You are on page 1of 9

Educao Ambiental & Elementos para uma Escola pblica participativa

Marcus Vinicios Benachio Mestrando IG/UFU Bolsista CNPQ Uberlndia MG/Brasil. Email: marcusviniciosbenachio@yahoo.com.br Marlene T.M. Colesanti Gegrafa, Professora Doutora do IG-UFU, Uberlndia MG/Brasil. Email: mmuno@ufu.br Este artigo parte de nossa reflexo, sobre os elementos da educao ambiental (EA) como mediao educativa. A EA vem sendo incorporada como uma prtica inovadora em diferentes mbitos, polticas pblicas de educao e de meio ambiente a nvel nacional so discutidas, fortalecendo a proposta da EA nas escolas pblicas, a presena, em todas as prticas educativas, da reflexo sobre as relaes dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes so elementos imprescindveis para que a EA ocorra. A escola, no entanto, no raramente atua como mantenedora e reprodutora de uma cultura que predatria ao ambiente. Nesse caso, as reflexes que subsidiam a EA devem contemplar aspectos que no apenas possam gerar alternativas para a superao desse quadro, mas que o invertam, de modo a produzir conseqncias benficas, contemplando aspectos locais que promovam uma contnua reflexo para compreenso de um ambiente equilibrado. Palavras-Chave: educao ambiental, escola pblica, polticas pblicas de educao. Eje Temtico: poblacin, gnero e identidad cultural. Introduo O presente trabalho, descreve a investigao de elementos relevantes no mbito da Educao Ambiental (EA), em especial, voltados para as atividades realizadas nas escola pblicas. Consideramos os elementos da (EA) como mediao educativa. As atividades de EA, como item fundamental na promoo de mudanas de atitudes dos estudantes, visa formao da cidadania ambiental e inclui um processo de formao terico-metodolgico crtico, embasado num compromisso tico. Assim, as diversas experincias em diferentes nveis de abrangncia, devem possibilitar uma clareza de que o indivduo parte constituinte de uma realidade coletiva onde os direitos e deveres so dimenses de um mesmo processo de construo da cidadania. A Educao Ambiental (EA) pode ser entendida como o processo por meio do qual o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente. A histria da EA apresenta maior nfase mundial nos anos de 1970, quando o debate acerca da problemtica ambiental global foi institucionalizado, enfatizando a relao do desenvolvimento social e econmico das naes e as

mudanas de comportamento a partir da educao ambiental. O grande marco internacional sobre a EA foi a Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em Estocolmo, na Sucia, no ano de 1972; seguido da Conferncia Intergovernamental sobre a Educao Ambiental, ocorrida em Tbilisi, na Gergia, em 1977 (DIAS, 1994). Aps quase quatro dcadas da realizao da Conferncia de Estocolmo (1972), o mundo continua tentando lidar com a crise socioambiental. Nestes tempos, os desafios com os quais a sociedade se depara so inmeros, dentre eles est a poluio do ar, das guas, dos solos, a extino da fauna e flora, sem deixar de mencionar a excluso social que assola milhes de pessoas, o desemprego, a desnutrio, a fome, o analfabetismo, enfim, so problemas socioambientais, resultados da interao entre a sociedade e a natureza. As experincias de EA nesse perodo priorizaram a sensibilizao, buscando tocar a emoo das pessoas para a importncia de defender a natureza. O enfoque dominante foi o naturalista, com a insero de tpicos ambientais no ensino de cincia. A dcada de 1980 trouxe mudanas na aplicao da EA sobre diversas atuaes. No Brasil, esse processo teve seu grande momento com a promulgao da nova Constituio Federal, em 1988. O debate em torno das questes ambientais avanou no cenrio mundial, e no Brasil, no Art. 225 da Constituio de 1988, est assegurado que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as futuras geraes (BRASIL, 1988).

Fundamentao Terica A EA fomenta o entendimento do cidado/estudante, no que se refere a problemtica do meio ambiente, buscando a compreenso dos problemas, podendo assim assumir pontos de vista crticos, pois vrios problemas esto ao ver de todos, no entanto no so compreendidos, exemplo disso a m distribuio de riquezas ou a concentrao de riquezas -, as desigualdades sociais e a pobreza, frutos de um modelo de desenvolvimento econmico em que, ao estimular a produo e o consumo desenfreado de bens materiais, termina gerando uma maior presso sobre os recursos.
Esses padres de consumo so ditados pelos modelos de desenvolvimento vigentes, impostos pelos pases mais ricos. Tais modelos operam influncias nos sistemas polticos, de educao e informao em quase todo o mundo, resultando em uma situao socioambiental insustentvel como foi concludo na Rio 1992. Os resultados desse modelo esto expressos nas estatsticas socioambientais da populao humana global: 1,2 bilho de pessoas passam fome (55% da populao dos Estados Unidos est acima do peso); 1,2 bilho no tem acesso gua potvel e 22% (1,3 bilho) so analfabetos. Cerca de 70% dos recursos da Terra so consumidos pelos 10% mais ricos. No mundo existem 150 milhes de desempregados e 900 milhes de subempregados, sem nenhuma proteo social. Enquanto a economia global se expande, os

ecossistemas locais se deterioram. Como corolrio da cruel concentrao de renda global, as 225 pessoas mais ricas do mundo tm uma riqueza conjunta de US$ 1 trilho, um nmero igual s receitas anuais de mais da metade mais pobre da humanidade (DIAS, 2002, p. 116).

Sendo assim ao tratar de meio ambiente, nas escolas, destacamos aqui as pblicas em especial, contribuir para a formao de cidados conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Em 1998, o Governo Federal, atravs do Ministrio da Educao, lanou os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental e Mdio. Este documento apresenta indicaes sobre as disciplinas de Geografia, Historia, Portugus, Matemtica, Cincias Naturais, Educao Fsica e Arte. Tambm oferece subsdios para a interdisciplinaridade, buscando colocar em discusso as diversas reas do conhecimento permeadas pelas questes contemporneas, dentre elas esto: tica, Sade, Pluralidade Cultural, Orientao Sexual e aquele que mais diretamente interessa a esse estudo: Meio Ambiente. Neste sentido, surgem dificuldades por parte dos docentes em acolher as questes dos temas transversais, e principalmente, implementar aes de Educao Ambiental, a maioria dos professores no possuem formao especifica para ensinar educao ambiental, logo no alcanam bons resultados. Para isso, necessrio que, mais do que informaes e conceitos, deve-se trabalhar com atitudes, com formao de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. Atitudes ambientalmente corretas sero aprendidos na prtica do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, participao de projetos de EA salientam a importncia do individuo para a sociedade. Os projetos e atividades de EA realizados no interior da escola possuem limitaes de vrias ordens, principalmente no que se refere insuficincia de conhecimentos das pessoas nelas envolvidas, no trazendo uma reflexo do local, atitudes que visam alterar a realidade do estudante, no so enfatizadas com aprofundamento e discusses embasadas na proposta de EA, o que leva a reforar a necessidade de uma formao continuada, envolvendo aspectos tericos e metodolgicos da temtica ambiental no ensino pblico (VALENTIN & SANTANA, 2006). Para Guimares (2004), no Brasil pode-se dizer que a EA est incorporada escola. A comunidade escolar j reconhece algumas de suas prticas, sobretudo em alguns momentos as atividades de EA trazem consigo, realidades no reais ao local, sem reflexes tericas e que no contribuem e ou pouco contribuem para a produo de atitudes ambientalmente corretas para os problemas ambientais. Segundo Andrade (2000) a importncia da escola para com as atividades de EA indiscutvel, considerando a EA como abordagem educacional que visa uma mudana de paradigmas rumo ao do desenvolvimento sustentvel, sendo assim, para o autor a escola, deve no ser apenas um agente de mudanas, mas deve ser um objeto de mudanas, palco de atuao prtica dos novos valores que so colocados pela EA.

Izabel Cristina de Moura Carvalho, nos traz uma reflexo frente ao sculo XXI, o que se percebe a plena atuao do comportamento pr-descrito por parte do homem para o homem, situado em um determinado lugar, onde apenas um personagem de uma sociedade cada vez mais opressiva. Diante da crise ambiental emergente necessrio, cada vez mais, a participao de indivduos pensantes e socialmente corretos.
A triste verdade do behaviorismo [comportamentalismo] e da validade de suas leis que quanto mais pessoas existem, maior a possibilidade de que se comportem e menor a possibilidade de que tolerem o no comportamento, e os eventos perdero cada vez mais a sua importncia, isto , sua capacidade de iluminar o tempo histrico. A uniformidade estatstica no de modo algum um ideal cientfico incuo, e sim o ideal poltico (ARENDT, 1989 apud CARVALHO, 2006, p.189).

O homem-comportamento compreende a realidade do homem pacfico, Carvalho (2006) afirma que este homem procura a felicidade adaptativa, oriunda do sistema de direcionamento da posio do individuo, ameaa pelo no-reconhecimento, caso no participe das normas. No entanto, para tantos problemas ambientais surge a necessidade da participao dos indivduos em todas as localidades, de forma adequada, digna e acima de tudo, de viver em liberdade. Carvalho (2006) descreve o sujeito ao:
O sujeito da ao aquele pensado como enraizado em uma ordem social que, mesmo que determine seu campo de possibilidades de ao, tambm permevel a mudanas e transformaes, pelas quais vale a pena lutar (CARVALHO, 2006, p.189).

A EA retrata e discute questes polticas, promove um senso de sujeito ao, que busca, cada vez mais, uma igualdade social, voltada para a sustentabilidade e promoo da justia.

Figura 1 O Ambiente Total e seus aspectos (o modelo do tecido celular). Fonte: Dias (1994, p.26).

Neste diagrama quadridimensional, os volumes multifacetados so variveis, ou seja, dependendo do caso, um aspecto pode ter preponderncia sobre outros e dinamicamente variar com o tempo. Analisando o modelo de tecido celular trazido por Dias (1994) podemos perceber que, tratar a questo ambiental abordando-se apenas um dos seus aspectos o ecolgico seria

praticar o mais ingnuo e primrio reducionismo. Seria adotar o verde pelo verde, o ecologismo, e desconsiderar de forma lamentvel as razes profundas das nossas mazelas ambientais, situadas nos modelos de desenvolvimento adotados sob a tutela dos credores internacionais. Sob esta tica, as novas definies da EA comearam a ser delineadas. Pensar em prticas educativas de Educao Ambiental (EA) pressupe antes de tudo em pensar a problemtica ambiental na sua gnese, que segundo Leff (2002) se deu num processo histrico dominado pela expanso do modo de produo capitalista. A questo ambiental traz uma critica ao modelo de crescimento econmico e tambem ao modelo epostemolgico e neste embate prope o desafio de repensar a educao na sua totalidade, enfrentando a fragmentao do conhecimentoo. Para Silva (et al., 2006), a cincia moderna no soube o que fazer da complexidade e a estratgia foi reduzir o complexo ao simples, do qual nasceram os vrios saberes parcelares e as vrias especialidades. Granhou-se em aprofundamento, mas perdeu-se totalidade. Nesse sentido Boff (1997) define que:
A natureza e o universo no constituem simplesmente o conjunto de objetos existentes, como pensava a cincia moderna. Constituem sim uma teia de relaes, em constante interao. Os seres que interagem deixam de ser objetos. Eles se fazem sujeitos, sempre repacionados e interconectados, formando um complexo sistema de inter-retro-relaes (BOFF, 1997, p.72).

Assim, no contexto atual, a Educao Ambiental emerge como responsabilidade social dos rgos pblicos, das empresas e escolas como um campo de estudos, vivncia as aes voltadas para a criao de condies indispensveis para que os homens e as comunidades sejam estimulados a contribuir para melhoria de suas condies de vida. Elementos para Educao Ambiental Destaca-se que o papel da EA perpassa por todas as reas do conhecimento e exige reflexes acerca da problemtica ambiental e tambm acerca da educao. Novos valores e atitudes devem ser adotados para despertar, em cada indivduo, o sentimento de pertencimento, participao, solidariedade e responsabilidade na busca de respostas locais e globais para a crise que enfrentamos.

O fator mais importante que contribui para a especificada da EA , sem dvida, sua nfase na resoluo de problemas prticos que afetam o meio ambienta humano. Disto deriva uma outra caracterstica fundamental da EA, a abordagem interdisciplinar, que considera a complexidade dos problemas ambientais e a multiplicidade dos fatores ligados a eles. Pelos seus objetivos e funes, a EA necessariamente uma forma de prtica educacional sintonizada com a vida da sociedade. Ela s pode ser efetiva se todos os membros da sociedade participarem, de acordo com as suas habilidades, das complexas e mltiplas tarefas de melhoria das relaes das pessoas com seu meio ambiente. Isto s pode ser alcanado se as pessoas se conscientizarem do seu envolvimento e

das suas responsabilidades (DIAS, 1994, p. 83, grifo nosso).

Consideramos que a EA no age isoladamente. Sendo indispensvel a participao de cada indivduo na comunidade/local e, para a soluo de alguns problemas cabe a participao individual e, em outros, coletiva. A EA ideolgica, portanto, no pode ser neutra, nem descontextualizada, nem acrtica; deve promover o dilogo e a cooperao entre indivduos, instituies e culturas; promover a construo de novas formas de pensar e agir dos cidados entre si e com a natureza. Em decorrncia de todo esse processo, a Educao Ambiental vai adquirindo um papel estratgico no processo educacional, propiciando a formao de valores e atitudes que se associam com a sustentabilidade ambiental e a equidade social, importncia essa salientada por Ab Sber, ao declarar que a:

Educao Ambiental uma coisa mais sria do que geralmente tem sido apresentada em nosso meio. um apelo seriedade do conhecimento. uma busca de propostas corretas de aplicao de cincia. Uma coisa que se identifica com um processo que envolve um vigoroso esforo de recuperao de realidades, nada simples. Uma ao, entre missionria e utopia, destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcanados. Um esforo permanente na reflexo sobre o destino do homem de todos os homens em face da harmonia das condies naturais e o futuro do planeta vivente, por excelncia. Um processo de educao que garante um compromisso com o futuro, envolvendo uma nova filosofia de vida e um novo iderio comportamental, tanto em mbito individual, quanto em escala coletiva (ABSABER, 1993, p.112).

Os objetivos definidos na I Conferncia Intergovernamental sobre Educao Ambiental realizada em Tbilisi em 1977, prope a necessidade da:
a)Conscincia - para que se possam ajudar os indivduos e grupos sociais na busca da sensibilidade e conseqente assimilao da conscincia necessria dos problemas do meio ambiente global e suas questes; b)Conhecimento - para adquirirem uma diversidade de experincias e compreenso fundamental do meio ambiente e os problemas que o afetam; c)Comportamento - que resulte em comprometimento com uma srie de valores ticos, tal que os indivduos se sintam interessados pelo meio ambiente, participando assim da proteo e da melhoria ambiental; d)Habilidades - para adquirirem as habilidades necessrias para a correta identificao e resoluo de problemas ambientais; e)Participao - visando proporcionar a possibilidade da participao ativa nas tarefas que busquem resolver os problemas ambientais.

Educao Ambiental nos PCNs

Dentro da concepo do Ministrio da Educao e Cultura (MEC, 1996), as reas especificas constituem importantes marcos estruturados, essenciais para garantir a possibilidade de participao do cidado na sociedade. Entretanto, no h dvidas de que h problemas sociais urgentes que no esto suficientemente contemplados nas reas clssicas. Os critrios adotados para a eleio dos temas transversais basearam-se em: Urgncia: buscando a resoluo de questes que se apresentam como obstculos concretizao de plenitude da cidadania; Flexibilidade: possibilitando que cada escola acrescente ou modifique os temas, adequados s suas realidades; Universalidade: propondo a incluso de temas relevantes dos aspectos educativos, como a EA, tica ou educao sexual; e Reconstruo: indo alm da construo dos conhecimentos, mas intervindo na realidade de forma responsvel atravs de processos participativos. Para o MEC (1996), os temas transversais e a interdisciplinaridade apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relaes entre os seus diferentes e contraditrios aspectos. O documento considera tambm que:

Na prtica pedaggica, interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questes pelas transversais expe as inter-relaes entre os objetos de conhecimento, de forma que no possvel fazer um trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rgida (...) os temas transversais do sentido a procedimentos e conceitos prprios das reas convencionais, superando assim, o aprender apenas pela necessidade escolar (aprender por aprender) (MEC, 1996).

Consideraes Finais Deve-se associar o trabalho escolar educao ambiental (EA) como mediao educativa ao comunitrio, buscando o conhecimento, a reflexo e a ao concreta sobre o ambiente em que se vive. Precisamos ir alm da proposta pedaggica, discutindo a formao de valores e atitudes que se associam com a sustentabilidade ambiental, sobretudo enfatizar o valor de cada indivduo para a sociedade, e que ele reivindique seu direito a um ambiente equilibrado, percebendo as aes de cada ser, acatando tendncia/sustentvel das condies sociais & ambiente natural. A abordagem educacional que visa uma mudana de paradigmas rumo ao desenvolvimento sustentvel, fomentada pela Educao Ambiental, deve

proporcionar elementos de mudanas. Reformulando atitudes humanas e recriando valores perdidos, tendo o apoio dos rgos pblicos, das empresas e escolas, contudo a reflexo de cada ser humano, pode ser atingida com as aes de Educao Ambiental. Referncias Bibliogrficas ABSABER, Aziz. A universidade brasileira na (re) conceituao da educao ambiental. Educao Brasileira. Braslia, 15 (31), p. 107-115, 2 semestre de 1993. ANDRADE, D. F. Implementao da Educao Ambiental em Escolas: uma reflexo. In: Fundao Universidade Federal do Rio Grande: Programa de PsGraduao em Educao Ambiental. Revista Eletrnica do Mestrado em Educao Ambiental. Vol 04, outubro de 2000. Disponvel em: http://www.fisica.fug.br/mea/remea/vol14c /daniel.htm. Acesso em 11/02/07. BOFF, Leonardo. A guia e a galinha: uma metfora da condio humana. 3 ed. Petrpolis: Vozes, 1997. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental (1996). Parmetros Curriculares Nacionais: apresentao dos temas transversais, tica. Braslia: MEC/SEF. ______. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentao dos temas transversais. Braslia: MEC/SEF, 1998. CARVALHO, Izabel Cristina de Moura. Educao ambiental: a formao do sujeito ecolgico. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2006.

DIAS, Genebaldo. Freire. Educao Ambiental: princpios e prticas. So Paulo: Gaia, 2001.

______. Educao Ambiental: Princpios e prticas. 3 ed. So Paulo: Gaia, 1994. _____. Pegada Ecolgica e sustentabilidade humana. So Paulo: Gaia, 2002. GUIMARES, M. A formao de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004. LEFF, E. Epistemologia ambiental. Traduo de Sandra Valenzuela. 2. Ed.

So Paulo: Cortez, .2002. _____. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Traduo de Lcia M. E.Orth. Petrpolis: Vozes, 2001. SILVA, Eliane Simes. et al. Politica Pblica de Educao Ambiental da Secretaria de Estado de Educao do Rio Grande do Sul. In: KINDEL, Eunice Aita Isaia, SILVA, Fabiano Weber da, SAMMARCO, Yanina Micaela (Orgs). Educao Ambiental: vrios olhares e vrias prticas. 2 ed. Porto Alegre: Mediao, 2006.

VALENTIM, L. & SANTANA, L. C. Projetos de educao ambiental no contexto escolar: mapeando possibilidades. In: 29 Reunio Anual da ANPEd. Caxambu, MG, 2006. Anais eletrnico. Disponvel em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/29portal. Acesso em 17/08/2006.

You might also like