You are on page 1of 3

Reflexo Final UFCD Auditoria e Controlo Interno (ACI)

No Curso Tcnico de Contabilidade da Escola Profissional da Aprodaz em Ponta Delgada, foi leccionado a UFCD denominada Auditoria e Controlo Interno (ACI), pelo formador Rogrio Nicolau, com a durao de cinquenta horas formativas. Nesta UFCD, abordamos vrias temticas, noo e objectivo da auditoria, entidades interessadas na informao financeira, razes para a realizao de uma auditoria, teorias da justificao do servio de auditoria, utilidade da auditoria, para as empresas e clientes, tipos de auditoria, trabalhos preparatrios, procedimentos de auditoria, testes em auditoria, erros e fraudes, riscos, conceito e finalidade, objectivos, tipos, princpios gerais e elementos fundamentais do, condies mnimas para que um controlo seja considerado regular e limitaes do Controlo Interno. No que diz respeito ao que acima foi mencionado, inicimos por abordar que a auditoria como uma anlise sistematizada das Demonstraes Financeiras de uma empresa, preparadas de acordo com os registos contabilsticos da entidade, com o objectivo de expressar uma opinio sobre a posio financeira da empresa, tendo como principal objectivo da credibilidade s Demonstraes Financeiras, esta procura um caminho inverso daquele que seguido pela contabilidade. Quanto s entidades interessadas na informao financeira estas so: Investidores, trabalhadores, financiadores, fornecedores e outros credores, clientes, governo, pblico. Existem razes para a realizao de uma auditoria, como o conflito de interesse entre gestores, a informao prestada pode resultar em decises com consequncias econmicas importantes, a preparao e a verificao dos documentos de prestao de contas, um processo de alguma complexidade e a necessitar de interveno de peritos e os utilizadores da informao esto frequentemente impedidos de controlar directamente a qualidade da informao.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Relativamente s teorias de justificao do servio de auditoria nomeadamente: Teoria de agncia, teoria de informao e motivacional. Na utilidade da auditoria para as empresas e clientes, conclumos que, a Auditoria Externa como um exame independente, objectivo e competente de um conjunto de Demonstraes Financeiras de uma entidade, sendo conduzido como o objectivo de exprimir uma opinio sobre se as Demonstraes Financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada a posio financeira da empresa. Quanto aos tipos de Auditoria, estes so nomeadamente: Auditoria financeira, auditoria operacional e auditoria de gesto, que rege-se por trs princpios da base da gesto: Economia; Eficincia; Eficcia.

No que consta aos trabalhos preparatrios, o auditor tem que ter: Conhecimento da actividade da empresa, escolha da equipa de auditoria, consideraes de trabalhos a ser efectuados por terceiros. Nos procedimentos de auditoria, h um mapa de trabalho e dividem-se em dois grupos nomeadamente: Gerais; Investigao, observao, indagao, confirmao, anlise, comparao e verificao. Especficos. Posteriormente, no que consta aos testes em auditoria estes so: Testes de controlo e substantivos, risco inerente, de controlo e deteco. Desenvolvemos a temtica de erros e fraudes e seus riscos, tendo como concluso que a auditoria refere-se a distores intencionais da informao financeira, por parte de uma ou mais pessoas entre os gerentes, empregados ou terceiros, com vista a desvirtuar as Demonstraes Financeiras. As condies ou acontecimentos que aumentam o risco de fraude ou de erro, pode ocorrer, nas dvidas acerca da integridade ou competncia da administrao, presses fora do habitual dentro da entidade, transaces no usuais, problemas na obteno de provas de reviso/auditoria suficientes e apropriadas.
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Quanto aos tipos de Auditoria so nomeadamente: Auditoria previsional, social, fiscal e informtica. Na recta final da UFCD, abordamos o conceito e finalidade do Controlo Interno, que consta em que todas as empresas por mais pequenas que sejam, devem ter um controlo interno, se quiserem atingir os seus objectivos, sendo estes: Contribuir para maior eficincia, eficcia e efectividade da gesto, preservar os interesses da organizao contra ilegalidade, erros e fraudes e outras prticas de irregulares, fornecer empresa informaes definidas por lei e outras normas, que permitam acompanhar e avaliar o desempenho da gesto. Os tipos de Controlo Interno so: Controlo Interno administrativo, contabilstico, preventivo e detectivo Quanto aos princpios gerais do Controlo Interno estes so: Princpio da organizao, integrao, permanncia, independncia, informao, harmonia, e da qualidade do pessoal. Os elementos fundamentais do Controlo Interno so: Beneficiao da autoridade, delegao de responsabilidade, separao de funes e numerao sequencial dos documentos. No final da UFCD, abordamos as condies mnimas para que um controlo seja considerado regular e as limitaes a este.

Em suma, considero que atravs desta UFCD, obtivemos muitos conhecimentos importantes para o nosso futuro profissional e at mesmo para a nossa vida pessoal.

Ponta Delgada, 06 de Abril de 2011

UFCD ACI Formador: Rogrio Nicolau

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

You might also like