You are on page 1of 28

FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS JURDICAS

A FORMAO DO DIREITO BRASILEIRO

ELISE MOURA MARICLIA FARIAS DE LIMA E SILVA THIAGO MOREIRA CHAVES

TRABALHO DE CONCLUSO DA II UNIDADE

rea de Concentrao: Histria do Direito, Direito Portugus, Direito Brasileiro, Direito Indgena

Natal, 2011

ELISE MOURA MARICLIA FARIAS DE LIMA THIAGO MOREIRA CHAVES

A FORMAO DO DIREITO BRASILEIRO

Trabalho de concluso da II unidade, apresentada como requisito para aprovao na disciplina Histria do Direito e como requisito parcial na composio da nota final desta disciplina.

reas de Conhecimento: Histria do Direito, Direito Portugus, Direito Brasileiro.

Natal, 2011

Entender o processo de miscigenao conceber a conturbada noo de "ser brasileiro". construir uma identidade nacional e uma uniformidade como sociedade. sentir-se brasileiro dentro desta diversidade. perceber a miscigenao no DNA do povo brasileiro. a expresso mxima da nossa cultura negra e ndia. valorizar a maior contribuio brasileira ao mundo: a nossa democracia racial. potencializar o seu resultado: a formao deste povo novo, o povo brasileiro. trazer na alma a sombra do ndio e do negro. redescobrir o Brasil.

Em homenagem aos povos subjugados por sistemas jurdicos ditos eminentes.

SUMRIO

INTRODUO ..................................................................................................4 1 DIREITOS INDGENAS E SUA ORGANIZAO SOCIAL ...................6 1.1 O colonialismo jurdico..............................................................................8 1.2 A conjuntura atual......................................................................................9 2 EVOLUO HISTRICA DO DIREITO BRASILEIRO faculdade natalense para o desenvolvimento ...................................................1 do rio grande do norte.........................................................................................1 CENTRO DE CINCIAS JURDICAS............................................................1
ELISE MOURA.....................................................................2 MARICLIA FARIAS DE LIMA...............................................2 THIAGO MOREIRA CHAVES.................................................2 A FORMAO DO DIREITO BRASILEIRO..............................2

INTRODUO

Na quarta-feira pela manh, o voo dos fura-buchos uma espcie de gaivota rompeu o silncio dos mares e dos cus, reafirmando a certeza de que a terra se encontrava prxima. Ao entardecer, silhuetados contra o fulgor do crepsculo, delinearam-se os contornos arredondados de um grande monte1, cercado por terras planas, vestidas de um arvoredo denso e majestoso. Era 22 de abril de 1500. Depois de 44 dias de viagem, a frota de Pedro lvares Cabral vislumbrava terra mais com alvio e prazer do que com surpresa ou espanto. Nos nove dias seguintes, nas enseadas generosas rio sul da Bahia, os 13 navios da maior armada j enviada s ndias pela rota descoberta por Vasco da Gama permaneceriam reconhecendo a nova terra e seus habitantes. O primeiro contato, amistoso como os demais, deu-se j no dia seguinte, quinta-feira, 23 de abril. O capito Nicolau Coelho, veterano das ndias e companheiro de Gama, foi a terra, em um batel, e deparou com 18 homens pardos, nus, com arcos e setas nas mos. Coelho deu-lhes um gorro vermelho, uma carapua de linho e um sombreiro preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas brancas. O Brasil, batizado Ilha de Vera Cruz, entrava, naquele instante, no curso da Histria. Estavam delineados os primeiros traos de um quadro cuja tela seria pintada com sangue dos povos ali encontrados. Instalou-se, assim, um sistema jurdico nico e alheio quela realidade, ou seja, uma relao de subordinao dos sistemas jurdicos indgenas ao Direito hegemnico, isto , o colonialismo jurdico. Este se perfez pelo monismo jurdico que formara os Estados nacionais2.
1

CAMINHA, Pero Vas de. Carta de Achamento do Brasil. e do Brasil. Disponvel em: < http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-colonia-documentos-.jhtm>. Acesso em: 13 jul. 2011.
2

DE SOUZA, Estella Libardi. Sistemas jurdicos indgenas? Diversidade jurdica e possibilidade de dilogo. Trabalho publicado nos Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em So Paulo SP nos dias 04, 05, 06e 07 de novembro de 2009. Disponvel em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2769.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2011.

Pautado nessa premissa, o sistema jurdico nacional se desdobrou em trs fases: 1) Brasil Colnia e Reino -1500 a 1822 2) Brasil Imprio 1822 a 1889 3) Brasil Repblica a partir de 1889, sendo todas elas marcadas pelas diferenas sociais, culturais e econmicos3.

1 DIREITOS INDGENAS E SUA ORGANIZAO SOCIAL


Alm das diferenas bvias existentes entre a sociedade europeia e as sociedades nativas, havia tambm uma grande diversidade cultural entre os povos indgenas. Porm possvel encontrar pontos comuns organizao de todos eles. Grande parte das informaes sobre as sociedades indgenas do perodo colonial foi fornecida por viajantes e colonizadores e refere-se basicamente aos Tupis, pois em quase todo o litoral os primeiros contatos foram realizados com eles.

Entre os aspectos destacados pelos observadores, identificam-se concepes primrias de institutos albergados pelo direito vigente, tais como: 1) Jurisdio exercida pelo Cacique, o qual era responsvel por aplicar as regras da tribo, definir punies e resolver conflitos. 2) Direito de famlia como na sociedade Romana, o ptrio poder era institudo e estava intimamente ligada figura paterna. A idade mdia para um homem se casar era de vinte e cinco anos, estando sempre obediente ao poder absoluto do pai e aps casado deveria obedecer ao sogro (pater famlias) , era costume tambm dos homens se casarem virgens, sendo que as mulheres no tinham esta obrigao e podiam se casar aos quatorze anos em mdia. Os casamentos eram acertados pelos pais quando os filhos ainda eram pequenos. 3) Direito Penal a autotutela era apenas admitida em caso de homicdio. O homicida era entregue por seus familiares aos aparentes do morto, os quais afogavam e enterravam o primeiro. Se, por acaso, o homicida fugisse, assim, no podendo entregar-lhe, dar-lhe-iam suas filhas e/ou seus irmos. No os tendo, os parentes mais seriam mortos. Na mesma ceara, o furto era abominado entre os ndios, como relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha: se percebe a proibio de furto entre os ndios: um dos degredados que vieram com Cabral foi terra e nada lhe tomaram, salvo um ndio que fugiu com umas continhas amarelas que o degredado levava. Mas outros ndios lhas tomaram de volta e as devolveram a Afonso4

URBAN, Greg, A Histria da cultura brasileira segundo as lngua. So Paulo, Companhia das Letras:Secretaria Municipal de Cultura:FAPESP, 2 edio/1 reimpresso, 2002, p. 88.

4) Direito das obrigaes havia obrigao de doar caa (dar coisa certa): alguns devem dar a caa ao sogro (atual ou futuro, pois um casamento obriga o genro a prestar servios ao sogro), outras do para o que ser sogro de seu filho e outros, ainda, para o lder da casa. A quebra desta regra importava em castigos sobrenaturais: o incio dos tempos, os macacos-prego e as cutias eram gente, mas foram transformados em bicho por transgredirem as regras de boa convivncia.

1.1 O colonialismo jurdico


Desde o incio da colonizao, as antigas prticas jurdicas nativas foram desconsideradas, impondo-se uma cultura legal proveniente da Europa e da Coroa Portuguesa, de modo que o(s) Direito(s) indgenas foram gradativamente sendo submetidos a uma ordem normativa que visava implementar as condies e as necessidades do projeto colonizador dominante. Contudo, antes da independncia dos pases latino-americanos, Portugal e Espanha mantinham leis de colonizao (ou melhor, de conquista) que abrigavam ou protegiam os povos indgenas, muitas vezes reconhecendo Direito prprio, isto , os reconhecia como povos diferentes.

No entanto, o processo de formao do Estado brasileiro no admitiu grupos diferenciados no territrio nacional. O ndio tinha certo reconhecimento poltico e jurdico, ainda que estivesse subordinado aos poderes coloniais; mas, com a criao da repblica formada por cidados livres, iguais e fraternos e o direito positivo imps a desapario dos ndios do panorama poltico, assim como se anulou a vigncia das representaes de poder nativas.

Desse modo, o Estado e o Direito que foram forjados teriam que ser unos e geradores de sua prpria fonte: Estado nico e Direito nico, mesmo que para isso tivesse que reprimir de forma violenta ou sutil as diferenas 5. Nesse sentido, assim como a formao do Estado brasileiro pressups uma nica nao, pressups tambm um nico Direito; a homogeneizao das culturas significava tambm a homogeneizao dos Direito.

Assim, em razo da vigncia dos pressupostos do monismo e do positivismo jurdico na cultura constitucional brasileira, o Estado contemporneo e o Direito nacional sempre negaram a possibilidade de convivncia, num mesmo territrio, de sistemas jurdicos diversos. Como resultado, os sistemas jurdicos diferenciados dos povos indgenas no Brasil

MARS, Carlos Frederico. O Renascer dos Povos para o Direito. Curitiba, Juru, 200

10

vm sendo ignorados, negados e, desse modo, violados, por meio da imposio do Direito estatal, prprio da sociedade hegemnica e, portanto, estranho aos povos indgena.

1.2 A conjuntura atual


O Estado brasileiro assegura direitos e incentiva polticas afirmativas. Contudo, leviano seria no destacar decises judiciais que esto inspiradas, de uma forma ou de outra, no mito da propriedade privada, reputado direito fundamental, tal qual o o direito identidade, seno vejamos:
EMENTA: TERRAS NDIGENAS NO DEMARCADAS PELA UNIO. DESNECESSIDADE DE PRVIA DEMARCAO ADMINISTRATIVA. PROSSEGUIMENTO DO JULGAMENTO PELO TRIBUNAL PARA EMISSO DE JUZO CONCLUSIVO SOBRE A SITUAO JURDICOCONSTITUCIONAL DAS REAS ABRANGIDAS PELOS TTULOS.Questo de Ordem que assim se resolve: (1) a demarcao prvia da rea abrangida pelos ttulos, no , em si, indispensvel ao ajuizamento da prpria ao; (2) o Tribunal pode examinar se a rea indgena ou no para decidir pela procedncia ou improcedncia da ao.EMENTA: AO CVEL ORIGINRIA. AGRAVO REGIMENTAL. DIREITO

Tramitando desde 1983, no STF, a ao cvel originria 312, em que se pretende a nulidade dos ttulos incidentes sobre o territrio tradicional dos Patax H-h-he, do sul da Bahia. Por todo esse longo perodo de tempo, superior a vinte anos, os ndios vm sendo impedidos de ocupar integralmente o seu territrio, sob o pretexto, recorrentemente invocado por juzes e tribunais, de que o Supremo ainda no definiu os exatos limites de suas terras. Questo esta, alis, que sequer era objeto da ao, mas que passou a s-lo por compreenso do atual Relator6.

Informao disponvel no seguinte stio eletrnico < http://pib.socioambiental.org/pt/c/direitos/o-papel-dojudiciario/decisoes-que-causam-perplexidade >. Acesso em: 13 jul. 2011.

11

2 A EVOLUO HISTRICA DO DIREITO BRASILEIRO 2.1 O Brasil Colnia


Brasil Colnia ou Brasil colonial como chamado o perodo colonial brasileiro pela historiografia. Durante este, o territrio brasileiro constitua-se em uma colnia do imprio ultramarino portugus. Existiu entre o fim do perodo pr-colonial brasileiro, em 1530, e a sua elevao a reino unido com Portugal, em 1815. Inicialmente, o nome do territrio era ilha de Santa Cruz.

Tal perodo sucede ao Brasil pr-colonial, que se iniciou em 1501, um ano aps a descoberta do territrio brasileiro por uma expedio portuguesa liderada por Pedro lvares Cabral, tendo a mesma sido autorizada pelo Rei D. Manuel I de Portugal, e que termina em 1530, aps a chegada de alguns portugueses e o incio da explorao e colonizao do novo territrio, embora tenha sido mais presente a explorao.

Eventualmente, Frana e Pases Baixos conquistaram o domnio de regies estratgicas como, por exemplo, a ilha de So Lus do Maranho (Frana Equinocial), a cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro (Frana Antrtica) a cidade de Recife e parte dos atuais estados de Pernambuco, Paraba e Rio Grande do Norte (Nova Holanda).

Por ter sido uma colnia do imprio portugus, o Brasil colonial obedecia, pois, ao reino de Portugal, sendo, portanto, uma monarquia absoluta, em que o soberano era o Rei de Portugal. Assim, a organizao jurdica na colnia era um reflexo daquela praticada na Coroa, organizando-se da seguinte maneira:

12 1. Capitanias Hereditrias: quando D. Joo III decidiu colonizar o Brasil esbarrou em

um grave problema: a falta de capital. A soluo encontrada foi repassar o nus da colonizao para as mos de particulares. Dessa optou pela implatao do sistema de capitanias hereditrias, primeiro sistema poltico-administrativo montado no Brasil, que dividia o Brasil em 14 capitanias continentais, alm de uma insular (Nossa Senhora dos Rmedios). Tal sistema j teria sido testado por Portugal na Ilhas Atlnticas com relativo sucesso. O donatrio no era o proprietrio j que as terras perteciam ao Estado, cabendo-lhe administr-la em nome da Coroa. As terras brasileiras foram divididas em 1534 e 1536, existiam dois intrumentos jurdicos que regulamentavam as doaes: Carta de Doao e Foral. a) Carta de Doao: ganrantia juridicamente a posse da capitania em favor do donatrio, isenta de qualquer tributo, exceto o dzimo. O donatrio poderia vender 24 ndios por ano em Portugal e garantia para s a redizima das rendas pertencentes Coroa, a vintena do pau-brasil do quinto sobre os metais. b) Foral: determinava os direitos e os deveres do donatrio. Entre os direitos encontrava-se o de criar jurisprudncia sobre o seu territrio, explorrar o territrio da Coroa e cunhar moedas (apesar de no existirem registros de cunhagem nesse perodo). J entre os deveres destacavam-se o de proteger a terra, submeter-se as leis da coroa, pagar os devidos impostos. 2. Governo Geral: Em 1548, diante do fracasso das capitanias, a Coroa portuguesa decidiu tomar medidas concretas para viabilizar a colonizao. Naquele ano foi criado o governo-geral com base num instrumento jurdico denominado Regimento de 1548 ou Regimento de Tom de Sousa. O objetivo da criao do governo-geral era o de centralizar poltica e administrativamente a colnia, mas sem abolir o regime das capitanias. No regimento o rei declarava que o governo-geral tinha como funo coordenar a colonizao fortalecendo as capitanias contra as aes adversas, destacando-se particularmente a luta contra os tupinambs. A compra da capitania da Bahia pelo rei, transformando-a numa capitania real sede do governo-geral foi o primeiro passo para a transformao sucessiva das demais capitanias hereditrias em capitanias reais, Por fim, no sculo XVIII, durante o

13

reinado de D. Jos I (1750 - 1777) do seu ministro marqus de Pombal, as capitanias hereditrias foram extintas. Com a criao do governo-geral, estabeleceram-se tambm cargos de assessoria: ouvidor-mor (justia), provedor-mor (fazenda) e capito-mor (defesa). Cada um desses cargos possua, ademais, um regimento prprio e, no campo restrito de sua competncia era a autoridade mxima da colnia. Assim, com a criao do governo-geral, desfazia-se juridicamente a supremacia do donatrio.

Essa estrutura jurdico-administrativa decorrente da organizao da Coroa Portuguesa que se deu em 1139, com a unificao de Portugal e o reconhecimento da sua independncia pelo Tratado da Zanora. Em 1143, foram compiladas as Leis Gerais de Afonso, as quais foram chamadas de Ordenaes Afonsinas. Em 1521, D. Manuel, o Venturoso, compilou as ordens Manuelinas, que vigoraram at 1603. Com a unio das Coroas Ibricas (1580-1640), Filipe II determinou a compilao das Ordens Filipinas.

14

2.2O Brasil Imprio


A histria do Imprio do Brasil o domnio de estudo que compreende todos os aspectos e elementos histricos do Estado extinto chamado Imprio do Brasil. Esse pas foi o primeiro Estado soberano brasileiro e o perodo de sua existncia denomidado, dentro da Histria do Brasil e tradicionalmente pela historiografia, como "Brasil Imprio", "Brasil Imperial" e "Brasil Monrquico". A histria comea com a Independncia do Brasil, quando o Brasil deixou de fazer parte do Imprio Portugus, e termina com o golpe militar que instaurou e proclamou a Repblica dos Estados Unidos do Brasil. Proclamao da independncia No dia 7 de setembro de 1822, s margens do Rio Ipiranga, em So Paulo, Dom Pedro tomou conhecimento de ordens vindas da corte portuguesa para que ele abandonasse o Brasil e fosse para Portugal ou ento seria acusado de traio, com isso irritado bradou Independncia ou Morte!, e assim desligou o Brasil de Portugal definitivamente. Em 12 de outubro de 1822, foi aclamado "Imperador Constitucional" e "Defensor Perptuo do Brasil". Em 1 de dezembro do mesmo ano, realizou-se a cerimnia de Coroao e Sagrao. Elevao a Imprio Aps a guerra da independncia, em 1822, o ttulo de prncipe do Brasil foi desvinculado dos prncipes aspirantes ao trono portugus, passando esses a usar somente o ttulo de duque de Bragana. Nomeadamente, Pedro I do Brasil foi o ltimo a deter ambos os ttulos, tendo sido prncipe regente do Brasil por um curto perodo pouco antes da Independncia. Dom Pedro, por sua vez, inicia a linhagem de imperadores do Brasil a partir de sua coroao como imperador do Brasil na Capela Imperial, Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822. Contudo, apesar do ttulo de prncipe do Brasil, mais nomeadamente, prncipe Imperial do Brasil, vicejar at os dias de hoje, apenas Pedro de Bragana e seu filho detiveram o trono imperial. Aps a abdicao de Pedro I ao trono, inicia-se o perodo regencial, que vigorou at que Pedro II ascendesse ao trono por meio do Golpe da Maioridade.

15

Primeiro Reinado (1822-1831) Para que se consumasse o processo de Independncia, era preciso vencer a oposio das tropas portuguesas aquarteladas no pas e impor o domnio do governo central no restante das provncias. No Nordeste, sobretudo, havia fortes tendncias federalistas (maior autonomia local) e separatistas. Aps prolongados combates que s terminaram em novembro de 1823, o primeiro ministrio nacional, chefiado por Jos Bonifcio de Andrada e Silva, consolidou a independncia em todo o territrio nacional. Ao mesmo tempo, Jos Bonifcio e seus irmos, Martim Francisco e Antnio Carlos, concentraram-se na eliminao de seus opositores dentro do Partido Brasileiro. Os chamados exaltados ou democrticos opunham-se monarquia forte e centralizada e defendiam o direito de cada provncia tomar suas prprias decises. No final de 1822, foram proibidos de circular os jornais dos exaltados, e presos ou deportados muitos membros do grupo, como Joaquim Gonalves Ledo, Jos Clemente Pereira e Janurio da Cunha Barbosa. Constituio Imperial A viso histrica ensinada nas escolas at os dias atuais a de que um dom Pedro I autoritrio e desptico teria entrado em conflito com a liberal e democrtica Assemblia, fechando esta ltima contra a vontade do povo brasileiro e acabando por outorgar (impr) uma Constituio de cunho absolutista sobre o pas. Trata-se de uma inveno posterior dos republicanos para desmoralizar o passado monrquico do Brasil. A realidade dos fatos foi completamente diversa. Constituinte de 1823 No dia 3 de maro de 1823, a Assemblia Geral Constituinte e Legislativa do Imprio do Brasil iniciou sua legislatura com o intento de realizar a primeira Constituio Poltica do pas. No mesmo dia, dom Pedro I discursou para os deputados reunidos, deixando clara a razo de ter afirmado durante sua coroao no final do ano anterior que a Constituio deveria ser digna do Brasil e de si (frase esta que fora idia de Jos Bonifcio e no do Imperador): Como Imperador Constitucional, e mui especialmente como Defensor Perptuo deste Imprio, disse ao povo no dia 1 de dezembro do ano prximo passado, em que fui coroado e sagrado que com a minha espada defenderia a Ptria, Nao e a Constituio, se fosse digna

16

do Brasil e de mim, uma Constituio em que os trs poderes sejam bem divididos uma Constituio que, pondo barreiras inacessveis ao despotismo quer real, aristocrtico, quer democrtico, afugente a anarquia e plante a rvore da liberdade a cuja sombra deve crescer a unio, tranqilidade e independncia deste Imprio, que ser o assombro do mundo novo e velho. Todas as Constituies, que maneira de 1791 e 1792 tm estabelecido suas bases, e se tm querido organizar, a experincia nos tem mostrado que so totalmente tericas e metafsicas, e por isso inexeqveis: assim o prova a Frana, a Espanha e, ultimamente, Portugal. Elas no tm feito, como deviam, a felicidade geral, mas sim, depois de uma licenciosa liberdade, vemos que em uns pases j aparecem, e em outros ainda no tarda a aparecer, o despotismo em um, depois de ter sido exercido por muitos, sendo conseqncia necessria ficarem os povos reduzidos triste situao de presenciarem e sofrerem todos os horrores da anarquia. Dom Pedro lembrou aos deputados em seu discurso que a Constituio deveria impedir eventuais abusos no somente por parte do monarca, mas tambm por parte da classe poltica e da prpria populao. Para tanto, seria necessrio evitar implantar no pas leis que na prtica seriam desrespeitadas. A Assemblia num primeiro momento se prontificou a aceitar o pedido do Imperador, mas alguns deputados se sentiram incomodados com o discurso de dom Pedro. Um deles, o deputado por Pernambuco Andrade de Lima, manifestou claramente seu descontentamento, alegando que a frase do monarca fora por demais ambgua. Os deputados que se encontravam na Constituinte eram em sua grande maioria liberais moderados, reunindo "o que havia de melhor e de mais representativo no Brasil". Foram eleitos de maneira indireta e por voto censitrio e no pertenciam a partidos, que ainda no existiam no pas. Havia, contudo, faces entre os mesmos, sendo trs discernveis: os "bonifcios", que eram liderados por Jos Bonifcio e defendiam a existncia de uma monarquia forte, mas constitucional e centralizada, para assim evitar a possibilidade de fragmentao do pas, e pretendiam abolir o trfico de escravos e a escravido, realizar uma reforma agrria e de desenvolver economicamente o pas livre de emprstimos estrangeiros. Os "portugueses absolutistas", que compreendiam no apenas lusitanos, mas tambm brasileiros e defendiam uma monarquia absoluta e centralizada, alm da manuteno de seus privilgios econmicos e sociais. E por ltimo, os "liberais federalistas", que contavam em seus quadros com portugueses e brasileiros, e que pregavam uma monarquia meramente figurativa e descentralizada, se possvel federal, em conjunto com a manuteno da escravido, alm de combaterem com veemncia os projetos dos bonifcios. Ideologicamente,

17

o Imperador se identificava com os bonifcios tanto em relao aos projetos sociais e econmicos, quanto em relao aos polticos, pois no tinha interesse nem em atuar como um monarca absoluto e muito menos em servir como "uma figura de papelo no governo" O esboo da Constituio de 1823 foi escrito por Antonio Carlos de Andrada, que sofreu forte influncia das Cartas francesa e norueguesa Em seguida foi remetido Constituinte, onde os deputados iniciaram os trabalhos para a realizao da carta. Existiam diversas diferenas entre o projeto de 1823 e a posterior Constituio de 1824. Na questo do federalismo, era centralizadora, pois dividia o pas em comarcas, que so divises meramente judiciais e no administrativas. As qualificaes para eleitor eram muito mais restritivas que a Carta de 1824. Definia tambm que seriam considerados cidados Brasileiros somente os homens livres no Brasil, e no os escravos que eventualmente viessem a serem libertados, diferentemente da Constituio de 1824. Era prevista a separao dos trs poderes, sendo o Executivo delegado ao Imperador, mas a responsabilidade por seus atos recairia sobre os ministros de Estado. A Constituinte optou tambm pela incluso do veto suspensivo por parte do Imperador (assim como a de 1824), que poderia inclusive vetar se assim o desejasse o prprio projeto de Constituio. Entretanto, mudanas nos rumos polticos levaram os deputados a proporem tornar o monarca uma figura meramente simblica, completamente subordinada Assemblia. Este fato, seguido pela aprovao de um projeto em 12 de junho de 1823 pelo qual as leis criadas pelo rgo dispensariam a sano do Monarca levou dom Pedro I a entrar em choque com a Constituinte. Por trs da disputa entre o Imperador e a Assemblia, havia outra, mais profunda e que foi a real causa da dissoluo da Constituinte. Desde o incio dos trabalhos legislativos os liberais federalistas tinham como principal intuito derrubar o ministrio presidido por Jos Bonifcio a qualquer custo e se vingar pelas perseguies que sofreram durante a Bonifcia ocorrida no ano anterior. Os portugueses absolutistas, por outro lado, viram seus interesses feridos quando Jos Bonifcio emitiu os decretos de 12 de novembro de 1822 e 11 de dezembro de 1822, onde no primeiro eliminava os privilgios dos lusitanos e no segundo seqestrava os bens, mercadorias e imveis pertencentes aos mesmos que tivessem apoiado Portugal durante a independncia Brasileira. Apesar das diferenas, os portugueses e os liberais se aliaram com o objetivo de retirar do poder o inimigo comum. As duas faces aliadas arregimentaram os amigos ntimos do Imperador para o seu lado, que logo trataram de envenenar a amizade do monarca com o seu grande amigo, Jos

18

Bonifcio. Vendo a maior parte da Assemblia abertamente descontente com o Ministrio Andrada e influenciado por seus amigos, que se identificavam com os interesses dos portugueses, dom Pedro I demitiu os ministros de Estado Iniciou-se ento uma guerra de ataques entre os jornais do pas, que defendiam uma ou outra faco poltica. A aliana entre os liberais e portugueses foi efmera. Logo que o Ministrio Andrada foi demitido, os dois grupos voltaram-se um contra o outro. Para o monarca qualquer relao com os liberais seria inadmissvel, pois sabia muito bem de suas intenes em transform-lo numa figura meramente decorativa. Os ataques contra os portugueses em geral e at mesmo contra dom Pedro por parte dos jornais e deputados a favor dos Andradas levou o Imperador a se aproximar dos portugueses. A crise tornou-se ainda mais sria quando um episdio que normalmente seria completamente ignorado acabou por ser utilizado para fins polticos. Um boticrio nascido no Brasil, que tambm praticava o jornalismo, sofreu agresses fsicas por parte de dois oficiais lusitanos que erroneamente acreditavam que ele tivesse sido o autor de artigo injurioso. Os Andradas aproveitaram a oportunidade para alegar que a agresso sofrida pelo boticrio fora na realidade um atentado contra a honra do Brasil e do povo brasileiro Antnio Carlos de Andrada e Martim Francisco de Andrada foram levados sobre os ombros de uma multido e seguiu-se uma onda de xenofobia antilusitana que acirrou ainda mais os nimos. A tudo dom Pedro assistiu da janela do Pao Imperial que se encontrava ao lado da "Cadeia Velha", nome do local onde estava se realizando a Constituinte. O Imperador ordenou que o Exrcito se preparasse para um conflito "Dom Pedro I detinha a fidelidade da oficialidade, que se sentira agredida pelos insultos direcionados a si e ao Imperador pelos jornais aliados aos Andradas e exigia uma punio aos mesmos. Os deputados demonstraram apreenso e exigiram respostas sobre a razo da reunio de tropas em So Cristvo. O ministro do Imprio, Francisco Vilel Barbosa, representando o governo, dirigiu-se a Assemblia demandando que se processassem os irmos Andradas pelos supostos abusos que cometeram. Os deputados reunidos debateram sobre a proposta do governo e permaneceram em sesso durante a madrugada. Mas no dia seguinte quando Vilela Barbosa retornou a Assemblia para dar explicaes sobre a reunio das tropas, alguns deputados gritaram exigindo que dom Pedro I fosse declarado "fora-da-lei". O Imperador ao saber disto, antes mesmo que o ministro do Imprio retornasse da Assemblia, assinou o decreto dissolvendo a Constituinte. Sobre o episdio, Oliveira Lima afirmou que: "A madrugada da noite de agonia no iluminou todavia martrio algum. Os deputados que se tinham declarado prontos a cair varados pelas baionetas imperiais,

19

voltaram tranqilamente para suas habitaes, sem que os soldados os incomodassem. Seis to-somente foram deportados para a Frana, entre eles os trs Andradas" Os portugueses propuseram a dom Pedro I que enviasse os irmos Andradas para Portugal pois l muito provavelmente seriam condenados a morte por suas participaes na independncia brasileira. Pediram apenas o seu consentimento. "No! No consinto porque uma perfdia [deslealdade]", respondeu o monarca. Apesar da apreenso de dom Pedro I quanto a possibilidade de se tornar uma figura nula no governo do pas e sua demonstrao de descontentamento, no foi a razo principal do fechamento da Constituinte. Os deputados deveriam ter se reunido para elaborarem uma Constituio para o pas e debater seus artigos. Contudo, perderam-se em disputas pelo poder e somente para defender seus prprios interesses levaram a capital do Imprio beira da anarquia. Este no foi o fim dos deputados, entretanto. Da Constituinte saram 33 senadores, 28 ministros de Estado, 18 presidentes de provncia, 7 membros do primeiro conselho de Estado e 4 regentes do Imprio. Promulgao da Constituio brasileira No era o desejo de dom Pedro I imperar como um dspota, pois "sua ambio era ser guardado pelo amor de seu povo e pela fidelidade das suas tropas e no impor sua tirania"O Imperador, por tal razo, encarregou o Conselho de Estado criado em 13 de novembro de 1823 de redigir um novo projeto de Constituio que estaria finalizado em apenas quinze dias. Era um "conselho de notveis" formado por juristas renomados, sendo todos Brasileiros natos. O grupo inclua Carneiro de Campos, principal autor da nova Carta, alm de Villela Barbosa, Maciel da Costa, Nogueira da Gama, Carvalho e Mello, dentre outros. O Conselho de Estado utilizou como base o projeto da Constituinte e assim que terminou, enviou uma cpia da nova Constituio para todas as cmaras municipais. Esperava-se que a Carta servisse como um projeto para uma nova Assemblia Constituinte. Contudo, as cmaras municipais sugeriram ao Imperador ao invs que se adotasse "imediatamente" o projeto como a Constituio brasileira. Em seguida, as cmaras municipais, compostas por vereadores eleitos pelo povo brasileiro como seus representantes, votaram a favor por sua adoo como a Carta Magna do Brasil independente. Pouqussimas cmaras fizeram qualquer tipo de observao a Constituio e praticamente nenhuma fez alguma reserva. A primeira Constituio brasileira foi ento promulgada por dom Pedro I e solenemente jurada na Catedral do Imprio, no dia 25 de maro de 1824.

20

A Carta promulgada em 1824 foi influenciada pelas Constituies francesa de 1791 e espanhola de 1812. Era um "belo documento de liberalismo do tipo francs", com um sistema representativo baseado na teoria da soberania nacional. A forma de governo era a monrquica, hereditria, constitucional e representativa, sendo o pas dividido formalmente em provncias e o poder poltico estava dividido em quatro, conforme a filosofia liberal das teorias da separao dos poderes e de Benjamin Constant.A Constituio era uma das mais liberais que existiam em sua poca, at mesmo superando as europias. Fora mais liberal, em diversos pontos, e menos centralizadora que o projeto da Constituinte, revelando que os "constituintes do primeiro reinado que estavam perfeitamente atualizados com as idias da poca". Apesar da Constituio prever a possibilidade de liberdade religiosa somente em mbito domstico, na prtica, ela era total. Tanto os protestantes, como judeus e seguidores de outras religies mantiveram seus templos religiosos e a mais completa liberdade de culto. Continha uma inovao, que era o Poder Moderador, cujo surgimento na letra da lei fora atribuda a Martim Francisco de Andrada, um grande admirador de Benjamin Constant. Este Poder serviria para "resolver impasses e assegurar o funcionamento do governo". A separao entre o Poder Executivo e Moderador surgiu a partir da prtica no sistema monrquico-parlamentarista britnico. Havia na Carta Magna "algumas das melhores possibilidades da revoluo liberal que andava pelo ocidente as que iriam frutificar, embora imperfeitamente, no reinado de D. Pedro II".Isabel Lustosa diz que "segundo [Neill] Macaulay, ele proporcionou uma Carta invulgar, sob a qual o Brasil salvaguardou por mais de 65 anos os direitos bsicos dos cidados de maneira melhor do que qualquer outra nao do hemisfrio ocidental, com a possvel exceo dos Estados Unidos".

21

2.3 O Brasil Repblica


Tambm ficou conhecido como "Primeira Repblica", "Repblica dos Bacharis", "Repblica Manica" e "Repblica da Bucha", pois todos os presidentes civis daquela poca eram bacharis em direito, quase todos eram maons e membros de uma sociedade secreta manica da Faculdade de Direito de So Paulo. Na repblica velha, houve trs presidentes militares, todos os trs maons. Dos presidentes civis, trs deles foram paulistas, quatro mineiros, dois fluminenses e um paraibano, Epitcio Pessoa, que foi o nico presidente civil que no pertenceu Bucha. Dois presidentes eleitos no assumiram a presidncia: Rodrigues Alves em 1918 e Jlio Prestes em 1930. Um morreu no meio do mandato Afonso Pena e um enlouqueceu Delfim Moreira. Dois eram republicanos histricos, quatro eram exmonarquistas. Segundo alguns, a Repblica Velha pode ser dividida em dois perodos: O primeiro perodo chamado Repblica da Espada, de 1889 a 1898 e o segundo perodo chamado Repblica Oligrquica que durou de 1898 a 1930. Perodo republicano: a repblica velha O perodo da primeira repblica (1889-1930) caracterizou-se pela importncia da economia agroexportadora, com o caf como principal produto, e pelo controle oligrquico do poder. A elite poltica constitua um "clube de notveis" que elegia, a cada quatro anos, o presidente da Repblica. Nesse processo, destacavam-se as elites de So Paulo, Minas Gerais e, gradualmente, as do Rio Grande do Sul. As eleies, caracterizadas pela fraude, pois o voto no era secreto, contavam com uma baixa frequncia de eleitores, que oscilava entre 1 e 5% dapopulao. A crise do sistema oligrquico foi resultado da falta de entendimento entre as elites e do descontentamento dos quadros militares, sobretudo dos estratos intermedirios, denominados "tenentes", defensores da centralizao do poder. Em outubro de 1930, uma revoluo levou ao poder um poltico proveniente do Rio Grande do Sul: Getlio Vargas. O nome de Vargas passa a associar-se modernizao do pas e a uma mudana de estilo na poltica, pela qual o "clube dos notveis" cede lugar a uma "presidncia carismtica".

22

Esse perodo de 1889 at 1930 tambm ficou conhecido como "Repblica dos Bacharis", "Repblica manica" e "Repblica da Bucha", pois todos todos os presidentes civis daquela poca eram bacharis em direito, e quase todos eram maons e membros de uma sociedade secreta manica da Faculdade de Direito do Largo de So Francisco, em So Paulo, chamada "Bucha", ou "Brschenschaft", criada pelo professor Julius Frank.

Na repblica velha, houve trs presidentes militares, todos os 3 maons. Dos presidentes civis, trs deles foram paulistas, quatro mineiros, dois fluminenses e um paraibano, Epitcio Pessoa, que foi o nico presidente civil que no pertenceu Bucha.

Em 15 de novembro de 1889, o Brasil mudou sua forma de governo, tornou-se uma repblica, a qual, a partir da revoluo de 1930, recebeu o nome de Repblica Velha, em oposio Repblica Nova criada por Getlio Vargas.

Segundo alguns, a Repblica velha pode ser dividida em dois perodos: o primeiro chamado Repblica da Espada e o segundo Repblica Oligrquica. No primeiro perodo predominou o elemento militar e no segundo os Presidentes dos Estados, na chamada Poltica dos Estados, vulgarmente conhecida por "poltica dos governadores", criada pelo Presidente Dr. Campos Sales.

A Repblica velha conheceu seu fim na tarde de 3 de novembro de 1930, quando Getlio Vargas tomou posse como Chefe do Governo Provisrio da Revoluo de 1930. Origens da repblica velha. O primeiro partido republicano no Brasil, foi o PRP, Partido Republicano Paulista, criado em 1871, na Conveno de Itu. Era um partido legalizado, apesar do Brasil ser uma monarquia. Conseguiu eleger trs deputados federais apenas durante o imprio, porm conseguiu infiltrar-se no meio militar, o que foi decisivo para a queda do imprio.

23

A repblica velha perante a histria. Para os padres de hoje, a repblica velha parece incompreensvel, j que os polticos eram assumidamente de direita liberal. Polticos que falavam em termos gerais de defesa do pas, em leis, em consolidao das fronteiras, ao inverso do que ocorreria aps a Revoluo de 1930, quando os polticos assumiram um discurso de esquerda, falando em conflitos sociais e denegrindo a imagem dos polticos da repblica velha. A defesa da repblica velha feita pelos liberais, alegando que a corrupo era mnima na repblica velha, com os presidentes morrendo pobres, e no havia interveno estatal na economia, salvo para a defesa do caf, o que permitiu um grande surto industrial e modernizao do pas sem as mazelas do estatizao da economia, comuns aps 1930.

O imprio brasileiro tinha conhecido um perodo de paz de 50 anos indito no mundo, ento a repblica velha foi acusada de ter sido a causa de tantas revoltas polticas, no que os defensores da repblica velha a defendem argumentando que estes conflitos polticos eram inevitveis com a urbanizao do pas e que a Poltica dos Estados era boa e que s quando ela no era seguida que ocorriam revoltas.

Cidados sobreviventes daquele primeiro perodo republicano chamam a ateno pela situao em geral pacfica e ordeira do pas naquela poca, na qual a violncia urbana era mnima e lembram eles que os polticos da poca eram homens srios sisudos e com grande apelo patritico e que os embates polticos se davam mais no nvel das ideias e menos no nvel do conflito de classes como atualmente.

A repblica comeou agrria e rural sem fronteiras definidas e chegou a 1930 com as fronteiras definidas, industrializado e urbanizado. Os crticos da repblica velha lembram os vcios e desvios da "Poltica dos Estados" que no soube absorver os novos conflitos e problemas originrios da urbanizao acelerada da populao. Revoluo de 1930 As eleies presidenciais de 1930 foram vencidas, pelo candidato Jlio Prestes, presidente de So Paulo; A oposio liderada por Getlio Vargas e Antnio Carlos

24

Ribeiro de Andrada, ex presidente de Minas Gerais, mais tenentes, fizeram uma revoluo, iniciada em 03 de outubro de 1930. A revoluo saiu vitoriosa e em 03 de novembro de 1930, Getlio Vargas toma posse como chefe de governo, pondo fim RepblicaVelha. Na Repblica Velha, desde sua proclamao houve revolues, golpes e contragolpes. Em seu incio, no houve nem tiros nem violncia, o que houve foi um desfile militar com seiscentos soldados do primeiro e do terceiro Regimentos de Cavalaria, alm do nono Batalho. Os soldados no sabiam ao certo o verdadeiro motivo de sua marcha. Este foi o fim de um ciclo, a Monarquia se fora. Proclamao da Repblica em 15 de novembro de 1889 Segundo alguns relatos histricos, no momento da derrubada do primeiro-ministro Visconde de Ouro Preto no Campo de Santana, Deodoro da Fonseca impediu o brado de Viva a Repblica e leu um manifesto contra o governo do primeiro-ministro que foi preso. Consta que ele no dirigiu crtica ao Imperador e que vacilava em suas palavras. Relatos dizem que foi uma estratgia para evitar um derramamento de sangue. Sabia-se que Deodoro da Fonseca estava com o Tenente-coronel Benjamin Constant ao seu lado e que no havia civis naquele momento. A classe dominante, descontente com o Imprio que incentivou o golpe, no foi para v-lo consumado. Nota-se que a prpria proclamao da Repblica no alterou as estruturas socioeconmicas do Brasil imperial. A riqueza nacional continuou concentrada em poucas famlias elitistas, enquanto na economia predominava o sistema agrcola de exportao, baseado na monocultura e no latifndio. Se houve alguma mudana com a proclamao da Repblica foi uma mudana na classe social que passou a dominar a poltica brasileira: os grandes cafeicultores paulistas, que tiraram o poder das antigas elites cariocas e nordestinas.

noite, na casa de Deodoro, os golpistas reuniram-se e proclamaram a Repblica "provisria".

25

2.4 AS CONSTITUIES BRASILEIRAS


1824 Outorgada (tornada pblica) pelo imperador D. Pedro I; Fortaleceu o poder pessoal do imperador com a criao do quarto poder (moderador),que permitia ao soberano intervir, com funes fiscalizadoras, em assuntos prprios dos poderes Legislativo e
Judicirio; Provncias passam a ser governadas por presidentes nomeados pelo imperador.; Estabeleceu eleies indiretas e censitrias (homens livres, proprietrios e condicionados

ao seu nvel de renda). 1891 Promulgada pelo Congresso Constitucional, elegeu indiretamente para a Presidncia da Repblica o marechal Deodoro da Fonseca; Instituiu o presidencialismo, eleies diretas para a Cmara e o Senado e mandato presidencial de quatro anos; Estabeleceu o voto universal, no-obrigatrio e no-secreto; ficavam excludos das eleies os menores de 21 anos, as mulheres, os analfabetos, os soldados e os religiosos. 1934 Promulgada pela Assemblia Constituinte no primeiro governo de Getlio Vargas; Instituiu a obrigatoriedade do voto e tornou-o secreto; ampliou o direito de voto para mulheres e cidados de no mnimo 18 anos de idade; Continuaram fora do jogo democrtico os analfabetos, os soldados e os religiosos; Para dar maior confiabilidade aos pleitos, foi criada a Justia Eleitoral; Instituiu o salrio mnimo, a jornada de trabalho de oito horas, o repouso semanal e as frias anuais remunerados e a indenizao por dispensa sem justa causa. Sindicatos e associaes profissionais passaram a ser reconhecidos, com o direito de funcionar autonomamente. 1937 Outorgada (concedida) no governo Getlio Vargas; Instituiu o regime ditatorial do Estado Novo: a pena de morte, a suspenso de imunidades parlamentares, a priso e o exlio
de opositores; Suprimiu a liberdade partidria e extinguiu a independncia dos poderes e a

26

autonomia federativa. Governadores e prefeitos passaram a ser nomeados pelo presidente, cuja eleio tambm seria indireta; Vargas, porm, permaneceu no poder, sem aprovao de sua continuidade, at 1945. 1946 Promulgada no governo de Eurico Gaspar Dutra, aps o perodo do Estado Novo, restabeleceu os direitos individuais e extinguiu a censura e a pena de morte; Instituiu eleies diretas para presidente da Repblica, com mandato de cinco anos; Restabeleceu o direito de greve e o direito estabilidade de emprego aps 10 anos de
servio; retomou a independncia dos trs poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio) e a

autonomia dos estados e municpios; Retomou o direito de voto obrigatrio e universal, sendo excludos os menores de 18 anos, os analfabetos, os soldados e os religiosos

1988 Retomada do pleno estado de direito democrtico aps o perodo militar ; Ampliao e fortalecimento das garantias dos direitos individuais e das liberdades pblicas;
retomada do regime representativo, presidencialista e federativo; Destaque para a defesa

do meio ambiente e do patrimnio cultural da nao; Garantia do direito de voto aos analfabetos e aos maiores de 16 anos (opcional) em eleies livres e diretas, para todos os nveis, com voto universal, secreto e obrigatrio.

27

CONCLUSO

Por fim, no que se refere ao Direito Brasileiro, ao longo de sua consolidao, ocorrida boa parte ainda na modernidade, correto afirmar que este apresenta algumas caractersticas bastante contraditrias, quais sejam: 1) Inexperincia democrtica e vivencia ambgua do direito: segundo BITTAR, o tardio desenvolvimento da democracia no Pas permitiu que o Estado de Direito fosse vivenciado de maneira ambgua, somente por pequenas parcelas da populao, ligadas s elites pr-capitalistas, posteriormente capitalistas e tambm polticas ; 2) A indistino entre pblico e privado (patrimonialismo): como algumas parcelas da sociedade haviam se apropriado do Direito, algumas destas absorveram parte da estrutura do Estado fazendo-o funcionar de acordo com seus interesses no de acordo com as normas jurdicas previstas em Lei; 3) Coexistncia espacial de diversas idades econmicas: enquanto alguns segmentos da sociedade brasileira se situam em uma idade ps-industrial, outros se encontram ainda em um estgio pr-capitalista. Exemplo disto pode ser obtido ao compararmos populaes de catadores de lixo e setores da clase mdia alta de grandes cidades como o Rio de Janeiro; 4) Direito Brasileiro definido pelos contrastes sociais culturais e econmicos: tais contrastes acabam interferindo na estrutura do campo jurdico, criando um nmero muito grande de Leis cuja aplicabilidade contestada e em muitos casos anulada devido influncia destes fatores

28

REFERNCIAS
VILLAS BAS, Orlando. A arte dos pajs: impresses sobre o universo espiritual do ndio xinguano. So Paulo, Editora Globo, 2000, pp. 27, 30, 31, 33 e 79 URBAN, Greg, A Histria da cultura brasileira segundo as lnguas nativas. Traduo de Beatriz Perrone-Moiss. Em CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). HISTRIA DOS NDIOS NO BRASIL. So Paulo, Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura:FAPESP, 2 edio/1 reimpresso, 2002, p. 88. MARS, Carlos Frederico. O Renascer dos Povos para o Direito. Curitiba, Juru, 200 BBLIA SAGRADA. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 1992. VICENTINO, Claudio. Histria Greala. 10. ed. revisada. So Paulo: Scipione, 2007. MOREIRA ALVES, Jos Carlos. Direito Romano. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002. BRETONE, Mario. Histria do Direito Romano. So Paulo: Editorial Estampa, 1998. WOLKMER, Antonio Carlos. Fundamentos de Histria do Direito. Belo Horizonte: Delrey, 2001. DE CASTRO, Flvia Lages. Histria do Direito Geral e do Brasil. 5. ed. Rio da Janeiro: Lumens Juris, 2007. SEGURADO, Milton Duarte Introduo ao Direito Romano, 1 edio, 2002, Editora Jurdica Mizuno. Informaes obtidas em13 jul. 2011 nos seguintes stios eletrnicos:
<http://jus.uol.com.br/revista/texto/10993/o-principio-republicano> <http://www.historiamais.com/constituicoes.htm>

You might also like