You are on page 1of 2

Alzheimer

Com 83 anos, ela resolveu fazer uma viagem para ver sua filha que morava em outro estado. Tudo era s alegria, at que de repente ela disse que no conseguia encontrar seu colar favorito. Tinha certeza que tinha colocado na mala, mas no estava mais l. Ento, passou a acusar sua filha de ter roubado o colar. Embora essa senhora sempre tivesse tido um comportamento difcil, acusar a filha de roubar seu colar foi um pouco demais! O que est acontecendo? Somente meses mais tarde tudo veio fazer sentido. A senhora estava, na verdade, apresentando um dos sintomas caractersticos de Alzheimer: colocar objetos em lugares incomuns e esquecer, e muitas vezes, acusar outras pessoas de ter roubado o objeto perdido. A doena de Alzheimer ainda um grande mistrio para a cincia. Uma coisa, porm, certa: Alzheimer ataca o crebro muito antes de as pessoas demonstrarem perda de memria ou queda das habilidades cognitivas. O que acontece que somente se descobre que a pessoa tem a doena de Alzheimer quando a doena j est em um estgio avanado. Os sintomas de Alzheimer, como perda de memria ou retraimento social, (por exemplo, a pessoa deixa de frequentar as atividades sociais que antes fazia), so muitas vezes confundidas com mudanas tpicas da idade, e no so relacionadas com os sintomas da doena. Somente quando a situao se torna esdrxula que os familiares percebem que alguma coisa no vai bem. Os medicamentos que os portadores de Alzheimer tomam no conseguem parar o progresso da doena. De acordo com o New York Times de novembro de 2010, os cientistas acreditam que os medicamentos no fazem efeito porque j muito tarde! A soluo seria descobrir a doena antes de os sintomas aparecerem. esse um dos grandes desafios para os cientistas que estudam Alzheimer.

Lembram da senhora do comeo do artigo? Uma das suas filhas percebeu que ela no estava lavando o cabelo. Resolveu lev-la para um salo de beleza, onde teve seu cabelo cortado, pintado e escovado! Aproveitou e cuidou das unhas tambm! Um make-over completo! Novamente, ela demonstrou mais um dos sintomas de Alzheimer: descaso com os cuidados do prprio corpo e a higiene pessoal. A doena de Alzheimer no fatal; ela, porm, destri as clulas do crebro, o que causa perda de memria e mudanas de comportamento. Com o progresso da doena, a pessoa que sofre de Alzheimer se torna cada vez mais dependente de um membro da famlia ou amigo para o dia-a-dia. A soluo atacar a doena quando ainda est em seus momentos iniciais, antes de os sintomas aparecerem. Existe uma famlia na Colmbia que pode ajudar os cientistas a encontrar uma resposta para a doena de Alzheimer. Esta a maior famlia do mundo com a doena. Os seus membros manifestam a doena quando tem por volta de 40 anos. O que os cientistas americanos e colombianos querem fazer testar tratamentos nos membros desta famlia quando ainda so jovens, antes da doena se manifestar, para ver se eles conseguem prevenir ou, pelo menos, adiar significativamente o surgimento de Alzheimer. Este projeto desenvolvido pelo Instituto de Banner Alzheimer da cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Vamos torcer para que os cientistas tenham boas notcias em breve!

Denise M. Osborne araxaense, doutoranda pela Universidade do Arizona (USA) em aquisio de segunda lngua, e professora de portugus pela mesma universidade. dmdcame@yahoo.com

Artigo originalmente publicado pelo Jornal Clarim (Minas Gerais, Brasil): Osborne, D. M. (2011, 22 Julho). Alzheimer. Clarim, Ano 16, n. 778, p. A2.

You might also like