You are on page 1of 17

Aula 01

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Engenharia Eltrica EEL7040 Circuitos Eltricos I - Laboratrio

AULA 01 ERROS EM MEDIDAS, PADRES E INSTRUMENTOS ELTRICOS DE MEDIO.

1. INTRODUO
A tecnologia moderna exige que as avaliaes das grandezas que tomam parte nos fenmenos fsicos sejam feitas com preciso e exatido cada vez maiores. Na engenharia eltrica, a medida de certas grandezas de fundamental importncia tanto na pesquisa, quanto na monitorao, funcionamento seguro, proteo e controle de equipamentos eletro-eletrnicos e redes eltricas. O objetivo deste curso dar base fundamental para as medies eltricas, estudando os instrumentos mais comumente empregados nestas medies. O curso tem como finalidade capacitar o aluno para solucionar os problemas bsicos das medies eltricas. o que medir; com que medir; como avaliar a medio.

Na medio eltrica as grandezas fundamentais so: corrente; tenso; freqncia; potncia.

Existem outras grandezas para as quais existe a possibilidade de medio, tais como: resistncia; capacitncia; indutncia;

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

fator de potncia; energia.

Os instrumentos normalmente utilizados na medio eltrica so normalmente do tipo : Bobina mvel (A, V, ) Ferro mvel (A, V) Eletrodinmicos (W, A, V, cos ) Laminas vibratrias (Hz) Induo (K) Eletrostticos (V) Eletrnicos (A, V, Hz).

Avaliar a medio compreende o problema da anlise dos dados fornecidos pelos instrumentos a fim de concluir sobre sua exatido e os erros que possam ter ocorrido na medio. As medidas esto todas elas baseadas no Sistema Internacional de Unidades. Foi o decreto no 81.621 de 03 de maio de 1978 que ratificou no Brasil a adoo do Sistema Internacional de Unidades (SI) como o sistema de unidades de medidas no pas.

2. ERROS EM MEDIDAS
2.1 Definio Segundo a ABNT (NB-278/73)

Erro o desvio observado entre o valor medido e o valor verdadeiro (ou aceito como verdadeiro). Valor Verdadeiro o valor exato da medida de uma grandeza obtido quando nenhum tipo de erro incide na medio. Na prtica impossvel eliminar todos os erros e obter um valor aceito como verdadeiro, que substitui o valor verdadeiro. a medida de uma amostra de um determinado nmero de medidas tcnicas, usando o mesmo material e mantendo-se na medida do possvel, as mesmas condies ambientais.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

Assim, o erro em uma unidade definido como: X = X m X p = X m X v

Xm = Valor da grandeza obtido atravs da medida. Xp = Valor padro da grandeza, obtido atravs do mtodo de referncia construdo na prtica. Xv = Valor verdadeiro da grandeza, que um valor ideal, supondo a supresso total de todo o tipo de erro. Na falta de Xv aceita-se Xp, que denominado, ento, de valor de referncia tomado como verdadeiro.
Exatido

a caracterstica de um instrumento de medida que exprime o afastamento entre a medida nele observada e o valor de referncia aceito como verdadeiro.
Preciso

Refere-se a maior ou menor aproximao da medida em termos de casas decimais. A preciso, portanto, revela o rigor com que um instrumento de medida indica o valor de uma certa grandeza.
Classe de Exatido

o limite de erro, garantido pelo fabricante de um instrumento, que se pode cometer em qualquer medida efetuada pelo mesmo, ou seja, uma classificao do instrumento de medida para designar a sua exatido. O nmero que a designa chama-se ndice de classe.
ndice de classe (IC)

Nmero que designa a classe de exatido, o qual deve ser tomado como uma porcentagem do valor de plena escala de um instrumento.
Escala de um Instrumento

o intervalo de valores que um instrumento pode medir. Normalmente vai de zero a um valor mximo que se denomina calibre ou valor de plena escala.
Valor de Plena Escala

o mximo valor da grandeza que um instrumento pode medir.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

Erro Absoluto (X)

a diferena algbrica entre o valor medido (Xm) e o valor aceito como verdadeiro (Xv). Assim, pode-se dizer que o valor verdadeiro situa-se entre: X m X < X v < X m + X Neste caso, X o limite mximo do erro absoluto ou simplesmente erro absoluto. Assim, diz-se que : Se X>Xv, o erro por excesso e, Se X<Xv, o erro por falta.
Erro Relativo ()

definido como a relao entre o erro absoluto (X) e valor aceito como verdadeiro (Xv) de uma grandeza, podendo ou no ser expresso em percentual. X X = ou % = 100 Xv Xv Para efeito de clculo do erro relativo, pode-se considerar Xv =Xm, logo: X = Xm
Classificao dos Erros

Os erros podem ser classificados como : Grosseiros Sistemticos Acidentais, Aleatrios ou residuais

Erros Grosseiros

So devidos falta de ateno, so resultados de enganos nas leituras e anotaes de resultados. So de inteira responsabilidade do operador e no podem ser tratados matematicamente. Para evit-los necessrio proceder a repetio dos trabalhos, mas necessrio sobretudo, que se trabalhe com muita ateno.
Erros Sistemticos

So ligados s deficincias do mtodo, do material empregado ou da avaliao da medida do operador. Estes erros podem ser classificados como: - de construo e ajuste; - de leitura;

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

inerente ao mtodo; devido a condies externas

a Erros de construo e ajuste

Erros de graduao da escala na indstria. Erros de ajuste entre pinos e eixos, assim como de componentes eltricos.

Estes erros tendem a crescer com a idade do instrumento devido a: - Oxidao; - Desgaste dos contactos entre peas mveis e fixas. - Variao dos coeficientes de elasticidade de molas. Esses erros so diferentes em diferentes pontos da escala. Eles podem ser contornados atravs da construo de um tabela de correo de erros.
b Erros de Leitura

So devidos a influncia do operador e dependem das caractersticas do sistema de leitura. - So resultados do angulo de observao (paralaxe) do operador. Esses erros podem ser limitados usando-se dois ou mais operadores e/ou equipando o instrumento com um espelho junto escala.
c Erros Inerentes ao Mtodo

Ocorrem quando a medida obtida por mtodos que necessitem de processamento indireto de grandezas auxiliares.

d Erros Devido s Condies Externas

So aqueles inerentes a condies medida de uma grandeza. Podem resultar de: variaes de temperatura, presso, umidade, presena de campos eltricos, etc.

Erros aleatrios

So erros devido ao impondervel. So erros essencialmente variveis e no suscetveis de limitaes.

Propagao de Erros

Pode-se calcular o mximo erro sistemtico de uma grandeza X que depende de vrias grandezas a,b,c,....q. Seja X o valor obtido para esta grandeza que funo de outras grandezas: a,b,c,....q. X = f (a, b, c,...q ) Torna-se necessrio relacionar o erro x em relao a cada um dos erros das grandezas associadas, assim:

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

x =

x x x x a + b + c + ...... q a b c q

Onde as derivadas parciais podem ser positivas ou negativas a a, b, c, q so as variveis de cada uma das grandezas associadas.
O fato de se tornar o mdulo de cada uma das derivadas parciais garante o deslocamento de cada um dos erros parciais na mesma direo.
Erros de Insero

Suponhamos que o valor terico de uma grandeza seja XS. O valor terico dessa grandeza, com a presena do instrumento, que apresenta uma resistncia interna Ri ( na freqncia considerada), denominado XC. O erro de insero do instrumento :

ins =

Xs Xc .100 Xs

3. PADRES
3.1 Introduo e definies bsicas

Todas as medies realizadas na prtica so realizadas atravs de instrumentos de medio, que foram previamente calibrados, por comparao com outros instrumentos de medidas, denominados padres de medidas.
Padro

um instrumento de medida destinado a definir, conservar ou reproduzir a unidade base de medida de uma grandeza. Os padres podem reproduzir a unidade base de medida, bem como seus mltiplos e submltiplos.
Padro Primrio

como se denomina o padro que possui as mais elevadas qualidades de reproduo de uma unidade de medida de uma grandeza. Os padres primrios nunca so utilizados diretamente para medies, a no ser na gerao de padres secundrios. So conservados em condies especiais de ambiente nos laboratrios nacionais.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

Padro secundrio ou Padro de Trabalho

um intermedirio entre os padres primrios que viabiliza a distribuio das referncias de medidas para os laboratrios secundrios, onde so utilizados para aferio dos instrumentos de medidas. A principal caracterstica deste padro a permanncia, que a capacidade do mesmo em conservar a classe de exatido por maior espao de tempo, dentro de condies especificadas de utilizao.
Qualidades Exigidas de um Padro

Ser constante Ser de alta preciso Ser consistente com a definio da unidade correspondente

No existe padro permanente. O que existe so padres com elevado grau de permanncia.
Calibrao e Manuteno de padres

A calibrao de padres feita regularmente atravs de laboratrios nacionais, comparando-os com os padres definidos como primrios para uma grandeza especificada. Esta comparao tambm chamada aferio. O processo de aferio permite a criao de padres secundrios, que podero servir de padres intermedirios ou de transferncia.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

4. INSTRUMENTOS ELTRICOS DE MEDIO


4.1 Instrumentos Eltricos de Medio Analgicos

Os instrumentos eltricos empregados na medio das grandezas eltricas apresentam um conjunto mvel que deslocado aproveitando um dos efeitos da corrente eltrica : efeito trmico, efeito magntico, efeito dinmico, etc. Preso a um conjunto mvel, est um ponteiro que se desloca na frente de uma escala graduada de valores da grandeza que o instrumento destinado a medir. Os instrumentos mais utilizados so os instrumentos de Bobina Mvel Im Permanente (BMIP), os de Ferro Mvel (FM), e os eletrodinmicos, descritos a seguir.

4.1.1 Instrumento de Bobina Mvel Im Permanente

So tambm denominados de instrumentos magnetoeltricos. Uma representao simplificada deste instrumento apresentada na Fig. 1.

Figura 1 Instrumento de Bobina Mvel Im Permanente.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

As principais partes deste instrumento esto descritas a seguir : a) Im permanente de peas polares cilndricas, fornecendo no entreferro uma induo magntica de cerca de 0,125 Wb/m2 b) Ncleo cilndrico de ferro doce, com a finalidade de tornar radiais as linhas de fluxo magntico. c) Quadro retangular de metal condutor, em geral feito de alumnio, com a finalidade de servir de suporte bobina e produzir amortecimento por corrente de Foucault (corrente parasita). d) Bobina de fio de cobre, enrolada sobre o quadro de alumnio, por onde circular a corrente a medir.
Princpio de Funcionamento do Instrumento de Bobina Mvel de Im Permanente

Figura 2 - Princpio de Funcionamento do Instrumento de Bobina Mvel Im Permanente

Quando um condutor percorrido por uma corrente I, na presena de um campo magntico (B), fica submetido a uma fora F cujo sentido dado pela regra da mo direita, e cujo mdulo dado por : F = B.I .L sin( ) , onde L o comprimento do r r condutor sob a ao do campo magntico B, e o angulo entre B e a direo de iL no espao. Assim a corrente I a medir, ao percorrer a bobina b vai dar origem s foras F. Assim, percebe-se que se a corrente I mudar de sentido, F tambm mudar de sentido, fazendo com que o ponteiro se desloque no sentido de 0 para 1 ou no sentido de 0 para 2.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

Aula 01

Se I mudar de sentido muito rapidamente, as foras F mudaro tambm de sentido, mas o conjunto mecnico no acompanhar essa mudana, devido sua inrcia. Logo, este tipo de instrumento no ir deslocar o ponteiro da sua posio de repouso quando a corrente I alternada, na freqncia industrial (50-60 Hz). Se a freqncia da corrente alternada for baixa e da mesma ordem da freqncia do conjunto mvel, o ponteiro ficar oscilando, de um lado para o outro, em torno do seu ponto de equilbrio.

4.1.2 Instrumentos de Ferro Mvel (FM)

Os instrumentos de Ferro Mvel so tambm conhecidos como instrumentos ferromagnticos ou eletromagnticos. O seu princpio de funcionamento baseado na ao do campo magntico, criado pela corrente a medir percorrendo uma bobina fixa, sobre uma pea de ferro doce mvel. Existem dois tipos de instrumentos bsicos de ferro mvel: a) Instrumento de atrao ou de ncleo mergulhador; b) Instrumento de repulso ou de palheta mvel.
a) Instrumento de Ncleo Mergulhador

A Fig. 3 a seguir mostra as partes essenciais do instrumento.

Figura 3 Instrumento de Ferro Mvel com nucleo mergulhador A corrente I circulando pela bobina fixa, faz surgir um campo magntico que atrai o ncleo de ferro doce, dando uma leitura proporcional a corrente circulante.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

10

Aula 01

b) Instrumentos de Repulso

A corrente i, ao percorrer a bobina fixa, imanta as duas lminas de ferro doce A1 e A2 no mesmo sentido, criando assim uma fora de repulso entre elas. A1 fixa bobina e A2 mvel e solidria ao eixo, ao qual est tambm solidrio o ponteiro. A figura 4 a seguir ilustra o esquema citado.

Figura 4 Instrumento de Ferro Mvel de Repulso

4.1.3 Instrumentos Eletrodinmicos

Os Instrumentos eletrodinmicos esto baseados na ao mltipla de dois condutores atravs dos quais circulam correntes. Sabe-se que dois condutores com correntes de diferentes sentidos repelem-se, atraindo-se com correntes de igual sentido. De acordo com o exposto, os instrumentos eletrodinmicos compem-se das bobinas fixa 1 e mvel 2, como ilustrado na figura 5.

Figura 5 Instrumento Eletrodinmico

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

11

Aula 01

A bobina mvel possui elevado nmero de espiras de fio fino, estando disposta ao redor ou no interior da bobina fixa. Sobre o eixo da bobina mvel encontra-se o ponteiro indicador. Ao circular as correntes pelas bobinas fixa e mvel, esta ltima deslocar-se-, girando, com relao fixa, tendendo a que o sentido do seu campo magntico coincida com o da bobina fixa. O par motor que atua sobre a bobina mvel pode ser expressado por:
Mm = CI f I m onde:
C um coeficiente que depende do nmero de espiras das bobinas, das dimenses, formas e da posio mtua das mesmas. I f corrente que circula pela bobina fixa

I m a corrente que circula pela bobina mvel.

O par antagnico criado pelas molas em espiral, atravs das quais chega a corrente at a bobina mvel, pode ser expressado por:
Mant = W

A bobina mvel girar at no se igualar os pares motor e antagnico, isto , at se atingir a igualdade.
CI f I m = W ; do qual pode-se obter o valor do ngulo de rotao da bobina mvel

abaixo expressada:

C I f .I m W

Como se pode demonstrar atravs do estudo da expresso acima, o ngulo de deflexo da bobina mvel depende do produto das correntes que circulam pelas bobinas fixa e mvel. Os instrumentos eletrodinmicos podem ser utilizados como ampermetros, voltmetros ou wattmetros.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

12

Aula 01

Dados do Multmetro ENGRO 484


MULTMETRO ENGRO ESCALA 300 mV 3V 12 V 30 V 120 V 300 V 1200 V 6V 12 V 30 V 120 V 300 V 1200 V 50 A 3 mA 30 mA 300 mA 3A IC (%) 3 3 3 3 3 3 3 4 4 4 4 4 4 3 3 3 3 3 MODELO : 484 Resist. Int. () S No. div Volt. Amp Rv Ra (k/V) 20 60 6 k 20 60 60 k 20 60 240k 20 60 600k 20 60 2,4 M 20 60 6 M 20 60 24 M 9 60 54 k 9 60 108k 9 60 270 k 9 60 1,08 M 9 60 2,7 M 9 60 10,8 M --60 6 k --60 210 --60 20 --60 2 --60 1

L 2,5 mV 25 mV 0,1 V 0,25 V 1V 2,5 V 10 V 0,05 V 0,1 V 0,25 V 1V 2,5 V 10 V 0,42 A 25 A 0,25 mA 2,5 mA 25 mA

Erros IC 9 mV 0,09 V 0,36 V 0,9 V 3,6 V 9V 36 V 0,24 V 0,48 V 1,2 V 4,8 V 12 V 48 V 1,5 A 0,09 mA 0,9 mA 9 mA 90 mA

=L+IC 11,5 mV 0,115 V 0,46 V 1,15 V 4,6 V 11,5 V 46 V 0,29 V 0,58 V 1,45 V 5,8 V 14,5 V 58 V 1,92 A 0, 115 mA 1,15 mA 11,5 mA 115 mA

VOLT. CC

VOLT. CA

AMP. CC

L = Erro de Leitura: O erro de leitura igual a metade da menor diviso estimada na escala contnua do aparelho. IC = Erro devido a classe : Limite do erro definido pelo ndice de classe e expresso sempre em relao ao valor final da escala. =L+IC = Soma do erro de leitura e erro devido classe

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

13

Aula 01

4.2 Instrumentos Eltricos de Medio Digitais

4.2.1 Multmetro Digital

At a ltima dcada ou dcada e meia as medidas de tenso eram vulgarmente realizadas com aparelhos de medida com agulha, bobina e ferro mvel, como visto anteriormente. Hoje, em todas as aplicaes foram ou esto sendo substitudas por voltmetros ou multmetros digitais. Uma das vantagens dos multmetros digitais sobre os analgicos a sua facilidade de utilizao, de fato, o valor medido diretamente apresentado como uma serie de dgitos facilmente legveis, o que permite sempre a mesma interpretao, independente do observador (no h paralaxe!). Alm disso, esses multmetros possuem posicionamento automtico da vrgula, deteco automtica da polaridade e, freqentemente, busca e mudana automtica da escala de medida. A mudana automtica de escala importante na medida em que permite ao multmetro realizar medies sempre com a resoluo otimizada, sem a interveno do operador, quaisquer que forem as circunstncias. Devido prpria natureza do processo utilizado na converso do sinal para leitura, a preciso dos multmetros digitais pode ser muito facilmente superior dos analgicos, e tambm tm uma grande vantagem sobre os analgicos: apresentarem uma grande resistncia de entrada ( 10 8 a 1012 ). Este fato permite praticamente eliminar a influncia do aparelho de medida no valor obtido na medio.
Descrio

Uma propriedade dos multmetros digitais o fato de s medirem tenses diretamente (recordamos que os analgicos diretamente medem correntes) Um voltmetro digital, na sua forma mais simples, reduz-se a um circuito integrado que inclui um conversor do tipo ADC (Conversor Analgico Digital), uma alimentao externa de baixa tenso ou bateria e um visor de cristais lquidos ou LEDs. O corao do circuito integrado, e por maioria de razo do multmetro, o conversor ADC, que converte a tenso do sinal analgico de entrada em impulsos regulares de amplitude fixa que podem ser contados e cujo nmero proporcional ao valor da tenso. esta contagem que acaba depois por ser convertida em caracteres alfanumricos e apresentada no visor. Um multmetro, como o nome indica, tambm mede outros sinais correspondentes a tenses alternadas, correntes contnuas ou alternadas, resistncias, mas como o conversor ADC s pode converter sinais de tenso contnua o valor destes parmetros tero que ser transformados Analogicamente em tenses contnuas, atravs de

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

14

Aula 01

conversores adequados. Os conversores bsicos integrados na maioria dos multmetros so: atenuador CC, conversor corrente-tenso, conversor AC-ADC e conversor resistncia tenso. Atenuador CC Os sinais que podem ser recebidos na entrada do conversor ADC esto geralmente limitados a um mximo de 10V. Isso significa que tenses contnuas superiores a este limite tem de ser atenuadas antes de analisadas pelo ADC. Eletronicamente esta operao realizada com divisores de tenso com resistncias calibradas, como mostrado na fig 6.a a seguir.

Conversor Corrente-Tenso Na medio de correntes contnuas estas tero de ser primeiro convertidas em tenses. Eletronicamente esta operao pode ser realizada com shunts (resistncias calibradas em paralelo) de modo que a tenso nos terminais do shunt para o mximo da escala sela a mesma para todas as escalas e o mais baixo possvel (fig 6.b) Conversor AC CC Como a eletrnica do ADC s trabalha com nveis de tenso contnua, no caso da medio de sinais de corrente e/ou tenso alternas, temos primeiro de modificar o sinal num processo de converso AC CC. Esta converso pode ser feita atravs de um circuito detector de mdia simples ou com conversores RMS (mdia quadrtica do sinal), eletrnica mais complexa baseada em amplificadores operacionais.

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

15

Aula 01

Conversor Resistncia-Tenso O valor da resistncia medido fazendo passar uma corrente constante, conhecida, atravs da resistncia desconhecida, e medindo a tenso resultante. Eletronicamente realizado por meio de circuitos relativamente complexos, incluindo fontes de corrente contnua estabilizada e amplificadores operacionais. Multmetro Digital DAWER (DM 2020) Escalas DC_V Escala

Resoluo

Preciso 0,5% + 1 dgito

Impedncia de Entrada

200mV 2V 20V 200V 1000V

0,1mV 1mV 10mV 100mV 1V

Proteo contra sobrecarga DC 500V AC 350VRMS DC 1100V AC 800VRMS

0,7% + 1 dgito

10M

Escalas AC_V Escala

Resoluo

Preciso

Impedncia de Entrada

200mV

0,1mV 1% + 3 dgito

Proteo contra sobrecarga DC 500V AC 350VRMS DC 1100V AC 800VRMS

Resposta em Freqncia

2V 20V 200V 750V

1mV 10mV 100mV 1V

10M

40 a 500Hz

Escalas DC_A Escala 200A 20mA 200mA 20A

Resoluo 0,1A 10A 100A 10mA

Preciso 0,8% + 1 dgito 1,5% + 1 dgito

Queda de Tenso 0,3V 0,7V

Proteo contra sobrecarga 0,5A/250V Nenhuma

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

16

Aula 01

Escalas AC_A Escala 20mA 200mA 20A

Resoluo 10A 100A 10mA

Preciso 1,2% + 3 dgito 1,8% + 3 dgito

Queda de Tenso 0,3V 0,7V

Proteo contra sobrecarga 0,5A/250V Nenhuma

Escala Resistncia Escala Resoluo 200 2k 20k 200k 2000k 20M 0,1 1 10 100 1k 10k

Preciso

Tenso em aberto 3V

Proteo contra sobrecarga 350VDC 250VRMS

0,8% + 2 dgito 0,35V 1,8% + 2 dgito CD/AC 500 VRMS

5. PARTE PRTICA
Monte o circuito eltrico mostrado na figura 7 e mea a tenso nos dois resistores com os voltmetros analgico e digital, comente de forma crtica sobre diferenas nas medidas obtidas.

Fig 7 Circuito para medio

EEL7040 Circuitos Eltricos I Laboratrio

17

You might also like