You are on page 1of 12

gua

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou seco cita fontes fiveis e independentes, mas elas no cobrem todo o texto (desde
outubro de 2010).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiveis e independentes, inserindo-as em notas de rodap ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus

Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Ambiente.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinio. Este artigo est para reviso desde setembro de 2010.

Nota: guas redireciona para este artigo. Para outros usos de guas, veja guas (desambiguao). Para outros significados, veja gua (desambiguao). gua (H2O)
Alerta sobre risco sade

Nome IUPAC Outros nomes

gua cido hidroxlico Hidrxido de hidrognio xido de hidrognio

Monxido de diidrognio Propriedades Frmula molecular Densidade Ponto de fuso Ponto de ebulio H2O 1000 kgm, lquida (4C) 917 kgm, slida 0 C, 32F (273,15 K)[1] 100 C, 212 F (373,15 K)
[1]

Excepto onde denotado, os dados referem-se a materiais sob condies PTN Referncias e avisos gerais sobre esta caixa. Alerta sobre risco sade.

A gua uma substncia qumica composta de hidrognio e oxignio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida.[2] frequente asociar-se a gua apenas sua forma ou estado lquido, mas a substncia tambm possui um estado slido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de gua. A gua cobre 71% da superfcie da Terra.[3] Na Terra, ela encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partculas de gua slida e lquida suspensas no ar) e precipitao. [4][5] Os oceanos detm 97% da gua superficial, geleiras e calotas polares detm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detm 0,6% da gua do planeta. Uma pequena quantidade da gua da Terra est contida dentro de organismos biolgicos e de produtos manufaturados. A gua na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporao e transpirao (evapotranspirao), precipitao e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporao e a transpirao contribuem para a precipitao sobre a terra. A gua essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de slidos e transportadora de nutrientes e resduos por entre os vrios rgos. Bebemos gua para ajudar na diluio e funcionamento normal dos rgos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporao nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resduos soluvis, como sais e impurezas. As lgrimas so outro exemplo de eliminao de gua. Na indstria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vrios processos de manufatura e transformaes de insumos bsicos em bens comerciais. O acesso gua potvel tem melhorado continuamente e substancialmente nas ltimas dcadas em quase toda parte do mundo.[6][7] Existe uma correlao clara entre o acesso

gua potvel e o PIB per capita de uma regio.[8] No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da populao mundial sofrer com a falta de gua potvel.[9] A gua desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substncias qumicas, alm de facilitar a refrigerao industrial e o transporte. Cerca de 70% da gua doce do mundo consumida pela agricultura.[10]

ndice
[esconder]

1 Propriedades fsicas e qumicas o 1.1 Fases 2 Distribuio de gua na natureza o 2.1 gua no universo o 2.2 Distribuio na Terra 2.2.1 Ciclo hidrolgico 3 Impacto na vida 4 Impacto na sociedade humana o 4.1 Religio e filosofia 5 Poluio e contaminao o 5.1 Embalagens de plstico o 5.2 Transporte e o problema ambiental 6 Referncias 7 Ver tambm 8 Ligaes externas

[editar] Propriedades fsicas e qumicas


Ver artigo principal: gua (substncia) Esta seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google
notcias, livros, acadmico Scirus

O impacto de uma gota de gua provoca uma repercusso "para cima" circular rodeado por ondas capilares.

Flocos de neve por Wilson Bentley, 1902. Uma caracterstica incomum da gua a sua dilatao anmala. Ela se contrai com a queda de temperatura, mas a partir de 4C recomea a se expandir, voltando a se contrair aps sua solidificao. Isso explica porque a gua congela primeiro na superfcie, pois a gua que atinge a temperatura de 0 C se torna menos densa que a gua a 4 C, consequentemente ficando na superfcie. Esse fenmeno tambm importante para a manuteno da vida nas guas frias, pois faz com que a gua a 4 C fique no fundo e mantenha mais aquecidas as criaturas que ali vivem. Cerca de dois teros da superfcie da Terra est coberta por gua. Os cinco oceanos contm 97,2% da gua do planeta. O aglomerado de gelo do Antrtico (regio mais a sul do globo) contm cerca de 90% de toda a gua potvel existente no planeta. A gua em forma de vapor pode ser vista nas nuvens, contribuindo para o albedo da Terra. A gua possui muitas propriedades incomuns que so crticas para a vida, nomeadamene um excelente solvente e possui alta tenso superficial (0,07198 N m-1 a 25 C). A gua pura tem sua maior densidade a 3,984C (999,972 kg/m) e tem valores de densidade menor ao arrefecer que ao aquecer. Por ser uma substncia estvel na atmosfera, desempenha um papel importante como absorvente da radiao infravermelha, crucial na atenuao do efeito estufa da atmosfera. A gua tambm possui um calor especfico peculiarmente alto (75,327 J mol-1 K-1 a 25 C), que desempenha um importante papel na regulao do clima global. A gua dissolve vrios tipos de substncias polares e inicas, como sais e acares, facilitando as interaes qumicas entre as diferentes substncias fora e dentro dos organismos vivos, principalmente nos de metabolismo complexo. Apesar disso, algumas substncias no se misturam bem com a gua, entre elas os leos, podendo ser classificadas como insolveis e, em alguns casos, hidrofbicas. As membranas celulares, compostas por lipdios e protenas, levam vantagem das propriedades hidrofbicas para controlar as interaes entre os seus contedos e o meio externo.

[editar] Fases

gua em trs estados: lquido (mar), slido (gelo) e vapor (invisvel no ar). As nuvens so a acumulao das gotculas condensadas do vapor. A gua pode ser encontrada na natureza sob a forma slida, lquida e gasosa (vapor de gua). Este ltimo, pode ser encontrado na atmosfera, proveniente da evaporao de mares, rios e lagos. A gua pode mudar de estado fsico como, por exemplo, ir do estado slido para o lquido. Um exemplo disso quando deixamos o gelo (estado slido da gua) fora da geladeira e ele derrete passando a lquido. A mudana de estado slido para lquido recebe o nome de fuso, enquanto que a do estado lquido para o slido de solidificao. Do estado lquido para a forma vapor, temos o fenmeno de vaporizao e, da forma de vapor para a lquida, de condensao ou liquefao. A evaporao da gua no seu ciclo natural ocorre temperatura ambiente e lenta. O ponto de ebulio da gua est relacionado presso atmosfrica.

[editar] Distribuio de gua na natureza


[editar] gua no universo
Grande parte da gua do universo pode ser um subproduto de formao estelar. O nascimento das estrelas acompanhado por um forte vento de gs e poeira. Quando esse fluxo de material impacta o gs circundante, as ondas de choque que so criadas comprimem e aquecem o gs, produzindo gua.[11] A gua tem sido detectada em nebulosas na nossa galxia, a Via Lctea. Provavelmente existe gua em abundncia em outras galxias porque os seus elementos, hidrognio e oxignio, esto entre os mais abundantes no universo. Por vezes, nuvens interestelares condensam em nbulas solares e sistema solares como o nosso.

[editar] Distribuio na Terra

A gua cobre 71% da superfcie da Terra, os oceanos contm 97,2% da gua da Terra. A camada de gelo da Antrtida, que contm 90% de toda gua doce da Terra, visvel na parte inferior. A gua condensada na atmosfera pode ser observada como nuvens, contribuindo para o albedo da Terra. A hidrologia o estudo do movimento, distribuio e qualidade da gua em toda a Terra. O estudo da distribuio de gua a hidrografia. O estudo da distribuio e circulao de guas subterrneas hidrogeologia, das geleiras glaciologia, das guas interiores limnologia e da distribuio dos oceanos a oceanografia. A ecohidrologia o estudo dos processos ecolgicos relacionados com hidrologia. O coletivo de massa de gua encontrado sobre e abaixo da superfcie de um planeta chamado de hidrosfera. O volume aproximado de gua na Terra de 1 360 000 000 km. A gua subterrnea e doce so teis ou potencialmente teis para os seres humanos como recursos hdricos. A gua lquida encontrada em corpos de gua, como oceanos, mares, lagos, rios, riachos, canais, lagoas ou poas. A maioria da gua na Terra do mar. A gua tambm est presente na atmosfera no estado slido, lquido e gasoso. Tambm existem guas subterrneas nos aquferos. A gua importante em muitos processos geolgicos. As guas subterrneas so onipresentes nas rochas e a presso da gua subterrnea afeta os padres de falhas geolgicas. A gua no manto responsvel pela fuso que produz vulces em zonas de subduco. Na superfcie da Terra, a gua importante em ambos os processos qumicos e fsicos de meteorizao. A gua, tanto no estado lquido, como, em menor escala, no estado slido (gelo), tambm responsvel pelo transporte de uma grande quantidade de sedimentos que ocorre na superfcie da terra. A deposio de sedimentos transportados formam muitos tipos de rochas sedimentares, que compem o registro geolgico da histria da Terra. [editar] Ciclo hidrolgico Ver artigo principal: Ciclo hidrolgico

Esquema do Ciclo Hidrolgico (ou ciclo da gua). O ciclo da gua, conhecido cientificamente como o ciclo hidrolgico, refere-se troca contnua de gua na hidrosfera, entre a atmosfera, a gua do solo, guas superficiais, subterrneas e das plantas. A gua se move perpetuamente atravs de cada uma destas regies no ciclo da gua constitundo os seguintes processos de transferncia:

Evaporao dos oceanos e outros corpos de gua no ar e transpirao das plantas terrestres e animais para o ar. Precipitao, pela condensao do vapor de gua do ar, que cai na terra ou no mar. Escoamento da terra geralmente atingem o mar.

A maior parte do vapor de gua sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de gua para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar, a cerca de 36 t por ano.[necessrio esclarecer] Sobre a terra, a evaporao e transpirao contribuem com outros 71 t de gua por ano. A chuva, com uma taxa de 107 t por ano sobre a terra, tem vrias formas: mais comumente chuva, neve e granizo, com alguma contribuio em nevoeiros e orvalho. A gua condensada no ar tambm podem refratar a luz solar para produzir um arco-ris. O escoamento das guas, muitas vezes recolhe mais de bacias hidrogrficas que correm para os rios. Um modelo matemtico utilizado para simular o fluxo de um rio ou crrego e calcular os parmetros de qualidade da gua o modelo de transporte hidrolgico. Parte da gua desviada para irrigao. Rios e mares so importantes para viagens e para o comrcio. Atravs da eroso, o escoamento molda o ambiente criando vales e deltas fluviais que fornecem um solo rico para o estabelecimento de centros de populao. Uma inundao ocorre quando uma rea de terra, geralmente de baixa altitude, coberta com gua; acontece quando um rio transborda das suas margens ou o mar invade a costa. A seca um perodo de meses ou anos durante o qual uma regio regista uma deficincia no seu abastecimento de gua. Isto ocorre quando precipitao de uma regio recebe nveis sistematicamente abaixo da mdia.

[editar] Impacto na vida

A hidrosfera, o conjunto de locais onde a gua fica na Terra, permite a existncia de vida e influi no equilbrio do ecossistema. Todas as formas conhecidas de vida precisam de gua. Os humanos consomem "gua de beber" (gua potvel, ou seja, gua compatvel com as caractersticas de nosso corpo). No corpo humano a gua o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vrios fatores estabelecidos durante a vida do indivduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e at mesmo a gravidez ou lactao.[12] A gua um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funes vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo.

[editar] Impacto na sociedade humana


[editar] Religio e filosofia
A gua considerada como purificadora na maioria das religies, incluindo o Hindusmo, Cristianismo, Judasmo, Islamismo, Xintosmo e Wicca. O exemplo do batismo nas igrejas crists praticado com gua, simbolizando o nascimento de um novo ser, purificado com remisso dos pecados. Verifica-se que, nas mitologias politestas, os deuses vinculados gua Yemanj, Vishnu, Enki e Poseidon (Netuno), para citar alguns exemplos , em regra, possuem mais seguidores, gozam de maior prestgio ou ocupam graduao mais elevada em relao s demais divindades representantes de outros fenmenos naturais.[carece de fontes?]

A abluo hindu, tal como praticada no estado de Tamil Nadu.

Seguindo um princpio semelhante, em outras religies, incluindo o Judasmo e o Islamismo, ministrado aos mortos um banho de gua purificada, simbolizando a passagem para a nova vida espiritual eterna. Ainda no Islo, os fiis apenas podem praticar as cinco oraes dirias aps a lavagem do corpo com gua limpa, no ritual de abluo denominado abdesto (ou wudu). No Xintosmo e na Wicca, a gua usada em quase todos os rituais de limpeza dos praticantes. Na Nova Verso Internacional da Bblia, o termo "gua" mencionado 442 vezes.[carece de fontes?] Na mitologia Celta, Sulis a deusa das nascentes termais. No Hindusmo, o rio Ganges personificado como uma deusa, enquanto que Sarasvati referida como a deusa dos Vedas. A gua tambm um dos tatvas (cinco elementos bsicos da natureza segundo o Hindusmo, onde se incluem o fogo, a terra, o akasha e o ar). Em outras tradies, deuses e deusas so mencionados como patronos locais de nascentes, rios ou lagos, como no exemplo da mitologia grega e romana, onde Peneus era o deus do rio. Na religio Wicca a gua tida como um dos smbolos da Grande-Deusa, assim como o clice e o caldeiro.[carece de fontes?] O antigo filsofo grego Empdocles, defendia que a gua era um dos quatro elementos da natureza bsicos, em conjunto com o fogo, terra e ar, sendo respeitada como a substncia bsica do Universo, denominada ylem. Nas antigas tradies chinesas, a gua era um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, o fogo, a madeira e o metal. Nas religies neopags, como o caso da Wicca, tambm existe a crena na existncia de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles: o fogo, o ar, a gua e a terra e o akasha(a manifestao da energia divina).[carece de fontes?]

[editar] Poluio e contaminao


Ver artigo principal: Poluio da gua Esta seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google
notcias, livros, acadmico Scirus

Poluio hdrica de um crrego em uma das favelas indianas. A poluio da gua prejudica o seu uso, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela usada por este para ser bebida, higiene pessoal, lavagem de roupas e utenslios e, principalmente, para sua alimentao e dos animais domsticos. Alm disso, abastece

nossas cidades, sendo tambm utilizada nas indstrias e na irrigao agrcola. Por isso, a gua deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de micro-organismos patognicos, o que conseguido atravs do seu tratamento, desde da recolha nos rios at chegada nas residncias urbanas ou rurais. A gua considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez micro-organismos patognicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, clera, esquistossomose, febre tifoide, hepatite, leptospirose, poliomielite). Portanto, para a gua se manter nessas condies, deve evitar-se sua contaminao por resduos, sejam eles agrcolas (de natureza qumica ou orgnica), esgotos, resduos industriais ou sedimentos provenientes da eroso. Sobre a contaminao agrcola h a considerar os resduos do uso de agrotxicos (comum na agropecuria), que provm de uma prtica muitas vezes desnecessria ou intensiva nos campos, que envia grandes quantidades de substncias txicas para os rios atravs das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminao do esterco de animais criados em pastagens. No primeiro caso, h o uso de adubos, muitas vezes exagerado, que acabam por ser carregados pelas chuvas aos rios, acarretando o aumento de nutrientes nestes pontos; isso propicia a ocorrncia de uma exploso de bactrias decompositoras que consomem oxignio, contribuindo para diminuir a concentrao do mesmo na gua, produzindo sulfeto de hidrognio, um gs de cheiro muito forte que txico quando a concetrao elevada. Isso tambm afeta as formas superiores de vida animal e vegetal, que utilizam o oxignio na respirao, alm das bactrias aerbicas, que so impedidas de decompor a matria orgnica sem deixar odores nocivos atravs do consumo de oxignio. Os resduos gerados pelas indstrias, cidades e atividades agrcolas podem ser slidos ou lquidos, tendo um potencial de poluio muito grande. As impurezas geradas pelas cidades, como resduos, entulhos e produtos txicos so carregados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resduos lquidos podem carregar poluentes orgnicos que, em pequena quantidade, so mais fceis de ser controlados do que os inorgnicos. As indstrias produzem grande quantidade de resduos em seus processos, sendo uma parte retida pelas instalaes de tratamento da prpria indstria, que retm tanto resduos slidos quanto lquidos, e a outra parte despejada no ambiente. No processo de tratamento dos resduos tambm produzido outro resduo chamado chorume, um lquido que requer segundo tratamento e controle. As cidades podem ser ainda poludas pelas enxurradas, pelo resduos e pelo esgoto. A poluio das guas pode aparecer de vrios modos, incluindo a poluio trmica (descarga de efluentes as altas temperaturas), poluio fsica (descarga de material em suspenso), poluio biolgica (descarga de bactrias patognicas e vrus), e poluio qumica, que pode ocorrer por deficincia de oxignio, toxidez e tambm eutrofizao. A eutrofizao causada por alguns processos de decomposio que fazem aumentar o contedo de nutrientes, aumentando a produtividade biolgica, permitindo proliferaes peridicas de algas, que tornam a gua turva e com isso podem causar deficincia de oxignio pelo seu apodrecimento, aumentando sua toxicidade para os organismos que nela vivem (como os peixes, que aparecem mortos junto a espumas txicas). A poluio de guas nos pases ricos resultado da forma como a sociedade consumista est organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza, progresso material e bem-estar.

J nos pases pobres, a poluio resultado da pobreza e da ausncia de educao de seus habitantes, que, assim, no tm base para exigir os seus direitos de cidados, o que s tende a prejudic-los, pois esta omisso na reivindicao de seus direitos leva impunidade s indstrias, que poluem cada vez mais, e aos governantes, que tambm se aproveitam da ausncia da educao do povo e, em geral, fecham os olhos para a questo, como se tal poluio no atingisse tambm a eles. A Educao Ambiental vem justamente resgatar a cidadania para que o povo tome conscincia da necessidade da preservao do meio ambiente, que influi diretamente na manuteno da sua qualidade de vida.[parcial?] Quanto maior a qualidade da gua de um rio, ou seja, quanto mais esforos forem feitos no sentido de que ela seja preservada (tendo como instrumento principal de conscientizao da populao a Educao Ambiental), melhor e mais barato ser o tratamento desta e, com isso, a populao s ter a ganhar. Novas tcnicas vem sendo desenvolvidas para permitir a reutilizao da gua no abastecimento pblico.[parcial?] A gua da distribuio pblica em pases desenvolvidos tratada, sendo por isso normalmente muito boa para consumo e at mais controlada que a gua engarrafada, sendo uma fonte mais ecolgica e muito mais barata. Por vezes nalguns pases a prpria gua engarrafada provm da torneira, sendo apenas filtrada.[13][14] No entanto, normalmente nalguns pases com problemas de poluo ou sem fcil acesso a gua potvel, pode suceder ser contaminada por substncias qumicas txicas ou por microorganismos prejudiciais sade pblica. Mesmo algumas substncias, consideradas indispensveis ao consumo, podem ser txicas se a sua concentrao for excessiva, como o caso do flor, que pode causar a fluorose. Pode ocorrer excesso de concentrao cloro, flor ou outras substncias utilizadas no tratamento. No entanto, devido s baixas dosagens utilizadas no tratamento e ao controle do processo de tratamento esse tipo de ocorrncia tende a ser pequeno. As formas mais comuns de contaminao decorrem da presena de poluentes ou de microorganismos despejados nos mananciais. Esse tipo de contaminao mais frequente em localidades que no possuem tratamento de gua, mas em alguns casos, podem ocorrer mesmo em gua tratada, devido a falhas no processo de abastecimento ou pela presena de poluentes que no possam ser removidos pelo processo de tratamento normal. Em muitos casos os contaminantes podem estar presentes mesmo em guas minerais engarrafadas as fontes de gua mineral podem encontrar-se em regies sujeitas presena de poluentes que se infiltram no lenol fretico e, mesmo aps a filtrao das rochas, podem ainda estar presentes no ponto de coleta. Entre os contaminantes, podem ser encontradas bactrias, protozorioss e fungos patognicos, toxinas produzidas por algas ou por decomposio de animais ou resduos (chorume) como os nitratos. Alm disso, toda a espcie de compostos qumicos que so agressivos vida, decorrentes de despejos industriais, podem ocorrer, tais como fenis, compostos clorados utilizado na indstria papeleira, hidrocarbonetos presentes em solventes e tintas e muitos outros. Enfim tambm podem ser encontrados Metais pesados dissolvidos na gua, formando ons como crmio(VI), que so altamente cancergenos e compostos de chumbo e de mercrio, que podem provocar diversos tipos de doenas.

[editar] Embalagens de plstico


O plstico tem como matria-prima o petrleo e o gs natural, dois recursos no renovveis. Para alm disso, so usadas mais de 1,5 milhes de toneladas de plstico s para fabricar garrafas de gua. O plstico liberta algumas toxinas e, contrariamente ao que muitos pensam, algumas substncias podem ser mais difceis de controlar na garrafa do que na torneira, uma vez que estas se armazenam durante perodos mais longos e a temperaturas mais altas, aumentando at nveis txicos a concentrao de microorganismos que em pequenas concentraes no so prejudiciais sade.[13] Quando as garrafas de plstico no so recicladas, podem ir para aterros sanitrios. O mundo est cheio de aterros sanitrios e, como as garrafas de plstico se decompem a uma velocidade muito baixa, permanecero nos aterros por muitas centenas de anos. Atualmente o processo de reciclagem de resduos movimenta uma grande indstria, evitando que este problema se acentue. H, no entanto, deposio de garrafas de gua em zonas mais inacessveis sociedade ocidental, o que se revela um problema de poluio grave.[15][16]

[editar] Transporte e o problema ambiental


Um quarto da gua engarrafada em todo o mundo consumida fora do pas de origem. O seu transporte geralmente feito por caminhes e veculos de combusto interna atravs de rodovias. Esse tipo de transporte agrava o problema das emisses de dixido de carbono. Os gases emitidos encontram-se entre as causas do aquecimento global e do efeito estufa. Ainda assim, cerca de 75% da gua produzida consumida escala regional, limitando esssas emisses nocivas. Apesar do plstico ser um elemento reciclvel, tanto a sua produo como at mesmo a sua reciclagem so poluentes, provocando danos no ambiente e sendo prefervel evitar a sua utilizao, exceto em situaes necessrias, isto , zonas sem gua potvel.

You might also like