You are on page 1of 54

1

DIREITO AMBIENTAL
Prof. Slvia Cappelli 15/10/2003 Lei n 6.938/81 Poltica Nacional do Meio Ambiente. a lei base do meio ambiente, traz a parte geral do Direito Ambiental. Responsabilidade: Civil Administrativa Penal Legislao No existe um Cdigo, pois, como as competncias so concorrentes (Unio, Estados, DF e Municpios), no h como haver um nico cdigo. As Resolues do CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente so muito importantes. * Pessoa ou ONG bate porta do Promotor e diz que h um desmatamento beira do rio (que rea de preservao permanente1). A mata, a rea, cumpre uma funo ecolgica muito importante (no perder o solo, no poluir com agrotxicos). O Promotor ou o Secretrio de Diligncias deve ir ao local para ver o que aconteceu. O Promotor instaura o Inqurito Civil, que o instrumento para que o prprio MP investigue e faa a prova. Vai coletar prova, fazer percia, notificar o Municpio Depois disso, existem 3 caminhos que o Promotor pode seguir: - propor a Ao Civil Pblica; - propor Compromisso de Ajustamento de Conduta; - arquivar o IC porque no h prova do dano nem do nexo de causalidade. As ONGs podem auxiliar subsidiando a prova, fazendo percias. Prestam assessoria. Entretanto, elas tm pleiteado ressarcimento nos Compromissos de Ajustamento de Conduta, mas este s serve para acertar sobre as obrigaes acessrias, como por exemplo, o reflorestamento. Art. 3, Lei 7.347 objeto da Ao Civil Pblica obrigao de fazer, no fazer ou condenao em dinheiro. O STJ entende que h alternatividade, uma coisa ou outra. Mas nem sempre isso ser suficiente. Ex. desmatamento de uma mata original. Obrigao de fazer o reflorestamento. Entretanto, quando o ru implementar este projeto, ele no estar recompondo todo o dano. Foram perdidas a flora e a fauna existentes naquele lugar, alm disso, a flora no nasce da noite para o dia, e, enquanto ela cresce, a sociedade estar privada daquele meio ambiente. Desta forma, a posio do ST no correta. H precedentes dos Tribunais de Justia do RS, PR e SP dizendo que pode cumular a obrigao de fazer com a indenizao em dinheiro em trs hipteses:

Cdigo Florestal, art. 2. A rea varia de 50m 500m, o Rio Guaba, por exemplo, tem uma rea de preservao permanente de 500m.

1. Quando fatos e fundamentos forem distintos; Ex. ACP contra o Municpio de Porto Alegre e um posto de gasolina, porque o posto havia sido construdo em uma rea prevista como praa pblica, que havia sido dada em comodato pelo Municpio. Ressarcimento pelo uso sem pagamento da rea pblica, com o fundamento da nulidade do contrato de comodato. E construo da praa, com o fundamento de cumprir o plano diretor (dano ambiental). 2. Quando parcela do dano for irreparvel; Ex. demolio de prdio histrico, no tem como restaurar e recompor este dano. Ex. loteamento que invadiu um stio arqueolgico. Ele ter de sair, mas no tem como recompor o dano, o que foi perdido da nossa histria. 3. Quando houver cumulao com dano extrapatrimonial. O dano moral coletivo possvel desde 1994, com a alterao do art. 1 da Lei 7.347. Valor da indenizao. Dificuldade de avaliar o dano ambiental. Se no indenizar, algum vai estar se locupletando indevidamente, pois no vai recompor a totalidade do dano causado. Calcula-se o dano ambiental por percia e converte-se o valor em equipamentos para os rgos estatais protetores do meio ambiente. As ONGs pleiteavam receber tambm estes valores, para serem aplicados em projetos de educao ambiental. (no h vedao). Art. 5, 6, Lei 7.347. O Compromisso de Ajustamento de Conduta (CAC) est deslocado. Ele tem eficcia de ttulo executivo extrajudicial. S pode ser proposto por rgo pblico MP, Unio, Estados, DF, Municpios, autarquias e fundaes pblicas. As associaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista no so rgos pblicos. A lei no diz mais nada sobre o CAC, por isso existem os Provimentos do MP, j que no existem outras diretrizes. Conceito de MEIO AMBIENTE Bem de uso comum do povo. Direito difuso. Ecologia diferente do meio ambiente. Aquele atributo deste. Categoria prpria de meio ambiente. Art. 225, caput, CF.
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Possui trs classes: * Meio ambiente Natural possui definio jurdica no art. 3, I, Lei 6.938/81: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; Leis da natureza. No um conceito jurdico e muito amplo, para evitar interpretaes restritivas. * Meio ambiente Cultural art. 216, CF:
Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso;

II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V - os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. 1 - O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao. 2 - Cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. 3 - A lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais. 4 - Os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos, na forma da lei. 5 - Ficam tombados todos os documentos e os stios detentores de reminiscncias histricas dos antigos quilombos.

a 1 vez que uma Constituio prev a proteo ao patrimnio imaterial. Ex. expresses idiomticas regionais, receitas de comidas tpicas, vestimentas so preservadas com o registro. Bens podem ser tutelados de forma individual ou coletiva. O normal proteger todo o stio, o em torno. Ex. Casa de Cultura Mrio Quintana tombada, mas tambm os prdios vizinhos sofrem limitaes. DL 25/37 o tombamento a forma mais severa de proteo, porque traz consigo srias limitaes ao direito de propriedade. Tambm foram inseridas outras formas de proteo que ainda no foram regulamentadas infraconstitucionalmente. Inventrios e registros. Inventrio um arrolamento, descrio dos bens que so de maior interesse e podero vir a ser tombados no futuro. A jurisprudncia entende que cabe Ao Civil Pblica mesmo que o bem no seja tombado, porque o prprio judicirio pode atribuir o valor histrico. Proteo via judicial do bem, mesmo que no seja tombado. E o inventrio um indcio do valor histrico. * Meio ambiente Artificial No tem conceituao legal. o meio ambiente transformado pelo homem, mas sem o valor cultural. Ex. objeto do direito urbanstico ruas e edificaes. Estatuto da Cidade, Lei n 10.257/01. Conceito clssico de meio ambiente, de Jos Afonso da Silva: a interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida humana. Direito ambiental ainda antropocntrico, protege-se o meio ambiente por causa do homem. Os animais e plantas no so titulares de direitos, mas sim o homem. TAXIONOMIA do Direito Ambiental direito pblico ou privado? Summa divisio o direito era dividido em dois grandes blocos: Pblico e Privado. Pblico em um dos plos da relao jurdica processual est o Estado e, do outro, o indivduo. So direitos indisponveis. Privado o Estado no figura num dos plos. o indivduo x indivduo, pessoa fsica ou jurdica. So direitos disponveis. Na dcada de 70, Mauro Cappelletti entendeu tratar-se de um terceiro direito, um direito difuso. Ele fez crticas soluo pblica dos conflitos e tambm privada. Pblica h muita corrupo e o Estado lento, as pessoas no podem esperar tanto.

Privada soluo s para a situao individual, mas no resolve o problema em si. Terceira categoria de interesses, que no so pblicos nem privados. So difusos. Caractersticas: Pertencem a um nmero indeterminado e indeterminvel de pessoas; Pessoas ligadas entre si por relaes fticas, acidentais e mutveis; Objeto indivisvel, a sentena de procedncia aproveita a todas as pessoas, em tese; Macroconflituosidade, conflituosidade de massa. So grandes conflitos, no mais o Tcio x Caio; No nucleio de direito subjetivo, um direito supraindividual, sobrepaira ao direito individual. A sentena da ACP genrica, no precisa entrar nos detalhes do dano de cada indivduo, mas ele poder se aproveitar dela (liquidao por artigos da sentena, tem de provar o seu dano). Direito ambiental versa sobre interesses difusos, no nem pblico nem privado. Ada Pellegrini diz que um direito privado de dimenso pblica. (?) O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado indisponvel, art. 225, caput, CF. Tem como objeto mediato a qualidade de vida. O Promotor no pode transacionar sobre o contedo do CAC. No pode dispensar as obrigaes. O MP no titular do direito, ele tem legitimidade de defender o direito. um direito fundamental, no possvel alterar a CF para retir-lo. Ex. ADIN do MP contra lei que permitia queimadas no RS. A Constituio do Estado do RS probe as queimadas. Leis Municipais contrariavam a CE e o MP ingressava com ADIN contra elas, que eram declaradas inconstitucionais frente a Constituio do Estado. O mesmo ocorria com as leis estaduais. Depois, deputados queriam alterar a CE para permitir as queimadas. Fizeram uma emenda. A legitimidade para uma ADIN, agora, era do Procurador da Repblica, que nada fez. O MP ingressou com uma ao kamikaze, alegando que o direito ambiental um direito fundamental e que h a proibio do retrocesso (permitir as queimadas seria um retrocesso). A emenda no poderia ir de encontro com os seus prprios princpios nem se pode ferir um direito fundamental. O TJRS aceitou a tese e a emenda foi declarada inconstitucional. Sendo assim, o direito ambiental no pblico nem privado, uma terceira categoria, um direito difuso, alm disso, ele um direito fundamental. um direito autnomo? At 1992 permanecia o entendimento de que era um direito aplicado, se valia de outros ramos do direito. Hoje (e desde 1992), um direito autnomo, goza de autonomia, embora se relacione com outras reas do Direito. PRINCPIOS de Direito Ambiental 1. PREVENO O meio ambiente nunca vai ser o mesmo depois de devastado. renovvel, mas nunca ser o mesmo, pois s sobrevivem as espcies mais fortes e haver a perda da biodiversidade. A necessidade de prever, prevenir e evitar na origem as transformaes prejudiciais sade humana e ao meio ambiente. Todos esses comportamentos dependem de uma atitude do ser humano de Adoo de medidas para evitar o dano, antes que ele ocorra.

2. PRECAUO D fundamento inverso do nus da prova em direito ambiental.

Art. 6, VIII, CDC direitos bsicos do consumidor. Inverso do nus da prova quando houver verossimilhana das alegaes (provas do IC) ou hipossuficincia do consumidor, que pode ser econmica ( o mais fraco) ou cultural (menor cultura sobre o processo fabril). O captulo ? do CDC tambm aplicado ACP, s que o artigo 6 no est nesta relao. S que no aplicar isso ao direito ambiental um absurdo. Interpretao sistemtica, nus da prova processual, ele s est deslocado no CDC. Vtimas difuso. Tambm so hipossuficientes. Por estas razes caberia a inverso do nus da prova, mas a doutrina e a jurisprudncia no aceitam. Com o princpio da precauo, o MP, principalmente, tem buscado a inverso. Diante da lesividade, o Poder Pblico deve adotar medidas para evitar o dano, ainda que no haja certeza do dano e nem saiba quem o autor. Dispensa at o nexo de causalidade. Ex. rodzio da placas em SP princpio da precauo, no diz que o dono da placa tal poluidor. Tambm se aplica no caso dos transgnicos, pois no se sabe ainda qual a lesividade. Provar que no fez a ligao celular, a pessoa no tem como fazer isso, porque quem detm o conhecimento hermtico a outra parte. Tem de haver a inverso do nus da prova. H um acrdo que aceitou a inverso do nus da prova em matria ambiental. Era sobre o aterro sanitrio da Extrema (Belm Novo).
EMENTA: PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARACAO. (ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. DANO AMBIENTAL. ATERRO SANITARIO DA EXTREMA, BAIRRO LAMI, MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE. INQUERITO CIVIL. ACAO CAUTELAR DE VISTORIA AD PERPETUAM REI MEMORIAM. ASSOCIACAO COMUNITARIA DA EXTREMA ADMITIDA COMO LITISCONSORTE. IMPROCEDENCIA NA ORIGEM. SITUACAO QUE IMPLICA FUNDADO RECEIO DE MUTABILIDADE DO MEIO AMBIENTE A JUSTIFICAR A VISTORIA PREVIA REQUERIDA NA CAUTELAR PREPARATORIA AO AFORAMENTO DA ACAO CIVIL PUBLICA. PROVIMENTO. APELACOES PARCIALMENTE PROVIDAS. ACAO JULGADA PROCEDENTE. PROVA PERICIAL DEFERIDA). INVERSAO DO ONUS DA PROVA PARA IMPOR AOS REQUERIDOS OS CUSTOS DA PERICIA. PEDIDO CONSTANTE DA INICIAL. PREVISAO LEGAL (ART. 6, VIII, DA LEI N. 8078-1990 E ART. 18 DA LEI N. 7.3471985). OMISSAO NO JULGADO. ACOLHIMENTO. EMBARGOS DE DECLARACAO ACOLHIDOS. (EMBARGOS DE DECLARAO N 70002338473, QUARTA CMARA CVEL, TRIBUNAL DE JUSTIA DO RS, RELATOR: WELLINGTON PACHECO BARROS, JULGADO EM 04/04/2001)

3. Princpio do POLUIDOR-PAGADOR e do USURIO-PAGADOR Internalizar os custos da poluio. No significa permisso para poluir, significa que aquele que responsvel por danos deve investir em proteo ambiental, no pode externalizar os prejuzos, estaria se locupletando em detrimento da sociedade. Princpio que evoluiu para o princpio do usurio-pagador. Possibilidade de taxao pela utilizao do recurso natural. Ex. cobrana pelo uso da gua (no o consumo), recurso natural. Pagar taxa Secretaria do Meio Ambiente e este dinheiro ser utilizado para a despoluio da bacia do Rio Paraba do Sul, por exemplo. Lei dos Recurso Hdricos. 4. Princpio do DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL um princpio e um objetivo do direito ambiental. Desenvolvimento com planejamento, que no esgote os recursos naturais, que preserve para as futuras geraes. Proteger a funo vital. Direito de terceira gerao, voltado tambm para as geraes futuras. Direito de Solidariedade, intergeracional. 5. Princpio da FUNO AMBIENTAL E SOCIAL DA PROPRIEDADE Funo scio-ambiental da propriedade. A funo social da propriedade engloba tambm o ambiental dentro do social. Art. 5, XXIII, CF funo social.

Art. 182, 2, CF propriedade rural, utilizar adequadamente os recursos naturais e preservar o meio ambiente. A funo social elemento da propriedade e condiciona-a. S se tutela o direito de propriedade, se ela respeitar a funo social. Sem isso ela no merece guarida. Ofensa ao requisito da funo social argumento muito utilizado na Ao Civil Pblica ambiental. Ex. proprietrios compravam a propriedade sem o florestamento na margem do rio e alegavam isso para no ter de replantar. O STJ j reconheceu o dever do adquirente de reflorestar e preservar a reserva legal. A reserva legal a rea que deve ser preservada, que permite um manejo, pode desmatar, desde que replante depois. rea de preservao permanente no permite este manejo, no pode desmatar. Argumento de ordem constitucional uso indevido, degradante da propriedade urbana. Em desacordo com o plano diretor, no cumpre a funo social e isso causa o dano ambiental. Art. 170, III e VI, CF ordem econmica deve preservar o meio ambiente. Cdigo Florestal, combinado com a CF para argumentar na ACP. A funo social implica obrigaes negativas, no sentido de evitar a prtica de atos que prejudiquem os vizinhos, a comunidade e o meio ambiente, bem como exige o cumprimento de obrigaes positivas que so impostas aos proprietrios em benefcio comum (ex. produtividade da terra). A funo social no caracterstica, qualidade da propriedade, ela faz parte, um elemento integrante. 6. Princpio da RESPONSABILIZAO Art. 225, 3, CF. (Meio ambiente bem de uso comum do povo, bem pblico que no pode ser privatizado, embora alguns de seus elementos possam. gua recurso natural que faz parte do meio ambiente, ela pode ser explorada economicamente, ser objeto de concesso, bem como os minerais.) Fundamento constitucional da responsabilizao penal da pessoa jurdica por crime ambiental. Incidncia das trs esferas de responsabilidade administrativa, civil e penal. 7. Princpio da INFORMAO E DA PUBLICIDADE A publicidade a regra. MP pode requisitar informaes e deve dar publicidade periodicamente a estas informaes, controle de poluentes Exceo: sigilo industrial. A publicidade reduzida, pois a populao em geral no ter esta informao, mas o rgo pblico fiscalizador tem de t-la. Publicidade dar acesso informao. Informao pessoas possam solicitar audincias pblicas nos estudos de impacto ambiental. mais amplo que o princpio da publicidade. Art. 225, 1, IV, CF, e art. 10, Lei 6938/81. 8. Princpio da COOPERAO INTERNACIONAL Adotar tratados. Evitar a poluio transfronteiria e notificar os Estados vizinhos em caso de catstrofe natural ou outras situaes de emergncia. Ex. Uruguaios dizem que a Usina de Candiota causa chuva cida no Uruguai. Brasil nega isso.

* Evoluo da legislao ambiental 1. Ordenaes Manuelinas (1495) e Ordenaes Filipinas (1650) nfase na conservao dos recursos naturais, mas de maneira utilitarista para Portugal (queriam as rvores para ter madeira para construir seus navios). Penas extremamente severas. Modelos econmicos degradadores. 2. Cdigo Civil de 1916 Inspirao no Cdigo Civil de Napoleo (1803), Revoluo Francesa, liberalismo jurdico. Direcionado soluo de conflitos individuais. Artigos 159, 554 e 555 direito de vizinhana. Direito individual o direito mais importante a ser preservado. Voltado soluo de conflitos individuais, no tem artigos que protejam o meio ambiente, porque isso recente. 3. Dcadas de 30 e 60 Promulgao de leis voltadas para a defesa do meio ambiente e de forma setorizada, sem qualquer unidade filosfica: a) Cdigo de guas D 24643, de 10/6/34. b) DL 25, de 30/11/37 organiza o patrimnio histrico e artstico nacional. c) Cdigo Florestal Lei 5197, de 3/1/67. d) Cdigo de Pesca f) g) No existe um sistema, uma viso ambiental, so leis que no se interligam. Dcada de 70 Declarao de Estocolmo Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente conceito de desenvolvimento sustentado. a) Lei 6453/77 Energia Nuclear. b) D 73030, de 30/12/73 cria a SEMA, substituda pelo IBAMA, em 1989, pela Lei 7735, de 22/2/89. Dcada de 80 quando de fato tivemos a produo de legislao ambiental no Brasil. a) Lei 6803/80 zoneamento industrial nas reas crticas de poluio. b) Lei 6902/81 cria as reas de proteo ambiental e estaes ecolgicas. c) Lei 6938/81 Poltica Nacional do Meio Ambiente (regulamentada pelo D 99274/90). e) Constituio Federal de 1988 primeira Constituio a prever um captulo para o Meio Ambiente. Muitos criticam o poder regulamentador do CONAMA. A lei 6938, art. 8, delega a competncia ao CONAMA. Muitas das suas Resolues tm sido questionadas quando constitucionalidade, no pelo poder, mas pelo seu contedo. * Bens e atividades ambientais na CF. Competncias Espcies de competncia constitucional quanto extenso: Competncia a faculdade juridicamente atribuda a uma entidade ou a um rgo para emitir decises. Modalidade de poder para realizar suas funes. A EXCLUSIVA Atribuda a uma entidade com excluso das demais. Ex. art. 21, XXIII competncia exclusiva da Unio para explorar servios e instalaes nucleares. Monoplio da Unio - transporte, fiscalizao, armazenamento. Radioistopos concesso, ex. RX. Responsabilidade civil objetiva.

Art. 225, 6, CF previso em lei federal especfica sobre a localizao da Usina Nuclear. Constituio Estadual RS exige necessidade de plebiscito. B PRIVATIVA a enumerada como da prpria entidade, com possibilidade de delegao e de competncia suplementar (competncia legislativa). Ex. art. 22 e pargrafo nico. Competncia privativa da Unio para legislar sobre responsabilidade civil e penal. RS s pode legislar sobre responsabilidade administrativa, padres de poluio C COMUM, Cumulativa ou Paralela Campo de atuao comum e vrias entidades. Federalismo cooperativo. Os verbos indicam ao. Cada ato do normativo vige em seu territrio. Ex. art. 23. No conflito, vige a lei mais restritiva. Competncia para agir, executiva ou administrativa. Organizao do servio administrativo secretaria. Decretos e Resolues atos normativos que no sejam lei. Exercer o poder de polcia comum, no h competncia privativa para fiscalizao. Ex. usina nuclear em angra Unio tem competncia exclusiva para explorar, competncia privativa para legislar, mas comum para fiscalizar. Fepam (tudo) e Defap (s flora) exercem poder de polcia no RS. Alm disso tambm h os rgos municipais. Art. 23, pargrafo nico LC para regular o federalismo cooperativo nunca foi publicada. J que a competncia comum, pode ocorrer mais de uma sano sobre o mesmo fato, o que proibido, um bis in idem. S pode ser aplicada uma delas. Ex. Fepam faz o auto de infrao e depois a Defap. Um deles vai ter de ceder. A falta da LC causa muitos conflitos por causa disso. A CF diz que a competncia comum e a lei infraconstitucional, Lei 9605/98, disse:
Art. 76. O pagamento de multa imposta pelos Estados, Municpios, Distrito Federal ou Territrios substitui a multa federal na mesma hiptese de incidncia.

Esta soluo inadequada. Ex. derramamento de petrleo da Petrobrs na Baa da Guanabara, em janeiro de 2002. O IBAMA imps uma multa de R$ 50 milhes. Em agosto de 2002, a Refinaria de Araucria, da Petrobrs, derramou 38 milhes de litros de leo. Assim, a Petrobrs foi responsvel pelo mesmo fato novamente. A multa do IBAMA foi triplicada, R$ 150 milhes. O IBAMA ligou para o IAP para no multar, que ele ia fazer isso. O IAP se adiantou e multou em R$ 50 milhes. Confuso, at hoje o IBAMA discute judicialmente com o IAP, porque ele ia multar em R$ 150 milhes e o IAP s podia multar em R$ 50 milhes, e foi o que fez. D CONCORRENTE Possibilidade de dispor sobre o mesmo assunto por mais de uma entidade. Prevalncia das normas da Unio, porque gerais. Ex. art. 24 competncia legislativa. O caput no fala dos Municpios. VI, VII e VIII competncia concorrente, Municpios podem legislar sobre matrias de interesse local, art. 30, II. A Legislao Estadual tem de ser mais rgida que da Unio, seno no teria sentido. Se fosse menos rgida, seria inconstitucional. Estado tem possibilidade de desdobrar a lei para atender s peculiaridades locais.

E SUPLEMENTAR Poder de formular normas que desdobrem o contedo de princpios ou normas gerais ou que supram a ausncia ou a omisso (vcuo). Artigos 24, 2 e 3, correlativa da competncia concorrente. Art. 225, 2, CF. Atividade mineradora degradadora e quem a explora deve indenizar. Plano de recuperao de rea degradada. MP RS pediu dano moral coletivo pela perda da paisagem do Morro da Polcia, que tem um buraco e no pode ser recuperado. Se a ao for procedente, o dinheiro ir para um fundo de preservao. Art. 225, 1, III, CF. Trs categorias de espao protegido: - Mais comum a unidade de conservao. Proteo integral, parques, reservas biolgicas. Varia o grau de preservao de acordo com a utilidade. RPPN. - reas de preservao permanente art. 2 e 3, Cdigo Florestal. - Reservas legais. Se for para diminuir ou alterar a unidade de conservao tem de ser autorizada por lei (no pode ser por Decreto). Art. 22 - guas (IV), trnsito e transporte (XI), jazidas e minas (XII). Competncia privativa da Unio para legislar, quanto a dominialidade do bem Doutrina diz que a competncia concorrente quando for um foco ambiental padres mximos de emisso, cobrar taxa pela explorao do recurso hdrico, com base no princpio do usurio-pagador. Usurio-pagador - para preservar o meio ambiente, proteo do meio ambiente. Dispensa a LC, art. 22, pargrafo nico, seria competncia concorrente. Referncia ao meio ambiente na CF: Art. 5, LXXXIII ao popular. Art. 20 bens da Unio. Art. 23 e 24. Art. 129, III. Art. 170, IV. Art. 174, 3. Art. 186, II. Art. 200, VII meio ambiente do trabalho. Art. 216, V. Art. 220, 3 - propaganda abusiva.

10

29/10/2003 (no fui aula. Xerox Geovana) Conceito de meio ambiente dividido em trs partes. Taxionomia: direito ambiental est entre os direitos difusos. Relaes jurdicas que versam sobre direito ambiental so indisponveis. Competncia para fiscalizar, licenciamento ambiental comum entre Unio, Distrito Federal, Estados membros e Municpios. Os municpios esto excludos do art. 24, a concluso da doutrina que os municpios podem legislar sobre matria ambiental de forma suplementar. A competncia privativa da Unio no atinge matria ambiental. POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Lei 6938/81 Lei mais importante, porque antes dela a legislao ambiental era toda esparsa. Esta lei trouxe um regramento sistemtico sobre meio ambiente, trazendo os conceitos, o sistema, os instrumentos de PNMA, as infraes, a responsabilidade civil pelo dano ambiental. Art. 3, I. Conceito amplo em que tudo meio ambiente. No conceito jurdico. Hoje o conceito de meio ambiente est no art. 225, caput, CF. Art. 3, I conceito de meio ambiente natural. II degradao ambiental Se houver uma alterao em rea de preservao permanente. Conceito de degradao ambiental. Poluio diferente de dano ambiental o conceito de poluio no se confunde com dano ambiental. Art. 3, III. Poluio, degradao da qualidade ambiental. Poluio espcie de degradao ambiental. a) que prejudiquem a sade, a segurana e o bem estar da populao. b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas. c) afetem desfavoravelmente a biota. d) afetem as condies estticas e sanitrias do meio ambiente. e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos. A norma destinada a proteo do homem, atividades sociais e econmicas e meio ambiente. A agresso esttica ao meio ambiente est includo no conceito de poluio. Dano moral coletivo art. 1, lei da ao civil pblica. Lei antitruste. possvel dano moral coletivo, proteo paisagem. Proteo condio esttica do meio ambiente. Bioto lugar e relao entre determinado lugar e vegetais ali existentes. A poluio pode ser material ou imaterial. Ex. de poluio imaterial a poluio sonora. Em Porto Alegre existe em decreto que regra a poluio sonora.

11

Poluio atividade que prejudique a sade. Se h poluio sonora, possivelmente a sade da vizinhana estar prejudicada. O que se consegue provar , por exemplo, que o som incmodo poluio, porque prejudicada o bem-estar da populao. A poluio sonora no s som, tambm trepidao. Se o rudo da atividade ultrapassar Conceito de poluio amplo. Poluio sonora, nuclear, por ondas eletromagnticas poluio imaterial. Ex. Fbrica de cerveja lana poluio orgnica, por ocasio do licenciamento o rgo licenciador do RS FEPAM vai fixar os padres de poluio. A maior poluio que temos orgnica, composta pelo lixo e pelo esgoto. Nossa poluio orgnica. O rgo ambiental vai fixar o padro de DBO. O conceito de poluio no se confunde com dano ambiental. O MP tem que estar reservado para as questes mais importantes. Como saber se um fato dano ambiental? Quem responde isso a doutrina. Dano ambiental, pela doutrina, o fato grave e reiterado. Ex. lanar matrias ou energias em desacordo com os padres ambientais. Ex. fumaa da churrasqueira do vizinho poluio, mas no dano ambiental, porque falta o critrio da reiterao. Exceo: anormalidade no estado puro. um fato grave, episdico, s que os efeitos deste fato ficam no meio ambiente. Ex. derramamento de leo, por um navio, no rio. Tem de haver a interveno do homem para retirar o leo, pois ele perene. Nem tudo vai ser objeto de ao civil pblica. Ex. Promotor telefona para o centro de apoio dizendo que na cidade pegaram uma pessoa com vrios animais silvestres em cativeiro. O que se vai pedir na ao civil pblica nessa hiptese? Obrigao de no fazer? Fazer? Indenizao em dinheiro? Compromisso de ajustamento? At poderia, mas qual o sentido pedaggico? A via administrativa fundamental, o IBAMA vai l, retira os animais e d o destino correto a eles. Uma atuao firme numa relao administrativa com o IBAMA. A orientao que no caso de transao, o compromisso de ajustamento seja em duas vias, e uma delas seja proposta de composio civil e seja enviada para o JEC. A percia fundamental, no se pode arquivar o inqurito civil sem a percia. * Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente Princpios da preveno e precauo tm como finalidade evitar que o dano ocorra. Os instrumentos esto no art. 9, Lei 6831/81. Obs: art. 3, IV, Lei 6938 poluidor, pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel direta ou indiretamente. Poluidor no precisa ser aquele que exerce materialmente a atividade jurdica. Ex. aviao agrcola o funcionrio vai exercer a poluio materialmente, mas no s ele, tambm aquele que contratou o servio. Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA. Art. 6, lei 6938.

12

CONAMA rgo consultivo e deliberativo. Art. 6, II. Finalidade de assessorar Em matria de meio ambiente se legisla por resolues do CONAMA Posio do MP brasileiro reconhecer a atribuio do CONAMA. Ex. em relao aos transgnicos rasgou-se a CF por medida provisria, pois a CF exige o estudo de impacto ambiental. O ato normativo resoluo no pode descumprir o que a lei diz e, quando o CONAMA ultrapassa a lei, a resoluo ilegal. O legislador entende que alguns resduos, como pneus, pilhas e baterias de celular, so de responsabilidade ps consumo. Decreto 4074/2002 as indstrias tm de recolher as embalagens de agrotxicos e dar-lhes o destino adequado. CONAMA Responsabilidade ps consumo pneus. Havia Resoluo dizendo que no se podia importar pneu usado. Todas nossas perdas ambientais esto sendo via Mercosul. Responsabilidade ps consumo. Poder regulamentar do CONAMA. Quando foi publicada a lei de poluio ambiental, no foi includa a poluio sonora. CONAMA competncia, artigos 6, II, e 8. Pode o CONAMA baixar resolues para estabelecer normas. SISNAMA o IBAMA, rgo executor. o rgo federal do meio ambiente, autarquia federal, por isso pode ser plo passivo de ao civil pblica. Competncia para apreenso, multa administrativa por pesca predatria no mar em Rio Grande, quem pode fiscalizar? Competncia comum IBAMA (federal) e Estado. Para legislar a competncia concorrente. A multa aplicada pelos Estados substitui a multa federal no caso concreto. Art. 76, Lei 9605. Declarao incidental de inconstitucionalidade de lei estadual. Ex. ao civil pblica contra a BASF, dizendo que o agrotxico no tinha registro no pas de origem. Escritrio alegou inconstitucionalidade da lei estadual. IBAMA - rgo federal rgos Estaduais - no RS: FEPAM, DEFAP (Departamento Florestal de reas Protegidas). No Sistema Nacional do Meio Ambiente h atribuio ambiental pela Unio, DF, Estados e Municpios. Como aplicar a responsabilidade ps consumo? Falta de coordenao. Instrumentos: art. 9. I estabelecimento de padres de qualidade ambiental. Art. 2, Cdigo Florestal rea de preservao permanente. H trs esferas de responsabilidade civil.

13

Estabelecimento de padres competncia comum. Para agir, pode ser feito tanto pela Unio quanto pelos Estados e Municpios. Lei Estadual 11.520/00. Aplica-se a lei federal, exceto se o Municpio tiver uma legislao mais rgida. A competncia para legislar concorrente e comum para fixar padres. Nos Municpios de Torres, Novo Hamburgo e So Loureno do Sul, os padres so menos rgidos. competncia comum, pode haver padres federais, estaduais e municipais, em caso de conflito aplica-se o mais rgido. S que existe precedente dizendo que o municpio pode aplicar a lei menos rgida. Para que servem os padres de qualidade? Padro de qualidade: limite de aceitao da qualidade do corpo receptor (rio, solo). Padro de emisso: padro, licena de operao vai dizer quanto pode lanar de DBO. o padro definido para aquela atividade. O somatrio do padro de emisso no pode atingir o padro de qualidade. Os padres servem para fixar um limite de tolerncia da poluio. Os padres geram uma presuno juris tantum de inexistncia de dano. A responsabilidade objetiva. O padro de emisso tem a finalidade de gerar a presuno juris tantum e declarar a licitude. Se obedece os padres, est agindo licitamente. II - Publicidade Lei 6938, art. 9, VII, X e XI. A publicidade a regra no direito ambiental, a pessoa pode ir ao rgo de deliberao ambiental para saber os padres de emisso. O princpio da publicidade decorre do direito constitucional de acesso s informaes. Art. 10, 1. Art. 6, 3. Acesso a informao. Art. 225, 1, IV, CF. Publicidade do estudo de impacto ambiental. Exceo: sigilo industrial. Ex. como se produz determinado produto matria sigilosa. III Zoneamento ambiental. Art. 9, II, Lei 6938/81. Consiste na diviso de determinado territrio em parcelas, pela qual o Poder Pblico autoriza o exerccio de determinadas atividades em certas parcelas e probe o exerccio em outras. Lei 6803/80. reas prioritrias para preservao do patrimnio cultural. Tombamento, inventrio e arrolamento. A jurisprudncia afirma que possvel haver declarao judicial de rea preferencial para proteo cultural. O zoneamento urbano e o plano diretor so obrigatrios para a cidade com mais de 20 mil habitantes, art. 182, CF. A propriedade urbana que no cumpre o plano diretor, no cumpre a funo social e contraria norma constitucional. Existe direito adquirido da atividade permanecer definitivamente em determinado lugar? Ex. Brahma tinha se localizado na Cristvo Colombo, em 1930, quando era rea industrial. Ela tem direito adquirido? Muda o plano diretor e a zona deixa de ser industrial e passa a ser residencial. Tem direito adquirido de permanecer naquele local?

14

1a corrente: Hely Lopes Meirelles diz que existe direito adquirido de permanecer no mesmo local, exercendo aquela atividade. O Poder Pblico deve desapropriar, pois h o direito adquirido. Direito a indenizao. 2a corrente: Jos Afonso da Silva. No se pode confundir direito de propriedade com o uso que dela se faz. O uso deslocado do direito de propriedade. No se est impedindo a propriedade, e sim determinado uso. O autor reconhece que, na poca que ele escreveu, os Tribunais davam guarida a indenizao aos proprietrios. 3a corrente: Paulo Afonso Leme Machado defende o direito a indenizao se, no momento que muda o plano diretor, a atividade esta agindo licitamente. Se estava agindo ilegalmente, no pode alegar direito adquirido. Atuao ilcita = violao da licena, no h direito a indenizao. Se a atividade estava cumprindo o plano diretor, o Poder Pblico pode revogar a licena, e a h direito a indenizao. Prof.: o exerccio da propriedade deslocado do direito de propriedade. No Estatuto da Cidade existem diferenas entre o domnio da propriedade e o uso dela. Parece no haver direito adquirido de continuar exercendo a atividade, pois o uso da propriedade deslocado da propriedade. Uso desconforme, mas moderado. Sobrevindo novo plano diretor, aquela atividade no poderia continuar ali, mas ela tolerada. A legislao obriga relocalizao apenas nos casos que, mesmo obedecendo aos padres, continua prejudicando a sade das pessoas. Ex. fbrica da Brhama no tinha mais como fazer o tratamento hdrico. Jurisprudncia: 1- Ao civil pblica em litisconsrcio com o Municpio de Porto Alegre, alegando desacordo com o plano diretor. Ex. final de linha de nibus no Bairro Glria. Poluio sonora, degradao ambiental, tirando a cobertura vegetal quando chovia a gua ia para o o MP perdeu no sentido de relocalizao da atividade, porque o ru alegou o princpio da isonomia, visto que, na mesma rua, havia outra empresa de nibus. 2- MP pediu relocalizao de indstria que fabricava gua sanitria. O MP tem que se preocupar se isso causa dano ambiental ou no. Se no gera dano ambiental, mesmo que no cumpra o plano diretor, no vai entrar com ao civil pblica. A empresa de gua sanitria no cumpria o plano diretor e havia risco populao (poluio), assim, o TJ determinou a relocalizao. reas crticas de poluio lei 6803/80. Decreto-lei 1417/75. Nas reas crticas de poluio h necessidade de zoneamento industrial. As zonas industriais so de trs espcies: a) zona de uso estritamente industrial: art. 2, ZUEI. destinada a localizao das indstrias muito poluidoras. Mesmo com equipamentos de conteno de poluio, continuam causando risco populao. S pode ter aquilo que disser respeito ao exerccio de atividade. b) zona de uso predominantemente industrial: art. 3. Indstrias de mdio potencial poluidor, com instalao de equipamentos no causam dano populao. c) zona de uso diversificado: art. 4. Pequenas indstrias, menos poluidoras, que se relacionam como meio urbano.

15

Excees: art. 8 e art. 10, 4. Quando a indstria, por sua natureza, precise ficar prxima a matria prima. Quem defere a solicitao o rgo licenciador. Indstria na regio metropolitana de Porto Alegre vai ao rgo ambiental e pede para ficar fora da rea industrial. Ex. Riocel, indstria de celulose tem que ficar mais prxima matria prima (eucaliptos). O ato que vai deferir esta exceo do presidente da FEPAM. Este ato discricionrio ou vinculado? O ato vinculado quando a lei d os requisitos e condies para a celebrao do mesmo. E discricionrio quando a autoridade tem livre escolha. A exceo versa sobre ato administrativo vinculado. A autorizao depende da natureza da empresa que precisa ficar prxima matria prima. Ato discricionrio fala de conceitos jurdicos indeterminados, como interesse pblico. IV Licenciamento ambiental Instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Art. 225, 1, IV e V, CF. Art. 9 e 10, Lei 6938/81. Resoluo do CONAMA n 237. Caractersticas um procedimento e veicula o exerccio do poder de polcia, que estabelece limites da atividade poluidora. Princpios Supremacia do interesse pblico na proteo ambiental. Considerao da varivel ambiental na tomada de decises. Publicidade, exceto na matria de sigilo industrial. Preveno. Precauo. Poluidor-pagador. Funes: - Controlar atividades poluidoras, utilizadora de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente impactantes. - Identificao dos riscos. - Identificao das medidas preventivas a serem adotadas para a instalao e funcionamento da atividade. - Internaliza os custos com preveno e reparao de danos. - Obriga monitoramento e renovao de tecnologias. - Impe medidas mitigadoras e compensatrias de danos. ??? Ex. rota do sol. Sempre haver dano. Nesses casos ter de ser compensado o dano, pois a atividade econmica no pode ser impedida. - Demarca limite de tolerncia para definio do dano jurdico (at onde a sociedade admite o dano, de acordo com sua natureza). - Cria presuno relativa de inexistncia de dano (tendncia jurisprudencial). A jurisprudncia tem tendncia de licitude da atividade licenciada. - A violao da licena gera presuno de dano ambiental. Ex. Avipal em Porto Alegre, bairro Cavalhada, tinha sempre reclamao dos vizinhos (penas, sangue, vsceras), tinha que fazer tratamento. Usavam sistema anacrbico, mocroorganismos que consomem porcaria. Ela tinha autorizao para

16

abateria 35 mil aves por dia, mas estavam abatendo 110 mil. Ao civil pblica para pedir a reduo, para abate de 35 mil aves por dia. - Permite o planejamento do desenvolvimento sustentvel, se o imvel est de acordo com a finalidade. * Etapas do licenciamento ambiental Resoluo 237, CONAMA, art. 8, I. - Licena prvia: localizao do empreendimento e projeto. Validade: mximo de 5 anos. Declarao de compatibilidade entre o uso do solo e a atividade escolhida. Prazo: art. 18, I legislao federal. Plano estadual Resoluo CONSEMA, art. 38, de 18/07. Art. 9. Prazo de 2 a 5 anos, quem vai definir o rgo licenciador. - Licena de instalao: art. 8, II, Res. 237, CONAMA. O empreendedor autorizado a dar incio construo do empreendimento. Prazo de validade: 6 anos Legislao estadual Res. 38. Art. 10. Prazo de 1 a 5 anos. - Licena de operao: depois de instalado o equipamento de conteno de poluio, o poder pblico checa e autoriza. Validade: 4 a 10 anos. Legislao estadual - art.11. 4 anos. Quem faz o licenciamento ambiental? A competncia para o licenciamento comum, poder se dar nos trs planos: federal, estadual e municipal. A maioria da doutrina sustenta a inconstitucionalidade da Resoluo 237.
Art. 7 - Os empreendimentos e atividades sero licenciados em um nico nvel de competncia, conforme estabelecido nos artigos anteriores.

CF competncia comum. Art. 23, VI e VII. O IBAMA pode licenciar e o Estado impugnar. - art. 10 prev o rgo estadual do SISNAMA para o licenciamento ambiental, a Resoluo inconstitucional, pois deu competncia para os municpios, quando a lei que ela est regulamentando no prev isso. - ato administrativo inferior no pode alterar disposio de lei. A resoluo 237 de 97 e at hoje no foi declarada a inconstitucionalidade. A resoluo sim inconstitucional, mas ela muito til. Os municpios precisam fazer o licenciamento das atividades de impacto ambiental. Conceito de licenciamento ambiental, art. 1, I, Res. 237. Procedimento administrativo.
I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais , consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

Competncias para o licenciamento ambiental: - IBAMA. Art. 4.

17

Art. 4 - Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, rgo executor do SISNAMA, o licenciamento ambiental, a que se refere o artigo 10 da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de mbito nacional ou regional, a saber: I - localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em pas limtrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econmica exclusiva; em terras indgenas ou em unidades de conservao do domnio da Unio. II - localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados; III - cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do Pas ou de um ou mais Estados; IV - destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estgio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicaes, mediante parecer da Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN; V- bases ou empreendimentos militares, quando couber, observada a legislao especfica. 1 - O IBAMA far o licenciamento de que trata este artigo aps considerar o exame tcnico procedido pelos rgos ambientais dos Estados e Municpios em que se localizar a atividade ou empreendimento, bem como, quando couber, o parecer dos demais rgos competentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, envolvidos no procedimento de licenciamento. 2 - O IBAMA, ressalvada sua competncia supletiva, poder delegar aos Estados o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de mbito regional, uniformizando, quando possvel, as exigncias.

- Estadual. Art. 5. Supra municipal, unidades de conservao estaduais, reas de preservao permanente, delegados pela Unio.
Art. 5 - Compete ao rgo ambiental estadual ou do Distrito Federal o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades: I - localizados ou desenvolvidos em mais de um Municpio ou em unidades de conservao de domnio estadual ou do Distrito Federal; II - localizados ou desenvolvidos nas florestas e demais formas de vegetao natural de preservao permanente relacionadas no artigo 2 da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, e em todas as que assim forem consideradas por normas federais, estaduais ou municipais; III - cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municpios; IV delegados pela Unio aos Estados ou ao Distrito Federal, por instrumento legal ou convnio. Pargrafo nico. O rgo ambiental estadual ou do Distrito Federal far o licenciamento de que trata este artigo aps considerar o exame tcnico procedido pelos rgos ambientais dos Municpios em que se localizar a atividade ou empreendimento, bem como, quando couber, o parecer dos demais rgos competentes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, envolvidos no procedimento de licenciamento.

- Municipal. Art. 6. Impacto local.


Art. 6 - Compete ao rgo ambiental municipal, ouvidos os rgos competentes da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local e daquelas que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convnio.

18

05/11/2003 Prof. Annelise Monteiro Steigleder Lei 9605/98 Trata da responsabilidade civil, administrativa e penal. Ordenamento jurdico busca a represso da lesividade ambiental. Nos dois primeiros encontros o enfoque era mais preventivo, como planejar a atividade econmica, fazer com que elas se tornem atividades sustentveis. nfase na preveno, evitar o dano ambiental. Permitir que haja uma alterao no modus operandi da empresa, para que o dano no venha a acontecer, para que o risco no se materialize numa degradao. Uma vez violados aqueles objetivos de preveno de dano e de alterao daquele modus operandi lesivo o caso de responsabilidade ambiental e ela trplice, se d em trs esferas concomitantes e autnomas: Administrativa Criminal Civil obrigao de reparar os danos ambientais. o mesmo que ocorre na infrao administrativa de trnsito, que vai desencadear responsabilidade civil reparao de danos materiais e morais; e o mesmo fato vai resultar em crime de leses corporais culposas, pelo menos. Esta estrutura da responsabilizao em esferas distintas e simultneas transportada para o direito ambiental. o mesmo raciocnio. O mesmo fato de poluio vai desencadear responsabilidade, civil e criminal. 1 responsabilizao RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA Guarda relao direta e imediata com o licenciamento, estudo de impacto ambiental, enfim, com toda tutela preventiva j trabalhada. J a competncia para exercer a responsabilidade administrativa exatamente daqueles rgos com poder de polcia que impuseram o licenciamento ambiental, que impuseram a exigncia de estudo de impacto ambiental, a competncia a mesma. Mesmos rgos, com atribuies para exercer o poder de polcia, vo poder impor estas responsabilidades para a hiptese de os empreendedores violarem os preceitos da defesa ambiental, ou as normas de proteo ambiental ligadas s atividades. Ex. IBAMA licenciamento (reas de interesse da Unio). Atividade de impacto nacional, regional, que envolvam leso a bens da Unio; impacto em mais de um Estado; ou em reas de domnio da Unio; fronteira. Estado licenciamento de atividade de impacto regional: leso a mais de um municpio. Municpio impacto local. Este mesmo critrio vai ser utilizado para imposio de responsabilidade administrativa (estes mesmos entes). Conceito de infrao administrativa art. 70, Lei 9605/98 infraes administrativas e dos crimes ambientais.
Art. 70. Considera-se infrao administrativa ambiental toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente. 1 So autoridades competentes para lavrar auto de infrao ambiental e instaurar processo administrativo os funcionrios de rgos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalizao, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministrio da Marinha.

19

2 Qualquer pessoa, constatando infrao ambiental, poder dirigir representao s autoridades relacionadas no pargrafo anterior, para efeito do exerccio do seu poder de polcia. 3 A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infrao ambiental obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante processo administrativo prprio, sob pena de co-responsabilidade. 4 As infraes ambientais so apuradas em processo administrativo prprio, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditrio, observadas as disposies desta Lei.

Tipo administrativo aberto, vai remeter para outras normas de natureza administrativa. Qualquer regra jurdica que trate de proteo ambiental, que condicione as atividades potencialmente lesivas, uma vez violadas, a conseqncia imediata vai ser o desencadeamento desta responsabilidade administrativa. Vai ser imprescindvel que a autoridade administrativa trate de descrever, quando do auto de infrao, o art. 70 e a legislao que vai completar este artigo, porque nesta legislao (que foi violada) que vamos ter realmente o preenchimento do contedo do art. 70 (que aberto e que necessita de normas de outras reas do direito ambiental, como por exemplo, Portarias do IBAMA, Resolues do CONAMA, Cdigos do Meio Ambiente, leis de resduos slidos, um leque imenso de legislao administrativa que poder ser violada). exatamente a combinao destes dispositivos que vai nos indicar qual foi, especificamente, a norma administrativa que foi violada. Tipo aberto, que necessita de uma considerao no caso de imposio de pena de multa. Utiliza-se o Decreto Federal 3169/99 para fim de caracterizao da multa. Atentar para o princpio da tipicidade, buscar a construo da infrao administrativa luz de toda legislao administrativa ambiental aplicvel, mas para fins de imposio da sano de multa, vamos ter de buscar a descrio desta conduta no Decreto, que o que regulamenta a Lei 9605 para imposio desta penalidade. J que a lei tem os critrios gerais em matria de multa2, mas no chega a individualizar as condutas na prpria lei, quais vo ser as multas aplicveis, esta tarefa foi deixada para o Decreto. Isso no mbito Federal, porque no mbito Estadual e Municipal podero haver suas respectivas sanes. No s no Decreto municipal ou estadual, mas tambm no Cdigo de Posturas do municpio ou em outras legislaes municipais. Esta tipificao para fim de multa vai ser necessria, pois no pode ser to aberto, como para a caracterizao de outras infraes administrativas, que sero sujeitas a advertncia mais ligadas finalidade de adequao da atividade, porque a multa tem finalidade punitiva. Desta forma, para fins de sua imposio tem de haver uma individualizao, uma descrio destas condutas. Em termos de construo do tipo administrativo, tem de ver estas duas dimenses: - descrio em si da infrao administrativa, uma norma aberta que vai ser preenchida pela legislao violada e pelo Decreto, que impe a pena de multa nos casos concretos. Para esta multa imprescindvel que haja este detalhamento. - outro aspecto importante diz com a natureza desta responsabilidade administrativa objetiva ou subjetiva. No h consenso. Posio predominante de que a responsabilidade administrativa tambm objetiva, assim como ocorre na responsabilidade civil, portanto, bastaria a mera voluntariedade, que o agente estivesse voluntariamente violando a legislao administrativa e, portanto, seria necessrio que ele tivesse capacidade de compreender este carter ilcito, para que sua ao fosse dirigida para aquela finalidade de violao da norma. Mas no no sentido de dolo, entretanto de mera voluntariedade de realizar a conduta, independentemente de querer ou no o resultado. No o dolo dirigido para o resultado ilcito, mas uma voluntariedade quanto prtica daquela conduta especfica. Seria o caso de uma empresa que voluntariamente exerce um determinado empreendimento industrial e voluntariamente deixa de dar uma manuteno adequada para aquele sistema de tratamento de afluentes, no que haja necessariamente o dolo numa situao dessas, s vezes uma mera negligncia.

Mnimo e mximo, base de clculo

20

Isso no seria passvel de mensurao, de avaliao, para esta primeira corrente, que sustenta que a mera voluntariedade j implica responsabilidade administrativa, que eventualmente a poluio pode ser causada por uma situao acidental (houve algum sistema de tratamento e independe da vontade das pessoas). Ento, neste sentido, pela mera voluntariedade, em que a responsabilidade administrativa seria sempre objetiva h a posio de Nei Bello Filho, que elucida isso com a prpria redao do Decreto 3189, que, embora tenha sido bastante amparado pelo contedo dos crimes ambientais, ali no foi previsto nenhuma conduta culposa, mas simplesmente se satisfazem com a simples voluntariedade. No h nenhuma previso de conduta culposa para imposio de multa no caso de o agente agir com culpa. Por isso, no entendimento dele, esta responsabilizao seria sempre objetiva. No entanto, outros autores (Heraldo Garcia, que tem uma teoria geral da responsabilidade administrativa, que se aplica a qualquer seara do Direito Administrativo3) sustentam que necessria culpabilidade tambm na esfera administrativa e que a responsabilidade subjetiva, portanto. Deve sempre demonstrar a culpa/dolo e, por outro lado, se o agente demonstrar que o fato foi meramente acidental ou ocasionado por uma situao de fora maior, caso fortuito, ou erro invencvel vai conseguir excluir sua responsabilidade. Tambm Celso Bandeira de Mello sustenta que a responsabilidade subjetiva, e no RS, Fbio Medina Osrio. Posio bem antagnica. Responsabilidade objetiva basta a voluntariedade. Responsabilidade subjetiva quase um paralelo com o direito penal, admitindo as mesmas excludentes de ilicitude e culpabilidade, entendendo que toda a teoria aplicada para a excluso da culpabilidade penal pode ser utilizada tambm na seara administrativa. Mais conflituoso na rea ambiental porque a competncia concorrente, art. 24. Cdigo Estadual Ambiental, art. 6, Lei 8521/00. Independente de culpa/dolo. No mbito da legislao federal, a Lei 9605 no diz nada neste sentido e simplesmente diz que a violao s normas de proteo do meio ambiente caracteriza a infrao administrativa, e nada mais fala. A doutrina se debate se responsabilidade objetiva ou no. Por isso, se a pessoa multada pelo IBAMA, ela vai poder discutir tudo isso, porque a Lei 9605 omissa. J no mbito da responsabilizao administrativa imposta pelo Estado, h norma especfica e vem se aplicando no RS a responsabilidade administrativa objetiva. Judicirio no aceita os argumentos de que caberia a demonstrao da culpa ou do dolo. Situao bastante peculiar que se instaurou no nosso Estado a vista do disposto no art. 100, Cdigo Estadual do Meio Ambiente. Outro aspecto interessante que, diferentemente do que ocorre na responsabilidade civil, ela pessoal, no situao de responsabilidade solidria, vige o princpio da pessoalidade. Cada agente poluidor deve responder pessoalmente pela infrao administrativa, por fato individual seu, no se trata de responsabilidade solidria, pelo todo, vige o princpio da pessoalidade, cada um se responsabiliza pela conduta, ato individual seu. Auto de infrao deve individualizar as condutas por causa disso (pessoalidade). Cada um pessoalmente responsvel por aquela infrao administrativa. Art. 70, 1 - competncia em matria administrativa. Deveria estar tratando de uma especificao do art. 23, CF (competncia concorrente do poder de polcia). Lamentavelmente ele no deu critrios mais seguros, de sorte que aqui tambm se estabelece uma divergncia bem acentuada sobre quem ser a autoridade com interesse predominante nesta matria, para fins de imposio destas sanes administrativas, ou seja, havendo sobreposio de atuaes (Unio,
3

Tributrio, previdencirio, ambiental, consumidor.

21

Estados e Municpios) a quem compete prioritariamente a imposio da multa, quem vai arrecad-la. Existe a regra que probe o bis in idem, por isso no pode cumular as penas pecunirias. Como resolver este possvel conflito? Art. 76, Lei 9605/98, preceitua o pagamento que o pagamento da multa imposta pelos Estados ou Municpios substitui a federal na mesma hiptese de incidncia. D predominncia da atuao local. No entanto, a constitucionalidade deste artigo no pacfica. A doutrina se insurge contra ele, aduzindo que ele viola o princpio da predominncia do interesse, quando o conflito envolve questes relativas, diretamente, com os interesses da Unio. A competncia da Justia Federal, definida na CF, critrio interpretativo para este tipo de problema. E este critrio teria sido completamente ignorado pelo art. 76. Para a competncia comum deveria ser LC (pargrafo nico do artigo 23) e esta LC deveria ter resolvido este problema para evitar a sobreposio de atuaes. Como at hoje a LC no foi criada, doutrina e jurisprudncia instalam outros critrios para soluo destes impasses, que passam pela adoo do princpio da predominncia do interesse, em que deveria sempre perceber qual o ente que teria a competncia legislativa sobre determinado assunto. Este seria o 1 critrio para exercer o poder de polcia qual o rgo com competncia privativa legislativa. A Unio merecia uma atuao destacada, e no os Estados ou Municpios. Da forma que o art. 76 est hoje, se o IBAMA exerce o poder de polcia adequadamente e impe multa, e se o Municpio tambm autuar, a multa ser sempre do Municpio, mesmo que o IBAMA tenha sido diligente para cuidar do bem do domnio da Unio. Vrios autores (Flvio Castro, Wladmir Passos de Freitas) vm apontando problemas no art. 76. Dois critrios interpretativos (j que no h a LC do pargrafo nico do art. 23): 1 Flvio Castro, Wladmir, Nei Bello Filho Para identificar a competncia comum (23, CF, e 70, 1, L 9605), o critrio primordial definir quem tem a competncia legislativa privativa para exercer, regular a situao especfica. Outro critrio verificar o bem, servio e interesse. Em se tratando de bens de domnio da Unio, caberia a ela exercer o poder de polcia e os demais atuariam de forma supletiva. Admite atuao supletiva dos demais para suprir. Defende a inconstitucionalidade do art. 76. 2 Paulo Jos Farias Situao diferente da anterior. A CF um sistema federativo, em que cada ente tem autonomia e com isso ela recepcionou o princpio da descentralizao administrao, e tudo aquilo que puder ser exercido na esfera local dever ter preferncia em relao s esferas descentralizadas. Adota o princpio da subsidiariedade, a esfera local em predominncia sobre as esferas mais distantes do problema, que tem uma atuao meramente subsidiria princpio federativo. Valorizao dos poderes locais, ento uma descentralizao. E a conseqncia disto a constitucionalidade do art. 76. Acolheu o princpio da subsidiariedade, privilegiando a atuao local. No existe nenhum precedente avaliando o art. 76, mas vamos ter, pois h o caso de derramamento de leo da Petrobrs no Paran. Estado e IBAMA multaram. A Petrobrs impetrou mandado de segurana contra o IBAMA, que ainda no foi decidido. Um dos maiores problemas sobre a responsabilidade administrativa, hoje, exatamente este, a definio de competncia, que resvala na indefinio, havendo estas duas posies. Art. 70. Consagrao do princpio de que toda pessoa que tiver conhecimento de infrao administrativa tem o direito de petio. Reclamao sobre infraes administrativas.

22

Cria, em contrapartida, um dever do agente pblico, dever funcional de agir para evitar o fator de risco, sob pena de responsabilidade administrativa. Sob pena de co-responsabilidade administrativa. Mas vai ter de ser instaurada sindicncia no pode ser previamente punido. 3 - punio para o agente omisso/inerte ao receber a representao administrativa. Processo administrativo para garantir a ampla defesa e o contraditrio para o autuado. Lei 9487/99 processo administrativo federal. No mbito dos Estados e Municpios, deve seguir o procedimento administrativo nas respectivas estncias. Prazos - art. 71
Art. 71. O processo administrativo para apurao de infrao ambiental deve observar os seguintes prazos mximos: I - vinte dias para o infrator oferecer defesa ou impugnao contra o auto de infrao, contados da data da cincia da autuao; II - trinta dias para a autoridade competente julgar o auto de infrao, contados da data da sua lavratura, apresentada ou no a defesa ou impugnao; III - vinte dias para o infrator recorrer da deciso condenatria instncia superior do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, ou Diretoria de Portos e Costas, do Ministrio da Marinha, de acordo com o tipo de autuao; IV cinco dias para o pagamento de multa, contados da data do recebimento da notificao.

20 dias para oferecimento da impugnao, a partir do conhecimento do auto de infrao. 30 dias para julgar a impugnao. Mantida a deciso, 20 dias para o recurso instncia superior, dentro do prprio ente administrativo (Municpio Municpio. No pode Municpio - Estado). Uma vez esgotada a esfera recursal o agente tem 5 dias para pagar a multa. Fora isso (prazos), segue a lei 9487 processo administrativo. Prazo prescricional de 5 anos, matria administrativa. Sanes - art. 72.
Art. 72. As infraes administrativas so punidas com as seguintes sanes, observado o disposto no art. 6: I - advertncia; II - multa simples; III - multa diria; IV - apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao; V - destruio ou inutilizao do produto; VI - suspenso de venda e fabricao do produto; VII - embargo de obra ou atividade; VIII - demolio de obra; IX - suspenso parcial ou total de atividades; X (VETADO) XI - restritiva de direitos. 1 Se o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infraes, ser-lhe-o aplicadas, cumulativamente, as sanes a elas cominadas. 2 A advertncia ser aplicada pela inobservncia das disposies desta Lei e da legislao em vigor, ou de preceitos regulamentares, sem prejuzo das demais sanes previstas neste artigo. 3 A multa simples ser aplicada sempre que o agente, por negligncia ou dolo: I - advertido por irregularidades que tenham sido praticadas, deixar de san-las, no prazo assinalado por rgo competente do SISNAMA ou pela Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha; II - opuser embarao fiscalizao dos rgos do SISNAMA ou da Capitania dos Portos, do Ministrio da Marinha. 4 A multa simples pode ser convertida em servios de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente. 5 A multa diria ser aplicada sempre que o cometimento da infrao se prolongar no tempo. 6 A apreenso e destruio referidas nos incisos IV e V do caput obedecero ao disposto no art. 25 desta Lei. 7 As sanes indicadas nos incisos VI a IX do caput sero aplicadas quando o produto, a obra, a atividade ou o estabelecimento no estiverem obedecendo s prescries legais ou regulamentares.

23

8 As sanes restritivas de direito so: I - suspenso de registro, licena ou autorizao; II - cancelamento de registro, licena ou autorizao; III - perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais; IV - perda ou suspenso da participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; V - proibio de contratar com a Administrao Pblica, pelo perodo de at trs anos.

Funes que as sanes exercem adequao da atividade. Coage o agente a adequar sua atividade. Presuno de veracidade. Cabe ao administrado desconstituir o auto de infrao. nus da prova do autuado. Presume-se que a autoridade administrativa cumpriu as medidas necessrias para fazer cessar o dano (agiu para adequar a atividade violadora). * Advertncia mais branda. Fixao de um prazo para que o autuado adapte sua atividade s normas. Aplicada quando no estiver ocorrendo risco concreto ao meio ambiente. Mera irregularidade. Pode ser cumulada com outra medida necessria: Recolhimento do material; suspenso parcial da atividade * Multa simples Art. 72, 3. Peculiaridades (discusses). Duas posies divergentes: majoritria. Trs hipteses para sua aplicao. - Prtica de ilcito administrativo e caracterizado no D 3159 ou na legislao estadual ou municipal respectiva. Enquadramento tpico da conduta multa sem prvia advertncia. - agente foi previamente advertido e, culposa ou dolosamente, viola esta advertncia (no que a culpa ou o dolo sejam exigidos para toda a infrao administrativa). Multa administrativa. - opuser embarao a ao fiscalizadora. Multa administrativa. Multa pode ser aplicada em qualquer hiptese que esteja tipificada no Decreto 3159/99 ou nas legislaes estaduais, municipais. Art. 72, 3 (descumprimento prvia advertncia, exige culpa ou dolo; quando o agente criar embarao ao fiscalizadora dos agentes ambientais). Esta a posio predominante na jurisprudncia. Minoritria: - sempre necessria prvia advertncia. A multa vai ser conseqncia da violao da advertncia (que condio para a multa). Salvo quando houver embarao na atuao dos agentes ambientais, quando no necessrio culpa ou dolo, se aplica direto a multa simples. Jurisprudncia d amparo primeira posio (no necessria prvia advertncia). Diferencial em relao multa do Cdigo Penal (no dia-multa) critrio da base de clculo unidade lesada. Objeto material que foi impactado, que foi degradado. Art. 74. Medida. Critrio prprio objeto material. Artigo 15 do Decreto. Flora hectare, metro cbico de madeira apreendida... Proporcionalidade com a gravidade da infrao que pode ser temperado com a situao econmica do agente. Art. 6, Lei 9605/98 dosimetria aplicvel tanto ao juiz quanto autoridade administrativa.

24

Carter secundrio, porque as multas j saem com um valor elevado. Na prtica acaba no tendo muita influncia. O que ocorre que muitas vezes no paga a multa, vai ser extrada certido de dvida ativa para executivo fiscal, que vai ser infrutfero pela inexistncia de bens (incapacidade econmica do autuado). Possibilidade de converso em servios de melhoria e conservao da qualidade do meio ambiente. Art. 72, 4. Projeto de recuperao ambiental, por exemplo, favorece a sociedade, ao invs de ir para o Fundo (que muitas vezes no tem um controle). Outra possibilidade a de o autuado celebrar um Termos de Ajustamento de Conduta com a autoridade ambiental (assim como celebra com o MP), que ter fora de ttulo executivo extrajudicial. Se cumpridas as condies, obrigaes ajustadas isso vai conduzir para a reduo da multa em 90% Decreto 3159, art. 61. Conduz para a adequao da atividade e tem carter educativo. * Multa diria. Art. 72, 5. Mesma funo da astreinte. Visa coagir o obrigado a cumprir com a obrigao, tendo em vista o risco da infrao perdurar no tempo. Infrao permanente ou ela continuada, em que necessrio que o agente implemente imediatamente algum tipo de conduta para fazer cessar a degradao ambiental. A multa diria tem o efeito coercitivo sobre o agente poluidor. Infrao se prolonga no tempo e o objetivo fazer com que ela cesse imediatamente. * Art. 72, IV.
IV - apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao;

Visa coibir, suprimir a ao de lesividade. Critrio art. 25, Lei 9605/98, tambm regula apreenso na esfera policial (para crimes e infraes administrativas). Seres vivos so libertados. Bens perecveis madeira, alimentos, peixes so doados a instituies de caridade ou outras instituies assistenciais. No perecveis destrudos ou doados a instituies. Art. 25, 4 - instrumentos vendidos reciclagem. Ex. redes de pesca, armas so vendidos. Apenas uma regra do Decreto foge regra do art. 25 destino das embarcaes e veculos. Art. 2, 6, VIII, Decreto permite a devoluo para o agente autuado desde que ajuze impugnao administrativa (no se exige cauo prvia) ou pague. Discusso muitas vezes so instrumentos da infrao, e o art. 25 no permite sua devoluo. Assim o Decreto teria extrapolado os limites do art. 25, mas os Tribunais tem determinado a devoluo com fundamento no Decreto.
* V - destruio ou inutilizao do produto;

Ex. transgnicos.
* VI - suspenso de venda e fabricao do produto; * VII - embargo de obra ou atividade;

Ex. obra fora dos limites da autorizao.


* VIII - demolio de obra;

Ex. obra construda fora do zoneamento. Normalmente medida secundria, primeiro aplica embargo cumulado com advertncia. Depois promove a demolio.

25

* IX - suspenso parcial ou total de atividades;

Atividade em desacordo com as normas de direito ambiental e que causem danos ambientais. Qualquer uma das medidas vai ser sempre condicionada aos princpios da adequao e proporcionalidade. No exagerada, razovel. Possibilidade ou no de o poder Judicirio revisar a multa? Qual a mais adequada? Duas posies: - Invaso de competncia de um poder em outro poder. Invaso do mrito administrativo. S poderia anular a multa e no corrigir o valor, dizendo qual a multa adequada. - Outra posio, de Celso Bandeira de Mello. Pode tambm fazer este controle porque o critrio de dosimetria destas sanes legal (art. 6) e quanto h excesso, h ilegalidade e o controle de legalidade pode ser feito pelo Poder Judicirio.
* XI - restritiva de direitos. 8 As sanes restritivas de direito so: I - suspenso de registro, licena ou autorizao;

Quando pode ser sanada. Atividade vai ser adequada neste perodo.
II - cancelamento de registro, licena ou autorizao;

Art. 19, Resoluo 237/97. Quando pode ser cancelada violao das condies da licena ambiental.
III - perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais;

Benefcio relacionado atividade/obra que gerou a infrao administrativa. No qualquer benefcio que a pessoa tenha, tem de ser relacionado com a atividade. Esta a interpretao doutrinria.
IV - perda ou suspenso da participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito;

Ex. obra financiada.


V - proibio de contratar com a Administrao Pblica, pelo perodo de at trs anos.

Interpretao restritiva. Dentro do prprio nvel de governo ligado ao rgo autuante. Ex. fiscalizao do IBAMA perder direito de contratar com a Administrao Pblica Federal, e no de qualquer nvel, que seria muito gravoso. A doutrina e o Poder Judicirio fazem esta interpretao restritiva. CRIMES AMBIENTAIS. Tutela penal ambiental consolidao de vrios tipos em outras normas ambientais Cdigo Florestal, de Caa. Lei 9605/98 consolidou os vrios tipos dando uma uniformizao e d uma parte geral microssistema ambiental. Procura dar uma resposta contra a lesividade ambiental. Direito penal constitui um poder de coero importante. Pessoas se aterrorizam e deixam de praticar delitos ou buscam se adequar rapidamente. Preveno de danos. Alm de infrao administrativa tambm crime. Responsabilidade penal para punir mais gravemente fato que tambm se caracterizou como infrao administrativa. Artigos na lei 9605. Maior parte dos tipos diz respeito a atuar, a exercer atividade ambiental sem licena, sem autorizao, pescar com equipamentos proibidos Atividades disciplinadas na norma administrativa e uma vez violadas acaba se tornando um fato tpico (alm da responsabilidade administrativa e civil). O direito penal funciona com um instrumento de efetividade.

26

Caracterstica geral * Utilizar normas penais em branco, faz referncia a atos administrativos que tem disciplinamento mais detalhado da atividade que foi violada. Ex. art. 34, lei 9605 perodo e local portaria do IBAMA O mesmo ocorre na lei de Txicos (portaria). Norma penal em branco outras normas, principalmente de direito administrativo. Portarias, listas oficiais de proteo fauna, atos administrativos que disciplinam a conduta que est sendo incriminada. * Tipos abertos, que contm elementos normativos. Ex. rea de preservao permanente, sem licena ambiental, sem autorizao administrativa. Conceitos normativos cujo contedo ter de ser esclarecido por outras legislaes. Cdigo Florestal rea de preservao permanente. Art. 40 danos unidade de conservao. Cdigo de Fauna crime de caa, fauna silvestre. Alguns dizem que ofende o princpio da segurana jurdica, mas que d efetividade norma. * Princpio da reparao do dano ambiental Penas de prestao pecuniria. Art. 12. Pagamento em dinheiro vtima Possibilidade de compensao na reparao cvel. Carter reparatrio para a vtima desde logo. Art. 17 sursis especial exige a reparao do dano. um elemento de presso. Art. 19 critrio para elaborao do valor da fiana. Percia ambiental importante para indicar o valor a ser pago. A percia vai dar a informao sobre a gravidade do fato. Art. 20 peculiaridade - sentena penal condenatria indenizao para a vtima. Crime vai atingir o meio ambiente (bem de uso comum do povo) e as pessoas titulares do objeto material fauna, flora que vo poder receber. Ex. casa de 1800, tombada, mas que privada. pichada. O dono recebe indenizao. Sentena penal vai indicar os valores mnimos da indenizao e o MP vai poder executar a sentena. Fixa o valor da pena e tambm a indenizao pelo dano ambiental. Se acha que o valor pouco, pode ajuizar outra ao (de reparao). Princpio da reparao art. 27 e 28. Transao penal, diferente na lei 9099/95, em que h a extino da punibilidade com a transao penal. Composio civil extingue a punibilidade. Na lei 9605, art. 27, no basta a composio com a vtima ou o MP. Isso condio de procedibilidade. S se aplica aos crimes ambientais da lei 9605. Agente faz compromisso de ajustamento de conduta com o MP e leva isso audincia preliminar para ter direito aplicao imediata de pena restritiva de direito. Ou o acordo em audincia na ao civil pblica, ou com a vtima individualmente (titular do objeto material). A composio civil no quer dizer que reparou o dano. Basta ter assumido o compromisso de reparar o dano.

27

Art. 28. Suspenso condicional do processo. Finalidade voltada para a reparao do dano. Ru condio de recuperar o dano ambiental. Prazo de 2 a 4 anos para recuperar o dano ambiental. Percia para identificar se o dano reparvel e para ver se houve dano ambiental (crime de resultado), pois o crime pode ser de mera conduta e no h dano. Obrigatria que haja a reparao do dano para ter extinta a punibilidade. O agente vai ser denunciado criminalmente. Condio impositiva para o sursis a reparao do dano ambiental. Neste meio tempo tem de reparar o dano para haver a extino da punibilidade. Findo o prazo feito um laudo. Pode prorrogar por mais 5 anos. Suspende o prazo prescricional e no se exigem as demais condies. Passados os 5 anos feito novo laudo pericial. No havendo reparao do dano, prorroga-se por mais 5 anos. Tem 12 a 14 anos para recuperar o dano ambiental. Esgotado o prazo mximo a extino da punibilidade s ocorre aps o laudo que comprove que o agente fez tudo que era possvel para reparar o dano ambiental. Condicionada prova de que o dano foi reparado. Isso para crimes com dano e que sejam reparveis. Crimes de mera conduta (sem resultado) e danos irreversveis, preciso adotar outras medidas, condies da suspenso condicional do processo. Caractersticas gerais Bem jurdico protegido o meio ambiente. Objeto material do crime flora, fauna O meio ambiente no aproprivel por algum, indivisvel, difuso. Mas pode haver vtimas individuais, pois so titulares do elemento corpreo que compe o meio ambiente (ex. art. 12). So duas vtimas: sociedade (difusidade) e o titular do elemento corpreo (objeto material degradado, vtimas reflexas da leso ambiental ao bem difuso). Art. 12, 20 Norma penal em branco, ex. art. 34. Tipos abertos descrio incompleta que preenchida no caso concreto (como no caso do crime culposo, descreve que houve negligncia, imprudncia ou impercia). Descrever o que foi o dano, o que ele representou. Utilizao de crimes de perigo, inclusive, perigo abstrato. Ex. art. 42 periculosidade do balo. Essencialmente perigoso. Por isso o fabricar j enquadrado como tipo penal.
Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar bales que possam provocar incndios nas florestas e demais formas de vegetao, em reas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Art. 51. Motoserra.


Art. 51. Comercializar motosserra ou utiliz-la em florestas e nas demais formas de vegetao, sem licena ou registro da autoridade competente:

O mero comercializar, sem autorizao, j faz presumir o fim ilcito, o perigo abstrato. Tambm h crimes de perigo concreto. Art. 54, 3. Poluio perigo concreto.

28

Art. 54. Causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora: 3 Incorre nas mesmas penas previstas no pargrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precauo em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversvel.

Pessoa deixou de adotar medida de precauo imposta pelo poder pblico, diante de uma situao concreta de dano ambiental, grave e irreversvel. Art. 54, caput. Tambm perigo concreto. Possam resultar Provoquem resultado. Nem todos os crimes exigem resultado, em muitos o mero perigo suficiente para o enquadramento penal. Art. 2. Sujeito ativo pessoa fsica. dividido em duas partes:
Art. 2 Quem, de qualquer forma, concorre para a prtica dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de pessoa jurdica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prtica, quando podia agir para evit-la.

Na 1a parte, h a adoo do art. 29, CP, tem a mesma ratio. Aplica-se a teoria do domnio do fato, autor, co-autor, partcipe. Na 2a parte, crime comissivo por omisso. Pessoa fsica. Primeira parte do art. 2 Possibilidade de responsabilizar todo aquele que participa na cadeia causal e aquele que pratica o verbo nuclear do tipo. - dirigente da pessoa jurdica responsabilidade na medida que deliberou, mandou, decidiu. Quanto mais complexa a empresa, mais separadas estaro estas funes. - executor muitas vezes um pobre coitado, um funcionrio sem domnio do fato. Mas tambm pode saber o que faz. Depende do contexto. S o caso concreto vai dizer o grau de culpabilidade que cada um tem, dirigente e executor. Muitas vezes tem mais culpabilidade quem delibera, que aquele que pratica o verbo nuclear, s o caso concreto vai determinar isso. Quem delibera crebro da PJ, figura importante, porque a partir dela vai se projetar a possibilidade de responsabilizao penal da prpria pessoa jurdica (art. 3). A vontade da pessoa jurdica vai ser extrada da. Posio dele decisiva, inclusive, para fins de projetar a responsabilidade penal da pessoa jurdica, pois a deciso tomada para beneficiar a empresa. Art. 29. Teoria monista fato nico, indivisvel mesmo praticado por diversos agentes. Teoria do domnio do fato co-autoria, participao. Dirigente da pessoa jurdica a partir dele vai se extrair a possibilidade de responsabilizao da pessoa jurdica. O ato de determinar que outrem o faa atrai, para quem detm a direo da empresa ou a responsabilidade pelo fato tpico posteriormente praticado. Desta deliberao, deciso, projeta-se a responsabilizao da prpria pessoa jurdica (art. 3). Interpretao do art. 2 vinculada com o art. 3.

29

No repete s o art. 29, CP, mas possibilita a responsabilizao do dirigente e, posteriormente, da pessoa jurdica. ( o ponto de partida). Deve demonstrar: - nexo de causalidade entre a deliberao (poder decisrio) e os demais atos subseqentes, que o preposto agiu absolutamente por determinao do administrador. - determinao o executor cumpriu determinao do administrador. A determinao, s vezes, implcita, vai ser extrada das provas dos fatos, presumida pelo tipo de ordem. Vai depender do tipo de ao. Ningum pratica determinada ao sem uma ordem superior. Tudo depende de prova no caso concreto, ainda que a deciso seja tcita, implcita. - Ney de Barros Bello Filho presuno juris tantum. Dependendo do tipo de ordem, no vai ser por escrito. O executor no ia fazer por conta prpria. Ex. Petrobrs presume que no v abrir uma comporta sem algum determinar, dar a ordem ou dar a indicao. Mesmo que no seja por escrito. Segunda parte do art. 2 Art. 13, 2, CP. Modalidade de crime comissivo por omisso. Algumas pessoas assumem a posio de garante (incumbncia da legislao). Presume-se que, pela posio de mando que exercem dentro da PJ, que poderiam evitar o resultado do fato que est sendo perpetrado por outra pessoa. No h causalidade direta. - Responsabilizao indireta. Causalidade normativa, hipottica (no real), em virtude da posio que a pessoa ocupa dentro da PJ. Possibilidade ftica de o sujeito evitar o resultado. Exercem posio de mando dentro da pessoa jurdica e presume-se que poderia evitar o resultado se tivesse acesso informao. Isso num primeiro momento, pois depois tem de ver in concreto se estas pessoas realmente tinham como evitar o resultado lesivo que estava sendo desencadeado por outrem. So dois momentos: 1o h a presuno legal, mas depois tem de ver a adequao da norma ao caso concreto, se tinha cincia do fato criminoso e se tinha condies de evitar o resultado. Muoz Conde dever de vigilncia de uma fonte de perito causa de obrigao de evitar o resultado. Num segundo momento tem de ver, em concreto, se h responsabilidade mesmo. Quanto maior a empresa, maior a diviso do trabalho e mais pessoas para responsabilizar. Diretor Administrador Membro de conselho do rgo deliberao Auditor muitas vezes so contratados s para dar certificao ambiental (ISSO 14000). Tem um dever especial de agir pelo art. 2. Muitas vezes nem dos quadros da empresa, mas se souber de algo tem de agir. Preposto, gerente ou mandatrio. Requisitos: - nexo de causalidade objetivo (concreto) entre a omisso do partcipe e o delito cometido pelo terceiro (autor do delito, do crime ambiental). Nexo de causalidade direto e imediato. - dever jurdico de opor-se ao crime (art. 2, 2a parte)

30

- liame subjetivo vontade dos dois, agregou sua vontade do autor. PESSOA JURDICA Responsabilidade penal Fundamento, origem, surgimento da responsabilidade penal da PJ: - art. 225, 3, CF. - art. 3, Lei 9605/98 - No h diferena ontolgica entre responsabilidade criminal e administrativa, o fato o mesmo, o que varia a intensidade de resposta. A responsabilidade administrativa da pessoa jurdica aceita, a mesma intensidade de resposta pode passar para a penal. - Opo poltica. Sano penal pessoa jurdica enquanto beneficiria dos crimes ambientais. - Resultados cada vez mais graves, intensos. Responsabilidade penal da pessoa jurdica no novidade, outros pases aceitam isso. (lminas) - aceitam sem problema; - no aceitam de jeito nenhum noo de culpa muito forte; - admitem, consagrando o princpio da especialidade, s em alguns casos. Brasil. 3 posies paralelas sobre o assunto (e atuais). 1a posio: contra Primeira reao ao art. 225, 3], CF. Interpretao com a expresso respectivamente. Princpio da individualizao das penas e culpabilidade que a CF acolheu interpretao sistemtica. Do art. 225, 3 e as garantias do art. 5. O art. 225 no quis responsabilizar as pessoas jurdicas criminalmente, s as pessoas fsicas. PJ s responsabilidade administrativa, independentemente de reparar os danos ambientais. PF totalmente responsvel. Integrao do art. 5 e do art. 225, 3, CF. Art. 3, lei 9605, inconstitucional, segundo estes autores e o TJSP. Argumentos: - violao do princpio da culpabilidade. Pessoa jurdica no tem vontade autnoma e independente da vontade dos scios. No tem querer valorativo nem conscincia da ilicitude e capacidade de se determinar de acordo com ela, que so atributos exclusivos do ser humano. S o ser humano pode ser responsvel penalmente. Pessoa jurdica uma fico (teoria de Savigny), abstrao criada para viabilizar interesses humanos. No possvel responsabilizar a pessoa jurdica como se fosse algo diferente. A vontade da pessoa jurdica a da pessoa fsica. Bis in idem para a pessoa fsica, scio e pessoa jurdica. Valora a vontade do ser humano e da pessoa jurdica, que a do scio. Ser humano duplamente responsabilizado. - princpio da pessoalidade das penas. Ultrapassa e atinge a pessoa fsica, alm da pessoa jurdica. - no poderia ser presa, no poderia aplicar a pena privativa de liberdade. A pena por excelncia a pena privativa de liberdade, e se no pode aplic-la, no tem porque aplicar a responsabilidade penal. Esta posio defendida pelo TJSP.

31

2a posio: Heldio Lecey, Schecaira, Ney Bello Filho. TJSC, h um precedente. TRF 4a regio acrdo, Petrobrs, MS 2002 0401013843-0, Paran. - Pessoa jurdica uma realidade, adotam a teoria da Realidade, de Gierke. Pessoa jurdica possui vontade autnoma em relao a dos scios. Possui uma importncia social to grande que da mesma forma que pode funcionar para o bem (funo social, empregos), ela pode funcionar para o mal e violar a ordem jurdica (o que a sociedade espera), podendo ser autora (infrao administrativa e penal) e devendo ser reprovada. importante para assumir obrigao, gerar deveres que ela exerce e so autnomos dela, e tambm pode descumprir a finalidade e deve desencadear sua punio. Autoria da pessoa jurdica co-autora com os dirigentes, que representam o foco de deciso da pessoa jurdica. Foco de deciso que vai se projetar para a pessoa jurdica. Pessoa jurdica a beneficiria da deciso. - Outro aspecto a voluntariedade. Enfrenta a teoria finalista da ao fato tpico, ilcito (e h a excluso da culpabilidade). Crebro da pessoa jurdica, para benefici-la. O ato voluntrio para beneficiar a pessoa jurdica4 (no s a pessoa fsica), que ela prospere, no tenha gastos com equipamentos de poluio Reelaborao da dogmtica penal da teoria geral do crime, redefinindo o fato punvel e a culpabilidade. Crime = fato tpico e ilcito. A culpa como mero pressuposto de aplicao da pena. Culpabilidade como reprovao social, isso que d ensejo a sano penal. Deixa de lado os elementos subjetivos, psicolgicos, passa a ser um critrio normativo desconformidade com o sistema jurdico e isso que reprovvel. Culpabilidade como pressuposto de aplicao da pena, pura e simplesmente. Se o fato reprovvel aplica-se a pena. Voluntariedade vantagem, interesse, foco de deciso. Benefcio da empresa. Pessoa jurdica em co-autoria com o dirigente, porque este o crebro da pessoa jurdica. Pessoa fsica tambm no plo passivo da ao, mas, eventualmente, ela pode no ser condenada, entretanto, tem de estar descrita a sua ao, porque ela o foco de responsabilidade da pessoa jurdica (crebro da PJ). Posio radical (e temerria) admite s a pessoa jurdica, no precisa da pessoa fsica quando no tem como identificar quem decidiu. 3a posio: TJRS, Fernando Galvo da Rocha. - pessoa jurdica uma fico, no pode ser autora, no tem vontade prpria, autnoma. uma abstrao total, criada para viabilizar interesses humanos. No tem como ser autora de crime ambiental. Autoria s por pessoa humana. - no entanto, houve uma opo poltico-criminal do constituinte de responsabilizar a pessoa jurdica penalmente. S o autor pode ser responsvel ou tambm outras pessoas? Como vai ser beneficiada pelo fato do ser humano, ela tambm punida. S quem pode praticar o fato tpico o ser humano, mas a pessoa jurdica vai ser punida em virtude do fato praticado pelo ser humano, porque o crime lhe interessa, lhe beneficia de alguma maneira. Responsabilidade por fato de terceiro, indireta. Jamais por fato prprio seu (PJ). - Para Galvo, a pena aplicada porque ocorreu em benefcio da pessoa jurdica.
4

Lucros, produo

32

- Para o TJRS, medida penal, efeito da condenao da pessoa humana, porque ocorreu em benefcio da pessoa jurdica. Deve haver prvia condenao da pessoa fsica ( fundamental). Sano aplicvel pessoa jurdica mero efeito da condenao do ser humano. A pessoa jurdica no autora de crime de jeito nenhum, mas houve opo de responsabilidade penal, de punir a PJ em virtude da vontade da pessoa humana. Como efeito da condenao da pessoa fsica, h a responsabilidade da pessoa jurdica. Sem a condenao da pessoa humana no tem como punir a pessoa jurdica. SER 70003995768, 4a Cmara Criminal, 31/10/2002. um acrdo nico, por enquanto. As penas dos artigos 21, 22 e 23 so meros efeitos da condenao da pessoa fsica. Galvo isso pena mesmo, no efeito da condenao da pessoa fsica. Se a pessoa fsica for inimputvel ou agir sem culpabilidade, possvel responsabilizar a pessoa jurdica, basta descrever a conduta da pessoa fsica (fato tpico e ilcito), mas ela pode no ser condenada (inimputvel, extino da punibilidade) e a PJ continua sendo responsvel. TJRS e Galvo tem em comum a construo inicial, a origem da responsabilidade da PJ. Depois eles divergem quanto ao nome da pena. fico, no pode ser autora de crime ambiental, responsabilidade indireta e por opo de poltica criminal ela deve ser punida. As trs posies so atuais, mas no h definitiva. * Outra questo: Pessoa Jurdica de Direito Pblico. Superada a questo da pessoa jurdica, a PJDPblico pode ser responsabilizada penalmente? Duas posies, art. 3: - a favor. No veda, no exclui a PJDPblico. Se o Municpio causa dano, ele pode ser responsabilizado. - contra. Posio dominante na doutrina. Art. 3, em benefcio da pessoa jurdica, prtica do crime se volte para beneficiar a PJ. A PJDPblico deve perseguir o benefcio pblico e no vai ter como meta um benefcio ilcito. E se este ocorrer, via ser por um abuso dos prefeitos, no do Municpio. Decises da 4a Cmara Criminal responsabilizando penalmente os prefeitos, no o Municpio. Ex. destinao do lixo, loteamento sem licena ambiental. Alm disso, as penas seriam incuas. Interdio e suspenso da atividade, dever de custear programas de educao ambiental, coisas que j so feitas pelo municpio mesmo. Impossibilidade da responsabilizao penal da pessoa jurdica de direito pblico. Para Shecaira, as sociedades de economia mista, empresa pblica e fundaes pblicas, porque no so ligadas ao interesse pblico primrio (no comprometidas com a consecuo do bem-comum), poderiam ser responsabilizadas penalmente, como simples empreendedores. Superado isso. * Requisitos para a responsabilidade penal do pessoa jurdica: (para a 2a posio, que a maioria da doutrina) - necessidade de deliberao especial no mbito da pessoa jurdica. Foco de deciso, o requisito imprescindvel para a imposio da sano. - Demonstrao do interesse/benefcio da pessoa jurdica por causa da voluntariedade. - autor material, executor, est vinculado pessoa jurdica (vnculo hierrquico). Quem delibera, manda, tambm deve estar vinculado pessoa jurdica.

33

Nexo causal, encadeamento causal, pessoas ligadas pessoa jurdica, no querem beneficiar a si mesmas. - utilizao da estrutura da pessoa jurdica, benefcio/vantagem para a pessoa jurdica. Ex. no fosse uma Petrobrs, no teria como responsabilizar o ente. - atuao nas esferas das atividades da pessoa jurdica. O crime ambiental no est fora do contexto, geralmente se afigura como um abuso na atividade normal da atividade, dentro do contexto empresarial. Ex. corta mais madeira que a autorizao. Mineradora no recupera a rea minerada aps a explorao. Empresa com vazamento que causa dano sade humana, mortandade de animais se o crime foi s para beneficiar a pessoa fsica, no h como responsabilizar a pessoa jurdica, s a pessoa fsica. * Penas para a Pessoa Jurdica Art. 21. Multa mesmos critrios para a pessoa fsica. Penas restritivas de direito (PRD). Prestao de servios comunidade (PSC), que uma PRD, mas que foi tratada como se fosse coisa parte. PRD Suspenso parcial da atividade. Interdio A necessidade de adequao aferida no momento da prolao da sentena. Se j se adequou no tem porque aplic-la, melhor aplicar a PSC. Art. 22, 1 e 2, quando a atividade estiver descumprindo a legislao ambiental. Sem isso no tem necessidade. Critrio da necessidade. Art. 22. Proibio de contratar com o Poder Pblico e receber subsdios, subvenes ou doaes. Prazo mximo da pena de 10 anos. Art. 23. PSC. Custeio de programas ambientais. Recuperao de reas degradadas Manuteno de espaos pblicos Contribuio Critrio de construo dos tipos a mesma do Cdigo Penal. Descrio do tipo a mesma para a pessoa fsica e pessoa jurdica (pode ser praticado pelos dois). Quanto tempo a pessoa jurdica vai cumprir a PRD? As pessoas jurdicas no tem pena privativa de liberdade. Como chega a um valor? Duas posies: - Tupinamb. Como vige o princpio da estrita de legalidade, no existe regra e a pessoa jurdica: pessoa jurdica no pode receber nem suspender, nem h interdio temporria, porque no diz por quanto tempo, no tem como implementar, so inaplicveis pela falta de uma descrio mais detalhada. Tambm as penas do art. 23 so inaplicveis, projeto ambiental, quanto tempo, 20 anos? Ele entende que s pode multa ou proibio de contratar com Poder Pblico (mximo de 10 anos). Mas h situao de desigualdade, porque a pessoa fsica tem mnimo e mximo (permite a individualizao), e a pessoa jurdica s tem mxima, h uma margem de discricionariedade muito grande para o juiz, o que gera uma insegurana jurdica. Em suma, s cabe multa. - posio majoritria. TRT 4a regio e Galvo.

34

Estas sanes tambm so substitutivas, embora o art. 21 no diga, o Cdigo Penal aplicado subsidiariamente (art. 29, lei 9605). Mtodo trifsico de aplicao da pena: Pena base art. 6, lei 9605, e art. 59, CP. Atenuantes e agravantes artigos 14 e 15, lei 9605. Causas de diminuio e aumento da pena parte especial da lei 9605, junto aos crimes. No fim, chega a uma pena privativa de liberdade que substituda por uma pena restritiva de direito, que ter o mesmo prazo de durao da pena privativa de liberdade. Mesmo critrio da pessoa fsica vale para a pessoa jurdica. Multa, art. 18. S para os crimes desta lei. Existem outras leis que tratam de crimes ambientais, mas estes seguem a regra do Cdigo Penal. Critrio o mesmo para pessoa fsica e jurdica. 1o esgota a possibilidade de aumento do Cdigo Penal. Condio econmica da pessoa fsica ou jurdica art. 60, 1, CP triplicar. Se continuar baixo possvel: 2o triplicar, art. 18, lei 9605. Vantagem econmica auferida. Art. 24, liquidao forada efeito da condenao da pessoa fsica (humana). A pessoa jurdica considerada instrumento para o delito da pessoa humana. Este entendimento unnime. * Penas aplicveis s Pessoas Fsicas Multa, art. 18. PRD, art. 8. So substitutivas (art. 7), no h dvidas, pois a lei expressa. Crime culposo ou com pena privativa de liberdade at 4 anos. at 4 anos, pois a lei 9714/98 criou uma situao mais benfica ao ru (igual ou inferior, no s menor lei posterior mais benfica). Finalidade preservao ambiental. Por isso diferente do Cdigo Penal, pois tem finalidade especfica. PSC parques, jardins Finalidade reparatria dentro da prpria pena. Reparao do dano dentro da PSC. A doutrina critica isso, porque a punio esvazia o contedo da pena pela reparao civil, que tem de ser feita de qualquer forma. Mas isso feito para garantir a reparao do dano. Art. 10. A fixao da pena em bloco fere o princpio da individualizao da pena e colide com o art. 7 (penas substitutivas tem o mesmo tempo de durao da pena privativa de liberdade substituda).
Art. 10. As penas de interdio temporria de direito so a proibio de o condenado contratar com o Poder Pblico, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefcios, bem como de participar de licitaes, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de trs anos, no de crimes culposos.

Este artigo foi uma derrapada do legislador, que deve ser desconsiderado, segue-se a regra do art. 7 (tempo da PPL). Art. 11. Suspenso da atividade. Quando da prolao da sentena, tem de ver se ainda adequada a pena de interdio. At a sentena, a empresa pode estar regularizada e no tem mais sentido (vai ser a morte da empresa ficar fechada, j estando regular). Interpretao semelhante dada quanto impossibilidade de suspender a carteira de motorista profissional, pois inviabiliza seu sustento. Tem de dar outra sano. Art. 12. Admite compensao no valor devido na esfera cvel.

35

Recolhimento domiciliar baseia-se no juzo de auto disciplina do condenado que deve se recolher a sua casa, sem fiscalizao. No tem efetividade prtica. Tambm aplicado o mtodo trifsico. - Pena base art. 6, lei 9605, e art. 59, CP.

- Agravantes e atenuantes artigos 14 e 15. Tem um diferencial que a preocupao ambiental. Contexto de gravidade ambiental avaliado, bem como atenuar o dano5, art. 14, II, que no se confunde com a desistncia voluntria6 nem com o arrependimento posterior7, ambos do CP. A reincidncia especfica em crimes ambientais.
- Majorantes e minorantes ex. art. 58, crime preterdoloso. No se quer o resultado morte. No quer o resultado nem aceita o risco de produzi-lo. Art. 53, flora. Ao final de cada seo h algumas hipteses de aumento de pena, de acordo com a gravidade. * TRANSAO PENAL Art. 27. Reparao do dano condio de procedibilidade. Crime de menor potencial ofensivo. PPL at 2 anos (alterado pela lei 10259/01). Questo procedimental para a pessoa jurdica, quem interrogado, quem representa? Para Tupinamb, a pessoa jurdica representada sempre na forma do CPC, art. 12. Diretor ou quem conste no estatuto. A citao ser pessoal, por oficial de justia. Segue o CPP, porque ato importante para a defesa Interrogatrio divergncia, no h muito a este respeito na jurisprudncia. - TRF 4 Regio s representante legal, ningum mais pode ser interrogado. - Tupinamb. Aplicar por analogia a CLT, art. 843. Preposto com conhecimento dos fatos. TRF j tem precedente neste sentido, que admite o interrogatrio do preposto que sabia dos fatos. S h uma regra, art. 26, qual seja, a ao penal pblica, todo o resto muito vago. Composio civil tem duas pessoas no plo passivo. A composio feita pela PJ aproveita PF? Tupinamb entende que civil, solidria, e os efeitos se projetam sobre os demais co-autores, que poderiam, tambm, ter direito transao penal. Composio civil feita pela PJ aproveita aos demais, possvel a transao penal para todos. Todos teriam direito a aplicao imediata da pena, no precisaria fazer a composio civil com todos ao mesmo tempo. * SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO Art. 28. Regra especial que se afasta um pouco do que determina a lei 9099/95. Possibilidade de prorrogao dos prazos. Extino da punibilidade est condicionada prova da reparao do dano (nos casos de crimes de resultado e de os danos serem reversveis)8. Condies preferencialmente relacionadas proteo ambiental. Ao invs de proibir de freqentar determinado local, vale mais a pena impor a obrigao de assistir uma palestra ambiental. S para quem tem mais condies de reparar o dano, para os demais aplicam-se outras medidas. Pena mnima at 1 ano, crime de menor potencial ofensivo.
5 6

At a prolao da sentena, lei 9605. Crime no se consuma. 7 At o recebimento da denncia. 8 No caso de dano irreversvel ou crime sem dano, deve-se adotar outra condio.

36

* AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA Art. 26. - Procedimento determinado de acordo com a pena. - Representao da Pessoa Jurdica conforme o art. 12, CPC. - Citao pessoal, art. 351, CPP. - Revelia, artigos 366, 369, 451, 1, CPP. Princpio da verdade real, processo penal. Silncio um direito, no pode ser considerado em seu prejuzo. Presuno de inocncia. nus da acusao de provar tudo (no h presunes, salvo as legais). - Intimaes. Qualquer meio idneo desde que de menor potencial ofensivo. Lei 9099. Demais crimes, oficial de justia. - Interrogatrio da pessoa jurdica. Art. 843, CLT, pode ser do preposto com conhecimento dos fatos. S do representante legal da pessoa jurdica. - Silncio Tupinamb pessoa jurdica tem direito ao silncio. No pode ser obrigada a confessar. Branca Arenhardt no tem direito, aplica a revelia. - Mandado de Segurana (e no HC) para trancar a ao contra pessoa jurdica (ato ilegal do juiz que recebeu a denncia), pois no tem direito de ir e vir. * Denncia Tupinamb - Descrever a atividade lesiva da pessoa jurdica. - Demonstrao do vnculo entre a atividade e a deciso do representante. - Modo da deciso (verbal, escrita). - Descrio da vantagem, interesses, at mesmo no pecuniria (no parar a empresa). - Identificao - Excesso de mandato benefcio da pessoa fsica, e no da pessoa jurdica. * Competncia Federal, art. 109, IX, CF. Critrio geral definido para a competncia federal. Interesse da Unio, embarcaes. Ex. derramamento de leo; pesca em alto mar (bem da Unio). 1. Fauna. STJ 91 cancelada. Fauna tambm bem de uso comum do povo. A regra geral agora a competncia da justia comum estadual, salvo se dentre de rea de domnio da Unio (mar territorial, plataforma continental, unidade de conservao da Unio). 6. Recursos Minerais bens da Unio. Salvo quando se tratar de areia. H o entendimento de que ela adere ao curso dgua, ex. rio estadual. 7. Patrimnio cultural. Depende do regime jurdico que incide sobre o bem. 8. Violao do licenciamento ambiental do IBAMA, federal. Art. 225, 4 - patrimnio nacional no quer dizer que da Unio. bem de interesse comum do povo. Ex. Amaznia tem de ver se tambm h interesse da Unio (impacto do dano) para ser competncia federal.

37

Se o fato foi regional, violando legislao federal, no pelo tipo de flora ou ecossistema que se define a competncia. Mata Atlntica existe at no Morro Santa Teresa, nem por isso um dano ambiental ali vai ser de competncia da justia federal. * Reparao do dano. possvel ao civil pblica aps a reparao obtida na ao penal? Ainda h interesse? Sim. Dimenses reparveis na esfera cvel so muito vastas, mas amplas, inclusive dano moral coletivo, extrapatrimonial coletivo. Art. 20, pargrafo nico. Se houver algo mais a ser reparado. A percia no ficou boa, no concordou com o valor, nada impede que se liquide isso. No existe limitao para a responsabilizao e reparao civil. Princpio da reparao integral. 12/11/2003 Slvia Cappelli * ESTUDO PRVIO DE IMPACTO AMBIENTAL - EIA o ltimo instrumento da poltica nacional do meio ambiente e tem a maior repercusso social, pois ele exigido para atividades capazes de causar significativa degradao ao meio ambiente. Todas as atividades consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras que se utilizem de recursos naturais devem se submeter ao licenciamento ambiental, que um procedimento formado de trs fases: Licena prvia declara a compatibilidade do imvel com as leis de uso do solo; Licena de instalao que autoriza a edificao do empreendimento, a terraplanagem, a construo do empreendimento e a instalao dos equipamentos de conteno ambiental. Verificada a efetividade destes equipamentos, a ltima etapa do licenciamento a Licena de operao autoriza o incio da atividade. Assim, submetem-se ao licenciamento ambiental as atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. No EIA, antes do licenciamento, quando a atividade for alm de efetiva ou potencialmente poluidora, quando for capaz de causar significativa degradao ambiental, atividade bastante degradante/poluidora Que atividades? Anexo da Resoluo 237, Conama. Distino: EIA no dirigido para todos os empreendedores, apenas para aqueles capazes de causar degradao ao meio ambiente. Ento, se forem capaz de significativa degradao ambiental, necessrio o estudo prvio. Esta a diferena para o licenciamento, pois o EIA no exigido de todas as atividades. Art. 225, 1, IV, CF base legal. Significativa degradao ambiental. Nem todas atividades precisam se submeter ao EIA, apenas aquelas capazes de causar significativa degradao ao meio ambiente. * Previso legal Art. 225, 1, IV, CF; Art. 251, 1, V, Constituio do Estado RS; Art. 10, 3, lei 6803/80 lei de zoneamento; Art. 9, III, lei 6938/81 lei de poltica nacional do meio ambiente; Resoluo CONAMA 1/86 e 9/87; Cdigo Estadual do Meio Ambiente lei estadual 11.520/00, artigos 71 e seguintes.

38

O EIA como a legislao sobre o meio ambiente, a competncia concorrente e vamos encontrar legislao federal e estadual sobre a mesma matria, eventualmente legislaes municipais tambm iro prever a possibilidade de esforos e exigncia de EIA. A legislao de Porto Alegre contempla este instrumento. * Origem: Surgiu no mundo em 1969, na lei de poltica nacional do meio ambiente dos Estados Unidos da Amrica. Surgiu no contexto social de discusso sobre a guerra do Vietn e em meio aos movimentos hippies. Enquanto o Parlamento estava preocupado com a guerra isso abriu espao social e poltico para estes movimentos defenderem o meio ambiente. No Brasil, ingressou na legislao por fora de Bancos internacionais de fomento e desenvolvimento lei 6803. Zonas crticas de poluio. Para estas zonas, destinadas instalao de indstrias muito poluidoras, que mesmo submetidas a equipamento de controle de poluio, ainda causam risco sade da populao. Ex. plo petroqumico de Triunfo. Na origem, esta lei previu que para a construo das zonas de uso estritamente industrial que fossem receber indstrias petroqumicas, cloroqumicas, usinas nucleares, era preciso fazer o Estudo de Avaliao de Impacto Ambiental. * Avaliao de Impacto Ambiental x Estudo de Impacto Ambiental A expresso avaliao de impacto ambiental est no art. 9, III, lei 6938. No define, no diz o procedimento, no diz a hiptese de incidncia, no diz nada. J o estudo prvio de impacto ambiental uma desdobramento, uma especificao da avaliao do impacto ambiental (genrico). Avaliar o impacto ambiental uma expresso genrica, que contempla todos instrumentos aptos a perceber todas modificaes que uma atividade poluidora trar ao ambiente. Expresso genrica, podem caber a licenciamento, EIA, diagnsticos, avaliaes, percias, tudo isso e avaliao de impacto ambiental. Impacto ambiental conceito no art. 1, Resoluo 1/86. Na sua leitura, percebe-se que a definio igual a definio de poluio, praticamente uma cpia. Toda modificao que possa ocorrer no meio ambiente. Estudo prvio este estudo realizado por uma equipe multidisciplinar de tcnicos das mais diversas reas, que sero contratados, ou indiretamente, ou atravs de empresa de prestao de servios, pelo empreendedor para realizar o EIA. estudo tcnico. No h conceito legal, mas pode conceituar por: Estudo das provveis modificaes nas condies, caractersticas scio-econmicas e biofsicas do meio ambiente, a partir de um empreendimento/atividade capaz de causar significativa degradao ao meio ambiente. Modificao nas caractersticas scio-econmicas, o que vai representar para aquela populao nas suas condies econmicas e sociais. um pr-procedimento, pois depende do licenciamento ambiental, est atrelado ao licenciamento ambiental, no Brasil. Nos EUA, ligado ao zoneamento, existem quotas de poluio, dependendo da regio, que so traduzidas em dinheiro. um incentivo, se internalizou custos (gastou para no poluir) ele pode vender o dinheiro que ele investiu, o padro exigido para a regio, e no individualmente. No Brasil, no assim, no existe definio econmica para o que o investidor est apostando, s tem de cumprir. O investimento em meio ambiente proporcional probabilidade de ser punido. O investimento ocorre na proporo da expectativa da punibilidade. Quanto menor a expectativa de punibilidade, menor o investimento.

39

Se no vai ser punido, no investe. Por isso uma implementao to fraca da proteo ambiental. Temos muitos instrumentos, nossa legislao excelente, o MP capacitado, mas a fiscalizao depois do licenciamento muito dbil, ento, a pessoa no se sente fiscalizada e com isso a tentao de descumprir a legislao muito grande. * Natureza jurdica Pr-procedimento administrativo atrelado ao licenciamento ambiental. * Hiptese de incidncia Quando se exige o EIA? Hipteses previstas na Resoluo 1/86, art. 2. Nas atividades elencadas no art. 2 h a obrigatoriedade de exigncia do EIA. tais como = rol meramente exemplificativo. Existem outras alm destas que, por exigncia do rgo ambiental, podero ter de fazer o EIA.
Artigo 2 - Depender de elaborao de estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto ambiental RIMA, a serem submetidos aprovao do rgo estadual competente, e do IBAMA em carter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; II - Ferrovias; III - Portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso 1, artigo 48, do Decreto-Lei n 32, de 18.11.66; V - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; VI - Linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230KV; VII - Obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos, tais como: barragem para fins hidreltricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigao, abertura de canais para navegao, drenagem e irrigao, retificao de cursos d'gua, abertura de barras e embocaduras, transposio de bacias, diques; VIII - Extrao de combustvel fssil (petrleo, xisto, carvo); IX - Extrao de minrio, inclusive os da classe II, definidas no Cdigo de Minerao; X - Aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; Xl - Usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria, acima de 10MW; XII - Complexo e unidades industriais e agro-industriais (petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos, destilarias de lcool, hulha, extrao e cultivo de recursos hdricos); XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais - ZEI; XIV - Explorao econmica de madeira ou de lenha, em reas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental; XV - Projetos urbansticos, acima de 100ha. ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental a critrio da SEMA e dos rgos municipais e estaduais competentes; XVI - Qualquer atividade que utilize carvo vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

* Obrigatoriedade x Discricionariedade O art. 2 retira a discricionariedade do administrador de exigir ou no o EIA. A lei vincula a deciso administrativa. Nestas hipteses existe uma obrigatoriedade. A finalidade do art. 2 retirar a discricionariedade do rgo licenciador, que no pode dispensar o EIA. Os rgos ambientais e os empreendedores no gostam deste rol, porque eles no gostam do EIA, que caro e moroso. aqui que existe a maior burla, que a dispensa do EIA. Sobre a obrigatoriedade e exigncia deste estudo, em relao s atividades do art. 2, no h dissenso doutrinrio. A doutrina afirma que o rol uma presuno de dano, por isso o rgo ambiental obrigado a exigir o EIA antes de conceder a licena, nisso todos concordam. H dissenso quanto natureza da presuno. Duas posies: - lvaro Dias e a prof. defendem que a presuno jure et jure. - dis Milar sustenta que esta presuno juris tantum.

40

O resultado prtico desta divergncia que o Poder Pblico obrigado a exigir o EIA, mas o empreendedor pode apresentar uma contra prova para dizer que no capaz de causar significativa degradao ao meio ambiente. Exige e depois h a contra prova. Prof. Quem apto a pressupor o impacto ambiental o legislador e no o rgo ambiental, e a finalidade deste elenco justamente limitar a atuao do Poder Pblico, pois se tratam de atividades capazes de causar significativa degradao ao meio ambiente. E a exigncia do EIA traz uma garantia pblica de discusso do empreendimento e um aprofundamento dos estudos tcnicos com relao s alteraes que o meio ambiente vai sofrer. uma garantia da sociedade e, estando no art. 2, h a obrigatoriedade no sentido total, no h possibilidade de contra prova. Na prtica, h um descontentamento em relao ao rol e o descumprimento da obrigatoriedade. Vrios rgos pblicos dispensam o EIA para, por exemplo, aterro sanitrio. O MP nem sempre ajuza ao em funo disso, pois depende da situao de fato lesiva. A preocupao com o dano. Mas se no est no rol do art. 2, possvel dispensar ou no? O rgo licenciador tem de se socorrer da interpretao do art. 225, 1, IV, CF, verificando se a atividade ou no capaz de causar significativa degradao ao meio ambiente. A doutrina sustenta que, neste caso, h uma discricionariedade por parte do rgo ambiental licenciador, pois significativa degradao ambiental um conceito jurdico indeterminado, cabendo a anlise interpretativa por parte do rgo para ver se a atividade gerar ou no impacto significativo. Porm a doutrina comenta que esta discricionariedade uma discricionariedade tcnica, porque a deciso do rgo ambiental tem de estar fundamentada tecnicamente, lastreada em pareceres tcnicos. Alm disso, h uma anlise comparativa com casos anteriores. * Conceito de significativa degradao ambiental No h conceito jurdico. Nos valemos da jurisprudncia e da doutrina dos EUA, que precursora do EIA. Fundamentos: Significncia do impacto. - critrio da extenso. A atividade recenseada provocar efeitos ambientais adversos. Tem a ver com a dimenso ou o porte da atividade. - critrio da acumulao. A atividade isoladamente no suficiente para gerar impacto, mas ser inserida num ambiente j degradado, saturado. Acumulao tem relao com o efeitos sinrgico, que o somatrio e os efeitos recprocos dos impactos ambientais, que considerados de forma coletiva, geram uma saturao e um desequilbrio na rea ambiental (que j era crtica e fica ainda pior). Estes critrios tm relao com trs coisas: - natureza do projeto; - seu custo atividade com investimentos altos; - sua dimenso; * Contedo do EIA Qual o contedo do EIA, atividades desenvolvidas pela equipe multidisciplinar? O contedo mnimo est nos artigos 5 e 6, Resoluo 1/86. I alternativas de localizao e de tecnologia.

41

Esta equipe multidisciplinar precisa realizar estudos comparativos de diversas reas, identificando os aspectos positivos e negativos da eleio destas alternativas, assim como tambm deve estar claro que existem tecnologias alternativas para a realizao daquela atividade. Isso o que a doutrina chama de corao do EIA. E isso a parte mais burlada do EIA, pois muito oneroso. Ex. sambdromo de Porto Alegre. A 1a tentativa de construo foi Parque Harmonia, prximo ao TRF. Como era rea de parque, o MP instaurou o inqurito civil. Um Deputado ingressou com mandado de segurana questionando o processo legislativo (queimou a etapa de discusso pblica) e ganhou. O MP no ajuizou ao, pois esta perdeu o objeto. A 2a tentativa foi no Marinha do Brasil, onde h um parque de diverses. A Associao dos Moradores do Bairro Menino Deus ajudou o MP, inclusive no custeio das provas. Avaliao da perda econmica no valor imobilirio por causa da obra. O MP sustentou que haveria danos ao parque, poluio sonora e visual, descarte dos carros alegricos, trnsito das pessoas pelo parque e a perda de um bem de uso comum do povo (restrio qualidade de vida dos porto-alegrenses). Na ACP houve acordo e o municpio desistiu. Porto Alegre era o empreendedor e fez o EIA (muito bem feito) com trs alternativas de localizao/locacionais. Quanto s alternativas tecnolgicas, h determinadas atividades, p. ex., atividades industriais, cujo processo fabril pode variar alternativas tecnolgicas para se produzir determinados produtos. Ex. papel. Pode ser branqueado com cloro, que a tecnologia mais barata e por isso a mais utilizada (mais consumo, menos custo. A demanda maior por papel branco); ou com oxignio (papel pardo), que mais caro. Conhecem esta tecnologia, mas ningum quer papel pardo, por isso mais caro. O efluente hdrico do cloro (organo clorato) cancergeno, por isso o movimento ambiental contra a Riocel perto do Rio Guaba. Outro exemplo o couro, que tradicionalmente curtido com cromo, que um metal altamente poluidor. Hoje h tecnologias chamados de ecocouro, tecnologias alternativas. II - identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados na fase de implantao da atividade. Que impactos ambientais? Se enquadram os negativos meio ambiente, natureza, flora e fauna. E tambm os positivos aumentos da arrecadao de tributos, aumento da gerao de empregos III definir os limites geogrficos da rea a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada de rea de influncia do projeto. rea que vai ser afetada pelos impactos, que pode ser rea da empresa, do municpio Ex. Riocel a poluio atmosfrica atinge uma rea de 20km de dimetro a partir do cume da chamin. IV compatibilidade com projetos governamentais propostos e em implementao. Existem vrios projetos de despoluio no RS. Ex. projeto Pr-Guaba, que recebeu fundos do BID para criao de rede de esgoto cloacal e at hoje nem 10% ligou sua casa rede de esgoto. Foram investidos milhes de dlares e no existe lei no RS que obrigue as pessoas a ligar suas casas rede de esgoto. Por no haver sano por no se ligar rede de esgoto acaba indo tudo para a rede fluvial e poluindo os rios. No querem contratar com a CORSAN (que cobra a gua e a taxa de esgoto) para no pagar, fazem poos artesianos, poluem os lenis freticos, a CORSAN no tem dinheiro para obras e um ciclo vicioso. No h arrecadao, no h investimento.

42

Atividade desenvolvida pela equipe multidisciplinar na prtica.


Artigo 6 - O estudo de impacto ambiental desenvolver, no mnimo, as seguintes atividades tcnicas: I - Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto completa descrio e anlise dos recursos ambientais e suas interaes, tal como existem, de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto, considerando: a) o meio fsico - o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos d'gua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas, as correntes atmosfricas; b) o meio biolgico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e as reas de preservao permanente; c) o meio scio-econmico - o uso e ocupao do solo, os usos da gua e a scio-economia, destacando os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilizao futura desses recursos.

Diagnstico da rea de influncia do projeto. Tem de descrever o meio fsico subsolo, ar Meio biolgico fauna e flora. Meio scio-econmico - cultura da populao, se ela vai se adaptar ao empreendimento. Ex. DELL em So Jos do Norte mo-de-obra, pessoas que s plantaram cebola a vida inteira. Qual o impacto social e avaliar a aptido da regio.
II - Anlise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, atravs de identificao, previso da magnitude e interpretao da importncia dos provveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a mdio e longo prazos, temporrios e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinrgicas; a distribuio dos nus e benefcios sociais. III - Definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas. lV - Elaborao do programa de acompanhamento e monitoramento (os impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parmetros a serem considerados.

Depois de iniciada a atividade, qual vai ser a freqncia do funcionamento, da anlise, etc.
Pargrafo nico - Ao determinar a execuo do estudo de impacto Ambiental o rgo estadual competente; ou o IBAMA ou quando couber, o Municpio fornecer as instrues adicionais que se fizerem necessrias, pelas peculiaridades do projeto e caractersticas ambientais da rea.

* Quem faz o EIA, que o responsvel


Artigo 8 - Correro por conta do proponente do projeto todas as despesas e custos referentes realizao do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisio dos dados e informaes, trabalhos e inspees de campo, anlises de laboratrio, estudos tcnicos e cientficos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaborao do RIMA e fornecimento de pelo menos 5 (cinco) cpias.

o chamado proponente do projeto, o empreendedor. Ele contrata a equipe e paga tudo (percias, avaliaes). * Quem realiza o EIA
Artigo 7 - O estudo de impacto ambiental ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, no dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados.

Equipe multidisciplinar quem realiza o projeto. Ela deve ser independente do proponente, ou seja, sem vnculos empregatcios. Este art. 7 foi expressamente revogado pela Resoluo 237/97, CONAMA, art. 21. Isso quer dizer que, no mbito federal, esta equipe no precisa mais ser independente e o prprio empreendedor pode fazer o EIA. Dizem que a origem desta modificao foi a Petrobrs, que no queria contratar uma equipe para fazer o EIA.

43

No RS esta revogao no ocorre, porque a lei 11.520 (superior e posterior resoluo do CONAMA) diz expressamente que a equipe deve ser independente do proponente do projeto, art. 76, 1 e 2. Outra coisa que o nosso Cdigo de Meio Ambiente fala que a inexistncia de alternativas locacionais e tecnolgicas causa de invalidao do EIA, art. 81, II. Dentro do EIA, neste art. 6, depois de fazer o diagnstico, ele tem de prever quais so as medidas mitigadoras e quais as compensatrias. Caso no seja possvel mitigar o que possvel fazer para compensar o dano ambiental. * RIMA Relatrio de Impacto Ambiental Previsto no art. 9, Resoluo 1/86, contedo. um resumo do EIA, sua principal finalidade traduzir o EIA e trazer para uma linguagem mais acessvel, para cumprir o princpio da publicidade (para que as pessoas possam compreend-lo). Linguagem popular, com bastante grficos
Artigo 9 - O relatrio de impacto ambiental - RIMA refletir as concluses do estudo de impacto ambiental e conter, no mnimo: I - Os objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; II - A descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construo e operao a rea de influncia, as matrias primas, e mo-de-obra, as fontes de energia, os processos e tcnica operacionais, os provveis efluentes, emisses, resduos de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados; III - A sntese dos resultados dos estudos de diagnsticos ambiental da rea de influncia do projeto; IV - A descrio dos provveis impactos ambientais da implantao e operao da atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para sua identificao, quantificao e interpretao; V - A caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes da adoo do projeto e suas alternativas, bem como com a hiptese de sua no realizao; VI - A descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderam ser evitados, e o grau de alterao esperado; VII - O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; VIII - Recomendao quanto alternativa mais favorvel (concluses e comentrios de ordem geral). Pargrafo nico - O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao.

* Publicidade Art. 225, 1, IV, CF.


IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade;

A Constituio expressa em assegurar a publicidade do EIA/RIMA, no s do RIMA. A publicidade pode ser atravs de: - comentrios escritos. Art. 11, 2, Resoluo 1/86. O caput est superado pela CF/88. Publicidade do RIMA e tambm do EIA, tem de compatibilizar com a CF. Na prtica, o empreendedor vai ao rgo ambiental, que verifica se hiptese de EIA e exige-o, o empreendedor contrata a equipe multidisciplinar e faz tudo o que est no art. 5 e 6. E entrega o EIA ao rgo ambiental e este publica o edital dizendo que recebeu o EIA e que fica aberto o prazo de 45 dias paras as pessoas solicitarem audincias pblicas e comentrios escritos. Qualquer pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, brasileira ou estrangeira, tem direito de fazer comentrios sobre o contedo do EIA. Ex. a equipe multidisciplinar esqueceu tal coisa comentrios tcnicos sobre o EIA.

44

Artigo 11 - Respeitado o sigilo industrial, assim solicitando e demonstrando pelo interessado o RIMA ser acessvel ao pblico. Suas cpias permanecero disposio dos interessados, nos centros de documentao ou bibliotecas da SEMA e do estadual de controle ambiental correspondente, inclusive o perodo de anlise tcnica, 1 - Os rgos pblicos que manifestarem interesse, ou tiverem relao direta com o projeto, recebero cpia do RIMA, para conhecimento e manifestao, 2 - Ao determinar a execuo do estudo de impacto ambiental e apresentao do RIMA, o estadual competente ou o IBAMA ou, quando couber o Municpio, determinar o prazo para recebimento dos comentrios a serem feitos pelos rgos pblicos e demais interessados e, sempre que julgar necessrio, promover a realizao de audincia pblica para informao sobre o projeto e seus impactos ambientais e discusso do RIMA,

- audincias pblicas So regradas especificamente pela Resoluo 9/87. Finalidade: A audincia pblica serve para expor aos interessados o contedo do produto em anlise de seu referido RIMA. A equipe vai dizer populao o que ela fez, dirimindo dvidas e recolhendo crticas e sugestes a respeito. Tambm serve para que o rgo ambiental d explicaes sobre a avaliao que fez at agora sobre o EIA, alm de o proponente do projeto explicar alguns detalhes sobre investimentos Apresentador da audincia pblica o empreendedor, normalmente o assistente tcnico, a equipe multidisciplinar e o rgo ambiental . A audincia pblica no plebiscito, no decide sim ou no, mesmo que as pessoas se inscrevam para falar e que haja a ata (art. 5). Ela no decide, mas influencia, documento essencial para deliberao tcnica do rgo licenciador (pode inclusive juntar documentos), mas no plebiscito. Serve para as pessoas se manifestarem e indagarem sobre o contedo do EIA/RIMA. Art. 11, 2, 2a parte, era ato discricionrio. Isso foi alterado pelo art. 2, Resoluo 9/87.
Art. 2 - Sempre que julgar necessrio, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministrio Pblico, ou por 50 (cinqenta) ou mais cidados, o rgo de Meio Ambiente promover a realizao de audincia pblica. 1 - O rgo de Meio Ambiente, a partir da data do recebimento do RIMA, fixar em edital e anunciar pela imprensa local a abertura do prazo que ser no mnimo de 45 dias para solicitao de audincia pblica. 2 - No caso de haver solicitao de audincia pblica e na hiptese do rgo Estadual no realiz-la, a licena concedida no ter validade. 3 - Aps este prazo, a convocao ser feita pelo rgo Licenciador, atravs de correspondncia registrada aos solicitantes e da divulgao em rgos da imprensa local. 4 - A audincia pblica dever ocorrer em local acessvel aos interessados. 5 - Em funo da 1ocalizao geogrfica dos solicitantes, e da complexidade do tema, poder haver mais de uma audincia pblica sobre o mesmo projeto de respectivo Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA.

Quando? Julgar necessrio; Solicitado por entidade civil; Ministrio Pblico; 50 cidados. Cidados, tm de juntar o ttulo de eleitor, no pessoas. Obrigatoriedade. 2 - no realizar quando solicitada (50 cidados, MP, entidade civil) a licena concedida ser invalidada. Quantas audincias devem ser feitas? A resoluo no fala, mas podem ser realizadas mais de uma, dependendo da localizao das pessoas que solicitaram a audincia pblica. Ex. Riocel, Guaba e Porto Alegre. instrumento de participao popular de 86, mas at hoje as pessoas no conseguem se organizar para reivindicar seus direitos, e os empreendedores mobilizam seus funcionrios para apoiar o projeto. No existe a devida preveno e o MP pode ajudar bastante nisso. No obrigatria a notificao do MP, mas no RS , pois a nossa legislao exige isso.

45

O EIA serve para limitar a discricionariedade do rgo licencidador e para que haja uma apreciao tcnico-cientfica do empreendimento, no s econmica e poltica, e tambm uma discusso pblica. Tem de ser realizado antes do licenciamento e tambm da licena prvia. Art. 251, 1, V, Constituio Estadual exigncia tambm de referncia comparativa com a hiptese de no realizar o empreendimento. Com isso encerramos os instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade civil pelo dano ambiental exceo regra geral. Ela objetiva, independente de dolo ou culpa. Art. 14, 1, lei 6938. A regra da responsabilidade subjetiva continua a ser a regra mais segura de responsabilidade, pois a objetiva s deve ser adotada em casos excepcionais, quando se justifique juridicamente esta necessidade de dispensa do dolo e da culpa para responsabilidade civil. Ex. dano pela degradao ambiental. * Origem da Responsabilidade civil ambiental - Incremento dos acidentes. Funcionrios sofriam acidentes e no conseguiam demonstrar a culpabilidade do empregador. Esta situao gerava impunidade e uma irresponsabilidade. A doutrina passou a discutir a necessidade de formas alternativas de responsabilidade civil para que no continuassem a ocorrer estas situaes para que as pessoas no ficassem indenes (sem indenizao). Direito se preocupava muito com a inteno do autor e se esquecia do dano sofrido pela vtima. A doutrina tinha de se transformar, transformar sua concepo. * Origem da responsabilidade civil objetiva O CC de 1916 tinha inspirao no Cdigo Civil Napolenico (1804), em que est consagrada a responsabilidade subjetiva como regra geral. Direito individual como uma reao ao Estado Absolutista monrquico e a legislao decorrente das corporaes de ofcio. Soluo dos conflitos sobre a tica individual. Antes da legislao ambiental j havia algumas excees: - lei das estradas de ferro (lei 2681/12). Responsabilidade civil objetiva do explorador das linhas frreas pelos acidentes da passagem dos trens. Funcionavam com carvo, que geravam fagulhas e causavam incndios nas propriedades rurais e danos ambientais. - acidente de trabalho - Cdigo Brasileiro do Ar - Cdigo de Defesa do Consumidor Todos estes dispositivos contemplam expressamente a responsabilidade civil objetiva. Origem na doutrina de Saleilles, que interpretou o art. 1384 do Cdigo Civil Napolenico, em 1897. Substitui a expresso culpa por causa (faute por fait). Responsvel civilmente aquele que deu causa ao resultado lesivo e no o que agiu com culpa. Todo problema da responsabilidade resolve-se na relao de causalidade entre o dano e a ao ou omisso, no se indaga mais o nimo. A relao de causalidade o foco da responsabilidade civil objetiva. Responsvel aquele que materialmente causou o dano, quer tenha querido o dano, quer tenha agido de forma culpvel, quer tenha exercido atividade capaz de gerar o prejuzo; sem indagao do elemento anmico do agente.

46

* Fundamentos da responsabilidade civil subjetiva Baseia-se na ilicitude da atividade = contrria ao direito, e isso se baseia na culpa ou dolo do agente. Para que haja a responsabilidade civil subjetiva, no basta o dano e nexo causal, preciso que seja contrrio ao direito, ilcita e isso se baseia na culpa ou no dolo do agente. * Fundamentos da responsabilidade civil objetiva Fundamento o risco. Quem exerce atividade capaz de causar dano, na hiptese de sua ocorrncia, responsvel pelo dano. No mais a ilicitude, mas sim o risco. Isso traz uma conseqncia importante, pois pode ser uma atividade licenciada (com o cumprimento dos padres de emisso) e mesmo assim haver o dano ambiental, ento, baseia-se no risco e no na ilicitude. * Causas da responsabilidade Subjetiva - Pelo ato ilcito, que por sua vez desdobrado entre ato doloso ou culposo. - E a responsabilidade pelo ato lcito est baseada no risco, e no mais no ilcito. * Fundamentos legais da responsabilidade civil ambiental Risco Art. 225, 3, CF princpio da responsabilizao nas trs esferas. H responsabilidade objetiva civil e administrativa, no h penal, que sempre subjetiva. Lei 6938/81, art. 14, 1o fundamento infraconstitucional da responsabilidade civil por dano ambiental. A responsabilidade pelo dano ambiental objetiva, independente de ser dano individual ou coletivo. Recebe apoio tambm no art. 927, nico, CC 02. Resposta lesividade difusa diante da insuficincia do regime subjetivo. - incremento de riscos civilizatrios tpicos da sociedade de risco. Nossa sociedade uma sociedade de risco. Nvel tecnolgico to avanado que sofremos influncia de coisas que no sabemos se prejudicial ou no, se ocorrer leso ou no. Ex. telefonia celular, transgnicos. Responsabilidade civil ambiental se preocupa com o risco, antes que o dano ocorra, que evitar o dano. * Funes da responsabilidade civil - Determinar a internalizao dos custos ambientais. Das externalidades ambientais negativas = poluidor-pagador. Investir em equipamentos de proteo ambiental. - Princpio da preveno de danos - Princpio da reparao integral dos danos. O autor de ao que vise a reparar o dano ambiental no pode dispensar parcelas do dano ambiental, porque o direito ao meio ambiente hgido um direito indisponvel. Sempre dever haver reparao integral do dano. Possibilidade de cumulao: Autor da ACP pode cumular a obrigao de fazer com a indenizao em dinheiro. O TJRS aceita a cumulao em 3 hipteses: (art. 3o, LACP, ou, alternatividade; trs precedentes negando isso)

47

fatos e fundamentos forem distintos. Ex. utilizao de uma rea de praa pblica segundo o plano diretor. Porto Alegre fez contrato de comodato com um posto de gasolina. O MP ingressou com ACP pedindo duas coisas: resciso do contrato e indenizao pelo perodo em que o posto utilizou a praa sem pagar, objeto o contrato de comodato sobre rea pblica; + a restituio da rea destinada pelo plano diretor a ser praa e a relocalizao do posto. parcela do dano for irreparvel o mais comum. Parcela que no se pode reparar deve ser indenizada, mas, para isso, deve haver prova tcnica dizendo que a obrigao de fazer insuficiente para reparar a integralidade dos danos. Ex. stios arqueolgicos. dano ambiental moral (extrapatrimonial) ainda sem precedente no TJRS. Existe desde 1994, trazido pela lei Antitruste. O objeto da ACP foi ampliado para possibilitar ela seja utilizada para demandar dano moral coletivo. S h um precedente em acrdo que reconhece o dano moral coletivo (h vrias aes, mas s um acrdo). TJRJ reconheceu o dano moral aos pescadores por fora do acidente da Petrobrs na Baa da Guanabara. - Compensao da sociedade e das vtimas; - e tambm influenciar na modificao do comportamento daquele que degrada o meio ambiente, ou seja, mudana no modus operandi que determinou o dano. TEORIAS DO RISCO Existem vrias, mas vamos ver s duas. * TEORIA DO RISCO INTEGRAL Dominante na doutrina. A mera existncia da atividade que gerou o dano suficiente para que haja a responsabilidade. Aplica-se a qualquer atividade. No distingue causa primria ou causa secundria. Admite concausas, admite a prova da contribuio para o resultado lesivo, no precisa ser causa exclusiva do dano ambiental. Ela adota a teoria da Equivalncia das Condies, ou seja, tudo aquilo que contribui para o resultado lesivo, ainda que no seja principal causa ou causa exclusiva, considerada concausa e, portanto, gera responsabilidade. Esta teoria do risco integral no admite nenhuma excludente de responsabilidade. As excludentes tradicionais so: Caso fortuito Fora maior Culpa exclusiva da vtima no afastam a responsabilidade, porque no dano ambiental no h uma vtima s, so vtimas indeterminadas (difuso). O demandado pode ter regresso contra a vtima. Fato de terceiro ou dolo de terceiro. Ex. sabotagem. No se discute o dolo de terceiro ou sabotagem, porque s discute o dano e o nexo causal. O demandado tambm tem ao regressiva contra o sabotador. O Cdigo Civil no distingue caso fortuito de fora maior, so ambos acontecimentos inevitveis e imprevisveis. A doutrina distingue-os. Caso fortuito o acontecimento inevitvel e imprevisvel de mbito interno da atividade.

48

Fora maior o acontecimento inevitvel e imprevisvel de mbito externo. Ex. inundaes, fatos da natureza, estado de stio. Exclui a responsabilidade civil, exceto se o devedor estiver em mora. Teoria do risco criado admite que a fora maior exclua a responsabilidade, sob o fundamento de que a fora maior quebra o nexo causal, que um dos pilares da responsabilidade civil. Se acontecimento externo atividade, no est no risco da atividade e rompe com o nexo causal. Para a teoria do risco integral no exclui. No se deve admitir nenhuma excludente. Ex. usina nuclear. Por questo de justia no se admite a excluso. Pessoas atingidas no podem ficar desamparadas. Justia comutativa, expresso de Nelson Nry Jnior. H unanimidade que o caso fortuito no excluiu a responsabilidade, porque acontece no mbito interno da atividade, entra no risco da atividade, por isso no exclui a responsabilidade. Ex. oscilaes de energia dentro da empresa, rompe equipamento e gera dano ambiental. No afasta a responsabilidade civil. * Doutrina Teoria do Risco Integral Antnio Hermann Benjamin; dis Milar, Jos Afonso, Nelson Nry doutrina majoritria. Teoria do Risco Criado Doutrina minoritria e jurisprudncia domimante. Descompasso entre doutrina e jurisprudncia. Toshio Mukai. Peculiaridades: - Necessidade de identificar a causa adequada, dentre as vrias condies do dano. (para a teoria do Risco Integral utilizada a teoria da equivalncia das condies). Problema: Identificar que aquela atividade foi a causa adequada para a existncia do dano, isso dificulta a ao do autor. Na ACP h uma grande dificuldade de se aceitar a inverso do nus da prova (art. 6, VIII, CDC), pois dizem que no se aplica ACP porque no est previsto no captulo da defesa do consumidor em juzo. Mas a inverso do nus instituto processual e deve ser feita uma interpretao sistemtica. Prof. um erro jurdico e uma injustia no reconhecer a inverso do nus da prova. - Aplica-se s atividades perigosas. Leva em conta a periculosidade da atividade. - Adota a teoria da causalidade adequada. Juzo de valor. Atividade suficientemente capaz de causar o dano. - Admite a excludente da fora maior. Fato externo, imprevisvel e irresistvel. * Elementos da Responsabilidade Subjetiva Ao ou omisso Nexo causal Dano Conseqncia da responsabilidade objetiva - Prescindibilidade do dolo e da culpa, no se indaga. - Irrelevncia da licitude da atividade, pode ser lcito, mas ocorrendo o dano, h a responsabilidade.

49

- Relevncia do caso fortuito ou fora maior, na Teoria do Risco Integral. A Teoria do Risco Criado aceita como causa excludente da responsabilidade. - Irrelevncia do dolo de terceiro e da culpa da vtima. - No incidncia de clusula de no indenizar. Nelson Nery afirma que estas clusulas no tm efeito, porque em direito ambiental vige a solidariedade passiva em benefcio do autor e ele pode eleger aquele ru que quiser. Ex. empresas terceirizam determinados servios e, no contrato, a contratante diz que no ser responsvel por danos causados em casos de acidentes. Responde igual. * Dano pr-existente e reflexo no nexo causal Uma empresa falida vai leilo e a pessoa adquire esta empresa. No ptio dela h uma srie de tonis vazando, restos da estao de tratamento de efluente que esto sem manuteno e contaminam tudo, ou seja, necessita de investimento do adquirente, para evitar a continuao do dano. Muitos adquirentes sustentam que no tm responsabilidade pelo dano pr-existente. Os partidrios da teoria do Risco Integral no admitem quaisquer excludentes, equiparam todas as condies que contribuem para o dano lesivo causa deste. Para eles no importa que o dano seja pr-existente e que a aquisio se d posteriormente, sempre h responsabilidade por reparar o dano. Os partidrios da teoria do Risco Criado buscam identificar a causa adequada para a produo do dano ambiental. Admitem a excluso da responsabilidade por fato que no contribua decisivamente para o dano. Na prtica, alguns Promotores, principalmente em regies em que acontecem estas situaes, como aquisio de passivos ambientais, j esto solicitando que haja explicitao no leilo da existncia do passivo ambiental e que ele faz parte do preo e da obrigao daquele adquirente (que tem de recuperar o dano). preciso demonstrar a quota de responsabilidade de cada poluidor para o dano ambiental? Ex. rio poludo e vrias indstrias que potencialmente lanam efluentes, compartilham com a poluio detectada pela prova pericial da gua. Rio poludo, trs indstrias e os produtos que elas fabricam so compatveis com a poluio da amostra da gua. preciso demonstrar que os trs poluem? Um est licenciado, mas no est cumprindo com os padres; a 2a no tem qualquer tratamento de efluente; a 3a est com tudo certo, em princpio. No caso de haver o nexo causal em relao aos trs, preciso provar em juzo a porcentagem de contribuio do dano de cada um deles? No h necessidade de provar a quota parte de cada uma das atividades. Toda a doutrina sustenta a existncia de solidariedade passiva nestes casos, com fundamento nos artigos 275 e 942, CC. Outro fundamento que o dano e o fato so indivisveis (artigos 258 e 259, CC). Ex. poluio no rio. O dano e o rio so nicos. O objeto da ACP tambm indivisvel, reparar o dano. Unanimidade na doutrina acerca da responsabilidade solidria. Precedente no STJ, mas no h unanimidade na jurisprudncia, ainda. Solidariedade Conseqncias: - eleio do ru mais solvente; - formao de litisconsrcio passivo facultativo; - ao regressiva contra outros causadores do dano; - no admite a denunciao da lide, mas admite o chamamento ao processo. Na denunciao da lide h o questionamento sobre a culpabilidade e, como a responsabilidade civil pelo dano ambiental objetiva, este instituto no se adapta responsabilidade objetiva.

50

* Prescrio da ao de reparao do dano A doutrina entende que a ACP de reparao do dano ambiental imprescritvel, pois versa sobre dano supra individual. A ao proposta pelo MP seria imprescritvel, conforme o precedente do TJRS, apelao cvel no 590028197, de 15/8/90, rel. Nery Jnior. E a ao individual (a ACP no prejudica a ao individual) se baseia na responsabilidade civil objetiva e prescreve em 3 anos. Art. 206, 3, CC e art. 14 (?) * Responsabilidade do Poder Pblico por dano ambiental O Estado pode ser responsabilizado por ao, quando for empreendedor; ou por omisso, quando for licenciador, o dano resultar diretamente de uma autorizao ou um licenciamento ambiental, quando o licenciamento for a causa do dano. * Evoluo da responsabilidade civil do Estado - culpa civil Necessidade da prova de culpa do funcionrio pblico. Constituies de 1824 e 1891. Solidariedade entre o Estado e o funcionrio pblico. - falta do servio ou culpa annima do servio Art. 15, CC de 1916. H o dever de reparar, por parte do Estado, quando o servio pblico inexistiu, foi feito tardiamente ou de forma inadequada. O administrado vai provar que o servio foi tardio, inadequado ou inexistente. No se exige prova da culpa do funcionrio, s se analisa o servio. Ex. DMLU no limpou os boeiros, choveu, entupiu e alagou tudo, gerando danos ao comrcio falta do servio ou culpa annima do servio. - responsabilidade objetiva Prevista desde a Constituio de 46, art. 194; e repetida nas Constituies posteriores: 67; 69 e 88, art. 37, 6. A novidade que a CF de 1988 prev a responsabilidade objetiva por ao da pessoa jurdica de direito privado prestadora de servio pblico. E a responsabilidade do Estado por ao baseia-se na Teoria do Risco Administrativo e a diferena para a teoria do risco em geral que a responsabilidade objetiva pelo risco administrativo aceita a fora maior como causa de excluso da responsabilidade, como regra geral, exceto se houver concomitncia entre fora maior e falta do servio. Ex. boeiro sujo, porque o Estado no limpou (falta do servio) e chuvas torrenciais (fora maior). O Estado tem de indenizar por causa da falta do servio. A CF 88 tambm admite o dano moral. A responsabilidade do Estado pode ser dividida: - Por ao: responsabilidade objetiva baseada na Teoria do Risco Administrativo. Fundamento legal, art. 37, 6, CF. Aplica-se tambm concesso de servio pblico havendo responsabilidade solidria e objetiva, precedente do STJ. - Por omisso: contribuiu por no fiscalizar, por exemplo, deu licena e nunca mais fiscalizou e a indstria gerou o dano ambiental. Duas posies: pode ser responsabilidade objetiva, baseada na Teoria do Risco Administrativo; outros dizem que subjetiva. * Omisso:

51

Responsabilidade subjetiva Culpa administrativa: - presuno de culpa; - inverso do nus da prova, o Estado tem de provar que o servio aconteceu, foi no tempo adequado e foi satisfatrio; - nexo de causalidade entre a omisso e o resultado lesivo. Doutrina: Osvaldo Bandeira de Mello, Jucovski , Toshio Mukai. E jurisprudncia no unnime do TJRS. Bandeira de Mello foi precursor desta teoria. A omisso no pode ser causa do resultado, condio para o resultado. Quando o Estado se omitia ele era responsvel por culpa in omitendo. Culpa in omitendo, havendo inverso do nus da prova. Teoria da Falta do Servio Servio inexistente, inadequado ou tardio. Responsabilidade objetiva Teoria do Risco Administrativo. Doutrina: Leme Machado, Morato Leite. Responsabilidade indireta por causa do conceito de poluidor, que o responsvel direto ou indireto pelo dano ambiental, art. 3o, IV, Lei 6938/81. O Estado seria indiretamente responsvel pelo dano ambiental porque no fiscaliza. Teoria da Causalidade Adequada, admite a responsabilidade do Poder Pblico por omisso, desde que comprovada que aquela causa foi adequada, tem de provar que a omisso foi causa para o dano ambiental. Admite a excludente da fora maior. * Omisso do Estado como nica causa do dano No h concausas. - decorre da prestao de servios pblicos: Ex. recolhimento do lixo. Canalizao de esgotos. Proteo de patrimnio histrico Tomba o patrimnio e depois no cuida. propriedade privada, mas quando tombou o Estado se tornou co-responsvel pela manuteno. A responsabilidade objetiva neste caso. No h divergncias em relao a isso. As atividades potencialmente poluidoras devem se submeter a licenciamento ambiental (que atividade estatal, um servio pblico). Caso do dano ambiental decorrente de uma atividade licenciada, que possvel, pois a responsabilidade civil ambiental se baseia no risco (no na licitude).

* Responsabilidade do Estado nos empreendimentos sujeitos a aprovao pelo Poder Pblico (esquema retirado do livro de Toshio Mukai). A responsabilidade do Poder Pblico Objetiva quando da licena ambiental surgir DANO ESPECIAL. A responsabilidade do Estado por ao, ele deu a licena e isso foi concausa para o resultado lesivo. Ele foi to desleixado, inoperante, que deu licena ambiental para uma atividade que gerou dano especial ambiental. E tem responsabilidade Subjetiva: - no caso de licena ilegal: inescusvel; escusvel - dano especial.

52

- no caso de licena legal, mas o particular extrapola e implanta o empreendimento ao arrepio da licena e o Poder Pblico nada faz. Ex. pode cortar as rvores, mas deve replant-las em outro lugar. Recebe a autorizao para desmatar X e extrapola o contedo da autorizao ambiental e desmata mais, 2X. E nas atividades clandestinas deve ser comprovada a culpa in omitendo do Estado. Responsabilidade solidria do Estado, subjetiva. Ex. Fepam tem 12 mil pedidos de licena para avaliar e no d conta, sem falar nas atividades que sequer pedem a licena. * Poluio x Dano ambiental Nem toda degradao ambiental poluio. Nem todo corte de 3, 4 rvores vai ser objeto de ACP, degradao ambiental, sim, que um conceito extremamente amplo. Mas o conceito de dano ambiental exige um fato grave e reiterado. Poluio art. 3, III, Lei 6938/81. Dano ambiental: Prejuzo grave que gera ruptura do equilbrio ecolgico e perda das caractersticas essenciais do ecossistema. Ex. empreendimento rompeu o equilbrio e gerou, ou impossibilitou, os demais usos daquela regio. Rio no pode mais pescar, banhar-se, andar de jet ski H uma certa subjetividade em caracterizar, avaliar o dano ambiental. No h como o legislador definir o que dano ambiental, existem indicativos. Sabem o que poluio, mas no basta ser poluio, tem de ser dano ambiental. Reiterado fato episdico no dano ambiental. A exceo a anormalidade no estado puro (fato episdico de efeitos perenes). * Antijuridicidade ilicitude ultrapassa os limite de tolerncia, padres de emisso ou no tem licena. A responsabilidade Objetiva, desimporta se a atividade lcita ou no, entretanto, o Judicirio j reconheceu o dano ambiental nestes casos (antijuridicidade). No fundamento da responsabilidade civil, mas um indicativo. Efeitos sinrgicos vrias contribuies para o resultado lesivo. * Classificao dos danos - Dano ecolgico puro- leso aos recursos naturais, ao meio ambiente. - Histrico imprescritibilidade, pois descoberto anos depois, no pode impedir a ao de reparao. Muito comum na Europa aps a II Guerra Mundial, quando descobriram aterros industriais. - Futuro ruptura com o requisito da certeza e atualidade. Questo do princpio da precauo, adoo de medidas para evitar o dano, no para reparar. Ex. Porto Alegre, antenas de telefonia celular. No se vai conseguir provar a poluio por ondas eletromagnticas. Lei, baseada no direito urbanstico, que impe um distanciamento entre estas antenas, para mitigar a incidncia desta poluio. No h prova do dano, sem prova do nexo causal, so medidas preventivas. - Eventual princpio da precauo. - Dano ambiental lato sensu leso ao bem imaterial e ao interesse difuso. Tem em considerao os dois, no s a leso material, mas tambm a imaterial, que o dano moral.

53

* Dano Extrapatrimonial Dimenso moral coletiva Fundamentos: art. 88, Lei 8884/94 (lei Antitruste), que alterou o art. 1o, Lei 7347/85. Dano moral era baseado na dor (sentimento). A pessoa jurdica no sentia dor, o precedente do STJ reconheceu o dano moral empresa pela mcula imagem. Abriu precedente para dano moral que no era mais a dor, e sim a imagem, um sentimento no individual, mas posio na sociedade. Rel. Ruy Rosado de Aguiar Jnior, RESP 60033-2 MG. Onde pode ser aplicada: leso qualidade de vida, aos valores culturais, imagem da coletividade. Perda de fruio coletiva do bem existncia do dano moral coletivo. Dimenso social: - perda pblica pela impossibilidade de fruio coletiva de um bem de uso comum do povo. Ao vai reparar o tempo durante o qual a coletividade fica privada do bem. * O STJ j reconheceu a responsabilidade do adquirente da rea rural de implementar a rea de reserva legal, que no RS de 20%. Fundamentos para a responsabilizao do adquirente de rea rural degradada, sem a reserva legal: Os adquirentes diziam que no tinham responsabilidade. Se exige do adquirente, pois a obrigao de conservao da qualidade ambiental imposta pelo art. 225, caput, CF, obrigao propter rem, decorre da prpria coisa. Outros fundamentos: - funo scio-ambiental da propriedade, art. 186, II, CF. Funo social da propriedade rural. - dever de evitar o agravamento do dano ambiental. - omisso conduz responsabilizao objetiva. Hoje j h decises que obriguem a replantar, mesmo que o adquirente no seja o causador do dano, pois a obrigao inerente coisa (propter rem). * Reparao do dano - Princpio da reparao integral do dano - Preferncia recuperao in natura Medidas fticas de recuperao do dano ambiental. Promotor no pode optar pela indenizao, pois a reparao em dinheiro no restitui o estado anterior e s cabvel se no puder in natura, depois de ser atestado por laudo pericial Parcela do dano irreparvel ACP, art. 13, indenizao. - Medidas compensatrias A indenizao em dinheiro no tem sido satisfatria, pois os Fundos no funcionam9, por isso se tem adotado medidas compensatrias. Mas muito discricionrio, pois no existem critrios definidos e o dano ambiental matria indisponvel; embora seja uma medida mais fcil. Ex. custear a manuteno de um parque; plantar mudas em outros locais - Indenizao: Fundo de Bens Lesados - Distinguir a parcela reversvel do dano irreversvel, a qual enseja indenizao.

Gastam o dinheiro para equipar os rgos ambientais.

54

* Quando houver a cumulao (indenizao em dinheiro e medida compensatria) deve estar explcito no laudo, parecer tcnico. Obrigao de fazer mais indenizao, valor estipulado no laudo tcnico. No cabe ao MP impor um valor qualquer (quando no possvel a reparao integral). * Avaliao do dano O que o laudo tcnico avalia? Vrios critrios: Dano Material - custo do projeto, quanto vai custar a reposio florestal, o licenciamento - custo da recuperao ambiental, se fosse possvel. - vantagem obtida. O quanto ganhou enquanto lanou efluentes sem internalizar os custos e os concorrentes internalizaram. - valor de mercado dos bens ambientais lesados ex. peixe, madeira. Mas nem tudo pode fazer isso. Ex. poluio sonora, no existem critrios. Dano Extrapatrimonial A indenizao deve ser fator de desestmulo. Leva em considerao como fatores: - objetivos intensidade do risco criado, gravidade do dano, reversibilidade ou no, vantagem obtida. - subjetivos posio econmica do ofensor e da vtima, e se h culpa ou dolo. A responsabilidade civil por dano ambiental caminhou da avaliao do dano para a avaliao dos riscos. 9

You might also like