You are on page 1of 3

1

VOC PODE ENTENDER A BBLIA!


A Bblia apresenta um resumo sobre as relaes entre Deus e as pessoas desde a criao at a eternidade, mostrando o plano de Deus para salvar as pessoas. A Bblia a Palavra de Deus. Ela foi escrita por cerca de 40 homens, num perodo de aproximadamente 1500 anos. Reis, profetas, fazendeiros, pescadores, mdicos, etc. escreveram os 66 livros da Bblia sobre os magnficos temas de Deus, da natureza, do nosso mundo futuro, do propsito da histria e da salvao. Ainda assim, seus escritos so completamente harmoniosos. 1. A Bblia tem duas grandes divises: O ________________ e o ____________ Testamento. A Bblia em portugus uma traduo. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. O Novo Testamento foi escrito em grego. H 66 livros na Bblia . ______ pertencem ao Antigo Testamento e _______ ao Novo. 2. Os dois testamentos tm 4 divises cada um, que se correspondem: O ANTIGO TESTAMENTO TESTAMENTO_______ Os 5 livros da lei de Moiss: evangelhos: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros, Deuteronmio. Livros da histria do Povo de Deus: igreja apostlica: Josu, Juzes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crnicas, Esdras, Neemias, Ester Livros poticos: Apstolos aos: J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes, Cantares O Os NOVO quatro

Mateus, Marcos, Lucas, Joo Livro da histria da Atos Cartas escritas pelos

Romanos, Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses, Timteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, Pedro, Joo, Judas Profetas do Antigo Testamento: Livro de profecia: Isaas, Jeremias, Lamentaes, Ezequiel, Daniel, Apocalipse e os 12 profetas menores (Os livros Apcrifos foram acrescentados no Conclio de Trento em 1546. Estes livros no constam na Bblia em hebraico nem so citados por Jesus e os apstolos.) 3. Os ttulos dos pargrafos no foram escritos pelos autores originais mas so acrescentados para ajudar o leitor a entender o contedo de cada pargrafo. Eles nem sempre contm todo o contedo do pargrafo. Os captulos e versculos tambm foram acrescentados para nos ajudar. 4. As referncias ao p da pgina ajudam o leitor a achar outras passagens sobre o assunto que est se desenvolvendo. 5. A Bblia afirma ser a Palavra de Deus em mais de 4.000 passagens. (Isaas 1.10,11 e Ezequiel 1.1-3 e 1 Tessalonicenses 2.13 e 2 Timteo 3.16) 6. A Bblia divide a histria em trs pocas: A) A poca _________________ B) A poca _______________ C) A poca _______________ A) A Era Patriarcal: Nesta primeira poca, que comea com a criao, Deus revelou-se aos chefes das famlias, chamados, patriarcas. Esta poca cobre acontecimentos importantes como o primeiro pecado (Gnesis 3.1-6), o dilvio (Gnesis 6), as promessas feitas a Abrao (Gnesis 12.1-3) e o xodo (xodo 12). O grande tema central de toda a Bblia o Senhor Jesus Cristo. (Joo 5.39-40) E atravs de Jesus que as promessas feitas a Abrao so cumpridas. (Glatas 3.13-14,24-29)

2 B) A Era Mosaica ou Judaica: Esta poca abrange quase 1.500 anos, indo desde os dias de Moiss at a morte de Jesus na cruz. Deus deu a lei aos judeus atravs de Moiss. (Deuteronmio 5.1-3) O Antigo Testamento especificamente dirigido nao judaica. Nesta poca Deus prometeu uma nova aliana. (Jeremias 31.31-34) C) A Era Crist: Hoje Deus fala atravs de Jesus Cristo. (Hebreus 1:1,2) Jesus o Mediador da nova aliana que passou a vigorar quando Jesus morreu na cruz. (Hebreus 9:15-17) A poca Crist vai continuar at a volta de Cristo. Vivemos hoje nos ltimos tempos. (Atos 2.16-17)

COMO ESTUDAR A BBLIA ?


1. Devemos sempre ter um horrio adequado para nosso estudo. Procure um lugar silencioso e bastante iluminado. bom ter sempre um caderno, lpis e dicionrio por perto. 2. O bom estudante da Palavra de Deus chega com humildade. Quem sabe tudo nada aprende. importante chegar com muita vontade e disposio para aprender mais do Senhor. Devemos abrir mo de nossas prprias idias para entender aquilo que Deus quer nos ensinar atravs da Bblia Sagrada. E fundamental colocar em prtica em nossas vidas, as verdades aprendidas. 3. O princpio bsico para a Interpretao correta das Escrituras (ou qualquer outro livro) : ESTUDAR OS VERSCULOS EM SEU PRPRIO CONTEXTO. O contexto inclui o que est escrito antes e depois. Ler o contexto d o sentido do versculo. Faa as seguintes perguntas para verificar o contexto de uma passagem: 1) Quem disse ou escreveu a passagem? s vezes o autor indicado no princpio do livro. As palavras foram faladas por um incrdulo, um profeta, ou um cristo? Por exemplo: Em Mateus 28:13 est escrito; Vieram de noite os discpulos dele e o roubaram, enquanto dormamos. Mas quem disse isso sobre a ressurreio de Jesus? 2) Para quem a passagem foi escrita? As palavras foram dirigidas ao cristo, ao incrdulo, aos judeus, etc.? Em Atos 22.16 est escrito; Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados . . . Quem recebeu este mandamento? 3) Por que foi escrito? Devemos verificar por que motivo o texto foi escrito. s vezes explicado nos primeiros versculos do livro. Outras vezes temos que ler todo o livro. Por exemplo, em Marcos 2.5 Jesus disse ao paraltico; Filho, os teus pecados esto perdoados. Para saber por que Jesus disse isto a um homem doente necessrio ler Marcos 2.1-12. 4) Quando foi escrito? Foi escrito antes ou depois da vinda de Cristo? Foi escrito antes ou depois de entrar em vigor a Nova Aliana? Em Levtico 9.7 a Bblia diz; Chega-te ao altar, faze a tua oferta pelo pecado e o teu holocausto. Isto foi escrito em qual poca da Bblia? Quando as pessoas no observam estas regras bsicas podem ficar atrapalhadas. Podem at deturpar a verdade e criar novas doutrinas falsas. Jesus disse; No s de po viver o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4.4 Certa vez um dos muitos fs de um msico mundialmente conhecido exclamou: --Eu daria a vida para tocar igual ao senhor! E o mestre respondeu: --E, custa a vida, mesmo! bvio que o sucesso em qualquer campo vem apenas com muita dedicao e trabalho. Custa muito tempo para conhecer bem a palavra de Deus. Mas as recompensas so boas! Atravs da Bblia ns

3 podemos conhecer o Criador do Universo. Este Deus nos oferece sabedoria para esta vida (Tiago 1.5) e a salvao eterna. (1 Joo 2.1,2) Que Deus lhe abenoe neste seu propsito de conhecer o livro mais importante do mundo!

You might also like