You are on page 1of 7

SERVIO PBLICO FEDERAL SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

EDITAL N 01/2011 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ, no uso de suas atribuies, torna pblico o presente Edital contendo as normas referentes ao processo seletivo do Curso Tcnico de Segurana do Trabalho, na modalidade de Educao a Distncia (EAD), em 2011, visando ao preenchimento das vagas com incio no segundo semestre letivo nos polos de Campos, Pinheiral, Paulo de Frontin, Resende e So Jos do Vale do Rio Preto. TTULO I DO PROCESSO SELETIVO Art. 1. O presente processo seletivo est aberto a qualquer pessoa que apresente como escolaridade mnima o ensino mdio ou equivalente, ou que esteja cursando a 2 srie do ensino mdio no ano letivo de 2011. Art. 2. O processo seletivo ficar a cargo do CEFET/RJ e ser regido por este Edital e realizado em cada uma das cidades-plo. TTULO II DAS VAGAS Art. 3. Sero ofertadas 250 vagas para o Curso Tcnico de Segurana do Trabalho, na modalidade de educao a distncia, distribudas conforme o quadro a seguir: PLO DE APOIO PRESENCIAL Municpios Local de Funcionamento Campos Escola Tcnica Estadual Joo Barcelos Martins Pinheral Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira Paulo Frontin Colgio Municipal Joaquim Mendes Resende Colgio Estadual Olavo Bilac So Jos do Vale do Rio Escola Municipal Prefeito Preto Bianor Martins Esteves TOTAL

N de Vagas 50 50 50 50 50 250

TTULO III DAS INSCRIES Art. 4. As inscries sero realizadas atravs do site www.exatuspr.com.br, com preenchimento de ficha on-line, a qual depois de preenchida dever ser entregue pelo candidato ou representante legal no perodo de 23/05/2011 07/06/2011, de 10 s 17 horas, nos respectivos locais de funcionamento:

- Escola Tcnica Estadual Joo Barcelos Martins Rua Alberto Lamego, 712 Campos dos Goitacazes, RJ. - Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira Rua Juarez Tvora, 167 Centro, Pinheiral, RJ. - Colgio Municipal Joaquim Mendes Rua Maria Elisa Mendes, s/n Morro Azul do Tingu, Paulo de Frontin, RJ. - Colgio Estadual Olavo Bilac Av. Presidente Vargas, 397 Resende, RJ. - Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves Rua Alfredo Jacintho Franco, 67 So Jos do Vale do Rio Preto, RJ. Art. 5. No presente processo seletivo, no ser cobrado do candidato qualquer valor a ttulo de taxa de inscrio. Art. 6. No ato da inscrio, o candidato dever optar obrigatoriamente por um dos Plos de Apoio Presencial discriminados no Art. 3. TTULO IV DA PROVA Art. 7. O processo seletivo para o Curso Tcnico de Segurana do Trabalho, na Modalidade de Educao a Distncia, dar-se- mediante a realizao de uma prova nica com 25 (vinte) questes de mltipla escolha, abrangendo contedos referentes ao ensino fundamental, assim distribudos:

reas de conhecimento Lngua Portuguesa Matemtica TOTAL

N de questes 15 10 25

N de pontos 60 40 100

Art. 8. A prova ser realizada no dia 26 de junho de 2011, com incio s 8 horas e durao de 4 (quatro) horas, nos municpios-sede dos Plos mencionados no Art. 3. Art. 9. O local da prova ser disponibilizado nos sites www.exatuspr.com.br e www.cefet-rj.br, a partir do dia 20 de junho de 2011 Art. 10. O candidato dever apresentar-se no seu local de prova com uma hora de antecedncia, munido do Carto de Inscrio e de um documento oficial de identidade.

Art. 11. Na prova, o preenchimento do carto-resposta dever ser feito obrigatoriamente caneta azul ou preta. O candidato que no preencher o cartoresposta de acordo com as instrues da capa da prova poder ser eliminado, caso no seja possvel realizar o procedimento de leitura tica. Para rascunhar e preparar as respostas s questes, o candidato poder fazer uso de caneta, lpis e borracha. Art. 12. proibido o uso de calculadora, rgua, esquadro, transferidor, compasso ou similares, alm de portar pagers, celulares ou quaisquer outros meios de comunicao eletrnica. Art. 13. O candidato s poder deixar o local de realizao da prova aps 60 (sessenta) minutos do seu incio. Art. 14. Em face do carter objetivo da prova e da sua correo e apurao por meio eletrnico, no ser concedida vista de prova, nem recontagem de pontos. Sero admitidos, entretanto, recursos contra a formulao das questes ou quanto ao gabarito oficial apresentado, desde que entregues no dia til subseqente data de sua divulgao. Art. 15. Os recursos devero ser encaminhados Comisso Permanente de Concursos (COPEC) do CEFET/RJ, mediante entrega no plo, no horrio de 10 s 16 horas. Art. 16. Os programas das reas de conhecimento constantes da prova encontram-se discriminadas no Anexo I deste Edital. TTULO V DA CLASSIFICAO Art. 17. Sero eliminados e conseqentemente perdero o direito de preencher as vagas oferecidas neste Edital os candidatos que tiverem faltado ou obtido nmero de acertos inferior a trs questes em Lngua Portuguesa e duas questes em Matemtica. Art. 18. Os demais candidatos, considerados aprovados, sero relacionados por ordem decrescente de pontos obtidos e estaro aptos a ocupar as vagas oferecidas. TTULO VI DA DIVULGAO DOS RESULTADOS Art. 19. O resultado do processo seletivo ser divulgado nos sites www.exatuspr.com.br e www.cefet-rj.br, no dia 04 de julho de 2011, a partir das 19 horas. TTULO VII DA CLASSIFICAO Art. 20. Estaro classificados para o preenchimento das vagas do Curso Tcnico de Segurana do Trabalho, na modalidade de Educao a Distncia, os candidatos aprovados que, na ordem decrescente de pontos obtidos na prova nica, se inclurem no quantitativo de vagas oferecido.

Pargrafo nico. Em caso de empate no total de pontos, o critrio de desempate darse- pelo maior nmero de pontos obtidos em Lngua Portuguesa. Caso persista o empate, ser classificado o candidato de maior idade. TTULO VIII DO PREENCHIMENTO DE VAGAS Art. 21. As vagas oferecidas no presente processo seletivo sero ocupadas pelos candidatos habilitados, obedecendo-se sempre ordem decrescente da classificao, conforme o Art. 20 deste Edital, at que o nmero total de vagas seja completado. Art. 22. Em caso de desistncia de matrcula, sero chamados os candidatos aprovados que se encontrarem na condio de aguardando vaga, respeitados os critrios estabelecidos no Art. 20 deste Edital. TTULO IX DAS CONVOCAES PARA MATRCULA Art. 23. Os 50 (cinqenta) candidatos mais bem classificados, com direito, portanto, a ocupar as vagas oferecidas para o curso tcnico de Segurana do Trabalho, na modalidade de Educao a Distncia, devero comparecer ao Polo de Apoio Presencial no perodo de 11 a 13 de julho de 2011, das 10 s 17 horas, para efetivao da matrcula. Art. 24. A efetivao da matrcula ser realizada mediante os seguintes procedimentos: I. preenchimento da ficha de matrcula; II. apresentao obrigatria de: certido de nascimento (original e cpia); dois retratos 3 X 4 recentes, coloridos; declarao ou certificado de concluso do ensino mdio ou comprovante de que est matriculado na 2 srie do ensino mdio (original e cpia); ttulo de eleitor, para os maiores de 18 anos (original e cpia); certificado de reservista, para maiores de 18 anos, do sexo masculino. Art. 25. Estando completa a documentao, somente o responsvel legal ou portador de procurao por ele outorgada poder assinar o pedido de matrcula no Polo, caso o matriculado seja menor de idade. Art. 26. A falta de qualquer documento exigido implicar perda do direito matrcula. Art. 27. O candidato classificado que, independentemente de motivos, no comparecer ao local de matrcula estabelecido no perodo determinado no Art. 23, ser considerado desistente, perdendo definitivamente o direito vaga, em carter irrecorrvel. Art. 28 Visando ao total preenchimento das vagas, podero ocorrer at duas novas convocaes para matrcula, segundo o calendrio do concurso. Essas novas convocaes sero divulgadas no site www.cefet-rj.br e no Polo, nos dias 15 e 20 de julho de 2011.

Art 29. Para efetivao da matrcula, os candidatos chamados em 2 e 3 convocaes devero cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos no Art. 24, comparecendo ao respectivo Polo, conforme a seguinte escala: 2 convocao: .. 18 de julho, das 10 s 17 horas; 3 convocao: .. 22 de julho, das 10 s 17 horas. TTULO X DAS NORMAS COMPLEMENTARES Art. 30. Ser eliminado do processo de seleo o candidato que se utilizar de meios ilcitos para realiz-lo ou desrespeitar as normas contidas neste Edital. Art. 31. O candidato, sob pretexto algum, poder ausentar-se do local onde estiver realizando a prova, portando o carto-resposta ou o caderno de questes. No poder, tambm, descumprir as instrues constantes no caderno de questes, sob pena de eliminao do processo seletivo. Art. 32. No haver 2 chamada das provas, sob quaisquer alegaes, nem recontagem de pontos e vistas de cartes-respostas ou de provas. Art. 33. A classificao dos candidatos somente ter validade para o presente processo seletivo.

Art. 34. Em qualquer momento do processo seletivo, em caso de dvida, os candidatos podero dirigir-se COPEC. Os casos omissos e as situaes no previstas no presente Edital sero analisados pela Diretoria de Ensino e encaminhados, para soluo, Direo-Geral do CEFET-RJ. Art. 35. Fica eleito o foro da Justia Federal da cidade do Rio de Janeiro, com excluso e renncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja, para dirimir questes oriundas do presente processo seletivo. Rio de Janeiro, .. de ......... de 2011 . Prof. Miguel Badenes Prades Filho Diretor-Geral

ANEXO I PROGRAMA DA PROVA

As questes da prova para o curso tcnico de Segurana do Trabalho, na modalidade de Educao a Distncia, consideraro as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental no que toca s reas de conhecimento Lngua Portuguesa e Matemtica. LNGUA PORTUGUESA A prova objetiva de Lngua Portuguesa observar competncias e habilidades referentes: - ao domnio do uso da lngua portuguesa, adequado ao nvel de um concluinte do ensino fundamental, em termos de produo e recepo de textos verbais e no verbais, literrios e no literrios; - reflexo analtica e crtica sobre a linguagem como fenmeno cultural, social, histrico, poltico e ideolgico; e - ao conhecimento adequado dos elementos estruturadores da forma e do sentido do texto: as relaes morfossintticas, semntico-estilsticas e fontico-fonolgicas; a variao lingstica. MATEMTICA A prova de Matemtica tem como objetivos: avaliar a capacidade do candidato de interpretar enunciados lgicos e grficos e de utilizar a Matemtica como instrumento de interpretao, anlise e soluo de problemas reais. 1. Aritmtica, lgebra e anlise - Noes de Lgica. Noo intuitiva de conjunto. Operaes com conjuntos. Relaes de pertinncia e incluso. Propriedades. Diagramas de Venn-Euler. - Polinmios operaes, fatorao, produtos notveis. - Sistemas de Numerao. Nmeros naturais, inteiros, racionais e reais: propriedades, operaes, ordem, valor absoluto e proporcionalidade. Mltiplos e divisores, mdc e mmc. Notao cientfica e ordem de grandeza. Potenciao e racionalizao: propriedades. - Porcentagem. Juros simples e compostos. - Funes grficos e operaes. Estudo das seguintes funes reais: Constante, Afim e Quadrtica: grfico e estudo de sinal. - Equaes e Inequaes de 1 e 2 graus. Inequaes Produto e Quociente. Equaes Fracionrias. Sistemas de Equaes e Inequaes de 1 e 2 graus. Interpretao Grfica. - Noes de Probabilidade. 2. Geometria e trigonometria - Geometria Plana Figuras planas: caracterizao e propriedades. - Teorema de Thales. Semelhana de tringulos e polgonos. - Relaes mtricas em tringulos, polgonos regulares e crculos. - Permetros e reas de figuras planas. - Geometria Espacial Paraleleppedos Diagonais, reas e Volumes. - Trigonometria Relaes trigonomtricas em tringulos retngulos. Lei dos Senos e Cossenos. - Sistema mtrico decimal sistemas de medidas de massa, capacidade, tempo e ngulo.

You might also like