You are on page 1of 28

LARGADA SEMANA 02

O U T U B R O 20 1 0

LARGADA SEMANA 02

SIMULADO ENEM

PROPOSTA DE REDAO
Tema nico O desgosto do brasileiro com os polticos tem gerado protestos inusitados, como a eleio de animais, em dcadas passadas, e a candidatura de pessoas sem nenhuma ligao com a poltica, que chegam a declarar publicamente no entenderem nada sobre o cargo que disputam. O slogan mais comentado deste ano foi "Vote Tiririca, pior que t no fica". O que voc pensa disso? Esse tipo de voto de protesto ajuda o Brasil a melhorar? Passado o fervor da campanha eleitoral e concretizado o deboche por meio da eleio desses personagens, como fica o pas e qual a contribuio desses novos polticos durante anos? Qual o prazo de validade da piada que se faz ao se votar em palhaos? Fonte: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/. Data da consulta: 20/10/2010. Com base nos textos de apoio e em outras informaes de que voc disponha, elabore um texto dissertativo-argumentativo de, no mximo, 25 (vinte e cinco) linhas, defendendo um ponto de vista sobre a pergunta: Votar em palhao uma forma vlida de protestar?

RASCUNHO
1

10

15

20

25

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS


Questo Texto No faa versos sobre acontecimentos. No h criao nem morte perante a poesia. Diante dela, a vida um sol esttico No aquece nem ilumina. Nos versos acima, de Carlos Drummond de Andrade, alm da funo potica, que predominante, destaca-se a funo a) emotiva. b) conativa. c) referencial. d) metalingustica. e) ftica. 02 01

Questo

Texto

duas semanas a da morte, que foi clandestina, como a de D. Plcida. No dia em que o jornal amanheceu morto, respirei como um homem que vem de longo caminho. De modo que, se eu disser que a vida humana nutre de si mesma outras vidas, mais ou menos efmeras, como o corpo alimenta os seus parasitas, creio no dizer uma coisa inteiramente absurda. Mas, para no arriscar essa figura menos ntida e adequada, prefiro uma imagem astronmica: o homem executa roda do grande mistrio um movimento duplo de rotao e translao; tem os seus dias, desiguais como os de Jpiter, e deles compe o seu ano mais ou menos longo. No momento em que eu terminava o meu movimento de rotao, conclua Lobo Neves o seu movimento de translao. Morria com o p na escada ministerial. Correu, ao menos durante algumas semanas, que ele ia ser ministro; e pois que o boato me encheu de muita irritao e inveja, no impossvel que a notcia da morte me deixasse alguma tranquilidade, alvio, e um ou dois minutos de prazer. Prazer muito, mas verdade; juro aos sculos que a pura verdade. Fui ao enterro. Na sala morturia achei Virglia, ao p do fretro, a soluar. Quando levantou a cabea, vi que chorava deveras. Ao sair o enterro, abraou-se ao caixo, aflita; vieram tir-la e lev-la para dentro. [...] (Machado de Assis, Memrias Pstumas de Brs Cubas, cap. CL.)
Questo 03

Sobre o primeiro pargrafo do texto, leia as afirmaes seguintes: I. Tudo na vida do homem est marcado por um ciclo: nascimento, envelhecimento e morte. II. Segundo os astrnomos, a vida do ser humano na Terra comparvel vida em outros planetas, como Jpiter. III. O homem, independentemente de seu desejo e escolha, responsvel pela preservao de vidas alheias, at mesmo de certos parasitas. Est correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I, II e III. c) II e III, apenas. d) I, apenas. e) I e III, apenas.
Questo 04

XAVIER, C. Quadrinho quadrado. Disponvel em: http://www.releituras.com. Acesso em: 5 jul. 2009.

Tendo em vista a segunda fala do personagem entrevistado, constata-se que a) o entrevistado deseja convencer o jornalista a no publicar um livro. b) o principal objetivo do entrevistado explicar o significado da palavra motivao. c) so utilizados diversos recursos da linguagem literria, tais como a metfora e a metonmia. d) o entrevistado deseja informar de modo objetivo o jornalista sobre as etapas de produo de um livro. e) o principal objetivo do entrevistado evidenciar seu sentimento com relao ao processo de produo de um livro. Texto para as questes de 03 a 07. H em cada empresa, afeio ou idade um ciclo inteiro da vida humana. O primeiro nmero do meu jornal encheu-me a alma de uma vasta aurora, coroou-me de verduras, restituiu-me a lepidez da mocidade. Seis meses depois batia a hora da velhice, e da a

De modo que, se eu disser que a vida humana nutre de si mesma outras vidas, mais ou menos efmeras, como o corpo alimenta os seus parasitas, creio no dizer uma coisa inteiramente absurda. Mas, para no arriscar essa figura... A figura a que se refere o autor a) uma metfora em que corpo substitui vida humana. b) uma comparao entre a existncia humana e o corpo humano. c) uma anttese entre vida e parasitas. d) uma prosopopeia (personificao) de corpo (...o corpo alimenta...). e) uma metonmia em que corpo (parte) significa pessoa (todo).

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

Questo

05

Questo

09

A expresso o grande mistrio refere-se a) a Deus. b) vida. c) morte. d) imortalidade. e) reencarnao.

Texto Os poemas do Romantismo, sobretudo os de Gonalves Dias e Casimiro de Abreu, revelam uma conscincia altamente positiva do pas, expressando uma vertente ufanista da literatura brasileira. Essa postura de valorizao da terra origina-se de uma experincia de pas novo, pas do futuro, pleno de esperana e de realizaes, ainda maravilhado diante de suas grandiosidades naturais. Alm disso, a atitude nativista tem um lastro histrico: a Independncia do Brasil, ainda recente, por isso este pas precisava marcar sua posio diante do antigo colonizador.
(Adlia Bezerra de Menezes, O Poema: Leitores e Leituras)

Questo

06

No momento em que eu terminava o meu movimento de rotao, conclua Lobo Neves o seu movimento de translao. Esse trecho significa que a) o narrador no saiu do lugar e Lobo Neves partiu para grandes empreendimentos. b) se encerrou um episdio da vida do narrador e tambm a vida de Lobo Neves. c) o narrador se manteve solitrio durante a vida e Lobo Neves viveu acompanhado por Virglia (a sua lua) e outros familiares e amigos. d) o narrador era voltado para si e Lobo Neves se movia pelo grande mundo da vida social e poltica. e) o narrador no obteve o que queria e Lobo Neves teve uma vida bem-sucedida, quase chegando a ministro.
Questo 07

Em Quando levantou a cabea, vi que chorava deveras, a palavra deveras indica que Virglia chorava a) de modo dissimulado. b) verdadeiramente. c) por obrigao. d) um pouco. e) desesperadamente.
Questo 08

Entre as alternativas abaixo, assinale aquela cujos versos correspondem ao que se afirma no texto. a) Vontade de beijar os olhos da minha ptria/ De nin-la, de passar-lhe a mo pelos cabelos.../ Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) to feias/ De minha ptria, de minha ptria sem sapatos e sem meias, ptria minha/ To pobrinha! b) Minha terra no tem palmeiras/ E em vez de um mero sabi,/ Cantam aves invisveis/ Nas palmeiras que no h. (...) Terra ingrata, ingrato filho,/ Sob os cus da minha terra/ Eu canto a Cano do Exlio. c) No amo a terra do exlio,/ Sou bom filho,/ Quero a ptria, o meu pas, / Quero a terra das mangueiras/ E as palmeiras, / E as palmeiras to gentis!/ Como a ave dos palmares/ Pelos ares / Fugindo do caador;/ Eu vivo longe do ninho,/ Sem carinho,/ Sem carinho e sem amor! d) Eu morro sufocado/ em terra estrangeira./ Nossas flores so mais bonitas/ nossas frutas mais gostosas/ mas custam cem mil-ris a dzia. e) Correi pras bandas do sul./ Debaixo de um cu anil/ encontrareis um gigante deitado:/ Santa Cruz, hoje o Brasil./ Mas um dia o gigante despertou./ Deixou de ser gigante adormecido./ E dele um ano se levantou. /Era um pas subdesenvolvido

Questo

10

Gonalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua Cano do exlio pode ser considerada tipicamente romntica porque apia-se nos cnones formais da poesia clssica greco-romana; emprega figuras de ornamento, at com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliteraes. a) exalta terra natal; nostlgica e saudosista; o tema tratado de modo sentimental, emotivo. b) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem hermtica, erudita; glorifica o canto dos pssaros e a vida selvagem. c) poesia e msica se confundem, como artifcio simblico; a natureza e o tema buclico so tratados com objetividade; usa com parcimnia as formas pronominais de primeira pessoa. d) refere-se vida com descrena e tristeza; expe o tema na ordem sucessiva, cronolgica; utiliza-se do exlio como o meio adequado de referir-se evaso da realidade.

Texto Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear da esquerda para a direita e de cima para baixo, na pgina impressa hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e no sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decises como novos caminhos, inserindo informaes novas, o leitornavegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos faro os mesmos caminhos e tomaro as mesmas decises.
MARCUSCHI, L. A. Cognio, linguagem e prticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

No que diz respeito relao entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noo tradicional de autoria, porque a) o leitor que constri a verso final do texto. b) o autor detm o controle absoluto do que escreve. c) aclara os limites entre o leitor e o autor. d) propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor ativo. e) s o autor conhece o que eletronicamente se dispe para o leitor. Texto para as questes de 11 a 13. Barreiras que impedem de educar A sociedade vem colocando barreiras e limitando a forma de como se educar uma criana, permitindo ento o descontrole de crianas, jovens gerando jovens sem controle, que no obtiveram uma educao privilegiada por seus pais receberam, uma educao adequada, com regras e limitaes, e hoje so adultos que no sabem lidar com situaes que v contra suas vontades. Hoje em dia com meios de educao como televiso mostrando jovens rebeldes e ensinando crianas e jovens a terem o mnimo de respeito com os pais, educar fica cada vez mais difcil, e o governo tenta dificultar ainda mais a situao implantando leis que, ao invs de ajudar vai prejudicar ainda mais os pais. Palmadas na hora certa no fazem mal a ningum, muito pelo contrrio, ensina a criana a criar seus limites e evita que estas se tornem l na frente jovens rebeldes. O governo quer amordaar os pas e deixar que os filhos tomem conta da situao, pois muito fcil na teoria dizer que errado, "os belisces, as palmadas pedaggicas", mais na pratica do dia a dia que se v o quanto difcil lidar com uma criana. Quem ama cuida e um pai vai sempre querer o melhor para seu filho, seja com ou sem "tapinhas". Todo pai quer educar seu filho apenas conversando e ensinando, mas at adultos hoje em dia, com maturidade suficiente, tem atitudes to erradas, agem de modo to que precisaria umas belas palmadas quanto mais uma criana.

relao aos elementos coesivo-referenciais, responsveis pelo encadeamento dos pargrafos e enunciados, tambm se apresentam problemas que comprometem a sua qualidade.
Questo 12

A melhor reescritura de Quem ama cuida e um pai vai sempre querer o melhor para seu filho, seja com ou sem "tapinhas" . : a) Quem ama cuida, conquanto um pai vai sempre querer o melhor para os eu filho, seja com ou sem tapinhas. b) Quem ama cuida, entanto um pai vai sempre querer o melhor para os eu filho, seja com ou sem tapinhas. c) Quem ama cuida, pois um pai vai sempre querer o melhor para os eu filho, seja com ou sem tapinhas d) Quem ama cuida, logo um pai vai sempre querer o melhor para os eu filho, seja com ou sem tapinhas. e) Quem ama cuida, no obstante um pai vai sempre querer o melhor para os eu filho, seja com ou sem tapinhas
Questo 13

Qual a funo da linguagem que deixa transparecer as intenes do autor ao escrever o texto? a) Metalinguagem b) Ftica c) Expressiva d) Conativa e) Referencial
Questo 14

Atentar ao texto abaixo e responder o que se pede Cursos ruins atraem vestibulandos pelo preo baixo, conclui estudo Um estudo realizado pelo pesquisador Roberto Leal Lobo, ex-reitor da USP e presidente do Instituto Lobo, levantou que cursos reprovados em exame federal atraem vestibulandos pelo preo baixo. Ele verificou que os cursos particulares de administrao e direito reprovados no exame federal (notas 1 ou 2 no Enade) tiveram aumento de candidatos no vestibular. A informao da reportagem de Fbio Takahashi e Raphael Marchiori publicada na edio deste domingo da Folha e disponvel na ntegra para assinantes do jornal e do UOL. Mesmo aps a divulgao das avaliaes federais de qualidade, os crescimentos foram de, respectivamente, 45% e 2% entre 2006 e 2008. O estudante Leandro Gomes da Silva, 23, escolheu cursar Direito na Unip pelo valor da mensalidade --R$ 600-- e a proximidade do campus com seu trabalho, na zona sul de So Paulo. Ele no sabia que o curso tinha nota baixa no exame federal de qualidade. A ideia do Ministrio da Educao que a divulgao dos resultados pode diminuir a procura por escolas mal avaliadas. O governo federal criticou o estudo.
17/10/2010 - 03h30. DE SO PAULO

Questo

11

Trata-se de: a) uma crnica argumentativa, pois a partir de uma denncia social elenca uma srie de reflexes acerca da violncia sofrida pelos jovens entre 15 e 18 anos. b) um texto de base descritivo-argumentativa de consistncia e maturidade considerveis e de autoria de um estudante de invejvel competncia escritora. c) um texto de base argumentativa de qualidade razovel que versa tangencialmente sobre a polmica dos castigos fsicos empreendidos pelos pais contra os filhos. d) um texto de base expositivo-argumentativa de qualidade razovel que versa tangencialmente sobre a polmica dos necessrios castigos fsicos empreendidos pelos pais contra os filhos. e) Tanto na competncia coerncia quanto na relacionada abordagem do tema o texto apresenta deficincias. Ademais, em

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

Trata-se de: a) uma reportagem completa sobre a qualidade dos cursos de So Paulo. b) um juzo de valor do jornalista acerca da qualidade dos cursos superiores no Brasil. c) um gnero de estrutura incompleta, pois lhe falta uma centralizao espao-temporal. d) um gnero no qual se apresenta um registro de uma modalidade de discurso chamada discurso-indireto-livre. e) NDR
Questo 15

a) ao termo "rei grego". b) ao antecedente "gregos". c) ao antecedente distante "choque". d) expresso "muros fortificados". e) aos termos "presente" e "cavalo de madeira".
Questo 17

Em uma escola, com o intuito de valorizar a diversidade do patrimnio etnocultural brasileiro, os estudantes foram distribudos em grupos para realizar uma tarefa referente s caractersticas atuais das diferentes regies brasileiras, a partir do seguinte quadro:
Regio Norte peixe ciranda zona franca de Manaus seringueiro Centro-oeste prato com carne de sol milho e mandioca baio msica sertaneja praias do litoral Pantanal baiana vaqueiro Nordeste Sul churrasco vaneiro Serra de Gramado prenda Sudeste

Atentar ao texto que se segue e responder o que se pede: Soneto de devoo Essa mulher que se arremessa, fria E lbrica aos meus braos, e nos seios Me arrebata e me beija e balbucia Versos, votos de amor e nomes feios. Essa mulher, flor de melancolia Que se ri dos meus plidos receios A nica entre todas a quem dei Os carinhos que nunca a outra daria. Essa mulher que a cada amor proclama A misria e a grandeza de quem ama E guarda a marca dos meus dentes nela. Essa mulher um mundo ! uma cadela Talvez... mas na moldura de uma cama Nunca mulher nenhuma foi to bela!
(Vinicius de Moraes. Antologia potica . So Paulo: Companhia das Letras) alimentao msica ponto turstico tipo caracterstico

Considerando a sequncia de caractersticas apresentadas, os elementos adequados para compor o quadro da Regio Sudeste so a) mate amargo, embolada, elevador Lacerda, peo de estncia. b) acaraj, ax. Cristo Redentor, pi. c) vatap, Carnaval, bumba-meu-boi, industrial. d) caf, samba, Cristo Redentor, operrio fabril. e) sertanejo, pipoca, folia de Reis, Braslia.
Questo 18

Com relao a este soneto, correto afirmar que: a) a mulher apresentada de modo envolvente, fugindo, portanto, de uma imagem passiva; b) a imagem da mulher apresentada no poema se aproxima do imaginrio romntico; c) a imagem de mulher representada no poema em nenhum momento inquieta o eu lrico masculino; d) uma imagem passiva do homem e ativa da mulher configurase no poema; e) no h indcio no poema de que o homem esteja tomado de desejo pela mulher.
Questo 16

Pris, filho do rei de Tria, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os sculos XIII e XII a. C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saram e abriram as portas da fortaleza para a invaso. Da surgiu a expresso "presente de grego". Em "puseram-no", a forma pronominal "no" refere-se

Cientistas da Gr-Bretanha anunciaram ter identificado o primeiro gene humano relacionado com o desenvolvimento da linguagem, o FOXP2. A descoberta pode ajudar os pesquisadores a compreender os misteriosos mecanismos do discurso - que uma caracterstica exclusiva dos seres humanos. O gene pode indicar porque e como as pessoas aprendem a se comunicar e a se expressar e porque algumas crianas tm disfunes nessa rea. Segundo o professor Anthony Monaco, do Centro Wellcome Trust de Gentica Humana, de Oxford, alm de ajudar a diagnosticar desordens de discurso, o estudo do gene vai possibilitar a descoberta de outros genes com imperfeies. Dessa forma, o prosseguimento das investigaes pode levar a descobrir tambm esses genes associados e, assim, abrir uma possibilidade de curar todos os males relacionados linguagem. Para convencer o leitor da veracidade das informaes contidas no texto, o autor recorre estratgia de a) citar autoridade especialista no assunto em questo. b) destacar os cientistas da Gr-Bretanha. c) apresentar citaes de diferentes fontes de divulgao cientfica. d) detalhar os procedimentos efetuados durante o processo da pesquisa. e) elencar as possveis consequncias positivas que a descoberta vai trazer.

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

Questo

19

e) reflete a respeito dos mtodos de elaborao das gramticas. para que ele se torne mais srio, o que fica claro na sugesto de que cada um se dedique a estudos pessoais.

Quer evitar pesadelos? Ento no durma de barriga para cima. Este o conselho de quem garante ter sido atacado pela Pisadeira. A meliante costuma agir em So Paulo e Minas Gerais. Suas vtimas preferidas so aquelas que comeram demais antes de dormir. Desce do telhado - seu esconderijo usual - e pisa com muita fora no peito e na barriga do incauto adormecido, provocando os pesadelos. H controvrsias sobre sua aparncia. De acordo com alguns, uma mulher bem gorda. J o escritor Cornlio Pires forneceu a seguinte descrio da malfeitora: "Essa ua mui muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unho! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sobranceia cerrado e zoio aceso ... " Pelo sim, pelo no, caro amigo....barriga para baixo e bons sonhos. Considerando que as variedades lingusticas existentes no Brasil constituem patrimnio cultural, a descrio da personagem lendria, Pisadeira, nas palavras do escritor Cornlio Pires, a) mostra hbitos lingusticos atribudos personagem lendria. b) ironiza vocabulrio usado no registro escrito de descrio de personagens. c) associa a aparncia desagradvel da personagem ao desprestgio da cultura brasileira. d) sugere crtica ao tema da superstio como integrante da cultura de comunidades interioranas. e) valoriza a memria e as identidades nacionais pelo registro escrito de variedades lingusticas pouco prestigiadas.
Questo 20

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS


Questo 21

Hoje, temos mais rudo do que informao. H uma grande concentrao das empresas de comunicao em mos de companhias mobilizadas pelo capital financeiro. Milton Santos acredita que a resposta a isso vir dos de baixo, daqueles que no tm compromisso com este sistema. Eu traduzo como: a resposta vir dos jovens com cmeras digitais que fazem rap, hip-hop etc. Em certo momento da entrevista, perguntei o que lhe dava tanta certeza de que aquilo que dizia iria repercutir. Silvio Tendler em entrevista revista Frum. A questo da comunicao um dos pilares da atual globalizao. Os sistemas e as tecnologias hegemnicos a servio da comunicao e das empresas de comunicao so tambm apropriados pela periferia para produzir e fazer a sua prpria comunicao. um jogo dialtico em que o que elaborado para dominar tambm a possibilidade do libertar. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. a) A disseminao de algumas tecnologias massificao ou popularizao promove o efeito de queda dos preos, condio que permite s classes socioeconmicas mais baixas terem acesso a elas. b) As novas tecnologias da comunicao Internet a cabo, a rdio e pelo celular, a televiso com acesso digital e pelo celular, as tecnologias de acesso remoto (wi-fi, bluetooth, EPVC, RFID), a fotografia digital, a transmisso por parablica tm promovido a incluso de todas as pessoas, sendo que antes a maior parte estava excluda social e economicamente. c) O desenvolvimento das tecnologias da comunicao interessa apenas s grandes empresas e aos pases ricos, condio que explica o baixo desenvolvimento tecnolgico nos pases pobres e em desenvolvimento e nas pequenas e mdias empresas. d) Na periferia urbana dos pases pobres e em desenvolvimento, as novas tecnologias no so acessveis em razo da precariedade de infra-estrutura. Por isso, as tecnologias da comunicao so encontradas apenas em bairros de classes mdia e alta. e) O setor de comunicao uma inveno recente da humanidade, ps-Revoluo Industrial, e nos ltimos anos apresentou forte desenvolvimento tecnolgico e forte concentrao econmica, poltica e social nas mos de poucas empresas e poucos grupos econmicos.
Questo 22

Esta gramtica, pois que gramtica implica no seu conceito o conjunto de normas com que torna consciente a organizao de uma ou mais falas, esta gramtica parece estar em contradio com o meu sentimento. certo que no tive jamais a pretenso de criar a Fala Brasileira. No tem contradio. S quis mostrar que o meu trabalho no foi leviano, foi srio. Se cada um fizer tambm das observaes e estudos pessoais a sua gramatiquinha muito que isso facilitar pra daqui a uns cinquenta anos se salientar normas gerais, no s da fala oral transitria e vaga, porm da expresso literria impressa, isto , da estilizao erudita da linguagem oral. Essa estilizao que determina a cultura civilizada sob o ponto de vista expressivo. Lingustico. O fragmento baseado nos originais de Mrio de Andrade destinados elaborao da sua Gramatiquinha . Muitos rascunhos do autor foram compilados, com base nos quais depreende-se do pensamento de Mrio de Andrade que ele a) demonstra estar de acordo com os ideais da gramtica normativa. b) destitudo da pretenso de representar uma linguagem prxima do falar. c) d preferncia linguagem literria ao caracteriz-Ia como estilizao erudita da linguagem oral. d) reconhece a importncia do registro do portugus do Brasil ao buscar sistematizar a lngua na sua expresso oral e literria.

A biologia era essencial para uma ideologia burguesa teoricamente igualitria, pois deslocava a culpa das evidentes desigualdades humanas da sociedade para a natureza. Os pobres eram pobres por terem nascido inferiores.
HOBSBAWM, Eric. A era dos imprios 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, p. 351.

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

No sculo XIX, ao longo da Segunda Revoluo Industrial, ocorreu o auge do colonialismo europeu, ao mesmo tempo em que a biologia e a medicina desenvolviam-se rapidamente, estimuladas por essa nova etapa do capitalismo. Assinale a alternativa que melhor relaciona o desenvolvimento dessas duas cincias s necessidades imperialistas. a) Enquanto a biologia esforava-se por provar a igualdade entre os homens para justificar a catequese do gentio, a medicina buscava melhorar a qualidade de vida do proletariado, em fase de conciliao com a classe dominante. b) Tanto a biologia quando a medicina caminhavam no sentido de provar que a humanidade no estava dividida em raas, o que reforaria a ideia de autodeterminao dos povos. c) Enquanto a biologia buscava provar a superioridade dos povos europeus com o intuito de justificar a misso civilizadora, a medicina esforava-se para buscar a cura de enfermidades que abatiam europeus em reas tropicais. d) Bilogos e mdicos, em geral adeptos do internacionalismo comunista, buscavam provar a igualdade racial com o intuito de fortalecer a ideia de unio entre todos os povos. e) Enquanto a biologia preocupava-se em negar as teo rias racistas de Spencer, a medicina voltou-se exclusivamente para as doenas de clima temperado, abandonando os povos de reas tropicais sua prpria sorte.

Questo

24

Os rios constituem um elemento essencial para o ser humano, desde os primrdios da humanidade ate os dias atuais. Alem de sua importncia natural, destaca-se tambm sua funcionalidade poltica, econmica e social. Os rios so correntes de gua doce que se formam a partir de uma precipitao (chuva ou neve) ou de fontes naturais. Em uma bacia hidrogrfica, e possvel identificar diferentes elementos e caractersticas no percurso de um rio.

Questo

23

Observe a imagem abaixo.

Com base nos dados acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a relao correta dos elementos e caractersticas identificados na figura. a) (4) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (6) Margem direita. b) (6) Nascente, (2) Afluente, (4) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (3) Margem direita. c) (4) Nascente, (2) Afluente, (5) Meandro, (1) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (3) Margem direita. d) (6) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (4) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (1) Margem direita. e) (2) Nascente, (1) Afluente, (4) Meandro, (3) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (5) Margem direita.
Questo 25

A figura representa uma poltica desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, vivenciada pelos brasileiros entre 19561961. A leitura da figura e do texto permite concluir que a poltica desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek a) modernizadora, mas no nacionalista e, por isso, desvaloriza o capital estrangeiro. b) desnacionalizadora, pois representa um momento de entrada significativa de multinacionais no Brasil. c) modernizadora, pois incrementa as indstrias nacionais com capitais oriundos das multinacionais norte-americanas. d) desnacionalizadora, j que conquista o mercado externo, no mundo globalizado. e) modernizadora e, ao mesmo tempo, desnacionalizadora, por no ter sido implantada por nacionalistas e por ter provocado um aumento da tecnologia nas empresas nacionais.

Observe as duas imagens a seguir, analise as afirmativas sobre elas e assinale a alternativa correta. (1) Paisagem de um aterro sanitrio dos dias atuais

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

(2) Paisagem de Hiroshima aps a exploso da bomba atmica

IV. Quanto mais desenvolvido tecnologicamente for um pas, maior ser a taxa de desemprego e menor ser a concentrao de trabalhadores da PEA nos setores secundrio e tercirio, os mais automatizados. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. a) I, II, III e IV b) Apenas I, II e III c) Apenas I e II d) Apenas I, III e IV e) Apenas II, III e IV

I. As duas paisagens indicam diferentes resultados do uso da tecnologia. Na paisagem 1, o resultado de recuperao ambiental; na paisagem 2, de destruio. II. As duas paisagens refletem duas atitudes humanas diferentes, mas igualmente destrutivas do ambiente: o consumismo e o desperdcio, e a violncia destrutiva das armas de guerra. III. As duas paisagens confirmam que o desenvolvimento tecnolgico apenas tem sido utilizado para finalidades ambientalmente destrutivas. a) Apenas I verdadeira. b) Apenas II verdadeira. c) Apenas III verdadeira. d) Apenas I e II so verdadeiras. e) I, II, e III so verdadeiras.
Questo 26

Questo

27

A imagem de satlite a seguir mostra a ao de um importante sistema atmosfrico que age sobre o Brasil e que est indicado pela seta. Assinale-o.

Observe a imagem abaixo para responder a questo. a) Convergncia Intertropical b) Ciclone Extratropical c) Massa Equatorial Continental d) Frente Polar Atlntica e) Onda de Leste.
Questo 28

A questo do emprego ou da sua ausncia um dos temas fundamentais no que diz respeito ao trabalho na atualidade. A questo da tecnologia em substituio ao homem, ou das mquinas em substituio ao trabalhador, um dos principais desafios da atualidade e do futuro prximo da sociedade mundial em relao manuteno e criao de vagas de emprego. Analise as afirmativas a seguir. I. A questo do desemprego uma das causas da excluso social e da pobreza humana. II. O desemprego estrutural da atualidade tem, entre suas causas, a questo da revoluo tecnolgica que automatiza, mecaniza e robotiza a produo. III. A tecnologia tem promovido a diminuio das desigualdades entre as classes sociais, j que hoje todos os indivduos tm acesso igual informao.

O Frum Social Mundial (FSM) um evento organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com o objetivo de elaborar alternativas para uma transformao social global. Seu slogan Um outro mundo possvel. um espao internacional para a reflexo e organizao de todos os que se contrapem globalizao neoliberal e esto construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superao da dominao dos mercados em cada pas e nas relaes internacionais. O Frum Social Mundial tem o objetivo de se contrapor ao Frum Econmico Mundial de Davos. Segundo o texto: a) O Frum Econmico Mundial de Davos busca alternativas para solucionar problemas sociais decorrentes da globalizao neoliberal. b) Tanto o Frum Social como o Econmico buscam alternativas para minimizar os efeitos negativos da globalizao econmica em escala mundial.

10

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

c) O Frum Econmico Mundial tem como objetivo propor alternativas globalizao neoliberal, contrapondo-se ao Frum Social Mundial. d) O slogan Um outro mundo possvel remete luta dos pases neoliberais pela construo de um mundo mais humano e justo. e) O Frum Social Mundial tem como objetivo propor alternativas globalizao neoliberal, contrapondo-se ao Frum Econmico Mundial de Davos.
Questo 29

que vai gerenciar o pr-sal; o terceiro, estabelece um Fundo Social para gerir e distribuir os recursos e o ltimo prev a capitalizao da Petrobras.

Leia as afirmaes abaixo. I. Na Conferncia sobre Mudanas Climticas, ocorrida em Poznan, na Polnia, em dezembro de 2008, a atitude do governo brasileiro foi elogiada ao apresentar um plano que tem como meta principal a diminuio gradativa da taxa de desflorestamento no pas, at chegar ao patamar de 5.000 km2 em 2017, acompanhada de medidas de reflorestamento que chegaria a aproximadamente 55.000 km2 em 2020. II. Em 03 de agosto de 2009, o Ministrio de Minas e Energia do Brasil publicou, no Dirio Oficial da Unio, o Plano Decenal de Energia, que traa as perspectivas para o setor, duplicando o parque termeltrico do pas, criando, entre 2008 a 2017, 82 novas usinas, com potncia total de 15.305 MW, sendo 68 delas movidas com combustveis fsseis. Analisando I e II, assinale a alternativa correta. a) Ambas abordam temticas diferentes. A afirmativa I refere-se s questes da preocupao com o aquecimento global e a afirmativa II faz menes poltica de racionamento de energia. b) As afirmativas se complementam. As medidas adotadas na afirmativa I tm como meta minimizar a emisso de toneladas de CO2 na atmosfera e o reflorestamento ir abastecer o parque termeltrico descrito na afirmativa II. c) As afirmativas se contrapem. A afirmativa I descreve a preocupao do governo brasileiro, levando a assumir metas de reduo do desmatamento e, indiretamente, das emisses de CO2 e a afirmativa II descreve uma prtica equivocada de produo de energia, uma vez que os combustveis fsseis so extremamente poluentes. d) As afirmativas abordam a mesma temtica. Ambas descrevem as medidas recentes adotadas pelo governo brasileiro em no aumentar a emisso de CO2 na atmosfera. e) As afirmativas tratam de temticas independentes. A afirmativa I refere-se s mudanas climticas no territrio brasileiro e a afirmativa II destaca a necessidade de alterar a matriz energtica do pas.
Questo 30

Nas discusses sobre o projeto do pr-sal, um dos pontos que vem gerando debates acirrados sobre qual modelo seria adotado para a sua explorao. Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto citado. a) partilha; extrao b) concesso; explorao c) extrao; retirada d) escavao; explorao e) concesso; partilha
Questo 31

Com base no texto, no mapa e na figura a seguir, responda as duas prximas questes. O presidente da Cmara dos Deputados, Michel Temer (PMDBSP), assinou na quarta-feira (2) o ato que cria quatro comisses especiais para analisar os projetos enviados ao Congresso. O primeiro altera o modelo atual de contrato de ___________ para um sistema de __________; o segundo, cria a Petro-sal, estatal

O pomo est maduro, colhei-o j seno apodrece. Esta frase foi escrita por Dona Leopoldina, como advertncia na carta enviada a D. Pedro, s vsperas da Independncia. Todas as alternativas, abaixo, apresentam caractersticas do processo de independncia poltica do Brasil, EXCETO: a) Os choques entre a poltica recolonizadora das Cortes e os interesses autonomistas dos proprietrios e das camadas urbanas do sudeste pontilharam esse perodo. b) O processo de Independncia ganhou vulto com o estabelecimento aqui do Estado Absolutista Portugus, ficando,

SIMULADO ENEM

11

SIMULADO ENEM

assim, o Brasil preparado administrativamente para a vida autnoma. c) A conscincia e a coragem do povo, participante do processo emancipacionista, fizeram da Independncia uma verdadeira revoluo, rompendo com a metrpole e pondo fim explorao. d) O processo de Independncia do Brasil se insere nos quadros da crise do Antigo Sistema Colonial. e) Por baixo de uma aparente idia de liberdade, escondiam-se enormes contradies que impunham limites utopia liberal, como era o caso da escravido.
Questo 32

e) No nordeste brasileiro merece destaque a misria da populao sertaneja, o desespero devido a situao de misria extremada, sobretudo, com o flagelo da seca e epidemias as quais, deixavam o homem pobre do campo refm a todos os tipos de promessas.
Questo 33

Cavalo do Co Corriam os anos trinta No nordeste brasileiro Algumas sociedades lutavam pelo dinheiro Que vendiam pelas terras Coronis em ps-de-guerra Beatos e Cangaceiros E correr da volante No meio da noite/no meio da caatinga Que quer me pegar Na memria da vingana Um desejo de menino Um cavaleiro do diabo Corre atrs do seu destino Condenado em sua terra. Nestes versos, o cantor e compositor paraibano Z Ramalho retrata a sociedade nordestina citando seus principais arqutipos. Assinale a nica alternativa INCORRETA: a) O jaguno ou cabra trabalhava, em geral, a soldo do coronel. Ele surgiu da necessidade dos latifundirios de protegerem seus domnios que, independentes do Estado, organizavam seus prprios exrcitos com homens despossudos de qualquer bem material. b) O coronel era o lder maior local. Seu poder se espraiava pelos municpios e instituies, e no seu papel social cabia a proteo a agregados e a perseguio a desafetos, a manipulao eleitoral e at mesmo a formao de milcias particulares. c) Cangaceiros e jagunos se distinguiam quanto origem social. Os primeiro surgiam no meio rural e buscavam o banditismo para fugir da opresso; os segundos nasciam da misria das cidades e vinham para o campo, contratados pelos latifundirios, para lutar na guerra do serto. d) Ao contrrio do jaguno, o cangaceiro no era um assalariado do crime. Praticava-o por conta prpria e no se sujeitava aos trabalhos da fazenda ou engenho; pelo contrrio, rebelava-se contra a ordem opressiva imposta pelos coronis. e) O fantico caracterizava-se pela necessidade premente de ocupar a terra. Concentrava-se espontaneamente em aglomeraes e se organizava em forma de trabalho cooperativo. Quando vtima de agresses, pegava em armas e resistia at a morte.

Sobre os movimentos messinicos analise as seguintes assertivas:

400 jagunos prisioneiros, fotografia de Flvio Barros, de 1894. Revista Nossa Histria. Ano 3/n30/Abril 2006

Entre os sculos XIX e XX, diversos movimentos de cunho poltico-religioso espalharam-se por quase todas as regies do Brasil e convulsionaram a sociedade brasileira. A partir disso, assinale a nica alternativa incorreta: a) O nico movimento messinico aceito e at mesmo apoiado pela Igreja Catlica e pelo Governo Federal foi o do Juazeiro do Norte (Cear), liderado pelo Padre Ccero Romo Batista, a quem o povo atribua poderes extraordinrios, pois ele fazia parte da alta cpula da Igreja e exercia o cargo de deputado federal. b) Os movimentos messinicos misturavam livres interpretaes da Bblia com reivindicaes sociais e polticas e arregimentavam fiis entre os lavradores pobres e pees de fazenda. Por isso todos os bandos de fanticos eram tidos como uma ameaa real ordem estabelecida pela Igreja, pelo governo e pelos poderosos latifundirios. c) O mais famoso desses movimentos foi o do beato Antnio Conselheiro, que liderou uma comunidade de sertanejos pobres no interior da Bahia. No Arraial do Belo Monte, as famlias viviam sob rgidos preceitos religiosos, entregavam para o seu chefe metade de tudo o que produziam e tinham at treinamento militar para poderem enfrentar as expedies enviadas pelo governo federal. d) No sul do pas, o movimento messinico de destaque foi a Guerra do Contestado, liderada pelo curandeiro Jos Maria. Vistos como fanticos comparveis aos de Canudos, os envolvidos foram inicialmente reprimidos pela polcia paranaense, o que no evitou que novos redutos (chamados de cidades-santas) se espalhassem pelo planalto catarinense.

Questo

34

Leia com ateno o poema a seguir e as afirmativas sobre o movimento modernista realizadas logo em seguida:

12

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

Quero beber! Cantar asneiras No esto brutal das bebedeiras Que tudo emborca e faz em caco... Evo Baco! L se me parte a alma levada No torvelim da mascarada, A gargalhar em doudo assomo Evo e Momo!
(BANDEIRA, Manuel. Bacanal. In: "Antologia Potica". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001)

H cerca de cinqenta anos, o Partido Comunista do Brasil (PCB) emitia um documento de carter radical assinado por seu Secretrio Geral. Nele o Partido manifestava toda sua apreenso em relao situao poltica internacional (Guerra Fria) e seus reflexos no Brasil. Essas preocupaes, segundo o documento, centravam-se, naquele momento, a) no incio da Guerra da Coria, no risco de uma conflagrao nuclear e na presso norte- americana pela participao do Brasil no conflito contra a Coria do Norte Socialista. b) na defesa da Unio Sovitica, enfraquecida, ao final da Segunda Guerra Mundial, e ameaada de invaso pelos Estados Unidos da Amrica (Plano Marshall). c) no processo de descolonizao africana a partir da perda de influncia dos pases imperialistas europeus e do surgimento de movimentos de independncia com inspirao socialista. d) na ecloso da Revoluo Cubana e no conflito gerado com os grandes latifundirios norte-americanos prejudicados com a decretao de uma reforma agrria. e) no incio do envolvimento norte-americano no Vietn e nos riscos de ecloso de uma guerra civil no Brasil aps o suicdio de Getlio Vargas.
Questo 36

I - Em 1922, ano do centenrio da independncia do Brasil, um grupo de letrados, a maioria bem-nascida, organizou em So Paulo exposies e apresentaes artsticas com o objetivo de chocar o pblico. Essa manifestao ficou conhecida como "semana de arte moderna". II - A antropofagia tornou-se teoria entre os modernistas, expressando a tentativa do grupo de combinar as particularidades nacionais e as tendncias artsticas mundiais, a herana cultural e os impulsos de modernizao. "Comer o invasor" - esse era seu lema. III- O comportamento rebelde dos modernistas e o contedo inovador de sua arte, ruidosamente vaiada no Teatro Municipal de So Paulo, os transformou em vtimas do forte sistema repressor do governo, tendo seus integrantes sofrido todos os tipos de perseguio. IV- Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Jos Lins do Rego e Lasar Segall esto entre os nomes mais expressivos do movimento modernista. V- Os modernistas empenhavam-se na busca de novas linguagens para expressar o elemento nacional, valorizando o folclore, as questes sociais e desprezando as rgidas mtricas dos versos acadmicos e as padronizaes da lngua portuguesa. Esto corretas as afirmativas a) I, III e IV; b) II, III, V; c) I, II, III; d) I, II, V; e) I, IV, V.

O movimento Hippie surgido nos anos 60, nos Estados Unidos, repudiou a idia de aes violentas e levantou a bandeira do pacifismo com o lema faa amor, no faa a guerra. Leia com ateno as afirmaes, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). I. Os Hippies pregavam a revoluo por meio da noparticipao nas guerras e conflitos armados, do consumo de drogas, da constituio de comunidades isoladas, do pacifismo e da negao total dos valores morais at ento vigentes. II. O movimento Hippie contou com a participao de cerca de 300 mil jovens, em sua grande maioria, oriundos da classe mdia, com idades entre 17 e 25 anos. Difundiu-se em inmeros pases. III. O movimento Hippie no conseguiu ter repercusso cultural da fase conhecida como anos rebeldes, ou a contra-cultura, tampouco atingiu os meios de comunicao de massa para difundir seus objetivos. Assinale o correto. a) Apenas as afirmativas I e II so falsas. b) Apenas as afirmativas I e III so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas I e II so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I e III so falsas.
Questo 37

Questo

35

Atravessamos um dos momentos mais graves da vida do nosso povo. (...) o sangue do povo, sem distines de sexo ou de idade, de homens, mulheres e crianas, que corre nas ruas de nossas cidades e nos crceres da reao e, denuncia as intenes sinistras do bando de assassinos, negocistas e traidores que hoje governa o pas. a guerra que nos bate s portas e ameaa a vida de nossos filhos e o futuro da nao. Sentimos em nossa prpria carne, atravs do terror fascista, como avanam os imperialistas norte americanos no caminho do crime, dos preparativos febris para a guerra, como passam eles agresso aberta e interveno armada contra os povos que lutam pelo progresso e a independncia nacional. E por meio do terror fascista, procurando criar um clima de guerra civil, que o governo de traio nacional de Dutra quer levar o pas guerra e fazer de nossa juventude carne de canho para as aventuras bestiais de Truman.
PRESTES, Lus Carlos. Manifesto. Agosto de 1950.

Fernand Braudel considera o humanismo um impulso consciente ou inconsciente, uma caminhada em direo a uma emancipao progressiva do homem. O humanismo engrandece o homem, liberta-o, diminui a parte de Deus, mesmo quando no esquece inteiramente. O historiador francs distingue trs tipos significativos de Humanismo na

SIMULADO ENEM

13

SIMULADO ENEM

histria europia: o do Renascimento, o da Reforma e, bem longe deles, no sculo XVIII, o da Revoluo Francesa.
BRAUDEL, Fernand. Gramtica das Civilizaes. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

O Humanismo renascentista pode ser corretamente identificado por apenas uma das proposies a seguir. Assinale-a. a) Legitima a violncia ao servio da igualdade, da justia social, da ptria e do direito. b) Prope uma explicao racional do mundo, baseada no empirismo e no mtodo cientfico. c) Dialoga com a tradio clssica, reinterpretando os valores greco-romanos luz das novas preocupaes culturais centradas no homem, considerado, ento, como o motor do progresso. d) Reivindica a emancipao do homem por meio da liberdade de comrcio, de trabalho, de produo e de concorrncia, opondo-se, em conseqncia, a todo tipo de regulamentao e monoplio. e) Subordina as noes de ordem, equilbrio e regularidade crena de que a intuio do artista deve guiar sua produo.
Questo 38

b) O padro de escravido introduzido nas Amricas dentro do contexto mercantilista muito se assemelhou a escravido da Antiguidade Clssica, pois em ambas o escravo era visto como uma mercadoria e a etnia escravizada foi apenas a negra. c) A populao que foradamente foi trazida para as Amricas utilizou dos mais diversos meios de resistncia, inclusive o Banzo, uma espcie de depresso, a qual, por maior que fosse os castigos fsicos, o cativo no se dobrava as exigncias do escravocrata. d) A resistncia cativa tambm se fez presente por atitudes desesperadas como o infanticdio, onde as prprias mes escravas assassinavam seus filhos. e) O contingente populacional trazido da frica conseguiu preservar parte expressiva de sua cultura, no caso brasileiro, esta memria africana se dar por meio da msica, culinria e em ritos religiosos como o candombl.
Questo 39

Leia a letra a seguir de Soldado Bfalo: Soldado-bfalo , rastafari de dreadlocks. Havia um soldado-bfalo No corao da Amrica, Roubado da frica, trazido para a Amrica, Lutando na chegada, lutando pela sobrevivncia... Eu quero dizer, quando eu examino o fedor, Para mim, isso faz muito sentido: Como o rastafari de dreadlocks era o Soldado-Bfalo, e ele foi tirado da frica, trazido para a Amrica,lutando na chegada, lutando pela sobrevivncia... Disse que ele era um Soldado-Bfalo, rastafari de dreadlocks, Soldado-Bfalo no corao da Amrica... Se voc conhecesse sua histria, Ento voc saberia de onde est vindo. Ento voc no teria de me perguntar: Quem, inferno, eu estou pensando que sou? Sou apenas um Soldado-Bfalo No corao da Amrica, Roubado da frica, trazido para a Amrica... Disse que ele estava lutando na chegada, Lutando pela sobrevivncia. Disse que ele era um Soldado-Bfalo, Venceu a guerra pela Amrica... (Bob Marley) Com base nos seus conhecimentos a cerca da escravido Moderna implantada pelas potncias europias no Novo Mundo, e relacionando aos trechos da cano cima, NO pode se concluir que: a) A chegada dos africanos para se tornarem escravos nas Amricas foi marcada pela resistncia cativa, onde o negro apesar da opresso implementada pelo conquistador, conseguiu resistir e sobreviver bravamente ao processo destinado a dizimao de sua cultura.

No verdade que os Estados Unidos sintam fome de terra (). Este pas no deseja seno ver os vizinhos estveis. () no hemisfrio ocidental, a adeso dos Estados Unidos a Doutrina de Monroe pode for-los, ainda que com relutncia, em casos flagrantes de malfeitorias ou impotncia, ao exerccio de poder de poltica internacional.
Mensagem de Theodore Roosevelt ao Congresso em 1904. In: FARIA, Ricardo de M. et alli. Histria. Belo Horizonte: L, 1989. v. 3.

A poltica intervencionista norte-americana, nas primeiras dcadas do sculo XX, a) voltou-se contra o Canad, j que havia um desejo histrico de unir as antigas reas coloniais inglesas na Amrica do Norte em um nico pas. b) caracterizou-se pela ao militar contra reas centroamericanas e caribenhas (Big Stick), sob a justificativa da defesa dos interesses norte-americanos. c) dirigiu-se contra a Europa, tendo como base a Doutrina Monroe (A Amrica para os americanos), principalmente aps a 1 Guerra Mundial. d) centrou-se na sia, em especial no Japo, onde ocorria, desde meados do sculo XIX, uma forte presso para abertura de seus mercados. e) deslocou-se da Amrica Espanhola para o Brasil, como no caso da Revoluo de 1930, procurando diminuir a influncia inglesa ao sul do Equador.
Questo 40

Os hebreus desenvolveram sua civilizao no primeiro milnio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que: a) a importncia da histria da civilizao hebraica se expressa, especialmente, atravs da formao de um Estado centralizado. b) a civilizao hebraica apresenta traos especficos que decorrem do seu distanciamento frente s demais culturas do Oriente Prximo. c) a importncia do estudo dos hebreus se justifica pelo monotesmo tico que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.

14

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

d) os antigos hebreus tm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vrios outros livros, dentre os quais est o Gnesis, que trata da Criao. e) a antecedncia da civilizao hebraica sumeriana explica a presena de mitos semelhantes nas duas culturas.

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Questo

41

Os transgnicos vm ocupando parte da imprensa com opinies ora favorveis ora desfavorveis. Um organismo ao receber material gentico de outra espcie, ou modificado da mesma espcie, passa a apresentar novas caractersticas. Assim, por exemplo, j temos bactrias fabricando hormnios humanos, algodo colorido e cabras que produzem fatores de coagulao sangnea humana. O belga Ren Magritte (1896-1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmticas. Caso voc fosse escolher uma ilustrao para um artigo sobre os transgnicos, qual das obras de Magritte, a seguir, estaria mais de acordo com esse tema to polmico?

Devido ao aquecimento global e consequente diminuio da cobertura de gelo no rtico, aumenta a distncia que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exmios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansao. A situao descrita acima a) enfoca o problema da interrupo da cadeia alimentar, o qual decorre das variaes climticas. b) alerta para prejuzos que o aquecimento global pode acarretar biodiversidade no rtico. c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanas climticas permite o surgimento de novas espcies. d) mostra a importncia das caractersticas das zonas frias para a manuteno de outros biomas na Terra. e) evidencia a autonomia dos seres vivos em relao ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente s mudanas nas condies climticas.
Questo 42

Questo

44

A partir dos dados, foram feitas as afirmaes a seguir.

As cobras esto entre os animais peonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na rea rural. As cascavis ('Crotalus'), apesar de extremamente venenosas, so cobras que, em relao a outras espcies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao rudo de seu "chocalho", que faz com que suas vtimas percebam sua presena e as evitem. Esses animais s atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas tm sido caadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras tm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas no as percebem, aumentam os riscos de acidentes. A explicao darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa que a) a necessidade de no ser descoberta e morta mudou seu comportamento. b) as alteraes no seu cdigo gentico surgiram para aperfeio-Ia. c) as mutaes sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se. d) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente. e) as variedades sofreram mutaes para se adaptarem presena de seres humanos.
Questo 43

I. As famlias brasileiras, em 30 anos, aumentaram muito o consumo de protenas e gros, que, por seu alto valor calrico, no so recomendveis. II. O aumento do consumo de alimentos muito calricos deve ser considerado indicador de alerta para a sade, j que a obesidade pode reduzir a expectativa de vida humana. III. Doenas cardiovasculares podem ser desencadeadas pela obesidade decorrente das novas dietas alimentares. correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

Questo

45

SIMULADO ENEM

15

SIMULADO ENEM

Aproximadamente 1.500.000 espcies de organismos foram descritas e nomeadas at a ltima dcada. As fraes correspondentes a certos grupos taxonmicos esto representadas a seguir.

a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I, II e III. e) Apenas I, II e IV.
Questo 47

Uma das formas de poluio de nossos dias a chuva cida. Ela provoca a destruio de monumentos histricos, como a Baslica em Belm, cuja fachada revestida de mrmore, atravs da corroso provocada pelo cido. A origem dessa forma de poluio encontra-se na queima de derivados de petrleo que contm impurezas como o enxofre, e se processa segundo as reaes: S + O2 SO2 2 SO2 + O2 2 SO3 SO3 + H2O H2SO4 Com base no grfico, assinale a alternativa CORRETA: a) As fraes que incluem a levedura e a samambaia so distintas, mas a soma das duas menor que a frao que inclui a 'Biomphalaria'. b) A sardinha, o pardal, a cascavel e a baleia esto includos na frao que muito maior que a da gua-viva, da planria e da minhoca. c) A soma das fraes dos eucariontes no-vegetais corresponde aproximadamente a 25% do total. d) Os escorpies esto includos na frao que representa quase a metade do total. e) A frao que inclui a rosa, a tulipa e a margarida menor que a frao que inclui a aranha. Considerando-se que em 100 L de gasolina encontram-se 3,2 mg de enxofre, a quantidade, em gramas, de cido sulfrico formada pela queima deste volume de combustvel ser de: a) 98g. b) 9,8g. c) 0,98g. d) 0,098g. e)0,0098g
Questo 48

Questo

46

No Carnaval, o Ministrio da Sade aumenta a distribuio de preservativos para a populao e intensifica ainda mais as aes de preveno s doenas sexualmente transmissveis. Durante a festa, por tradio, alguns fatores acentuam os comportamentos que deixam os folies mais vulnerveis infeco, como o aumento do consumo de bebidas alcolicas e um clima de maior liberao sexual. O uso adequado de preservativo, em todas as relaes sexuais, apontado pelas pesquisas como a forma mais eficiente de prevenir doenas sexualmente transmissveis (DST) como a AIDS, herpes, sfilis, gonorria e outras. As frases a seguir se referem a essas doenas. Leia-as com ateno, procurando verificar a veracidade do contedo cientfico. I - Nas DST, o contgio ocorre durante a relao sexual, quando um dos parceiros est contaminado. II - Qualquer pessoa sexualmente ativa pode contrair essas doenas. O risco pode ser maior para aqueles que trocam freqentemente de parceiros. III - Os preservativos alm de prevenirem contra as doenas podem tambm impedir gravidez indesejada. IV - Todas essas doenas so provocadas por fungos e bactrias. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes cientificamente vlidas.

Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, a "gua um projeto de viver". Nada mais correto, se levarmos em conta que toda gua com que convivemos carrega, alm do puro e simples H2O, muitas outras substncias nela dissolvidas ou em suspenso. Assim, o ciclo da gua, alm da prpria gua, tambm promove o transporte e a redistribuio de um grande conjunto de substncias relacionadas dinmica da vida. No ciclo da gua, a evaporao um processo muito especial, j que apenas molculas de H2O passam para o estado gasoso. Desse ponto de vista, uma das conseqncias da evaporao pode ser: I. A formao da chuva cida, em regies poludas, a partir de quantidades muito pequenas de substncias cidas evaporadas juntamente com a gua. II. A perda de sais minerais, no solo, que so evaporados juntamente com a gua. III. O aumento, nos campos irrigados, da concentrao de sais minerais na gua presente no solo. IV. A perda, nas plantas, de substncias indispensveis manuteno da vida vegetal, por meio da respirao. V. A diminuio, nos oceanos, da salinidade das camadas de gua mais prximas da superfcie. 03) Uma forma comum de poluio das guas subterrneas e superficiais o arraste de metais pesados, tais como zinco (Zn), mercrio (Hg) e cobre (Cu), que, se entrarem na cadeia alimentar, causaro problemas de sade ao homem. Considerando os sais desses metais como ZnS, HgCl2 e CuNO3.

16

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

Indique a opo correta que corresponde, respectivamente, ao nmero de oxidao destes metais: a) + 4, + 1, +2. b) + 2, + 1, + 3. c) + 1, + 2, + 2. d) + 1, + 3, + 1. e) + 2, + 2, + 1.
Questo 49

e) em I, II e III.

H estudos que apontam razes econmicas e ambientais para que o gs natural possa vir a tornar-se, ao longo deste sculo, a principal fonte de energia em lugar do petrleo. Justificase essa previso, entre outros motivos, porque o gs natural a) alm de muito abundante na natureza um combustvel renovvel. b) tem novas jazidas sendo exploradas e menos poluente que o petrleo. c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvo mineral. d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior do petrleo. e) no produz CO em sua queima, impedindo o efeito estufa.
Questo 50

O ar atmosfrico filtrado utilizado como matria-prima por algumas industrias, por exemplo, a White Martins, Oxignio do Brasil e outras. Na obteno de gases de grande utilidade a nvel industrial, entre eles, o gs oxignio e o gs nitrognio. Esta constatao permite afirmar que o ar filtrado : a) uma mistura heterognea. b) uma substncia simples. c) uma mistura homognea. d) um elemento qumico. e) uma substncia composta.
Questo 51

So Paulo tem sido alvo de preocupaes ambientais: a demanda hdrica maior que a oferta de gua e ocorre excesso de poluio industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluio da gua o da bacia do alto Tiet onde se localiza a regio metropolitana de So Paulo. Os rios Tiet e Pinheiros esto muito poludos, o que compromete o uso da gua pela populao. Avalie se as aes apresentadas abaixo so adequadas para se reduzir a poluio desses rios. I. Investir em mecanismos de reciclagem da gua utilizada nos processos industriais. II. Investir em obras que viabilizem a transposio de guas de mananciais adjacentes para os rios poludos. III. Implementar obras de saneamento bsico e construir estaes de tratamento de esgotos. adequado o que se prope: a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em II e III. d) apenas em I e III.

Questo

52

O ciclo da gua fundamental para a preservao da vida no planeta. As condies climticas da Terra permitem que a gua sofra mudanas de fase e a compreenso dessas transformaes fundamental para se entender o ciclo hidrolgico. Numa dessas mudanas, a gua ou a umidade da terra absorve calor do sol e dos arredores. Quando j foi absorvido calor suficiente, algumas das molculas do lquido podem ter energia necessria para recomear a subir para a atmosfera.

SIMULADO ENEM

17

SIMULADO ENEM

A transformao mencionada no texto a: a) Fuso. b) Liquefao. c) Evaporao. d) Solidificao. e) Condensao.

O valor correspondente a essa variao de temperatura na escala Fahrenheit , em F, igual a: a) 32,9. b) 43,0. c) 58,5. d) 77,4. e) 89,7.
Questo 55

Questo

53

Calor faz quantidade de raios na capital de SP subir 60% Um estudo do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que a incidncia de raios em So Paulo aumentou cerca de 60% nos ltimos 50 anos e que isto est relacionado elevao da temperatura mdia na cidade no perodo, que, segundo o trabalho, subiu 2 C nessas cinco dcadas. No apenas o aumento de carbono na atmosfera (aquecimento global) o responsvel pela subida dos termmetros. A urbanizao, a falta de vegetao e a poluio tambm so responsveis, sem contar o aquecimento natural da superfcie do Atlntico. Os raios so responsveis por cerca de R$ 1bilho em prejuzos por ano no Brasil. O setor eltrico, segundo estimativa, responde por 60% desse valor.
(Folha Online Ambiente. 25.07.2008. Adaptado)

Aberta a temporada para avistar baleias na Praia do Forte, no litoral da Bahia Balana horrores. H momentos em que a gente pensa ter sido enganado: Ser que o antienjo era placebo? Olha-se para l, olha-se para c. De repente, uma fumacinha de gua no meio da imensido a salvao da lavoura. Todos correm para aquela direo. D uma sensao de que o barco vai virar. Que nada. Quando menos se espera elas aparecem. Enormes, geralmente em dupla ou acompanhadas de um filhote. Sair para um whale-whatching em bom baians, baleiada uma baita aventura. No pense que o peso elas chegam a atingir 40 toneladas, distribudas em at 16 metros seja um empecilho para essas danadas se exibirem.
(Revista da Folha, Ed. n. 828, de 03.08.2008. Adaptado)

Com relao ocorrncia de uma descarga eltrica na atmosfera, analise: I. objetos pontiagudos como o pra-raios esto mais propensos a dissipar cargas eltricas, pois, devido a sua forma, as cargas eltricas livres tendem a se acumular nesse local, em um processo conhecido como poder das pontas; II. o processo de acmulo de cargas na atmosfera assemelha-se ao processo de carga de duas placas condutoras paralelas que possuem um dieltrico entre elas. Quando o raio ocorre, diz-se que o dieltrico, no caso o ar, foi rompido, passando a conduzir; III. o interior de corpos metlicos, como um carro, constitui um ambiente seguro contra raios que neles incidam, devido ao fato de o campo eltrico no interior desses corpos ser nulo. correto o contido em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Questo 54

Considere que uma baleia, durante sua exibio, permanea em repouso por alguns segundos, com 1/5 do volume de seu corpo fora da gua.

Admitindo-se que a densidade da gua do mar seja 1,00 g/cm , a 3 densidade da baleia, nessa situao, vale, em g/cm , a) 0,10. b) 0,20. c) 0,50. d) 0,80. e) 1,20.
Questo 56

Exterminador de miomas Aparelho de ultra-som que elimina tumores benignos de tero deve chegar ao Brasil at o fim do ano. O mtodo relativamente simples: por meio de um aparelho de ultra-som, combinado com um equipamento de ressonncia magntica que orienta a aplicao, o mdico aumenta a temperatura do tecido o o doente de 37 C para aproximadamente 80 C. esse calor intenso que destri o tumor.
Revista Veja, 10.05.2006. Adaptado.

As baleias deslocam-se na gua por meio de suas nadadeiras caudais horizontais. Suponha que num dia de vero, determinada baleia de 40 toneladas de massa, numa viagem para guas mais frias em busca de alimentos, esteja se movendo horizontalmente e tenha sua velocidade aumentada de 1,4 m/s

18

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

para 2,2 m/s num certo intervalo de tempo. A intensidade do impulso total aplicado sobre essa baleia, nesse intervalo de tempo, foi, em N.s, igual a a) 16 000. b) 32 000. c) 56 000. d) 88 000. e) 144 000.
Questo 57

Todo tremia, quase sem coragem de dizer o que tinha vontade. Por fim, disse, pediu. O doutor entendeu e achou graa. Tirou os culos, ps na cara de Miguilim... Miguilim olhou. Nem no podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as rvores, as caras das pessoas. Via os grozinhos de areia, a pele da terra, as pedrinhas menores, as formiguinhas passeando no cho de uma distncia. E tonteava. Aqui, ali, meu Deus, tanta coisa, tudo... (Joo Guimares Rosa) Os fragmentos de textos sugerem que Miguilim era portador de miopia. Quando o doutor Jos Loureno empresta-lhe os culos, um novo mundo descortina-se diante dele. A miopia uma deficincia que tem como causa uma: a) anormalidade no bulbo ocular, que mais curto, assim a imagem de um objeto projetada depois da retina, a correo feita como uso de lentes divergentes. b) anormalidade no bulbo ocular, que mais longo, assim as imagens formam-se antes da retina, a correo feita com o uso de lentes divergentes. c) assimetria na curvatura da crnea, projetando imagens sem nitidez, a correo feita com lentes convergentes. d) disfuno na lente que projeta a imagem no ponto cego ou fvea, a correo feita com lentes cilndricas. e) incapacidade de acomodao da lente, gerando dificuldade na focalizao de objetos, a correo feita com lentes convergentes.

Questo

58

Segundo pesquisas recentes, 20% da populao brasileira mope Pode-se corrigir a miopia com o uso de culos, lentes de contato ou cirurgicamente. A cirurgia a laser consiste em esculpir e modelar a curvatura da crnea com a tecnologia do laser frio, chamado Excimer Laser. O epitlio do olho (camada superficial sobre a crnea) raspado para receber o laser. As clulas da crnea so pulverizadas com a aplicao do laser, e a crnea aplanada, tornando-se menos curva. O epitlio, com o tempo, se regenera.

SIMULADO ENEM

19

SIMULADO ENEM

O fato de a crnea ter sido aplanada corrige a miopia porque: a) seu ndice de refrao fica menor, causando menos desvio nos raios luminosos. b) seu ndice de refrao fica maior, causando mais desvio nos raios luminosos. c) diminuindo a curvatura da crnea, o globo ocular torna-se menos convergente. d) diminuindo a curvatura da crnea, o globo ocular torna-se mais convergente. e) a crnea, mais fina, permite a entrada de mais luz no globo ocular.
Questo 59

Peritos utilizam tcnica arqueolgica para descobrir conexes clandestinas de gua em postos de gasolina Usado para descoberta de nichos arqueolgicos, o georadar prova que uma excelente tecnologia para detectar conexes clandestinas de gua em postos de gasolina. O aparelho, montado sobre um pequeno carrinho de quatro rodas, deve ser conduzido sobre toda a extenso do piso do posto de gasolina. Para tanto, o operador empurra o aparelho com o auxlio de uma haste inclinada a 54 com a horizontal, tal qual um carrinho de beb.

Suponha que um geo-radar, com massa 20 kg, deva realizar a varredura de um ptio de rea 100 m2. Sabendo que o aparelho cobre uma faixa de 0,5 m de largura e que o operador empurra o aparelho com fora constante de 80 N, na direo da haste, suficiente para manter um movimento uniforme, o menor trabalho que o operador poder realizar ao empurrar o aparelho, desconsiderando as manobras de 180 que devem ser feitas para cobrir completamente a rea prevista, , em joules, (Dados: sen 54 = 0,8; cos 54 = 0,6; tg 54 = 1,4) a) 4 000. b) 4 800. c) 8 000. d) 9 600. e) 22 400.

Questo

60

A figura mostra um esquema com duas chaves CH1 e CH2 representando esses interruptores, uma lmpada e uma fonte de tenso constante, todos ideais. O fio 1 e o fio 2 so feitos do mesmo material, porm o comprimento do fio 2 e sua rea de seco transversal so duas vezes maiores que os do fio 1. A chave CH1 pode ser conectada aos pontos A e B, e a chave CH2 pode ser conectada aos pontos C e D.

20

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

Para estudar o funcionamento desse circuito, foram feitos dois experimentos: 1. experimento: CH 1 ligada em A e CH 2 ligada em C. 2. experimento: CH 1 ligada em B e CH 2 ligada em D. Pode-se afirmar, corretamente, que: a) no 1. experimento, a lmpada brilha mais que no 2. experimento. b) no 1. experimento, a lmpada brilha da mesma forma que no 2. experimento. c) no 2. experimento, a intensidade de corrente eltrica que passa pela lmpada quatro vezes maior que no 1. experimento. d) no 2. experimento, a intensidade de corrente eltrica que passa pela lmpada duas vezes maior que no 1. experimento. e) no 1. experimento, a potncia dissipada pela lmpada o dobro que no 1. experimento.

MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS


Questo 61

No projeto de reforma de uma casa, pretende-se fazer um jardim em forma de tringulo numa rea retangular de dimenses 15 m y m. Qual deve ser o valor de y, de modo que o jardim tenha 2 uma rea de 23 m ?

SIMULADO ENEM

21

SIMULADO ENEM

b) 460 anos c) 900 anos. d) 10000 anos. e) 460000 anos.

a) 4,0 m b) 1,5 m c) 3,0 m d) 1,0 m e) 3,5 m


Questo 62

Um armazm recebe sacos de acar de 24 kg para que sejam empacotados em embalagens menores. O nico objeto disponvel para pesagem uma balana de 2 pratos, sem os pesos metlicos.

Realizando uma nica pesagem, possvel montar pacotes de: a) 3 kg b) 4 kg c) 6 kg d) 8 kg e)12 kg Texto para a questes 63 e 64. Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em 9 quatro e meio bilhes de anos (4,5 10 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, ento, quando comearam a florescer os primeiros vegetais, a Terra j teria 42 anos. Ela s conviveu com o homem moderno nas ltimas quatro horas e, h cerca de uma hora, viu-o comear a plantar e a colher H menos de um minuto percebeu o rudo de mquinas e de indstrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses ltimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
Questo 63

Questo

64

O texto permite concluir que a agricultura comeou a ser praticada h cerca de a) 365 anos.

Na teoria do Big Bang, o Universo surgiu h cerca de 15 bilhes de anos, a partir da exploso e expanso de uma densssima gota. De acordo com a escala proposta no texto, essa teoria situaria o incio do Universo h cerca de a) 100 anos. b) 150 anos.

22

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

c) 1000 anos. d) 1500 anos. e) 2000 anos.


Questo 65

Uma garrafa cilndrica est fechada, contendo um lquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medies, voc disponha apenas de uma rgua milimetrada.

b) o diretor fez os clculos corretamente e o reajuste nas mensalidades que ele props cobrir exatamente os gastos adicionais. c) a associao est correta em no concordar com o ndice proposto pelo diretor, pois a arrecadao adicional baseada nesse ndice superaria em muito os gastos adicionais. d) a associao, ao recusar o ndice de reajuste proposto pelo diretor no levou em conta o fato de alunos carentes pagarem mensalidades reduzidas. e) o diretor deveria ter proposto um reajuste maior nas mensalidades, baseado no fato de que a metade dos alunos paga mensalidades reduzidas.

Para calcular o volume do lquido contido na garrafa, o nmero mnimo de medies a serem realizadas : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Questo 66

Joo deseja comprar um carro cujo preo vista, com todos os descontos possveis, de R$ 21.000,00, e esse valor no ser reajustado nos prximos meses. Ele tem R$ 20.000,00, que podem ser aplicados a uma taxa de juros compostos de 2% ao ms, e escolhe deixar todo seu dinheiro aplicado at que o montante atinja o valor do carro. Para ter o carro, Joo dever esperar: a) dois meses, e ter a quantia exata. b) trs meses, e ter a quantia exata. c) trs meses, e ainda sobraro, aproximadamente, R$ 225,00. d) quatro meses, e ter a quantia exata. e) quatro meses, e ainda sobraro, aproximadamente, R$ 430,00.
Questo 67

Em um colgio, 40% da arrecadao das mensalidades correspondem ao pagamento dos salrios dos seus professores. A metade dos alunos desse colgio de estudantes carentes, que pagam mensalidades reduzidas. O diretor props um aumento de 5% nas mensalidades de todos os alunos para cobrir os gastos gerados por reajuste de 5% na folha de pagamento dos professores. A associao de pais e mestres concorda com o aumento nas mensalidades mas no com o ndice proposto. Pode-se afirmar que a) o diretor fez um clculo incorreto e o reajuste proposto nas mensalidades no suficiente para cobrir os gastos adicionais.

Questo

68

O crescimento de uma colnia de bactrias descrito por P(t) = xt 4 onde t 0 o tempo, dado em horas, e P(t) a populao de bactrias no instante t. Se, aps 4 horas, a populao inicial da colnia triplicou, aps 8 horas o nmero de bactrias da colnia ser:

SIMULADO ENEM

23

SIMULADO ENEM

a) 6 b) 8 c) 9 d) 8 - 4 e) + 8

c) V = 15.000 50x x . 2 d) V = 15.000 + 50x x . 2 e) V = 15.000 50x + x .

Questo

69

O grfico abaixo modela a distncia percorrida, em km, por uma pessoa em certo perodo de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.

Qual a opo que apresenta a melhor associao entre o meio ou forma de locomoo e unidade de tempo, quando so percorridos 10 km? a) carroa semana b) carro dia c) caminhada hora d) bicicleta minuto e) avio segundo
Questo 70

O controle de qualidade de uma empresa fabricante de telefones celulares aponta que a probabilidade de um aparelho de determinado modelo apresentar defeito de fabricao de 0,2%. Se uma loja acaba de vender 4 aparelhos desse modelo para um cliente, qual a probabilidade de esse cliente sair da loja com exatamente dois aparelhos defeituosos? a) 2 (0,2%) . 2 b) 4 (0,2%) . 2 2 c) 6 (0,2%) (99,8%) . d) 4 (0,2%). e) 6 (0,2%) (99,8%).
Questo 71
4

Um posto de combustvel vende 10.000 litros de lcool por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu proprietrio percebeu que, para cada centavo de desconto que concedia por litro, eram vendidos 100 litros a mais por dia. Por exemplo, no dia em que o preo do lcool foi R$ 1,48, foram vendidos 10.200 litros. Considerando x o valor, em centavos, do desconto dado no preo de cada litro, e V o valor, em R$, arrecadado por dia com a venda do lcool, ento a expresso que relaciona V e x a) V = 10.000 + 50x x . 2 b) V = 10.000 + 50x + x .
2

Questo

72

A roda-gigante de um parque de diverses tem dezoito cadeiras, igualmente espaadas ao longo do seu permetro e move-se no sentido anti-horrio, isto , no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio.

24

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

A quantidade total de escolhas possveis para o Grupo A e a quantidade total de escolhas dos times do jogo de abertura podem ser calculadas atravs de a) uma combinao e um arranjo, respectivamente. b) um arranjo e uma combinao, respectivamente. c) um arranjo e uma permutao, respectivamente. d) duas combinaes. e) dois arranjos. Na figura, as letras A, B, C, ... e R indicam as posies em que as cadeiras ficam cada vez que a roda gigante pra. Com a roda gigante parada, Bruna senta-se na cadeira que est na posio A, posio mais baixa da roda gigante. A roda gigante move-se 5/6 de uma volta e pra. Nesse momento, a letra relativa posio da cadeira ocupada por Bruna a) D. b) I. c) K. d) P. e) R.
Questo 73

Joo deve 12 parcelas de R$ 150,00 referentes ao cheque especial de seu banco e cinco parcelas de R$ 80,00 referentes ao carto de crdito. O gerente do banco lhe ofereceu duas parcelas de desconto no cheque especial, caso Joo quitasse esta dvida imediatamente ou, na mesma condio, isto , quitao imediata, com 25% de desconto na dvida do carto. Joo tambm poderia renegociar suas dvidas em 18 parcelas mensais de R$ 125,00. Sabendo desses termos, Jos, amigo de Joo, ofereceu-lhe emprestar o dinheiro que julgasse necessrio pelo tempo de 18 meses, com juros de 25% sobre o total emprestado. A opo que d a Joo o menor gasto seria a) renegociar suas dvidas com o banco. b) pegar emprestado de Jos o dinheiro referente quitao das duas dvidas. c) recusar o emprstimo de Jos e pagar todas as parcelas pendentes nos devidos prazos. d) pegar emprestado de Jos o dinheiro referente quitao do cheque especial e pagar as parcelas do carto de crdito. e) pegar emprestado de Jos o dinheiro referente quitao do carto de crdito e pagar as parcelas do cheque especial.
Questo 74

Doze times se inscreveram em um torneio de futebol amador. O jogo de abertura do torneio foi escolhido da seguinte forma: primeiro foram sorteados 4 times para compor o Grupo A. Em seguida, entre os times do Grupo A, foram sorteados 2 times para realizar o jogo de abertura do torneio, sendo que o primeiro deles jogaria em seu prprio campo, e o segundo seria o time visitante.

Texto para as questes 75 e 76. A populao mundial est ficando mais velha, os indicadores de natalidade diminuram e a expectativa de vida aumentou. No grfico seguinte, so apresentados dados obtidos por pes-quisa

SIMULADO ENEM

25

SIMULADO ENEM

realizada pela Organizao das Naes Unidas (ONU), a respeito da quantidade de pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo. Os nme-ros da coluna da direita representam as faixas percentuais. Por exemplo, em 1950 havia 95 milhes de pessoas com 60 anos ou mais nos pases desenvolvidos, nmero entre 10% e 15% da populao total nos pases desenvolvidos.

e)

2 25

Questo
0,03x

75

Suponha que o modelo exponencial y = 363e , em que x = 0 corresponde ao ano 2000, x = 1 corresponde ao ano 2001, e assim sucessivamente, e que y a populao em milhes de habitantes no ano x, seja usado para estimar essa populao com 60 anos ou mais de idade nos pases em desenvolvimento 0,3 entre 2010 e 2050. Desse modo, considerando e = 1,35, estima-se que a populao com 60 anos ou mais estar, em 2030, entre a) 490 e 510 milhes. b) 550 e 620 milhes. c) 780 e 800 milhes. d) 810 e 860 milhes. e) 870 e 910 milhes.
Questo 76

Em 2050, a probabilidade de se escolher, aleatoriamente, uma pessoa com 60 anos ou mais de idade, na populao dos pases desenvolvidos, ser um nmero mais prximo de

a) b) c)

1 2 7 20 8 25
1 5

d)

Texto para as questes 77 e 78. A vida na rua como ela

26

SIMULADO ENEM

SIMULADO ENEM

O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU, uma pesquisa nacional sobre a populao que vive na rua, tendo sido ouvidas 31.922 pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levan-tamento, constatou-se que a maioria dessa populao sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no ensino superior, 0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa so apresentados nos quadros abaixo.

Questo

77

No universo pesquisado, considere que P seja o conjunto das pessoas que vivem na rua por motivos de alcoolismo/drogas e Q seja o conjunto daquelas cujo motivo para viverem na rua a decepo amorosa. Escolhendo-se ao acaso uma pessoa no grupo pesquisado e supondo-se que seja igual a 40% a probabilidade de que essa pessoa faa parte do conjunto P ou do conjunto Q, ento a probabilidade de que ela faa parte do conjunto interseo de P e Q igual a a) 12% b) 16% c) 36% d) 20% e) 52%.
Questo 78

As informaes apresentadas no texto so suficientes para se concluir que a) as pessoas que vivem na rua e sobrevivem de esmolas so aquelas que nunca estudaram. b) as pessoas que vivem na rua e cursaram o ensino fundamental, completo ou incompleto, so aquelas que sabem ler e escrever. c) existem pessoas que declararam mais de um motivo para estarem vivendo na rua. d) mais da metade das pessoas que vivem na rua e que ingressaram no ensino superior se diplomou. e) as pessoas que declararam o desemprego como motivo para viver na rua tambm declararam a decepo amorosa.

Questo

79

SIMULADO ENEM

27

SIMULADO ENEM

Uma das principais causas da degradao de peixes frescos a contaminao por bactrias.

(considere a) 50%. b) 43%. c) 37%. d) 33%. e) 19%.

3 3

=0,58)

O grfico apresenta resultados de um estudo acerca da temperatura de peixes frescos vendidos em cinco peixarias. O ideal que esses peixes sejam vendidos com temperaturas entre 2C e 4C. Selecionando-se aleatoriamente uma das cinco peixarias pesquisadas, a probabilidade de ela vender peixes frescos na condio ideal igual a

a) b) c) d) e)

1 2 1 3 1 4 1 5 1 6
Questo 80

Ao morrer, o pai de Joo, Pedro e Jos deixou como herana um terreno retangular de 3 km 2 km que contm uma rea de extrao de ouro delimitada por um quarto de crculo de raio 1 km a partir do canto inferior esquerdo da propriedade. Dado o maior valor da rea de extrao de ouro, os irmos acordaram em repartir a propriedade de modo que cada um ficasse com a tera parte da rea de extrao, conforme mostra a figura.
3 km

Joo Pedro 2 Km Jos 1 km

1 km

Em relao partilha proposta, constata-se que a porcentagem da rea do terreno que coube a Joo corresponde, aproximadamente, a:

28

SIMULADO ENEM

You might also like