You are on page 1of 3

Carvo Ativado em Cartuchos Qumicos

Edio - Setembro de 2009 Este Informativo Tcnico foi produzido pela rea de Sade Ocupacional e Segurana Ambiental da 3M e destinado aos Profissionais de Segurana. Se desejar obter mais informaes, utilize o formulrio do Fale Conosco.

Carvo Ativado em Cartuchos Qumicos


O que Carvo Ativado? O carvo ativado uma forma crua de grafite, a mesma substncia utilizada na fabricao de lpis. diferente do grafite por apresentar uma estrutura imperfeita e aleatria, que altamente porosa, apresentando uma grande variedade de tamanhos de poros, que se apresentam como rachaduras visveis e at mesmo com dimenses moleculares. Esta estrutura proporciona ao carvo uma rea superficial muito grande, a qual permite que acontea a reteno de uma larga quantidade de compostos. O carvo ativado pode ter uma superfcie maior do que 1000 m2/g. Isto significa que 5g de carvo ativado pode ter a rea de superfcie de um campo de futebol.

Figura1. Estrutura ampliada de poros de carvo ativado. Como o Carvo Ativado produzido O carvo ativado pode ser feito de muitas substncias que contm um ndice elevado de carbono, tais como carvo mineral, madeira, casca do coco, casca de babau, n de pinho e outros. O material cru tem uma influncia muito grande nas caractersticas e no desempenho do carvo ativado. A ativao refere-se ao desenvolvimento das propriedades de adsoro do carvo. Os materiais crus, tais como o carvo mineral, tm alguma capacidade de adsoro, mas este extremamente aumentado atravs do processo da ativao. O que faz um filtro para Gases e Vapores funcionar Um filtro para gases e vapores funciona atravs do processo de adsoro, que o processo pelo qual molculas lquidas ou gasosas ficam concentradas em uma superfcie slida, que neste caso o carvo ativado. A adsoro pode ser de dois tipos: fsica ou qumica. A adsoro fsica consiste em um processo de superfcie, semelhante condensao, no qual interaes intermoleculares relativamente fracas (foras de van der Waals) prendem as molculas do gs ou vapor superfcie interna do adsorvente (carvo). A adsoro qumica tambm um processo de superfcie, mas as interaes intermoleculares so muito mais fortes do que na adsoro fsica. Neste caso, ocorre

uma ligao qumica entre o gs ou vapor e a superfcie do carvo ativado e somente com muita dificuldade as molculas sofrem dessoro. Em geral, as molculas maiores, que tem peso molecular mais elevado, aderem melhor superfcie do carvo ativado. lcoois de baixo peso molecular, tais como metanol e etanol, no apresentam boa adsoro. Para molculas polares, a adsoro fsica tambm no muito eficiente. Por este motivo, muitos hidrocarbonetos halogenados volteis no aderem bem em carvo ativado. De modo geral, quanto maior a presso de vapor da substncia, pior sua adsoro no carvo ativado. Via de regra, compostos qumicos cujas presses de vapor so inferiores a cerca de 10 mmHg temperatura ambiente (25C) so eficazmente removidos por adsoro fsica em carvo ativado. Por outro lado, compostos qumicos com presses de vapor superiores a cerca de 100 mmHg temperatura ambiente (25C) no so eficazmente removidos por adsoro fsica em carvo ativado. O carvo ativado pode ser impregnado com substncias para melhorar sua capacidade de adsoro para certos gases ou vapores. Impregnado com iodo, por exemplo, aumenta a capacidade de adsoro do vapor de mercrio. Quando impregnado com xido de cobre, melhora a adsoro do fosgnio. Presena de misturas Gasosas no ambiente Quando presentes na forma de misturas, as molculas de vapores competiro pelos diversos poros e stios ativos do carvo. Uma molcula maior e menos voltil pode efetivamente deslocar uma molcula menor e mais voltil. Ao ser deslocado do leito de carvo, a concentrao de sada do composto orgnico voltil pode realmente exceder sua concentrao de entrada por certo perodo de tempo. Como a captura de Gases e Vapores atravs do leito de Carvo Ativado A figura de um cartucho qumico abaixo foi tomada (Figura 2) atravs de uma tomografia computadorizada de raio X, com um vapor de peso molecular alto, capaz de absorver os raios X. Atravs dela, possvel verificar que a adsoro tem incio na parte frontal do cartucho e gradualmente se move para a parte de trs, medida que mais vapor adicionado. O fluxo de ar atravs do cartucho extremamente rpido (o tempo de residncia cerca de 0,1 s), logo, os mecanismos de captura tm que agir quase que instantaneamente.

Figura2. Tomografia computadorizada de raio X de cartucho qumico. Migrao de contaminantes no leito de Carvo Ativado Certos contaminantes podem migrar atravs do leito de carvo durante os perodos de no uso. Cuidados especiais devem ser tomados para os compostos mais volteis (Ponto de Ebulio < 65C). De fato, qualquer contaminante capaz de migrar atravs de um cartucho para vapores orgnicos, dado um intervalo de tempo suficientemente grande de no uso, o que particularmente verdadeiro para os compostos mais volteis (PE < 65 C). Cartuchos para gases e vapores no orgnicos, que se utilizam do processo de adsoro qumica, no requerem tantos cuidados, uma vez que os compostos retidos por este tipo de mecanismo ficam fortemente ligados superfcie do adsorvente, no apresentando tendncia de migrao significativa atravs do leito do cartucho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BREY, L. Gas and Vapor Technology. 3M Global Technical Conference, 2006. TORLONI, M. e Vieira, A.V. Manual de Proteo Respiratria. So Paulo: Associao Brasileira de Higienistas Ocupacionais, 2003

Paula Olhe 3M do Brasil Ltda. Especialisde Servio Tcnico em Solues para Sade Ocupacional

You might also like