You are on page 1of 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel I

Introduo Engenharia da Produo (44720-02) Estudo da histria da Universidade e do conhecimento cientfico. Princpios da organizao universitria moderna. A estrutura da PUCRS. A insero da PUCRS no contexto das instituies de ensino superior brasileiras. Introduo e histria da engenharia. A funo do engenheiro. O engenheiro e a comunicao. O surgimento da Engenharia de Produo. A Engenharia da Produo no contexto da sociedade moderna. Gesto Empresarial para Engenharia (44721-02) Estudo das principais abordagens da gesto empresarial. As funes gerenciais: planejamento, organizao, direo e controle. Identificao das ferramentas de gesto contempornea. Fundamentos de Economia para Engenharia (2512A-02) Fundamentos da economia. Estrutura e funcionamento da organizao econmica. Evoluo do pensamento econmico. Comportamento do consumidor, comportamento da firma e funcionamento do mercado. Oferta da firma. Mercado. Clculo Bsico (4113A-04) Equaes e funes de uma ou mais variveis. Nmeros complexos. Vetores. Matrizes. Cincia dos Materiais EP (4442E-04) Ligaes qumicas, estrutura cristalina, propriedades mecnicas, ensaios mecnicos, materiais metlicos, tratamentos trmicos, processos de fabricao, materiais cermicos, polimricos e compsitos. Ferramentas Computacionais (4610T-02) Estudo da arquitetura e organizao de computadores. Sistemas operacionais. Aplicativos: processamentos de textos, banco de dados, planilha eletrnica. Recursos de informtica aplicados s engenharias. Desenho A (48320-02) Introduo computao grfica com utilizao das primitivas 2D. Geometria plana: figuras planas e suas relaes. Tangncia e concordncia. Escalas. Contextualizao com aplicaes na engenharia. Qumica Geral EP (4311L-04) Estudo terico-prtico das propriedades da matria considerados requisitos importantes. Estudo termoqumico e eletroqumico das reaes com nfase em suas aplicaes.

Pgina 1 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel II
Desenho Tcnico I (48321-02) Mtodos e tcnicas de representao e interpretao de projetos de engenharia. Tcnicas de traado mo-livre. Sistemas projetivos. Projees ortogonais. Croqui perspectivo axonomtricas e cavaleiras. As primitivas 3D utilizao da computao grfica na modelagem de objetos. Programao para Engenharia I A (4610X-04) Conceito de dados e informao. Conceitos bsicos de algoritmos. Tipos de algoritmos estruturados. Tipos simples de dados. Arranjos. Conceitos de modularidade. Linguagem de programao. Implementao de algoritmos. Modelo orientado a eventos. Interface grfica. Clculo I (4113B-04) Limites e continuidade de funes de uma ou mais variveis. Derivadas. Modelagem de Sistemas Dinmicos. Mecnica Fundamental (42188-04) Grandezas fsicas e sistema internacional de unidades. Grandezas cinemticas aplicadas descrio de movimentos em uma dimenso e no plano. Leis do movimento aplicadas dinmica da partcula. Trabalho, energia mecnica e potncia. Cinemtica e dinmica das rotaes. Condies de equilbrio mecnico de um sistema (esttica). Planejamento Empresarial para Engenharia (44722-04) Estudo do planejamento organizacional empresarial: nveis estratgico, ttico e operacional. Formulao, implantao e controle do planejamento organizacional. Cultura corporativa e mudana organizacional. Estratgia organizacional. Relao entre planejamento estratgico e estratgias de produo. Filosofias de produo. Efeitos da automatizao e informatizao da produo. Repercusses das decises estratgicas sobre a produtividade. Estratgia e vantagem competitiva. Organizao Empresarial para Engenharia (44723-02) A teoria organizacional e os processos produtivos. Formas de organizao de empresas. Aprendizagem organizacional. Paradigmas clssicos de organizao e os sistemas de produo. Evoluo da organizao empresarial: verticalizao versus horizontalizao. Estatstica Descritiva (4120E-02) Conhecimento. Cincia e pesquisa. Tratamento de dados. Anlise exploratria de dados. Resumo de pequenos conjuntos de dados. Distribuies de freqncias. Distribuies conjuntas e marginais. Economia para Engenharia (2512B-02) Agregados econmicos bsicos. O sistema de contas nacionais. Teoria da determinao da renda. Equilbrio macroeconmico com dois ou mais setores. Economia monetria. Poltica monetria O sistema financeiro brasileiro. Teorias e causas da inflao. Balano de pagamentos. Teorias do comrcio internacional. Polticas comerciais e finanas internacionais. Fundamentos da economia do setor pblico. Tributao e oramento pblico. Modelos simples de crescimento econmico. Teorias do desenvolvimento econmico.

Pgina 2 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel III
Desenho Tcnico II (48325-02) Princpios da geometria no espao. Vistas auxiliares e interseces. Estudo das superfcies retilneas, de revoluo e no-desenvolvveis. Planificao. Uso da computao grfica como auxlio na visualizao e entendimento das formas geomtricas estudadas. Gesto de Materiais (44787-04) Introduo gesto de materiais. Modelos de planejamento e programao de materiais. Previso de demanda, nvel de ressuprimento, custos de suprimento e classificao ABC. Introduo ao planejamento das necessidades de material. Fontes de suprimento de materiais. Compras e desenvolvimento de fornecedores. Movimentao e armazenamento de materiais. Expedio e transferncia de produtos. Clculo II B (4113R-04) Integrao de funes de uma varivel. Equaes Diferenciais. Sries. Mecnica dos Slidos (4421P-04) Esttica. Reaes. Esforos solicitantes. Resistncia dos materiais: tenso e deformao. Lei de Hooke. Ensaios trao e compresso. Materiais dcteis e frgeis. Esforo normal axial. Geometria das massas. Flexo pura. Cisalhamento simples. Toro simples. Dinmica do corpo rgido: grandezas cinemticas; impulso e quantidade de movimento; energia e movimento de um corpo rgido. Eletromagnetismo (42187-04) Eletrosttica. Capacitores. Fontes de tenso. Circuitos de corrente contnua. Campo magntico estacionrio. Induo eletromagntica. Transformador. Gerador de tenso alternada. Circuitos de corrente alternada. Processos de Fabricao Intermitente I (44788-04) Conceituao e classificao: tipos de produo e processos de fabricao. Caracterizao da fabricao discreta. A informao na especificao do processo de fabricao. Estudo dos principais processos de fabricao: parmetros, equipamentos e ferramentas. Introduo automatizao dos processos de fabricao. Mquinas de fabricao automatizadas. Conceituao de sistema flexvel de manufatura. Engenharia Econmica I (44786-02) Introduo engenharia econmica e anlise de projetos de investimento. Conceitos de matemtica financeira: juros e taxas de juros, valor do dinheiro no tempo e sistemas de amortizao de financiamentos. Critrios para avaliao econmica de projetos de investimento: valor presente lquido, valor uniforme lquido, taxa interna de retorno e tempo de recuperao do capital. Depreciao e imposto de renda.

Pgina 3 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel IV
Mecnica dos Fluidos (4421F-04) Estudos das caractersticas dos meios fluidos. Esttica dos fluidos. Presso hidrosttica. Empuxo hidrosttico. Equilbrio dos corpos flutuantes e imersos. Equilbrio relativo. Escoamento dos fluidos. Escoamento laminar e turbulento. Princpio da conservao da massa. Variao da quantidade de movimento. Princpio da conservao de energia. Anlise dimensional e semelhana hidrulica. Orifcios, bocais e vertedores. Viscosidade. Calculo Numrico A (4113S-04) Teoria dos erros. Resoluo de equaes algbricas e transcendentes. Soluo de sistemas de equaes lineares. Interpolao numrica. Ajuste de curvas. Integrao numrica. Equaes diferenciais ordinrias e parciais. Engenharia Econmica II (44795-02) Anlise e gerenciamento de projetos de investimento. Substituio de equipamentos. Programas de investimento sob condies de risco e incerteza e de racionamento de capital. Modelos probabilsticos para tomada de deciso. Anlise multicriterial de projetos de investimento. Gesto de Energia Eltrica (4453V-02) Desempenho de dispositivos eltricos. Produo e fornecimento de energia eltrica. Economia de energia eltrica. Termologia e Fluidos (42192-04) Temperatura e escalas termomtricas. Calor, trabalho e energia. Comportamento dos gases em estados afastados da liquefao. Princpios da termodinmica. Processos bsicos de transferncia de calor. Presso hidrosttica e atmosfrica. Princpios de Pascal e de Arquimedes. Equao da continuidade. Equao de Bernoulli. Viscosidade. Escoamento laminar e turbulento. Probabilidade (4120G-04) Combinatria. Probabilidade. Variveis aleatrias. Modelos discretos. Modelos contnuos. Alguns resultados importantes. Probabilidade bivariada. Aplicaes. Processos de Fabricao Intermitente II (44796-02) Engenharia do processo de fabricao de componentes. Estudo da obteno de produtos montados. Processos de juno permanente e nopermanente. Conceituao: sistema flexvel de montagem. Processos de fabricao e os modos de arranjo de mquinas em cho-de-fbrica: funcional, em linha, celular, por posio fixa. Identificao do fluxo de materiais. Sistemas da Qualidade I (4470A-02) Qualidade: conceituao. Filosofia, princpios e objetivos dos sistemas da qualidade. A relao entre qualidade e competitividade. A qualidade obtida atravs da inspeo: mtodos e tcnicas. Os pensadores da qualidade e o gerenciamento da qualidade total. A implantao da qualidade total: mudanas culturais e o desenvolvimento de recursos humanos. Crculos de controle da qualidade. Introduo s Normas ISO 9000.

Pgina 4 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel V
Estatstica Inferencial (4120M-04) Amostragem. Estimao. Testes de hipteses paramtricos. Testes no-paramtricos. Correlao e regresso. Planejamento do Produto (4470G-04) Conceituao: a escuta da voz do mercado. Anlise do comportamento do consumidor. Marketing de relacionamento. Como fornecer valor ao cliente: satisfao e encantamento; entrega do produto e do servio. Posicionamento de marca e de produto. Segmentao do mercado. Estratgia de marketing e marketing mix. Anlise de oportunidade e viabilidade sob a tica do mercado. Tipos de pesquisa de mercado. Planejamento de marketing e a relao com o planejamento estratgico da empresa. Inovao em negcios. Inovao em produtos e servios. Gesto de portfolio de produtos e servios. Estratgias de lanamento e comercializao do produto no mercado. Noes sobre tcnicas e estratgia de publicidade e vendas. Ondas e Fsica Moderna (42190-04) Oscilaes mecnicas. Acstica. ptica fsica e geomtrica. Quantizao da energia. Dualismo onda-partcula. Relatividade. Equivalncia massa-energia. Engenharia e Segurana do Trabalho (44713-02) Conceitos fundamentais: normalizao e legislao especfica. Organizao do trabalho sob a tica da sade e da segurana do trabalhador. Proteo coletiva e individual. Riscos especficos de perdas e produtividade. Pesquisa Operacional I (4470E-04) Introduo pesquisa operacional: modelagem e otimizao. Programao linear. Programao inteira. Problemas de atribuio e de transporte. Programao dinmica. Processos de Fabricao Contnua (4470F-04) Classificao de processos industriais: diferenciao entre processos contnuos e processos intermitentes. Caracterizao da produo contnua. Introduo a tcnicas da Engenharia de Produo aplicveis produo contnua. Aplicaes em ramos industriais especficos: refino de petrleo, produo petroqumica, fabricao de ao, fabricao de cimento, fabricao de tintas e solventes, fabricao de papel e celulose, e produo de alimentos e fermentao. Desenho Tcnico III P (48330-04) Desenvolvimento e atualizao da linguagem grfica atravs das convenes e normas do desenho tcnico. Simbologia. Cortes e sees. Cotagem em desenho tcnico. Noes de desenho de projeto civil, mecnico e eltrico. Utilizao da computao grfica como modo de representao.

Pgina 5 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel VI
Planejamento e Controle da Produo (4470L-04) Modelos para gerenciamento de sistemas de produo. Gerenciamento da demanda: modelo de anlise de demanda; modelos avanados de previso da demanda; avaliao dos erros de previso da demanda. Planejamento agregado: planejamento de vendas e operaes; planejamento das necessidades de capacidade. Programao de ordens: programao-mestre da produo; planejamento das necessidades de material. Controle das atividades de produo: just-in-time e a produo enxuta; teoria das restries e os gargalos de produo; seqenciamento e controle da produo. Ergonomia (4470Y-04) Conceituao da ergonomia, suas interfaces e vertentes. Antropometria, biomecnica e fisiologia. Espaos e ambientes de trabalho. Percepo e cognio. Comandos e controles. Anlise ergonmica do produto. Anlise ergonmica do trabalho. Gesto Ambiental I (4470U-02) Introduo ecologia e ao meio ambiente. Estudo da evoluo da varivel ambiental. Energia e meio ambiente. Desenvolvimento sustentvel. Dimenses da sustentabilidade ecolgica. Os processos produtivos e seus principais impactos ambientais: hdricos, atmosfricos e territoriais. Produo mais limpa. Anlise de processos produtivos. Anlise de impacto ambiental. Estudos de impacto ambiental (EIA) / (RIMA). Diagnstico e Soluo de Problemas na Produo (4470S-02) Estudo das sete ferramentas quantitativas da qualidade: estratificao, folha de verificao, grfico de Pareto, diagrama de causae-efeito, histograma, diagrama de disperso, grfico de controle. Estudo das sete ferramentas gerenciais da qualidade: diagrama de afinidades, diagrama de relaes, diagrama de rvore, diagrama matricial, diagrama de priorizao, diagrama de processo decisrio, diagrama de atividades. Metodologia de identificao, anlise e soluo de problemas. Processo de anlise hierrquica. Gesto do Conhecimento Empresarial (4470V-02) Conceitos de informao e conhecimento. Evoluo do uso da informao. O registro do conhecimento. O processo de tomada de deciso e a gesto do conhecimento. A cultura organizacional e a gesto do conhecimento. Fatores culturais inibidores da gesto do conhecimento. Estratgias de gesto do conhecimento. Modelos de gesto do conhecimento. tica e Exerccio Profissional da Engenharia (44792-02) A sociedade moderna: competitividade e exigncia de qualificao. A posio do engenheiro na sociedade moderna. Caracterizao do exerccio profissional. Estudo dos aspectos legais do exerccio profissional. tica profissional e de classe: cdigo de tica do profissional. Sistema e legislao profissional: leis e resolues concernentes. Responsabilidade civil do profissional. Noes de direito trabalhista. Proteo legal da propriedade intelectual. Noes de direito ambiental. Estatstica Avanada (4120P-04) Anlise de varincia. Regresso mltipla. Anlise de sries temporais. Confiabilidade. Outros tpicos: anlise de fatores e de conglomerados, redes neurais e minerao de dados.

Pgina 6 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel VII
Pesquisa Operacional II (4470M-04) Programao multi-objetivos. Teoria dos grafos. Teoria das filas. Programao no-linear. Custos da Produo I (4471A-04) Introduo aos custos da produo. Contabilidade gerencial e a avaliao e o controle de custos. Conceitos bsicos e classificao dos custos: custos diretos e custos indiretos; custos fixos e custos variveis. Anlise da estrutura de custos: anlise de custovolume-lucro; pontos de equilbrio contbil, econmico e financeiro. Sistemas de gerenciamento de custos: princpio de custeio por absoro integral; princpio de custeio varivel; princpio de custeio por absoro parcial. Sistemas de custos e anlise de desperdcios: perdas por ociosidade e perdas por ineficincia. Mensurao e anlise do consumo de recursos: estruturao das informaes de custos; detalhamento e anlise dos processos; mensurao do consumo de recursos. Sistemas Integrados de Fabricao (4471D-02) Estudo de layout de fbrica e de planta industrial. Princpios da fabricao celular. Tecnologia de grupo: Anlise do fluxo de produo. Planejamento de processos de fabricao. Conceituaes: sistema flexvel de fabricao (FMS) e sistema flexvel de montagem (FAS). Fabricao automatizada. Tecnologias de base: sensoriamento e atuao. Mquinas de fabricao automatizadas: controladores programveis, controle numrico, robs. Fluxo de informaes entre as diversas reas da empresa industrial. Informatizao industrial. fabricao integrada por computador (CIM) e tecnologias correlatas; projeto assistido por computador (CAD); planejamento do processo de fabricao (CAPP); fabricao assistida por computador (CAM), sistemas de movimentao de materiais (MHS). tecnologias para transmisso de dados. Qualidade Dimensional (4471E-02) Introduo ao controle dimensional e geomtrico. Metrologia legal, comercial e industrial. Conceitos de qualidade, unidades, erros e incerteza. Princpios de medio. Utilizao e forma de construo de equipamentos e instrumentos industriais e de laboratrio. Procedimentos de calibrao e de ajuste. Tolerncias e ajustes. Prtica em Engenharia de Produo I (4471B-02) Realizao de trabalho de integrao de conhecimentos previamente adquiridos, com base em pesquisa literria e na realizao de atividades de cunho prtico, sob acompanhamento. Deve ser elaborado, ao final, um relatrio tcnico-cientfico. Esta atividade deve ser preferencialmente realizada junto a empresas ou instituies, para fins de prtica de interveno nos seus sistemas de produo. Projeto de Experimentos (4120R-04) Introduo. Conceitos bsicos em planejamento de experimentos. Experimentos com um fator: ANOVA. Modelos lineares generalizados. Anlise de resduos. Comparaes mltiplas. Experimentos com mais de um fator. Experimentos fatoriais. Blocos aleatorizados. Planejamento de superfcie de resposta.

Pgina 7 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel VIII
Sistemas da Qualidade II (4470H-02) Normas nacionais e internacionais na rea da qualidade. Normas srie ISO 9000 e normas associadas. Auditoria da qualidade: terminologia, conceitos, classificao, planejamento e treinamento. rgos auditores. Auditoria interna do sistema da qualidade. Tratamento de no-conformidades. Produo Enxuta (4470K-04) Estudo da lgica globalizada de competio industrial. Princpios de sistemas produtivos com estoque zero. Discusso do Sistema Toyota de Produo e perdas tpicas identificadas pelo mesmo. Ferramentas de operacionalizao da produo enxuta (Just-in-Time): poka-yoke, autonomao, troca rpida de ferramentas (TRF), kanban, manuteno produtiva total (MPT/TPM), nivelamento e sincronizao da produo. Aplicabilidades da produo enxuta. Logstica dos Processos Produtivos (4471F-04) Estudo do planejamento de operaes logsticas: aspectos estratgicos, mapeamento de processos logsticos, configurao de redes logsticas e estruturao da cadeia de suprimentos e dos canais de distribuio. Gerenciamento de sistemas logsticos: gerenciamento dos operadores logsticos e dos canais de suprimento e distribuio, avaliao e desenvolvimento de fornecedores. Localizao de empresas e de instalaes industriais. Indicadores de desempenho do nvel de servio de sistemas logsticos: disponibilidade de produtos e servios; qualidade e custos. Engenharia do Produto (4471G-04) Estudo das tcnicas aplicveis ao desenvolvimento de produtos: mtodos sistemticos e intuitivos, projeto axiomtico, projeto modular, modelagem funcional, engenharia de valor, projeto assistido por computador (CAD/PDM), engenharia assistida por computador (CAE), confiabilidade e mtodo de Taguchi, tecnologia de grupo, projeto orientado fabricao (DFM), projeto orientado montagem (DFA), rvore de falhas (FTA), modos de falha (FMEA de produto), prototipagem rpida. Estgio Supervisionado EP (4471H-02) Realizao de estgio prtico em empresa ou instituio conveniada com acompanhamento de um tutor acadmico da instituio de ensino e elaborao de relatrio tcnico relativo ao exerccio das atividades prestadas, que devem ser essencialmente afins com a natureza do trabalho tipicamente executado pelos engenheiros da produo em seu dia-a-dia profissional. requerida a realizao de atividades num mnimo de 160 horas, conforme a legislao vigente. Controle Estatstico da Qualidade (4120T-04) Conceitos fundamentais em controle estatstico da qualidade. Mtodos quantitativos de diagnstico e monitoramento da qualidade. Grficos de controle para variveis. Grficos de controle para atributos. Estudos de capacidade do processo e ndices de capacidade. Aceitao por amostragem. Curva caracterstica de operao. Planos de amostragem simples, mltiplos e seqenciais. Discusso das normas militares de amostragem. Humanismo e Cultura Religiosa (11521-04) Estudo do fenmeno religioso em geral, abordado de modo antropolgico-cultural. A religio como dimenso integrante da vida humana. Descrio das grandes religies mundiais e das principais religies e confisses no Brasil. Introduo histrica e literria principal corrente religiosa no mundo ocidental, a tradio bblica. Estudo de Jesus Cristo no seu tempo. A Igreja de Jesus Cristo na histria e hoje; a prtica da f crist no culto; a moral crist. Motivao para aes comunitrias, como engajamento conseqente de uma conscincia social e da f crist.

Pgina 8 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel IX
Custos da Produo II (4471U-04) Estudo da problemtica atual da rea de custos: sistemas de custeio e a gesto da produo. Os mtodos tradicionais de alocao de custos: mtodo do custopadro e mtodo dos centros de custo. Os novos mtodos de alocao de custos: custeio baseado em atividades e unidades de esforo de produo. As implicaes da teoria das restries sobre os sistemas de custeio. Modelagem e Simulao de Sistemas de Produo (4471J-04) Conceitos fundamentais: sistemas e modelos. Elementos de um modelo de simulao. Tipos de modelos de simulao. Modelagem da estrutura esttica de um sistema e modelagem da estrutura dinmica de um sistema. Abordagens de modelagem. Execuo do modelo: utilizao de recursos de software para simulao. Validao e verificao do modelo. Anlise das sadas do modelo. Aplicaes. Sistemas de Informao e Apoio Deciso (4471L-04) Estudo da gesto da informao atravs da tecnologia da informao. Sistemas de informaes gerenciais: conceituao; tipologia; planejamento, desenvolvimento e implementao de sistemas. Tecnologia ERP. Business intelligence. Comrcio eletrnico (B2C) e negcio eletrnico (B2B). Planejamento de necessidades da tecnologia da informao. Mtodos multicriteriais de apoio deciso e estudo dos processos decisrios. Gesto Ambiental II (4471M-02) Tcnicas de gesto de processos produtivos incluindo a varivel ambiental. Modelos e sistemas de gesto ambiental (SGA) de processos produtivos. Norma ISO 14.001. Auditorias ambientais. Qualificao de auditores. Norma ISO 19.011. Anlise de riscos. Anlise do ciclo de vida dos produtos. Principais normas e legislao ambiental. OHSAS 18.001. SA 8.000. Prtica em Engenharia de Produo II (4471C-02) Realizao de trabalho de integrao de conhecimentos previamente adquiridos, com base em pesquisa literria e na realizao de atividades de cunho prtico, sob acompanhamento. Deve ser elaborado, ao final, um relatrio tcnico-cientfico. Esta atividade deve ser preferencialmente realizada junto a empresas ou instituies, para fins de prtica de interveno nos seus sistemas de produo. Gesto de Servios Agregados (2513P-02) O papel dos servios na economia. Natureza dos servios. Estratgia em servios. Os servios e a tecnologia da informao. A estruturao da empresa para a prestao de servios. Projeto de servios. Gesto das operaes de servios. Qualidade em servios. Como fornecer valor ao cliente atravs de servios. Aplicao de modelos quantitativos modelagem de servios. tica e Cidadania (1501A-04) tica e moral. Condies transcendentais da tica. Doutrinas ticas fundamentais. Significao e problematizao da cidadania.

Pgina 9 de 10

FACULDADE DE ENGENHARIA Curso de Engenharia de Produo 4/457 Ementas das Disciplinas Nvel X
Gesto do Desenvolvimento de Produtos (4470J-04) Conceitos bsicos: propriedades do produto; ciclo de vida do produto. Fases do desenvolvimento do produto: modelos clssicos de faseamento utilizados na engenharia, na arquitetura, no desenho industrial e pelo Marketing. Processo de desenvolvimento de produtos: conceito; modos de gesto, mtricas de avaliao. Conceito de engenharia seqencial e de engenharia simultnea. Paralelismo temporal entre atividades. Ferramentas de apoio implementao da engenharia simultnea. Conceito de desenvolvimento integrado de produto. Modelos para implementao do desenvolvimento integrado de produto. Gesto de grupos interdisciplinares. Gesto de equipes de projeto: o papel do gestor; definio da equipe de trabalho; atribuies e responsabilidades; comunicao; motivao. Engenharia reversa. Avaliao do Desempenho da Produo (4471N-04) Conceituao de estratgia empresarial. Fatores competitivos. Importncia e funes da avaliao de desempenho. Dimenses da avaliao de desempenho: custo, qualidade, tempo. Desdobramento das dimenses de desempenho. Estruturao da avaliao de desempenho. Gnese e utilizao de sistemas de indicadores. Os modelos de avaliao de desempenho disponveis. Engenharia da Manuteno (4471K-04) Introduo engenharia da manuteno. A relao com a qualidade total e com a produo enxuta. Organizao e planejamento da manuteno. Manuteno corretiva. Manuteno preventiva. Manuteno preditiva. Manuteno produtiva total (TPM). Medidas de confiabilidade e distribuies de tempo de vida de mquinas, equipamentos e ferramentas. Confiabilidade de componentes em srie e em paralelo. Utilizao dos modos de falha (FMEA) e das rvores de falha (FTA). Estudo dos tempos de manuteno. Inspeo peridica e manuteno em grupos de equipamentos. Determinao de intervalo timo de manuteno. Gesto da manuteno. Conceitos de MTBF e MTTR. tica Empresarial para Engenharia (4471P-02) A funo social da empresa no mundo contemporneo. Estudo dos aspectos legais da constituio de empresas. Registros das empresas. Pessoas jurdicas: Classificao, constituio e terminao. Tributao. Noes de direito tributrio e vantagens fiscais. Proteo legal da propriedade industrial. Direito de autor. Proteo de marcas. Patentes. Cdigo de defesa do consumidor: delitos e sanes. Concorrncia desleal e abuso do poder econmico. Proteo da transferncia de tecnologia. Gesto de Projetos (4471R-02) Conceitos de processo e de sistema. Projetos versus operaes correntes. Tipos de projeto: projeto do produto; projeto do sistema de produo. Objetivos do projeto. Ambientes de projeto. Estruturao do projeto: planejamento e controle; fracionamento em subprojetos. Gesto de recursos: tempo, custos, qualidade, fatores ambientais, riscos e fornecedores. Gesto dos recursos humanos no projeto: o papel da gerncia; definio da equipe de trabalho; atribuies e responsabilidades; comunicao; motivao. Gesto de equipes interfuncionais. Gesto do tempo: cronogramas fsicos e de desembolsos. Avaliao de progressos. Documentao tcnica de acompanhamento e registro. Prtica em sistemas de apoio programao do projeto. Trabalho de Concluso EP (4471T-02) Elaborao de trabalho de aplicao dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sob orientao, a ser submetido avaliao de uma comisso julgadora. O trabalho deve enfocar a aplicao desses conhecimentos na soluo de problemas efetivamente verificados nos sistemas de produo e deve ser apresentado na forma de um documento de natureza acadmica. Empreendedorismo para Engenheiros (2513R-02) Estudo dos conceitos e mitos do empreendedorismo. O processo empreendedor. Anlise e projeo de cenrios. Identificao e avaliao de oportunidades. Inovao. Planejamento. Plano de negcios. Financiamento e negociao. A funo social do elemento empreendedor. Pgina 10 de 10

You might also like