You are on page 1of 45

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS ESTE ASSUNTO IMPORTANTE ?

ATENO ESTA APOSTILA FOI DESENVOLVIDA EM 2006 NO SENDO MAIS UTILIZADA. EST DISPONBILIZADA COM O OBJETIVO DE AUXILIAR NO ENTENDIMENTO DA PREVENO DE INNDIOS E NO NOS RESPONSABILIZAMOS PELA ATUALIDADE DOS CONCEITOS E CITAES NELA CONTIDAS.

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

Incndio mata homem dentro de casa


Rogrio Oliveira, que tinha problemas mentais, morreu asfixiado quando se abrigou no banheiro da residncia

Incndio atinge pavilho da Ceasa do Rio


da Folha Online Um incndio atinge a Ceasa (Central de Abastecimento) do Rio, em Iraj (zona norte). As causas do fogo ainda so desconhecidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, no h informaes sobre vtimas. Em janeiro, a Ceasa foi saqueada aps um incndio. Cerca de 2.000 pessoas estiveram na central de abastecimento em busca dos alimentos que resistiram ao fogo.

Lages - Um incndio, ainda sem causas

conhecidas, ocorrido na noite do ltimo sbado, por volta das 21 horas, vitimou o aposentado Rogrio Renato Oliveira, 48 anos. Ele estava no interior de sua residncia de aproximadamente 25 metros quadrados, localizada na rua Sebastio Camargo, bairro Passo Fundo, em companhia da me, Maria de Lourdes Oliveira, 92 anos, que sofreu graves queimaduras. Ela foi levada para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e j recebeu alta. Outros quatro ocupantes da casa, que foi totalmente destruda, conseguiram escapar sem ferimentos. Quando comeou o fogo, Rogrio, que sofria de problemas mentais, tentou se abrigar no banheiro, nica parte da casa em alvenaria, e acabou asfixiado. Outras duas casas prximas tambm sofreram com as chamas. A de Celoir Terezinha Oliveira, 68 anos, teve cerca de 60% da construo comprometida, e a de Osvaldo Queiros, 48 anos, teve apenas parte do telhado afetado. O Corpo de Bombeiros esteve no local com quatro viaturas e gastou cerca de 16 mil litros de gua para conter as chamas. Peritos da Polcia Civil vo determinar as causas do incio do fogo. Um relatrio deve ser divulgado dentro de 15 dias.

Trs crianas morrem em incndio em Caxias do Sul


LO GERCHMANN da Agncia Folha, em Porto Alegre

Trs crianas, de 2, 7 e 13 anos, morreram nesta quarta-feira pela manh em razo de um incndio ocorrido em uma casa s margens da BR-116, em Caxias do Sul (124 km de Porto Alegre). A dona da casa, Jurema Dias Gonalves, 37, ficou gravemente ferida, tendo sido levada para o Hospital Pompia. Outra menina, Aline Gonalves, 10, teve ferimentos leves e tambm foi levada para o hospital. Eram todos integrantes da mesma famlia. O pai das crianas, Ilton Dias, 38, sobreviveu ileso s chamas.

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

Exploso e incndio param parte de refinaria da Petrobras


So Paulo - A Petrobras informou que ocorreu hoje uma exploso seguida de incndio na refinaria Henrique Lage (Revap), em So Jos dos Campos (SP). Segundo a estatal, no h vtimas e os operadores que sofreram ferimentos leves foram atendidos na prpria refinaria. As operaes em uma das duas unidades de querosene foram interrompidas. Uma comisso vai investigar as causas do acidente. No h risco de desabastecimento, garante a empresa, pois a Revap possui estoques.

Menino de 4 anos morre queimado em favela de SP


O menino Danilo dos Santos Soares, de 4 anos, morreu carbonizado na madrugada de ontem, quando o barraco da famlia pegou fogo, na Favela Vila Clara, zona sul de So Paulo. As causas do incndio sero apuradas por policiais do 97. DP. A famlia suspeita de curto-circuito. Segundo vizinhos, os bombeiros chegaram quando o incndio j havia terminado.

Incndio atinge rea protegida da Chapada Diamantina


TIAGO ORNAGHI da Agncia Folha

Incndio destri igreja mais antiga de Gois


da Folha Online
Um incndio destruiu na madrugada de hoje a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosrio, na cidade de Pirinpolis, regio central de Gois. O fogo comeou por volta das 3h e se alastrou por todo o prdio com muita facilidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, um curto-circuito a causa mais provvel para o incndio.

Um incndio, provavelmente causado por garimpeiros e proprietrios de terra, consome, h cinco dias, parte da rea protegida do parque nacional da Chapada Diamantina. O fogo, que atinge uma regio entre Mucug e Andara (cerca de 420 km de Salvador), no centro-oeste baiano, comeou na ltima quinta-feira e j atingiu 10 km de rea. O incndio, que havia comeado em uma rea rural prxima a Mucug, j atingiu dois hectares de mata dentro do parque nacional. A reserva possui uma rea total de 152 mil hectares. .No ano passado, mais de 8.000 hectares de mata foram destrudos na regio.

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS VOC SABE OUE UMA BRIGADA DE INCNDIO ?

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

Brigada de Incndio
Definio: Grupo organizado de pessoas voluntrias ou no, treinadas e capacitadas para atuar na preveno, abandono e combate a um PRINCPIO DE INCNDIO e prestar os primeiros socorros, dentro de uma rea preestabelecidas.

Objetivo: Proteger a vida e o patrimnio, bem como reduzir as conseqncias iniciais do sinistro, e dos danos ao patrimnio e ao meio ambiente.

Exigncias Legais: Portaria do Ministrio do Trabalho n 3214 de 08 de junho de 1978, em sua norma regulamentadora n 23 e NBR 14276/99.

Responsabilidade da Brigada: a) Aes de preveno: Avaliao dos riscos existentes; Inspeo geral dos equipamentos de combate a incndio; Inspeo geral das rotas de fuga; Elaborao de relatrio das irregularidades encontradas; Encaminhamento de relatrio aos setores competentes; Orientao a populao fixa e flutuante; Prtica de exerccios simulados.

b) Aes de emergncia: Identificao da situao; Alarme/abandono de rea; Corte de energia; Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa; Primeiros socorros; Combate ao princpio de incndio; Recepo e orientao ao Corpo de Bombeiros;

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS TEORIA DO FOGO

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

TEORIA DO FOGO
INTRODUO: O efetivo controle e extino do incndio requerem um entendimento da natureza qumica e fsica do fogo. Isso inclui informaes sobre fontes de calor, composio e caractersticas dos combustveis e as condies necessrias para combusto.

O QUE FOGO: O fogo uma reao qumica das mais elementares, chamada combusto ou queima entre trs elementos: COMBUSTVEL, COMBURENTE e FONTE DE CALOR.

TRINGULO DO FOGO: Para facilidade de compreenso, o FOGO representado simbolicamente por um tringulo, ao qual denominamos TRINGULO DO FOGO. A existncia do fogo est condicionada presena desses trs elementos EM CONDIES FAVORVEIS. Durante a reao, isto , durante a QUEIMA, h desprendimento do CALOR e LUZ, continuamente. TETRAEDRO DO FOGO: Modernamente, foi acrescentado ao tringulo do fogo mais um elemento: A REAO EM CADEIA, formando assim o tetraedro ou quadrado de fogo. Os combustveis aps iniciar a combusto geram mais calor liberando mais gases ou vapores combustveis, sendo que os tomos livres so os responsveis pela liberao de toda a enegia necessria para a reao em cadeia.

1 . COMBUSTVEL: toda substncia capaz de queimar e alimentar a combusto. Os combustveis dividem-se em trs grupos, de acordo com o estado fsico em que se apresentam: 7

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

a) Combustveis slidos: a maioria dos combustveis slidos transforma-se em vapores e, ento, reagem com o oxignio, exemplos: madeira, papel, plstico, ferro, etc.

b) Combustveis lquidos: tem algumas propriedades fsicas que dificultam a extino do calor, aumentando o perigo. Os lquidos assumem a forma do recipiente que os contm, importante notar tambm que a maioria dos lquidos inflamveis so mais leves que a gua, e portanto, flutuam sobre esta. Outra propriedade a ser considerada a sua volatividade, que a facilidade com que os lquidos liberam vapores, tambm de grande importncia, porque quanto mais voltil for o lquido, maior a possibilidade de haver fogo ou mesmo exploso. c) Combustveis gasosos: Os gases no tem volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipientes que esto envolvidos.

2. COMBURENTE: o elemento que possibilita vida s chamas e intensifica a combusto. O mais comum na natureza o oxignio, encontrado na atmosfera a 21%.

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


3. FONTE DE CALOR: Calor uma forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. Pode ser descrito como uma condio da matria em movimento, isto , movimentao ou vibrao das molculas que compem a matria.

4. REAO EM CADEIA: A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. O caor irradiado da chama atinge o combustvel e este e decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um crculo constante.

PONTOS CRTICOS DE TEMPERATURA


Sabemos que necessrio unir trs elementos para que o FOGO aparea, entretanto, por vezes esses trs elementos esto presentes e o FOGO no ocorre, porque a quantidade de calor insuficiente para queimar o COMBUSTVEL. Para exemplificar melhor, imaginemos uma frigideira com leo combustvel sobre a chama de um fogo. O leo comear aquecer e a desprender vapores (gases); se deixarmos por algum tempo, observaremos que um dado momento o referido combustvel se incendiar sem que haja contato com a chama externa. Para que o leo aquecido lentamente comece a queimar, ele passou por trs pontos de aquecimento que chamaremos de:

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


PONTO DE FULGOR, PONTO DE COMBUSTO, PONTO DE IGNIO.

PONTO DE FULGOR a temperatura na qual o combustvel comea a desprender vapores (gases), que se tomarem contatos diretos com uma chama queimaro, porm a chama produzida se mantm, em vista da quantidade de vapores desprendidos ser muito pequena.

PONTO DE COMBUSTO a temperatura na qual um combustvel desprende vapores (gases), que se tomarem contato direto com uma chama queimaro, at que acabe o combustvel. PONTO DE IGNIO a temperatura na qual um combustvel desprende vapores (gases) que com o simples contato com o oxignio existente no ar queime at que o combustvel acabe.

PROPAGAO DO FOGO
O calor um dos principais causadores do alastramento de um fogo, ele pode, caso no seja impedido, ser transmitido at mesmo a grandes distncias, das seguintes formas: IRRADIAO, CONDUO, CONVECO.

IRRADIAO a transmisso de calor atravs de raios e ondas que ocorrem em espaos vazios. Um exemplo dirio deste fenmeno o calor do sol (fonte) irradiado atravs do espao at a terra (corpo); e como o caso do sol, existem inmeras outras formas de irradiao que podero contribuir para a propagao do fogo. 10

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


CONDUO transmisso do calor que ocorre de uma fonte para um corpo, atravs de um material que seja um bom condutor de calor. Se pegarmos um pedao de ferro e segurarmos numa das pontas com a mo e colocarmos a outra ponta em contato com uma fonte de calor, vamos perceber aps alguns segundo que todo o ferro est quente, indo aquecer conseqentemente a nossa mo, e se ao invs de nossa mo, tivesse tendo contato com outro combustvel qualquer, este iria queimar. CONVECO a transmisso do calor atravs do ar e dos lquidos, ocorre devido ao fato de o ar como os lquidos podem ser aquecidos quando em contato com o fogo. O ar quente sempre sobre e leva consigo o calor que poder entrar em contato com o combustvel e propagar o fogo.

FASES DO FOGO

Se o fogo ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que o fogo seja descoberto no incio e a situao resolvida. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta e fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. Essa situao pode ser controlada com a aplicao dos procedimentos bsicos de ventilao (vide captulo 12). O incndio pode ser melhor entendido se estudarmos seus trs estgios de desenvolvimento. Fase Inicial Nesta primeira fase, o oxignio contido no ar no est significativamente reduzido e o fogo est produzindo vapor dgua (H20), dixido de carbono (CO2), monxido de carbono (CO) e outros gases. Grande parte do calor est sendo consumido no aquecimento dos combustveis, e a temperatura do ambiente, neste estgio, est ainda pouco acima do normal. O calor est sendo gerado e evoluir com o aumento do fogo. 11

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

Queima Livre Durante esta fase, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco, isto , o ar quente sobe e sai do ambiente. Isto fora a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente. Os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente e, de cima para baixo, foram o ar frio a permanecer junto ao solo; eventualmente, causam a ignio dos combustveis nos nveis mais altos do ambiente. Este ar aquecido uma das razes pelas quais os bombeiros devem se manter abaixados e usar o equipamento de proteo respiratria. Uma inspirao desse ar superaquecido pode queimar os pulmes. Neste momento, a temperatura nas regies superiores (nvel do teto) pode exceder 700 C. Flashover Na fase da queima livre, o fogo aquece gradualmente todos os combustveis do ambiente. Quando determinados combustveis atingem seu ponto de ignio, simultaneamente, haver uma queima instantnea e concomitante desses produtos, o que poder provocar uma exploso ambiental, ficando toda a rea envolvida pelas chamas. Esse fenmeno conhecido como Flashover.

Queima Lenta Como nas fases anteriores, o fogo continua a consumir oxignio, at atingir um ponto onde o comburente insuficiente para sustentar a combusto. Nesta fase, as chamas podem deixar de existir se no houver ar suficiente para mant-las (na faixa de 8% a 0% de oxignio). O fogo normalmente reduzido a brasas, o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases se expandem. Devido a presso interna ser maior que a externa, os gases saem por todas as fendas em forma de lufadas, que podem ser observadas em todos os pontos do ambiente. E esse calor intenso reduz os combustveis a seus componentes bsicos, liberando, assim, vapores combustveis.

12

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

Backdraft A combusto definida como oxidao, que uma reao qumica na qual o oxignio combina-se com outros elementos. O carbono um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxignio para formar dixido de carbono (CO2 ), ou monxido de carbono (CO ). Quando o oxignio encontrado em quantidades menores, o carbono livre ( C ) liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaa. Na fase de queima lenta em um incndio, a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamosBackdraft.

A ventilao adequada permite que a fumaa e os gases combustveis superaquecidos sejam retirados do ambiente. Ventilao inadequada suprir abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxignio), provocando uma exploso ambiental.

13

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


As condies a seguir podem indicar uma situao de Backdraft: fumaa sob presso, num ambiente fechado; fumaa escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza e amarelada) e saindo do ambiente em forma de lufadas; calor excessivo (nota-se pela temperatura na porta); pequenas chamas ou inexistncia destas; resduos da fumaa impregnando o vidro das janelas; pouco rudo; movimento de ar para o interior do ambiente quando alguma abertura feita (em alguns casos ouve-se o ar assoviando ao passar pelas frestas). Formas de Combusto As combustes podem ser classificadas conforme a sua velocidade em: completa, incompleta, espontnea e exploso. Dois elementos so preponderantes na velocidade da combusto: o comburente e o combustvel; o calor entra no processo para decompor o combustvel. A velocidade da combusto variar de acordo com a porcentagem do oxignio no ambiente e as caractersticas fsicas e qumicas do combustvel.

Combusto Completa aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxignio.

Combusto Incompleta aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama, e se processa em ambiente pobre em oxignio.

Combusto Espontnea o que ocorre, por exemplo, quando do armazenamento de certos vegetais que, pela ao de bactrias, fermentam. A fermentao produz calor e libera gases que podem incendiar. Alguns materiais entram em combusto sem fonte externa de calor (materiais com baixo ponto de ignio); outros entram em combusto temperatura ambiente (20 C), como o fsforo branco. Ocorre tambm na mistura de determinadas substncias qumicas, quando a combinao gera calor e libera gases em quantidade suficiente para iniciar combusto. Por exemplo, gua + sdio. 14

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

CLASSES DE INCNDIO
Os incndios so classificados de acordo com os materiais com eles envolvidos bem como a situao como se encontram, essa classificao feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incndio especfico. Para facilitar a maneira de se combater os incndios, vamos dividi-los em quatro classes: CLASSE A- Combustveis slidos; CLASSE B- Combustveis Lquidos; CLASSE C- Equipamentos Energizados; e CLASSE D- Materiais Pirofricos. Definies: CLASSE A- incndios envolvendo combustveis slidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha:

CLASSE B- incndio envolvendo combustveis lquidos inflamveis graxas e gases combustveis: CLASSE C incndio envolvendo materiais energizados: CLASSE D incndio envolvendo materiais combustveis pirofricos (magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, zircnio). caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns, principalmente os que contm gua:

15

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS PREVENO

16

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO DE INCNDIO
No fume 30 minutos antes do final do trabalho. No use cestos de lixo como cinzeiros.

No jogue pontas de cigarro pela janela, nem as deixe sobre armrios, mesas, prateleiras, etc. Respeite as proibies de fumar e acender fsforos em locais sinalizados. Evite o acmulo de lixo em locais no apropriados. Coloque os materiais de limpeza em recipientes prprios e identificados.

Mantenha desobstrudas as reas de escape e no deixe, mesmo que provisoriamente, materiais nas escadas e nos corredores. No deixe os equipamentos eltricos ligados aps sua utilizao. Desconecte-os da tomada. No cubra fios eltricos com o tapete.

Ao utilizar materiais inflamveis, faa-o em quantidade mnimas, armazenando-os sempre na posio vertical e na embalagem original. No utilize chama ou aparelho de solda perto de materiais inflamveis.

No improvise instalaes eltricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso. No sobrecarregue as instalaes eltricas com a utilizao do plugue T (benjamim). Verifique, antes de sair do trabalho, se os equipamentos eltricos esto desligados. Observe as normas de segurana ao manipular produtos inflamveis ou explosivos. Mantenha os materiais inflamveis em locais resguardados e prova de fogo.

17

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

MTODOS DE EXTINO
Mtodos de Extino do Fogo Os mtodos de extino do fogo baseiam-se na eliminao de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo.

Retirada do Material a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Mtodo tambm denominado corte ou remoo do suprimento do combustvel. Ex.: fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc. Resfriamento o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza. A reduo da temperatura est ligada quantidade e forma de aplicao da gua (jatos), de modo que ela absorva mais calor que o incndio capaz de produzir. intil o emprego de gua onde queimam combustveis com baixo ponto de combusto (menos de 20C), pois a gua resfria at a temperatura ambiente e o material continuar produzindo gases combustveis.

Abafamento Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Como exceo esto os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e o fsforo branco. 18

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


Conforme j vimos anteriormente, a diminuio do oxignio em contato com o combustvel vai tornando a combusto mais lenta, at a concentrao de oxignio chegar prxima de 8%, onde no haver mais combusto. Colocar uma tampa sobre um recipiente contendo lcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, so duas experincias prticas que mostram que o fogo se apagar to logo se esgote o oxignio em contato com o combustvel. Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores, vapor dgua, espumas, ps, gases especiais etc.

Quebra da Reao em Cadeia Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a reao em cadeia (extino qumica). Isso ocorre porque o oxignio comburente deixa de reagir com os gases combustveis. Essa reao s ocorre quando h chamas visveis.

VENTILAO aplicada no combate a incndios a remoo e disperso sistemtica de fumaa, gases e vapores quentes de uns locais confinados, proporcionando a troca dos produtos da combusto por ar fresco, facilitando, assim, a ao dos bombeiros no ambiente sinistrado. Neste Manual, chamaremos de produto da combusto a fumaa, os gases e os vapores quentes. So tipos de ventilao:natural e forada.

Ventilao Natural o emprego do fluxo normal do ar com o fim de ventilar o ambiente, sendo tambm empregado o princpio da conveco com o objetivo de ventilar. Como exemplo, citamse a abertura de portas, janelas, paredes, bem como a abertura de clarabias e telhados. Na ventilao natural, apenas se retiram as obstrues que no permitem o fluxo normal dos produtos da combusto.

19

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


Ventilao Forada utilizada para retirar produtos da combusto de ambientes em que no possvel estabelecer o fluxo natural de ar. Neste caso, fora-se a renovao do ar atravs da utilizao de equipamentos e outros mtodos. Ainda com relao edificao e ao do bombeiro, pode-se dividir a ventilao em horizontal e vertical.

Ventilao Horizontal

aquela em que os produtos da combusto caminham horizontalmente pelo ambiente. Este tipo de ventilao se processa pelo deslocamento dos produtos da combusto atravs de corredores, janelas, portas e aberturas em paredes no mesmo plano.
Ventilao Vertical aquela em que os produtos da combusto caminham verticalmente pelo ambiente, atravs de aberturas verticais existentes (poos de elevadores, caixas de escadas), ou aberturas feitas pelo bombeiro (retirada de telhas).

20

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


Para a ventilao, o bombeiro deve aproveitar as aberturas existentes na edificao, como as portas, janelas e alapes, s efetuando aberturas em paredes e telhados se inexistirem aberturas ou se as existentes no puderem ser usadas para a ventilao natural ou forada. Efetuar entrada forada em paredes e telhados, quando j existem aberturas no ambiente, acarreta prejuzos ao proprietrio, alm de significar perda de tempo. Vantagens da Ventilao Os grandes objetivos de uma Brigada de Incndio so: atingir o local sinistrado no menor tempo possvel; resgatar vtimas presas; localizar focos de incndio; aplicar os agentes extintores adequados, minimizando os danos causados pelo fogo, pela gua e pelos produtos da combusto. Durante o combate, a ventilao um auxlio imprescindvel na execuo destes objetivos. Quando, para auxiliar no controle de incndio, feita ventilao adequada, uma srie de vantagens so obtidas, tais como: visualizao do foco, retirada do calor e retirada dos produtos txicos da combusto. Visualizao do Foco A ventilao adequada retira do ambiente os produtos da combusto que impedem a visualizao. Tendo uma boa visualizao o bombeiro: entra no ambiente em segurana; localiza vtimas; extingue o fogo com maior rapidez, sem causar danos pelo excesso de gua aplicada no local. Retirada do Calor A ventilao adequada retira os produtos da combusto que so os responsveis pela propagao do calor (atravs da conveco), eliminando com isto grande quantidade de calor do ambiente. Com a retirada do calor, o bombeiro: Tem maior possibilidade de entrar no ambiente. Diminui a propagao do incndio. Evita o backdraft e o flash over. Evita maior dano edificao. Evita maiores riscos a possveis vtimas.

21

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

Retirada dos Produtos Txicos da Combusto A ventilao adequada retira do ambiente os produtos da combusto que so os responsveis pela maioria das mortes em incndio. Com a retirada dos produtos txicos, o bombeiro: Tem maior possibilidade de encontrar vtimas com vida. Elimina os estragos provocados pela fuligem.

Problemas da Ventilao Inadequada Grande volume de fumaa com elevao da temperatura, proporcionando propagao mais rpida do incndio. Dificuldade no controle da situao. Problemas na execuo das operaes de salvamento e combate a incndio. Aumento dos riscos de exploso ambiental, em virtude do maior volume de fumaa e alta temperatura. Danos produzidos pela ao do calor, da fumaa e do emprego de gua.

Tcnica de Ventilao A deciso de ventilar e a escolha do tipo de ventilao a ser feita no local do sinistro competem ao Comandante da Operao, cabendo ao pessoal a execuo correta. Devese, sempre que possvel, utilizar o fluxo natural de ar, ou seja, deve-se observar o princpio da conveco e a direo do vento. Ventilao Natural Horizontal A maneira correta de se fazer ventilao natural horizontal em uma edificao usar duas aberturas em desnvel, em paredes opostas, isto , uma, o mais alto possvel, e a outra, o mais baixo possvel. As aberturas devem estar dispostas conforme a direo do vento. A abertura mais baixa ser para a entrada de ar fresco e limpo, e a abertura mais alta ser para a sada dos produtos da combusto. Procede-se ventilao natural horizontal da seguinte maneira: Abre-se o ponto mais alto da parede para sada dos produtos de combusto (janelas, por exemplo). Abre-se, lentamente, o ponto mais baixo para entrada do ar fresco. O ar fresco tem temperatura menor que os produtos da combusto e deposita-se nas partes mais baixas do ambiente, expulsando os produtos da combusto, cuja tendncia permanecer nas partes mais altas. 22

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


Observa-se o ambiente, at a visualizao das chamas.

O bombeiro poder usar a porta para a entrada do ar. Porm, importante que esta seja aberta lentamente, e que no provoque maior abertura para a entrada do ar que para a sada dos produtos da combusto (resolve-se este problema, abrindo a porta parcialmente). A ventilao natural horizontal utiliza-se da conveco e direo do vento. Ventilao Natural Vertical Este tipo de ventilao est baseado no princpio da conveco. Primeiramente, deve ser feita abertura no teto, para permitir que os produtos da combusto sigam seu caminho natural, subindo perpendicularmente ao foco de incndio. Outra abertura deve ser feita para permitir a entrada do ar fresco no ambiente. Uma porta a abertura ideal, pois pode ser aberta parcialmente, permitindo que o ar fresco entre no ambiente, porm, no em quantidade suficiente para provocar uma exploso ambiental. A entrada do ar poder ser controlada conforme a necessidade. Abertura em telhado Sempre que possvel, o brigadista deve utilizar as aberturas j existentes na edificao, como clarabias, dutos, portinholas, etc. Se for necessrio fazer abertura no telhado, o bombeiro deve saber de que material ele feito, para escolher adequadamente as ferramentas de servio. Normalmente para isso basta uma rpida verificao visual. Fazer a abertura em telhados um servio extremamente perigoso. Por isso, entre outras medidas de segurana, deve-se sempre utilizar um cabo guia, ancorando-o a um ponto firme, para evitar uma queda do brigadista no ambiente em chamas. Surpresas desagradveis podem ocorrer ao se abrir um telhado, tais como labaredas e produtos da combusto em direo ao brigadista. Por este motivo, essencial que o brigadista utilize o EPI necessrio, seja armada linha de proteo para sua segurana e trabalhe sobre escada de gancho. Deve-se procurar efetuar uma abertura larga e retangular ou quadrada, o que simplifica futuros reparos. Uma abertura larga melhor que vrias pequenas. O tamanho da abertura determinado pelo Chefe da Brigada. (nunca menor que 1m2).

23

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


Ventilao Forada Em alguns locais, o bombeiro no encontra condies de realizar a ventilao natural (porque no h fluxo de ar, este insuficiente para ventilar o ambiente ou existem obstrues difceis de remover, como lajes, etc). Nesses ambientes, h necessidade da execuo de ventilao forada, que se realiza atravs de exaustores ou jatos dgua. Exaustores eltricos O exaustor apropriado para locais onde h somente uma abertura. Deve ser usado da seguinte maneira: colocar na posio mais alta possvel e em uma abertura do lado de fora do incndio; conectar o plug (quando motor eltrico) longe de amosferas inflamveis ou explosivas; cuidar para que pessoas no se machuquem com o equipamento, por exemplo, enroscando a roupa do corpo nas ps do exaustor ou tropeando no fio eltrico; no transportar o exaustor enquanto estiver ligado. Partindo-se do princpio de que o objetivo desenvolver circulao artificial do ar, e jogar a fumaa para fora do ambiente, o exaustor deve ser colocado de forma a expulsar a fumaa na mesma direo do vento natural, o que alivia o esforo do exaustor, uma vez que o vento arrastar a fumaa para fora. Durante a fase inicial de um incndio, os produtos da combusto sobem at o teto, l se acumulando. Os exaustores, por isso, devem ser colocados em pontos altos a fim de eliminar estes produtos da combusto. Para evitar que se crie um crculo vicioso da fumaa no exaustor, isto , a fumaa sai e retorna ao ambiente, a abertura ao redor do exaustor pode ser coberta. Deve-se remover todos os obstculos que possam estar no caminho do fluxo do ar, bloqueando a retirada de fumaa do ambiente. Cuidados As aes de ventilao tm vrias vantagens, porm, se no forem executadas com cuidado, podero causar maiores prejuzos. Ao se executar operaes de ventilao em um local sinistrado, o bombeiro deve tomar os seguintes cuidados: sempre que possvel, utilizar a ventilao natural (abertura de portas, janelas, clarabias, telhados, etc.); estar equipado com aparelho de respirao autnoma, capa, capacete e botas; estar amarrado a um cabo guia como segurana e sempre dispor de um meio de fuga do ambiente; realizar uma abertura grande em lugar de vrias pequenas; executar aberturas em telhados com o vento soprando pelas costas (visando a segurana); verificar se a construo suporta o peso dos equipamentos e dos bombeiros; analisar onde sero as aberturas, evitando que o fluxo dos produtos da combusto atinjam outras edificaes. 24

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


providenciar que a guarnio que faz ventilao esteja bem coordenada com a equipe de extino de incndio.

25

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS AGENTES EXTINTORES

26

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

AGENTES EXTINTORES
Extintores de Incndio Agentes extintores so substncias que, devido s suas caractersticas, quando lanados sobre um fogo o extinguem. So inmeros os agentes extintores existentes, porm os mais comuns so:

GUA ESPUMA (Mecnica ou Qumica) GS CARBNICO (C02) P QUMICO SECO (PQS) HALON

IMPORTANTE A partir de 1999, a ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, proibiu a fabricao de extintores portteis ou sobre rodas, cujo agente extintor fosse espuma qumica. Os extintores de espuma qumica existentes podero ser recarregados e vistoriados normalmente. A recomendao que seja substitudo gradativamente por outros extintores, por sua falta de segurana no manuseio, sua eficincia duvidosa no combate ao fogo, e seu custo de manuteno alto. Nos Estados Unidos o uso desse extintor foi abolido h vrias dcadas.

Os extintores de incndio so aparelhos de primeiros socorros, que carregam em seu interior um dos tipos de agente extintor acima citados, que dever ser usado em princpios de incndio.

O extintor receber sempre o nome do agente extintor que transporta e dever ser construdo conforme as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Poder ser:

27

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

Porttil - Quando seu peso total for igual ou inferior a 25kg., e operado por uma nica pessoa; Carreta - Sobre rodas e quando seu peso total passar de 25kg, ou sua operao exigir mais de uma pessoa. Aps instalado, um extintor nunca poder ser removido, a no ser quando para uso em combate ao fogo, recarga, teste ou instruo; estar sempre sinalizado e seu acesso desobstrudo.

EXTINTOR DE GUA Aparelho que carrega em seu interior o agente extintor gua. Para que a gua (agente extintor) seja expulsa do recipiente (extintor de incndio) necessrio a presena de uma presso interna, que ser conseguida com a ajuda de um gs propelente no combustvel (CO2, Nitrognio, etc.)

TIPOS:
Pressurizado Presso Injetada

COMO UTILIZAR O EXTINTOR DE GUA DO TIPO PRESSURIZADO

Retirar o aparelho do suporte e transportlo at as proximidades do

Soltar a trava de segurana

Apontar o mangotinho para a base do fogo e apertar o gatilho localizado na vlvula de sada

28

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

COMO UTILIZAR O EXTINTOR DE GUA DE PRESSO INJETADA (COM AMPOLA)

Retirar o aparelho do suporte e transportlo at as proximidades do

Abrir a vlvula da ampola de CO2

Retirar a mangueira do suporte e dirigir o jato contra a base do fogo

CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO USO DE EXTINTORES DE GUA No tentar reparar defeitos nos extintores, encaminh-los a uma firma especializada No recolocar o extintor no suporte sem antes recarreg-lo.

No utilizar em equipamentos eltricos com energia eltrica.

COMO UTILIZAR O EXTINTOR DE ESPUMA QUMICA Uso Indicado: Incndio classe A e B


3 dirigir o jato contra a base do fogo, quando se tratar de materiais slidos. ( classe A)

Retirar o aparelho e transporta-lo na posio vertical, isto , na mesma posio de apoio no suporte e levalo at as proximidades do fogo.

Inverter a posio do aparelho 4 dirigir o jato contra as bordas ou peas salientes do tanque, em caso de lquidos. (classe B

CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO USO DE EXTINTORES DE ESPUMA QUMICA

No inverter o extintor foram do local de uso 29

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

No usa-lo em instalaes eltricas com energia ligada. No dirigir o jato diretamente sobre o lquido em chamas, pois haver risco de espalhar o fogo Se aps a inverso para o uso, o aparelho no funcionar,. Abandone-o em local afastado pois o aparelho defeituoso ou entupido apresentam risco de exploso. No tente reparar defeitos dos aparelhos, encaminhe-os a uma firma especializada. No recoloque o aparelho no seu local costumeiro, sem antes carrega-lo.

COMO UTILIZAR O EXTINTOR DE GS CARBNICO (CO2)

Uso indicado: Incndios das Classes B e C

Retirar o pino de segurana

Retirar o aparelho do suporte e transporta-lo at as proximidades do fogo

Empunhar o difusor e atacar o fogo dirigindo o jato para a base do fogo, movimentando rapidamente o difusor.

Nota: o uso de extintor de halon semelhante ao de CO2

CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO USO DE EXTINTORES DE CO2 No tentar reparar aparelhos defeituosos, encaminhe-os uma firma especializada No recolocar no suporte os aparelhos usados, sem antes recarreg-los

30

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


No conservar os extintores de Gs Carbnico (CO2) em locais de temperatura elevada (acima de 40 C).

COMO UTILIZAR O EXTINTOR DE P QUMICO SECO (PQS) Uso indicado: Incndios das Classes B e C a) Aparelho de Presso injetada ou com ampola externa:

Retirar o aparelho do suporte e transport-lo at as proximidades do fogo

Abrir a vlvula da ampola de pressurizao

Apontar o difusor ou esguicho para a base do fogo e apertar o gatilho da vlvula; fazer movimentos de um lado para o outro para melhorar o rendimento durante o combate.

b) Aparelho pressurizado:

1 . Retirar o aparelho do suporte e transport-lo at as proximidades do fogo. 2. Soltar a trava de segurana.

Apontar o difusor para a base do fogo e apertar o gatilho da vlvula

Movimentar o difusor para melhorar o rendimento durante o combate

CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NO USO DE EXTINTORES DE P QUMICO SECO (PQS)

No tentar reparar os aparelhos defeituosos; encaminha-los a uma firma especializada. No recolocar o aparelho no seu local costumeiro, sem antes recarreg-lo. 31

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

EXTINTOR DE ESPUMA MECNICA Adequado para extino de princpios de incndio em Classe A e B OPERAO Para extintores pressurizados: 1. 2. 3. 4. Levar o extintor ao local do fogo; Colocar-se a uma distncia segura; Retirar o pino de segurana; Empunhar a mangueira;

5. Acionar o gatilho, aplicando o jato na base do fogo. Em caso de lquido inflamvel, dirigir o jato em anteparo ou indiretamente de forma a evitar a agitao do lquido.

OPERAO Para extintores com presso injetada ( com ampola externa) 1. Levar o extintor ao local do fogo; 2. Colocar-se a uma distncia segura; 3. Abrir o registro da ampola;

32

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


4. Aplicar o jato na base do fogo. Em caso de fogo em lquido inflamvel, dirigir o jato em anteparo ou diretamente de forma, a evitar a agitao do lquido; 5. Manter um filme sobre o lquido inflamvel, aps a aplicao, evitando desta forma, a reignio.

OBSERVAES O extintor de espuma mecnica substitui com vantagem o extintor de espuma qumica, tanto pela sua eficincia na extino do fogo, como pela durao de sua carga, de cinco anos. Possui um maior poder de penetrao em materiais slidos comuns, comparado com a gua.

33

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

COMO EMPREGAR OS AGENTES EXTINTORES

CLASSE DE INCNDIO GUA

AGENTES EXTINTORES ESPUMA QUMICA OU MECNICA GS CARBNICO (CO2)

P QUMICO

HALON

A
MADEIRA, PAPEL, TECIDOS, PLSTICOS, CORTINAS, POLTRONAS, ETC

SIM excelente

SIM excelente

NO S para pequenos incndios

NO S para pequenos incndios

NO S no incio

B
GASOLINA, LCOOL, QUEROZENE, LEO, CERA, TINTA, GRAXA, ETC

NO O lquido incentiva o fogo

SIM excelente

SIM excelente

SIM excelente

SIM excelente

NO

NO

EUIPAMENTOS E Condutor de Condutor de INTALAES eletricidade eletricidade ELTRICAS ENERGIZADAS Observao: para incndio classe D (materiais pirofricos: sdio, potssio, magnsio, alumnio em p, etc., os agentes extintores utilizados so: grafite em p, areia seca, limalha de ferro fundido.

SIM excelente

SIM excelente

SIM excelente

34

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


MANUTENO E REVISO DE EXTINTORES EXINTOR DE ESPUMA PERODO
Semanal Mensal Anual
Verificar o acesso ao extintor Verificar se o extintor est com carga e se o bico est desobstrudo (usar em estilete) Descarregar completamente o extintor (usar durante instruo), verificar o estado geral do aparelho. Em caso de qualquer avaria mecnica, deve ser submetido ao teste hidrosttico. Usar carga sempre nova Por ocasio da recarga, submeter o extintor ao ensaio previsto pelas normas EB-14 (espuma qumica-portteis), EB-52 (espuma qumica-carretas) e EB-1002 (espuma mecnica) da ABNT no prprio fabricante autorizado, esse teste revalida o extintor por mais 5 anos.

VERIFICAR

Cada 5 anos

EXINTOR DE GS CARBNICO PERODO


Semanal Semestral Cada 5 anos

VERIFICAR
Verificar o acesso ao extintor ao lacre e pino de segurana Verificar o peso total do extintor, conferindo com o peso marcado na vlvula. Havendo uma diferena de 10% para menos, preciso fazer a inspeo e o recarregamento. Usar o aparelho para instruo e submete-lo ao teste de conformidade com a norma EB-150NBR 11716.

EXINTOR DE GUA-GS PERODO


Semanal Mensal
Verificar o peso da ampola lateral e se a diferena for maior que 10% deve ser substituda. Verificar o acesso ao extintor Verificar se o extintor est carregado e se o lacre da ampola est em ordem

VERIFICAR

Semestral
Examinar o aparelho, e havendo qualquer avaria mecnica, submeter o extintor ao teste hidrosttico. Enviar o extintor empresa autorizada, para teste hidrosttico de conformidade com a norma EB-149-NBR 11715.

Anual

Cada 5 anos

35

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

EXINTOR DE P QUMICO PERODO VERIFICAR


Verificar o acesso ao extintor e os lacres Verificar o peso do cilindro de gs, se for constatado um peso de 10% para menos, necessrio recarreg-lo e conferir o ponteiro do manmetro est na faixa verde. Examinar o estado do p qumico e se houver empedramento, o extintor deve ser recarregado

Semanal Semestral Anual

Descarregar o extintor, usando-o para instruo

Cada 3 anos Cada 5 anos


Enviar o extintor empresa autorizada, para teste hidrosttico de conformidade com a norma EB-148-NBR 10721.

EXINTOR DE HALON PERODO


Verificar o acesso ao extintor Conferir se o ponteiro do manmetro est na faixa verde.

VERIFICAR

Semanal Semestral Anual Cada 5 anos

Examinar o aparelho, e havendo qualquer avaria mecnica, submeter o extintor ao teste hidrosttico. Recarga obrigatria e teste hidrosttico, norma EB-1232.

36

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS EQIPAMENTOS DE COMBATE A INCNDIO

37

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCNDIO


INSTALAES HlDRULICAS As instalaes hidrulicas so recursos que as equipes de combate ao fogo, por ocasio dos acidentes dispe, para possibilitar o controle da situao. So dois os tipos principais: As automticas, que so acionadas por sensores (detectores de fumaa), termostatos (temperatura), sprinklers, etc., e as sob comando, que estudaremos mais calmamente. INSTALAES SOB COMANDO So aquelas em necessitamos de equipes treinadas para, no momento da ocorrncia. Colocar-mos em operao, montando os dispositivos de combate ao fogo. Essas instalaes so compostas de: RESERVATRIOS So tanques, caixas (subterrneas ou areas), fossos, etc., que utilizamos para guardar uma quantidade de gua exclusiva para uso em caso de incndios. Os elevados mantm a rede constantemente pressurizadas; os ao nvel do cho ou subterrneos, necessitam de bombas de recalque para fornecer a presso exigida. BOMBAS DE RECALQUE So equipamentos destinados a enviar a gua a pontos distantes ou elevados, e fornecer presso necessria nos equipamentos. So acionadas por motores eltricos ou exploso acoplados elas. TUBULAES As tubulaes so metlicas (ao carbono ou ferro fundido), subterrneas, e que servem para distribuir a gua por todo o parque industrial. HIDRANTES So terminais das tubulaes, que permitem a captao da gua atravs de mangueira e controlados por vlvulas (registros). Os hidrantes podem ser de tipos diferentes, de acordo com as necessidades dos locais.

38

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


ABRIGOS So caixas de madeira, colocadas sobre pedestais de ao carbono e que servem para guardar esguichos e chaves. MANGUEIRAS So dutos flexveis dobrveis, fabricados com fibras naturais: rami, algodo, linho etc., ou fibras sintticas (polister). As mangueiras so utilizadas para conduzir gua at o ponto do incndio. So fabricadas em diversos dimetros. Cuidados especiais devem ser tomados com as mangueiras, evitando-se arrast-las no piso, bater suas conexes, passar sobre as mesmas com bicicletas, carrinhos, veculos, etc., contato com agentes agressivos (cidos ou alcalis), etc. CONEXES

So peas confeccionadas em lato, montadas por meio de empatao s extremidades das mangueiras e que servem para acopl-las aos hidrantes, outras mangueiras, viaturas, esguichos, etc. As conexes no podem ser jogadas ao cho, sofrer impactos ou quaisquer danos pois, caso isto ocorra, toda a mangueira ficar inutilizada.
ESGUICHOS So equipamentos destinados a dar forma e direo ao jato d'gua. So de diversos tipos, porm so comuns os esguichos: Agulheta (jato pleno) Regulvel simples Regulvel com bloqueio Universal (com aplicador de neblina) Formador de espuma

CHAVES DE MANGUEIRAS Auxiliam no acoplamento entre mangueiras ou equipamentos com conexes, quando h dificuldade para faz-lo com as mos.

39

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


DERIVANTE So peas em forma de "Y", destinadas a dividir a aplicao da gua para dois ou mais pontos. Podem ser montadas com ou sem registros.

COMO USAR O HIDRANTE

Abra a caixa de incndio

Segure o bico da mangueira retirando-o da caixa de incndio

Abra ento o registro

Aps esticar bem a mangueira, dirija o jato dgua para a base do fogo

ATENO Nunca dirija o jato dgua para a rede eltrica se a mesma estiver ligada.
40

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS EQUIPAMENTOS DE DETECO, ALARME E COMUNICAO

41

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

EQUIPAMENTOS DE DETECO, ALARME E COMUNICAES Deteco e alarme:


Dispositivos destinados a operar reconhecendo e avisando um princpio de incndio a populao de uma edificao. No mercado encontramos diversos tipos de detectores e alarmes tais como: - Alarme sonoro; - Alarme visual; - Alarme sonoro e visual; - Detector automtico pontual de fumaa; - Detector de temperatura pontual; - Detector linear; - Detector automtico de chama; - Detectores trmicos; - Outros. Os detectores so instalados de acordo com a exigncia legal de cada Estado seguindo orientaes da NBR-9441/94.

Comunicao: Comunicao o ato ou o efeito de emitir, transmitir e receber mensagens. Comunicao Operacional a correta utilizao dos procedimentos e equipamentos de comunicao, permitindo o fluxo de mensagens entre os brigadistas ou da edificao ao Corpo de Bombeiro.

Equipamentos utilizados na Comunicao Rdio; Telefone; Fax; Computador. 42

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS ABANDONO DE REA

43

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE AREA

Saia imediatamente.Muitas pessoas morrem por no acreditar que o incndio pode se alastrar rapidamente. Se voc ficar preso em meio a fumaa, respire pelo nariz, em rpidas inalaes e procure rastejar para a sada pois junto ao cho o ar permanece respirvel mais tempo. Use escadas, nunca o elevador. Um incndio pode determinar um corte de energia e voc cair numa armadilha, Sem mais esperanas. Feche todas as portas que for deixando para trs. Se voc ficar preso em uma sala cheia de fumaa, alm de permanecer junto ao piso, se possvel aproxime-se de janelas, por onde possa pedir socorro. Se voc no puder sair, mantenha clama atrs de uma porta fechada. Qualquer porta serve como uma couraa. Procure um lugar perto de janela e abra as mesmas encima e embaixo. Calor e fumaa deve sair por cima. Voc poder respirar pela abertura inferior

44

www.cpsol.com.br

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS CONCEITOS BSICOS


Toque a porta com a mo. Se estiver quente no abra. Se estiver fria faa este teste: abra vagarosamente e fique atrs da porta. Se sentir calor ou presso vindo atravs da abertura, mantenha-a fechada. No combata o incndio a menos que voc saiba manusear o equipamento de combate ao fogo com eficincia. No salte do prdio. Muitas pessoas morrem, sem imaginar que o socorro pode chegar em minutos.

Se houver pnico na sada principal, mantenha-se afastado da multido. Procure oura sada, uma vez que voc tenha conseguido escapar.

NO RETORNE AO LOCAL, CHAME O CORPO DE BOMBEIROS IMEDIATAMENTE EMERGNCIA 193

45

www.cpsol.com.br

You might also like