You are on page 1of 6

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA DA COMARCA DE TRS DE MAIO(RS).

- AO DE REVOGAO DE DOAO DE IMVEL RURAL COM RESERVA DE USUFRUTO E ENCARGO.- PEDIDO DE ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA.- PEDIDO DE PRIORIDADE DE TRAMITAO EM RAZO DE DISPOSIO DO ESTATUTO DO IDOSO.-

Ju re An n Da a z to io

Ge m sBu n d Ro re ia e o o
CECILIA CELIA KLERING, brasileira, viva, agricultora, inscrita no CPF sob o n 767.998.400-04, RG n 1069309373/SSP-RS, residente e domiciliada na localidade de Esprito Santo, interior do municpio de Alegria (RS), por intermdio de seu procurador bastante que esta subscreve, ut instrumento de procurao incluso1, com o devido acatamento e respeito, vem, a presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 555 do Cdigo Civil, promover a presente AO DE REVOGAO DE DOAO DE IMVEL RURAL COM RESERVA DE USUFRUTO E ENCARGO contra LUIZ RENATO KLERING e JURACI LURDES KLERING, ambos brasileiros, casados entre si, ele inscrito no CPF sob n 495.045.760-87, RG sob n 4039636123/SSP-RS, e ela inscrita no CPF sob n 561.627.118-02, residentes e domiciliados na localidade de Esprito Santo, interior do municpio de Alegria(RS), pelos fatos e argumentos que passaro a aduzir na presente. I - DOS FATOS Na data de 12 de setembro do ano 2006 a Autora efetuou a doao atravs de ESCRITURA PBLICA DE DOAO DE IMVEL RURAL COM RESERVA DE USUFRUTO E ENCARGO2 ao filho Luiz Renato Klering, ora Requerido, do seguinte imvel:
1

AD O V GAD AB/RS 4 . O-O 7

AD O V GAD -O O AB/RS 3 .9 3

Instrumento procuratrio;

_____________________________________________________________________________________________________ ______ Av. Uruguai, n683, cj. 21, 2 andar - fone/fax 55 3535 1440 Trs de Maio (RS) Rua Guapor, n 940 - Fone/fax: 55 3512-3727 - Santa Rosa (RS) Site: www.juarezsilvaadvogados.com.br e E-mail: juarezadv1@hotmail.com

Ju re An n Da a z to io
Na supracitada ESCRITURA PBLICA DE DOAO DE IMVEL RURAL COM RESERVA DE USUFRUTO E ENCARGO, com benfeitoria, constam encargos necessrios, a saber:
O outorgado donatrio, por sua livre e espontnea vontade, sem coao, em reconhecimento pelos auxlios que recebeu da doadora, e recebendo a doao do imvel ora feito, resolveu assumir o encargo de prover a subsistncia dos doadores para o resto de suas vidas, comprometendo-se a proviso de alimentao, vesturio, assistncia mdica, farmacutica e hospitalar, todas as vezes que seja necessrio, bem como as despesas funerais por ocasio da morte dos mesmos, encargo este extensivo aos seus herdeiros e/ou sucessores(Grifos nossos).

Ge m sBu n d Ro re ia e o o

Imvel rural de uma frao de terras de cultura, pertencente ao lote rural n 168, com a rea de quinhentos metros quadrados (500,00m), com uma casa de alvenaria coberta com telhas de barro, medindo trinta e quatro metros quadrados (34,00m), situada no lugar denominado Santo Antnio do Inhacor, municpio de So Jos do Inhacor(RS), em condomnio dentro de rea maior, que confronta: ao NORTE, com terras do lote n 167; ao SUL e LESTE com reas do mesmo lote, e, ao OESTE por linhas secas com os lotes n 156 e 157; Imvel que se acha matriculado sob n 6.273, registro n 5, do livro n 2-RG, em 20 de maro de 1986, do Registro de Imveis de Trs de Maio(RS), ainda, sob INCRA n 867.187.026.298-1, COM DOMNIO DE RESERVA DE USUFRUTO E ENCARGO.(Grifos nossos).

AD O V GAD AB/RS 4 . O-O 7

AD O V GAD -O O AB/RS 3 .9 3

Acontece que por ventura de arbitrariedades da parte do Requerido, e por incompreenso da esposa do mesmo, dita sua nora, segunda Requerida, a Autora no mais usufrua de condies dignas de viver naquela casa, (conforme relatado em ocorrncia policial e denncia do MP/RS em Processo Crime sob n 074/2.08.0000585-4 cujo Requerido Ru 3-4-5-6). No tinha mais direito a nada, era isolada, maltratada verbalmente e chegou a ser mandada embora pelos Requeridos. Se tudo isso no bastasse, por estar usufruindo do imvel em questo, e aproveitando-se da baixa instruo e boa-f da Autora, sua me, o Requerido filho convenceu a mesma a assinar procurao dando-lhe poderes, tal como receber valores de benefcios previdencirios junto instituio financeira.
Cpia Escritura pblica de doao de imvel rural com reserva de usufruto e encargo, com benfeitoria, sob n 4.104/61/06, livro 36, do Servio Notarial Registro Civil do municpio de Alegria (RS); 3 Cpia Ocorrncia Policial n 94/2008 rgo 151238 Posto Alegria(RS) Polcia Civil; 4 Cpia extrato processo criminal de apropriao indbita sob n 074/2.08.00005854; 5 Denncia Ministrio Pblico contra o demandado em processo crime; 6 Termo de declarao Ceclia Clia Klering;
2

_____________________________________________________________________________________________________ ______ Av. Uruguai, n683, cj. 21, 2 andar - fone/fax 55 3535 1440 Trs de Maio (RS) Rua Guapor, n 940 - Fone/fax: 55 3512-3727 - Santa Rosa (RS) Site: www.juarezsilvaadvogados.com.br e E-mail: juarezadv1@hotmail.com

Deste ato, por acordo que fora firmado verbalmente entre ambos, o Requerido levantaria mensalmente os valores dos benefcios previdencirios junto ao Banco Sicredi, sendo que o equivalente a 01(um) salrio mnimo seria utilizado para as despesas comuns e rotineiras da casa, como forma de colaborao da Autora, e 01(um) salrio mnimo seriam depositados diretamente em conta poupana em nome da Autora naquele banco. No entanto, o filho Requerido se apropriou dos valores da Autora, como j dito antes, sendo tal conduta objeto de ao criminal. Ainda, aproveitando da baixa instruo e ignorncia da Autora, o filho obrigou-a a assinar TERMO DE DOAO, lhe passando a si e sua esposa todos os mveis e utenslios existentes na casa, conforme documento acostado7. Destarte, alm de no cumprir o encargo assumido, a ingratido do filho Requerido e de sua esposa inconteste.Portanto, no resta outra alternativa a Autora, e considerando sua vulnerabilidade frente ao fatos narrados nesta, seno da presente medida judicial.

Ju re An n Da a z to io

Ge m sBu n d Ro re ia e o o
II - DO DIREITO

AD O V GAD AB/RS 4 . O-O 7

AD O V GAD -O O AB/RS 3 .9 3

O nosso CC, em seu art. 555, prev a revogao da doao tanto por ingratido quanto por inexecuo do encargo:
Art. 555 A doao pode ser revogada por ingratido do donatrio, ou por inexecuo do encargo

Neste caso, a ingratido est demonstrada. A resoluo do contrato se d pelo descumprimento do encargo, que era a obrigao de que fossem despendidos cuidados e ateno a Autora. A propsito, vale destacar o ensinamento de Arnaldo Rizzardo, in Contratos, 3 ed., Forense, 2004, p. 471, ao lecionar a respeito da revogao da doao por ingratido:
Considera-se a doao um contrato benfico por excelncia. Algum, voluntariamente, tira parcela de seu patrimnio para acrescer o de outrem. Estas e outras razes fazem reconhecer que o doador se torna credor de gratido, cumprindo ao donatrio mostrar-se reconhecido. Dir-se-ia que h um dever moral, o que obriga a concluir que a moral e o direito nunca andaram to juntos como nesta situao.
7

Cpia termo de doao de mveis equipamentos, eletrodomsticos e utenslios;

_____________________________________________________________________________________________________ ______ Av. Uruguai, n683, cj. 21, 2 andar - fone/fax 55 3535 1440 Trs de Maio (RS) Rua Guapor, n 940 - Fone/fax: 55 3512-3727 - Santa Rosa (RS) Site: www.juarezsilvaadvogados.com.br e E-mail: juarezadv1@hotmail.com

Assim, resta demonstrado o motivo que ensejou o descumprimento da condio, ento, certo que, consoante escritura pblica juntada, a doao foi feita inter vivos e com a previso expressa do encargo. Neste sentido, a jurisprudncia pacifica em nossos Tribunais ao afirmar que:

Ju re An n Da a z to io
APELAO CVEL. DOAO COM ENCARGO. REVOGAO. DESCUMPRIMENTO DO DEVER ASSUMIDO PELOS DONATRIOS DE DESPENDER CARINHOS E CUIDAR DAS DOADORAS. BEM IMVEL RECEBIDO EM DOAO MODAL. PRELIMINAR DE CERCEAMENTO DE DEFESA ANTE A SUPOSTA AUSNCIA DE INTIMAO PARA A AUDINCIA DE INSTRUO E SANEAMENTO. DESCABIMENTO. 1) Rus que eram revis, mas que foram devidamente intimados acerca da realizao da audincia de conciliao e saneamento por nota de expediente expedida em nome de seu advogado, o mesmo que subscreve as contra-razes e o recurso adesivo. No-comparecimento que significou precluso do direito produo de prova. Cerceamento de defesa inocorrente. 2) Doao modal. Tendo os donatrios abandonado o local onde viviam as doadoras, descumpriram o encargo da doao, correspondente ao dispndio de cuidados e carinhos para com estas, pessoas solteiras e sem descendentes. Circunstncias que justificam a revogao da doao por descumprimento de encargo. 3) Inexistncia de venda do imvel e da casa objeto da doao. Venda noticiada na inicial, em realidade, que apenas teria como objeto uma casinha simples de madeira, que os donatrios teriam construdo. Inexistncia da figura de qualquer terceiro de boa-f, razo pela qual no h motivo para se negar a resoluo do contrato e a conseqente anulao do negcio jurdico. Possibilidade de acolhimento da pretenso das demandantes, notadamente porque os rus, em contra-razes, sequer alegaram a presena desse terceiro. E, tambm, porque, na matrcula do imvel, nada consta a respeito de eventual transferncia da propriedade. A obrigao s se converte em perdas e danos se impossvel a tutela especfica ou se requerida pelo autor, o que no se d no caso concreto. APELAO PROVIDA. RECURSO ADESIVO DESPROVIDO. (Apelao Cvel N 70024721805, Vigsima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jos Aquino Flores de Camargo, Julgado em 30/07/2008)(grifo nosso)

A gratido, na hiptese, corresponde obrigao do beneficiado em no assumir certas condutas, abstendo-se da prtica de vrios atos, configuradores do desapreo e da ingratido.

Ge m sBu n d Ro re ia e o o

AD O V GAD AB/RS 4 . O-O 7

AD O V GAD -O O AB/RS 3 .9 3

AGRAVO INSTRUMENTO. AO DE REVOGAO DE DOAO DE BEM IMVEL COM RESERVA DE USUFRUTO E ANULAO DE VENDA. PRELIMINAR DE NO CONHECIMENTO ARGIDA PELO MP Ainda que no tenha, o agravante, apresentado a inicial do agravo de forma modelar, possvel aferir-se a sua inconformidade. MRITO O agravado e sua falecida esposa doaram a nua-propriedade, com reserva de usufruto vitalcio, ao filho agravante, mediante o encargo de cuid-los, dando-lhes toda a assistncia necessria. Entretanto,
_____________________________________________________________________________________________________ ______ Av. Uruguai, n683, cj. 21, 2 andar - fone/fax 55 3535 1440 Trs de Maio (RS) Rua Guapor, n 940 - Fone/fax: 55 3512-3727 - Santa Rosa (RS) Site: www.juarezsilvaadvogados.com.br e E-mail: juarezadv1@hotmail.com

Ju re An n Da a z to io
III DOS PEDIDOS E REQUERIMENTOS Diante de todo o exposto, requer que se digne Vossa Excelncia

Ge m sBu n d Ro re ia e o o
a) a citao dos requeridos para que dentro do prazo legal, se desejarem, apresentem contestao, sob pena deste sofrer os efeitos da confisso e revelia quanto a matria de fato; b) Que a presente ao de revogao e/ou anulao de doao, tramite em regime de prioridade conforme preceitua o Estatuto do Idoso, bem como, seja julgada procedente, com a declarao de nulidade da doao feita aos donatrios pela doadora, ora Autora, por violar os dispositivos legais constantes nos artigos 555 do Cdigo Civil, regressando o bem doado ao patrimnio da doadora; c) Que seja dado vistas ao Ilustre agente do Ministrio Pblico, para que intervenha no feito; d) A condenao dos Requeridos ao pagamento das custas e despesas processuais bem como os honorrios advocatcios. e) Protesta provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal dos Requeridos, oitiva de testemunhas oportunamente arroladas, juntada de documentos, percias e demais provas que se fizerem necessrias. f) propugna pela concesso do benefcio da assistncia judiciria gratuita, conforme declarao inclusa8 D-se a causa o valor de alada.
8

o registro de ocorrncia policial e a alegao do agravado de ter sido ameaado de morte pelo agravante do conta do clima de animosidade existente entre pai e filho, ora litigantes. Dvida surge quanto ao cumprimento do encargo assumido. Diante da cognio sumria prpria deste recurso, e pela maior proximidade do Magistrado singular dos fatos, de ser mantida a deciso agravada que afastou os agravantes/rus do local. PRELIMINAR REJEITADA. RECURSO DESPROVIDO. (Agravo de Instrumento N 70009283581, Dcima Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Catarina Rita Krieger Martins, Julgado em 30/11/2004. (grifo nosso)

AD O V GAD AB/RS 4 . O-O 7

AD O V GAD -O O AB/RS 3 .9 3

Declarao para fins de AJG.

_____________________________________________________________________________________________________ ______ Av. Uruguai, n683, cj. 21, 2 andar - fone/fax 55 3535 1440 Trs de Maio (RS) Rua Guapor, n 940 - Fone/fax: 55 3512-3727 - Santa Rosa (RS) Site: www.juarezsilvaadvogados.com.br e E-mail: juarezadv1@hotmail.com

Termos em que, contando sempre com os necessrios e superiores suprimentos desse emrito juiz, Pede Deferimento.-

Ju re An n Da a z to io
Trs de Maio, 28 de setembro do ano de 2009.Pp. Juarez Antonio da Silva.OAB/RS. sob n. 47.483.Alexandre Chrischon Mella.OAB/RS sob n 38E136.-

Ge m sBu n d Ro re ia e o o

AD O V GAD AB/RS 4 . O-O 7

AD O V GAD -O O AB/RS 3 .9 3

_____________________________________________________________________________________________________ ______ Av. Uruguai, n683, cj. 21, 2 andar - fone/fax 55 3535 1440 Trs de Maio (RS) Rua Guapor, n 940 - Fone/fax: 55 3512-3727 - Santa Rosa (RS) Site: www.juarezsilvaadvogados.com.br e E-mail: juarezadv1@hotmail.com

You might also like