax de um advogado de Nova York, contratado pela Monsanto. Ele continha fatos que eram falsos. Mas se voc no conhecia a histria, nem

como ela foi feita, isso assustaria o domo da emissora ou gerente. Eles decidiram adiar a histria e checar outra vez. Mas no havia erros factuais. Os dois lados haviam sido ouvidos e tinham tido a chance de falar. Uma semana depois a Monsanto enviou uma carta mais ameaadora. Ela dizia A Fx News sofrer muito se a histria for ao ar. Ela dizia: A Fox News a sofrer muito se a histria for ao ar. Dessa vez, eles se assustaram. Eles temiam ser processados e perder anunciantes em todas as estaes de Rupert Murdoch. Ele o maio dono de estaes de TV dos EUA. So vinte e duas estaes, muita propaganda para Roundup, Aspartame, Nutra Sweet e outros produtos. Entramos numa batalha. E o primeiro passo foi o novo gerente geral. Seu nome Dave. um vendedor. Ele o cumprimenta e diz: Como vai? ele nos chamou sua sala e disse: Que tal cancelarmos isso? Que tal no ir ao ar? Ns dissemos: No ficaremos muito felizes E ele: Bem, eu posso cancelar. E ns: Claro, voc o gerente. Ele tossia, murmurava, ia e voltava. No entendamos o que acontecia. Ento ele disse: Vocs contariam a algum? E eu: No mentirei por vocs. Uma semana depois ele disse: Gostaramos que mudassem isto. Vocs faro estas mudanas. Ns dissermos: veja a pesquisa que temos, mostrando que estes dados so falsos. E ele: isso no me importa. E eu disse: como? E ele: para isso que temo advogados. Escreva como os advogados querem que seja escrito. Eu disse: Isso notcia, importante. As pessoas precisam saber. Nunca esquecerei, ele logo disse: Pagamos US$ 3 bilhes pelas estaes de TV. Eu diria o que notcia. aquilo que dissemos que . Eu disse: No farei isso. Ele disse: Se recusa a contar a histria como achamos certo voc ser despedido por insubordinao. Eu disse: Eu irei a Comisso Federal de Comunicao e direi que fui despedido porque me recusei a dizer mentiras. Muito obrigado, logo falarei com voc. Os dias se passaram, e nada. Uma semana depois ele nos chamou e ns mudamos de estratgia. E se pagarmos uma indenizao e vocs forem embora? Eu disse: Quanto? Quando oferecem suborno preciso saber se vale a pena. Ele nos ofereceu o resto do salrio do ano se concordssemos em no contar o que a Monsanto fizera. Em no falar sobre a atitude da Fox. Em no contar a histria. Nunca mais falar sobre o BGH. Nem levar a histria a outra empresa. Eu disse: No posso ir a uma reunio na escola de minha filha e explicar o que h no leite da merenda? No, jamais poder falar disso. Steve disse: Redija o documento. Eu pensei: Como assim? Mas no falei nada. Dave redigiu o documento e o enviou dias depois. Ele desse: Vocs vo assinar? Ns dissemos: No Dave, no vamos. Ele disse: Bem, envie de volta. Ns dissemos: No enviaremos. Ele disse: No podemos comprar vocs ou fazer com que se calem. Vamos divulgar a histria de um modo que todos concordem. Comeamos a reeditar com os advogados. Durante os oito meses de reedio quiseram tirar coisas como a palavra cncer. No preciso identificar o problema potencial. Digam: implicaes para a sade humana. Qualquer crtica a Monsanto era tirada ou suavizada. Isto era muito claro. Toda edio feita tinha esse objetivo. Alteramos isso e aquilo. No ficava bom, altervamos mais. Verso, aps verso, aps verso, 83 vezes. 83 vezes indito. Isso no acontece. No devia ser necessrio reescrever 83 vezes. No queriam a transmisso. Estavam tentando fazer enlouquecer e nos fazer desistir ou

queriam nos despedir na primeira oportunidade. Eles anunciaram que iriam nos despedir sem um motivo. Aquilo era demais. Steve escreveu uma carta para a advogada em Atlanta Caroline Forest, a advogada da Fox. E eu disse: Isso no dispensa sem motivo. Esto nos despedindo porque nos recusamos a transmitir algo que falso e enganoso. Essa a questo. Porque sustentamos um briga, enfrentamos uma corporao enfrentamos os editores e os advogados. E dissemos: Deve haver um princpio acima do dinheiro. Ela respondeu: Voc tem razo, isso. Vocs nos enfrentaram e por isso ns os despediremos. Grande erro, grande erro. Isso retaliao! No podem fazer isso a funcionrios que enfrentam algo ilegal, algo do qual no querem participar. Isso nos deu motivo necessrio para usar a lei do Denunciante em processar nosso empregador. Dois ou trs anos depois fomos a julgamento. Cinco semanas de testemunho levaram a um verditcto de US$ 425, onde determinaram que a histria que queriam, a histria a qual resistimos era falsa, distorcida e tendenciosa. A Fox News apelou. Cinco grandes grupos de mdia apoiaram a apelao da fox. Trs anos depois: Voc deve lembrar que Jane Akre, nossa ex-jornalista processou a Fox 13, usando a Lei do denunciante, dizendo que fora despedida por se recusar a distorcer uma reportagem. O Tribunal de apelao desconsiderou o caso dizendo que seu processo por distoro de notcia era infundado. O Vice-presidente e gerente geral da fox 13, Bob Linger disse que a estao foi inocentada. O que a Fox no disse foi que Jane processou a fox segundo a Lei do Denunciante que protege quem impede que outros descubram a lei. Mas os juizes da apelao acham que falsificar notcias no ilegal. Eles negaram a Jane os status de denunciante derrubaram o caso e cancelaram a indenizao de US$ 425 mil. O Canad e a Europa mantiveram a proibio do rBGH. Mas ele continua escondido na maior parte do leite dos EUA. PLANO DE EXPANSO. A perspectiva de que 2/3 da populao mundial no tero gua pura em 2025 iniciou o confronto mundial pelo controle dos recursos mais bsico do planeta. Quando a Bolvia procurou recursos para seu servio de gua o Banco Mundial exigiu sua privatizao. Foi assim que a The Bechtel Corporation de San Francisco assumiu o controle sobre a gua de Cochabamba... at a da chuva. Os contratos proibiam as pessoas de coletar gua da chuva. A gua da chuva tambm foi privatizada. Contas de gua no pagas davam direito as empresas de se apropriar da casa do devedor,leiloando-a. Era peciso escolher: comer menos e pagar a gua e servios bsicos, no levar os filhos escola ou deixar de ir ao hospital e tratar os doentes em casa. No caso de isosos com aposentadorias baixas eles tinham de trabalhar como ambulantes. Com o lema: A gua nossa, P! o povo saiu as ruas e protestou. O preo pago por esse pas por esses emprstimos do Banco Mundial foi a privatizao da Indstria Petrolfera, da companhia area, das ferrovias, das

empresas de energia de telefonia. Mas o governo no conseguiu convencer os bolivianos de que gua uma commodity como outra qualquer. O Povo unido jamais ser vencido!. Observamos o governo defender os interesses da Bechtel. Porque o povo queria gua, no gs lacrimognio! O povo queria justia, no balas! As imagens mostram a situao de cochabamba nesta sexta. A cidade estava perto de um Estado de stio. A Bolvia estava determinada a defender o direito da corporao, de cobrar de famlias que viviam com US$ 2 por dia, cerca de um quarto de sua renda pela gua.Quanto maior era a resistncia da populao a privatizao da gua, mais violento ficava o confronto. Centenas de jovens de 16 ou 17 anos, perderam braos, pernas, ficaram paralticos ou sofreram leses cerebrais e Victor Hugo Daza foi morto. As multinacionais tm uma longa e sombria histria de tolerncia e tiranias. seu narcisismo que as leva a procurar seu reflexo nas estruturas militarizadas dos regimes fascistas? H uma conexo interessante entre a ascenso do fascismo na Europa e a conscincia dos extremistas sobre o poder corporativo, pois h uma percepo de que o fascismo cresceu na Europa com a ajuda de grandes corporaes. Mussolini era admirado em todos os segmentos. Os empresrios o adorava, os investimentos subiram. Quando Hitler assumiu o poder, o mesmo aconteceu na Alemanha. Os investimentos subiram l. Ele controlava os trabalhadores. Ele se livrou dos esquerdistas perigosos. As oportunidades de investimento melhoraram. No havia problemas. So paises maravilhosos. Uma das maiores histrias no contadas do sculo XX foi o conluio entre empresas, sobretudo americanas, e a Alemanha Nazista. Primeiro como as corporaes americanas ajudaram a reconstruir a Alemanha e apoiaram o regime nazista. Quando a guerra comeou, acharam um modo de manter tudo funcionando. O General Motors manteve a venda do Opal. A Ford manteve suas operaes. Empresas como a Coca-cola no podiam vender a venda da Coca-cola. Ento, eles inventaram a Fanta Laranja para os alemes. Foi assim que a coca manteve seus lucros. Quando voc bebe a Fanta Laranja, a bebida nazista criada para a Coca continuar faturando enquanto milhes morriam. Quando Hitler assumiu o poder em 1933 seu objetivo era destruir os judeus. Era uma atividade to vasta que precisava de computadores. Mas no havia computadores em 1933. O que existia eram os cartes perfurados da IBM que controlava as informaes segundo os furos no carto. No existia software pronto como existe hoje. Cada aplicativo era personalizado. Um engenheiro o configurava pessoalmente. Milhes de pessoas de todas as religies, nacionalidades e caractersticas passaram pelos campos de concentrao. Era um extraordinrio programa de gesto e trafego que exigia um sistema da IBM em todas as ferrovias e nos campos de concentrao. Este um carto tpico de prisioneiro. H pequenos quadrados onde as informaes devem ser colocadas. Comparamos essas informaes com os cdigos dos campos de concentrao. Auschwitz um; Buchenwald, dois, Dachau, trs. Que tipo de prisioneiro era? Podia ser dois para testemunha de Jeov, trs para homossexual. Seis para comunista, judeu poderia ser 8. Qual era o status deles? Solto era um. Transferido era dois, executado era 4. 5 era suicdio. E seis era cdigo seis, sonderbahandlung. Tratamento especial. Significava cmera de gs ou uma bala. Eles marcavam o nmero. O material

era tabulado. As mquinas eram preparadas e milhes de cartes perfurados. Precisavas ser impressos. Eram impressos exclusivamente pela IBM e os lucros foram recuperados logo aps a guerra. Essa acusao j foi desacreditada como acusao sria. O fato que eles usaram equipamento verdade. Mas como o compraram, a cooperao que obtiveram em qualquer tipo de conluio tentando ligar dois pontos sem ligao. Creio que essa parte est desacreditada. Ns vendemos computadores e eles so usados de vrias maneiras. Esperamos que sejam usados do modo mais positivo possvel.se descobrimos que eles so usados de modo prejudicial ento de oferecer apoio a eles. Mas voc sempre sabe? Sempre nota? Sempre descobre? Trs milhes de pessoas envolvidas. Remoo da Europa vista como benefcio.A IBM diz que no tinha controle sobre sua subsidiaria alem, mas, em 9 de outubro de 1941, uma carta para Thomas J. Watson detalha as atividades da subsidiaria alem. Nenhuma mquina foi vendida, elas foram alugadas pela IBM e precisava de manuteno uma vez por ms. m Mesmo num campo de concentrao como Buxhenwarld. Eis um contato tpico entre a IBM e o III Reich de 1942. No com a subsidiria holandesa, nem alem. com a IBM em Nova York. Essa uma histria que eu conheo. Eu discuti mais de uma vez com o senhor Watson.Eu trabalhava na poca. No digo que o senhor Watson no sabia que os alemes usavam cartes perfurados. }Eles provavelmente sabia. Afinal ele tinha poucos clientes. Watson no queria fazer aquilo, no porque achasse imoral mas porque, com um agudo senso de relaes pblicas, achou a operao arriscada. No deve nos surpreender o fato da busca do lucro pelas corporaes se sobrepor a qualquer bandeira. Um relatrio recente do Departamento do /tesouro dos EUA revelou que em uma semana 57 corporaes americanas foram multadas por negociar com inimigos do pas, incluindo terroristas, tiranos e regimes despticos. possvel classificar qualquer comunidade numa escala vai da democracia ao despotismo. Este homem se consagra a esse trabalho. Evite a idia confortvel do que a mera forma de governo possa ser proteo contra o despotismo. OFERTA HOSTIL Para a grande corporao, o despotismo pode ser til para garantir mercados estrangeiros e buscar o lucro. Um dos generais americanos mais condecorados Smedley Darrlington Butler, ajudou a pacificar o Mxico para petrolferas americanas, Haiti e cuba para National Citibank, Nicargua para o Brwn Brothers Brokerage, Repblicaq dominicana para interesses aucareiros, Hondura para Companhias de Frutas e China para a Standard Oil. Os servios de Butler foram usados pelo governo nos anos 1930 quando o presidente Franklin de Lano Roosevelt procurou aliviar a misria da depresso atravs de obras pblicas e normas mais rgidas sobre as atividades das corporaes. Mais poder para voc Presidente Rooswelt. Todo o pas est com voc com muita esperana e patriotismo. Mas nem todo pas apoiava o presidente populista. Grande parte da elite corporativa desprezava o que o New Deal de Rooswelt representava, Em 1934, um grupo de conspiradores tentou envolver o general Bootler. O plano era formar uma organizao de veteranos para ser

usada como uma forma de intimidar o governo. Mas os conspiradores capitalistas escolheram o homem errado. Bootler se cansara de ser o que ele chamou de gangter do capitalismo. General Bootler Revela trama de Fascistas. Eu compareci diante do comit do congresso a mais alta representao do povo americano para contar o que sabia sobre atividades que eu achava que poderiam levar a uma ditadura fascista. A idia central era que eu liderasse 500 mil homens para assumir as funes do governo. Um comit do Congresso encontrou provas de um compl para derrubar Roosevelt. Segundo Butler o golpe inclua grandes corporaes americanas como JP Morgan, Dupont e Goodyear. Como o presidente da Goodyear, para uma corporao dominar um governo no mais preciso um golpe. As corporaes tornam-se globais. Por isso os governos perderam parte do controle sobre elas. Independente de a Corporao ser confivel ou no. Os governos no tm sobre as corporaes o antigo poder quer possuam 50 ou 60 anos atrs. Essa uma grande mudana. Os governos tornaram-se impotentes em comparao situao anterior. O capitalismo atual tem um poder que substitui a poltica e os polticos como os sumos sacerdotes e oligarcas governantes do nosso sistema. O capitalismo e seus princpios protagonistas. CEOs corporativos tem poder e acesso raros. No negamos a importncia dos governos e dos polticos mas eles so os novos sumos sacerdotes. Em 1998 participei, participei de uma reunio em Whashington DC organizada pela Agncia de ?Segurana Nacional chamado de Consrcio de Pensamento Crtico. Eu estava na sala olhando para um lado e vi CIA, NSA, DIA, FBI alfndega, Servio Secreto e de outro lado Coca Cola, Mobil Oil, GET e Kodak. Eu pensei: Estou no centro do setor de inteligncia. A linha no era mais difusa, ela no existia mais. Isso demonstra como as corporaes e os governos trocam idias e trabalham em conjunto. Quando 34 naes ocidentais se reuniram para negociar um acorde de comrcio em que se estabeleceria as bases para a privatizao de todos os recursos e servios inimaginveis, milhares de centenas de organizaes de base uniram-se para se opor a eles. Os lobistas corporativos canadenses e o representante chefe do comrcio menosprezaram a manifestao dos 800 milhes dos cidados da Amricas tem uma s voz para eles. Prazer em v-lo. Sua defesa da verdade, da justia e da sabedoria foi muito boa. Ontem eu li as declaraes na inaugurao e na abertura. Que progresso extraordinrio nos ltimos 15 anos quando ouve tanta... Um idioma comum. E dos mais aos menos desenvolvidos. Foi extraordinrio, agora que vemos os benefcios do comrcio, mais pessoas querem participar. Porque percebemos que isso ajuda a todos. Dos pobres aos ricos. Muitos desses paises no esto querendo sair. Eles querem entrar. Exato. Ningum quer ficar de fora. Bom trabalho... Obrigado. At agora, tudo vai bem. (tudo em tom de ironia por parte daqueles representantes).

AS CORPORAES NO NOS GUIARO NA PRECE. TUDO NA LOJA EST VENDA. AIO A BARREIRA COMERCIAL. DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS. Estou do lado de dentro. Isto tudo est fora. Assim so as coisas. O que pensa ao ver tudo isso? Bem, uma pena que... que isso tenha acontecido. (cenas de dentro do comit e as manifestaes da rua intercaladas) DEMOCRACIA LIMITADA preciso haver uma medida de prestao de contas? Sim, a comunidade de negcios reconhece isso, mas essa prestao de contas est no mercado. Com os acionistas. Com a percepo publica e imagem publica que projetam. Se as empresas no fazem o que deveriam so punidas pelo mercado. No o que as empresas querem. H um novo mercado. Essa gente no est protestando por presso do governo ou porque leram um livro sobre meditao transcendental ou moralidade global. Minha voz interior diz para honrar minha criana interior. A minha diz Ame a todos. A minha pede um sanduche de bacon e cogumelo. Eles esto l porque entendem que o mercado pede isso. E h uma vantagem competitiva estando l. Ouo suas preocupaes. Eu me preocupo com o clima, a poluio. No tenho todas as respostas, mas vou trabalhar com voc, com as sociedades, as ongs, com os governos para resolver isso. Para reconstruir a confiana, para ter novo tipo de confiana. O objetivo final se tornar a corporao preferida. Ele cr que um dia quase 50% da energia viro de fontes renovveis. Ele tem sido chamado de sonhador e de excntrico. Sou chamado de hippie. E mais recentemente de gerente de projetos da Shell. Eu me pergunto: por que tantas corporaes adotam a responsabilidade social. No sei se elas querem ser socialmente responsveis ou porque querem ser identificadas e parecer que so responsveis. Mas quem sou eu para julgar? Quem sou eu? melhor fazer parte do que no fazer. melhor se manifestar publicamente do que o contrrio. Responsabilidade social no uma mudana profunda porque uma ttica voluntria. Uma ttica, uma reao a certo mercado, e a essa altura. Se a corporao interpretar o mercado de outro modo ela mudar. Num dia bambi; no outro , Godzilla. Como se define socialmente responsvel. No funo da corporao decidir o que socialmente responsvel. No a especialidade dela, no o que os acionistas pedem a ela. Elas esto ultrapassando um limite, e isso no p democrtico. No ligo para o que o presidente da General Motors julga ser um nvel apropriado de emisso de poluentes dos carros da GM. Ele pode ter muitos cientistas, ser uma boa pessoa, mas no o elegi para nada, ele no pode falar em meu nome. Essas decises devem ser feitas por governos, no corporaes. A concluso lgica disso seria que de fato o fim do mundo est prximo. Que sofremos uma lavagem cerebral e no sobrou espao algum. No creio que chegamos a esse ponto. PSICOTERAPIAS

importante no exagerar o caso e admitir que existem fissuras em todas as estruturas corporativas. s vezes, quando uma corporao est focada num projeto ela vira o rosto e muita coisa acontece nos bastidores. o caso em toda fase da histria em que a injustia baseada em falsidades, em tirar os direitos e a liberdade das pessoas de viver com dignidade finalmente desafiada, e ento a mesa vira. Em algum momento, o capital assume uma posio. Quando ele faz isso ele pode ser responsabilizado. No incio, WalMart e Kathy Lee diziam: Por que acreditaramos que crianas trabalham na fbrica? O que no dissemos a eles era que Wendy Diaz, na foto, ia aos EUA. Esta Wendy Diaz. Ela vem aos EUA. impossvel det-la. O Congresso ouviu hoje testemunhos de crianas afirmando serem vtimas de trabalho desumano no exterior. Kathy Lee Gifford pediu desculpas a Wendy Diaz. Foi a cena mais incrvel que j vi! Esta poderosa celebridade diz: Wendy, acredite por favor, eu no sabia o que acontecia. Vou trabalhar com voc, com os demais. Isso jamais se repetir. Naquela noite assinamos um acordo com Kathy Lee Gifford. Achei que seria um processo fcil, mas no . Para cada pergunta minha parece que h cinco perguntas para mim. Para Wal-Mart e Kathy Lee, tudo se reduzia ao trabalho desumano. Como isso foi transferido pela TV durante semanas, o incidente com Kathy Lee levou o caso do trabalho desumano a todo o pas. E aps aquilo todos no pas sabiam sobre trabalho infantil, trabalho desumano ou salrios de fome. Precisamos examinar a bases legais que criaram esse monstro e pensar como responsabiliza-las. Elas no esto gravadas em pedra. Podem ser desativadas. A maioria dos estados tem leis que exigem que sejam desativadas. Por tempo demais as corporaes puderam minar a democracia nos EUA e no mundo. Mas hoje, a Ordem dos Advogados e mais 29 grupos esto revidando. Pedimos ao procurador geral do Estado, Dan Lundgren que cumprisse a lei estadual e cancelasse a licena da Union Oil Company da Califrnia por violaes repetidas da lei. Esta uma lei bem conhecida. Ela tem sido usada, pode ser usada. Ela permite a dissoluo da Union Oil Company da Califrnia e a venda de seus ativos a quem trabalhe pelo bem pblico. Isso uma campanha de difamao. A empresa parte da economia da Califrnia h mais de cem anos. Cria milhares de empregos. No significa que nunca errou. Pagou pelos erros. Mas esto deionizando a empresa. Acho que viajei no tempo. Dormi e acordei 50 anos atrs, quando vamos a retrica. Temos um grande nmero de pessoas irritado com essa empresa. Temos um grupo de esquerdistas que nada produz a no ser conversa fiada. Por sua cumplicidade com violaes dos direitos humanos no exterior contra mulheres, homossexuais, trabalhadores e indgenas por seu esforo de subverter a poltica externa e enganar a justia, o pblico e seus prprios acionistas. Unocal smbolo do abuso corporativo e do poder sem controle. Negociar com o Exrcito de Burma imoral. Unocal no pode fazer negcios em Burma sem apoiar aquele regime. injustificvel! Ao fazer esses documentrios eu observei que eels realmente mudam as coisas. Isso me incentiva a continuar filmando.Esse sou eu fazendo o que fao. Durante todo ano eu importuno as grandes empresas mas, no Natal, quero deixar as diferenas de lado e me harmonizar com empresas como as

fabricantes de cigarros. Fui a Lettleton, colorado, onde houve a matana na Columbine. Eu no sabia, mas quando cheguei descobri quem era o principal empregador dos pais dos alunos do colgio Columbine. Em Littleton, colorado, eles trabalham para a Lockheed Martin fabricando armas de destruio em massa. Eles no vem relao dotrabalho deles com o que os filhos fazem. Ou fizeram na escola. Eu fiquei um bom tempo pensando nisso e disse minha esposa: Somos filhos de operrios de montadoras de automveis em flint, Michigan. Ningum em flint, ningum, inclusive ns parou para pensar no que fazemos para viver. A fabricao de automveis deve ser o principal motivo para o derretimento da calota polar e para o fim da nossa civilizao. No estabelecemos conexo. Sou operrio numa linha de montagem montando um carro, o que bom para as pessoas e para a sociedade e faz o mundo girar. Mas nunca paramos para pensar no quadro mais amplo na responsabilidade mais ampla do que fazemos. Como indivduos temos que aceitar responsabilidade por nossos atos coletivos e o mal maior que isso causa ao mundo. Hoje ser realizada a 1 das duas reunies da Arcata, Califrnia. 61% da populao votou pela discusso pblica sobre se a democracia possvel com as corporaes tendo tanta riqueza e poder.eles votaram pela formao de um comit para assegurar o controle democrtico sobre as corporaes.As corporaes no prestam conta ao processo democrtico. Essa a questo. No quero decidir sobre tudo que ocorre na corporao, mas creio que precisam prestar contas. Se no gosta de certos produtos, se no gosta de Pepsi-cola, Bank of amrica, se no gosta do que fazem, no os use.Esse o poder das pessoas. Voc tem mais dilheiro do que eu, tem mais votos. Se usarmos o modelo de boicote e voto com seus dlares isso uma situao antidemocrtica. O que tememos? As empresasvo deixar Arcata? No creio. E se deixarem ns daremos um jeito. Faremos algo diferente. Somos pessoas criativas. No entendo porque temos medo. Se voc acha difcil onde comprar suas coisas hoje pense em como difcil quando h s um fornecedor, o Estado. Alis, voc no tem esse pequeno frum democrtico tambm. As pessoas dizem temer o governo. Mas ela podem participar das aes do governo e no podem participar das aes das corporaes. No tema o governo. Ajude-0 a ser um governo que voc no teme. Se o povo fizesse isso em vez de ver esporte na TV no domingo a nao seira controlada pelo povo, no pelas corporaes. As redes de alimentao foram proibidas em arcata. Ns temos avanado na ltima dcada. Quando digo ns falo da gente comum que pensa na humanidade. Todos, independentes de sexo, classe, raa e religio. Todas ass espcies do planeta. Ns levamos justia o maior governo do planeta e uma da miores empresas qumicas dno caso do nim. E vencemos. A patente do governo americano e da W R Grace sobre o nim foi anulada por uma ao conjunta com os Verdes do Parlamento europeu e o Movimento Internacional de Agricultura Orgnica. Vencemos porque trabalhamos juntos. A patente da rvore nim um direito nosso! Anulamos 99% da patente do arroz basmati da Rice Tek. Trabalhamos como uma coaliso mundial.

Idosos noTexas, cientistas na ndia, ativistas em Vancouver, um pequeno grupo de ativistas do basmati. O Terceiro mundo deixou de ser visto como Pirata e mostramos que as corporaes eram as piratas. Veja como Gandhi teve pouco trabalho para derrubar a lei do sal dos britnicos quendo eles quiseram expandir o exrcito e a polcia taxando o sal.Tudo que Ghandi fez foi ir praia, pegar o sal e dizer: a natureza o fornece de graa, precisamos dele sempre extramos. Violaremos nossas leis. Continuaremos a extrair o sal. Tivemos um compromisso similar na ltima dcada na ndia. Qualquer lei que proba salvar sementes uma lei sem valor. Ns a violaremos porque salvar sementes um dever para com a terra e as futuras geraes. Achamos que isso seria simblico. E mais que simblico. Est se tornando uma opo de sobrevivncia. Fazendeiros que cultivam suas sementes, que as salvam, que no comprar pesticidas tem receita trs vezes maior que a de fazendeiros presos em esquemas qumicos, que dependem da Monsanto e da Cargill. Criamos alternativas que funcionam para as pessoas. H muitas ferramentas para reconstruir a comunidade. Mas o que importa no so as ferramentas. Existe litgio, ao direta, educao, legislao, boicotes, investimento social. H muitos modos de enfrentar a corporao. Mas em ltima anlise a viso. Voc precisa ter uma histria maelhor. Eu os conheo suficiente para chama-los de colegas saqueadores? No uma indstria no planeta, de nenhum tipo nem minha,,nem de ningum que seja sustentvel. Sou condenado apenas por mim, mais niguem por ser saqueador da terra mas no por nosa definio de civilizao. Pela nossa definio, sou capito da industria. Para muitos sou um heri moderno. Mas a primeira revoluo industrial fracassou. Ela no funciona, insustentvel, um erro. Temos de partir para outra revoluo industrial. E fazer certo dessa vez. Quando penso no que poderia ser vejo um grupo de pessoas com uma meta.. E a meta no fazer o mal. Vejo uma empresa que cortou seu cordo umbilical com a terra na extrao de matria-prima. Ela pega a matria prima j extrada e a reutiliza usando energia renovvel. Continua nosso plano escalar a montanha da sustentabilidade. Ela mais alta que o Everest, muito mais alta mas difcil de escalar. O ponto no topo simboliza a pegada zero. Temos de desfazer muita coisa para realizar este trabalho perigoso arriscado e difcil da melhor maneira possvel. Isso significa reunir as pessoas e aprender a fazer muita coisa que foi apagada de nossa cultura, sociedade e mentes. Esta a parte mais empolgante. Est acontecendo no mundo todo. (Bolvia) No auge da luta o Exercito permaneceu no quartel. A polcia tambm ficou nas delegacias. Os congressistas ficaram invisveis. O governador se escondeu e depois renunciou. No havia nenhuma autoridade legal. A nica autoridade legitima era o povo reunido na praa tomando decises em grandes assemblias. No fim, decidiram sobre a gua.. O povo, os jovens, os velhos, todos ns pudemos saborear e saciar a sede de democracia. Conseguimos , companheiros!

Herdamos uma estatal com problemas tcnicos, financeiros, legais e administrativos. Estamos enfrentando todos eles. Se provarmos que gente comum so capazes de resolver seus problemas podemos estar prestes a pedir que tudo que foi privatizado, vendido que est nas mos das corporaes, volte para o povo. Eu aprendi uma lio importante. Nunca se deve subestimar a capacidade do povo. Ver o lema que sempre repeti nas manifestaes: O povo unido, jamais ser vencido tornasse uma realidade foi o mximo para mim. PROGNSTICO As vezes eu me surpreendo como pode ser eficaz. Aps vencermos a Gap, passei pelas suas lojas, olhei para eles e pensei: So 2000 dessas lojas no pas. Veja o concreto, os vidros, os funcionrios, as roupas. Veja todo aquele poder. Voc pode afetar essas empresas. Voc pode influenciar. Pequenas batalhas esto sendo vencidas no mundo, mas o povo est perdendo. O presente e o futuro de nossos filhos so muito obscuros. Mas... confio na capacidade de reflexo, indignao e rebelio das pessoas. Podemos mudar o governo. a nica maneira de alterar, repensar, reconstruir o que o capital e a propriedade podem fazer. 15 empresas gostariam de controlar as condies da nossa vida e milhes esto dizendo: No s no precisamos de vocs como podemos fazer melhor. Criamos sistemas que alimentam a terra e os homens. No se trata de experincias marginais. So dominantes em grandes comunidades do mundo. A est o futuro. Chega a ser irnico que eu seja capaz de fazer tudo isso e ainda estar no esquema. Estou nas TVs, estou distribudo nos estdios dos grandes grupos. Por que eles me divulgam se sou contra tudo o que representam? Eu gasto o dinheiro deles para criticar suas crenas. Bem, porque ele s no acreditam em nada. Eles me divulgam porque sabem que milhes de pessoas querem ver meu filme, ver meu programa na TV e eles vo faturar. Eu consigo divulgar meu trabalho porque aproveito esta incrvel falha do capitalismo. A falha da cobia. O ditado diz que o rico vender a corda para se enforcar se ele achar que lucrar com isso. Eu sou a corda. Espero. Sou parte da corda. Eles tambm acham que quando as pessoas assistirem a esse filme acham que... elas vero o filme e no faro nada porque fizeram um bom trabalho entorpecendo suas mentes, tornando-as idiota e elas jamais faro algo, no deixaro o sof para tomar uma ao poltica. Eles esto convencidos disso. Eu acho o oposto. Estou convencido de que alguns deixaro os cinemas , sairo do sof e faro algo para retomar o mundo.

PARASO DOS TPICOS


A CORPORAO 2
BRANDING: Vendem-nos nossos valores Naomi Klein Branding, no produtos - Naomi Klein Ativismo de estilista Idem Branding: quem precisa delas? Calay Timon Construindo vnculos emocionais e intelectuais Idem A Igreja: a primeira branding Idem CAPITALISMO Requer um manifesto moral CRIME CORPORATIVO O que a lista nos conta Robert Weisman CORPORAES E GOVERNO Parcerias publicas e privadas Tom K As regras das corporaes Mande Barlow Cubram suas basdes Joe Badaracco Influenciando campanhas polticas Hanck McKinnel Influencia exige confiana Sir Mark Moody Stuart A corporao como governo San Gibara A Schell na Nigria Sir Mark Moody Stuart O etablishment do cncer Dr Samuel Epstein Respondendo pela cobia Robert Monk DEMOCRACIA Propriedade sobre pessoas Mark Zepenik Feitor de escravos para gerentes corporativos Richard Gosmann No acredito em democracia Milton Friedman TICA E VALORES A corrupo da cincia Dra Vanda Shiva Liderana pelo exemplo Ray anderson No seja um heri joe Badaracco EXTERNALIDADES Corporaes responsveis no exteriorizam San Gibara Carcingenos domsticos Dr Samuel Epstein H algo que vem de graa Milton Friedman HISTRIA Um ataque ao liberalismo clssico Noan Chomsky O fim da liberdade Idem Conquistes riqueza esquecendo tudo, exceto o eu Idem Adam Smith smbolo da cobia Ira Jackson Adam Smith Mark Kinguell O incndio da Triangle Shirtwaist Charles Kernaghan O Caso Harwarket Horward Zinn Nasceu a greve Idem MO DE OBRA: Flexibilidade do mercado e mo de obra Noan Chomsky Direitos trabalhistas, claro Charles Kernaghan Direitos trabalhistas vs Direitos autorais Elaine Bernard Responsabilizando as corporaes Idem Estado dos sindicatos Idem Empregos de brincadeira Naomi Klein Cdigos de conduta Idem

MARKETING No estamos vendendo Chris & Luke A caa ao que bacana Noemi Klein Dissidncia Predominante Idem Big Fat Inc Jonathan Ressler Todo mundo faz Idem Estudo9 de caso O disfarce - Idem Infiltrando-se em protestos Idem MARKETING PARA CRIANAS: Uma medida de sucesso Lucy Hughes Crianas- um mercado de influenciadores Idem Ajuda, quando meus filhos me atormentam Idem Resposta s crticas Idem E agora? Idem O fator Baba Dra Suzan Linn GERENCIANDO A PERCEPO: Visando os E-fluentes Chris Komisarjevsky Valoriando o patrimnio intangvel Idem Filantropia estratgica Idem Odeio comentarista Idem Tanques de pensar Mande Barlow O que a Monsanto sabia e como soube Steve Wilson Quando mentimos para voc acabou Idem REGULAMENTAO: Precisamos de regras sir Mark Moody stuart To ruim quanto a lei permitir Ray anderson Medo dos holofotes Joe Badaracco O complexo industrial do governo Milton friedmann Uma caneta no uma caneta Robert Kesses A porta giratria Robert Monks A regulamentao o problema Michael Walker Regular X definir Mary Zepernick RECURSOS RELACIONADOS COM O FILME: Mc Libel-------------------------------------scared sacred Outfoxed-----------------------------The Future of Food Watt Barry Says ---------------------Fourth World War Supersize ele --------------------------------------Surplus The take -------------------------Civilizing the Economy Culture Jan ----------------------Battles Poison Closed Confessions of a Bourning man----Friedship Village Wal-Town VENDENDO O BEM COMUM Genes --------------------------------------------Jeremy Rifkin Eugenia comercial----------------------------- Jeremy Rifkin Patenteando a vida --------------------------NoanChomsky Enganando os TRIPPs----------------Dra Vandana shiva

You might also like