You are on page 1of 4

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
DECRETO N 92.212, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1985. Regulamenta a Lei n 7.369, de 20 de setembro de 1985, que instituiu a adicional de periculosidade para os empregados do setor de energia eltrica e d outras providncias.

Revogado pelo Decreto n 93.412, de 14.10.1986

O PRESIDENTE DA REPBLICA , usando da atribuio que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituio, DECRETA: Art 1 - So atividades em condies de periculosidade de que trata a Lei n 7.369, de 20 de setembro de 1985, aquelas relacionadas no Quadro de Atividade/rea de Risco, integrantes do Quadro anexo a este Decreto. Art 2 - exclusivamente susceptvel de gerar direito percepo do adicional de periculosidade de que trata Lei n 7.369, de 20 de setembro de 1985, o exerccio das atividades constantes do Quadro anexo, desde que em carter permanente nas reas de Risco especificadas. 1 - Carter permanente o resultante da prestao de servios no eventuais com equipamentos ou instalaes eltricas em condies de periculosidade, incluindo o perodo em que esteja disposio do empregador para a prestao desses servios. 2 - So equipamentos ou instalaes eltricas em situao de risco aqueles de cujo contato fsico ou exposio aos efeitos da eletricidade possa resultar incapacitao, invalidez permanente ou morte. 3 - Periculosidade com equipamentos ou instalaes eltricas, nas Atividades e reas de Risco especificadas no Quadro anexo, o risco inerente ao trabalho no-eventual com os equipamentos ou instalaes al discriminados, podendo decorrer do prprio equipamento ou instalao energizada ou no, mas susceptvel de energizar-se por falha humana ou defeito do equipamento ou instalao eltrica, independentemente dos mtodos de trabalho e das normas de segurana que devam ser obrigatrias para a devida proteo ao trabalhador. Art 3 - O adicional de que trata o artigo 1 da Lei n 7.369, de 20 de setembro de 1985, ser calculado com observncia dos 1 e 2 do artigo 193 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. Art 4 - Os empregados que exercerem atividades em condies de periculosidade sero especialmente credenciados e portaro indentificao adequada. Art 5 - Os efeitos pecunirios decorrentes do trabalho em condies de periculosidade sero devidos a contar da data de vigncia deste Decreto, respeitadas as normas do artigo 11, da Consolidao das Leis do Trabalho. Art 6 - Este Decreto entra em vigor no primeiro dia do ms subseqente sua publicao. Art 7 - Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 26 de dezembro de 1985; 164 da Independncia e 97 da Repblica. JOS SARNEY Almir Pazzianotto Este texto no substitui o publicado no D.O.U. 27.12.1985

QUADRO DE ATIVIDADES/REA DE RISCO ATIVIDADES REAS DE RISCO

1 - Atividades de Construo, Operao e 1 - Estruturas, condutores, e

Manuteno de redes e linhas areas de alta e baixa tenes integrantes de sistemas eltricos de Potncia, energizadas mas com possibilidade de energilizao, acidental ou por falha operacional, incluindo:

equipamentos de Linhas Area de Transmisso, SubTransmisso e de Distribuio, incluindo, plataformas e cestos areos usados para execuo dos 1.1 - Montagem, instalao, substituio, trabalhos. conservao reparos, ensaios e testes de: verificao, inspeo levantamento, superviso e - Ptio e salas de operao fiscalizao: fusveis condutores, para-raios, de subestaes. postes, torres, chaves, muflas isoladores, transformadores capacitores, medidores, - Cabines de distribuio. reguladores de tenso, religadores seccionalizadores, carrier (onda portadora via - Estruturas, condutores e linhas de transmisso), cruzetas, reator, rel e equipamentos de redes de brao de iluminao pblica, aparelho de medio trao eltrica incluindo grfica, bases de concretos ou alvenaria de escadas, plataforma e torres, postes e estrutura de sustentao de redes cestos areos usados para e linhas areas e demais componentes das redes execuo dos trabalhos. areas. 2 - Valas, bancos de dutos, 1.2 - Corte e poda de rvores canaletas, condutores, recintos internos de caixas, 1.3 - Ligaes e cortes de Consumidores poos de inspeo, cmaras, galerias tneis, 1.4 - Manobras areas e subterrneas de redes e estrutura terminais e reas de superfcie linhas correspondentes. 1.5 - Manobras em subestao - reas submersas em rios, lagos e mares. 1.6 - Testes de curto em linhas de Transmisso 1.7 - Manuteno de fontes de alimentao de 3 - reas das oficinas e laboratrios de testes e sistemas de comunicao manuteno eltrica, eletrnica e eletromecnica 1.8 - Leitura em consumidores de alta tenso onde so executados testes, ensaios, calibrao e 1.9 - Aferio em equipamentos de medio reparos de equipamentos 1.10 - Medidas de resistncia, lanamento e energizados ou possveis de energizamento acidental. instalao de cabo contra-peso rdio - Sala de controle e casa de mquinas de usinas e unidades geradoras. 1.12 - Testes eltricos em instalaes de torceiros em faixas de linhas de transmisso (oleodutos, - Ptios e salas de operao de subestaes, inclusive gsodutos, etc) consumidoras. 1.13 - Pintura de estruturas e equipamentos - Salas de ensaios eltricos 1.14 - Verificao, inspeo, inclusive area, de alta tenso. fiscalizao, levantamento de dados e superviso - Sala de controle dos de servios tcnicos centros de operaes. 2 - Atividades de construo, operao e manuteno de redes e linhas subterrneas de 4 - Pontos de medio e 1.11 - Medidas de campo eltrico, interverncia e correntes induzidas.

alta e baixa tenses integrantes de sistemas eltrico de potncia, energizados ou desenergizados, mas com possibilidade de energizao acidental ou por operacional, incluindo:

cabines de distribuio, inclusive de consumidores.

- Salas de controles, casa de mquinas, barragens de usinas e unidades 2.1 - Montagem, instalao, substituio, geradoras. manuteno e reparos de: barramentos, transformadores, disjuntores, chaves e - Ptios e salas de seccionadoras, condensadores chaves a leo, operaes de subestaes transformadores para instrumentos, cabos inclusive - consumidoras. subterrneos e subaquticos, painis, circuitos eltricos, contatos, muflas e isoladores e demais 5 - Todas as reas descritas componentes de redes subterrneas. nos itens anteriores. 2.2 - Construo civil, instalao, substituio, e limpeza de: valas, bancos de dutos, dutos, condutos, canaletas, galerias, tneis, caixas ou poos de inspeo, cmaras. 2.3 - Medio, verificao, ensaios, testes, inspeo fiscalizao, levantamento de dados e supervises de servios tcnicos. 3 - Atividades de inspeo, testes, ensaios, calibrao, medio e reparos em equipamentos e materiais eltricos, eletrnicos, eletromecnicos e de segurana individual e coletiva em sistemas eltricos de potncia de alta e baixa tenso. 4 - Atividades de construo, operao e manuteno nas usinas, unidades geradoras, subestaes e cabines de distribuio em operaes, integrantes de sistemas de potncia, energizado ou desenergizado com possibilidade de voltar a funcionar ou energizar-se acidentalmente ou por falha operacional, incluindo: 4.1 - Montagem, desmontagem, operao e conservao, de: Medidores, rels, chaves, disjuntores e religadores, caixas de controle, cabos de fora, cabos de controle, barramentos, baterias e carregadores, transformadores, sistemas anti-incndio e de resfriamento, bancos de capacitores, reatores, reguladores, equipamentos eletrnicos, eletrnicos mecnicos e eletro-eletrnicos, painis, para-raios, reas de curculao, estruturas-suporte e demais instalaes e equipamentos eltricos; 4.2 - Construo de: Valas de dutos, dutos, canaletas bases de equipamentos, estruturas, condutos e demais instalaes. 4.3 - Servios de limpeza, pintura e sinalizao de instalaes e equipamentos eltricos.

4.4 - Ensaios, testes, medies, superviso, fiscalizaes e levantamentos de circuitos e equipamentos eltricos, eletrnicos de telecomunicao e telecontrole. 5 - Atividades de treinamento em equipamentos ou instalaes energizadas, ou desenergizadas mas com possibilidade de energizao acidental ou por falha operacional.

You might also like