You are on page 1of 73

Tcnico em Administrao

Informtica Bsica

Adriana Carniello

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo - IFSP

So Joo da Boa Vista - SP 2009

Presidncia da Repblica Federativa do Brasil Ministrio da Educao Secretaria de Educao a Distncia

Apresentao e-Tec Brasil


Amigo(a) estudante! O Ministrio da Educao vem desenvolvendo Polticas e Programas para expansoda Educao Bsica e do Ensino Superior no Pas. Um dos caminhos encontradospara que essa expanso se efetive com maior rapidez e eficincia a modalidade adistncia. No mundo inteiro so milhes os estudantes que frequentam cursos a distncia. Aqui no Brasil, so mais de 300 mil os matriculados em cursos regulares de Ensino Mdio e Superior a distncia, oferecidos por instituies pblicas e privadas de ensino.

Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo - Campus So Joo da Boa Vista e o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.
Equipe de Elaborao IFSP Coordenao Institucional Campus So Joo da Boa Vista Professor-autor Adriana Carniello Comisso de Acompanhamento e Validao Gustavo Aurlio Prieto Yara Maria Guisso de Andrade Facchini Projeto Grfico Eduardo Meneses e Fbio Brumana Diagramao Matheus Flix de Andrade! Reviso Elizabeth Gouveia da Silva Vanni

Em 2005, o MEC implantou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), hoje, consolidado como o maior programa nacional de formao de professores, em nvel superior. Para expanso e melhoria da educao profissional e fortalecimento do Ensino Mdio, o MEC est implementando o Programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (e-TecBrasil). Espera, assim, oferecer aos jovens das periferias dos grandes centros urbanose dos municpios do interior do Pas oportunidades para maior escolaridade, melhorescondies de insero no mundo do trabalho e, dessa forma, com elevado potencialpara o desenvolvimento produtivo regional. O e-Tec resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educao Profissionale Tecnolgica (SETEC), a Secretaria de Educao a Distncia (SED) do Ministrio daEducao, as universidades e escolas tcnicas estaduais e federais.

Ficha catalogrfica

O Programa apia a oferta de cursos tcnicos de nvel mdio por parte das escolaspblicas de educao profissional federais, estaduais, municipais e, por outro lado,a adequao da infra-estrutura de escolas pblicas estaduais e municipais. Do primeiro Edital do e-Tec Brasil participaram 430 proponentes de adequaode escolas e 74 instituies de ensino tcnico, as quais propuseram 147 cursos tcnicosde nvel mdio, abrangendo 14 reas profissionais.

Verso Preliminar

O resultado desse Edital contemplou193 escolas em 20 unidades federativas. A perspectiva do Programa que sejam ofertadas10.000 vagas, em 250 polos, at 2010. Assim, a modalidade de Educao a Distncia oferece nova interface para amais expressiva expanso da rede federal de educao tecnolgica dos ltimos anos: aconstruo dos novos centros federais (CEFETs), a organizao dos Institutos Federaisde Educao Tecnolgica (IFETs) e de seus campi. O Programa e-Tec Brasil vai sendo desenhado na construo coletiva e participaoativa nas aes de democratizao e expanso da educao profissional no Pas,valendo-se dos pilares da educao a distncia, sustentados pela formao continuadade professores e pela utilizao dos recursos tecnolgicos disponveis. A equipe que coordena o Programa e-Tec Brasil lhe deseja sucesso na sua formaoprofissional e na sua caminhada no curso a distncia em que est matriculado(a). Braslia, Ministrio da Educao setembro de 2008.

Sumrio
Apresentao e-Tec Brasil Sumrio Outros - instituio validadora Unidade 1 - Histria do Computador Unidade 2 - Internet Unidade 3 - Hardware e Software Unidade 4 - Texto no Programa Writer Unidade 5 - Planilhas Eletrnicas no Progr. Calc Unidade 6 - Apresentao de Slides no Progr. Impress 3 5 9 8 27 44 61 103 44

A Unidade de Ensino Descentralizada de So Joo da Boa Vista uma unidade educacional su-

Outros - instituio validadora


O Decreto presidencial n 7.566, de 23 de setembro de 1909, institucionalizou o ensino profissional no Brasil. Em 1910 surgiu a Escola de Aprendizes e Artfices de So Paulo, assemelhando-se a das criadas em outras capitais de Estado. Ela se destinava inicialmente as camadas mais desfavorecidas, aos deserdados da fortuna e menores marginalizados, ministrando o ensino elementar. Em 1937 passou a denominar-se Liceu Industrial de So Paulo, oferecendo ensino equivalente ao de primeiro ciclo.

bordinada ao Centro Federal de Educao Tecnolgica de So Paulo, autorizada pela Portaria n 1715 do Ministro da Educao, publicada no Dirio Oficial da Unio de 20/10/2006. Tem estrutura administrativa definida pela resoluo n 136/06 de 16/11/2006 do Conselho Diretor do CEFET-SP.

A histria do campus se inicia no ano de 1998 quando formulado o projeto para a criao do CEPRO em So Joo da Boa Vista. No ano seguinte o anteprojeto aprovado pelo Programa de Expanso da Educao Profissional (PROEP). No mesmo ano se d o incio das obras para construo do prdio em terreno doado por Paulo Roberto Merlin e Flvio Augusto Canto. Em 2004, o prdio entregue com 2529m, sendo constitudo de onze laboratrios, seis salas de aulas, um auditrio com capacidade para 150 lugares, sala de multimdia e demais dependncias. As atividades do Centro de Educao Profissional

Em 1942 foi promulgada a Lei orgnica do ensino industrial. A nova orientao visava preparao profissional dos trabalhadores da indstria, dos transportes, das comunicaes e da pesca.

so iniciadas em 2005. Em 2006 firmado o convnio entre o CEPRO e CEFET-SP, com apoio da prefeitura municipal para a federalizao da unidade. Em Janeiro de 2007 o CEFET-SP / UNED SBV iniciou suas atividades no municpio.

Em 1976, procedeu-se mudana para a nova sede e, em 1978, criaram-se os cursos de eletrnica, telecomunicaes e processamento de dados. Em 1981, instalam-se os cursos complementares de mecnica, eletrotcnica e edificaes, destinados clientela, em grande parte integrada ao mercado de trabalho, mais que necessitava de uma formalizao profissional por meio de disciplinas de nvel tcnico de 2 grau. Estes cursos tcnicos tinham a durao de dois anos, prevendo um estgio obrigatrio. O IFSP, no municpio de So Joo da Boa Vista, veio para atender a necessidade de educar os jovens so joanenses e da regio, a fim de habilit-los para o ingresso nos setores de indstria e informtica, os quais demandam trabalhadores capacitados para o progresso no desenvolvimento econmico e para o fortalecimento do plo educacional na regio leste do estado.

No ano de 1987 foi implantada a primeira Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) no Municpio de Cubato e, em 1996, ocorreu o incio do funcionamento da UNED Sertozinho. Em 1999, a Escola Tcnica Federal de So Paulo, foi transformada em Centro Federal de Educao Tecnolgica de So Paulo CEFET, conforme Decreto de 18 de janeiro de 1999. No ano de 2005, foi autorizado o funcionamento da UNED Guarulhos. As UNED de So Joo da Boa Vista e Caraguatatuba foram autorizadas a funcionar a partir do 1 semestre do ano de 2007, enquanto que as UNED de Bragana e Salto passaram a funcionar no 2 semestre do ano de 2007.

Atuao do IFSP na Educao a Distncia

No contexto da poltica de expanso da educao superior no pas,

implementada pelo

MEC, a EaD coloca-se como uma modalidade importante no seu desenvolvimento. Nesse sentido, criou-se uma direo para EaD dentro do IF SP.

No mbito da poltica de expanso da educao profissionalizante, o Ministrio da Educao,


por meio da articulao da Secretaria de Educao a Distncia e Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica, lana o Edital 01/2007/SEED/SETEC/MEC, dispondo sobre o Programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).

Em 2008 foram criadas as unidades de So Carlos, So Roque e Campos do Jordo. No mesmo ano o CEFET-SP se transformou no Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia pela Lei 11.892 de 29 de Dezembro de 2008, que instituiu a rede federal de educao profissional, cientfica e tecnolgica. De acordo com esta lei os institutos federais (IF) tornaram-se instituies de educao superior, bsica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educao profissional e tecnolgica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugao de conhecimentos tcnicos e tecnolgicos com as suas prticas pedaggicas.

Tal iniciativa constitui-se uma das aes do Plano de Desenvolvimento da Educao.

Visando oferta de cursos da educao tcnica e profissional o IF SP foi selecionado pelo programa e-Tec Brasil para iniciar suas atividades em 2009.

A expanso do CEFET-SP tem ainda previstas os Campus de Araraquara, Avar, Barretos, Birigui, Campinas, Catanduva, Itapetininga, Piracicaba, , Presidente Epitcio, Registro, Suzano e Votuporanga.

Tais atividades foram efetivamente implantadas em agosto de 2009 com a criao de dois cursos tcnicos a saber: tcnico em informtica para internet e tcnico em administrao atingindo 5 municpios do estado de So Paulo (Araraquara, Barretos, Itapevi, Franca e Jaboticabal) e ampliando em 500 a oferta de vagas do Instituto.

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

e-Tec Brasil

UNIDADE 1 - HISTRIA DO COMPUTADOR


Objetivos da aula
- Conhecer como se originou o computador. - Entender as diferentes tecnologias que constituram ou ainda constituem um computador.

Como Ele Nasceu? De Onde Ele veio? 2000 a.c. baco H cerca de quatro mil anos (2000 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de clculo e numerao mais poderosos do que os at ento existentes, mas sem usar nenhum aparelho para isso. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgiu o primeiro instrumento capaz de calcular com preciso e rapidez: composto de varetas (pedaos de madeira dispostos paralelamente) e pequenas bolas nasceu o primeiro modelo de baco conhecido. Todavia, somente muito tempo depois surgiu um modelo mais evoludo, que usado at hoje no oriente: o baco chins.

Voc ver por aqui... A histria do computador. Como a busca pela tecnologia comeou, ou seja, como o homem no seu processo natural de evoluo buscou no decorrer dos anos desenvolver meios para facilitar a sua vida, ou seja, meios capazes de lhe auxiliar a lidar com informaes necessrias sua sobrevivncia e ao aprimoramento das suas habilidades.

Figura 1: baco chins

Figura retirada abaco/02.html

de

www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/

1642 Mquina de Pascal O prximo passo no desenvolvimento de mquinas de calcular foi a inveno da primeira engenhoca capaz de somar ou diminuir nmeros muito rapidamente: a Pascalina, como foi apelidada a primeira calculadora mecnica. Foi criada quando Blaise Pascal tinha apenas dezoito anos. O modelo desenvolvido pelo jovem inventor consistiu em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os clculos visados. O operador girava as rodas dentadas de modo que os nmeros a serem somados ficassem expostos no mostrador. Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso, pois seu preo era excessivamente alto devido baixa quantidade de calculadoras Pascalinas produzidas.

Segundo o dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa, a palavra computador possui os seguintes significados: 1. O que faz clculos (pessoa ou mquina). 2. Inform. Aparelho eletrnico usado para processar, guardar e tornar acessvel informao de variados tipos. Referncia: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

e-Tec Brasil

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

e-Tec Brasil

Figura 3 Gottfried Leibniz e a sua inveno

Parte (a) Figura retirada de http://polegaropositor.com.br/tag/historia


Figura 2: Blaise Pascal e a sua inveno

Parte (b) Figura retirada de www.deanstalk.net/sapienstribune/2008/04/ index.html Seo retirada de www.citador.pt/citacoes.php?Wilhelm_Leibniz=Wilhelm_L eibniz&cit=1&op=7&author=230&firstrec=0 1801 Tear Programvel de Joseph Marie Jacquard Inventor francs nascido em Lyon, criador do primeiro tear automtico capaz de tecer padres complexos, o que revolucionou a indstria txtil simplificando a fabricao de tecidos. Filho de teceles, Jacquard desenvolveu a idia de um equipamento para simplificar a confeco de tecidos estampados (1790), mas por causa da Revoluo Francesa, alistou-se no Exrcito e teve de adiar seus projetos, s os divulgando no sculo seguinte (1801). Seu sistema de operao com cartes foi adaptado pelo estatstico americano Herman Hollerith (1890), para um tipo de calculadora e o inventor ingls Charles Babbage adaptou-o para o mecanismo de controle para sua calculadora.

Parte (a) Figura retirada de www.nndb.com/people/976/000024904 Parte (b) Figura retirada de www.icesi.edu.co Pensamento de Blaise Pascal: O homem vendo que incapaz de solucionar todos os problemas e que isso o aborrece, para ser feliz ignora-os. Pensamento retirado de www.hottopos.com.br/vidlib2/blaise_pascal2.htm 1672 Calculadora de Leibniz A Mquina de Pascal era boa, mas as operaes mais complicadas e trabalhosas (multiplicao e diviso) ficavam de fora de seu crculo operacional. Como uma evoluo da Pascalina, o alemo Gottfried Leibniz, na nsia de agilizar os interminveis clculos astronmicos se empenhou em aprimorar o modelo de Pascal. Leibniz finalizou sua calculadora mecnica capaz de fazer facilmente clculos envolvendo as quatro operaes fundamentais e ainda extrair a raiz quadrada. O modelo era muito parecido com o de Pascal, mas com componentes extras que agilizavam os clculos e se moviam dentro da mquina, otimizando os clculos repetitivos.

e-Tec Brasil

10

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

11

e-Tec Brasil

valores numricos. Formalmente, a lgebra Booleana um sistema matemtico composto por um conjunto de elementos, e que se utiliza somente de dois algarismos para representar os nmeros ou as proposies: o zero (0) e o um (1). Esse sistema de numerao chamado binrio - de base 2 - e tem grande utilidade na Lgica e na Teoria dos Conjuntos. George Boole morreu aos quarenta e nove anos de idade, em 1864, um sculo antes da revoluo dos microcomputadores, na Irlanda, devido a uma pneumonia. Sem suas idias o computador moderno no teria as caractersticas que tem hoje.

Figura 4 Joseph Marie e a sua inveno

Parte (a) Figura retirada de www.nndb.com/people/799/000097508 Parte (b) Figura retirada de http://lojadotear.com.br/Joseph Marie Jacquard. htm Seo retirada de http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JophMari.html 1847 A Teoria de Boole 1890 Hollerith Por mais estranho que possa parecer, uma das maiores revolues para o mundo dos clculos, no foi nenhuma mquina milagrosa ou a evoluo das j existentes, mas sim uma teoria. A publicao de dois livros, A Anlise Matemtica da Lgica e Uma Investigao das Leis do Pensamento, em 1847 e 1854, respectivamente, deram a George Boole o ttulo de inventor da lgica matemtica. Em 1854, na sua obra mais famosa, Investigation of the Laws of Thought, incorporou a Lgica Matemtica de um modo novo, estabelecendo uma nova lgebra a lgebra Booleana. Sua teoria hoje aplicada na construo de computadores modernos e telefones. A lgebra Booleana um ramo que trabalha com objetos diferentes. Estudam-se proposies e seus valores de verdade em vez de variveis e seus Visando acelerar o imenso trabalho dispensado ao censo nos Estados Unidos, Hermann Hollerith, desenvolveu um equipamento que usava os mesmos cartes perfurados idealizados por Joseph Marie Jacquard. Desta vez, cada carto perfurado era dividido em zonas correspondentes ao sexo, idade, moradia, data de nascimento, raa, nacionalidade e demais dados de interesse a um censo. Depois de perfurados no lugar correspondente determinada caracterstica da pessoa, o carto era levado at a mquina propriamente dita. Os cartes eram ento pressionados por dezenas de pinos que procuravam passar pelos buracos do carto, sendo que os pinos que atravessavam eram somente aqueles dos lugares previamente perfurados. Uma vez transpassado o carto, os pinos mergulhavam em um recipiente de mercrio, fechando um circuito e indicando sua posio. O sucesso de Hollerith foi tanto que ele fundou, em 1896, a Tabulation Machine ComFigura 5 George Boole

e-Tec Brasil

12

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

13

e-Tec Brasil

pany, empresa especializada em operar e fabricar as mquinas. A TMC veio a fundir-se com mais duas empresas formando a Computing Tabulation Recording Company. A mesma CTRC, anos depois da morte de Hollerith, mudava de nome e nascia a mundialmente famosa IBM - Internacional Business Machine.

analgico, era uma mquina capaz de resolver um nico tipo de problema, no caso: equaes diferenciais. Apesar disso, tinha duas inovaes que mais tarde foram decisivas para a inveno dos computadores eletrnicos digitais: usava componentes eletrnicos e tinha certa capacidade de programao (era capaz de resolver qualquer equao diferencial dada desde que suas componentes fossem reconfiguradas em funo desta). Nessa poca, Shannon trabalhava como assistente de Bush e este sugeriu-lhe que tentasse fazer um estudo matemtico procurando descobrir o princpio que possibilitava o funcionamento da mquina construda de forma emprica. Shannon dedicando-se ao problema, descobriu que os circuitos baseados em relays tinham seus estados de ON ou OFF (ou seja, de ligado e desligado ) regidos pelas leis da lgebra de Boole. Mais do que isso, fazendo as associaes: * ON - verdadeiro - 1 * OFF - falso - 0 Foi capaz de mostrar como construir circuitos baseados em relays, capazes de realizar cada uma das quatro operaes aritmticas. Shannon, alm de provar a possibilidade de se construir um computador totalmente eletrnico, foi o primeiro a atinar que os respectivos circuitos ficavam muito mais simples (e mais baratos) com o abandono do sistema decimal em favor do sistema binrio. Assim, Shannon foi o responsvel pela expanso do conceito de numerao binria e por introduzir nos meios acadmicos o conceito de bit, como conhecido atualmente. A palavra bit uma abreviatura de BInary DigiT (em portugus, dgito binrio). Este termo foi criado por Claude Shannon, em 1949, que utilizava em sua teoria matemtica esta palavra para simbolizar a unidade de informao. Tudo na informtica medido em bits, desde o tamanho de um nmero representado pela unidade decimal at a velocidade de transferncia

Figura 6 Mquina de Hollerith

Parte (a) Figura retirada de www.census.gov/history/www/census_then_ now/notable_alumni Parte (b) Figura retirada de www-03.ibm.com/ibm/history/exhibits/attic/ attic_071.html Seo retirada de http://orbita.starmedia.com/~cobit2/precursores/herman_ hollerith.htm 1948 Professor Bush e Claude Shanon Motivado por necessidades de clculos militares em balstica, o Prof. Bush do MIT construiu em 1930 um potentssimo computador analgico eletro-mecnico: o analisador diferencial de Bush. Na poca era o computador mais potente em existncia no mundo. Contudo, como todo computador

e-Tec Brasil

14

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

15

e-Tec Brasil

de dados em uma rede. Em outras palavras, um bit o menor dado de uma informao. Os computadores entendem impulsos eltricos, positivos ou negativos, que so representados por 1 e 0, respectivamente. A cada impulso eltrico, d-se o nome de bit (BInary digiT). Seo retirada de: - www.mat.ufrgs.br/~portosil/shannon.html - www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=45&item=5 - www.infowester.com/bit.php Os Primeiros Computadores A partir do momento em que surgiram os primeiros computadores, dividiu-se a histria dos computadores em geraes distintas. O pulo de uma gerao para outra se d com o advento de uma nova tecnologia que modifica a base de um computador, como a transio do uso de vlvulas para o uso de transistores e, posteriormente, a transio do uso de transistores para circuitos integrados. Mas, o que so estes componentes? Vlvula um dispositivo eletrnico formado por um invlucro de vidro de alto vcuo chamado ampola, que contm vrios elementos metlicos. As vlvulas foram fundamentais para o desenvolvimento da rdio, televiso e gravao de sons. Eram peas grandes e muito frgeis que tinham uma grande perda de energia por calor. Definio retirada de www.inforquali.pt/iq/pt/tutoriais/informativos/historiados-computadores.php Transistor - com tantas pesquisas na rea, foi inventado o transistor: um semicondutor capaz de substituir as vlvulas, trazendo grande melhora. Os transistores so menores, mais rpidos e duradouros, alm de no terem mais o problema de super aquecimento e consumo de energia, resolvendo assim problemas da poca.

Definio retirada de http://dicastelematica.blogspot.com/2007/08/histricodo-computador.html Circuito integrado - um circuito integrado, tambm conhecido por chip, um dispositivo microeletrnico que consiste de muitos transistores e outros componentes interligados capazes de desempenhar muitas funes. Suas dimenses so extremamente reduzidas e os componentes so formados em pastilhas de material semicondutor. A importncia da integrao est no baixo custo e alto desempenho, alm do tamanho reduzido dos circuitos aliado alta confiabilidade e estabilidade de funcionamento. Definio retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_integrado

Figura 7 Componentes Eletrnicos

Parte (a) Vlvula. Figura retirada de www.juliobattisti.org/tutoriais/rodrigolibrandi/historiacomputacao001_clip_image006.jpg Parte (b) Transistores. Figura retirada de http://grupo3ap.googlepages. com/Transistores.JPG/Transistores-full.JPG Parte (c) Circuito integrado. Figura retirada de http://images02.olx.com.br/ ui/2/77/19/21126819_1.jpg

e-Tec Brasil

16

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

17

e-Tec Brasil

A seguir, listam-se alguns computadores que foram construdos com estas trs tecnologias: vlvulas, transistores e circuitos integrados. Computadores com Vlvulas 1944 Mark I O MARK I era um computador totalmente eletromecnico construdo em 1944 pelo professor Howard Aiken da Universidade de Harvard em Cambridge U.S.A. O MARK I foi construdo a partir de um contrato entre a Marinha dos Estados Unidos da Amrica (US Navy) e a Universidade de Harvard para a construo de um calculador de tabelas para uso na navegao. Neste contrato a IBM financiava a construo do calculador em 2/3 e o restante era financiado pela Marinha dos Estados Unidos da Amrica. O MARK I tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. Quando em funcionamento, diz-se que reproduzia o rudo de uma grande sala cheia de senhoras a tricotar ao mesmo tempo. A memria e os totalizadores compreendiam 3.000 engrenagens com 10 dentes, 1.400 comutadores rotativos e tudo era ligado por cerca de 800 km de fios. O MARK I trabalhava nmeros com 23 decimais e realizava as quatro operaes aritmticas. Dispunha ainda de sub-rotinas integradas que calculavam funes logartmicas e trigonomtricas. Era um calculador lento, demorando 3 a 5 segundos para efetuar uma multiplicao, mas era totalmente automtico e podia realizar clculos extensos sem a interveno humana.

Figura 8 Mark I

Figura retirada de www.computerhistory.org/timeline/images/1944_harvard_markI_large.jpg Seo retirada de http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946hmark1.html 1946 ENIAC O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepo do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert. Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exrcito norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construo deste primeiro computador, tendo como objetivo auxiliar os clculos de preciso necessrios para a balstica. Foi anunciada a sua concluso em 14 de fevereiro de 1946. O ENIAC era uma grande mquina para efetuar clculos e baseava a sua estrutura nos avanos cientficos j anteriormente desenvolvidos, como as sofisticadas mquinas de clculos matemticos de Charles Babage, as

e-Tec Brasil

18

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

19

e-Tec Brasil

calculadoras mecnicas de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas, nas rels eletromagnticas, nas vlvulas e nas mquinas perfuradoras de cartes. O ENIAC foi construdo com 17468 tubos de vcuo, 70000 resistncias, 10000 condensadores, 1500 rels e 6000 interruptores. O ENIAC pesava 30 toneladas, consumia 200000 watts de potncia e ocupava vrias salas. Era to grande que tinha de ser disposto em U com trs painis sobre rodas para que os operadores pudessem se mover em volta dele. Em contrapartida, superava em muito a velocidade dos outros computadores. Quando em operao, os complexos clculos de balstica passaram a ser realizados em 30 segundos, ao passo que se estes mesmos clculos fossem realizados por meio das calculadoras manuais at ento utilizadas demorariam 12 horas para se obter o mesmo resultado. O ENIAC era programado atravs de milhares de interruptores, podendo cada um dele assumir o valor 1 ou 0, consoante o interruptor estava ligado ou desligado. Para program-lo era necessria uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instrues necessrias para computar, ou seja, calcular. O ENIAC tornou-se obsoleto e economicamente invivel de manter aps 10 anos de operao, tendo sido desmontado. Hoje encontram-se peas do ENIAC por muitos museus do mundo.

Figura 9 ENIAC

Parte (a) Figura retirada de http://pessoa.fct.unl.pt/mrt19591/imagens/ eniac%201946.jpg Parte (b) Figura retirada de www.nwscc.cc.al.us/nsfdc/technology/eniac5. jpg Seo retirada de www.inforquali.pt/iq/pt/tutoriais/informativos/historiados-computadores.php 1951 UNIVAC O ENIAC serviu de inspirao para muitos outros computadores que se seguiram, como: o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer); e o UNIVAC I (Universal Automatic Computer), este ltimo tambm construdo por Eckert e Mauchly, os homens frente do projeto ENIAC. O UNIVAC I foi o primeiro computador comercial da histria e, portanto, o primeiro computador projetado para uso em negcios e administrativo. Baseado na revolucionria teoria de Von Neumann (pensada por ele a partir do funcionamento do EDVAC), o UNIVAC I era bem menor que seus predecessores. Tinha apenas vinte metros quadrados e uma massa de cerca de cinco toneladas. O computador recebia as instrues de fitas magnticas e no mais de cartes perfurados. O UNIVAC I competia diretamente com as mquinas de cartes perfurados feitas pela IBM.

e-Tec Brasil

20

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

21

e-Tec Brasil

O UNIVAC foi o primeiro computador instalado no Brasil, adquirido em 1957 pelo governo do estado de So Paulo, sendo usado para calcular todo o consumo de gua na capital. Ocupava o andar inteiro do prdio onde foi instalado. Equipado com 4500 vlvulas fazia 12 mil somas ou subtraes por minuto e 2400 multiplicaes ou divises ao mesmo tempo.

um exagero. Apesar do pessimismo, em 1958, duas mil unidades do IBM 650 estavam espalhadas pelo mundo. O IBM 650 era capaz de fazer em 01 segundo 1.300 somas e 100 multiplicaes de nmeros de dez dgitos.

Figura 11 IBM 650

Figura retirada de https://publicaffairs.llnl.gov/news/news_images/bigpix/ historical/ibm650.jpg


Figura 10 UNIVAC I

Computadores com Transistores e Circuitos Integrados Os primeiros computadores eram mquinas que somente estavam ao alcance de grandes empresas ou instituies, que tinham necessidades de clculos muito exigentes e que possuam condies econmicas para realizar o alto investimento de se comprar um computador. Com o rpido desenvolvimento dos transistores entre 1952 e 1960 as vlvulas tornaram-se obsoletas e foi este avano tecnolgico que permitiu a criao de mquinas muito mais rpidas, menores e mais baratas. Em 1960, a IBM lanou o IBM/360, cuja srie marcou a nova tendncia na construo de computadores com o uso de Circuitos Integrados (CIs). A miniaturizao dos CIs permitiu que se tivesse a mesma capacidade de clculo de um ENIAC na palma de uma mo. O custo tambm caiu drasticamente a partir da produo em srie de computadores com CIs. Em meados da dcada de 1970 os computadores comearam a ter preos cada vez mais acessveis. Em 1981 a IBM lanou no mercado o PC (Personal Computer). Um PC distinguia-se das mquinas existentes at ento por estar

Figura retirada de http://library.thinkquest.org/18268/Good%20gifs/1951univac.gif Seo retirada de: - http://dicionariodainternet.com.br/cgi-bin/wiki.pl?Univac - www.mci.org.br/linhatempo/index.html 1954 IBM 650 O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em 1954. Media 1,5 m x 0,9 m x 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e cientficos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos na poca), o que foi considerado

e-Tec Brasil

22

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

23

e-Tec Brasil

dirigido a usurios individuais que poderiam passar a ter nos seus escritrios ou em suas casas uma mquina para uso exclusivo. Os computadores existentes antes da idia dos PCs eram computadores de grande porte, chamados de mainframes, que geralmente ocupavam um grande espao e necessitavam de um ambiente especial para seu funcionamento, como instalaes de refrigerao. O PC tinha ainda outra caracterstica que o tornou revolucionrio que era o fato de ter uma arquitetura aberta, ou seja, qualquer fabricante poderia criar peas adaptveis quela mquina, o que no era possvel com os mainframes.

c) baco, Mquina de Hollerith, IBM/360, Eniac d) baco, Mquina de Hollerith, Eniac, IBM/360 Dica: use o recurso Localizar Texto para encontrar em um documento uma respectiva palavra ou frase, como por exemplo, para procurar a palavra IBM/360 neste documento. Para utilizar este recurso, solicite a ajuda do seu tutor. 2. Qual o Sistema Numrico que o computador adota? Qual sua menor unidade? 3. Cite as trs diferentes tecnologias eletrnicas que marcaram a evoluo dos computadores. 4. Qual foi o primeiro computador introduzido no nosso pas? Ele foi introduzido para qual finalidade? 5. Como curiosidade pesquise na Internet sobre o primeiro computador construdo no Brasil com circuitos integrados. Solicite a ajuda do seu tutor para realizar esta busca na Internet.

Figura 12 Nova gerao de computadores

Curiosidade: Origem do nome computador Na II Guerra Mundial existia uma equipe de 80 mulheres na Universidade da Pensilvnia cuja funo era calcular manualmente as equaes diferenciais necessrias para os clculos de balstica. O exrcito norte-americano chamava a funo destas pessoas: computadores. Em 1946, quando o computador ENIAC ficou pronto, 06 mulheres computador foram escolhidas para testarem a nova mquina. Curiosamente, o termo deixou de estar associado s pessoas que operavam a mquina para dar nome mquina propriamente dita, uma vez que de fato a mquina passou a realizar as contas que antes eram realizadas por estas pessoas. Leitura Complementar: Cientistas e Tambm Filsofos... O homem entrega-se ao mal na prpria concupiscncia: o prazer

Parte (a) Circuito integrado. Figura retirada de www.ineti.pt Parte (b) PC (Personal Computer). Figura retirada de http://images01.olx. pt Seo retirada de www.inforquali.pt/iq/pt/tutoriais/informativos/historiados-computadores.php Praticando... 1. Marque a alternativa correta analisando a ordem cronolgica: a) baco, Eniac, Mquina de Hollerith, IBM/360 b) Eniac, baco, Mquina de Hollerith, IBM/360

24

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

25

e-Tec Brasil

que nela encontra a rede em que se deixa prender. Amar encontrar a prpria felicidade na felicidade alheia. As citaes acima so de autoria de Gottfried Wilhelm Leibniz, que alm de cientista foi um grande filsofo. Como cientista, Leibniz tambm foi um descobridor dos princpios do clculo diferencial, assim como Newton. Mas, ambos estes cientistas fizeram descobertas sob pontos de vista diferentes. Como filsofo, Leibniz possui como ponto de partida dois temas provenientes de fontes distintas: um da filosofia de Descartes, outro de Aristteles e da escolstica medieval. Descartes forneceu-lhe o ideal de uma explicao matemtica do mundo; a partir dessa idia, Leibniz desenvolveu uma espcie de clculo filosfico que lhe permitiria encontrar o verdadeiro conhecimento e desvendar a natureza das coisas. De Aristteles e da escolstica, Leibniz conservou a concepo segundo a qual o universo est organizado de maneira teolgica, ou seja, tudo aquilo que acontece, acontece para cumprir determinados fins. Voc pode ler mais a respeito da interessante filosofia de Leibniz e das filosofias de outros importantes filsofos acessando o site http://www.mundodosfilosofos.com.br. Na Filosofia Moderna encontram-se nossos dois conhecidos cientistas: Leibniz e Blaise Pascal. Seo retirada de www.inforquali.pt/iq/pt/tutoriais/informativos/historiados-computadores.php

UNIDADE 2 - INTERNET

Objetivos da aula
- Conhecer como a Internet se originou; - Entender as diferentes formas de se conectar Internet e levantar os seus pontos fracos e fortes; - Conhecer quais os navegadores de Internet mais utilizados, como fazer download deles e um conjunto de caractersticas interessantes e comuns a diversos navegadores existentes; - Compreender como navegar na Internet, ou seja, no somente utiliz-la, mas sobretudo entender o que so os links sobre os quais voc clica quando est navegando e o que so exatamente as pginas da Internet (sites) que voc acessa; - Conhecer como o seu computador faz para saber em qual computador da rede mundial Internet est a pgina (site) que voc deseja acessar; - Considerando que uma pgina da Internet possui um endereo, conhecer a estrutura de um endereo WWW da Internet como, por exemplo, o endereo (domnio) www.submarino.com.br.

Voc ver por aqui... Como a Internet se originou, no que ela consiste e de modo simplificado como ela funciona. O crescimento que a Internet teve foi e continua sendo fabuloso. Ela consiste em um novo tipo de disseminao da informao. Hoje, toda informao, seja construtiva ou no, est disponvel na Internet distncia de um clique e o saber utilizar esta infra-estrutura essencial para voc que deseja ganhar ou simplesmente manter seu espao na nova estruturao de uma sociedade baseada na informao.

26

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

27

e-Tec Brasil

Como surgiu a Internet (rede de computadores) litar o compartilhamento de informaes?

para

possibi-

Resultado da Guerra Fria, a Internet fruto de um longo perodo histrico, desde a dcada de 1960 at hoje. A injeo dada para que ela surgisse foi o lanamento do primeiro satlite espacial, o Sputnik, pela Unio Sovitica. Quatro meses mais tarde o presidente dos E.U.A., Dwinght Eisenhower, anunciava a criao da ARPA (Advanced Research Projects Agency) com a misso de pesquisar e desenvolver altas tecnologias para as Foras Armadas americanas. No final da dcada de 50, percebeu-se que havia a necessidade de criar uma forma de comunicao mais eficiente j que havia o risco de um ataque nuclear nas bases americanas. A ARPA passou ento a financiar fortemente a investigao de um novo tipo de rede em que no existisse um ponto de vulnerabilidade, ou seja, que caso um ponto da rede fosse atacado a rede poderia continuar a funcionar utilizando os outros computadores e ligaes entre eles. Assim, em 1968 a ARPA criou a ARPANET (que mais tarde passou a chamar-se DARPA). Tratava-se de um novo tipo de rede sem servidor central, ou seja, sem um computador responsvel por controlar todos os demais, e com muitas ligaes no-organizadas entre os computadores. Neste tipo de rede pode-se acrescentar novas ligaes conforme a necessidade ou desativar linhas j existentes. Este ltimo caso satisfaz as situaes de ataque nas quais a informao poder encontrar o caminho do seu destino por outro caminho disponvel. Para que esta rede complexa funcionasse foi necessrio desenvolver a tecnologia dos roteadores (routers), que colocados em cada computador da rede decidiam para onde enviar cada informao com base no destinatrio. O protocolo de comunicao que suporta esta forma de funcionamento o TCP/IP. Os militares desenvolveram esta tecnologia e guardaram-na secretamente. To secretamente que em 1986 (18 anos depois) ainda s existiam 5 computadores ligados em rede com esta tecnologia. Assim, no final da dcada de 80, o conhecimento e a infra-estrutura foram transferidos para a NSF (National Science Foundation) que j incorporava universidades, empresas e rgos governamentais. Foi nessa poca que o termo Internet comeou a ser utilizado.

A Internet , portanto, a rede fsica que hoje liga os computadores pelo mundo inteiro e os protocolos de comunicao que garantem que a informao v do emissor ao receptor por um caminho (ligaes entre computadores) disponvel no momento. Esta rede foi construda para no ter um centro de controle (computador central) e medida que mais computadores foram se ligando rede e criando ligaes de forma anrquicas, mas sempre tentando proporcionar a si prprios os melhores contatos na rede, foi-se criando a teia de ligaes que existe hoje. A tendncia o crescimento permanente da rede, sendo constituda atualmente por milhares de computadores interligados em todo o planeta.

Figura 13 Ilustrao da Internet.

Figura retirada de http://blog.estadao.com.br/blog/media/global-internet. jpg Seo retirada de: - www.museudocomputador.com.br/internet_mundo.php - www.inforquali.pt/iq/pt/tutoriais/informativos/historia-da-internet.php Mas como fao para usar a Internet? O que provavelmente voc deseja navegar na Internet, ou seja, acessar os interessantes contedos que esta rede nos disponibiliza. Para

e-Tec Brasil

28

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

29

e-Tec Brasil

navegar na Internet primeiramente necessrio que voc conecte o seu computador na rede de computadores Internet. Existem diferentes formas de realizar esta conexo, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Petracioli, F. [1] explica, logo abaixo, os diferentes tipos de conexo Internet e aproveitamos para adicionar explicaes de alguns termos da Internet para esclarec-lo ainda mais. Seo retirada e adaptada de: [1] Petracioli, F., especial para PC World, 2008. http://pcworld.uol.com.br/ reportagens/2008/01/18/conheca-os-diferentes-tipos-de-conexao-a-internet Tipos de Conexes Internet - Linha discada: Conexo por linha discada ou dial-up, um tipo de acesso a Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefnica convencional para acessar a rede mundial de computadores. Este tipo de conexo lenta (no passa de 56 kbs, no mximo) em relao aos servios de acesso em banda larga, que oferecem mais velocidade de transferncia de dados. Alm da baixa velocidade a conexo discada no estvel e mantm ocupada a linha telefnica enquanto voc estiver conectado, ou seja, no possvel falar ao telefone ao mesmo tempo em que se navega pela Internet. Dependendo do horrio em que o acesso feito, os gastos com a conta telefnica podem ser altos. Por outro lado, basta uma linha telefnica disponvel, um PC com modem e um provedor de acesso, que podem cobrar ou no pelo servio, para que a Internet esteja disponvel. No caso do acesso pago, so oferecidos diversos tipos de planos com limites de horas de utilizao, limite de volume de dados ou acesso ilimitado. Interessante saber...
Provedor de acesso Um provedor de acesso Internet uma empresa que prov acesso Internet aos seus clientes atravs da manuteno de uma central de linhas telefnicas exclusivas ligadas aos seus servidores Internet. Um servidor um computador que fornece servios a uma rede de computadores. Estes servios podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrnico.

- xDSL: Este tipo de acesso fornecido por meio da rede de telefonia convencional mas diferente do acesso discado. Em primeiro lugar, mesmo que o usurio esteja conectado e navegando pela Internet, a linha telefnica estar desocupada e poder ser usada livremente para chamadas de voz. Isso possvel porque um modem xDSL, que deve ser instalado, converte as informaes em um sinal eltrico que trafega em uma freqncia diferente daquela que utilizada para a voz, ou seja, um sinal no interfere no outro. necessrio tambm que o PC tenha uma placa de rede do tipo Ethernet instalada. O servio xDSL tambm exige a contratao de um provedor de acesso a Internet. Cada concessionria, dependendo da infra-estrutura que tiver instalada, pode oferecer diversas velocidades de acesso. Apesar da popularidade desse tipo de acesso ele no est disponvel em todos os lugares. O servio xDSL tem uma caracterstica importante: o compartilhamento da infra-estrutura. Por conta disso, se muitos usurios estiverem usando o servio em determinada regio, ao mesmo tempo, a velocidade de acesso ser mais baixa do que aquela que foi contratada. Por causa disso as concessionrias geralmente garantem apenas 10% da velocidade nominal contratada. Interessante saber...

Placa de rede um dispositivo de hardware responsvel pela comunicao entre os computadores em uma rede. Sua funo controlar todo o envio e recebimento de dados atravs da rede. Existem diversos tipos de placas de rede, como por exemplo, a Ethernet.
Cabo: A conexo via cabo utiliza a mesma infra-estrutura (cabo) do servio de TV por assinatura por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o servio de televiso quanto os dados de Internet. Por isso a oferta deste tipo de acesso est restrita s regies onde tambm existe o servio de TV paga via cabo. Um aparelho chamado splitter separa o sinal de TV dos dados de Internet. Uma das vantagens desse tipo de servio que a conexo com a Internet est permanentemente ativa; basta ligar o computador e sair navegando. Quanto velocidade de acesso, ela no varia: o usurio sempre ter a mesma velocidade de acesso em qualquer hora. As fornecedoras desse servio cobram um valor fixo e, em geral, praxe limitar o direito a uma quantidade mxima de transferncia mensal de dados, taxando-se o usurio pelo excedente. No entanto, h tambm planos que disponibilizam trfego ilimitado de dados.

Modem o equipamento responsvel pela conexo de um computador Internet. Existem modems para acesso discado e para acesso de banda larga, sendo que este ltimo ns veremos mais adiante. Os modems para acesso discado geralmente so instalados internamente no computador enquanto os modems para acesso em banda larga no.

e-Tec Brasil

30

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

31

e-Tec Brasil

Satlite: para este tipo de conexo necessrio alguns aparatos de hardware um pouco mais especficos e caros. Voc precisa ter uma antena que consiga captar o sinal do satlite e transmiti-lo para o computador (ou computadores) e de modems de satlite. A antena pode tanto ser fornecida pelo provedor de acesso quanto ter que ser adquirida pelo usurio, a depender do caso. Alm disso, preciso tambm contratar o servio de acesso Internet. Uma das vantagens deste tipo de conexo que o acesso torna-se independente de localizao. Ainda que se esteja em zonas afastadas do Brasil onde no oferecido acesso Internet pelos meios mais convencionais, o acesso via satlite funciona, pois a cobertura atinge todo o territrio nacional. S que quanto mais remoto for o local da instalao, mais potncia a antena a ser utilizada deve ter. Celular: Este tipo de conexo era muito lenta, com pouca capacidade de transmisso de dados. Com a chegada da chamada rede 3G ao Brasil, que oferece banda larga aos telefones mveis, a velocidade aumentou muito. Portanto, a velocidade e a mobilidade so os dois maiores benefcios da tecnologia 3G. Interessante saber...

possibilitar o compartilhamento do acesso e garantir mobilidade aos usurios. Ao compartilhar uma conexo de grande capacidade, os usurios deste tipo de acesso podem ratear as despesas, ao mesmo tempo em que garantem uma conexo permanente e um baixo custo de instalao e de manuteno. Em contrapartida, sobrecargas, como muitos usurios fazendo downloads de arquivos pesados como vdeos, podem tornar o acesso mais lento. Aps estabelecer conexo com a Internet, voc deve usar um navegador (ou browser) para poder acessar as informaes disponveis na Internet. O que um navegador e quais so os navegadores mais utilizados? Um navegador, tambm conhecido por browser, um programa aplicativo que usamos para acessar documentos da Internet, tambm conhecidos como pginas ou sites, que ficam armazenados em computadores localizados em qualquer lugar do mundo. Estes computadores so chamados de servidores. Atualmente os dois navegadores mais utilizados so: (1) o Internet Explorer, da Microsoft; e (2) seguido pelo Mozilla Firefox, da Fundao Moz i l l a .

Tecnologia 3G a tecnologia usada pela terceira gerao de telefonia mvel. A primeira foi a dos celulares analgicos e a segunda a dos celulares digitais. O nome 3G dado s novas redes de banda larga mveis das operadoras. Tem como objetivo oferecer acesso mvel Internet em alta velocidade. uma evoluo natural das tecnologias j existentes, as chamadas de 2G (ou segunda gerao), que so as TDMA, CDMA e GSM. Como proporciona uma transmisso de dados mais veloz, a 3G possibilita s operadoras de celular oferecerem Internet com banda larga, TV no celular, jogos 3D e download de msicas e vdeos com maior rapidez. Informaes retiradas de: www.webspace.com.br/celulares/geral/o-que-e-tecnologia-3g

Rdio: O acesso Internet por rdio uma forma de estender uma cone xo Internet que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais para outro ponto onde no existe tal servio. Este ltimo ponto pode ser uma rea restrita, por exemplo, uma empresa, um condomnio, residncia, etc. Uma de suas caractersticas

e-Tec Brasil

32

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

33

e-Tec Brasil

Passo 1 - Clique em Executar. Dessa forma, o Firefox comear a ser instalado assim que acabar o download.

Figura 14 Telas dos principais navegadores

Parte (a) Navegador Internet Explorer Parte (b) Navegador Mozilla Firefox Voc pode consultar as estatsticas dos navegadores mais utilizados na pgina (site) da W3 Schools Browser Statistics, que gera estatsticas a respeito dos navegadores existentes, em especial para uso dos desenvolvedores de programas para Internet. Considere que so estatsticas, logo, os seus valores no devem ser utilizados como referncias exatas. O endereo da pgina da W3 Schools Browser Statistics : www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp Como fao para obter um navegador? Para fazer download dos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox voc pode acessar as seguintes pginas da Internet: Internet Explorer: http://www.microsoft.com/brasil/windows/internet-explorer Mozilla Firefox : http://br.mozdev.org Por exemplo, para fazer o download do Mozilla Firefox e depois instal-lo voc deve acessar a pgina de Internet indicada acima e, estando nesta pgina, clicar no link Iniciar o download do Firefox para comear a transferir o arquivo de instalao do Firefox para o seu computador. Depois siga a seguinte sequncia de passos:

Passo 2 Aguarde a transferncia...

Passo 3 Download concludo. Clique em Executar para iniciar a instalao do Firefox.

Passo 4 Bem-vindo ao instalador. s seguir as instrues do assistente.

e-Tec Brasil

34

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

35

e-Tec Brasil

desejadas; (ii) salv-las no seu computador; (iii) sair (desconectar-se) da Internet; e (iv) mesmo estando desconectado usar os arquivos que acabou de salvar; Salvar imagens e links O recurso de Salvar imagens no seu computador facilita a utilizao das imagens de uma pgina da Internet em outros documentos. Lembre-se sempre de respeitar os direitos autorais de imagens obtidas na Internet assim como de textos. Como navegar na Internet? Utilizando um navegador de sua preferncia voc pode navegar de um lugar para outro na Internet apenas clicando nos links. Mas o que so links? Os links so pontos de conexo entre diferentes partes de texto de uma mesma pgina (o mesmo que website ou site) ou entre diferentes pginas. Voc navega na Internet seguindo estes links ou digitando na barra de endereos um endereo de uma pgina.

Quais caractersticas so comuns aos diversos navegadores? Embora todos os navegadores sejam diferentes, existem certas caractersticas (funcionalidades) interessantes que todos utilizam, por exemplo: Atualizar Clicando no boto Atualizar, a pgina que estamos vendo carregada novamente. Muitas vezes o carregamento de uma pgina muito lento ou simplesmente interrompido, nestes casos recomenda-se usar o boto Atualizar; Pesquisar Como o nome indica, este boto serve para fazer pesquisas na Internet. No entanto, a forma de pesquisar ligeiramente diferente de navegador para navegador; Favoritos/Bookmarks A funcionalidade dos Favoritos poder gravar o endereo das suas pginas favoritas e organiz-las como preferir. Para adicionar uma pgina aos Favoritos voc pode ir opo de menu Favoritos ou utilizar a tecla de atalho respectiva (Ctrl+B no Internet Explorer ou Ctrl+D no Mozilla Firefox); Histrico Sempre que voc visita uma pgina fica gravado no seu computador uma espcie de registro da sua visita. Esta opo til no caso de voc precisar relembrar o endereo de um site j visitado, pois o Histrico permite que voc veja quais foram as ltimas pginas visitadas; Salvar pginas O recurso de Salvar uma pgina no seu prprio computador pode lhe ser til, por exemplo, no caso de o seu acesso a Internet ser limitado. Voc pode: (i) rapidamente acessar todas as pginas

Mas o que uma pgina da Internet?

Pgina da Internet ou site um conjunto de arquivos localizados em um computador da rede Internet que contm informaes (textos, fotos, animaes grficas, sons e vdeos) sobre uma instituio ou uma pessoa.

Seo retirada e adaptada de: - www.inforquali.pt/iq/pt/tutoriais/informativos/caracteristicas-comunsdos-browsers.php - www.dm.ufscar.br/~waldeck/curso/html/internet/navegar.html Mas como meu computador consegue saber em qual computador do mundo est a pgina (site) que eu desejo acessar?

e-Tec Brasil

36

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

37

e-Tec Brasil

Cada computador existente na Internet recebe um endereo fsico nico, definido por um nmero de at 12 dgitos chamado de endereo IP (Internet Protocol). atravs deste endereo que um computador da rede Internet consegue localizar outro computador (servidor) na rede. Cada pgina da Internet acessvel por um endereo IP. Exemplos de endereos IP so: 200.127.694.10 e 192.149.0.30. No entanto, estamos mais acostumados a localizar uma pgina da Internet por um nome (tambm chamado de domnio) como o endereo do tipo www.google.com.br, e no por uma srie de nmeros. Afinal seria trabalhoso acessar cada pgina da Internet atravs do endereo IP do computador que armazena o contedo da pgina desejada, pois alm de ter que decorar os endereos IPs que voc mais utiliza, voc teria que consultar uma relao de IPs toda vez que quisesse acessar uma nova pgina. Para lidar com este problema a Internet usa o DNS (Domain Name System, em portugus, Sistema de Resoluo de Nomes). ele que permite o uso de nomes (domnios) ao invs dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na Internet, o DNS um conjunto de grandes bancos de dados distribudos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP associado a um domnio. Portanto, o DNS funciona como um catlogo de endereos. Seo com trechos retirados de: - www.infowester.com/dns.php. Escrito por Emerson Alecrim. Interessante saber... Bancos de dados so conjuntos de dados organizados em uma estrutura que possibilita produzir, a partir destes dados, informaes prticas a ns usurios, como a listagem de todos os clientes de uma empresa que compram aparelhos eletrnicos, outra listagem com os que comprar artigos de perfumaria, etc. Como j foi dito, o servio de DNS da Internet um conjunto de bancos de dados espalhados em servidores de todo o mundo. Estes bancos de dados tm a funo de indicar qual IP est associado a um nome de uma pgina (site). Quando voc digita um domnio em seu navegador, por exemplo, www.google.com.br, seu computador solicita aos servidores (de DNS) de seu provedor de Internet que encontre o endereo IP associado a

www. google.com.br. Se os servidores do seu provedor no tiverem esta informao, um destes servidores se comunica com outros servidores que possam ter. Dessa forma, o endereo IP do computador que armazena a pgina encontrado e o seu computador torna-se capaz de se conectar a este computador para obter a pgina nele armazenada. Estrutura de um Domnio (Nome) Uma pgina da Internet identificada pelo seu nome (domnio). Veja como a estrutura de um domnio: Protocolo://domnio/pasta1/pasta2/../pastan/arquivo O protocolo poder ser o http, https, ftp, gopher ou outro. O protocolo define o tipo de comunicao que ir existir entre o seu navegador e o servidor. O domnio um conjunto de palavras separadas por ponto, onde cada uma das palavras no pode exceder 63 caracteres. O elemento mais direita de um domnio chama-se Domnio de Topo e pode ser por pas, identificando o pas de origem do servidor ou por tipo de atividade. Exemplos de Domnios de Topo por pas:
br Brasil ca Canad jp Japo uk Reino Unido nz Nova Zelndia it Itlia

Exemplos de Domnios de Topo por atividade:


com Comercial edu Educacional org Organizacional gov Governamental mil Militar arts Cultural

A entidade responsvel pela gesto dos Domnios de Topo a IANA (Internet Assigned Numbers Authority). No entanto, para cada Domnio de Topo existe uma entidade responsvel pela sua gesto definindo regras especficas. A entidade responsvel por registrar domnios para a Internet no Brasil o Registro FAPESP. Nesta entidade um domnio registrado de forma a existir um depara que traduz o domnio para o nmero IP

e-Tec Brasil

38

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

39

e-Tec Brasil

do servidor. Voc pode acessar a pgina http://www.registro.br para obter mais informaes a respeito desta entidade e pode inclusive verificar a disponibilidade de um novo nome de domnio: basta digitar o novo nome de domnio desejado e pedir para efetuar uma busca por este nome. bem prtico! Continuando a nossa explicao sobre a estrutura de um domnio, conforme abaixo: Protocolo://domnio/pasta1/pasta2/.../pastaN/arquivo As pastas correspondem estrutura onde esto armazenados os arquivos. Na ltima parte do endereo possvel colocar um nome de arquivo, como por exemplo: index.htm ou software.php. Observe que um domnio (endereo de Internet) no contm espaos em branco, pois no permitido pela norma. Exemplo de domnio (sem pastas):

Seo com trechos retirados de: - www.inforquali.pt/iq/pt/tutoriais/informativos/estrutura-dos-enderecos-internet-url.php Praticando... 1. Pesquise sobre como a Internet chegou ao Brasil e quais as pessoas ou entidades envolvidas no seu processo de implantao. 2. Quais so as maneiras de se conectar a Internet? Quais so as vantagens e desvantagens de cada uma delas? 3. Faa uma pesquisa na Internet sobre os provedores que oferecem acesso gratuito a Internet. Liste-os e informe o endereo da pgina (domnio) de onde voc obteve as informaes. 4. O que um IP e para que ele serve? 5. Como um computador faz para saber em qual computador da rede Internet est armazenada a pgina (site) que se deseja acessar? Curiosidade... No dia 19 de janeiro de 2006 a ONU (Organizao das Naes Unidas) estabeleceu que no dia 17 de maio seria comemorado o Dia Mundial da Internet. Leitura Complementar Tudo que em excesso faz mal Vamos cuidar de ns mesmos e nos informarmos sobre como orientar as nossas crianas a usar a Internet de forma benfica.

http://www.google.com.br
1 2 3 4

- Definio do protocolo. Neste caso utilizado o proto-

colo HTTP; - Apenas indica que esta pgina da Internet da World Wide Web (WWW). O termo WWW utilizado quando nos referimos s pginas existentes em toda a Internet, que so arquivos interligados entre si. Em alguns domnios (nomes) este item no existe mais;
3 4 2

- Nome do servidor - Domnio de Topo

Acesse a pgina abaixo que contm um interessante Guia de Segurana Online para Pais:

e-Tec Brasil

40

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

41

e-Tec Brasil

http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/10/26/guiade-seguranca-online-para-pais Frum de Discusso Fico ou no, o fato que gostamos de pensar, por exemplo, em emails para todas as coisas do nosso cotidiano. Imagine... - o seu carro (ou seja, um software embutido nele) envia um e-mail pedindo um balanceamento de pneus; - a sua piscina envia uma mensagem pedindo mais cloro; - a sua cmera digital pede novas baterias; - a sua geladeira adiciona leite a sua lista de compras de mercado. Fico sim, mas uma tendncia de uso da Internet. E nas empresas? Qual a realidade do uso da Internet como tecnologia capaz de auxiliar as atividades das empresas e contribuir para as suas metas? Informe-se a respeito e compartilhe com os seus colegas de estudo sobre as informaes que voc obteve ou as experincias que j teve. Voc, por exemplo, j utilizou um site de comrcio eletrnico? Caso no tenha, acesse um site deste tipo e simule que deseja comprar um produto. V clicando e simulando efetuar a compra. Na hora de pagar, voc no confirma o pagamento. Pronto! Dessa forma voc criar a sua experincia com uma loja virtual, ou seja, uma loja (empresa) que funciona na Internet. No futuro voc poder trabalhar ou ter uma loja deste tipo e so as experincias que nos tornam pessoas diferenciadas. Outro exemplo: voc sabia que existem empresas que contratam servios de outras empresas para estas ltimas criarem e enviarem emails (geralmente com anncios promocionais) para elas? Acesse os sites www.gnove.com.br e www.olhodigital.com.br/index.htm para voc constatar esta realidade. Chamamos esta forma de divulgao de E-mail Marketing. Lgico que o envio de e-mails de marketing deve ocorrer de forma responsvel. Neste sentido a Associao Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) elaborou uma relao de Boas Maneiras

que so recomendaes que conduzem a uma utilizao tica, pertinente e responsvel do e-mail como ferramenta de marketing. Estas orientaes se fundamentam no respeito aos destinatrios dos e-mails e tambm no uso adequado da Internet, o que certamente contribuir para as empresas alcanarem os resultados desejados e construrem um relacionamento slido e de confiana mtua com seus clientes. E sobre o MSN (Windows Live Messenger), Skype, Orkut, Twitter, YouTube, etc.? Voc conhece estas ferramentas (softwares)? Todas utilizam a Internet. Informe-se a respeito destas ferramentas, saiba para que servem e como as empresas tm se beneficiado com a utilizao delas. Compartilhe o conhecimento que voc obteve, pesquisando na Internet, no nosso Frum de Discusso!

e-Tec Brasil

42

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

43

e-Tec Brasil

UNIDADE 3 - HARDWARE E SOFTWARE


Objetivos da aula
- Entender os conceitos de hardware e de software. - Compreender como um computador funciona. - Conhecer diferentes dispositivos de hardware e as suas finalidades. - Conhecer diferentes tipos de software e as suas finalidades. - Ter condies de analisar durante a aquisio de um software, por exemplo, pela Internet se este pode ser obtido gratuitamente ou no (tipos de licenas de uso).

computador til, informando a ele como executar determinada tarefa.

Figura 15 Partes de um computador

Parte (a) Elementos de hardware. Figura retirada de www.jefferson-davis. lib.la.us/pc-hardware-overview-1.jpg Parte (b) Software Como estas partes funcionam?

Voc ver por aqui... O que existe dentro de um computador e como ele funciona, ou seja, como o hardware e o software trabalham juntos para nos auxiliar a realizar as nossas atividades do dia-a-dia e, sobretudo, as atividades das empresas. Usar o computador tornou-se imprescindvel s empresas, pois ele permite organizar, poupar tempo e trabalho alm de otimizar os recursos existentes. Mas o que existe dentro de um Computador? O que ele exatamente? Um computador constitudo por duas partes: Hardware: a parte fsica da mquina formada por componentes eletrnicos, como fios e circuitos. Software (Programa): So os programas. o software que torna o
Figura 16 Ilustrao de um computador na arquitetura de Von Neumann. Figura retirada do material didtico de EGYPTO (2004)

Os computadores modernos possuem um esquema bsico conhecido como arquitetura de Von Neumann. Este esquema divide o hardware de um computador em trs componentes principais: (i) memria; (ii) Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU ou Processador); e (iii) dispositivos de entrada e de sada.

e-Tec Brasil

44

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

45

e-Tec Brasil

Cada uma das partes constituintes da figura acima apresenta os seguintes significados: (1) Dispositivo de entrada (o teclado): o meio pelo qual os dados so introduzidos no computador; (2) Unidade Lgica e Aritmtica (ULA): parte responsvel pelas operaes matemticas e avaliaes lgicas; (3) Unidade de Controle: exerce controle sobre as demais partes do computador. uma verdadeira gerente que distribui tarefas s outras unidades. Busca programas na memria e executa-os passo a passo sobre os dados de entrada; (4) Memria: guarda o programa a ser executado e os dados a serem utilizados pelo mesmo. Todo dado fornecido ao computador e os resultados de suas operaes ficam guardados na memria; (5) Dispositivo de Sada (vdeo e impressora): o meio que se dispe para apresentao dos resultados obtidos. Todos os computadores, independentemente dos seus tamanhos, so conceitualmente semelhantes ao esquema da figura anterior (h algumas diferenas, mas no trataremos aqui dos casos especiais). Em resumo, vejam como o funcionamento de um computador prtico e eficiente: - a memria armazena os dados e os programas; - a UCP (processador) busca os programas e os dados na memria, executa estes programas utilizando os dados obtidos e, ento, armazena os valores resultantes de volta na memria; - os dispositivos de entrada (tais como teclado, mouse e microfone) e dispositivos de sada (tais como a tela, alto-falantes e impressora) possibilitam a interao com o usurio, permitindo que as pessoas forneam entradas e os dispositivos de sada exibam os resultados obtidos. Seo retirada e adaptada de: EGYPTO, Cndido, Introduo Pro-

gramao, ASPER Associao Paraibana de Ensino Renovado. Joo Pessoa PB, maro, 2004. Processadores Aqui dedico uma ateno especial aos processadores por serem eles elementos de suma importncia para o funcionamento dos computadores, afinal o processador quem unifica todo o sistema de um computador, controlando as tarefas realizadas por cada unidade e sendo tambm responsvel pela execuo de todos os programas, que obrigatoriamente devero estar armazenados na memria (memria principal). Um programa composto por uma srie de instrues que so executadas sequencialmente pelo processador atravs de operaes bsicas como somar, subtrair, comparar e movimentar dados. Desta forma, o processador busca cada instruo na memria e a interpreta para poder execut-la.

Figura 17 Processador.

Figura retirada de www.productwiki.com/intel-core-i Memrias A memria do computador na qual so armazenados os dados e os programas a serem executados pelo processador chamada de memria principal ou memria primria. Ela composta por unidades de acesso chamadas clulas, sendo que cada clula composta por um determinado nmero de bits. Assim, o bit a unidade bsica de memria, podendo as-

e-Tec Brasil

46

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

47

e-Tec Brasil

sumir o valor 0 ou 1. A memria principal pode ser classificada em funo da sua volatilidade em memria voltil e memria no-voltil. As memrias volteis se caracterizam por poderem ser lidas ou gravadas, como o tipo RAM (Random Access Memory), que constitui quase que a totalidade da memria principal do computador. O tipo RAM de memria uma memria temporria, ou seja, quando o computador desligado (ausncia de energia eltrica) os dados no so preservados.

utilizamos outro tipo de memria, chamada de memria secundria. A memria secundria um meio permanente (no-voltil) de armazenamento de programas e de dados.

Vantagem da memria secundria... Este tipo de memria no precisa de energia eltrica para manter os dados nela armazenados! Exemplos de memria secundria so: o disco rgido ou Hard Disk (HD), que localiza-se dentro do computador, CD (Compact Disc), DVD (Digital Video Disc), pen drive, etc.

Ateno Se voc quiser preservar os seus dados, que podem representar horas de trabalho, deve mov-los da memria principal do computador para um disco de armazenamento, operao conhecida como SALVAR. Quando voc desliga o computador a informao que no foi salva em um disco perdida. Mais adiante, ainda nesta seo, falarei sobre os tipos de disco existentes para que voc possa escolher a melhor opo de onde salvar os seus dados

Portanto, so nestes dispositivos que voc poder SALVAR, ou seja, armazenar de forma permanente, os seus dados!

O outro tipo de memria principal chamada de memria novoltil e se caracteriza por no permitir alterar ou apagar o seu contedo. Este tipo de memria, conhecida como ROM (Read-Only Memory), j vem pr-gravada do fabricante, geralmente com um programa, e seu contedo preservado mesmo na ausncia de energia eltrica. Portanto, devido caracterstica da memria ROM no perder os dados na ausncia de energia eltrica, esta memria contm os cdigos bsicos de operao do computador, suas rotinas de inicializao e de auto-teste. Este conjunto de cdigos de operao/funcionamento forma o Sistema Bsico de Entrada/Sada (BIOS Basic Input/Output System) do computador. No entanto, para armazenar nossos dados do dia-a-dia temos disponvel, at este ponto de leitura do texto, somente a memria principal do tipo RAM, que mostra-se inadequada para quando desejamos armazenar de forma permanente os nossos dados. Assim, para este caso

Salvar: transferir dados da memria principal (tipo RAM) para um dispositivo de memria secundria, como um HD

Figura 18 Processo de Salvar Dados

Parte (a) Memria RAM. Figura retirada de http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d3/RAM_n.jpg/180px-RAM_n.jpg Parte (b) Disco rgido (HD Hard Disk). Figura retirada de www. guanabara.info/wp-content/uploads/2009/05/hd-hard-disk.jpg Seo com trechos retirados do livro: Machado, F. B. e Maia, L. P., Introduo Arquitetura de Sistemas Operacionais, 3 edio, editora Livros Tcnicos e Cientficos (LTC): Rio de Janeiro RJ, 2002, ISBN 8521613296.

e-Tec Brasil

48

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

49

e-Tec Brasil

Mas o que mesmo este tal de Sistema Binrio? No me lembro de ter aprendido na escola... O que o Computador entende? Os computadores entendem impulsos eltricos positivos ou negativos que so representados por 1 e 0, respectivamente. A cada impulso eltrico damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma nica unidade forma um (01) byte. Para os computadores, representar 256 nmeros binrios suficiente. Por isso os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os clculos: como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que igual a 256. Os bytes representam todas as letras, sinais de pontuao, acentos e sinais especiais. Para que isto acontea, como no existe um mtodo para armazenar diretamente os caracteres (letras) no computador, cada caractere possui um nmero decimal correspondente: o cdigo ASCII (American Standard Code for Information Interchange) para o caractere. Ento, quando digitamos a letra A, o cdigo ASCII correspondente a esta letra o nmero decimal 65. Consequentemente o computador recebe um byte que representa este nmero decimal, ou seja, recebe o byte 01000001. A partir da foram criados vrios termos para facilitar a compreenso humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulao de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes tm-se as seguintes medidas:
Unidade 1 byte 1 Kilobyte (ou KB) 1 Megabyte (ou MB) 1 Gigabyte (ou GB) 1 Terabyte (ou TB) 8 bits 1024 bytes 1024 kilobytes 1024 megabytes 1024 gigabytes Capacidade

Voc est certo. muito provvel que voc no tenha aprendido a fazer contas com o sistema de numerao binrio, pois estamos acostumados a utilizar o sistema decimal de numerao. O sistema decimal usa 10 algarismos para formar todos os nmeros: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. O sistema decimal usa exatamente 10 algarismos devido ao fato dos seres humanos terem 10 dedos, pois historicamente os dedos eram usados na vida cotidiana para contar carneiros, bois, pes, pessoas, etc. Nada mais natural que contar com os dedos. Os computadores podem receber valores decimais atravs do teclado e escrever (mostrar ao usurio) valores decimais atravs do vdeo, por exemplo. Mas internamente, ou seja, no interior do processador e da memria os valores so armazenados em outro sistema: o sistema binrio. Enquanto no sistema decimal cada dgito pode assumir 10 valores (0, 1, 2, 3, , 9), no sistema binrio cada dgito pode assumir apenas 2 valores: 0 ou 1. Para ns complicado raciocinar com nmeros binrios, mas para os circuitos do computador esta forma mais simples. Por exemplo, o nmero 13 que no sistema decimal representado apenas com dois dgitos (1 e 3), no sistema binrio representado na forma: 1101. Auto-Avaliao Descontrada sobre Bits e Byte... Vamos agora fazer um teste descontrado para ver se voc entendeu o conceito de bit e bytes! Por favor leia as piadas abaixo.

Seo com trechos retirados de: www.infowester.com/bit.php. Escrito por Emerson Alecrim. Publicado em 30/06/2003 e atualizado em 17/02/2007.

e-Tec Brasil

50

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

51

e-Tec Brasil

No precisa rir das piadas (ainda bem, n?!), basta entend-las. Tipos de software No nosso cotidiano temos a tendncia de valorizarmos o hardware pois buscamos algo visivelmente eficaz: o hardware mostra-se capaz de agilizar o nosso cotidiano, afinal ele parece fazer quase tudo... Faz clculos complexos que demoraramos muito tempo para fazer, transfere dados, armazena quantidades enormes de dados, etc., tudo isso a um custo relativamente baixo e ainda podemos carreg-lo nos braos ou at mesmo na palma da mo (para computadores bem pequenos e portteis, pois a tendncia termos computadores cada vez menores). Apesar da inerente importncia do hardware, o software quem torna o hardware til as nossas necessidades. o software que d vida ao hardware. O software em si um conjunto de instrues planejadas, executadas passo a passo pelo hardware para transformar dados em informaes teis a ns. Podemos dividir os softwares existentes em duas categorias: sistemas operacionais e programas aplicativos. A utilizao de softwares adequados s diversas tarefas torna o nosso trabalho mais simples e eficiente. O que um Sistema Operacional? O sistema operacional essencial, pois um computador, qualquer que seja o seu tamanho, no funciona sem um sistema operacional. Ele um conjunto de programas que inicializam o hardware do computador e oferecem ao hardware as instrues necessrias para fazer executar os programas dos usurios. Portanto, ele gerencia todo o processamento do hardware para a execuo dos programas dos usurios. Exemplos de sistemas operacionais existentes so o Windows e o Linux. Por sua vez, o Linux um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlndia. um sistema operacional de cdigo aberto distribudo gratuitamente pela Internet. Seu cdigo fonte liberado como Software Livre. Veremos mais adiante o que significa ser um Software Livre. Existem grupos de pessoas, empresas e organizaes que distribuem o Linux junto com outros programas essenciais como, por exemplo, processadores de texto, editores grficos, planilhas, bancos de dados, etc. Este o significado bsico de distribuio. Cada distribuio tem sua caracterstica prpria como o sistema de instalao, o objetivo, a localizao de programas, etc. A escolha de uma distribuio pessoal e depende das necessidades de cada um. Algumas distribuies conhecidas so: Slackware,

Figura 19 Telas Principais do Windows e do Linux

O desenvolvimento do Windows foi importante, pois deu incio a uma nova gerao de softwares que passaram a ter interface grfica nos quais os usurios viam o que desejavam e simplesmente clicavam com o mouse. Foi em 1981 que a empresa Microsoft iniciou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (Windows), possibilitando o uso do mouse em uma interface cheia de janelas. A famlia Windows, como denominada pela Microsoft, comea com o Windows 1.0, 2.0, 3.1, 3.1, 3.11, Windows 95, Windows NT, Windows 98, Windows ME, Windows 2000, Windows XP e o mais recente Windows Vista. A Microsoft elaborou vrias verses de cada sistema destinadas a diversas aplicaes, como para uso domstico ou empresarial, por exemplo.

e-Tec Brasil

52

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

53

e-Tec Brasil

Red Hat, Conectiva, Suse, Mandrake, Ubuntu, Kurumin sendo que todas usam o sistema operacional Linux. - Trechos sobre Windows retirados de http://www.historiadetudo.com/ windows.html - Trechos sobre Linux retirados de http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-intro.html#s-introducao-palavras O que so os Programas Aplicativos? Os programas aplicativos, ou simplesmente aplicativos, ajudam voc a fazer o seu trabalho. Por exemplo, escrever uma carta, fazer um balano ou gerar um grfico. Existem diversos tipos de aplicativos, como os tipos mostrados a seguir. Processadores de Texto So softwares que oferecem uma maneira informatizada de datilografar textos e possuem ainda a possibilidade de correo automtica, pr-visualizao da impresso, insero de figuras e tabelas, utilizao de modelos prontos, gerao de etiquetas e cartas de mala direta, etc., o que os torna bastante poderosos. Dentre os vrios processadores de texto disponveis no mercado, destacamos os seguintes: Word, da Microsoft e Writer, do BrOffice (Software Livre).

Planilhas Eletrnicas ou Planilhas de Clculo Uma planilha eletrnica um arquivo segmentado em linhas e colunas no qual podemos construir uma tabela de dados e, a partir dos dados desta tabela, so efetuados clculos e consequentemente so geradas informaes tais como oramentos, folhas de pagamento, aprovao/ reprovao de alunos e taxa de frequncia s aulas, etc. Assim, as planilhas eletrnicas podem ser usadas como ferramenta de negcio para tomada de deciso. As planilhas possuem tambm funes de insero de figuras, representao dos dados armazenados na forma de grficos e, sobretudo, possibilitam recalcular de forma automtica os resultados (informaes geradas) quando um dado alterado. Dentre as vrias planilhas eletrnicas existentes, destacamos: Excel, da Microsoft e Calc, do BrOffice (Software livre).

Figura 21 Tela do programa Calc do BrOffice

Software de apresentao Um software de apresentao destinado ao preparo e realizao de apresentaes. Portanto, se voc precisar montar uma apresentao rpida, com grficos e figuras associados ao texto ou mais precisamente criar uma elegante apresentao de slides, este o tipo de software recomendado. Este tipo de software ajuda a criar uma apresentao composta

Figura 20 Tela do programa Writer do BrOffice

e-Tec Brasil

54

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

55

e-Tec Brasil

por uma sequncia de slides que podem conter grficos, figuras, listas com marcadores, textos, vdeos, dentre outras coisas. Alm disso, este tipo de software permite cronometrar as apresentaes e criar complementos para a apresentao de slides, como por exemplo, folhetos para distribuir para a platia e anotaes do apresentador. Dentre os vrios softwares de apresentao disponveis no mercado, destacamos: Power Point, da Microsoft e Impress, do BrOffice (Software Livre).

Licenas de uso gratuito Freeware Soprogramasgratuitos,elesnoexpiramevocpode us-los livremente. Alguns programas so gratuitos apenas para pessoas fsicas ou uso no-comercial. Tambm so programas gratuitos, mas trazem publicidade em forma de banners ou links que financiam o desenvolvimento e manuteno do software. Muitos adwaresoferecemversespagasdosprogramas,sem propaganda,masacompranestecasoopcional,voc podeficarcomaversocombannersporquantotempo quiser. A traduo para Open Source Cdigo Aberto. So programasgeralmentegratuitosquepossuemocdigo fonte aberto, desenvolvidos na maioria das vezes por comunidadesquededicamseutempolivreparaisso.Se vocforprogramadorpodemodificarocdigofontede um programa Open Source.

Adware

Open Source (Software Livre)

Licenas de uso gratuito somente para testar So programas que aps um determinado tempo de usoounmerodeutilizaesperdemalgumasoutodas as suas funcionalidades. Aps este perodo voc deve apag-lo do computador ou registr-lo por meio do pagamentodeumataxaaodesenvolvedor.Sendoum usurioregistradovocpossuibenefcioscomosuportee atualizaesgratuitasdoprograma.Lembre-sequevoc no obrigado a pagar o registro do programa: se no quiser pagar basta apag-lo do computador. Este tipo de distribuio mais comum em jogos. Os demos de jogos apresentam apenas algumas fases e servem para voc analisar se vale a pena compr-los. Os demos no expiram e nem podem ser registrados. Se voc quiser comprar o software ter que recorrer a uma loja. A traduo para Open Source Cdigo Aberto. So programasgeralmentegratuitosquepossuemocdigo fonte aberto, desenvolvidos na maioria das vezes por comunidadesquededicamseutempolivreparaisso.Se vocforprogramadorpodemodificarocdigofontede um programa Open Source.

Shareware

Figura 22 Tela do programa Impress do BrOffice

Como fao para adquirir um software? desconto? Tem como no pagar nada?!

Custa

caro?

Existe

Demo

Sim, tem como no pagar nada. Quando desejamos fazer um download de um programa na Internet nos deparamos com palavras que nos informa qual o tipo de licena de uso do software e, consequentemente, se ele pago ou gratuito. Mas estas palavras aparecem em ingls, o que muitas vezes complica nossas vidas. Para esclarec-lo segue abaixo uma lista de alguns tipos de licenas de uso existentes e as suas descries. Quanto ao termo download este significa baixar, ou seja, transferir um programa que est na Internet para o computador.

Open Source (Software Livre)

Seo retirada de: www.portalcmd.com.br/?content=322. Publicado em 28 de maio de 2008. Praticando... 1. Explique como funciona um computador. 2. Podemos afirmar que a funo de um processador (UCP ou CPU) :

e-Tec Brasil

56

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

57

e-Tec Brasil

a) Evitar a entrada de vrus no computador. b) responsvel pelo processamento e controle das informaes. c) responsvel pelo armazenamento das informaes que so exibidas pelo monitor. d) Nenhuma das respostas acima.

A Ceitec j entregou em maio de 2009 o maior lote de chips j desenvolvido no Brasil. Foram 15 mil chips GBL destinados Altus Sistemas de Informtica. Os circuitos integrados produzidos sero utilizados na linha de controladores programveis chamada srie ponto, que serve para automao industrial. O chip da Ceitec foi o primeiro desenvolvido no Brasil em grande volume. As 15 mil peas foram criadas, desenhadas, transformadas em produto e negociadas pela prpria empresa. Seo retirada de:

3. Diferencie memria RAM e memria ROM. 4. Complete: a) Os dois estados que um bit pode assumir podem ser representados, simbolicamente, pelos nmeros ___ e ___ . b) 1 KB corresponde a ________ bytes. c) 1 MB corresponde aproximadamente a ________ bytes. d) Um dispositivo que possa armazenar 1 073 741 824 bytes tem capacidade de _________. 5. O que um sistema operacional? Leitura Complementar: pelo Brasil Circuitos Integrados (CIs) Produzidos - http://inovabrasil.blogspot.com/2008/05/brasil-rene-condies-para-receber.html - www.clicrbs.com.br/especial/jsp/default.jspx?uf=1&local=1&espid=117 &action=noticias&id=2495168 Frum de Discusso Conscientes das envolvncias do mundo da informtica e de como este cada vez mais essencial para o dia-a-dia das empresas, constatamos que um software eficaz imprescindvel s empresas pois ele permite organizar, poupar tempo e trabalho aos seus usurios, alm de otimizar os recursos existentes. Um software de uso empresarial, chamado de software de gesto empresarial, engloba geralmente um conjunto de funcionalidades. Discuta no Frum com seus colegas de curso quais as funcionalidades que vocs consideram importantes a um software de gesto empresarial. Aproveite a oportunidade de interao com seus colegas para trocar nomes de softwares de gesto ou at mesmo indicar softwares, caso voc j tenha tido experincia com este tipo de software. Os softwares de gesto empresarial so tambm chamados pelo termo softwares ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gesto Empresarial) no Brasil. Um ERP um software que integra todos os dados e processos de uma empresa (Laudon[1], Padovoze[2]). A integrao pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanas, recursos humanos, fabricao, marketing, compras, etc.) e sob a perspectiva sistmica (sistema de processamento de transaes, sistemas de informaes gerenciais, sistemas de apoio a deciso, etc.).

Atualmente o governo federal est destinando um aporte estruturao do Centro de Excelncia em Tecnologia Eletrnica Avanada (Ceitec) do Ministrio da Cincia e Tecnologia. O Ceitec uma pequena fbrica de semicondutores e, ao mesmo tempo, uma unidade de pesquisa e formao de profissionais. Sua principal funo receber um projeto de Circuito Integrado e transform-lo em um dispositivo que ser testado e que poder ser multiplicado. Com o Ceitec em funcionamento nosso pas passa a ter condies de ter um projeto de CI brasileiro devidamente testado e referendado.

e-Tec Brasil

58

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

59

e-Tec Brasil

Informe-se utilizando a Internet a respeito das vantagens e desvantagens do uso de softwares ERPs pelas empresas, descubra quais so os principais softwares ERPs existentes no mercado e aproveite para pesquisar sobre softwares ERPs Livres (quem sabe existem softwares ERPs gratuitos, no mesmo?!). No Frum compartilhe todas as informaes que voc obteve com seus colegas. Voc est entrando em um mundo talvez desconhecido para voc: a informtica a servio das empresas, a informtica que auxilia voc como futuro profissional da rea de gesto. Referncias Bibliogrficas desta Seo: [1] Laudon, Kenneth, Sistemas de Informaes Gerenciais: administrando a empresa digital, Editora Prentice Hall: So Paulo, 2004. [2] Padovoze, Clvis, Sistemas de Informaes Contbeis: fundamentos e anlise, Editora Atlas: So Paulo, 2004.

UNIDADE 4 - TEXTO NO PROGRAMA WRITER


Objetivos da aula
- Conhecer o pacote BrOffice.org, como adquiri-lo e instal-lo; - Conhecer as funcionalidades existentes na rea de trabalho do programa Writer; - Conhecer os seguintes recursos de formatao de textos: como selecionar textos, formatao de caracteres (tipo de letra, cor, etc.), formatao de pargrafos (alinhamento, espaamento, recuo, etc.), formatao de pginas (formato do papel, margens, etc.) e formatao em colunas; - Conhecer como manipular arquivos (criar, abrir, salvar e fechar arquivos); - Exportar um arquivo no formato PDF (Portable Document Format) para que ele possa ser visto e impresso em qualquer plataforma sem perder a sua formatao original; - Trabalhar com tabelas de dados; - Inserir cabealhos, rodaps, numerao automtica de pginas e ndices; - Gerar malas diretas a partir de dados previamente armazenados em planilhas eletrnicas.

Voc ver por aqui... Como utilizar as funcionalidades bsicas de um processador de textos. Afinal, voc certamente precisar digitar vrios tipos de documentos a pedido de seu chefe ou para uso pessoal, que podem causar uma tima

e-Tec Brasil

60

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

61

e-Tec Brasil

impresso dependendo da sua intensidade e qualidade de treinamento no uso deste tipo de software. BrOffice.org O que ?

as diferentes verses do BrOffice.org em portugus do Brasil foram compiladas e traduzidas por muitos voluntrios em todo o pas como comum acontecer com programas livres. O BrOffice.Org contm os seguintes programas:

um programa destinado s tarefas de escritrio com diversos mdulos, ou seja, possui um editor de textos, uma planilha eletrnica para clculos, um gerenciador de apresentaes, uma ferramenta para ilustraes, alm de outros programas. derivado do StarOffice da empresa Sun, e tem muitas vantagens: grtis, no havendo custos de licenciamento e um software livre, ou seja, tem cdigo fonte aberto e verses diferentes para rodar em vrios sistemas operacionais, inclusive no Linux. Por ser um software livre o BrOffice.org pde ser traduzido do original em ingls para o nosso idioma, aqui mesmo no Brasil, por um grupo de tcnicos que trabalharam voluntariamente com a coordenao necessria para se garantir a qualidade exigida. O BrOffice.Org pode ser comparado com sutes (conjuntos de programas) existentes no mercado, funcionando de forma similar aos programas de escritrio da empresa Microsoft, sendo capaz, por exemplo, de importar/exportar e editar os arquivos do Word, Excel e PowerPoint de vrias verses. Permite edit-los e grav-los tanto nos formatos prprios do BrOffice.Org como em seus formatos originais. Ou seja, o BrOffice.Org permite criar, modificar e salvar textos como arquivos de texto no formato doc, salvar planilhas com extenso xls e salvar apresentaes com as terminaes pps e ppt. Portanto, o BrOffice.org funciona de forma similar ao Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint), sendo capaz de importar/ exportar seus arquivos. O BrOffice.Org tem algumas vantagens: gratuito, ou seja, no h custos de licenciamento e freeware, isto , tem cdigo fonte aberto; tem verses distintas, podendo ser executado em vrios sistemas operacionais ( Linux, Windows e Mac);

Writer ( Texto ): para edio de textos; Calc ( Planilha ): para criar planilhas eletrnicas; Impress ( Apresentao ): para criar apresentaes multimdia; Draw ( Desenho ): para criar desenhos, diagramas e grficos; Base: para manipular bancos de dados, por meio da criao de tabelas, formulrios, consultas e relatrios; Math: para editar frmulas matemticas. Seo retirada de: www.cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-defi.htm. Autoria de Ftima Conti. Aquisio e instalao do BrOffice.org Para adquirir o produto BrOffice.org, acesse o site http://www.broffice.org , que o site oficial do BrOffice.org.

e-Tec Brasil

62

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

63

e-Tec Brasil

1- Clique em Para fazer o download do arquivo de instalao do BrOffice, ou seja, voc ir baixar a instalao do BrOffice. 2- Ao abrir a janela de salvamento, indique uma pasta para armazenar o arquivo de instalao. Na etapa posterior voc dever ser capaz de localizar essa pasta com o arquivo. Sendo assim, voc dever lembrar-se do local onde voc armazenou o arquivo. 3- Abra o Windows Explorer e localize o arquivo de instalao do BrOffice. org na pasta indicada no passo anterior.
Figura 23 Site oficial do pacote BrOffice.org

4- Clique duas vezes sobre o arquivo. Ser iniciado o programa de descompactao do BrOffice.org. 5- Uma tela de boas-vindas ser apresentada. Clique em Prximo para continuar. 6- Na prxima tela voc selecionar uma pasta para a descompactao do arquivo. Mantenha a sugesto da pasta ou altere para o local de sua preferncia. Clique em Descompactar para continuar. 7- Imediatamente aps a descompactao dos arquivos o Assistente de Instalao do BrOffice.org ser iniciado. Clique em Prximo para continuar a instalao. Seguindo os passos indicados, o BrOffice.org logo estar instalado no seu sistema e pronto para uso. 8- Leia as informaes de Boas-vindas e clique em Prximo para avanar. 9- Na tela seguinte, voc ler a licena de uso do BrOffice.org. Nota: voc precisa usar a barra de rolagem para ler o contedo da licena at o final do texto. Ao rolar at o final do texto, ser habilitado o boto Aceitar.

Em seguida, clique em Instale Agora o BrOffice.org 3.1.0 (lado direito da tela, seta verde). Ser aberta a pgina de download que segue.

Figura 24 Pgina de download do pacote BrOffice.org

10- Leia a licena, selecione Eu aceito os termos da licena de uso e clique em Prximo.

Realize os passos a seguir:

e-Tec Brasil

64

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

65

e-Tec Brasil

11- Ser apresentada a tela de informaes do usurio. Voc pode deix-la em branco ou escrever seu nome. Complete as informaes e clique em Prximo. 12- A tela de configurao aparecer, selecione o tipo de configurao aplicvel ao seu sistema e clique em Prximo. 13- Ser mostrada a tela de tipos de arquivo vinculados. Selecione os tipos de arquivo que voc deseja abrir com o BrOffice.org. Nota: Ao marcar alguma das opes existentes o tipo de arquivo correspondente ir abrir por padro no BrOffice.org. Ou seja, se voc clicar duas vezes sobre um arquivo deste tipo o BrOffice.org ser aberto. Se voc deseja manter a sua configurao atual desmarque os tipos de arquivo que voc deseja continuar abrindo em outro pacote de aplicativos. Selecione, ento, os tipos de arquivo que voc deseja associar e clique em Prximo. 14- Ser apresentada uma mensagem anunciando que o BrOffice.org est pronto para ser instalado. 15- Caso seja necessrio clique no boto Retornar para verificar e alterar as opes apresentadas nas telas anteriores. Seno, clique em Finalizar para dar incio ao processo de instalao. Executando o BrOffice.org pela primeira vez Na primeira vez que voc executar o BrOffice.org aps o processo de instalao sero apresentadas algumas telas de configurao onde voc verificar o licenciamento do pacote, informar dados bsicos e registrar sua cpia. 1. Se o processo de instalao do BrOffice.org terminou com sucesso voc poder verificar que foi criado um grupo de programas chamado BrOffice. org no menu do boto Iniciar. 2. Clique em qualquer componente do BrOffice.org como, por exemplo, o BrOffice.org Writer. Uma janela de Boas-vindas ser apresentada.

3. Clique em Prximo para ir at a tela de licenciamento do pacote. Com a barra de rolagem, v at o final do texto e clique em Aceitar. 4. Ser mostrada a tela de Informaes do Usurio. Nota: Esses dados podero ser modificados posteriormente atravs do menu Ferramentas > Opes. 5. Depois de completar o formulrio clique em Prximo para ir at a tela de registro. 6. Na tela de registro voc precisar estar conectado Internet se marcar a opo Gostaria de me registrar agora. Nesse caso, ao clicar em Finalizar o seu navegador ir at pgina do OpenOffice.org e voc ser redirecionado para uma pgina de informaes. Se voc no estiver conectado a Internet poder escolher por se registrar mais tarde. Nota: O registro opcional, no necessrio para o uso completo do BrOffice.org e no est vinculado participao em listas de usurios. 7. Ao clicar em Finalizar voc ter completado o processo de instalao do BrOffice.org! Parabns! Nota: Para mais informaes consulte a Ajuda (no menu Ajuda) do pacote BrOffice.org ou acesse o portal www.broffice. org , que o site oficial do BrOffice.org. A seguir voc ver um dos softwares que compem o pacote BrOffice.org: o processador de textos denominado Writer. Abrindo o Writer Clique no boto do menu Iniciar do Windows e em seguida escolha: Programas/BrOffice.org/BrOffice Writer:

e-Tec Brasil

66

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

67

e-Tec Brasil

Figura 25 Abrindo o BrOffice.org Writer

Figura 26 Tela principal do BrOffice Writer

Ao iniciar o Writer voc j pode digitar no documento disponvel. importante que saiba que ao digitar o texto voc s deve pressionar a tecla Enter quando quiser iniciar um novo pargrafo, pois o Writer muda de linha automaticamente a cada linha preenchida.

A tela principal do BrOffice Writer contm algumas reas importantes: Barra de Ttulos: contm o nome do arquivo que est sendo editado, o nome do aplicativo, e os botes para minimizar, maximizar/ restaurar e encerrar o aplicativo;

Sees retiradas e adaptadas do Manual do BrOffice Writer Curso Bsico, de autoria de Marco Antnio Azzi, 2008. rea de trabalho do Writer

Barra de Menus: contm os nomes dos menus para acesso s listas de comandos e funes do BrOffice.org; Barra de Ferramentas Padro: Apresenta os botes para acessar comandos bsicos, tais como: abrir, salvar, cortar, copiar, colar, etc.; Barra de Formatao: contm os botes para acesso rpido aos comandos de edio de texto, tais como: tipo e tamanho de letras, estilos de pargrafos, etc.; Barra de Status: Apresenta informaes para orientao do usurio, tais como o nmero da pgina, zoom, tipo de texto, etc.; Rgua: utilizada para efetuar medies e configurar tabulaes e recuos;

e-Tec Brasil

68

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

69

e-Tec Brasil

Barras de Rolagem: utilizadas para mover e visualizar trechos do seu texto. Selecionando o Texto Para qualquer tipo de formatao no documento necessrio selecionar a regio onde ser aplicado o efeito. possvel selecionar parte do texto utilizando o teclado ou o mouse. Utilizando o Mouse: voc deve arrastar o mouse com o boto esquerdo pressionado em cima do texto que deseja selecionar. Utilizando o Teclado: voc pode utilizar as combinaes de teclas mostradas a seguir.
Para selecionar Um caracter para a direita Um caracter para a esquerda At o final de uma linha At o incio de uma linha Uma linha para baixo Uma linha para cima Pressione Shift + seta para direita Shift + seta para esquerda Shift + End Shift + Home Shift + seta para baixo Shift + seta para cima

Para cancelar o comando Desfazer, escolha Editar/Refazer Crtl+Y. Comando Recortar Clique no Menu Editar/Recortar Crtl+X Selecione a palavra ou o texto desejado e em seguida pressione as teclas de atalho Crtl+X ou o comando Editar/Recortar. A parte selecionada ser eliminada do texto.
Apesar do contedo recortado no mais fazer parte do texto, o mesmo se encontra na rea de transferncia do sistema operacional e pode ser colado em outro local do texto ou at mesmo em um outro arquivo.

Comando Copiar Clique no Menu Editar/Copiar Crtl+C Diferentemente de o comando Recortar, quando se utiliza esse comando, feito uma cpia do contedo.
A parte do texto copiada enviada para a rea de transferncia e pode ser copiada em outro local do texto ou at mesmo em um outro arquivo.

Como eu fao para utilizar estas combinaes de teclas?

Comando Colar
Pressione a primeira tecla e mantenha-a pressionada ao pressionar a segunda tecla!

Clique no Menu Editar/Colar Crtl+V Esse comando s estar disponvel se anteriormente algum texto (ou outro objeto) tiver sido enviado para a rea de transferncia. Caso contrrio, o cone estar desativado. O comando Colar atua como complemento dos dois comandos apresentados anteriormente: Recortar e Copiar.

Comando Desfazer Clique no Menu Editar/Desfazer Ctrl+Z Reverta o ltimo comando ou a ltima entrada digitada. Para selecionar o comando que se deseja reverter clique na seta ao lado do cone Desfazer na barra Padro.

Aps recortar ou copiar o texto (ou outro objeto), o comando Colar estar disponvel para ser utilizado.

e-Tec Brasil

70

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

71

e-Tec Brasil

Comando Colar Especial Clique no Menu Editar/Colar Especial Crtl+Shift+V Insira o contedo da rea de transferncia num arquivo permitindo ao usurio especificar um formato para os dados inseridos.

Colar Especial muito til quando se quer copiar apenas um texto da Internet e no a sua formatao (que geralmente se apresenta num fundo colorido e com imagens).

Colar Especial abre a seguinte caixa de dilogo que permite ao usurio escolher o formato mais adequado.

Fonte: apresenta as fontes disponveis no sistema que podem ser utilizadas em seu documento. Tipos de fonte: nesta caixa esto disponveis os tipos para a fonte selecionada. Para escolher basta dar um clique sobre o tipo desejado e verificar o exemplo. Tamanho: na caixa de listagem Tamanho esto listados os possveis tamanhos para a fonte selecionada. Formatando o Texto Clique no Menu Formatar/Caractere/Fonte Guia Efeitos de Fonte Na guia fonte possvel escolher a fonte, os tipos de fonte e o tamanho conforme a tela a seguir. Clique no Menu Formatar/Caractere/Efeitos de Fonte Voc pode aplicar na fonte que est sendo utilizada no texto: Efeitos, Relevo, Sublinhado, Tachado, Cor de fonte e outros. Observao: A Barra de Formatao apresenta vrios dos efeitos citados, mas no apresenta a riqueza de opes que a guia Efeitos oferece. possvel, ainda, escolher a cor da letra e o idioma em que o texto digitado.

e-Tec Brasil

72

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

73

e-Tec Brasil

clas de atalho ou mesmo os botes localizados na Barra de Formatao. Mas se o objetivo for uma formatao mais apurada o melhor caminho usar o menu Formatar/Pargrafo. Guia Alinhamento Clique no menu Formatar/Pargrafo/Alinhamento Alinhamento a posio do texto em relao s margens. Existe alinhamento esquerda, direita, centralizado e justificado. Para definir o alinhamento, voc deve acessar o menu Formatar/ Pargrafo e na guia Alinhamento escolher o formato desejado.

Caso o usurio no queira utilizar o Menu vrias das opes vistas podem ser encontradas na Barra de Formatao: Para voc alterar a fonte de um texto selecionado aperte o boto ao lado da caixa de listagem de fonte; Se voc clicou no boto Negrito (aps ter selecionado o texto) e deseja cancelar essa operao sem aplicar outro formato voc deve apenas clicar novamente no boto Negrito. Caracteres no imprimveis Clique no Menu Exibir/Caracteres no imprimveis Crtl+F10 Existem caracteres que apesar de no serem impressos fazem parte do documento e podem ou no ser visualizados. Para que estes caracteres sejam mostrados no documento clique no Menu Exibir/Caracteres no imprimveis. Por exemplo, se voc inserir no documento um final de pargrafo pressionando a tecla ENTER e, em seguida clicar no Menu Exibir/ Caracteres no imprimveis ser mostrado no documento o smbolo . Formatando Pargrafos possvel efetuar alteraes nos pargrafos usando as rguas, teIMPORTANTE: Antes de voc aplicar o alinhamento, voc deve selecionar a regio a ser alinhada, ou posicionar o cursor no pargrafo a ser alinhado.

O alinhamento de pargrafos tambm pode ser feito atravs da Barra de Formatao. Guia Recuos e Espaamento Clique no menu Formatar/Pargrafo/Recuos e Espaamento

e-Tec Brasil

74

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

75

e-Tec Brasil

Nesta guia onde se definem o recuo, o espaamento do pargrafo e o espaamento entre as linhas. possvel observar as modificaes realizadas no visualizador do lado direito:

Guia Pgina Clique em Formatar/Pgina/Pgina Nesta guia se define o layout de pgina, alm dos formatos de numerao e de papel.

Recuo: apresenta recuo antes e depois do texto, isto , na extremidade das linhas. Espaamento: determina o espao antes e depois do pargrafo onde se encontra o cursor. Espaamento de linhas: define o espao entre cada linha do mesmo pargrafo. Existem vrias configuraes pr-definidas possibilitando optar ou mesmo definir outros valores. Registro de conformidade: ajusta a linha a um tamanho padro de alinhamento vertical para que todas as linhas fiquem da mesma altura. Formatando Pginas Uma etapa importante na confeco de um documento a formatao da pgina, por exemplo: a definio das margens da folha, o tamanho do papel utilizado pela impressora, a direo da impresso, etc. Formato do papel: exibe os formatos existentes para escolha de um deles. possvel tambm que o usurio defina um tamanho de documento. Largura e Altura: esses campos somente sero utilizados quando os valores forem diferentes dos formatos padres existentes. Orientao: Retrato e Paisagem - aqui se define o sentido de impresso do documento. Margens: apresenta a opo de definir a distncia entre o texto e as margens do documento. O valor padro 2 cm. Este valor est, em vrios casos, acima do mnimo do padro comum dos modelos de impressoras. Assim, tem-se uma garantia de que o documento no ser cortado na hora da impresso. Bandeja de papel: se a impressora equipada com mltiplas bandejas

e-Tec Brasil

76

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

77

e-Tec Brasil

de papel aqui que se determina qual delas ser utilizada. Definies de layout: define o layout de impresso das pginas e o formato da numerao. Registro de conformidade: possvel selecionar estilos de pargrafo como referncia para alinhar o seu texto. Trabalhando com Arquivos A seguir voc ver como manipular arquivos: abrir, salvar, salvar em diretrio diferente e/ou com diferente nome e gerar um arquivo PDF. Arquivo Novo Clique no menu Arquivo/Novo O comando Novo abre um novo documento do BrOffice. Este documento pode ser um texto, uma planilha, uma apresentao, um arquivo de desenho ou um banco de dados. Voc deve, neste momento, abrir um documento de texto.

Documentos recentes: apresenta uma lista dos documentos utilizados recentemente pelo usurio. Desktop: apresenta teclas de atalhos, arquivos e documentos localizados na rea de trabalho. Meus documentos: apresenta a pasta Meus Documentos local padro para a gravao dos arquivos. Meu computador: apresenta as unidades de discos e hardware ligados ao computador. Meus locais de rede: apresenta atalhos para sites e computadores de rede.

Abrir Arquivo Clique no menu Arquivo/Abrir Para voc editar um documento j iniciado e gravado anteriormente deve selecionar o menu Arquivo/Abrir ou pressionar o respectivo boto na Barra de Ferramentas Padro. Uma caixa de dilogo ser aberta como mostra a figura a seguir. Em Arquivos do tipo, possvel definir o tipo de arquivo que est sendo procurado. Caso o arquivo que voc deseja trabalhar no esteja disponvel no diretrio (pasta) apresentado, clique em Examinar e selecione o caminho desejado:

e-Tec Brasil

78

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

79

e-Tec Brasil

Portanto, para evitar maiores acidentes, lembre-se sempre de gravar seu documento em disco. Outra maneira de navegar pelas pastas clicando nos cones: O primeiro cone permite voltar pasta anterior; O segundo cone ir para um nvel acima; O terceiro permite criar uma nova pasta; O ltimo cone, Detalhes, apresenta detalhes do arquivo (nome, extenso, tamanho, tipo e data da ltima modificao). Salvar e Salvar Como Clique no menu Arquivo/Salvar e Arquivo/Salvar como Enquanto voc trabalha no Writer criando um documento, o mesmo fica armazenado na memria RAM do computador e se houver algum problema ou o computador for desligado, o contedo dessa memria se perde.
Se voc no salvar o seu documento frequentemente, voc corre o risco de perd-lo! Caso o computador seja desligado devido a algum problema ocorrido.

Se o seu arquivo ainda no foi salvo, o comando que ficar disponvel Salvar como. Caso o arquivo j tenha sido salvo a opo Salvar tambm ficar disponvel. Se voc clicar em Salvar as alteraes feitas no arquivo sero salvas de modo a sobrescrever o arquivo original. J o comando Salvar como permite que voc salve o arquivo com as alteraes em um outro arquivo (distinto do arquivo original). Voc poder escolher: um outro local para armazen-lo e o nome que ele ter. Exportar como PDF Clique no menu Arquivo/Exportar como PDF Este comando permite salvar o arquivo atual no formato PDF (Portable Document Format). A vantagem deste formato de arquivo que um arquivo PDF pode ser visto e impresso em qualquer plataforma sem perder a formatao original desde que haja um software compatvel instalado como o Acrobat Reader. Devido ao tamanho reduzido dos documentos gerados (arquivos PDF), tambm so bastante utilizados quando se deseja enviar um documento por e-mail.

No deixe para salvar seu documento s quando voc terminar o trabalho. Salve-o SEMPRE !!!

e-Tec Brasil

80

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

81

e-Tec Brasil

Para gerar um PDF, clique no menu Arquivo/Exportar como PDF e escolha o nome e o local para gravar o arquivo. Obs.: O Acrobat Reader um aplicativo freeware. Visualizar Pgina Clique no menu Arquivo/Visualizar Pgina Este comando exibe uma visualizao da pgina a ser impressa (ou fecha a visualizao). Para percorrer as pginas do documento ou imprimi-lo utilize os cones da barra Visualizao de pgina. Voc pode tambm pressionar as teclas Page Up e Page Down para percorrer as pginas. Os cones da barra Visualizao de pgina so mostrados a seguir.

Inserir Tabela Clique no menu Inserir/Tabelas Ctrl +F12 Este comando abre uma caixa de dilogo que permite ao usurio criar e configurar uma tabela.

A barra Visualizao de pgina disponibiliza um cone que imprime o documento conforme a definio feita no cone Opes de impresso. Este cone, por sua vez, abre uma caixa de dilogo onde possvel definir quantas pginas sero impressas em apenas uma nica folha de papel (ver figura abaixo).

Nome: voc deve inserir aqui um nome para a tabela. Tamanho: nesta rea voc define a quantidade de colunas e linhas da tabela. Boto AutoFormatar: pressionando esse boto sero apresentados vrios layouts de tabelas pr-definidos. Obs.: Voc tambm pode inserir uma tabela clicando no cone tabela e arrastando o mouse para selecionar o nmero de linhas e colunas a serem criadas. Formato numrico Clique no menu Tabela/Formato numrico

Trabalhando com Tabelas Em muitos casos a utilizao de uma tabela a maneira mais clara de cruzar dados para se chegar a uma concluso sobre determinado assunto. Assim, o Writer apresenta ferramentas que possibilitam ao usurio inserir no documento as informaes em forma de tabela. Este comando permite escolher dentre as categorias, o formato dos nmeros contidos na tabela. O formato da categoria selecionada ser mostrado na caixa Cdigo de formato no canto inferior esquerdo da caixa de dilogo.

e-Tec Brasil

82

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

83

e-Tec Brasil

lho ou rodap. Obs.: O nmero de pgina tambm deve ser inserido nestas reas. Caso contrrio, os nmeros de pgina e cabealho ou rodap no sero apresentados em todas as pginas do documento. Inserindo Nmero de Pgina de Forma Automtica Posicione o cursor no cabealho ou no rodap conforme a sua preferncia, ou seja, conforme onde voc deseja que o nmero da pgina aparea. Clique no menu Inserir/Campos/Nmero da pgina conforme figura a seguir. Este comando insere nmeros de pgina no cabealho ou no rodap do documento e, medida que as pginas do documento avanam, a numerao de pginas aumenta automaticamente. Formatando Colunas Clique no menu Formatar/Colunas Define o nmero e o layout de coluna para um documento, conforme figura a seguir.

Categoria: apresenta uma relao de formato de nmero para o usurio fazer a sua opo. Formato: permite definir a formatao do nmero de acordo com a categoria escolhida. No caso especfico da categoria Moeda aparece em Formato uma caixa drop down para que o usurio defina com qual moeda deseja trabalhar e as diversas maneiras possveis de apresentao da mesma. Idioma: a configurao de idioma permite preservar os formatos numricos e monetrios mesmo que o documento seja aberto em outro computador com uma configurao diferente do idioma padro. Opes: esta rea permite definir para o formato selecionado a quantidade de casas decimais, quantos zeros sero definidos esquerda do numeral, se os nmeros negativos sero apresentados em vermelho e se o numeral ter separador de milhar. Inserindo Cabealho ou Rodap Clique no menu Inserir/Cabealho ou Inserir/Rodap Este comando insere ou remove um cabealho ou rodap do documento. No caso de insero de cabealho, uma linha surgir acima da rea de edio. No caso de rodap, uma linha surgir no final da pgina aps a margem inferior. exatamente nesta linha que voc deve digitar o cabea-

Configuraes: digite o nmero de colunas desejado ou simples-

e-Tec Brasil

84

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

85

e-Tec Brasil

mente clique na caixa de figura representativa das colunas. direita apresenta-se uma rea de visualizao das colunas distribudas na pgina. medida que se muda o nmero de colunas desejado, a imagem vai apresentando as alteraes. Isto facilita a visualizao do layout da pgina. Largura e Espaamento: pode-se definir uma largura diferente para cada coluna e tambm o espaamento entre elas. AutoLargura: esta opo define que todas as colunas tero a mesma largura. Linha separadora: nesta rea pode-se definir uma linha separadora entre as colunas, sua altura e posio. Verificao Ortogrfica Clique em Ferramentas/Verificao Ortogrfica F7 Textos formais como currculos, manuais tcnicos, relatrios e ofcios no devem apresentar erros de ortografia para, dentre outros fatores, no perderem sua credibilidade. A Ferramenta Verificao Ortogrfica inicia a correo destes erros na posio onde se encontra o cursor e segue at o fim do documento ou do bloco de texto selecionado.

co. Autoria de Marco Antnio Azzi, 2008. Criando um ndice O ndice de contedos o tipo de ndice mais comum sendo utilizado normalmente no incio dos documentos. Tem como objetivo listar todos os ttulos e subttulos encontrados no documento. Caso deseje formatar ttulos e subttulos para que todo o documento fique uniforme, o Writer disponibiliza os chamados estilos. Clique em Formatar/Estilos e Formatao para ver os estilos j existentes.

possvel criar novos estilos ou utilizar os j disponveis. Os estilos disponveis se encontram na Barra de Ferramentas Formatao.

Sees retiradas e adaptadas de: Manual do BrOffice Writer Curso Bsi-

e-Tec Brasil

86

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

87

e-Tec Brasil

Por exemplo, utilizando os estilos j definidos pelo Writer possvel definir que o estilo Ttulo 1 ser aplicado a ttulos principais e o estilo Ttulo 2 aos subttulos de hierarquia inferior (logo abaixo) e assim por diante. Siga os passos para a criao do seguinte ndice: 1 - INTRODUO 2 - TECNOLOGIA DE AGENTES 2.1 Definio (Estilo Titulo 2) (Estilo Titulo 1)

Em resumo... Para cada ttulo/subttulo no texto: (1) selecione-o; (2) clique em Formatar/Estilos e Formatao; e (3) d um duplo clique sobre um Estilo de Texto respeitando a hierarquia. Passo 4 Posicione o cursor onde pretende que o ndice fique localizado e insira o ndice clicando em Inserir/ndices/ndices e Sumrios. Passo 5 - Em Criar a Partir de, em Estrutura de Tpicos, clique no boto

2.2 - Ambientes de Tarefas de Agentes 3 - PROTTIPO DO SOFTWARE 3.1 - Modelagem do Software 3.2 Implementao do Software 4 - CONCLUSES 5 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Passo 1 Primeiramente selecione o primeiro ttulo do texto (Introduo) Passo 2 Clique no menu Formatar/Estilos e Formatao e escolha o Estilo Titulo 1. Repita este procedimento para todos os ttulos do texto que estiverem no nvel de hierarquia 1, escolhendo o Estilo Titulo 1 para cada um deles Passo 3 Selecione um subttulo do texto, como por exemplo, o subttulo Definio. Clique no menu Formatar/Estilos e Formatao e escolha o Estilo Titulo 2 para o subttulo selecionado. Repita este procedimento para todos os subttulos do texto que esto no nvel de hierarquia 2 escolhendo o Estilo Titulo 2 para cada um deles Passo 6 Na aba Numerao: (1) escolha a opo NVEL 1-10; (2) defina o Nmero como sendo 1, 2, 3,; e (3) em Separador depois digite - . A figura a seguir ilustra estas configuraes de Numerao.

e-Tec Brasil

88

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

89

e-Tec Brasil

Criando uma Mala Direta Uma mala direta pode ser entendida como um modelo de carta que permite atravs de uma base de dados inserir dados variados (clientes, amigos, empresas, etc.) para que no haja o repetitivo trabalho de ter que criar um documento para cada um dos registros. O banco de dados da mala direta pode ser gerado no prprio BrOffice.org, atravs do Calc ou Base. A melhor maneira de aprender a criar uma mala direta atravs de um exemplo prtico. Sendo assim, voc ir criar agora uma mala direta! O primeiro passo criar uma planilha. Para isso voc deve utilizar o BrOffice.org Calc para criar uma planilha com alguns dados de clientes com os campos: Ttulo, Nome, Cargo e Empresa. Abra o Calc e crie esta planilha conforme mostra a figura a seguir.

isso siga as seguintes etapas: 1. 2. xo. Abra no Writer um novo documento de texto; Clique no menu Inserir / Campos / Outros, conforme a figura abai-

A seguinte caixa de dilogo aparecer:

Observe que a primeira linha da planilha descreve os campos e as demais linhas possuem os dados. Aps ter inserido na sua planilha os campos e registros conforme mostra a figura acima, salve a planilha com o nome dados.ods e, em seguida, feche-a. Agora voc dever vincular a sua planilha ao documento que dar origem mala direta. Este documento denominado carta padro. Para

e-Tec Brasil

90

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

91

e-Tec Brasil

Clique no boto Procurar e encontre o arquivo dados.ods que voc criou anteriormente. Obs.: O BrOffice.org ir criar um novo banco de dados do BrOffice. org Base, baseado nas informaes da planilha que voc criou gerando o arquivo dados.odb. Esse banco ser salvo na pasta Meus Documentos. Ou seja, a planilha que voc criou passar a ser uma tabela do banco de dados Base. Agora, selecione o campo Ttulo e clique no boto Inserir. Faa o mesmo com todos os campos (Nome, Cargo e Empresa), depois clique no boto Fechar. Aps inserir todos os campos clique em Exibir > Fonte de Dados, na barra de menu. Ento, voc ter a seguinte janela:

<Ttulo><Nome> <Cargo>

Iremos realizar uma festa em comemorao a nossa primeira mala direta. O evento ser realizado na <Empresa>. Contamos com sua presena,

Silvio Brito

Salve seu documento como maladireta.odt, este documento a carta padro e ser utilizado mais adiante para a criao das correspondncias. Relembrando: Para salv-lo basta clicar em Arquivo > Salvar, na barra de menus. Finalmente, para gerar a Mala Direta clique no menu Ferramentas > Assistente de Mala Direta. A janela mostrada a seguir ser aberta.

Agora, voc ir preparar entre os campos o texto da mala direta com as informaes que devem aparecer na carta. Digite a seguinte carta:

e-Tec Brasil

92

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

93

e-Tec Brasil

Se a carta padro estiver aberta, simplesmente selecione Usar o documento atual. Seno, selecione a opo Iniciar a partir de um documento existente clique no boto Procurar e selecione o arquivo maladireta.odt e clique em Prximo. Na etapa 2 selecione a opo Carta e clique em Prximo. Para uma mala direta bsica no so necessrias outras configuraes especficas. Por isso, nas etapas 3, 4 e 5, no selecione nenhuma opo e clique em Prximo. A etapa 6 ser a ltima possibilidade de modificar a carta padro. O passo 7, por sua vez, j apresentar o documento mesclado. Na etapa 8, clique no boto Salvar documento inicial (que a carta padro) e, depois, em Concluir.

O Writer ir criar um novo documento com todas as cartas a serem enviadas contendo o ttulo, nome, cargo e empresa de cada um dos registros do banco de dados. Veja as vrias cartas geradas! Seo retirada e adaptada de: Conhecendo a Mala Direta no BrOffice.org 2.x. Autoria de Andr Luiz de Souza Paula, 2007. Praticando... Ento, vamos comear a usar o Writer? Bem, um bom comeo no seria exatamente assim... O computador pode servir de apoio, mas de uma maneira muito mais interessante.

e-Tec Brasil

94

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

95

e-Tec Brasil

ANALISAR AS OPORTUNIDADES DO MERCADO

SELEO DE MERCADOS -ALVO

DESENVOLVIMENTO DO MIX DE MKT

GERENCIAMENTO DO ESFORO DE MKT

Deixe-o auxili-lo em suas atividades. Que tal?!

A Formatao do texto: Espaamento entre linhas = 1,5 linha Fonte = Trebuchet MS Tamanho = 13 Cor = azul

N ot a : os ex er c ci os a ba i x o list a dos podem r equer er a r ea li z a o de a lgum a s t a r efa s n o ex pli ci t a da s nest e docum ent o. A i nt en o que v oc pr ocur e sa ber com o r ea li za r est a s t a r efa s por m eio de pesqui sa s I nt er net e da i nt er a o com o seu t ut or .

Alinhamento = Justificado Pargrafos de 1 cm em toda primeira linha Transforme a primeira letra do primeiro pargrafo em uma Capitular (com o tamanho de sua preferncia) B - Formatao do ttulo:

1. Digite o texto abaixo e depois aplique as formataes das letras A a G. Marketing O plano estratgico define a misso e os objetivos gerais da empresa. Dentro de cada unidade de negcio o marketing ajuda a realizar os objetivos definidos. Empresas confiam no marketing como sistema principal para monitorar e adaptar a empresa s mudanas do mercado. Processo de Administrao de Marketing (MKT) consiste em analisar as oportunidades de marketing, selecionar os mercados-alvos, desenvolver o mix de marketing e gerenciar o esforo de marketing, conforme ilustra a figura a seguir.

Centralizado e Negrito Tamanho = 15 C - Configurao da pgina Margens: Esquerda: 3cm Direita: 2cm Superior: 3cm Inferior: 2cm Plano de fundo = um tom suave e diferente da cor escolhida para a fonte Coloque uma borda na pgina (com a configurao de sua preferncia) D Busque uma figura relacionada a Marketing na Internet e insira-a logo

e-Tec Brasil

96

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

97

e-Tec Brasil

abaixo do texto E Insira um cabealho e dentro dele escreva: Curso de Writer O Processador de Textos do BrOffice F Insira um rodap e dentro dele exiba: no canto esquerdo a Data e no canto direito o Nmero da Pgina G Insira uma nota de rodap para a primeira palavra marketing que aparece dentro do texto aps o ttulo. A nota de rodap deve informar o seguinte texto ao leitor: Marketing no apenas vender e fazer propaganda, mas sim o processo de preparar a empresa para que esta esteja apta a aproveitar as melhores oportunidades que surgirem. H Salve o arquivo com o nome aluno-exerc1-Writer. Exemplo de nome de arquivo: maria-exerc1-Writer Importante: Ser necessrio que voc construa a figura sobre Processo de Administrao de Marketing (MKT) usando a Ferramenta de Desenho que existe dentro do prprio Writer. Caso esta ferramenta no esteja visvel no Writer, clique no menu Exibir/Barra de Ferramentas/Desenho e ela aparecer no rodap da tela. 2. Crie a tabela abaixo e depois faa as atividades das letras A e B.
Produto Cadeira giratria Armrio de fichrio Mesa de computador At o incio de uma linha Uma linha para baixo Uma linha para cima 04 01 03 Shift + Home Shift + seta para baixo Shift + seta para cima janeiro 02 04 06 fevereiro 01 05 01 maro

B Inclua uma linha com o nome Compra do Ms. Esta coluna dever informar a quantidade de produtos comprados em cada ms C Salve o arquivo com o nome aluno-exerc2-Writer 3. Digite o texto abaixo e depois aplique as formataes das letras A a I.

Writer quase um cover do Word O primeiro tema o editor de textos Writer do pacote de aplicativos OpenOffice. O teste foi feito da perspectiva do usurio mdio, ou seja, aquela pessoa que precisa de um programa para digitar e formatar documentos do dia a dia como: cartas, currculos e trabalhos escolares. O resultado mostra um programa bastante prximo do Word lder hegemnico do mercado. Alm de ser gratuito outros pontos de destaques do Writer so a boa compatibilidade com os formatos da Microsoft e os comandos similares aos do concorrente: motivo pelo qual cada vez mais empresas, governos e outras entidades tm adotado essa alternativa. Faa as seguintes formataes no texto acima: A Formatao do texto: Espaamento entre linhas = 1,5 cm Fonte = de sua preferncia Tamanho = 13 Alinhamento = Justificado Plano de fundo do texto = em tom suave e diferente da cor escolhida para a fonte B - Formatao do ttulo: Cor = de sua preferncia

A Inclua uma coluna com o nome (ttulo) Qtdade de Produtos. Esta coluna dever informar a quantidade comprada de cada produto nos meses de janeiro a maro

Centralizado e Negrito Tamanho = 15

e-Tec Brasil

98

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

99

e-Tec Brasil

C Transforme a primeira letra do primeiro pargrafo numa Capitular D Configurao da pgina Margens = Esquerda: 3cm Direita: 2cm Superior: 3cm Inferior: 2cm Plano de fundo = num tom suave e diferente da cor escolhida para a fonte e para o plano de fundo do texto Borda ao redor da pgina com linha na espessura de 2,5 pt Quarto

Fogo Geladeira

Cama Roupeiro Crie um ndice no incio do documento.

E Busque uma figura sobre Internet e insira-a logo abaixo do texto F Insira um cabealho e dentro dele escreva: Curso de Writer O Processador de Texto do BrOffice G Insira um rodap e dentro dele exiba: no canto esquerdo a Data e no canto direito o Nmero de Pgina H - Insira no final da palavra Writer do ttulo uma nota de rodap informando: Software livre I Insira pargrafos de 1 cm nas primeiras linhas (de forma automtica, no use a Barra de Espaos do teclado) J Salve o arquivo com o nome aluno-exerc3-Writer 4. Digite os seguintes ttulos e subttulos colocando-os em nvel de hierarquia, ou seja, aplicando estilos a cada um deles: Casa Sala Sof Estante 3) Gere todas as cartas aos clientes a partir da carta padro. Cozinha Frum de Discusso Em seguida, coloque cada ttulo em uma pgina diferente. Para isso, posicione o cursor abaixo do ttulo e clique em Inserir/Quebra Manual/Quebra de Pgina. Atualize o ndice e veja que os novos nmeros de pgina aparecem no ndice. 5. A loja BelloLar deseja enviar aos seus clientes uma carta de cobrana. BelloLar A Loja uma mala seu Esta uma situao ideal para se utilizar do342 Lar direta. Av. Pres. Castelo Branco, Centro Voc dever criar uma mala direta para a loja BelloLar: 1) Crie os dados dos clientes) em uma planilha no Calc. Obs.: Insira 05 clientes fictcios na planilha.
Prezado(a) <NOME>, O padro, a qual deve conter o seguinte texto: banho. sua visita ao nosso setor de artigos de cama, mesa e 2) Crie a carta BelloLar agradece a adquiriu <QTDADE_ITENS> produtos do nosso setor e o valor Informamos que voc total da compra foi de R$ <VALOR_DA_COMPRA>. Para que este valor no seja acrescido de multas e juros, informamos que o mesmo dever ser pago at <DATA>. Convido-lhe para uma visita ao setor de cama, mesa e banho da Loja BelloLar, o qual conta com novos artigos da Coleo-Outono. Certo de t-lo como um cliente da casa, o BelloLar agradece e aguarda sua visita! Atenciosamente, Rubns Henrique Pedroso, Gerente do Departamento de Cama, Mesa e Banho BelloLar - A Loja do seu Lar <NOME> <SOBRENOME> <ENDEREO> <CIDADE>-<ESTADO> a base de dados (com CEP-<CEP> So Paulo-SP Fone:(11)6254-9852

e-Tec Brasil

100

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

101

e-Tec Brasil

Discuta com os integrantes do seu grupo do Projeto Restaurante Chique quais sero as caractersticas do restaurante. Chique so os recursos que ele ter (cardpio bem confeccionado, mala direta e o que mais o grupo considerar interessante), mas os tipos de comidas podem ser simples ou sofisticados, PFs (Prato Feito) ou comidas tpicas de Dubai, depende das decises a serem tomadas! Utilize o Frum de Discusso para tomar decises com o seu grupo a respeito deste novo negcio. Enfim, qual o pblico-alvo (clientes) deste restaurante? Utilizam a lngua portuguesa de modo formal, semi-formal ou informal (com grias). O cardpio, assim como a mala direta, uma ferramenta de marketing para o seu negcio. Cardpios com figuras apelativas criam apetite! Uma mala direta que busca se aproximar da forma como o pblico-alvo se expressa na nossa lngua ou at mesmo em lnguas estrangeiras personifica ainda mais as informaes divulgadas! Procure utilizar nosso Frum de forma eficaz: crie, junto a seu grupo, um nome para o restaurante, defina o tipo de comida que ele oferece os horrios de funcionamento, onde ele se localiza, os pontos fortes do negcio, etc., para enfim poder conceber a redao (contedo) do cardpio e da mala direta. Abuse da criatividade!

UNIDADE 5 - PLANILHAS ELETRNICAS NO PROGRAMA CALC


Objetivos da aula
- Conhecer as funcionalidades existentes na rea de trabalho do programa Cal; - Conhecer como selecionar clulas e diversos recursos de formatao de planilhas; - Compreender como criar frmulas com as quatro operaes matemticas: adio, subtrao, multiplicao e diviso, e com clculos de mdia aritmtica; - Compreender como utilizar o Assistente de Funes do Calc para facilitar a criao de frmulas; - Entender como copiar frmulas a fim de reutiliz-las, evitando que ao serem copiadas elas sejam alteradas e no reflitam o que de fato deve ser calculado (Referncia relativa e absoluta) - Compreender como construir frmulas com a funo SE, que permite testar uma condio e gerar uma informao conforme o resultado do teste.

Voc ver por aqui... Como construir planilhas eletrnicas. Afinal, voc certamente precisar criar planilhas eletrnicas, a pedido de seu chefe ou para uso pessoal, para o controle de tarefas e, conseqente, para tomada de deciso a partir das informaes (resultados) geradas por meio deste controle. O que Calc? O Calc um programa (software), pertencente ao pacote BrOffice.org, que

e-Tec Brasil

102

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

103

e-Tec Brasil

permite gerar planilhas eletrnicas. Como visto no Captulo 2, uma planilha eletrnica um arquivo segmentado em linhas e colunas no qual podemos construir uma tabela de dados e, a partir dos dados desta tabela, so efetuados clculos e, consequentemente, so geradas informaes, tais como oramentos, folhas de pagamento, aprovao/reprovao de alunos e taxa de frequncia s aulas, etc. Assim, as planilhas eletrnicas podem ser usadas como ferramenta de negcio para tomada de deciso. Abrindo o Calc Clique no boto do menu Iniciar do Windows e, em seguida, escolha: Programas/BrOffice.org/BrOffice Calc:

O cruzamento de uma linha com uma coluna chamado de clula. As clulas podem conter texto, nmeros e caracteres especiais.

As planilhas tambm permitem a insero de figuras. rea de trabalho do Calc

Figura 28 Tela principal do BrOffice Calc Figura 27 Abrindo o BrOffice.org Calc

Figura retirada de: Treinamento OpenOffice Calc-Planilhas, Apostilas CCUEC, Diretoria de Transferncia Tecnolgica, Centro de Computao, UNICAMP, abril 2006. Corrigindo o Texto ou a Frmula Para corrigir um texto ou frmula, dar um duplo clique em cima da clula desejada ou teclar F2 (posiciona o cursor do mouse no final da palavra), ou ainda clicar com o mouse na Barra de Frmulas. Veja como a Barra de Frmulas:

Ao iniciar o Calc, voc j pode digitar no documento disponvel, chamado Sem Ttulo1, composto inicialmente de trs planilhas, as quais podem ser utilizadas para edio. possvel adicionar a este documento at 256 planilhas. Cada planilha possui 256 colunas, 65.536 linhas e 16.777.216 clulas.

e-Tec Brasil

104

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

105

e-Tec Brasil

CCUEC, Diretoria de Transferncia Tecnolgica, Centro de Computao, UNICAMP, abril 2006. Sees retiradas de: Treinamento OpenOffice Calc-Planilhas, Apostilas CCUEC, Diretoria de Transferncia Tecnolgica, Centro de Computao, UNICAMP, abril 2006. Comandos do menu Arquivo Os Comandos do menu Arquivo do Calc so os mesmos do programa Writer, explicados em detalhes no Captulo 4. Ento, basta uslos como voc j tem feito! Geralmente, os comandos mais utilizados so: Novo, Abrir, Fechar, Salvar, Salvar Como, Exportar como PDF, Visualizar Pgina, Imprimir. Comandos do menu Editar Mas, como selecionar uma clula ou um conjunto de clulas? Os Comandos mais utilizados do menu Editar do Calc tambm so os mesmos do programa Writer, explicados em detalhes no Captulo 4. Ento, basta us-los como voc j tem feito! Geralmente, os comandos mais utilizados so: Copiar, Colar, Recortar, Colar Especial, Selecionar Tudo (pressionar, ao mesmo tempo, as teclas CTRL + A), Localizar e Substituir. Mas, como eu fao para minha planilha de dados? realizar operaes matemticas na

Figura 29 Barra de Frmulas do Calc

Selecionando Clulas

Veja que prtico: se voc quiser alterar algo na sua planilha, como por exemplo, mudar a formatao do texto (cor da letra, tamanho da letra, etc.) de um conjunto de clulas voc far igual ao que voc j fazia no Writer: primeiramente, SELECIONE o conjunto de clulas onde se encontra o texto e, depois, aplique a formatao desejada.

O Calc possibilita executar operaes matemticas. Considerando que cada clula armazena somente um dado, as quatro operaes matemticas bsicas so: - ADIO: soma os valores contidos nas clulas. Smbolo: + - SUBTRAO: subtrai valores existentes nas clulas. Smbolo: - - MULTIPLICAO: multiplica os valores contidos nas clulas. Smbolo: *
Figura 30 Seleo de clulas

- DIVISO: divide os valores existentes nas clulas. Smbolo / Assim, os operadores matemticos so: +, -, *, /

Figura retirada de: Treinamento OpenOffice Calc-Planilhas, Apostilas

e-Tec Brasil

106

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

107

e-Tec Brasil

Para exemplificar, suponha que voc tenha os valores 3 e 2 nas clulas B4 e C4, e que deseja ter na clula D4 o resultado da soma dos valores armazenados em B4 e C4. Veja a figura abaixo.

Figura 31 Gerando a frmula e Visualizando o resultado do clculo da frmula gerada

Conforme apresenta a figura acima, faa os seguintes passos para construi uma frmula que faa a adio dos valores das clulas B4 e C4: - clique na clula onde se deseja que aparea o resultado (clula D4); - na Barra de Frmulas digite =B4+C4. Observe que a frmula tambm aparece na clula D4; - pressione a tecla Enter ou clique no smbolo verde que est localizado antes da Barra de Frmulas; - para retirar a seleo da clula D4, onde est o resultado 5 (veja Parte b da Figura acima), basta voc clicar em uma clula vazia. Altere o valor da clula B4 para 10, o valor da clula C4 para 15 e clique fora da clula C4. Voc ver que um novo valor (nmero 25) aparecer automaticamente na clula D4! importante notar que voc pode somar valores quaisquer, inclusive em clulas no contguas. Exemplo: =A1+ B3+ D7, cujo resultado ser a soma dos valores existentes nas clulas A1, B3 e D7. Esta seo foi retirada e complementada de http://www.cultura.ufpa.br/ dicas/open/calc-ope.htm. Acessado em agosto de 2009. Operadores Relacionais Voc pode precisar criar frmulas com outros tipos de operadores. Veja abaixo uma figura que apresenta os operadores relacionais.

Operaes com seqncias de nmeros

Se os nmeros com os quais voc deseja realizar alguma operao matemtica (somar/subtrair/etc.) estiverem em sequncia, voc pode utilizar o smbolo : , ou seja, dois pontos, entre a primeira e a ltima clula da seqncia. Este smbolo lido como at. Exemplo: =SOMA(B2:B5), cujo resultado ser a soma de todos os valores existentes nas clulas: B2, B3, B4 e B5, ou seja, no intervalo entre o primeiro valor da seqncia (B2) e o ltimo (B5). Interessante: as frmulas =SOMA(B2:B5) e =B2+B3+B4+B5 so equivalentes, ou seja, geram o mesmo resultado. SOMA o nome de uma funo, disponibilizada pelo Calc, para somar valores de clulas. Veremos mais funes que o Calc disponibiliza na prxima Seo.

Figura 31 Gerando frmula com a funo SOMA e usando o smbolo : e Visualizando o resultado do clculo da frmula gerada

Abaixo est o passo a passo de como construir uma frmula com uma sequncia de nmeros: - clique na clula onde voc deseja que aparea o resultado (clula B6)

e-Tec Brasil

108

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

109

e-Tec Brasil

- na Barra de Frmulas digite =SOMA(B2:B5) Observao: outra maneira de fazer esta parte voc digitar apenas =SOMA (na Barra de Frmulas, depois clicar na clula B2, pressionar o boto esquerdo do mouse, mant-lo pressionado e arrast-lo at a clula B5. Solte o mouse e voc ver que acabou de selecionar a faixa de clulas que vai de B2 at B5 e o Calc automaticamente completou a frmula para voc, ficando assim na Barra de Frmulas: =SOMA (B2:B5). Apenas clique na frmula e complete-a com o smbolo ) para fechar os parntesis da funo SOMA. - pressione a tecla Enter ou clique no smbolo verde, antes da Barra de Frmulas. - para retirar a seleo da clula onde est o resultado ( 10 ) basta clicar em uma clula vazia Esta seo foi retirada e complementada de http://www.cultura.ufpa.br/ dicas/open/calc-ope.htm. Acessado em agosto de 2009. Como eu sei quais as funes que existem no Calc para eu poder us-las para criar frmulas? Abra o Assistente de Funes, que ajuda a criar frmulas de modo interativo. Antes de iniciar o Assistente, selecionar a clula da planilha onde a frmula ser inserida. Para abrir o Assistente de Funes, clique no menu Inserir/Funo. Este comando tambm pode ser ativado por meio das teclas de atalho CTRL+F2 ou atravs da Barra de Frmulas como apresenta a figura abaixo.

Assistente de Funes O Assistente de Funes possui duas guias: a guia Funes utilizada para criar frmulas e a guia Estrutura utilizada para verificar a construo da frmula. Para construir uma frmula, agora utilizando o Assistente de Funes, para calcular o resultado da soma dos valores da planilha da Figura 32 (da Seo anterior), siga os seguintes passos: 1. Posicione o cursor do mouse na clula desejada (clula B6) e pressione a tecla com o sinal de = (igual) 2. Ative o Assistente de Funes clicando na Barra de Frmulas ou no menu Inserir/Funo. Clique na guia Funes. Escolha a Categoria Todas as Funes (Tudo) e a Funo SOMA, pertencente categoria escolhida. Clique no boto Prximo, conforme ilustra a figura abaixo.

3. Ao clicar no boto Prximo, aparecer uma nova caixa de dilogo, conforme ilustra a figura abaixo.

Figura 32 Localizao do Assistente de Funes na Barra de Frmulas

e-Tec Brasil

110

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

111

e-Tec Brasil

4. Volte planilha de dados clicando na clula B2, pressione o boto esquerdo do mouse, mantenha-o pressionado e arraste-o at a clula B5. Solte o mouse e voc ver que voc acabou de selecionar a faixa de clulas que vai de B2 at B5 e o Calc automaticamente completou a frmula para voc, ficando em nmero 1 o contedo B2:B5 e em Frmula o contedo =SOMA(B2:B5). Os itens nmero1, nmero2, etc., nmero N, onde N=30, so os locais onde voc indica quais so as clulas cujos valores devem ser somados. Como neste exemplo os valores a serem somados so de clulas contguas, podemos inserir toda a faixa de clulas em nmero1 utilizando o smbolo : (que significa at), smbolo j explicado anteriormente.

5. O resultado da frmula criada aparece no campo Resultado (nmero 10). Clique no boto OK e, desta forma, voc acabou de criar uma frmula utilizando o Assistente de Funes. 6. Observe o aparecimento do resultado na clula da planilha, anteriormente clicada (clula B6). Seo retirada e adaptada de: - www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-ope.htm. - Treinamento OpenOffice Calc-Planilhas, Apostilas CCUEC, Diretoria de Transferncia Tecnolgica, Centro de Computao, UNICAMP, abril 2006. Posso reutilizar uma frmula que eu j criei ou preciso cri-la novamente? Como fazer isso? Sim, voc pode reutilizar frmulas. Para isso basta copiar a frmula que voc deseja reutilizar de sua clula original para outra clula. importante ressaltar que a ao de Copiar Frmula faz com que a referncia com relao linha ou coluna seja mudada automaticamente. Para copiar uma frmula de sua clula de origem para outra clula siga o passo a passo:

e-Tec Brasil

112

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

113

e-Tec Brasil

- Clique com o mouse sobre a clula que contm a frmula desejada. As bordas da clula ficam em negrito; - Clique sobre a ala de preenchimento com o boto esquerdo do mouse (o cursor deve ficar com o aspecto de uma cruz fina); - Segure o boto do mouse pressionado e arraste-o at outra clula onde se quer colocar a frmula copiada e solte o boto; - A frmula ser copiada, adequando-se as referncias. Supondo os seguintes dados:

Depois, esta frmula simplesmente foi copiada para a clula C7, onde a frmula original automaticamente se transformou em: =SOMA (C3:C6) Portanto, a frmula original foi copiada e o Calc trocou os endereos das colunas, em virtude de termos trocado a frmula original de uma coluna (coluna B) para outra (coluna C), ou seja: - onde na frmula original constava coluna B3, na frmula copiada para a coluna C tornou-se C3 - onde na frmula original constava coluna B6, na frmula copiada para a coluna C tornou-se C6

Como digitado:
A 1 2 3 4 5 6 7 Caderno Lapiseira Disquetes Rgua 2,50 7,00 8,20 1,30 =SOMA (B3:B6) 2,50 7,00 8,20 1,30 =SOMA (C3:C6) Compras B papelaria Moderna C papelaria Centrus

A troca de endereo tambm ocorre quando copiamos uma frmula original de uma linha da planilha para outra linha. Neste caso, o Calc troca os endereos (nmeros) das linhas. Um exemplo de troca de endereos de linhas est logo abaixo: uma planilha onde se calcula o valor total a partir do valor unitrio e do nmero de itens desejados.

Como aparecer:
A 1 2 3 4 5 6 7 caderno lapiseira disquetes rgua 2,50 7,00 8,20 1,30 19,00 2,50 7,00 8,20 1,30 18,80 Compras B papelaria Moderna C papelaria Centrus

A frmula simples: multiplicao do valor unitrio pelo nmero de itens desejados. Os resultados aparecem na coluna D. Portanto, a frmula criada na coluna D, linha 3 (clula D3) : =B3*C3 Esta frmula calcula os gastos totais que foram realizados com a compra de Borrachas. Para calcular os gastos totais realizados com as compras de Canetas e Lpis, deve-se copiar a frmula original (que est na clula D3) para as clulas D4 e D5.

A soma de gastos na papelaria Moderna, evidenciada na clula B7, foi calculada por meio da seguinte frmula: =SOMA (B3:B6)

e-Tec Brasil

114

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

115

e-Tec Brasil

Observe que ao fazer a cpia da frmula original para as outras clulas, por exemplo, a frmula da clula D4 ficou da seguinte forma: =B4*C4 Note que os nmeros das linhas foram trocados. Isto ocorreu em virtude de termos trocado a frmula original de uma linha (linha 3) para outra linha (linha 4). Na figura acima, na qual foi selecionada a clula D4, aparece na Barra de Frmulas a equao correspondente (=B4*C4). Este tipo de cpia onde ocorre troca de endereos chamado de Cpia Relativa. Note que as colunas de Valor unitrio e Total foram formatadas para aparecerem com 02 casas decimais. Alm disso, a coluna D foi formatada para aparecer como Moeda. No menu Formatar/Clulas/aba Nmeros voc encontra como fazer estas formataes. Este menu e suas opes ser explicado mais adiante neste Captulo. Seo retirada e adaptada de: www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-for. htm Referncia Absoluta A posio horizontal (linha) ou posio vertical (coluna) de uma clula pode ser absoluta, o que significa que esta posio no varia (est fixa) quando efetuamos cpias de frmulas. Para tornar um endereo de clula absoluto, utiliza-se o smbolo $. Este smbolo pode indicar as posies horizontal e vertical de uma clula como sendo absolutas ou pode indicar apenas uma destas posies como sendo absoluta. Por exemplo, para a clula A3 temos as seguintes opes de endereos absolutos: - $A$3 (coluna A e linha 3 so absolutas)

Importante: 1. Para fixar uma coluna, coloque um $ na frente da letra que representa a coluna. 2. Para fixar uma linha, coloque um $ na frente do nmero que representa a linha. Exemplo de Referncia Absoluta:
A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Nome do Aluno Ana Paula Cntia Fbio Jlio Avaliao 01 9 4,5 6 3 Avaliao02 7 6 8 5 Mdia Final =(B6*B$1+C6*B$2)/( B$1+ B$2) =(B7*B$1+C7*B$2)/( B$1+ B$2) =(B8*B$1+C8*B$2)/( B$1+ B$2) =(B9*B$1+C9*B$2)/( B$1+ B$2) Peso da Avaliao 1 Peso da Avaliao 2 4 2 B C D

Observao: na frmula para calcular a Mdia Final, no digitaremos diretamente o peso das avaliaes. Utilizaremos uma frmula com referncia absoluta para obter os valores da primeira tabela. O clculo da Mdia Final consiste em multiplicar as notas das provas pelos seus respectivos pesos, somar os valores obtidos e dividir o resultado pela soma dos pesos. A frmula para calcular a Mdia Final original est na clula D6:

=(B6*B$1+C6*B$2)/( B$1+ B$2) - $A3 (apenas a coluna A absoluta) e - A$3 (apenas a linha 3 absoluta). onde B$1 representa o Peso da Avaliao 1 e B$2 representa o Peso da Avaliao 2. Colocamos a linha 1 da clula B1 como absoluta (B$1) pois efe-

e-Tec Brasil

116

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

117

e-Tec Brasil

tuamos uma cpia desta frmula para as clulas D7 at D9. Tornando esta linha absoluta as frmulas copiadas para as clulas D7 at D9 puderam manter fixa a linha 1 (no variando o nmero da linha), o que garante que o Calc acessar o Peso da Avaliao 1 na clula correta, ou seja, na clula B1 que armazena o valor desejado. O mesmo foi feito para a clula B2, ou seja, tornamos a linha 2 absoluta: B$2. Observe como ficaram as cpias da frmula original nas clulas D7 at D9:
Frmula da clula D7 Frmula da clula D8 Frmula da clula D9 =(B7*B$1+C7*B$2)/( B$1+ B$2) =(B8*B$1+C8*B$2)/( B$1+ B$2) =(B9*B$1+C9*B$2)/( B$1+ B$2)

Verifique que B$1 e B$2 no variaram (mantiveram-se os mesmos). O que variou foram os endereos onde so armazenadas as notas das Avaliaes de cada aluno. Por exemplo, a frmula da clula D7 utiliza B7 e C7, que so as notas da Avaliao 01 e 02, respectivamente, da aluna Cintia. Por sua vez, a frmula da clula D8 utiliza B8 e C8, que so as notas da Avaliao 01 e 02, respectivamente, do aluno Fabio. Isso est correto, pois neste caso realmente queremos que as linhas variem, afinal precisamos obter os valores das notas de cada aluno e os dados a respeito de cada aluno esto em linhas diferentes. Funo SE Para construir uma frmula ns j vimos que podemos usar o Assistente de Funes. Para isso, voc deve: 1. Posicionar o cursor do mouse na clula desejada e pressionar a tecla com o sinal de = (igual) 2. Ativar o Assistente de Funes clicando na Barra de Frmulas ou no menu Inserir/Funo. Clique na guia Funes e escolha a Categoria Todas as Funes (Tudo). As vrias funes que o Calc disponibiliza sero listadas. Escolha a Funo SE. Clique no boto Prximo, conforme ilustra a figura abaixo.

Depois que voc clicou no boto Prximo, uma nova tela se abrir:

A funo SE possui uma sintaxe a ser seguida, ou seja, ela constituda por 03 partes: - Teste: a condio a ser avaliada, que resultar no valor Verdadeiro ou Falso. - Valor_ento: ao (aes) a ser executada se o teste da condio retornar Verdadeiro - Valor_seno: ao (aes) a ser executada se o teste da condio retornar Falso

e-Tec Brasil

118

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

119

e-Tec Brasil

Por exemplo, para a planilha vista anteriormente que calcula as mdias finais de alunos, vamos acrescentar uma nova coluna chamada Situao. A planilha ficar conforme a figura abaixo, onde na nova coluna Situao deve aparecer o resultado aprovado ou reprovado, dependendo da mdia final obtida pelo aluno. Caso o aluno obtenha mdia final maior ou igual a 6 pontos, ele estar aprovado, caso contrrio, estar reprovado. Obviamente poderamos ns mesmos analisarmos a mdia final de cada aluno e escrevermos na coluna Situao a palavra aprovado ou reprovado. Mas, no desta forma que queremos! Afinal, o Calc pode fazer esta anlise para ns, basta criarmos uma frmula que verifique o valor da mdia de cada aluno e, dependendo do resultado desta anlise escrevemos a palavra correta. Enfim, a planilha deve ter a seguinte aparncia:
A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Nome do Aluno Ana Paula Cintia Fbio Jlio Avaliao 01 9 4,5 6 3 Avaliao 02 7 6 8 5 Mdia Final 8,3 5,0 6,7 3,7 Situao aprovado reprovado aprovado reprovado Peso da Avaliao 01 Peso da Avaliao 02 4 2 B C D E

4. Escolha a Funo SE. Clique no boto Prximo Uma nova tela se abrir. Ento, voc dever fornecer dados para as 03 partes da Funo SE, ou seja, preencha (digite) os campos Teste, Valor_ento e Valor_seno. A figura abaixo ilustra o que voc deve digitar nestes campos.

Figura 34 Assistente de Funes

Figura retirada do material Treinamento OpenOffice Calc-Planilhas, Apostilas CCUEC, Diretoria de Transferncia Tecnolgica, Centro de Computao, UNICAMP, abril 2006. Observe que a frmula da funo SE, na clula E6, ficou da seguinte forma:

Mas, como criar esta frmula que faz tudo automaticamente? Utilize o Assistente de Funes. Para isso: 1. Posicione o cursor do mouse na clula E6 e pressione a tecla com o sinal de = (igual) 2. Ative o Assistente de Funes clicando na Barra de Frmulas ou no menu Inserir/Funo 3. Clique na guia Funes e escolha a Categoria Todas as Funes (Tudo)

=SE(D6>=6;"aprovado";"reprovado")
1 2 = 3 =

Teste: a condio a ser avaliada, que resultar no valor Verdadeiro ou Falso.

2 Valor_ento: ao a ser executada se o teste da condio retornar = Verdadeiro, ou seja, se o valor da clula D6 (mdia final) for maior ou igual a 6. A ao a ser executada pelo Calc ser escrever a palavra apro2 3 =

e-Tec Brasil

120

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

121

e-Tec Brasil

vado na clula E6. Note que a palavra aprovado est entre aspas, pois o Calc exige que se a ao for escrever uma palavra, esta deve estar sempre entre aspas. 2
= 2 3 Valor_seno: ao a ser executada se o teste da condio retornar =

- Selecione o intervalo desejado e clique em Formatar/Mesclar Clulas. Este recurso separa a rea mesclada das clulas, fazendo com que os componentes originais das clulas voltem a ser exibidos. 2. Menu Formatar/Clulas Este comando abre uma caixa de dilogo contendo vrias guias. Permite especificar diversas opes de formatao e aplicar atributos s clulas selecionadas. Guia Nmeros

Falso, ou seja, se o valor da clula D6 (mdia final) for menor do que 6. A ao a ser executada pelo Calc ser escrever a palavra reprovado na clula E6. Os prximos passos so: - clique no boto OK para confirmar - na planilha, clique sobre a clula E6 e copie a frmula para as clulas E7 at E9. Como posso formatar as minhas planilhas para terem um visual mais interessante? Existem vrios tipos de formatao no menu Formatar. Portanto, voc pode utiliz-lo para melhorar a aparncia das suas planilhas. Veja abaixo algumas descries sobre as opes deste menu, retiradas do material Treinamento OpenOffice Calc-Planilhas, Apostilas CCUEC, Diretoria de Transferncia Tecnolgica, Centro de Computao, UNICAMP, abril 2006. 1. Menu Formatar/Mesclar Clulas Combina as clulas selecionadas em uma nica clula ou divide as clulas mescladas. Para mesclar um conjunto de clulas: - Selecione as clulas e clique no menu Formatar/Mesclar Clulas. Este recurso mescla a rea das clulas selecionadas e a trata como uma nica clula. Para desfazer a Mesclagem:

Define a Categoria e o tipo de Formato da clula: Moeda, Nmero, Data, Hora, Texto e outros. Em Opes voc pode definir a quantidade de casas decimais para nmeros e se deseja que o separador de milhar aparea. Guia Fonte Define o nome (Times New Roman, Arial, Verdana, etc.), o tipo de formato (Negrito, Itlico, etc.) e o tamanho da fonte (8, 10, 12, etc.). Guia Efeitos de Fonte Permite aplicar sublinhado e cor na linha do sublinhado, alterar a cor da fonte e aplicar efeito de alto ou baixo relevo no texto selecionado. Guia Alinhamento Permite aplicar alinhamento de pargrafo na vertical (meio, superior e inferior), na horizontal (centralizado, justificado, alinhado direita e alinhado esquerda) e alterar a direo do texto na clula selecionada (como por exemplo, alterar o valor para 90 graus a fim de ter o texto totalmente escrito na vertical). Em Propriedades existe a opo de Quebra Automtica de Texto. Esta opo muito til e, quando selecionada, permite quebrar o texto de uma clula para ajust-lo dentro da clula. Como fao para buscar ajuda no prprio programa? Clique em Menu Ajuda/Ajuda do BrOffice. Esta opo do menu Ajuda ativa uma caixa de dilogo para auxiliar o usurio na resoluo de dvidas. Esta

e-Tec Brasil

122

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

123

e-Tec Brasil

caixa de dilogo tambm pode ser ativada pressionando a tecla F1.

1. Leia atentamente as informaes abaixo a respeito da funo SOMA e depois responda s questes:

Figura 35 Tela de Ajuda do BrOffice.

Observao: texto e clulas vazias so ignorados pela funo. Praticando... Nota: os exerccios abaixo listados podem requerer a realizao de algumas tarefas no explicitadas neste documento. A inteno que voc procure saber como realizar estas tarefas por meio de pesquisas a Internet e da interao com o seu tutor. Antes de comear, veja como simples criar frmulas com porcentagem... Clculos com porcentagem Conforme a explicao e utilizando os valores da planilha acima, some os valores e mostre o resultado: a) =S0MA(A3:C3) b) =S0MA(B2:C3) c) =S0MA(A1:A4;A1:C2;C4)

Funo MDIA soma valores e divide pela quantidade de valores somados d) =MDIA(A3;B3:C4) e) =MDIA(C1:C4)

e-Tec Brasil

124

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

125

e-Tec Brasil

2. Construa a planilha abaixo no programa Calc e calcule, para cada cliente, os juros simples em um emprstimo. Crie a seguinte frmula (na clula D5): valorJuros = taxa * valorEmprstimo * dias/365 Copie a frmula criada para as clulas D6 at D9. Lembre-se que o valor da taxa est armazenado na clula B2 e, portanto, ao copiar a frmula para as demais clulas o endereo B2 no pode variar (fixe-o usando o smbolo $).

a) Total em reais = Venda em reais * Quantidade em estoque. b) Custo em dlar = Custo em reais / Valor do dlar. c) Venda em dlar = Custo em dlar * (1 + Porcentagem de lucro). d) Total em dlar = Venda em dlar * Quantidade em estoque. e) Calcule o Total, a Mdia, o Maior Valor e o Menor Valor para cada coluna. Para isso, utilize o Assistente de Funes e escolha as funes: SOMA, MDIA, MXIMO e MNIMO, respectivamente. Caso voc tenha dvida sobre como utilizar as funes: MXIMO e MNIMO, por favor, pesquise na Internet ou solicite ajuda ao seu tutor. f ) Formate os nmeros com o smbolo monetrio apropriado (Real ou Dlar). Para isso, clique no menu Formatar/Clulas/Aba Nmeros e escolha a Categoria e o Formato adequados. 4. Construa a seguinte planilha no programa Calc e gere as frmulas solicitadas:

3. Construa a planilha abaixo no programa Calc e depois gere as frmulas e formataes solicitadas.

a) A Classificao dos produtos deve ser feita da seguinte maneira: Se o preo do produto for maior que 15 (R$ 15,00), o produto deve ser classificado como produto Classe A, caso contrrio como produto Classe B.

e-Tec Brasil

126

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

127

e-Tec Brasil

b) A taxa de desconto deve ser atribuda ao produto respeitando a seguinte condio: Se o produto for um produto Classe A, atribuir 10% de desconto, caso contrrio atribuir 5%. c) O preo final de cada produto o preo atual aplicando-se o desconto. Frum de Discusso Discuta com os integrantes do seu grupo do Projeto Restaurante Chique sobre a segunda etapa deste projeto. Agora a preocupao sua e dos demais gestores do restaurante como realizar o controle das atividades do cotidiano do restaurante a fim de assegurar o seu funcionamento adequado. A meta conquistar a to almejada fidelidade do cliente, pois a expectativa que o cliente sempre volte ao restaurante ao perceber que: o restaurante faz bem, atende bem e funciona bem! Para isso, j consenso entre voc e os demais gestores de que, nesta fase de implantao do restaurante, vocs mesmos iro criar planilhas eletrnicas para auxili-los nas tarefas de gerenciamento de estoque e de fluxo de caixa do restaurante. Os dados que estas planilhas devem exibir j foram esboados no arquivo da Avaliao deste captulo, mas faltam os gestores analisarem estes dados, sugerirem novos dados (caso necessrio), tirarem suas dvidas a respeito de como sero as frmulas para realizar os clculos e, por fim, dividirem as tarefas. Utilize o Frum de Discusso para tomar decises com o seu grupo a respeito das planilhas a serem geradas para o novo negcio. A iniciativa, o empenho e a criatividade so de vocs os empreendedores do Restaurante Chique!

UNIDADE 6 - APRESENTAO DE SLIDES NO PROGRAMA IMPRESS


Objetivos da aula
- Conhecer o que possvel criar com o Impress: slides, folhetos, anotaes do apresentador e estruturas de tpicos; - Compreender como elaborar uma apresentao de alta qualidade; - Conhecer as funcionalidades existentes na rea de trabalho do programa Impress; - Conhecer como criar uma apresentao de slides: inserir e duplicar slides, realizar formataes de texto; - Conhecer como escrever fontes (letras) rebuscadas com o Galeria do FontWork; - Conhecer como alterar o formato do papel e as margens dos slides; - Conhecer como inserir um fundo diferente na apresentao de slides; - Conhecer como inserir imagens na apresentao e como buscar imagens na Internet; - Conhecer como colocar efeitos animados em textos e figuras da apresentao; - Conhecer como aplicar efeitos de transio entre slides.

e-Tec Brasil

128

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

129

e-Tec Brasil

Voc ver por aqui... Como construir apresentaes de slides. Voc certamente precisar divulgar um negcio, um produto ou falar em pblico sobre um tema especfico. Nestas situaes, voc na posio de apresentador, poder utilizar uma apresentao na forma de slides para projet-la ao pblico e tambm para gui-lo em relao ao contedo a ser apresentado. O que Impress? O Impress um programa (software) que permite que voc crie as suas prprias apresentaes multimdia. Um arquivo de apresentao permite apresentar/informar sobre um determinado tema, servio ou produto, possibilitando utilizar arquivos de imagens, sons, textos e vdeos que podem ser animados de diferentes maneiras. Uma caracterstica importante deste software possibilitar salvar arquivos de apresentao no formato do programa Power Point da Microsoft e tambm abrir arquivos do formato Power Point. O que possvel criar com o Impress? Utilizando este programa possvel criar:

Como elaborar uma apresentao de alta qualidade? importante notar que quando se faz uma apresentao o contedo deve ser o foco central de ateno. Assim, as ferramentas que podem ser usadas (por exemplo: animaes, aplicao de sons) devem enfatizar os tpicos e no devem desviar a ateno da platia para os efeitos especiais. Por exemplo: - como a leitura da lngua portugus feita da esquerda para a direita, pode-se projetar frases animadas de modo que os tpicos deslizem para a direita. Depois, para enfatizar um tpico especfico faa com que ele deslize para a esquerda. Esta alterao destacar o tpico chamando a ateno; - a insero de uma msica ou som ocasional concentra a ateno na apresentao de slides. No entanto, o uso freqente de efeitos sonoros pode desviar a ateno; - o ritmo da apresentao no pode ser muito rpido, pois torna-se cansativo, nem muito lento, pois deixa todos sonolentos. Portanto, faa testes antes de fazer uma apresentao e escolha um bom ritmo; - no deve existir nada em quantidade excessiva: nem texto, nem figuras;

- Apresentao: slides, folhetos, anotaes do apresentador e estruturas de tpicos agrupados em um nico arquivo; - Slide: a pgina individual da apresentao. Pode conter ttulos, textos, desenhos, vdeos, etc.; - Folheto: uma pequena verso impressa dos slides para distribuir entre os ouvintes; - Anotaes do apresentador: consiste em folhas com slides em tamanhos reduzidos e as anotaes do apresentador a fim de gui-lo durante a sua exposio; - Estrutura de Tpicos: o sumrio da apresentao no qual aparecem apenas os ttulos e os textos principais de cada slide.

- cuidado com o tamanho da fonte: as pessoas no fundo da sala devem ser capazes de ler todos os slides. Sees retiradas e adaptadas de: www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-int. htm. Autoria de Ftima Conti. Abrindo o Impress Clique no boto do menu Iniciar do Windows e em seguida escolha: Programas/BrOffice.org/BrOffice Impress. Sempre ao iniciar o Impress ser apresentada ao usurio a tela do assistente de apresentao com trs opes: . Apresentao vazia Cria uma apresentao em branco para ser edita-

e-Tec Brasil

130

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

131

e-Tec Brasil

da; . A partir do modelo Cria uma apresentao a partir de um modelo j existente; . Abrir uma apresentao existente Abre uma apresentao criada anteriormente. Selecione a opo Apresentao vazia e voc ter duas opes: - 1 Opo: clique no boto Criar caso voc deseje criar uma apresentao em branco, sem nenhum detalhe de configurao; - 2 Opo: clique no boto Prximo caso voc deseje configurar os detalhes da sua apresentao para cri-la j com estes detalhes definidos por voc;

Conhecendo a rea de Trabalho do Impress

Figura 36 rea de Trabalho Impress

Figura retirada de www.dcc.ufrr.br/index.php?option=com_ docman&task=doc_view&gid=2 Como escolher um modelo de Layout Depois de voc ter criado a sua apresentao, escolha um modelo de layout. Para isso escolha um dos modelos apresentados no lado direito da rea de Trabalho conforme apresentado abaixo. Para escolher um modelo de layout: clique sobre o modelo de layout escolhido e imediatamente o layout aplicado ao slide.

Apesar de existirem estas duas opes, por favor, escolha a opo Criar para criarmos uma apresentao em branco. Voc aprender a configurar detalhes extras para a sua apresentao no decorrer da leitura deste material e com a ajuda do seu tutor. Portanto, voc acabou de criar uma apresentao em branco! Mas antes de voc acrescentar detalhes a sua apresentao, conhea a rea de Trabalho do Impress.

e-Tec Brasil

132

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

133

e-Tec Brasil

adicion-los medida que haja necessidade. Para inserir um novo slide: clique no menu Inserir/Slide. Imediatamente aparecer um novo slide, tambm visvel esquerda da rea de Trabalho. Como duplicar um slide Quando voc desejar repetir as mesmas configuraes j escolhidas em um slide pronto, ao invs de inserir um novo slide e repetir tudo o que j foi feito, voc pode duplicar o slide pronto e modific-lo no que for necessrio. Para duplicar um slide: clique no menu Inserir/Duplicar Slide. Imediatamente aparecer o mesmo slide, tambm visvel esquerda da rea de Trabalho. Como visualizar uma apresentao de slides Para visualizar uma apresentao clique no menu Apresentao de slides/Apresentao de slides ou pressione a tecla F5. Sugesto de escolhas: Como formatar fontes - Escolha o modelo Slide de Ttulo para o primeiro slide da sua apresentao. Neste primeiro slide podem ser digitados os dados essenciais para a abertura da apresentao, como por exemplo, o ttulo do trabalho, o nome do autor e a data; - Escolha o modelo Ttulo, texto para slides que possuiro apenas textos com marcadores; - Escolha outro modelo qualquer de acordo com quais recursos voc deseja inserir nos seus slides, como figuras, tabelas, etc. - Lembre-se: voc deve escrever um ttulo em cada slide. O espao para a escrita do ttulo j est presente nos modelos existentes. Como inserir um novo slide Para colocar outros slides na mesma apresentao necessrio Quando voc desejar mudar o tipo de letra (fonte), o tamanho, a cor, etc. clique em: menu Formatar/Caractere. Todas as funcionalidades relacionadas formatao de fontes encontram-se nas Abas da tela acionada por meio deste menu. Como formatar pargrafos Quando voc desejar alterar as configuraes listadas abaixo clique em menu Formatar/Pargrafo: - o tamanho dos recuos de pargrafos dos slides (acima, abaixo, antes e depois dos textos); - o tamanho de recuo de pargrafo em todas 1 linhas dos textos; - o espaamento entre linhas (simples, tamanho 1.5, duplo, etc.);

e-Tec Brasil

134

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

135

e-Tec Brasil

- o alinhamento dos textos (centralizado, esquerda, direita, justificado); - etc. Todas as funcionalidades relacionadas formatao de pargrafos encontram-se nas Abas da tela acionada por meio deste menu. Como colocar rebuscadas: palavras com fontes (letras) diferentes, mais

Na aba Pgina voc pode alterar o formato do papel e as margens dos slides. Como inserir um fundo diferente na apresentao de slides Para inserir um fundo em um ou mais slides que seja diferente do fundo branco, ou seja, para inserir um fundo colorido, com gradiente ou com gravuras, clique no menu Formatar/Pgina. A janela Configurao de Pgina ser aberta com duas abas: Pgina e Plano de fundo. Na aba Plano de fundo voc pode escolher as opes: Cor, Gradiente, Hachuras ou Bitmap.

Utilize a Galeria do Fontwork que est na Barra de Desenho. Esta barra est posicionada na parte inferior da tela do programa Impress.

Para acessar a Galeria do FontWork siga os passos abaixo:

- clique no boto Galeria do Fontwork

na Barra de Desenho;

- escolha o tipo desejado e clique no slide onde voc deseja que o texto aparea; - d um duplo clique e aparecer a palavra Fontwork em preto. Sobre ela digite a palavra ou a frase que voc deseja e apague o que sobrar; - clique onde no houver nada na tela do slide; - se voc desejar ajustar o tamanho ou a posio da palavra clique sobre a palavra e use os quadradinhos de seleo que ficam ao redor da mesma. Seo retirada e adaptada de: www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-tex. htm. Autoria de Ftima Conti. Como alterar o formato do papel e as margens dos slides Para alterar o formato do papel e as margens dos slides clique em: menu Formatar/Pgina. A janela Configurao de Pgina ser aberta com duas abas: Pgina e Plano de fundo. Se voc escolher a opo Cor, uma janela se abrir com vrias opes de cores. Clique na cor desejada e depois no boto Ok. Se voc escolher a opo Gradiente, uma janela se abrir com vrios fundos com gradientes coloridos. Clique no gradiente desejado e depois no boto Ok. Se voc escolher a opo Preenchimento, uma janela se abrir com vrios fundos rachurados em diferentes sentidos. Clique no desenho desejado que aparecer direita e depois clique no boto Ok. Se voc escolher a opo Bitmap, uma janela se abrir com vrios

e-Tec Brasil

136

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

137

e-Tec Brasil

pequenos arquivos de imagem. Clique no desenho desejado e depois no boto Ok. Por exemplo, se voc escolher a opo Gradiente a seguinte tela aparecer:

htm. Autoria de Ftima Conti. Como inserir imagens Para inserir uma imagem em um slide clique no menu Inserir/Figura/De um arquivo. Depois escolha um arquivo de figura j existente no seu computador e clique no boto Abrir. importante notar que quando uma figura inserida existem os quadradinhos de seleo ao redor da figura. Estes quadradinhos permitem que voc altere o tamanho horizontal ou vertical da figura. Como buscar de slides figuras na Internet e inseri-las na apresentao

Ao localizar a imagem desejada em uma pgina de Internet (site) voc dever: 1 Posicionar o mouse sobre a figura e clicar com o boto direito do mouse; 2 Escolher a opo Salvar Imagem Como... Importante: Qualquer que seja a opo escolhida, imediatamente aparece a seguinte tela: Observao: Observe em qual pasta do seu computador a imagem ser salva. 3 Voltar para o slide, clicar no menu Inserir/Figura/De um arquivo e escolher o arquivo de imagem que voc acabou de salvar no seu computador. Seo retirada e adaptada de: www.dcc.ufrr.br/index.php?option=com_ docman&task=doc_view&gid=2. Se voc clicar no boto Sim, a cor ser aplicada em todos os slides da apresentao. Como inserir efeitos animados na apresentao Voc pode inserir efeitos especiais na apresentao que determinam como as figuras ou textos sero exibidos na tela. Se voc clicar no boto No, a cor escolhida s ser aplicada neste slide (ou seja, no slide selecionado). Seo retirada e adaptada de: www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-fun. Para inserir um efeito especial siga o passo-a-passo: - selecione o texto ou a figura desejada;

e-Tec Brasil

138

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

139

e-Tec Brasil

- em Tarefas, que situa-se ao lado direito da tela do Impress, selecione a aba Animao personalizada ou clique no menu Apresentao de slides/ Animao personalizada... - clique em Adicionar (o boto s estar habilitado se algo tiver sido selecionado); - aparecer a janela Animao personalizada, que contm as abas Entrada, nfase, Sair e Caminhos de Movimento; - escolha uma aba, como por exemplo, a aba Entrada na qual muitos efeitos esto disponveis. Escolha o efeito desejado e clique no boto OK para que o efeito seja aplicado ao texto selecionado.

Dependendo do efeito escolhido, ser possvel clicar no boto ao lado de Propriedades e escolher a aplicao de um determinado som, sua escolha. Uma tela como a tela abaixo aparecer. Escolha na aba Efeito, em Som, o som que voc deseja.

Como aplicar efeitos de transio entre slides Os efeitos de transio ocorrem entre a exibio de um slide e do seguinte. Para aplicar efeitos de transio clique em Tarefas, que situa-se ao lado direito da tela do Impress, selecione a aba Transio de slides ou clique no menu Apresentao de slides/Transio de slides...

Para ver o efeito final no slide atual clique no boto Reproduzir e para ver o efeito final no conjunto de slides clique no boto Exibio de Slides.

e-Tec Brasil

140

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

141

e-Tec Brasil

escolher se o avano dos slides selecionados deve depender do clique do mouse ou se ser automtico. Neste ltimo caso o tempo dever ser especificado, ou seja, determinar que haver a transio entre slides a cada 30 s, por exemplo; - caso voc queira aplicar a formatao de transio entre slides a todos os slides clique no boto Aplicar a todos os slides. Se algum efeito aparecer muito rpido ou muito lento, um texto contiver erros ou aparecer em ordem incorreta abra o slide e, por favor, altere-o. Contedo das duas ltimas sees retirados e adaptados de: www. cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-apre.htm. Autoria de Ftima Conti. Praticando... Nota: o exerccio abaixo pode requerer a realizao de alguma tarefa no explicitada neste documento. A inteno que voc procure saber como realizar esta tarefa por meio de pesquisas a Internet e da interao com o seu tutor. Para inserir um efeito de transio entre slides siga o passo-a-passo: - selecione os slides para os quais voc deseja que exista um efeito entre as transies destes slides. Para selecionar vrios slides: pressione a tecla Ctrl, mantenha-a pressionada e clique sobre os slides que deseja no lado esquerdo da tela do Impress. Caso voc no selecione outros slides, o efeito que voc definir atuar somente no slide atual (ou seja, no slide que est aberto na tela do Impress); - escolha o efeito desejado em Transio de Slides; - aps ter escolhido o efeito, voc pode alterar particularidades nos campos Velocidade e Som. No campo Velocidade voc pode alterar a velocidade com que a transio entre slides ocorre para: Lenta, Mdia e Rpida. No campo Som voc pode escolher um som para ser tocado durante a transio entre slides; - voc tambm pode realizar as seguintes alteraes: em Avanar slide 1. Crie uma apresentao no programa Impress sobre o tema Marketing Pessoal. Ser necessrio que voc se informe sobre este assunto por meio de pesquisas a Internet. A apresentao dever conter no mnimo: - slide de capa com ttulo, autor e nome da disciplina (ou seja, disciplina de Informtica Bsica); - slide com sumrio da apresentao (listar em tpicos os contedos que sero abordados durante a apresentao); - 03 slides de contedo sobre o tema abordado com seus respectivos ttulos; - slide com as concluses sobre o tema; - slide com as referncias bibliogrficas, ou seja, as fontes de informao utilizadas para redigir o contedo da apresentao;

e-Tec Brasil

142

Tcnico em Administrao

Introduo Informtica

143

e-Tec Brasil

- 01 figura; - efeitos especiais em alguns textos (pargrafos que voc queira enfatizar ao pblico); - efeitos de transio de slides, sua escolha. Frum de Discusso Discuta com os integrantes do seu grupo do Projeto Restaurante Chique sobre a terceira e ltima etapa deste projeto. Nesta etapa voc e os demais scios, os atuais gestores do restaurante, desejam atrair um forte investidor da cidade para o negcio do Restaurante Chique. Vocs vislumbram os benefcios desta nova sociedade! Mas para que esta nova sociedade de fato se concretize, voc e os atuais scios devem convencer o investidor a respeito do negcio. Portanto, a preocupao agora como apresentar o Projeto Restaurante Chique ao investidor de forma a atra-lo. Para isso voc e o seu grupo confeccionaro uma apresentao de slides, no programa Impress, na qual mostraro todo o trabalho que realizaram at ento: o cardpio do restaurante, a mala direta, e as planilhas eletrnicas construdas para auxiliar nas tarefas de gerenciamento de estoque e de fluxo de caixa do restaurante. No entanto, antes de apresentarem os recursos prontos, por favor, introduzam as informaes que julgarem importantes sobre o plano do negcio, por exemplo: onde sero as futuras instalaes do restaurante, como sero estas instalaes, a previso do nmero de clientes a serem atendidos pelo restaurante e a previso de contratao de empregados. Utilize o Frum de Discusso para tomar decises com o seu grupo a respeito da divulgao do negcio do Restaurante Chique para este novo investidor. Divulgue o negcio de forma a atra-lo e tambm de forma a assegurar confiana mtua entre todas as partes!

e-Tec Brasil

144

Tcnico em Administrao

You might also like