You are on page 1of 15

ATIVIDADE FSICA E SADE Prof. Esp.

Tiago Aquino (Paoca) Contedo: Cardiopatia

Definio de Cardiopatia
Cardiopatia a doena qual h anormalidade da estrutura ou funo do corao.

Sistema - Artrias, arterolas (maior presso do sistema), capilares, vnulas, veias (menos presso do sistema) e corao.

Foto Diferenas entre artrias, veias e capilares

Vlvulas - Mitral, Tricspide e Semilunares e tem como funo impedir o refluxo do sangue.

Foto Desenho expositivo da formao do miocrdio e suas vlvulas.

O Retorno venoso facilitado pela contrao muscular, vlvulas nas veias e diferena de presso.

Regulao da F.C.
Mecanismos externos - qumicos, nervosos e mecnicos (no aferir a FC na cartida, mas sim na temporal ou radial) Mecanismos internos: nodos sinoatrial e atrioventricular Ao do SNS: vasoconstrio; P.A e FC Ao do SNP: P.A e FC

Doenas Cardacas
So doenas relacionadas ao mal funcionamento do miocrdio, sendo-as: 1. Doenas do miocrdio (Insuficincia Cardaca)

2. Doenas valvulares 3. Doenas dos ritmos cardacos (Arritmia) 4. Doenas das Coronrias

INSUFICINCIA CARDACA (IC)


Distrbio da contratilidade miocrdica ou sobrecarga hemodinmica ao ventrculo, que geram incapacidade do corao em bombear o sangue na taxa dimensionada s necessidades metablicas dos tecidos, logo reduzindo o DC. Intimamente relacionada idade avanada. O corao no consegue bombear sangue suficiente para atender s necessidades de outros rgos.

Provveis causas: - Artrias estreitadas em virtude de uma doena coronariana que limitam o suprimento de sangue ao miocrdio; - Hipertenso Arterial crnica; - Doenas das vlvulas cardacas (Valvulopatias); - Cardiomiopatia; - Doena cardaca congnita; e - Infeco das vlvulas cardacas e/ou do miocrdio.

Sintomas: - Falta de Ar e fadiga com mnimo esforo; - Edemas nas pernas e tornozelos; e - Inundao eventual dos alvolos com o sangue (congesto pulmonar).

Classes funcionais do NYHA:

Classe I - Assintomtica; atividades fsicas habituais no causam dispnia, fadiga ou taquicardia. Classe II - Leve limitao atividade fsica; dispnia atividade fsica habitual. Classe III - Limitao atividade fsica habitual, confortvel em repouso, dispnia atividade fsica < que a habitual. Classe IV - Qualquer atividade fsica causa dispnia; dispnia em repouso.

Risco Maior - Choque circulatrio.

DOENAS VALVULARES

Temos algumas doenas valvulares relacionadas ao miocrdio, so elas:

Estenose Quando o orifcio de uma vlvula cardaca apresenta um dimetro menor que o normal, dificultando a passagem do sangue;

Insuficincia - quando as vlvulas do corao no vedam o orifcio valvular, permitindo o refluxo do sangue;

Prolpso = Sndrome de Barlow, um mau funcionamento da vlvula mitral do corao, a entrada fsica entre o trio esquerdo e o ventrculo esquerdo. (sopro = rudo que esse retorno faz)

Insuficincia mitral Grande quantidade de sangue que retorna ao trio. 40% dos PVM apresentam fadiga intensa durante o exerccio

ARRITMIAS
As arritmias so distrbios na conduo de impulsos no miocrdio.

Bradicardia Diminuio da F.C. (60 bat/min.); Taquicardia Aumento da F.C. (acima de 100 bat/min.); e Extra-sstole Estmulos cardacos originados fora do nodo sinusal.

Foto Sistema eltrico do Corao

Foto Visualizao dos nodos

Causas: - Distrbios nos nodos; - Prolpso da Vlvula Mitral; - Displasia do Ventrculo Esquerdo; e - Cardiopatia isqumica.

Diagnstico: Eletrocardiograma de Repouso e de Esforo. As arritmias induzidas por esforo, seja durante ou imediatamente aps o exerccio, podem ser assintomticas, detectadas por acaso, ou podem se manifestar por palpitaes transitrias e at sncopes (desmaios). Uma vez constatadas, devem ser investigadas.

Risco maior - Fibrilao ventricular e brusca queda do Dbito Cardaco.

DIC, DCC ou DAC

Doena Isqumica do Corao, Defeitos Cardacos Congnitos ou Doena Arterial Coronariana

A Doena Arterial Coronariana um distrbio no qual depsitos de gordura acumulam-se nas clulas que revestem a parede de uma artria coronria e, conseqentemente, obstruem o fluxo sangneo. Os depsitos de gordura (denominados ateromas ou placas) formam-se gradualmente e desenvolvem-se nos grandes ramos das duas artrias coronrias principais, as quais circundam o corao e provem sangue ao mesmo. Esse processo gradual conhecido como aterosclerose. Os ateromas produzem proeminncias no interior da luz das artrias, estreitando-as.

Foto Desenvolvimento da placa de aterosclerose.

Foto aterosclerose.

processo

de

formao

da

medida que os ateromas crescem, alguns se rompem e fragmentos livres caem na corrente sangnea ou pode ocorrer a formao de pequenos cogulos sangneos sobre sua superfcie. Para que o corao se contraia e bombeie o sangue normalmente, o msculo cardaco (miocrdio) necessita de um fornecimento contnuo, atravs das artrias coronrias, de sangue enriquecido de oxignio. No entanto, medida que a obstruo de uma artria coronria agrava, pode ocorrer uma isquemia (irrigao sangnea inadequada) do miocrdio com conseqente leso cardaca. A causa mais comum de isquemia do miocrdio a doena arterial coronariana, cujas principais complicaes so a angina e o infarto do miocrdio.

TEORIA CELULAR DA ATEROSCLEROSE: ateroma se rompe, deflagrando processo inflamatrio; plaquetas se agregam para defender o corpo da leso, formando um trombo e ocluindo parcialmente ou totalmente a artria (importncia dos anti-agregantes plaquetrios).

Foto Processo de formao dos ateromas.

ANGINA
O fluxo coronariano insuficiente para suprir necessidades de O2 e nutrientes do miocrdio, devido diminuio do calibre das artrias.

Sintomas: - Sensaes dolorosas de aperto e de compresso ou presso atrs do esterno; - Dor que irradia para o pescoo, a maxila, os ombros ou braos (habitualmente lado esquerdo);

- Indigesto com queimao; - Falta de ar; - Nuseas; e - Dor no peito, com durao entre 1 e 3 minutos.

Condies da Angina: - Condio Estvel da Angina - Aparecimento de dor cardaca previsvel, geralmente desencadeada por exerccios ou estresse emocional. Dura cerca de 15 minutos e determinada por reduo do fluxo por causa de placa no complicada. - Condio Instvel da Angina - Dor cardaca de carter imprevisvel, mais prolongada e intensa ou desencadeada em repouso; determinada por trombo parcialmente oclusivo em placa complicada.

Tratamento: - Instvel: Terapia antitrombtica (exceto em caso de sangramentos); e - Estvel: Nitratos e beta-bloqueadores (aumentar o limiar anginoso do corao)

Infarto do Miocrdio
Ataque do corao ou ocluso coronariana. Resulta de uma insuficincia brusca no fluxo sanguneo miocrdio, em virtude de uma ocluso de uma artria coronria. o processo de morte de parte ou todo o msculo cardaco por falta de aporte adequado de nutriente e oxignio. Outra definio a manifestao clnica de isquemia miocrdica importante e/ou prolongada, causando morte de clulas miocrdicas, decorrente da presena de trombo totalmente oclusivo em placa complicada.

Causas: - Bloqueio em uma ou mais artrias que irrigam o corao cortando o suprimento sanguneo; e - Espasmos bruscos (constries) de uma vaso coronrio, causando necrose tecidual.

Sintomas: - Dor Torcica intensa que pode persistir por mais de 1 hora, irradiando para o cbito esquerdo, sobre o pescoo, ou para o diafragma (coronria direita prxima), confundindo com dor de estmago. Em 50% dos casos o fator desencadeante no identificado. mais freqente nas primeiras horas da manh; e

- A fadiga intensa por vrios dias sem dor especfica precede com freqncia o incio do Infarto do Miocrdio.

Observaes Se tratado nas primeiras 6 horas, menor perda ou seqelas. Aps 6 horas, 90% do tecido pode estar necrosado. Para ocorrer infarto, o entupimento dever ser maior que 75% da coronria.

Foto Processo do Infarto do Miocrdio

Tratamento - Tromblise, Analgesia (derivados de morfina), Nitratos, beta-bloqueadores, O2, Perfuso com cateter, Angioplastia e Revascularizao.

O exerccio aerbio ajuda no da malha vascular, modifica dbito e tamanho do corao. Ao ser colocada uma ponte, a veia sofre arterizao para suportar a presso; isso no significa que ela se torne artria, apenas engrossa suas paredes.

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR


So fatores que, quando presentes, aumentam a chance de se desenvolver uma doena cardiovascular.

No modificveis: - Idade: O risco aumenta com a idade. Para mulheres, ps-menopausa aumenta muito o risco;

- Sexo: at 45 anos, homens tm maior risco (testosterona); com menopausa, mulheres se igualam; e

- Hereditariedade: + 30% do risco cardiovascular.

Modificveis: - Dislipdemia: Alterao danosa nos nveis de colesterol. LDL: baixa densidade, libera o colesterol na corrente sangnea (aceitvel: < 130mg/dl); HDL: alta densidade, leva colesterol do sangue para o fgado (ideal: >35mg/dl). Total: < 180 a 200 mg/dl)

- Diabete melito: Trata-se de um enfermidade crnica, de carter multifatorial, caracterizado por uma desordem metablica decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente suas funes, resultando em hiperglicemia. Complicaes mais freqentes: retinopatia, nefropatia, neuropatias e doenas cardiovasculares (danos vasculares).

- Obesidade: Excesso de gordura corporal relacionado massa magra. Tipo mais grave: central ou andride (relao cintura/quadril). Conseqncias: diabetes tipo II, hipertenso, doenas cardacas.

- Tabagismo: Aumenta 2,5 vezes o risco de IC. Efeitos: vasoconstrio perifrica, taquicardia, aumento da agregao plaquetria, aumenta viscosidade sangnea, eleva LDL, reduz HDL, induz menopausa precoce, aumenta risco de trombose, espasmo coronrio, arteriopatia perifrica, cncer no pulmo e faringe, envelhecimento precoce, insuficincia ovariana e impotncia sexual.

- Sedentarismo: Indivduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais; falta ou grande diminuio da atividade fsica. Problema da civilizao moderna. Dificuldade de adeso.

- Estresse: Reao do organismo, com componentes fsicos e/ou psicolgicos, causada pelas alteraes psicofisiolgicas que ocorrem quando uma pessoa se confronta com uma situao que, de um modo ou de outro, a irrite, a confunda ou a emocione muito.

PRESCRIO DE EXERCCIOS: PRESCRIO POPULACIONAL: Atividades em casa, no trabalho e de lazer. 30 minutos ao dia, leve ou moderada, contnua ou acumulada, maioria dos dias da semana (AGITA So Paulo).

Doenas cardacas e exerccios

Reabilitao cardaca
- Fase I Aps a compensao clnica do paciente (atividades de auto-cuidado); - Fase II 24 horas aps alta hospitalar (auto-monitorao); - Fase III 2 meses aps interveno mdica (ambiente extra-hospitalar); e - Fase IV Treinamento realizado por equipe mutidisciplinar.

Benefcios da Reabilitao cardiovascular - Melhora da angina em repouso; - Atenuao da gravidade da isquemia induzida pelo esforo; - Melhora da capacidade funcional; - Controle de fatores de risco; e - Melhora da isquemia.

Fatores: - Aumento do volume sistlico; - Atenuao da taquicardia durante o exerccio para cargas submximas; - Melhora da resposta vasodilatadora; e - Aumento da perfuso na microcirculao coronariana.

Insuficincia cardaca: - Aumento do consumo mximo de oxignio; - Aumenta a potncia aerbia mxima; e - Melhora capacidade oxidativa do msculo esqueltico.

Valvopatias: - Melhora nos parmetros hemodimicos, em repouso e exerccio; e - Indivduos submetidos a troca valvar, com exerccios, apresentam melhora da capacidade funcional entre 19% e 38%.

Risco de mortalidade cardiovascular: - Reduo de 20 a 25% com a prtica da atividade fsica em pacientes ps-infarto do miocrdio; e

- Forte associao entre baixa capacidade fsica e risco de morte.

Transplante cardaco: - Exerccios fsicos podem aumentar em at 50% a capacidade funcional de pacientes transplantados.

Treinamento aerbio para cardiopatas (ACMS, 2000)


recomendada a prtica predominante de exerccios aerbios, com regularidade de 3 vezes por semana, com durao mnima de 30 minutos.

Intensidade - Prescrio atravs da F.C. Reserva, pelo consumo mximo de oxignio e pela Escala de Borg.

Parmetros para a prescrio: - Consumo mximo de oxignio 50 1 70% de consumo mximo para indivduos que no apresentaram sintomas durante o teste mximo. No h efeito abaixo de 50%.

- Freqncia Cardaca Uso da frmula de Karnoven: F.C. de Treinamento = (F.C. Mx. F.C. Rep.) x % de Trein + F.C. Rep. Os testes realizados em esteiras: reduzir 10% da F.C. Mx. para bicicleta.

- Escala de Borg Escala numrica de 15 pontos. A intensidade dever estar entre 12 e 13, com valores correspondentes a 60% da F.C. Mxima.

Precaues para Prescrio: - Isquemia ou sintomas de insuficincia cardaca; - Plat ou queda de PAS e PAD; - Sinais no Eletrocardiograma; - Pacientes internados. Atividade intermitente; - Pacientes externos progresso da prescrio; e - Estabelecer limite superior para a intensidade do exerccio.

Treinamento de Fora para cardiopatas (ACMS, 2000)


O treinamento de fora deve ser complementar ao treinamento aerbio.

Intensidade 10 a 15 repeties entre 30 a 50% do mximo com descanso de 30 a 45 segundos.

Programa Inicial 1 srie de exerccios e 2 vezes por semana.

Nmero de exerccios 8 a 10.

Sugestes de exerccios 1 exerccio para cada grupo muscular.

Fases do Treinamento

Inicial -

Adaptao sedentrio Primeiras sesses (1 a 2 semanas) Aprender o movimento Sesso com intensidade leve e curta 40 a 50 % da F.C. Res. ou do VO2 Mx.

Melhora

Incremento rpido Seis meses Treinamento aerbio predominante 50 a 70% da F.C. Res. ou do VO2 Mx.

Manuteno

Manter a condio condicionado Variar para motivar 60 a 80% da F.C. Res. ou do VO2 Mx

Prescrio pro F.C. Mxima: - Sedentrios 60 a 75% da FCmx - Condicionados 75 a 85% da FCmx - Progride espontaneamente - Varia com estado emocional, temperatura

Prescrio por F.C. Res.: - Progride espontaneamente - Leva em conta FC de repouso - Varia de acordo com estado emocional e temperatura - Karvonen: FC treino = (FCmx FCrep) X % + FCrep

Aferio da FC durante exerccio: Medir pulso radial ou temporal, usando os dedos: indicador e mdio. Contar batimentos em 15 segundos. Multiplicar por 4

Partes da Aula: - Aquecimento: Preparao corporal geral; Durao - 5 a 10 minutos de forma gradual; Utilizao de grandes grupos musculares; Aerbia: Melhora cardiovascular, de 30 a 50 minutos; RML: Cerca de 40% de intensidade de carga; e Alongamento e relaxamento: Flexibilidade e alongamentos.

Ficha de Aula

Acompanhamento dirio

Consta: - Dados individuais e pessoais: - Dados do teste: - F.C. Treino: - Prescrio individualizada:

Preenche: - F.C. Repouso - F.C. Exerccio - Cansao exerccio (comeo e final) - P.A. Exerccio - P.A. Repouso - F. C. Recuperao

Objetivo: Avaliar a evoluo do aluno e a adequao do treino e elaborar a progresso.

You might also like