You are on page 1of 19

A inaplicabilidade do Cdigo Florestal em rea urbana

Sentimos dentro de ns uma preocupao constante no s pela nossa casa, como tambm pela nossa cidade. Embora estejamos voltados para ocupaes diferentes, todos ns temos uma opinio prpria acerca dos problemas da cidade. Todo aquele que no participa de questes desta natureza considerado, entre ns, um mau cidado, no um cidado silencioso. Somos ns que decidimos sobre tais assuntos ou pelo menos refletimos sobre eles profundamente." Pericles, Ano 430 A. C.

1. INTRODUO O ltimo sculo foi um perodo de acelerado crescimento das cidades causado pela exploso demogrfica e grande xodo rural. O adensamento populacional aconteceu de forma totalmente desordenada, ocasionando srios problemas nas cidades, principalmente no que se refere aos impactos ambientais causados pela urbanizao de novas reas, como afirma DEL GROSSI (1991) [01] : "As dcadas de 60, 70 e 80 foram palco de vrias decises polticas e econmicas que concorrem para uma grande expanso do stio urbano. (...) Como resultado dessa expanso, processos geomorfolgicos so alterados, e, em conseqncia, cheias, ravinas, voorocas e desabamentos passam a constituir problemas afetando toda a comunidade". Os impactos ambientais em zona urbana ocorrem em contexto absolutamente diferente daqueles existentes em rea rural e, portanto, requerem soluo legal e poltica ajustada s peculiaridades do caso concreto. O crescimento populacional descontrolado e a m distribuio de renda impelem a populao carente a ocupar topos de morros ou outros locais listados no Cdigo Florestal (Lei 4.771/65) como rea de preservao permanente APP; grandes Avenidas dos centros urbanos foram e continuam sendo construdas dentro da faixa marginal de 30 metros prevista no artigo 2 da Lei Federal 4.771/65; condomnios residenciais de alto padro tm sido edificados em reas arborizadas e no entorno de lagoas. Enfim, seja pela ocupao desordenada da camada menos favorecida, seja pela falta de alternativas para edificaes regulares, novas reas tm sido utilizadas, gerando polmica divergncia quanto aplicabilidade, em ncleos urbanos, da rgida imposio de serem mantidas intactas as "reas de preservao permanente" elencadas no Cdigo Florestal. Alm das referidas questes de ordem prtica, a divergncia se alimenta de conflitos de leis e de questionamentos acerca da competncia legislativa dos entes federativos. Afinal, ho de prevalecer as normas de carter ambiental - cdigo florestal - ou de a disciplina

urbanstica de uso e parcelamento do solo? Deve imperar a vontade do Municpio, expressada atravs do seu Plano Diretor, ou o poder de polcia dos rgos estaduais e federais de meio ambiente? As divergncias sobre o assunto esto lastreadas ainda em mais um elemento: a impreciso da disciplina legal das APPs, que d margem a interpretaes variadas e conduz ao descumprimento da norma em reas urbanas. O presente trabalho objetiva contribuir para a discusso sobre a aplicabilidade, em reas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos permetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regies metropolitanas e aglomeraes urbanas, do regime de reas de preservao permanente previsto no Cdigo Florestal.

2. DAS REAS DE PRESERVAO PERMANEN TE As reas de preservao permanente podem ser divididas em ex vi legis e as declaradas por ato do Poder Pblico. As ltimas so postas no mundo jurdico atravs de uma declarao do Poder Executivo, como prev o art. 3 do Cdigo Florestal, enquanto que as primeiras existem to somente pela eficcia do Cdigo Florestal, estando arroladas no art. 2 deste diploma. Este trabalho versa somente sobre as APPs ex vi legis. Com efeito, de acordo com o art. 2 da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, Cdigo Florestal Brasileiro, "consideram-se de preservao permanente, pelo s efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetao natural situadas: a) ao longo dos rios ou de qualquer curso dgua desde o seu nvel mais alto em faixa marginal cuja largura mnima seja: 1) de 30 (trinta) metros para os cursos dgua de menos de 10 (dez) metros de largura; 2) de 50 (cinqenta) metros para os cursos dgua que tenham de 10 (dez) a 50 (cinqenta) metros de largura; 3) de 100 (cem) metros para os cursos dgua tenham de 50 (cinqenta) a 200 (duzentos) metros de largura; 4) de 200 (duzentos) metros para os cursos dgua que tenham de 200 (duzentos) a 500 (quinhentos) metros de largura; 5) de 500 (quinhentos) metros para os cursos dgua que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros; b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais ou artificiais; c) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos dgua", qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50 (cinqenta) metros de largura; d) no topo de morros, montes, montanhas e serras;

e) nas encostas ou partes destas com declividade superior a 45, equivalente a 100% na linha de maior declive; f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; g) nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projees horizontais; h) em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetao. Por seu turno, o artigo 3 contempla a possibilidade do Poder Pblico criar APPs, em se tratando de "florestas e demais formas de vegetao natural destinadas: a) a atenuar a eroso das terras; b) a fixar as dunas; c) a formar as faixas de proteo ao longo das rodovias e ferrovias; d) a auxiliar a defesa do territrio nacional, a critrio das autoridades militares; e) a proteger stios de excepcional beleza ou de valor cientfico ou histrico; f) a asilar exemplares da fauna ou flora ameaadas de extino; g) a manter o ambiente necessrio vida das populaes silvcolas; h) a assegurar condies de bem estar pblico." Alm das APPs previstas no Cdigo Florestal, possvel a identificao de novas hipteses atravs de lei [02] , valendo mencionar que portarias, decretos e resolues no so instrumentos hbeis para instituir APPs. Isto porque, ao ser considerada "de preservao permanente", a rea passa a receber cuidados especiais e a impor, especialmente para o seu proprietrio, srias restries ao seu direito de uso e gozo. Somente lei em sentido concreto pode inovar no mundo jurdico, criando direitos e obrigaes. Conforme previso do artigo 4 do Cdigo Florestal [03], cuja redao foi completamente alterada pela MP 2.166-67, a supresso de vegetao em rea de preservao permanente somente poder ser autorizada em caso de utilidade pblica ou de interesse social, devidamente caracterizados e motivados em procedimento administrativo prprio, quando inexistir alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto. O pargrafo 2 do artigo 4 excepciona a regra ao determinar que, em se tratando de rea urbana, a supresso de vegetao em APP depender de autorizao do rgo ambiental municipal competente, desde que o municpio possua conselho de meio ambiente com carter deliberativo e plano diretor, mediante anuncia prvia do rgo ambiental estadual competente fundamentada em parecer tcnico. Como se v, no h como negar, como insistem muitos, que o fato das reas estarem em zona urbana altera o regime de proteo legal dos recursos naturais.

Com efeito, o pargrafo segundo representa exceo intocabilidade de APP e, por se tratar de rea urbana, at mesmo dispensa a exigncia da declarao de utilidade pblica ou interesse social para a supresso da vegetao. Aqui, mais uma vez, se pretendeu reforar a tese de que cabe ao Municpio a disciplina do uso e ocupao do solo em seu territrio, mormente em se tratando de zona urbana [04]. Ainda nesta esteira, vale lembrar que mais uma exceo regra de proibio de supresso de vegetao das APP contemplada nos pargrafo terceiro e quarto do artigo 4, ou seja, a supresso eventual e de baixo impacto ambiental [05] . Neste caso, tambm se dispensa a declarao de utilidade pblica ou de interesse social, exigindo-se to somente que haja autorizao do rgo ambiental competente, que ento indicar as medidas mitigadoras e compensatrias que devero ser adotadas pelo empreendedor. Estes pargrafos evidenciam que o grau de impacto est diretamente proporcional ao rigor no tratamento das APPs e, sendo assim, pode-se concluir que a maior flexibilidade no tratamento dos recursos naturais situados em reas urbanas tambm deve sua menor sensibilidade ecolgica, j que se tratam de reas com intensa presso populacional e preponderantemente destinadas a atender aos reclames da comunidade. Neste sentido, vale transcrever o texto do Pargrafo nico do artigo 2 do Cdigo Florestal, que ser analisado no prximo tpico: "No caso de reas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos permetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regies metropolitanas e aglomeraes urbanas, em todo o territrio abrangido, observar-se- o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso do solo, respeitados os princpios e limites a que se refere este artigo."

3. DAS REAS DE PRESERVAO PERMANENTE EM ZONA URBANA As evidncias indicadas no item 2 supra conduzem inaplicabilidade da regra geral da intocabilidade das reas de preservao permanente em zona urbana, mas, lamentavelmente, a doutrina majoritria abraa a viso conservacionista do Direito Ambiental, notadamente do Cdigo Florestal, defendendo posio diametralmente oposta. A divergncia sobre o tema muito se deve interpretao destoante de dispositivos do Cdigo Florestal, principalmente do pargrafo nico de seu artigo segundo [06] . De acordo com a corrente mais conservadora, o referido pargrafo nico serviria para impor, alm das restries porventura estabelecidas no plano diretor, a observncia tambm das limitaes (mnimas) previstas no caput do artigo 2; para outros, o mencionado dispositivo do Cdigo Florestal imporia um patamar de proteo mximo (teto) a que se subordinaria o plano diretor; e, no entender de uma terceira corrente, o Cdigo Florestal simplesmente no se aplicaria s reas urbanas, que seriam disciplinadas pelo plano diretor e leis de uso e ocupao do solo. Vale transcrever o posicionamento das diferentes linhas de pensamento sobre o tema, ressaltadas pela Consultora Legislativa da Cmara dos Deputados, Dra. Suely Mara Guimares de Arajo [07] :

"Por um lado, tem-se a seguinte afirmao: "Esse termo no pode ser compreendido como significando as mesmas quantidades numricas contidas na norma federal, pois assim no seria a lei municipal seno mera repetio daquela." "No pode tambm ser entendido como estabelecendo aquelas quantidades como limite mnimo a ser obedecido pelo legislador local, que assim s poderia estatuir restries maiores. Isso porque tal situao redundaria no paradoxo de se impor para o espao urbano padres mais rigorosos do que para o natural." "Por conseguinte, a expresso limites apenas pode significar que a lei municipal no pode fixar padres mais rigorosos do que os contidos na federal, que constitui, por assim dizer, o seu teto. Esse critrio visaria assegurar que no fosse a propriedade urbana mais onerada que a rural pelas restries impostas sua utilizao em prol da preservao ambiental." [08] Na mesma publicao, insere-se posio diametralmente oposta: "H quem sustente que os limites referidos no art. 2, do Cdigo Florestal, so limites mximos para a propriedade urbana, ou seja, as leis locais poderiam estabelecer faixas inferiores. Na verdade, no o so. Ao contrrio, so limites mnimos." [09] H, ainda, autores que defendem a simples inaplicabilidade dos limites para APPs constantes do Cdigo Florestal s reas urbanas, remetendo o assunto legislao urbanstica: "Portanto, as faixas indicadas na letra a do artigo 2 do Cdigo Florestal variam de acordo com a largura dos rios ou cursos dgua, sendo de trinta metros a faixa mnima, em ambos os lados, medida das suas margens e de um raio mnimo de cinqenta metros nas nascentes e nos chamados olhos dgua. "Ao redor de lagoas, lagos ou reservatrios de gua naturais ou artificiais as faixas mnimas variam de acordo com a utilizao desses mananciais. "O nosso entendimento o de que essas exigncias so para imveis situados na zona rural, no s pelo que estipula o pargrafo nico do art. 2 do Cdigo Florestal, anteriormente transcrito, como pelo advento da Lei 6.766/79, que determinou, para loteamentos urbanos, uma faixa non aedificandi de quinze metros ao longo das guas correntes e dormentes." [10] Apresentadas as divergncias, que so de suma importncia para se compreender a polmica ao derredor do tema, cumpre ao aplicador do Direito atentar para o fato de que o pargrafo nico do artigo 2 h de se coadunar com o sistema jurdico ptrio e no pode receber interpretao que conduza sua desnecessidade ou sua incompatibilidade com o sistema jurdico ptrio ou com o prprio caput do dispositivo. Assim, foroso reconhecer que o referido pargrafo nico indica restries mximas que poderiam ser exigidas para reas urbanas. Corrobora com este posicionamento Paulo Jos Villela Lomar, ex -chefe de

Assessoria Jurdica da Secretaria de Planejamento Urbano do Municpio de So Paulo, cujo raciocnio claro, apresentado no artigo "O Parcelamento do Solo para Fins Urbanos", vale a pena ser transcrito: "A redao da parte final do texto deste pargrafo nico incoerente e contradiz o seu prprio contedo e significado, pois a determinao de serem respeitados os princpios e limites a que se refere este artigo torna absolutamente intil o estatudo no restante deste pargrafo nico. Bastaria a supresso do pargrafo para fazer prevalecer os princpios e limites a que se refere este artigo. Este pargrafo s se justifica, e adquire sentido, se for para excepcionar dos princpios e limites deste artigo as faixas situadas ao longo dos rios e cursos dgua em reas urbanas e nas regies metropolitanas e aglomeraes urbanas."
[11]

Urge enfrentar o tema e buscar a real inteno do legislador, exercitando a interpretao do pargrafo nico do artigo 2 em sintonia com os demais dispositivos do Cdigo Florestal e com o ordenamento jurdico brasileiro. No h dvida, os princpios da hermenutica jurdica apontam para a necessidade de se interpretar as normas legais de acordo com seu valor lingstico, mas sem perder de vista a finalidade no texto, buscando, atravs da semntica, uma interpretao sistemtica do dispositivo. Como pontifica Carlos Maximiliano [12] : "O fim inspirou o dispositivo; deve, por isso mesmo, tambm servir para lhe limitar o contedo; retifica e completa os caracteres na hiptese legal e auxilia a precisar quais as espcies que na mesma se enquadram. (...). O fim no revela, por si s, os meios que os autores das expresses de Direito puseram em ao para o realizar; serve, entretanto, para fazer melhor compreend-los e desenvolv-los em suas mincias." Ressalte-se que a hermenutica jurdica contempornea se inspirou no mtodo finalstico preconizado por Carlos Maximiliano e evoluiu para a incorporao de novos elementos que, de acordo com Castanheira Neves, seriam: "1) factores ontolgicos, que compreenderiam a "natureza das coisas" e "os argumentos de carcter institucional; 2) factores sociais, abrangendo os interesses, as situaes jurdico-sociais relevantes, a prpria estrutura jurdico-social referida intencionalmente pela norma, os efeitos produzidos pelo prprio decisum, etc.; e 3) factores normativos, no seu sentido estrito, albergando os critrios tico-jurdicos, normativo-sociais, os conceitos de valor, justia, etc. Conclui o insigne autor, citando Esser, que cada interpretao representa uma associao de lex scripta e jus non scriptum, a qual unicamente cria a prpria norma positiva." [13] Em sendo assim, no se pode olvidar que o Cdigo Florestal visou estabelecer normas e padres para a tutela de florestas e do meio ambiente natural alheio realidade urbana, considerando a interveno humana como elemento meramente incidental. A quase totalidade dos dispositivos expressamente se reporta s atividades rurais, como os artigos 8, 16, 17, 25, 37, 37A, 44, e 44A. Em contrapartida, unicamente em trs oportunidades h meno rea urbana no Cdigo Florestal, sendo todas frutos de alteraes posteriores que visaram dirimir dvidas e estabelecer que a regra do caput no se aplicaria para zonas urbanas (pargrafo nico do art. 2, acrescido pela Lei n 7.803, de 18/07/89; 2 do artigo

4, criado pela Medida Provisria n 2.166-67, de 24/08/01; e pargrafo nico do art.22 criado pela Lei n 7.803, de 18/07/89). Ressalte-se que mesmo sem ter sido objeto da tutela perseguida pelo Cdigo Florestal, a vegetao existente em ncleos urbanos j constitudos ou mesmo em reas de expanso urbana merece ser protegida, at mesmo por comendo constitucional. A tutela legal das reas verdes em centros urbanos existe, mas deve se compatibilizar com a realidade inexorvel de que as cidades abrigam a maioria da populao nacional, com toda a infraestrutura necessria. Pelo exposto, tem-se como imperioso admitir que os "limites", imprecisamente referidos no pargrafo nico do art. 2 da Lei 4.771, jamais podem ser entendidos como imposio das mesmas exigncias do caput para as reas urbanas, afinal, se assim fosse, o que seriam os planos diretores e leis de uso do solo seno normas engessadas e simples repetio do Cdigo Florestal? Noutra linha de raciocnio, tambm no se pode entender que, atravs da palavra "limites", o legislador federal pretendeu impor limitaes mnimas ao legislador municipal, j que isto conduziria ao absurdo de populosos espaos urbanos serem submetidos a bices superiores queles previstos para inspitas reas rurais. Enfim, a melhor interpretao leva ao reconhecimento de que a expresso "limites" foi inserido no texto do pargrafo nico como restrio mxima, ou seja, leva proibio de que venham a ser exigidos padro de proteo superior ao contido no artigo 2 do Cdigo Florestal, consoante sustentam diversos estudiosos da matria, a exemplo de Ana Lucia Moreira Borges e Ronald Victor Romero Magri [14] . O plano diretor e leis de uso do solo se apresentam como os instrumentos legais, por excelncia, para a disciplina das reas verdes em ncleos urbanos e em reas de expanso urbana. Neste sentido, vale transcrever as lies de Edis Milar [15] : "A preservao de reas verdes no permetro urbano dos Municpios tem o objetivo de ordenar a ocupao espacial, visando a contribuir para o equilbrio do meio ambiente em que mais intensamente vive e trabalha o homem. As normas que disciplinam, no meio ambiente urbano, a preservao de reas verdes, so as contidas no Plano Diretor, na lei de uso do solo, seja municipal, seja metropolitana, e em outras editadas especialmente para tal fim. (...) A supresso de rvores ou formaes arbreas isoladas em reas urbanas, que no se enquadrem em qualquer das situaes de proteo ambiental, pode ser feita mediante simples autorizao do Poder Pblico Local, quando a lei assim o exigir" A aplicao da regra de preservao das APPs listadas do Cdigo Florestal indistintamente para zonas urbanas e rurais desarrazoada por desprezar as substanciais diferenas entre tais zonas. A proteo do meio ambiente natural tem que ocorrer tambm nas cidades de modo a assegurar o bem-estar social, mas isto no quer significar intocabilidade das reas referidas no art. 2 do Cdigo Florestal. admissvel a supresso de vegetao, mediante o controle do Poder Pblico, que deve avaliar cada caso e exigir a adoo de medidas compensatrias ou mitigadoras "atravs de prticas de planejamento, monitorao e controle da qualidade de vida urbana" [16] .

4. RAZOABILIDADE NA INTERPRETAO JURDICA A aplicao do texto legal requer prvio exerccio de interpretao da norma poca em que se situa o intrprete, a fim de que a mesma se adapte realidade. A letra da lei no unvoca, da " necessrio dizer que, pelo processo interpretativo, no decorre a descoberta do unvoco ou do correto sentido, mas, sim, a produo de um sentido originado de um processo de compreenso, onde o sujeito, a partir de uma situao hermenutica, faz uma fuso de horizontes a partir de sua historicidade. No h interpretao sem relao social" [17] . Nos valemos das mesmas indagaes do Consultor jurdico do Ministrio do Meio Ambiente, Dr. Vicente Gomes da Silva [18] , para demonstrar a total falta de razoabilidade que permearia o Cdigo Florestal se o seu artigo 2 se prestasse para disciplinar a gesto de recursos naturais em cidades ou em reas de expanso urbana: "como compatibilizar o conceito de largura ou metragem estabelecidas na lei para os corpos dgua existentes nos centros urbanos? Como resolver, por exemplo, a proibio de construo de prdios pblicos, ou mesmo residenciais, nos topos de morros, montes, montanhas, serras, nas encostas, nas bordas dos tabuleiros ou chapadas se boa parte das cidades brasileiras encontram-se no litoral e quase todas construdas em regies e locais que se enquadram na proibio da norma?" Diante do crescimento populacional, da exigidade de reas edificveis e das construes informais, como proibir a supresso da vegetao existente em, no mnimo, 30m da faixa marginal de pequenos crregos que cortam os grandes centros urbanos [19] ? Como conter a edificao de casas e prdios em reas vegetadas com declividade superior a 45? Tanto desarrazoada aplicar as restries das APPs nas reas urbanas que inconcebvel a destruio de ruas, avenidas e bairros inteiros que teriam sido construdos em desrespeito ao Cdigo porque situados em reas antes vegetadas como ao longo de crregos existentes nos centros urbanos; se apresenta tambm absurda a responsabilizao criminal [20] de moradores de residncias e estabelecimentos comerciais construdos em tais locais ou, ainda, da populao carente que costuma ocupar justamente os morros ou entorno de rios ou lagoas. cedio que o planejamento da rea urbana tem por finalidade a qualidade de vida da populao e requer ocupao e criao de infra-estrutura e servios pblicos que lhe d suporte. Via de regra, as reas se encontram antropizadas ou em vias de serem ocupadas pelo inevitvel crescimento populacional. O citado consultor jurdico do Ministrio do Meio Ambiente nota ainda que "as reas urbanas j no possuem vegetao natural, e aquelas que ainda existem entremeadas com espcies invasoras no exercem nenhuma funo ambiental, ao contrrio, muitas vezes prestam, apenas, ao acmulo de lixo e criadouros de animais peonhentos. No se pode, ainda, olvidar que os cursos dgua nos centros urbanos j se acham totalmente drenados e, portanto, alterados, fsica e quimicamente, em virtude dos arruamentos ou em razo dos despejos de esgotos domsticos e industriais in natura". [21]

Vale acrescentar que, em razo da necessidade de flexibilizao do regime jurdico dessas reas especialmente protegidas, houve, alm das trs alteraes j citadas no item 3 supra [22] , a supresso da alnea "i" do art. 2 da Lei 4.771/65. Com efeito, o exerccio da hermenutica jurdica sobre a questo no pode perder de vista o relevante fato de que as reas metropolitanas deixaram de ser includas no elenco das APPs[23] . Em mais uma tentativa de aclarar a incompatibilidade entre as APPs e as reas urbanas, a Lei 7.803/89 suprimiu a alnea "i" e acrescentou o pargrafo nico ao artigo 2, segundo o qual, em se tratando de reas urbanas, devem ser aplicados os planos diretores e as leis de uso do solo. [24] No particular, vale citar as palavras do Procurador Federal, em exerccio no Ibama/Bahia, Dr. Jackson Leal Lisboa Junior, cuja larga experincia na aplicao da legislao ambiental federal nos brinda com o lcido posicionamento: "as APPs em rea urbana, so especialmente protegidas, mas tm outro regime jurdico, respeitados os princpios e limites do cdigo. Este regime baseado no uso sustentvel dos recursos naturais compatveis com o meio ambiente urbano. Este regime de uso est amparado no estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), na Lei de Parcelamento do Solo Urbano (6.766/79), na lei de Zoneamento Costeiro (7.661/88), e nas demais leis urbansticas municipais. (...) Viu-se, na prtica, a necessidade de se flexibilizar o regime jurdico dessas reas especialmente protegidas ante incompatibilidade de sua manuteno integral no meio ambiente urbano." Sendo assim, por absoluta ausncia de funo social para a norma, no se poderia interpretar o Cdigo Florestal de modo a concluir como aplicveis para ncleos urbanos as limitaes das reas de preservao permanente criadas para a zona rural. No seria razovel admitir a proteo irrestrita dos recursos naturais em rea urbana, pois, em ltima instncia, essa proteo, em muitos casos, no traria benefcio algum, ao contrrio, prejudicaria o interesse da comunidade. A proteo aos recursos naturais situados em centros urbanos deve ocorrer de acordo com o caso concreto. "A interpretao, levando-se em considerao todos os fatores a ela relacionados, deve se dirigir para uma concluso que privilegie o meio ambiente, sem, contudo, obstar a produo e o desenvolvimento. Esta a finalidade da norma." [25]

5. TUTELA DOS RECURSOS NATURAIS E DISCIPLINA DO USO E OCUPAO DO SOLO EM REA URBANA Pelo rigor e generalidade das normas contidas no Cdigo Florestal, seria temerosa sua aplicao indistinta a todos os espaos, muito mais por se tratar o Brasil de um pas com dimenso geogrfica continental. Neste contexto, bem interpretar a lei 4.771/65 buscar a concretizao da justia e da harmonia social atravs da sua adequao realidade. As

normas ambientais devem necessariamente ser entendidas como instrumento jurdico para o desenvolvimento sustentvel preconizado nos artigos 225 e 170, inciso III, da Magna Carta, inspirados nos amplos debates internacionais sobre o uso racional dos recursos naturais. Interessante notar que a preocupao da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento mundial data da dcada de 60, quando tiveram incio as discusses sobre os riscos da degradao do meio ambiente. A ONU promoveu uma Conferncia sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (1972), a partir da qual se acirraram as discusses sobre o ecodesenvolvimento, o que propiciou o sucesso da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992 (Rio-92). Na Rio-92 foram proclamados os princpios do Direito Ambiental Internacional e a expresso "desenvolvimento sustentvel" fora consolidada e ganhou destaque, a ponto de se tornar a pedra de toque da tutela jurdica ambiental em todo o Planeta. De acordo com o princpio fundamental do desenvolvimento sustentvel, o homem deve compatibilizar o progresso econmico com a capacidade da natureza repor os recurso s naturais dela retirados ou utilizados e com a preservao do que resta do patrimnio natural. No se pretende com isto cercear a atividade econmica, ao contrrio, esta foi reconhecida como essencial para a satisfao das necessidades e aspiraes humana O s. Brasil, inclusive, ganhou destaque na comunidade internacional porque, durante a Conveno de Estocolmo/72, liderou os pases do Terceiro Mundo em campanha contra a "Teoria do Crescimento Zero" proposta pelas naes desenvolvidas, defendendo seu direito ao desenvolvimento [26] . Aps estas breves consideraes sobre o cerne do Direito Ambiental no globo, necessrio se faz o retorno anlise do ordenamento jurdico ptrio. A Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal tm competncia comum para proteger o meio ambiente, aplicando-se a regra do interesse preponderante para que seja delimitada a rea de atuao de cada ente (art. 23, VI, CF/88). Como a disciplina do espao urbano de peculiar interesse local, est inserida no mbito da competncia do Poder Pblico Municipal, que tem a obrigao de ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Com efeito, a Constituio Federal/88, estabelece competncias expressas em matria de direito urbanstico, e confere aos Municpios competncia privativa para legislar em matria de desenvolvimento e organizao dos centros urbanos, atravs dos planos diretores de parcelamento e uso do solo e outras leis do mbito municipal. [27] O plano diretor , pois, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana, conforme os artigos 30, I e 182, 1 e 2, CF/88. Emerge neste instante mais um crucial ponto para reflexo sobre o tema, ou seja, o fato do Cdigo Florestal, Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965, ser anterior Constituio Federal de 1988. Estando esta lei federal em vigor at os dias atuais diz-se que ela foi recepcionada pela Constituio, mas toda lei, seja ela federal ou estadual ou, ainda, municipal, deve ser interpretada luz da Lei Maior de um pas, e no o oposto. Ora, apenas a partir da vigncia da CF/88 o Municpio passou a ser membro da federao e, com isto, a Magna Carta "atribuiu ao Municpio a liderana e a primazia na conduo do

processo de desenvolvimento urbano e na sua execuo e alcanou a proteo ambiental com vistas ao equilbrio ambiental condio de direito de todos, dever do Poder Pblico e da sociedade" [28] . No se pode emprestar qualquer interpretao ao Cdigo Florestal sem partir do pressuposto de que o legislador respeitou ao pacto federativo, especialmente a competncia dos Municpios para ordenar o uso e ocupao do solo ao mencionar a rea urbana em seus artigos art. 2, pargrafo nico, art.4, 2, e art.22, pargrafo nico. Assim, a edio da Lei 7.803/89 que, a um s tempo, revogou a letra "i", que inclua reas metropolitanas no elenco das APPs, e acrescentou o pargrafo nico ao art. 2 da lei 4.771/65, teve o objetivo de excepcionar a regra geral de intocabilidade das APPs prevista no caput ao determinar que, em reas urbanas, sejam observados os planos diretores e leis de uso do solo. Alm disso, em 10 de julho de 2001, entrou em vigor o Estatuto da Cidade, Lei n 10.257, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituio Federal de 1988 e estabelece diretrizes gerais de poltica urbana, de cumprimento obrigatrio por todos os entes federados [29] . Com a edio desta lei, a Unio exaure sua competncia privativa em matria urbanstica instituindo diretrizes para o desenvolvimento urbano, conforme determinado pelo art. 21 da CF/88 [30] . Ao fixar as diretrizes gerais de ordenao urbana, o Estatuto da Cidade deixa bem evidente que, ao exercer sua competncia para legislar sobre uso e ocupao do solo, o Municpio deve assegurar a proteo do meio ambiente, haja vista a letra de vrios incisos do seu art. 2, in verbis: "Art. 2o A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: I garantia do direito a cidades sustentveis, entendido como o direito terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes; (...) IV planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuio espacial da populao e das atividades econmicas do Municpio e do territrio sob sua rea de influncia, de modo a evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente; (...) VI ordenao e controle do uso do solo, de forma a evitar: (...) f) a deteriorao das reas urbanizadas; g) a poluio e a degradao ambiental;

(...) VIII adoo de padres de produo e consumo de bens e servios e de expanso urbana compatveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econmica do Municpio e do territrio sob sua rea de influncia; (...) XII proteo, preservao e recuperao do meio ambiente natural e construdo, do patrimnio cultural, histrico, artstico, paisagstico e arqueolgico; (...) XIII audincia do Poder Pblico municipal e da populao interessada nos processos de implantao de empreendimentos ou atividades com efeitos potencialmente negativos sobre o meio ambiente natural ou construdo, o conforto ou a segurana da populao; XIV regularizao fundiria e urbanizao de reas ocupadas por populao de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanizao, uso e ocupao do solo e edificao, consideradas a situao socioeconmica da populao e as normas ambientais; (...)" Cabe, pois, ao Municpio, sob pena de responsabilidade, proteger os recursos naturais existentes nos stios urbanos sem perder de vista o objetivo maior da tutela ambiental: o bem estar social. Por isto mesmo, impe o pargrafo nico do artigo 3 da Lei de parcelamento do solo (lei 6.766/79), alterado pela Lei 9.785/99, uma srie de restries para tutela de reas ambientalmente sensveis (terrenos alagadios, terreno com declividade, reas de preservao ecolgica): Art. 3 Somente ser admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expanso urbana ou de urbanizao especfica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal. Pargrafo nico. No ser permitido o parcelamento do solo: I - em terrenos alagadios e sujeitos a inundaes, antes de tomadas as providncias para assegurar o escoamento das guas; II - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo sade pblica, sem que sejam previamente saneados; III - em terreno com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento ), salvo se atendidas exigncias especficas das autoridades competentes; IV - em terrenos onde as condies geolgicas no aconselham a edificao; V - em reas de preservao ecolgica ou naquelas onde a poluio impea condies sanitrias suportveis, at a sua correo." (grifos nossos)

Enfim, em zona urbana aplica-se a legislao ambiental na medida em que a proteo dos recursos naturais for compatvel com a ordenao do solo. Importante lembrar que as leis de uso e ocupao do solo, como os planos diretores municipais, so elaboradas exatamente para adequar a tutela ambiental realizada e necessidade urbanas. Sendo assim, a competncia da Unio para legislar sobre matrias ambientais, atravs de normas gerais, no pode anular a competncia do Municpio para regular a ordenao urbanstica em seu territrio tampouco prejudicar o cumprimento do dever municipal de assegurar a funo social da cidade e o bem estar de seus habitantes. Neste sentido, so esclarecedoras as palavras de Lus Carlos Silva de Moraes [31] : "a regulamentao florestal dentro do permetro urbano do municpio est diretamente ligada diretamente vontade desse ente federativo". A competncia do Municpio, fixada em razo do interesse local, h de ser respeitada, afinal, o Poder Local quem mais conhece a realidade e as condies de sua regio, e, portanto, o que tem maior capacidade para confeccionar uma norma vlida, eficaz e mais prxima realidade. Tratando brilhantemente do assunto, vale a pena conferir a lio do mestre Celso Ribeiro Bastos [32] : "O conceito-chave utilizado pela Constituio para definir a rea de autuao do Municpio o interesse local. Cair, pois, na competncia municipal tudo aquilo que for de seu interesse local. evidente que no se trata de um interesse exclusivo, visto que qualquer matria que afete uma dada comuna findar de qualquer maneira, mais ou menos direta, por repercutir nos interesses da comunidade nacional. Interesse exclusivamente municipal inconcebvel, inclusive por razes de ordem lgica: sendo o Municpio parte de uma coletividade maior, o benefcio trazido a uma parte do todo acresce a este prprio todo. Os interesses locais dos Municpios so os que entendem imediatamente com suas necessidades imediatas, e, indiretamente, em maior ou menor repercusso, com as necessidades gerais". Importante ainda trazer baila o conceito, dado pelo Estatuto da Cidade em seu art. 39, para funo social da propriedade urbana. Dispe o referido artigo que a propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidados quanto qualidade de vida, justia social e ao desenvolvimento das atividades econmicas, respeitadas as diretrizes do art. 2 daquela lei. E mais, "sendo que a propriedade urbana somente cumprir a sua funo social (portanto estar sendo usada constitucionalmente) se atender s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor" [33] . Assim que aquilo que for disposto no plano diretor das cidades, em razo do princpio da especialidade, deve sobrepor qualquer outro dispositivo legal mais abrangente ou geral. No demais lembrar que, ao disciplinar a organizao e utilizao do solo urbano, o Municpio contempla a proteo de mananciais e reas verdes. Alm disto, a aprovao de um plano diretor precedida, via de regra, por ampla participao da comunidade e discusses tcnicas que propiciam debates sobre a tutela dos recursos naturais e impactos ambientais locais. Deve-se reconhecer a legitimidade do Municpio para

disciplinar o uso e a ocupao do solo e a sua liberdade para incorporar ou no, atravs de lei, os limites previstos no Cdigo Florestal.

6. CONCLUSO A imperfeio na redao do Cdigo Florestal, especialmente na letra do pargrafo nico do artigo 2, acrescido pela Lei 7.803/89, no pode servir de justificativa para a aplicabilidade de restries das reas de preservao permanente para os permetros urbanos definidos por lei municipal e para as regies metropolitanas e aglomeraes urbanas. A Constituio Federal ampara o entendimento supra. Inicialmente, cumpre asseverar que o Municpio possui competncia para promover o ordenamento territorial (CF, art. 30, VIII) e para proteger o meio ambiente (CF, art. 23). O artigo 182 da Magna Carta confere a tnica da tutela dos recursos naturais em rea urbana ao estabelecer que, ao disciplinar o uso e ocupao do solo urbano, deve o Municpio "ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes" e, tambm, que "a propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor". Como o plano diretor j contempla a proteo dos recursos naturais nas reas urbanas (Lei 10.257, arts. 1 e 2), o Cdigo Florestal somente pode ser aplicado s cidades naquilo que for compatvel com o espao urbano, inclusive no que tange s restries previstas no seu artigo 2. No se pode perder de vista que a legislao ambiental brasileira, na esteira da normatizao ambiental em todo o mundo, foi erigida e necessariamente h de ser interpretada como suporte jurdico para o desenvolvimento sustentvel, no se admitindo que dos textos legais sejam extradas estreis concluses que, em ltima instncia, prejudiquem o bem-estar social, no caso, das comunidades urbanas que necessitam de obras de infra-estrutura, de construo de novas moradias e de centros comerciais. A organizao de reas urbanas deve seguir regras prprias e adequadas realidade urbana, o que, muitas vezes, no que concerne proteo ao meio ambiente, sero distintas daquelas normas aplicveis ao meio rural. Desse modo, urge a flexibilizao da tutela dos recursos naturais nas cidades, de modo a concili-la com o crescimento econmico e com o interesse social.

Notas
01

Del Grossi, S. R. De Uberabinha a Uberlndia: os caminhos da natureza - Contribuio ao estudo da geomorfologia urbana. Tese de Doutorado. So Paulo, 1991.

02

A Constituio do Estado da Bahia identifica novas reas de preservao permanente, mas o dispositivo ter vigncia plena apenas quando for criada a lei regulamentadora a que se reporta o caput do seu artigo 215.

03

"Art. 4 A supresso de vegetao em rea de preservao permanente somente poder ser autorizada em caso de utilidade pblica ou de interesse social, devidamente caracterizados e motivados em procedimento administrativo prprio, quando inexistir alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto.

1 A supresso de que trata o caput deste artigo depender de autorizao do rgo ambiental estadual competente, com anuncia prvia, quando couber, do rgo federal ou municipal de meio ambiente, ressalvado o disposto no 2 deste artigo."
04

"Art. 4, 2 A supresso de vegetao em rea de preservao permanente situada em rea urbana depender de autorizao do rgo ambiental competente, desde que o municpio possua conselho de meio ambiente com carter deliberativo e plano diretor, mediante anuncia prvia do rgo ambiental estadual competente fundamentada em parecer tcnico." "Art. 4, 3 O rgo ambiental competente poder autorizar a supresso eventual e de baixo impacto ambiental, assim definido em regulamento, da vegetao em rea de preservao permanente.

05

4 O rgo ambiental competente indicar, previamente emisso da autorizao para a supresso de vegetao em rea de preservao permanente, as medidas mitigadoras e compensatrias que devero ser adotadas pelo empreendedor."
06

Pargrafo nico acrescido pela Lei n 7.803, de 18/07/89.

Arajo, S. M. V. G. de, Consultora Legislativa da rea XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organizao Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional, no artigo As reas de Preservao Permanente e a Questo Urbana, www2.camara.gov.br/publicacoes/ estnottec/tema14/pdf/207730.
08

07

Magri, R. V. R. e Borges, A. L. M. Vegetao de Preservao Permanente e rea urbana uma interpretao do pargrafo nico, do art. 2, do Cdigo Florestal. In Revista do Direito Ambiental, ano I, vol. 2, So Paulo: Revista dos Tribunais, junho de 1996. Fink, D. R. e Pereira, M. S. Vegetao de Preservao Permanante e Meio ambiente urbano. In Revista do Direito Ambiental, ano I, vol. 2, So Paulo: Revista dos Tribunais, junho de 1996.
10 09

Amadei, V. C. e Amadei, V. de A. Como lotear uma gleba: o parcelamento do solo urbano em seus aspectos essenciais. So Paulo: Universidade SECOVI SP, 2001.

Lomar, P. J. V. O Parcelamento do Solo para Fins Urbanos (Lei n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, com as inovaes da Lei n 9.785, de 29 de janeiro de 1999). In As Leis Federais mais importantes de Proteo ao Meio Ambiente comentadas. Moraes, R. J., Azevedo, M. G. de L. e Delmanto, F. M. de A. (coordenadores). Rio de Janeiro : Renovar, 2005. (Pgs. 69 e 70)

11

12 Maximiliano, C. Hermenutica e aplicao do direito. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1996. Neves, A. C. Enciclopdia verbo da sociedade e do estado: interpretao jurdica. Lisboa/So Paulo: Verbo, 1985. v. 3, p. 652-707, citado por Daniel Alves Pessoa et al, "O Mtodo Literal na Interpretao Jurdica", http://www.prt21.gov.br/doutr19.htm
14 13

Borges, A. L. M. e Magri, R. V. R.Vegetao de Preservao Permanente e rea Urbana uma interpretao do art. 2, do Cdigo Florestal. Revista de Direito Ambiental 2, So Paulo : RT, abr.-jun. 1996. ( Pg. 71-76) Milar, E. Direito do Ambiente : doutrina, jurisprudncia, glossrio. 3 Edio Revista, Atualizada e Ampliada. So Paulo : Revista dos Tribunais, 2004. (Pg. 201)
16

15

idem, ibidem, Pg. 295.

Streck, LL . Hermenutica jurdica e(m) crise uma explorao hermenutica da construo do direito. Proto Alegre:Livraria do Advogado, 1999, p. 17, citado por Buhring, Maria Andra in Alguns Aspectos da Hermenutica Filosfica e jurdica, artigo disponvel no site http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1795/1492.
18

17

Silva, V. G. da. Idem. (Pg. 74)

A exemplo, na cidade de Salvador/Bahia, daqueles que passam nas Avenidas Vasco da gama, Centenrio ou Juracy Magalhes. Nestas avenidas, em mdia, as construes (edificaes e via de trfego) se iniciam a partir de 5 metros, portanto, a rigor, muitas obras deveriam ser demolidas e no poderiam estar sendo implementadas. Regies inteiras esto comprometidas, como em Brotas, Orto Florestal, Vitria e Graa.
20

19

Artigos 39 e 50 da lei de Crimes Ambientais (Lei n. 9.605/98).

21

Silva, V. G. da. Legislao Ambiental Comentada. Belo Horizonte: Frum, 2002. (Pg. 74)

pargrafo nico do art. 2, acrescido pela Lei n 7.803, de 18/07/89; 2 do artigo 4, criado pela Medida Provisria n 2.166-67, de 24/08/01; e pargrafo nico do art.22 criado pela Lei n 7.803, de 18/07/89.
23

22

"i) nas reas metropolitanas definidas em lei.".A alnea i foi acrescentada pela lei 6.535/78.

"No caso de reas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos permetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regies metropolitanas e aglomeraes urbanas, em todo o territrio abrangido, observar-se- o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso de solo, respeitados os princpios e limites a que se refere este artigo" (Art. 2, pargrafo nico).

24

25

Fernandes, Paulo Victor. Impacto Ambiental- Doutrina e Jurisprudncia. So Paulo: RT, 2004. (Pg. 34)
26

Em 1971, o Clube de Roma encomendou ao MIT Instituto de Tecnologia de Massachussets-EUA, um relatrio intitulado "Limites do Crescimento", onde se dizia que s se a populao e a indstria parassem de crescer, seria possvel assegurar a continuidade da atividade econmica e da espcie humana no Planeta; o relatrio previu catstrofe ambiental dentro de 100 anos. A proposta foi criticada porque congelava desigualdades e no contemplava alteraes de padres sociais. "Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes. 1 - O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana. 2 A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor." (Art. 182, 1 e 2, CF/88) Lomar, P. J. V. O Parcelamento do Solo para Fins Urbanos (Lei n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, com as inovaes da Lei n 9.785, de 29 de janeiro de 1999). In As Leis Federais mais importantes de Proteo ao Meio Ambiente comentadas. Moraes, R. J., Azevedo, M. G. de L. e Delmanto, F. M. de A. (coordenadores). Rio de Janeiro : Renovar, 2005. (Pg. 56)
29 28 27

"Art. 1o Na execuo da poltica urbana, de que tratam os arts. 182 e 183 da Constituio Federal, ser aplicado o previsto nesta Lei.

Pargrafo nico. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental", Lei n 10.257/2001.
30

"Art 21. Compete Unio: (...)

XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitao, saneamento bsico e transportes urbanos;" Constituio Federal de 1988
31

Moraes, L. C. S. de. Cdigo Florestal comentado: com as alteraes da lei de crimes ambientais, lei n 9.605/98. So Paulo : Atlas, 1999. (Pg. 47)

32

Bastos, C. R. Curso de Direito Constitucional. 20 ed. So Paulo : Saraiva, 1999. (Pg. 311)

33

Mukai, T. Direito urbano-ambiental brasileiro. 2 Edio. Revista, atualizada e ampliada (de acordo com o Estatuto de Cidade Lei n 10.257/2001 e com o Cdigo Civil, Lei n 10.406/2002). So Paulo : Dialtica, 2002.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ALVARENGA, Luciano Jos e Vasconcelos, Andr Silvares. Introduo ao Cdigo Florestal Brasileiro (Lei n 4.771, de setembro de 1965). In As Leis Federais mais importantes de Proteo ao Meio Ambiente comentadas. MORAES, Rodrigo Jorge, AZEVEDO, Mariangela Garcia de Lacerda e Delmanto, Fbio Machado de Almeida (coordenadores). Rio de Janeiro : Renovar, 2005 AMADEI, Vicente Celeste e AMADEI, Vicente de Abreu. Como lotear uma geba: o parcelamento do solo urbano em seus aspectos essenciais. So Paulo: Universidade SECOVI SP, 2001. ARAJO, Suely Mara Vaz Guimares de. Artigo "As reas de Preservao Permanente e a Questo Urbana", www2.camara.gov.br/publicacoes/ estnottec/tema14/pdf/207730. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 20 ed. So Paulo : Saraiva, 1999. BORGES, Ana Lucia Moreira e MAGRI, Ronald Victor Romero.Vegetao de Preservao Permanente e rea Urbana uma interpretao do art. 2, do Cdigo Florestal. Revista de Direito Ambiental, Ano I, vol 2, So Paulo : RT, abr.-jun. 1996. DEL GROSSI, Suely Regina. De Uberabinha a Uberlndia: os caminhos da natrureza Contribuio ao estudo da geomorfologia urbana. Tese de Doutorado. So Paulo, 1991. FERNANDES, Paulo Victor. Impacto Ambiental- Doutrina e Jurisprudncia. So Paulo: RT, 2004. FINK, Daniel Roberto e PEREIRA, Mrio Silva. Vegetao de Preservao Permanante e Meio ambiente urbano. In Revista do Direito Ambiental, ano I, vol. 2, So P aulo: Revista dos Tribunais, junho de 1996. MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e aplicao do direito. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1996. MILAR, Edis. Direito do Ambiente: doutrina, jurisprudncia, glossrio . 3 ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo : Revista dos Tribunais, 2004. MORAES, Lus Carlos Silva de. Cdigo Florestal Comentado : com as alteraes da lei de crimes ambientais, lei n 9.605/98. So Paulo : Atlas, 1999.

MUKAI, Toshio. Direito urbano-ambiental brasileiro. 2 Edio. Revista, atualizada e ampliada (de acordo com o Estatuto de Cidade Lei n 10.257/2001 e com o Cdigo Civil, Lei n 10.406/2002). So Paulo : Dialtica, 2002 NEVES, A. Castanheira. Enciclopdia verbo da sociedade e do estado: interpretao jurdica. Lisboa/So Paulo: Verbo, 1985. v. 3, p. 652-707, citado por Daniel Alves Pessoa et al, "O Mtodo Literal na Interpretao Jurdica", http://www.prt21.gov.br/doutr19.htm SILVA, Vicente Gomes da. Legislao Ambiental Comentada. 1 ed. Belo Horizonte : Frum, 2002. STRECK, LL . Hermenutica jurdica e(m) crise uma explorao hermenutica da construo do direito. Proto Alegre:Livraria do Advogado, 1999, p. 17, citado por Buhring, Maria Andra in Alguns Aspectos da Hermenutica Filosfica e jurdica, artigo disponvel no site http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewPDFInterstitial/1795/1492.

You might also like