You are on page 1of 6

SISTEMA LMBICO

I - Conceito: um sistema em forma de anel cortical, contnuo, inter que contorna as Est formaes hemisfricas.

relacionado fundamentalmente com a regulao dos processos Emocionais e do Sistema Nervoso Autnomo. Foi considerado por Broca (1878) como lobo independente. II - Localizao: Face medial do hemisfrio cerebral, margeando o corpo caloso. III - Componentes do Sistema Lmbico: 3.1 - Componentes corticais: 3.1.1 - Giro do Cngulo: Contorna o corpo caloso, ligando-se ao giro para-hipocampal pelo stimo do giro do cngulo. 3.1.2 - Giro Para-hipocampal: Situa-se na face inferior do lobo temporal. 3.1.3 - Hipocampo: Eminncia alongada e curva que no homem situa-se no assoalho do corno inferior dos ventrculos laterais, acima do giro para-hipocampal. 3.2 - Componentes subcorticais: 3.2.1 - Corpo Amigdalide - tambm chamado ncleo amigdalide. um dos ncleos da base. Situa-se no lobo temporal, prximo ao ncus. 3.2.2 - rea Septal - situada abaixo do rosto do corpo caloso, anteriormente lmina terminal e comissura anterior. A rea septal tem conexes extremamente amplas e complexas, destacando-se suas projees para o hipotlamo e para a formao reticular.

3.2.3 - Ncleos Mamilares - pertencem ao hipotlamo e situam-se nos corpos mamilares. 3.2.4 - Ncleos Anteriores do Tlamo - situam-se no tubrculo anterior do tlamo 3.2.5 - Ncleos Habenulares - Situam-se nos trgonos habenulares. Recebem fibras do mesencfalo.

IV - Conexes do sistema lmbico: Apesar das modernas tcnicas de pesquisa neuroanatmica, no se conhece ainda o significado funcional de grande parte dessas conexes que so: conexes extrnsecas e intrnsecas. 4.1 - Conexes intrnsecas: os diversos componentes do Sistema lmbico mantm entre si numerosas e complexas intercomunicaes, sendo a mais conhecida o circuito de Papez. Este um circuito fechado que representa a direo predominante dos impulsos nervosos: hipocampo frnix corpo mamilar fascculo mamilo-talmico ncleos anteriores do tlamo cpsula

interna giro do cngulo giro para-hipocampal hipocampo, fechando o circuito. Este circuito importante no mecanismo das emoes e memria. 4.2 - Conexes extrnsecas: as estruturas do Sistema lmbico tm amplas conexes com diversos setores do SNC e podem ser: 4.3 - Conexes aferentes: as informaes sensoriais (visuais, auditivas, olfatrias ou somestsicas) penetram no SL por vias que chegam ao giro para-hipocampal passando ao hipocampo e assim ao circuito de Papez. 4.4 - Conexes eferentes: desencadeia o componente perifrico e expressivo dos processos emocionais e controlam ao mesmo tempo a atividade do SNA. O hipotlamo o principal brao executivo do SL. As conexes com a formao reticular do mesencfalo se fazem atravs de trs sistemas de fibras: feixe prosenceflico medial, fascculo mamilo-tegumentar e estria medular. V - Funes do sistema lmbico: 5.1 - Funes principais: a - Regular os processos emocionais. Intimamente relacionado com estas funes temos: b - Regular o SNA c - Regular processos motivacionais essenciais sobrevivncia da espcie e do indivduo (fome, sede, sexo) 5.2 - Funo secundria: a - Alguns componentes do sistema lmbico se relacionam ao mecanismo da memria e aprendizagem e participam da regulao do sistema endcrino. VI - Manifestaes Clnicas

Sndrome de Klver e Bucy: foi feita uma ablao bilateral da parte anterior dos lobos temporais em macacos Rhesus, lesando estruturas do SL como hipocampo, giro para-hipocampal e corpo amigdalide resultando: a) Domesticao completa dos animais que usualmente eram selvagens e agressivos; b) Perverso do apetite (comem coisas que nunca comiam); c) Agnosia visual incapacidade de reconhecer objetos ou mesmo animais que antes causavam medo; d) Tendncia oral manifestada e) Tendncia hipersexual Estes sintomas j foram diagnosticados em homens que realizaram a ablao do lobo temporal para tratamento de formas agressivas de epilepsia. A docilidade, as tendncias orais e a hipersexualidade resultam da destruio bilateral do corpo amigdalide. Estudos em humanos sugerem que as conexes do TE com a regio septal podem ser modificadas por medicamentos antipsicticos e que a rea septal e as reas a que est conectada, podem estar envolvidas na euforia associada ao uso de narcticos. Alm disso, foi relatada evidncia clnica recente de atividade sexual acentuadamente aumentada em pacientes masculinos idosos aps leso septal.

Estimulao na rea Septal: causam alteraes na presso arterial e


no ritmo respiratrio, mostrando seu papel na regulao das atividades viscerais. A rea septal um dos centros do prazer no crebro.

Leses ou Estimulao no Corpo Amigdalide: em animais


resultaram em alteraes do comportamento alimentar (afagias e hiperfagias) ou das atividades das vsceras semelhante quando feitos no hipotlamo.

Tambm no homem leses bilaterais do corpo amigdalide resultam em considervel diminuio da excitabilidade emocional de indivduos portadores de distrbios de comportamento - agressividade.

Ablao do Giro do Cngulo (cingulectomia): em carnvoros


selvagens domestica completamente o animal. Este procedimento j foi realizado no homem no tratamento de psicticos agressivos. A cingulectomia interrompe o circuito de Papez podendo melhorar graves problemas de depresso e ansiedade.

O hipocampo: importante na regulao do comportamento emocional


e no fenmeno da memria. Leses no corpo amigdalide associado com a remoo do hipocampo causa sndrome amnsica.

Sndrome de Korsakoff: amnsia decorrente da degenerao dos


corpos mamilares em conseqncia do alcoolismo crnico e da deficincia nutricional. caracterizada por perda da memria recente e por tendncia a fabricar relatos falsos de eventos recentes.

Mal de Alzheimer: perda gradual da memria recente, chegando a


amnsia total. Ocorre em pacientes com idade inferior a 65 anos. A causa principal a degenerao seletiva de dois grupos de neurnios do SL (um grupo localizado no hipocampo e outro no giro parahipocampal).

You might also like