You are on page 1of 5

Curso:Tecnologia em Processos de Produo Disciplina: Engenharia Ambiental Professor: Luiz Ferrari Resenha Baseada em: O atlas da gua.

Autores: Robin Clarke e Jannet King

N: Caio Cesar de Lima Camargo

R.e.:095059-9

Introduo
A gua um recurso natural, apesar de muitos acharem que ela um recurso ilimitado, ela tem uma quantidade limitada e fixa. Segundo estudos, a Terra dispe de aproximadamente 1,39 bilho de quilmetros cbicos de gua, e essa quantidade no vai mudar. Da vem aquela diviso j conhecida por muitos: no total, 97,2% dela est nos mares e no pode ser aproveitada para consumo humano. Restam 2,8% de gua doce, dos quais mais de dois teros ficam em geleiras, o que inviabiliza o uso. No final, s temos disponvel para atender nossas demandas , menos de 0,4% de toda gua existente na Terra. No novidade para ningum que no existe vida sem gua, e com a escassez desse recurso vital ns no s comprometemos as nossas vidas, como tambm a de todos os animais e plantas do planeta. Nesse trabalho iremos explanar as principais causas que contribuem para que essa crise aumente cada dia mais, e sobre algumas solues que sero apresentadas ao longo da resenha.

A escassez da gua e a biodiversidade


Os ecossistemas de todo o mundo necessitam de gua, alguns mais, como as regies pantanosas, mangues e zonas ribeirinhas, e outros menos, mas qualquer alterao na disponibilidade dos recursos hdricos pode provocar mudanas significativas na produtividade de qualquer ecossistema. No nordeste brasileiro, por exemplo, a falta de gua e, conseqentemente, de pasto tem atingido diretamente as pecuaristas desde o muito tempo, matando muitos de seus bichos. A ausncia de chuvas na regio desde agosto compromete a vida de milhares de animais. valido lembrar que essa regio, era florestada, e que com a ao do homem, o Nordeste vem sofrendo com o processo de desertificao. Na Europa, a perda de zonas midas, como, por exemplo, a drenagem dos pntanos da Esccia, que ocorreu devido expanso urbana, comprometeu a vida de muitas espcies, afetando a biodiversidade local. E no podemos esquecer da alterao da qualidade da gua dos rios no mundo, devido ao crescimento urbano, industrializao, agricultura, desmatamento, entre outros, que compromete diretamente a vida dos ecossistemas aquticos, provocando a mortandade de peixes e outros animais e plantas, principalmente pela falta de oxignio.

O aumento populacional e a falta de gua


Cinqenta anos. Este o tempo estimado para que metade da populao mundial conviva com a escassez crnica de gua, caso nenhuma providncia seja tomada para conter o consumo indiscriminado do recurso natural. Os sucessivos ataques ao ciclo hidrolgico levam a crer que a humanidade aguarda um futuro em que a gua ser mais do que um bem de consumo em extino, mas um fator decisivo na exploso de conflitos armados pela disputa gota a gota. Os navios-tanque, que antes eram associados ao petrleo, comeam a ter outra finalidade. Um acordo firmado em 2004 entre Turquia e Israel, por exemplo, permite que este carregue 50 milhes de metros cbicos de gua por ano, durante vinte anos, retirados do rio Manavgat. Em troca, a Turquia deve adquirir tanques de guerra e tecnologia aeronutica importada de Israel. Este pacto transforma gua em moeda e instrumento de crescimento poltico e econmico, embora o lquido venha sendo usado com fins militares desde as sociedades antigas, uma vez que os cursos d'gua ultrapassam as fronteiras nacionais. Mais de 260 bacias fluviais so internacionais e 13 se dividem entre cinco ou mais pases. O mesmo estado de Israel, que entra em acordo com a Turquia, briga desde a dcada de 1950 com a Sria e a Jordnia pelo controle de seus recursos hdricos. As guerras no sculo XXI sero pela gua. Trata, portanto, com objetividade da ausncia de um recurso que j afeta mais de um bilho de pessoas em todo o mundo e mata, anualmente, de acordo com dados publicados pela WWF (sigla em ingls para Fundo Mundial para a Natureza), cerca de 2 milhes de habitantes do planeta O mapeamento indica as principais contradies na utilizao da gua, as prioridades mundiais com relao ao recurso natural, as medidas que vm sendo tomadas para amenizar o problema em diversas partes do globo, os erros e os acertos localizados no que se refere a usos e abusos do lquido mais precioso da Terra, responsvel pela vida que conhecemos. Clarke e King mostram, de forma clara e com estatsticas alarmantes, como, por exemplo, o fato de que entre os anos 1960 e 2000 o consumo mundial de gua dobrou, sem que houvesse tempo suficiente para o restabelecimento das fontes, que hbitos devem ser modificados pela preservao da vida. O desperdcio do recurso natural cada vez maior, tanto na agricultura, quanto na indstria ou no uso domstico. Desperdcio e mau uso. Desmatamentos, poluio, contaminao de lenis, explorao indevida de aqferos, drenagens, represamentos e irrigaes malfeitas contribuem para o crescimento das enchentes e secas descontroladas que ameaam a sobrevivncia de mais um bilho de pessoas em todo o mundo.

Com essa crise, temos alguns fatores importante, podendo ser de trs tipos. A crise fsica, quando os recursos hdricos no conseguem atender demanda da populao, o que ocorre em regies ridas, como Kuwait, Emirados Arbes e Israel, ou em ilhas como as Bahamas; a crise econmica, que atinge, por exemplo, o Nordeste brasileiro e o continente africano. H ainda regies que vivem sob o risco de crises de abastecimento e de qualidade das guas pelo uso exagerado do recurso. Austrlia, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Japo sofrem com isso. A recomendao da Organizao das Naes Unidas (ONU) que o consumo mdio seja de 50 litros dirios por habitante. H pases em que esse ndice no passa de 5 litros. J nas regies mais desenvolvidas, uma pessoa usa em mdia 400 litros por dia, diz Jos Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de So Carlos. Devemos prestar ateno que o consumo de gua ao qual a ONU se refere no apenas a gua que ingerimos ou utilizamos nas torneiras ou nos banheiros em casa .A crise pode ser ocasionada por vrios fatores: desmatamento, ocupao desordenada de bacias hidrogrficas, poluio de rios, represas e lagos, crescimento populacional, urbanizao acelerada e o uso intensivo das guas superficiais e subterrneas. Segundo a Unesco, de 1900 a 2025, o total anual de consumo de gua no mundo ter aumentado quase dez vezes. A preservao das fontes depende de aes locais e globais, como o incentivo a pesquisas sobre a conservao e reaproveitamento da gua, bem como a valorizao de comunidades e do uso que fazem do lquido. Caso medidas efetivas no sejam tomadas e o consumo no seja reduzido, os desastres ecolgicos e os desequilbrios sociais sero cada vez mais acelerados. Contudo, muitas destas caractersticas so alteradas mesmo que inconscientemente pelo homem. O uso intensivo de insumos qumicos na agricultura, a poluio gerada pelas indstrias e pelos grandes centros urbanos concentram alguns gases na gua das chuvas, resultando na chamada chuva cida, causadora de danos ao ambiente natural e antrpico. Isso ocasiona tambm a escassez de gua para consumo, fazendo com que os aspectos qualitativos da gua sejam cada vez mais preocupantes nas regies muito povoadas. As fontes hdricas so abundantes, porm mal distribudas na superfcie do planeta. Em algumas reas, as retiradas so bem maiores que a oferta, causando um desequilbrio nos recursos hdricos disponveis. Essa situao tem acarretado uma limitao em termos de desenvolvimento para algumas regies, restringindo o atendimento s necessidades humanas e degradando ecossistemas aquticos. Os recursos hdricos so de fundamental importncia no desenvolvimento de diversas atividades econmicas. A gua pode representar at 90% da composio fsica das plantas; a falta de gua pode destruir lavouras. Na indstria, as quantidades de gua necessrias so superiores ao volume

produzido. A utilizao de mtodos para o tratamento da gua vivel; porm, podem produzir problemas cujas solues so difceis, pois que afetam a qualidade do meio ambiente, a sade pblica e outros servios. Por sua vez, as guas das bacias hidrogrficas no so confiveis e recomendveis para o consumo da populao por no possurem as caractersticas padres de qualidade ambiental.

Concluso
O mundo tem de enfrentar desafios especificos, no que diz respeito a gesto da gua, umas das principais tomar consiencia do problema e enfrentalo com seriedade, a menos que sejam tomadas medidas radicais para modificar o modo como as aguas so manipuladas, as perpectivas so desanimadoras. Estima-se que em 2025, o mundo passar por uma grave crise de gua, por isso essencial um reparo em todas as polticas que envolvam o meio-ambiente, alem de financiamento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias para a preservao das guas, pois sem duvida alguma, ela o nosso bem mais precioso.

Bibliografia.
KING, J.; CLARKER, R. O atlas da gua. So Paulo, SP : Publifolhas, 2005. SOUSA, L.; Revista Nova Escola / Especial Meio Ambiente. Disponvel em < http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/agua-nao-cuidarpode-acabar-589849.shtml?func=2> GREEN, J.; MELOT, J. Defesa de direitos e a gua: Um guia prtico. Tearfund. Disponvel em <http://tilz.tearfund.org/webdocs/Tilz/Topics/Other%20advocacy%20training %20materials/AdvwaterP%20-%202.pdf>

You might also like