You are on page 1of 3

V MAIS OU MENOS COMO EU T PENSANDO NA SEQUENCIA CIDO

1 Descrio da funo bsica Estudos relataram que o mecanismo de adeso dentina ocorre aps realizao de um pr tratamento do substrato dentinrio com substncia cida pois a penetrao do adesivo na dentina intertubular somente ocorre quando a smear layer removida (MARTINS et al, 2008) [citao prxima a foto da smear layer]

Ai a gente j tem uma funo bsica: remoo da smear layer.. e ai a gente FALA porque ela deve ser removida (cria uma barreira fsica que dificulta ou impede o contato do adesivo com a estrutura dentria, e ainda ocorre a possibilidade de infeco secundria j que ali se concentram microorganismos]. -E completa: ela ainda promove uma desmineralizao parcial na superfcie da dentina sadia, com o intuito de aumentar a rea para a adeso, e criando uma rugosidade garantindo um maior contato com a estrutura dentria. Falar que a adeso micro mecnica. [Fotos e falar da dentina inter e Peri]
Belivaqua e Porto Neto(1998) destacou que anteriormente ao desenvolvimento de tcnicas e materiais adesivos, o preparo cavitrio frequentemente envolvia a remoo de quantidades significantes de estrutura dental sadia para reter as restauraes mecanicamente. A introduo da tcnica de condicionamento cido do esmalte por Buonocore (1955) possibilitou a adeso de materiais a base de resina acrlica ao esmalte, sendo um grande marco na Odontologia Restauradora Adesiva.

Fomos buscar sobre esse artigo pioneiro sobre o cido e encontramos [SLIIIIDE] A simple method of increasing the adhesion of acrylic filling materials to enamel surface , [A gente tem q trabalhar nessas alternativas, deix-las mais claras, n?] A maior adeso obtida no tratamento das superficies do esmalte tratado pode ser devido a vrios fatores, tais como: A) Um tremendo aumento na rea da superfcie b) a exposio da estrutura orgnica do elemento, que serve como uma rede, na qual o acrlico pode aderir c) a formao de uma nova superfcie devido precipitao de nova substncia d) A exposio de uma superfcie fresca, favorvel para adeso, sem residuos. (Buonocore, 1955) A literatura apresenta vrios estudos quanto aos tipos e concentraes de cidos que devem ser utilizados para essa funo. Em um dos trabalhos encontrados, esse por Belivaqua e Porto Neto em 1998, ele fez o teste com cido fosfrico e cido malico, em diferentes concentraes, e obteve como resultado esse:

A gente faz uma tabela com esse resultado: [Esse aqui s pra constar o resultado, a ideia no seria nem explicar, mostraria a tabela, e NANDA, se tu conseguir colocar a tabela e as fotos ali no lugar do padro, seria legal.. s ILUSTRATIVO, QSE] A gente nessa tabela que o cido fosfrico a 35% faz o mesmo tipo de condicionamento que o malico a 10%. Diferente do padro dos outros dois. S!! Se ela perguntar como esse padro:
padro I - quando h remoo do

centro dos prismas;


periferia

padro II - quando h remoo da dos prismas; padro III - quando ocorre uma destruio generalizada e a superfcie do esmalte no apresenta morfologia definida,, FUDEU GERAL; SE NO continua: O cido que usamos aqui na clnica, e colocado como o de escolha por Reis e Loguerce, Phillips, dentre outros autores o FOSFRICO A 37%.

CIDO cido Fosfrico cido Malico cido fosfrico


cido fluoridrico

CONCENTRAO 35% 10% 10% 8%

TEMPO 30 a 60 seg. 60 seg. 30 60 seg. 30 60 seg.

PADRO Tipo I Tipo I Tipo II Tipo III

H uma tendncia ao cido fosfrico a 37% por 30 (esmalte) ou 15 segundos(dentina) , cido este consagrado para atacar o esmalte e a dentina, que segundo vrios autores favorveis ao seu uso tambm em dentina promove a remoo rpida e total do esfregao dentinrio, a abertura das extremidades dos tbulos. O uso do cido maleico muito embora seja um cido, includo na categoria de condicionadores dentinrios que desempenham sua funo atravs de quelao, o que resulta na remoo da smear layer, mas no da "smear plug". Ele remove a smear layer quando usado em combinao com Hema (Primer), com pouqussima ao sob dentina (BARATIERI) #21#.

E ainda encontramos tambm uma contradio quanto ao uso desse cido, durante o condicionamento:
Autores, como HANKS et al(1991), identificaram resultados de experincias adversas no qual apontavam esse cido como um agente inflamatrio pulpar. Porm, estudos mostraram que a resposta pulpar no era causada pelo cido, mas sim plea falta de selamento marginal, resultando assim na infiltrao de ons nos tbulos, e assim chegando a afetar a polpa, como acontece quando o eugenol faz esse contato (Leito, 2008). Ainda sobre, DEMARCO et al (1998) salientou que quando o material resinoso entra em contato com algumas clulas pulpares, essas clulas morrero, o que por si s j levaria a uma resposta da mesma, porm, ele defende que efeito txico seria somente agudo e transitrio, j que liberao de substncias dos materiais resinosos ocorre nas primeiras horas. Porm, existe uma concordncia com a Possibilidade de cidos muito concentradas provocarem desmine ralizao muito acentuada da dentina, a ponto de os adesivos no conseguir preencher totalmente a dentina condicionada,

criando assim uma zona de fragilidade, podendo provocar assim sensibilidade dentinria e irritao pulpar (Reis & Louguercio, 2007).

You might also like