You are on page 1of 3

TCNICAS DE PROGRESSO DE PATRULHAS OBJETIVOS:

Apresentar o policial militar alguns aspectos peculiares sobre patrulhas em reas urbanas de alto risco; Preparar tecnicamente o policial militar a compor e/ou comandar uma patrulha para o cumprimento de misses no campo da Segurana Pblica.

1. Conceituao:

a. Conceito de patrulha do bope:


* Equipe de policiais preparados tecnicamente, fisicamente e psicologicamente, com armamento e equipamentos prprios como objetivos definidos, para o cumprimento de misses no campo de Segurana Pblica. b. Limitaes: * Engenhosidade no seu emprego, nvel de adestramento, nvel tcnico e nvel de agressividade. c. Classificao: c. 1. Patrulha de Reconhecimento- Deve evitar o contato com o inimigo. S O faz se for inevitvel. c. 2. Patrulha de Combate- Tem a misso de prender marginais, apreender ou destruir equipamento, armamento, entorpecentes e ainda prover segurana. Tipos de Patrulhas de Combate Patrulha de Contato; Patrulha de Incurso; Patrulha de Economia de Fora; Patrulha de Segurana.

As caractersticas da patrulha de combate: poder de fogo; Ao de choque; Fator surpresa. Patrulhas de Reconhecimento

As patrulhas de reconhecimento visam reconhecer uma rea, um ponto, vrios pontos, ou um determinado itinerrio; Evitar o contato com o inimigo, s o faz se for inevitvel; Devem estar sempre preparadas para as vicissitudes; Efetivo mnimo: 02 combatentes; Efetivo mximo: De acordo com a situao; Utilizar o menor efetivo possvel.

2. Organizao Geral TE AT

Patrulha Padro BOPE

Em uma Ptr padro Bope, basicamente tem um Grupo de Assalto composto pelo Scmt, atirado e Tarefas Especiais e um Grupo de Segurana, composto pelos Pontas 1 e 2 e pelos Retaguardas 1 e 2. O comandante da Ptr fiscaliza e controla as aes. Tal disposio ser usada em abordagem s edificaes ou outras aes em que se mostre necessria. A organizao da patrulha variar de acordo com o seguinte quadrinmio M.I.Te. Me. ( misso, inimigo, terreno e meios).

3 Organizao Geral . Visa perfeita execuo da misso; Controle e segurana; Gestos convencionados; Disciplina de luzes e rudos; Distncia adequada situao ttica; Senha e contra-senha e sinais de reconhecimento. 4. Tcnicas de segurana: - Crie normas de identificao (sinais de reconhecimento, senha e contra-senha). - A noite, no acenda cigarros, fsforos, isqueiros, etc. - Cuidado com o reflexo de metais (relgios, amas, etc.). - Mantenha-se atento a todos os rudos. Importante: * A atividade realizada com o intuito de organizar todos os procedimentos, prever diversas hipteses e padroniza todas as condutas para que no terreno tenhamos o Mximo rendimento, com a Mxima segurana e o Mnimo esforo (Ma Me Mi).

5. CONCLUSO: A insero do homem, em reas de alto risco exige tcnica e treinamento exaustivo. Esta tarefa se torna difcil e mortal quando realizada por amadores.
TREINAMENTO DURO,

COMBATE FCIL Fonte: NGP Normas Gerais de Policiamento M4 Manual Bsico do Policial Militar

You might also like