You are on page 1of 13

CONSIDERAES SOBRE A FILOSOFIA DA CULTURA E FORMAO DE VALORES EM MAX SCHELER

CONSIDERATIONS ABOUT PHILOSOPHY OF CULTURE AND VALUES FORMATION IN MAX SCHELER

Fabiano Pures Paes*


___________________________________________________________________________
RESUMO: O presente ensaio busca apresentar consideraes sobre a formao de uma filosofia da cultura e da formao de valores em Max Scheler, atravs de suas concepes de formao do saber. O conseqente potencial de formao cultural desse processo poderia ser consolidado pela edificao de valores, que, segundo Scheler, estariam registrados num ser profundo, ainda que adormecidos na mente e latentes na conscincia do indivduo. PALAVRAS-CHAVE: Max Scheler. Cultura. Valores. Conhecimento. ABSTRACT: The present essay search introduces considerations about the philosophy of culture and values formation in Max Scheler using his knowledge creation conceptions. The consequent potential in cultural formation, inside this process, could be solidified through the values construction, according Scheler; they are recorded in a deep being, even hidden in our minds but latent in the individual conscience.

KEY WORDS: Max Scheler. Culture. Values.

Knowledge.

___________________________________________________________________________
Quando se considera a transvalorao das relaes entre o rgo e o instrumento como um todo, se percebe o esprito da civilizao no como um avano, mas como um decair no desenvolvimento da humanidade. Ele apresenta domnio dos fracos sobre os fortes, dos espertos sobre os nobres, das meras quantidades sobre as qualidades. Ele se testemunha como decadncia, medida que aponta por toda parte o sentido de um relaxamento das foras centrais e dirigentes no homem, das foras que o impelem contra a anarquia de suas inclinaes mecnicas: um esquecimento dos fins e uma idolatria aos meios. Exatamente isto uma decadncia! Max Scheler

Doutorando em Filosofia-PUCRS. Contato: f_pures@terra.com.br

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

1. Consideraes Iniciais

Quando nos deparamos com o desafio de pensar o mundo, o seu sentido e as suas razes, enfrentamos questes que permanecero conosco sem as respostas necessrias para o desenvolvimento de uma significao prpria, edificadora do sentido de nossa presena no mundo. Essa edificao no depende somente de um projeto pessoal, mas tambm do que somos capazes de realizar dentro do contexto social e o que conseguimos compartilhar dele, quando criamos cultura. Diante disso, o desafio da filosofia se enriquece com a provocao de compreender a nossa cultura, de observ-la e analis-la em todos os seus movimentos, desde o seu nascimento at a sua manuteno. Sendo o ser humano dvida permanente, a cultura pode ser tomada como o abrigo para as suas consideraes1. No mesmo lugar onde o ser humano repousa as suas inquietaes, esto presentes outras inquietaes que permeiam a nossa sociedade; a mesma cultura que abriga o ser humano condensa o poder acumulado pela totalidade econmica criada por ele mesmo, que determina quais so os valores mais adequados para a perpetuao do seu modelo. Os mesmos valores que o ser humano necessita para lhe nortear ou para orientar a sua sociedade podem desfibr-lo, possibilitando a perda da sua potencialidade emancipatria pelas eroses humanas, crueldades, injustias, aberraes econmicas, sociais e ticas2. Com a satisfao compensatria e o bem-estar proporcionado pela sociedade de consumo, os indivduos tornam-se inertes, apoiando diretamente e indiretamente essa perda de potencial emancipatrio, mesmo que isso provoque a sua autodestruio. Na sociedade industrial avanada, a satisfao est sempre ligada destruio: contnua violao da natureza, desequilbrio na distribuio de riquezas e envenenamento do meio ambiente3. Scheler j questionava as conseqncias do progresso industrial, reforava a necessidade da manuteno de valores vitais independentemente dos benefcios do desenvolvimento industrial.
CARVALHO, J. M. Filosofia da Cultura Delfim Santos e o Pensamento Contemporneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 17. 2 ARDUINI, J. Antropologia: Ousar para reinventar a humanidade. So Paulo: Paulus, 2004, p. 126. 3 As compensaes apropriadas geradas pelo carter afirmativo anestesiam a anlise ampla da idia da destrutibilidade, pois esta idia no se refere apenas destruio de recursos naturais de satisfao e humanos para gerao de satisfaes; mas tambm a destrutibilidade que envolve questes de cunho mais amplo, como a flexibilidade para invocao da destrutibilidade para qualquer assunto de interesse nacional patrocinado pelo crescimento vertiginoso da indstria blica e seu aparato miditico para este fim. Cf. LOUREIRO, Isabel (org.) Herbert Marcuse: A Grande Recusa hoje. Trad. Isabel Loureiro e Robespierre de Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1998, p. 140.
1

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

O objetivo deste texto resgatar algumas consideraes de Max Scheler4 quanto aos movimentos de formao de um ideal de humanidade atravs da formao de valores, que repercute em uma sociologia de conhecimento que potencializa o ser humano, tanto individual quanto socialmente.

2. As formas de saber e os elementos da cultura segundo Max Scheler

Em sua investigao filosfica, Scheler relata os meios que o ser humano possui para desenvolver o conhecer, para a fundamentao das coisas que o cercam, de maneira que, mesmo que de forma incompleta, ele entender o ncleo da sua prpria pessoa, enquanto participao viva no fundamento das coisas. Para que ao ser humano seja dada a possibilidade de reformulao dos objetos, do absoluto e a sua forma cultural, Scheler descreve a disponibilidade de trs formas de saber: o saber da dominao ou de realizao, o saber metafsico ou de salvao e o saber da essncia ou cultural5. O saber de realizao ou de domnio est a servio do poder tcnico, que temos sobre a natureza, sociedade e histria. Ele descrito como um saber das cincias especializadas, que sustentam toda a civilizao ocidental. O objetivo mais alto dessa forma de saber seria descobrir e entender todos os fenmenos (como as leis espaos-temporais das realidades contingentes do mundo e do modo de ser dessas realidades) que nos rodeiam, viabilizando a obra do ser humano6. Por outro lado, o saber metafsico ou de salvao utiliza como base a ontologia da essncia do mundo. Associa resultados das cincias positivas voltadas realidade com a filosofia primeira, voltada essncia e associao de ambas com os resultados das

Max Ferdinand Scheler, usualmente chamado como fenomenologista, foi provavelmente o mais conhecido filsofo alemo nos anos 20. Sempre um ecltico pensador, foi discpulo de Rudolph Eucken, mas tambm foi fortemente influenciado pela filosofia de vida de Dilthey e Bergson. Enquanto lecionava em Jena, freqentemente encontrava Husserl, o fundador do movimento fenomenolgico. Cf. Craig, E. Max Ferdinand Scheler in Routledge Encyclopedia of Philosophy. Londres: Routledge, 1998. 5 O texto intitulado Viso filosfica do mundo foi publicado pela primeira vez em 05 de maio de 1928 em Mnchener Neuesten Nachrichten. Nele, Max Scheler procura investigar filosoficamente os legtimos meios de conhecimento para o conhecer, trabalhando idias que seriam vistas em futuros ensaios bem como sua formulao para construo de valores para o desenvolvimento de sua viso de cultura. Cf. SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 9. 6 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 10.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

disciplinas voltadas aos valores. Isso possibilitaria uma concluso transcendental, j que a sua lei reza que
o prprio ser do mundo seguramente independente da existncia, contingente do homem terreno e a sua conscincia emprica, mas j que existem ao mesmo tempo rigorosas relaes de essncia entre certas classes de atos espirituais e determinadas regies do ser s quais estas classes de atos nos do acesso, deve ser atribudo ao fundamento de todas as coisas tudo que diz respeito a atos e operaes que possibilitam este acesso a ns, seres transitrios7.

O terceiro saber cultural descrito por Max Scheler, o saber da essncia ou saber cultural, avaliado como rigorosamente oposto ao saber de dominao. A caracterizao desse saber passaria pela possvel eliminao de comportamentos impulsivos de desejo, que diferenciam o ser humano de outros animais, atravs de um entendimento do mundo do ser humano, das essncias da natureza, dos seus sentimentos, do pensar, dando-lhes sentido filosfico. O objetivo supremo desse saber seria
pensar e considerar que o ente que existe absolutamente para si prprio de tal forma que ele esteja em correspondncia e conformidade com a estrutura essencial do mundo encontrada em sua filosofia primeira, com a existncia real do mundo que se nos torna acessvel na sua resistncia aos nossos anseios e com um medo de ser contingente8.

Esse processo se realiza na histria da vida humana, com o desenvolvimento das idias e valores morais que adquirem lentamente poder, entrelaando esses poderes e repousando em todas as instituies que cercam o ser humano. O ser humano, assim, d sentido sua existncia, numa tentativa de justificar a sua presena no mundo e amarrar-se de forma que exista uma sustentao: ele se inquieta com o seu destino e descansa em seu saber cultural. Scheler afirma que, na poca atual, em que o ser humano tenta dar-se uma forma nova, na dolorosa luta por um mundo novo, o problema do entendimento da sua cultura est no centro dos interesses9. Para ele, aquele que quer cultivar a si mesmo ou ao outro precisa compreender claramente trs tipos de problemas: (1) qual a essncia da cultura, (2) como se

SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 16. SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 14. 9 Em conferncia proferida na Lessing Hochschule (Berlim) em 1925, Max Scheler apresentou suas idias de como a como as formas de saber do ser humano so trabalhadas para a formulao da cultura e a edificao de valores que sustentariam esse saber cultural. Esta conferncia foi publicada no Brasil em SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 19-58.
8

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

produz cultura e (3) que espcies e formas de saber e conhecimento condicionam e determinam o processo pelo qual o ser humano se torna culto10. A essncia da cultura passaria, num primeiro momento, por uma viso individualista. Teria uma forma com ritmos individuais e especficos, dentro de limites em que as atividades espirituais livres do ser humano ocorrem, orientando as manifestaes da vida expresso e ao, falar e calar que definem o comportamento do ser humano. A cultura para Scheler seria, portanto,
uma categoria do ser, no do saber e da experincia. A cultura moldagem, a formao deste total ser humano; mas a moldagem e formao no de uma substncia material, como no caso de uma esttua ou de um quadro, mas de uma totalidade viva, na forma do tempo, de uma totalidade que no consiste em outra coisa que no ser em evolues, processos, atos11.

Cada sujeito formado dessa forma seria um mundo que a totalidade em si, com suas reflexes objetivas e especialmente individuais. A totalidade do mundo se manifestaria em todas as reprodues de idias essenciais, e os valores essenciais das coisas ocorreriam em uma ordem estruturada, mas nunca totalmente compreensvel ao ser humano. O mundo da cultura seria aquele onde o universo se resumiria num ser humano em particular, um microcosmo. Ns, seres humanos, no podemos compreender totalmente nem uma nica coisa real contingente, a no ser dentro de um processo infinito de experincias e determinaes12, mas podemos compreender a estrutura essencial do mundo. Scheler acrescenta idia de essncia da cultura originria como microcosmo a idia de cultura enquanto humanizao. Aqui, parte da idia da natureza infra-humana e, ao mesmo tempo e no mesmo processo, de uma tentativa constante de auto-deificao, do ponto de vista daquilo que, exigindo a nossa venerao, e existe acima do ser humano e de todas as coisas finitas.
Temos ainda um conhecimento muito precrio do que seja a coisa que chamamos de homem. A partir da cincia natural, pode-se defender com boas razes a afirmao de que ele seja um animal adoecido ou um animal que, pela sua adaptao orgnica ou mais ainda pela capacidade de adaptao, tenha ficado atrs de espcies que lhe so mais prximas13.

10 11

SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 24. SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 25. 12 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 25. 13 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 27.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

Ao ser humano possibilitada a conscincia do mundo, que o distingue dos outros animais14 e que lhe permite, no apenas possuir um meio ou espaos da natureza, mas ser residente da evoluo do mundo, que nele descobre o reino do ser e do valor15. Scheler examina trs determinaes racionais e genuinamente humanas, que dariam ao ser humano essa conscincia do mundo e que o constituiria: (1) a determinao do sujeito somente pelo contedo do objeto, em oposio determinao por instintos e necessidades (necessidades biolgicas); (2) o amor ao mundo, livre de desejos e que ultrapassa de longe toda a relao dos objetos para com os instintos; (3) a capacidade de diferenciar a essncia e a existncia.16 Diante disso, a cultura no seria formada pelos movimentos de uma aprendizagem para algo em especfico. Ainda assim, toda essa movimentao ainda seria percebida pela cultura, e certos objetivos seriam atingidos mesmo quando no so diretamente projetados17. Neste nterim, Scheler destaca que os valores deveriam ser divididos, para ser tornarem acessveis a muitos, no processo de formao cultural. Concentra a sua viso de valores humanos na possibilidade de expanso ao mundo, j que no processo da sua vida no mundo e com o mundo18 que acontece o devir da cultura. Um saber que se torna cultura um saber digerido, plenamente assimilado, um saber que se tornou vida e funo19. O Homem Culto seria aquele que assimila tudo que experenciado dentro de um processo que lhe daria uma totalidade (microcosmo) de mundo. Ele se articularia, assim, numa forma plena de sentido, nobre, justa, sem que ele tenha conscincia de t-las formado20; um saber cultural genuno sabe sempre aquilo que tambm no sabe, que pertence quilo que anterior experincia21.

Ernst Tugendhat destaca Max Scheler como sendo um dos grandes pensadores da Antropologia Filosfica, juntamente com Helmut Plessner, destacando a viso de Scheler com relao as suas justificativas definem o que caracterstico do homem e suas diferenas com relao a outros animais. TUGENDHAT, E. No Somos Arame Farpado: Conferncias apresentadas no Brasil em 2001. Canoas: Editora da ULBRA, 2002, p. 80. 15 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 37. 16 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 36. 17 Scheler estende sua reflexo definido sua viso a respeito das possibilidades que desenvolveram a Inteligncia Prtica do ser humano, sua capacidade de enfrentar situaes no previstas e dar a elas uma resposta biologicamente plena, motivo de preservao da sua espcie e, por conseguinte, agente formador da sua cultura sob a idia de valor prprio. Esta Inteligncia Prtica possibilita aos animais uma possibilidade de se adaptar a novos ambientes, j que apenas o instinto no bastaria para responder a tudo isto. SCHELER, M. A posio do Homem no Cosmos. Trad. Marco Antnio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003, p. 28-33. 18 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 41. 19 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 45. 20 SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 46. 21 Max Scheler busca estabelecer um conceito mais alto de saber, entendendo que o conhecimento ele prprio uma forma de saber algo enquanto algo a coincidncia de um saber intuitivo com um significado que independente dele. Deve-se, portanto, definir saber enquanto tal sem que seja utilizada na definio de uma de

14

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

O ser humano se apresenta envolvido no conhecimento da histria e da natureza, e de tudo aquilo que caracterstico do mundo que o cerca: penetraria nesses elementos de forma que o mundo se converteria a ele num foco espiritual. Com isso, Scheler se referiu novamente a uma determinao da essncia da cultura: a humanizao. Cultura humanizao, um processo que nos faz hmens; o mesmo processo um intento de progressiva auto-deificao, porque a imponente realidade que existe atua sobre o ser humano e todas as coisas finitas.

3. A sociologia do conhecimento

Constitui-se como mrito de Scheler a tentativa de integrar a sociologia do conhecimento a uma viso filosfica do mundo, que resultou num esboo sistemtico grandioso22. O conhecimento gerado pela sociedade, e que interfere na distribuio das classes, referenciado por Scheler, na medida em que as classes constituem um subconjunto de todo grupo social. A classe qual cada indivduo pertence tambm interfere no seu processo de conhecimento. Em outras palavras, a apreenso de valores no se d apenas em termos universais, como parte integrante da natureza humana, mas tambm atravs dos subgrupos aos qual cada indivduo pertence23. A sociologia do conhecimento de Max Scheler surge em decorrncia s ideologias, bem como s utopias, que so construdas tanto pela humanidade em geral como por naes, cidades e classes sociais, em suas mais diversas manifestaes. Em outras palavras, o ser humano interpretado por Scheler, no s como um produtor de utopias, mas tambm como um construtor de ideologias. As utopias expressam valores objetivos percebidos tanto quanto as ideologias demonstram as vrias tentativas de realizao desses valores. O ideal e o real se apresentam, na atividade social, como manifestaes complementares entre si. Esto igualmente contidos no carter simultaneamente apriorstico e material que Scheler apontava na sua estrutura do valor.

suas espcies ou algo que j contenha algum saber ou a conscincia (como por exemplo, um juzo, uma representao, uma deduo). O saber tem que ser definido por meio de conceitos puramente ontolgicos. SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986, p. 49. 22 MANEIEM, K. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967 p. 330. 23 MATHEUS, C. "Max Scheler e a gnese axiolgica do conhecimento". Revista Margem. So Paulo, No. 16, p. 13-27, Dez. 2002.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

Scheler no parte de uma simples investigao das relaes econmicas, tal como ocorre no pensamento de Karl Marx, e nem apenas de uma pesquisa de natureza histrica, tal como ocorre na obra de Max Weber; antes, caracterstico de Scheler a continuidade da reflexo em torno do carter tico inerente natureza humana. O eixo central do seu pensamento se encontra em sua mais importante obra, O formalismo em tica e a tica material dos valores, na qual estabelece, no apenas a distino, mas tambm a interdependncia entre o carter a priori dos valores e a sua realizao do material. Os temas culturais so aqueles que aperfeioam a moral dos indivduos ou do seu coletivo, elevam as possibilidades que o ser humano empresta provisoriamente s coisas, aos outros e a si mesmo. O desenvolvimento das possibilidades espirituais do ser humano se mede pelo sentido cada vez mais profundo que se vai atribuindo s coisas que, de incio, para ele, no tinham nenhum sentido24.

4. A cultura e a formao de valores

Nietzsche deu estatuto filosfico aos valores, mas foi Max Scheler quem atuou no campo da pesquisa dos valores, na descrio dos fenmenos ou das essncias puras que ocorrem na conscincia25. Ele procura possibilitar um contato direto e pessoal com a realidade destes valores de forma no convencional, mas procura mostrar que este caminho acessvel a todos. Seu objetivo final a experincia dos valores ticos, porm inicia sua viso analisando as vivncias atravs das quais se chega experincia dos valores em geral, iniciando assim pelos sensveis26. Por meio dessa explorao, Scheler concluiu que os valores pertencem a uma esfera que no se confunde com a do ser, pois possuem uma peculiaridade irredutvel. So percebidos, no por uma introspeco simples, mas por uma intuio emocional. Existem qualidades autentica e verdadeiras que constituem um domnio prprio dos objetos que guardam entre si relaes e correlaes validas a priori27. Em conseqncia, comum
CARVALHO, J.M. Filosofia da Cultura Delfim Santos e o Pensamento Contemporneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 19. 25 MARTINELLI, M. Aulas de transformao. O programa de educao em valores humanos. So Paulo: Petrpolis, 1996. 26 COSTA, J.S. Max Scheler - O Personalismo tico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p. 40. 27 COSTA, J.S. Max Scheler - O Personalismo tico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p. 41.
24

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

conceituar valor, primeiramente, como uma no-indiferena de alguma coisa com um sujeito ou uma conscincia motivada28. Para Scheler, a causa dos conflitos que afligem a humanidade est na negao dos valores como suporte e inspirao para o desenvolvimento integral do potencial individual e, conseqentemente, do potencial social29. Influenciado pela fenomenologia, Max Scheler examinou a especificidade das chamadas cincias do esprito, elaborando uma anlise dos valores, entre os quais identificou: agradvel, bom, trgico, sensvel. Os valores poderiam representar possibilidades e seriam ordenados numa hierarquia; ali, viriam primeiramente os sensveis30, depois os vitais, os espirituais em terceiro lugar e, por ltimo, o sagrado e o profano. Dessa maneira, o valor o que concebemos intuitivamente da apreenso dos objetos31.

Max Scheler publicou sua obra mais importante se fundamentado na teoria da percepo emocional dos valores entre 1913 e 1916, durante os abalos da Primeira Guerra Mundial. Nessa poca, escrevia no anurio de pesquisa filosfica e fenomenolgica. Nos anos que se seguiram ao rompimento entre Freud e Jung, na Sociedade Internacional de Psicanlise, Scheler ainda era amigo e colaborador de Husserl. O rompimento ocorrido mais tarde entre esses dois iniciadores do movimento fenomenolgico viria a ter alguma semelhana com o rompimento entre os fundadores das teorias psicanalticas, na medida em que resultou de sua busca de um fundamento ontolgico para as emoes humanas e para o carter universal das relaes afetivas. Entretanto, no teve tempo para responder s restries de Husserl sua teoria da percepo emocional e nem mesmo para concluir sua crtica teoria da sublimao contida na obra de Freud. Tinha em mente estabelecer uma relao entre as mudanas histricas e os valores sociais a partir de seu debate com outros autores que conheceu por tambm abordarem esse tema, como Werner Sombart e Max Weber, porm no chegou a concluir esse seu projeto. Mesmo assim, refletiu profundamente sobre a relao o entre os valores sociais e seus fundamentos econmicos, indo alm dos limites deixados por Weber e Troeltsch, no se prendendo apenas a uma superficial relao entre economia e religio, mas investigando os fundamentos epistemolgicos do processo de construo social de valores. Seu pensamento em torno do conhecimento e do lugar da cincia na vida humana comeava a ressoar em um mundo turbulento, entre guerras de canhes e conflitos ideolgicos, na mesma poca em que certos filsofos de Oxford, Cambridge e Viena se lanavam em busca de uma nova aproximao o entre a filosofia e a cincia. Contudo, Scheler morreu antes que fosse publicada a famosa concepo cientfica do mundo que seria o Manifesto do Crculo de Viena. Cf. COPLESTON, F. A History Of Philosophy (Vol IX):Modern Philosophy: From The French Revolution to Sartre, Camus and Lvi-Strauss . New York: Image Book, 1994, p. 293. 29 A Filosofia dos Valores praticada por Max Scheler e Nicolai Hartmann est conectada com a Fenomenologia e gerou grande impacto na Frana sobrepondo as idias de Nietzsche sobre o mesmo assunto, j que este, durante muito tempo, foi considerado neste pas, muito mais um poeta que um filsofo. Cf. COPLESTON, F. A History Of Philosophy (Vol IX):Modern Philosophy: From The French Revolution to Sartre, Camus and Lvi-Strauss . New York: Image Book, 1994, p. 293. 30 Scheler distingue o que seria o valor e suporte de valor. Existem objetos, coisas e h valores dos quais os objetos e as coisas so meramente suportes. No plano dos valores sensveis a unio entre as qualidades axiolgicas e seus suportes a mais intima possvel. Da a dificuldade maior, nesse plano, para se fazer a distino entre o valor e o seu suporte. Por isso, Scheler inicia sua anlise precisamente pelos valores sensveis. [...] Tais valores seriam perceptveis em si mesmos, independentemente da percepo de seus suportes. Por exemplo: podemos conceber o vermelho sem pens-lo como qualidade de uma superfcie determinada. Ou o doce e saudvel, independentemente do mel e do alimento dos quais se manifestam. Cf. COSTA, J.S. Max Scheler - O Personalismo tico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p. 40. 31 CARVALHO, J.M. Filosofia da Cultura Delfim Santos e o Pensamento Contemporneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 26.

28

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler

10

Visando obter uma unidade de esprito, Scheler se ops a Kant32, j que admitiu que as experincias poderiam levar aos valores morais, e que os valores no podem ser instrumentos na obteno de certos fins. Entendia, pois, que cabia enfrentar a problemtica da cultura uma vez garantida essa unidade de esprito33. Scheler encontra na noo de valor o fundamento que buscava. Segundo a sua interpretao, os valores so objetos to reais quanto os objetos da percepo sensorial e os objetos inteligveis da razo pura. Aplica ao valor o mesmo carter apriorstico que Kant atribui aos princpios e s categorias. No mundo dos valores, essa oposio entre formal e material no ocorre, uma vez que os valores so igualmente objetos a priori da intuio emocional, podendo tambm ser percebidos atravs de sua realizao material. Mais ainda, os valores no pertencem ao formalismo da razo, como tambm no perdem o seu contedo apriorstico pelo fato de se realizarem materialmente. Ao contrrio, necessitam de sua realizao para serem conhecidos, embora sempre permaneam como objetos ideais. Scheler trabalha a questo dos valores buscando uma direta relao sua preocupao de fundamentar a tica. Bons, seriam os valores superiores que se manifestam no ato intencional que visa realizao de um valor superior; mau todo valor que se manifesta no ato intencional que visa a realizao de um valor inferior34. Esta viso pressupe uma hierarquia de valores que se estrutura a medida que os valores vo sendo percebidos. Quando aparecem certas tendncias dirigidas a valores que passam a constituir contedos de minha representao, a minha vontade pode, ento, optar. Nesse encaminhamento, o fim torna-se o objetivo escolhido35.
O progresso industrial no tem valor seno sob a condio de no atentar de um modo permanente contra os valores vitais; a manuteno da sade da raa e sua nobreza, possui em si, independentemente de todo rendimento til e merece preferncia mesmo que para isso seja preciso pagar o preo da diminuio da velocidade de avano do desenvolvimento industrial; necessrio sustentar e proteger a famlia e a nao, mesmo se isto implicar certamente uma diminuio do avano do progresso industrial e da expanso Scheler sugere equvocos no formalismo tico kantiano a partir de dois fatores: (1) sua atitude de conjunto com relao ao mundo, tpica do homem burgus, caracterizada pela hostilidade e pela desconfiana fundamentais, acompanhada de angstia e medo ante a realidade vista como um caos que deve ser ordenado e um inimigo a ser ordenado; (2) o desconhecimento, por parte de Kant, da experincia fenomenolgica, a nica que lhe daria acesso ao a priori material constitudo pelos valores. Cf. COSTA, J.S. Max Scheler - O Personalismo tico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p. 42. 33 CARVALHO, J.M. Filosofia da Cultura Delfim Santos e o Pensamento Contemporneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 27. 34 COSTA, J.S. Max Scheler - O Personalismo tico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p. 43. 35 CARVALHO, J.M. Filosofia da Cultura Delfim Santos e o Pensamento Contemporneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 27.
32

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler
da civilizao; os grupos, nos quais se decompe o povo, ganham um favor e um privilgio na distribuio dos bens e das honras no segundo a medida das contribuies que eles trazem para a produo de artefatos teis ou para a diverso, seno em primeira linha segundo sua significao histrica e vitalmente valorosas36.

11

Nenhuma realizao material de valor esgota ou suprime o seu carter ideal, na medida em que, a cada valor, corresponde uma infinita srie de realizaes materiais. Os valores, na concepo objetivista de Scheler, podem ser, portanto, simultaneamente materiais e a priori. Assim, Scheler extrai da sua teoria do conhecimento dos valores a sua viso tica, que se refere tanto ao indivduo isoladamente quanto a toda e qualquer coletividade humana, aplicvel a qualquer poca histrica ou evoluo cultural37.

5. Consideraes finais

Experimentamos uma existncia temporal, e nessa situao que o ser humano procura criar condies que lhe permitam viver e viver bem. O ser humano atribui valores e edifica uma situao, faz cultura. Quando nos referimos a valores e sua disposio na nossa vida, claramente estamos nos aproximando do tema mais importante da filosofia contempornea: o ser humano38. Voltar-se para o ser humano nos coloca diante das exigentes condies em que ele se encontra na civilizao que criou para o seu benefcio. A tecnologia criada pelo ser humano, para seu conforto e sua satisfao, produziu muitas ameaas sua vida, o que nos faz refletir sobre os seus limites: o problema das escolhas e do significado da vida cresceu; frente a uma produo industrial infinita temos um meio ambiente finito.
Todas as manifestaes que se mostram como conseqncia de um industrialismo unilateral. Quem toma a civilizao instrumental por um aperfeioamento da formao orgnica, precisa naturalmente desejar-lhe uma expanso ilimitada. Todos os danos vida, que deste industrialismo produz por exemplo, o trabalho de mulheres e crianas, uma tendncia

SCHELER, M. Da reviravolta dos Valores. Trad. Marco Antnio Casanova. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p. 184. 37 MARTINELLI, M. Aulas de transformao. O programa de educao em valores humanos. So Paulo: Petrpolis, 1996. 38 CARVALHO, J.M. Filosofia da Cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 15.

36

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler
desintegradora da famlia, a formao de grandes cidades com conseqentes moradias danosas para a sade [...]39 .

12

O mundo da pessoa o nico constitudo por essencialidades necessrias e absolutas40. Para que a cultura seja entendida a partir do seu conjunto, em sua totalidade, um processo para descoberta de novos valores que edifiquem a cultura a proposta de Scheler: isso possibilitaria a recuperao da sua essncia emancipatria. Scheler sugere uma reviravolta de valores, uma recuperao da essncia libertadora. Cada ser humano poderia avaliar realmente onde deseja ir, talvez administrando os saltos evolutivos de forma agregadora, talvez controlando as aceleraes tecnolgicas que atestam o triunfo da tcnica que o fez soberano da natureza, capaz de dominar as foras impetuosas e desfrut-las para as prprias exigncias, tornando-se providncia para si mesmo. A humanidade necessita de critrios que a norteiem, os parmetros so os plos de valor41. Scheler j anunciava esta ausncia de critrios como causa dos conflitos que afligem a humanidade como um todo, e que apenas o desenvolvimento de valores potencializaria o desenvolvimento do ser humano em condies individuais e sociais. No possvel encontrar o propsito da vida sem esses valores que esto registrados no ser profundo, ainda que adormecidos na mente e latentes na conscincia do indivduo.

Referncias
ARDUINI, J. Antropologia: Ousar para reinventar a humanidade. So Paulo: Paulus, 2004. CARVALHO, J.M. Filosofia da Cultura Delfim Santos e o Pensamento Contemporneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. CARVALHO, J.M. Histria da Filosofia e Tradies Culturais Um Dilogo com Joaquim de Carvalho. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. COPLESTON, F. A History Of Philosophy (Vol IX):Modern Philosophy: From The French Revolution to Sartre, Camus and Lvi-Strauss . New York: Image Book, 1994. COSTA, J.S. Max Scheler - O Personalismo tico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994. CRAIG, E. Max Ferdinand Scheler in: Routledge Encyclopedia of Philosophy. Londres: Routledge, 1998. GALANTINO, N. Dizer Ser humano Hoje: Novos Caminhos da Antropologia Filosfica. So Paulo: Paulus, 2003.

39

SCHELER, M. Da reviravolta dos Valores. Trad. Marco Antnio Casanova. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p 183. 40 COSTA, J.S. Max Scheler - O Personalismo tico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994, p. 32. 41 ARDUINI, J. Antropologia: Ousar para reinventar a humanidade. So Paulo: Paulus, 2004, p. 126.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

Fabiano Pures Paes Consideraes sobre a filosofia da Cultura e formao de Valores em Max Scheler
LOUREIRO, Isabel (org.) Herbert Marcuse: A Grande Recusa hoje. Trad. Isabel Loureiro e Robespierre de Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1998. MANEIEM, K. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. MARTINELLI, M. Aulas de transformao. O programa de educao em valores humanos. So Paulo: Petrpolis, 1996. MATHEUS, C. "Max Scheler e a gnese axiolgica do conhecimento". Revista Margem. So Paulo, No. 16, P. 13-27, Dez. 2002. SCHELER, M. A posio do ser humano no Cosmos. Trad. Marco Antnio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. Traduo _________. Da reviravolta dos Valores. Marco Antnio Casanova. Petrpolis: Ed. Vozes, 1994. _________. Viso Filosfica do Mundo. Trad. Regina Winberg. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1986. TUGENDHAT, E. No Somos Arame Farpado: Conferncias apresentadas no Brasil em 2001. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.

13

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 106-118

You might also like