You are on page 1of 3

Amai-vos uns aos outros como Cristo vos amou - Pr.

Abram Leitura: Joo 15: 1-17

O captulo 15 do Evangelho de Joo um dos textos bonitos na Bblia que explica muito bem como somos unidos com Jesus Cristo em amor fraternal, como membros de um s corpo; e como devemos mostrar este amor uns aos outros. Jesus Cristo mesmo explicou isso aos seus discpulos. Ele usou o exemplo de uma videira e disse: Eu sou a verdadeira videira. [-] Eu sou a videira e vs os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer. Como o ramo no pode dar fruto por si mesmo, se no permanecer na videira, assim tambm vs, se no permanecerdes em mim. O exemplo, que Jesus usa simples e poderoso. bem claro o que ele quer dizer. Temos a vida s em comunho com ele; e podemos produzir frutos s em comunho com ele. Esta metfora enfatiza A COMUNHO com Cristo. Como tambm a Santa Ceia. A Santa Ceia nos mostra tambm a comunho com Cristo. Aqui na mesa temos comunho com o sacrifcio de Cristo na cruz. Aqui na mesa compartilhamos a beno da cruz: o perdo dos nossos pecados. Aqui na mesa sentimos o amor de Cristo, que ofereceu a sua vida por ns. Como ele mesmo disse em vs. 13: Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida por seus amigos. Cristo fez isso. Ele nos mostrou o amor dele. E ele quer que sejamos infectados pelo amor dele. O amor de Cristo deve dominar a nossa vida; O amor de Cristo deve governar os nossos atos; O amor de Cristo deve produzir frutos na nossa vida. Frutos de amor. Uvas de amor. Assim DEVE ser. Pois o Senhor do AMOR manda. Ele disse: Este o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Este o meu MANDAMENTO, ele disse. uma palavra muito forte, irmos. No uma sugesto; nem um bom conselho. Ele deu um MANDAMENTO. Um mandamento como uma ordem. Um comandante manda e o soldado deve obedecer. O professor manda e o aluno deve obedecer; a professora manda e os alunos devem respeitar a ordem dela. Assim funciona uma ordem. Tambm a ordem do nosso Senhor. O Senhor manda e ns devemos obedecer. Pois ele o NOSSO SENHOR e ele nos deu um bom exemplo. S ele podia salvar a nossa vida. Mas para salvar a nossa vida ele devia sacrificar a vida dele. UM DEVIA MORRER PARA SALVAR OS OUTROS. E uma pessoa s pode fazer isso, se ele tem... AMOR. Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida por seus amigos. Cristo fez isso, irmos. Cristo fez isso para TODOS OS SEUS AMIGOS. E quem so estes amigos? Cristo mesmo explica isso. Ele disse: Vs sois meus amigos SE PRATICAIS O QUE VOS MANDO. ISTO VOS MANDO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS. A rvore do amor produz frutos do amor.

E o professor do amor cria alunos com amor. Assim Jesus Cristo. Ele nos falou sobre o amor de Deus e ele nos mostrou o amor de Deus. Ele nos deu um exemplo grande e isso no pode ficar sem efeito na nossa vida. Quem no presta ateno, ele no um verdadeiro aluno de Jesus Cristo; quem no quer seguir o exemplo de Cristo, ele no um amigo de Cristo. Quem no infectado com o amor de Cristo, no um Cristo. Quem no pratica o amor de Cristo na sua vida, no est ligado com Cristo. Cristo falou sobre isso e disse: Todo ramo em mim que no produz fruto ser cortado. Assim funciona. Uma pessoa pode ser membro da igreja, mas ele no produz frutos de amor. Ele no segue Jesus Cristo. Isso acontece. E se continuar assim, ele ser disciplinado; ele no pode mais participar na santa ceia. Porque no? Porque ele no est mais conectado com Cristo. Ele no obedece ao que Cristo manda: amai-vos uns aos outros. Ame a sua esposa; ame o seu marido, ame o seu filho, ame o seu irmo em Cristo. Quem no faz isso, no est conectado com Cristo mesmo. Ele como um ramo morto. O amor de Cristo no flui mais no seu corao. E por causa disso ele no produz frutos de amor. Uma tal pessoa deve se converter; deve buscar Cristo; deve se humilhar perante a cruz de Cristo. Pois quem no faz isso, ele ou ela sofre. Cristo disse o seguinte em respeito disso: Se algum no permanece em mim lanado fora, como o ramo e seca; tais ramos so escolhidos, lanados ao fogo e se queimam. Isso mostra mais uma vez como importante a comunho com Cristo. Como importante que buscamos a comunho com Cristo. Como importante que seguimos o exemplo de Cristo. Pois, se fizermos isso, somos considerados AMIGOS DE CRISTO. Por causa disso devemos tambm buscar a santa ceia, pois aqui na mesa comemoramos a morte do nosso Senhor; aqui comemoramos o amor dele. Aqui a igreja se rene em amor fraternal, como membros de um s corpo; Aqui na mesa se mostra claramente a palavra de Jesus: Eu sou a videira e vs os ramos. E daqui sai tambm esta mensagem do nosso mestre: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. A Santa ceia no somente nos une em amor fraternal com Cristo, mas tambm em amor com os amigos de Cristo. H uma relao vertical e uma relao horizontal. No preciso explicar isso, pois as pessoas logo sentem isso quando h problemas nas relaes. Quando h um conflito entre irmos, as pessoas sentem isso na mesa. E por causa disso muitas vezes uma pessoa fica em casa e no quer participar na santa ceia, pois fulano fez isso, isso, isso; ou fulano disse isso, isso, isso. s vezes o irmo que disse isso no sabe de nada. Ele inocente. Se for assim, ele deve buscar o seu irmo e resolver a confuso. No pode viver em dio e comer na mesa do Senhor. Quem entende como foi grande o amor de Cristo conosco, ele no pode desistir em perdoar; ele deve se esforar para amar. Cristo tambm no desistiu. Ele se esforou. E agora

ele manda: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Devemos pensar nas palavras de Paulo, que disse: O amor paciente e bondoso; o amor no ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama no grosseiro nem egosta; nem fica irritado, nem guarda mgoas. Quem ama no fica alegre quando algum faz uma coisa errada, mas se alegra quando algum faz o que certo. Quem ama nunca desiste, porm suporta tudo com f, esperana e pacincia. Amai-vos assim, irmos! E produzam frutos de amor. Cem, sessenta ou trinta vezes mais do que foi semeado! No deixa esta videira sem frutos; pois se no h frutos no dia da colheita, Cristo vai chegar e nos maldioar. Mas se h frutos, Cristo vai ficar no nosso meio, como um amigo que se sente em casa. Amm!
Cntico: Qual o adorno nesta vida?

You might also like