You are on page 1of 15

Cerrado: Modernizao e ocupao a partir da localidade

Weder David de Freitas1 wederfreitas@hotmail.com Eguimar Felcio Chaveiro2 eguimar@hotmail.com

O presente trabalho tem como objetivo central analisar o cerrado a partir da sua localidade. Bioma, domnio morfoclimtico, territrio, vrias so as denominaes recebidas pelo cerrado. Apesar de todas essas denominaes existe uma questo central na qual influencia de modo decisivo na sua atual configurao regional: a localizao. Claro que no o nico fator para entendermos a devastao contempornea, mas um importante aspecto. Partindo daquilo que Alan Bourdin (2009) nos coloca a partir da questo local, podemos compreender que a centralidade e proximidade dos lugares dinmicos do pas contriburam para sua ocupao e conseqentemente sua modernizao. A expanso econmica brasileira se d de acordo com sua ocupao e essa se inicia no litoral. Portanto, as reas mais centrais do Brasil s sero incorporadas pela economia nacional no inicio do sculo XX. Para entendemos o processo de modernizao e povoamento tendo como base a localidade do Cerrado iremos abordar alguns assuntos, tais como: O processo de povoamento a partir da polticas pblicas engendras pelo Estado brasileiro, o contexto internacional de expanso da agricultura, as tcnicas modernas e a globalizao.

Professor do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois, campus Luzinia e aluno do Programa de Pesquisa e Ps-graduao em Geografia, nvel doutorado do Instituto de Estudos Scio Ambientais da Universidade Federal de Gois. 2 Professor Associado I da Universidade Federal de Gois, membro do Programa de Pesquisa e Psgraduao em Geografia, do Instituto de Estudos Scio Ambientais

Introduo O objetivo central desse trabalho e apresentar como a localidade influenciou na ocupao e colonizao do bioma Cerrado no estado de Gois Brasil. Para tanto ser necessrio abordar alguns temas que so pautas do movimento de preenchimento dos espaos vazios das pores centrais, leste e norte do territrio brasileiro. Para iniciar tal empreendimento faz se necessrio entrar no debate acerca da definio dessa vegetao. Bioma, Ecossistema, Domnio, Territrio? Afinal, como podemos defini-lo? No finalidade desse artigo definir pormenorimente o que seja cada um desses conceitos. Iremos, de forma resumida caracterizar apontar o debate sobre o assunto para que a partir da exposio definirmos qual conceito se encaixa melhor no objetivo do trabalho. De incio podemos assinalar o que a caracterizao deu um ecossistema passa pela integrao dos fatores biticos e abiticos encontrados num determinado lugar. Nos ecossistema h interao e coexistncia entre elementos inorgnicos e orgnicos. Porm, em escala um ecossistema menor que um bioma por exemplo. Para simplificar um bioma pode ser caracterizado por um conjunto de ecossistemas. Por isso, definir o Cerrado como um ecossistema apenas no seria correto, afinal dentro do cerrado existem vrios ecossistemas que muitas vezes sobrepe-se uns aos outros, mas so singulares. Bioma um conceito um pouco mais complexo. Existe um debate, relativamente grande e denso sobre esse tema. Para Coutinho (2006), considera bioma

[...]uma rea do espao geogrfico, com dimenses at superiores a um milho de quilmetros quadrados, representada por um tipo uniforme de ambiente, identificado e classificado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (formao), o solo e a altitude, os principais elementos que caracterizam os diversos ambientes continentais. (Coutinho, p. 16)

Continua,
[...] considera-se que um bioma uma rea do espao geogrfico, com dimenses de at mais de um milho de quilmetros quadrados, que tem por caractersticas a uniformidade de um macroclima definido, de uma determinada fitofisionomia ou formao vegetal, de uma fauna e outros organismos vivos associados, e de outras condies ambientais, como a altitude, o solo, alagamentos, o fogo, a salinidade, entre outros. Estas caractersticas todas lhe conferem uma estrutura e uma funcionalidade peculiares, uma ecologia prpria. (Coutinho, p. 16)

De acordo com o autor acima mencionado bioma uma rea que possui certas caractersticas que num total h uma homogeneidade, ou seja, apesar da vegetao ser o elemento essencial da paisagem e da pecularidade do bioma, ela no a nica. possvel definir que o bioma tem uma relao de equilbrio. No entanto, partindo desse pressuposto de homogeneidade e equilbrio Coutinho (2006) no considera que o Cerrado seja apenas um bioma, mas um conjunto complexo de biomas, ou seja, um mosaico. No sendo as suas fitofisionomias3 apenas paisagens de um mesmo bioma, so na sua concepo biomas diferentes, conformo salienta. Ento, o debate estabelecido por Coutinho em definir o Cerrado como um conjunto complexo de biomas, ou seja, um complexo nos leva para um caminho que pode nos auxiliar a definir o melhor conceito para o nosso trabalho. Se o cerrado, de acordo como o que foi colocado at agora um conjunto de bioma e, alm disso, temos na regio do Cerrado caractersticas de outros biomas, como a Mata Atlntica, conforme mapa abaixo.

As fitofisionomias mais recorrentes na literatura sobre o Cerrado so assim definidas: formaes campestres: Campo limpo, campo sujo e campo de murundu; formaes savnicas: vereda, cerrado rupestre, cerrado ralo, cerrado tpico e cerrado denso; formaes florestais: cerrado, florestas estacionais decduas/semi-decduas, mata de galeria, mata ciliar.

Biomas Brasileiros

Fonte: WWF Brasil

Para soluciona tal problemtica o mais indicado trabalhar com o conceito de domnio, j que este pode ser definido com mais heterogeneidade que o conceito de bioma. Isso significa dizer que o domnio tem uma caracterstica que dominante, no caso do Cerrado, no entanto permite o entendimento que o existe outras formaes vegetais, animais, de clima e solo no coincidentes com o a principal. Castilho e Chaveiro (2008) assim nos auxiliam na definio do domnio de Cerrado.

[...] o cerrado, alm de Bioma, tambm ecossistema. E pode ser considerado tambm como Domnio. No espao onde h predominncia do Cerrado, chamamos esse Domnio de Cerrado. Mas no se pode confundir esse termo com Bioma. Isso pode ser resolvido da seguinte maneira: no Domnio do Cerrado, o Bioma predominante o Cerrado, mas tambm pode haver ecossistemas tpicos de outros biomas. Ento, Bioma mais especfico, refere-se de fato ao Cerrado. Domnio tem carter mais dimensional; de localidade.

Portanto, definido o conceito que nos propicia discutir sobre a ocupao e modernizao a partir da modernidade, agora podemos entender como esse domnio est atualmente quase que acabado, conforme mapa a seguir.

J quando falamos em modernizao podemos identificar que:


A expanso do modo de produo capitalista pelo territrio caracteriza o que chamamos de modernizao. Ou seja, trata-se de um processo que envolve a transformao dos lugares no sentido da reproduo ampliada do capital e os conseqentes impactos de amplitudes sociais e ambientais. E este processo envolve, alm dos meios de produo e da explorao de trabalho, as condies econmicas, polticas e culturais. por isso que alguns perodos so emblemticos no sentido das transformaes, j que representam esforos do Estado, de atores

sociais e hegemnicos, sobretudo do capital internacional na constituio de um ambiente propcio ao processo de expanso do capitalismo pelo territrio. No caso do territrio goiano trabalhamos, nesse artigo, os dois mencionados acima - de 1930 at 1970, que teve como expresso espacial a regionalizao do Mato Grosso Goiano, e outro que teve incio a partir de 1970. (Castilho, 2010)

A localizao aqui importante naquilo que afirma Bourdin, ou seja, pelo processo e fluidez do espao, nesse sentido, a importncia da localizao do territrio goiano se d pela proximidade do centro consumidor do pas no momento, ou seja, o Sudeste, o litoral brasileiro. Para Bourdin (2001)

Uma escolha de localizao procede, em termos ideais, de um conjunto de critrios explcitos, entre os quais, por exemplo, em matria econmica, a acessibilidade e os custos que ocupam um grande lugar. desta forma que so apresentadas as escolhas de implantao das grandes empresas. preciso ainda observar que as coisas se complicam quando se faz necessrio avaliar as externalidades. Alm disso, e o que mais importante, os critrios da escolha se definem progressivamente (em processos que facilmente poderamos qualificar de incrementais) medida que se renem informaes sobre as localizaes possveis, os contextos locais etc. (Bourdin, 2001, p. 159)

necessrio destacar que a dcada de 1930 foi fundamental, na verdade um marco, para a mudana e modernizao de Gois. Foi justamente na chamada revoluo de 30 que Getlio Vargas assumiu a presidncia da Repblica e instalou-se no Brasil um perodo denominado de nacionalismo. Nesse perodo aes para a maior integrao e conhecimento do territrio brasileiro foram realizadas. Destaca-se a fundao do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) cuja misso principal era o de desvelar o territrio brasileiro. Claro que alm de conhecer, o fundamental era explorar. Foi nesse contexto que se deu a chamada Marcha para Oeste. Com um territrio com ocupao predominantemente no litoral, havia todo um pas despovoado, pouco explorado e pouco conhecido no seu interior. A preocupao com o conhecimento, mas, sobretudo, com a explorao do territrio, levou o governo a adotar medidas para a incurso no Oeste do pas. Notadamente, alguns eventos marcaram essa ocupao, como a construo de Goinia e Braslia, dentre outros. interessante notar que essas polticas promoveram e consolidaram a desigualdade regional goiana. Com sua pedra fundamental lanada em 24 de outubro de 1933, Goinia, cidade planejada, foi um marco na disputa interna da poltica goiana. Aliados de Getlio Vargas, a ala progressista do Estado liderada por Pedro Ludovico Teixeira, comandou a poltica de Gois, a partir de 1930. Uma das preocupaes era tirar definitivamente dos coronis o poder poltico do

Estado. Para isso, a mais radical das aes foi sem dvida a mudana da capital do Estado, da Cidade de Gois para Goinia. Vrias foram as justificativas para tal mudana, destacando-se como uma das mais significativas a questo sanitria. Argumentou-se que o stio urbano da antiga capital, dentro de um vale e com relevo acidentado, era problemtico quando se tratava de sade pblica, pois no propiciava um crescimento da cidade alm de dificultar a coleta de esgoto, o que poderia causar doenas e epidemias na populao local. O discurso higienista, proferido pelo mdico Pedro Ludovico Teixeira, foi importante para que a capital de at ento fosse vista como inadequada para continuar a abrigar tal responsabilidade. Surgiu ento, a idia de mudana da capital. importante ressaltar que essa disputa poltica tambm era acompanhada pela esfera nacional, assim os aliados do ento presidente eram beneficiados dentro do Estado, visto que a consolidao de Gois no progresso era uma estratgia para a poltica de povoamento do interior brasileiro. Nesse sentido, Gois era uma etapa at a chegada regio Norte.
Nacionalismo e autoritarismo so traos marcantes do governo de Getlio. O autoritarismo de inspirao fascista do governo de Vargas resultou na implantao do Estado Novo, em 1937. O discurso nacionalista materializou-se atravs da Marcha para Oeste, que expressa, na verdade, a necessidade do sistema econmico nacional de integrar novas regies dinmica de produo e reproduo do capital. O Governo Federal preocupavase em garantir o controle efetivo do territrio, procurando homogeneizar a distribuio da populao no espao. A ocupao da regio Centro-Oeste, com destaque para o Estado de Gois, serviria de etapa preliminar para o avano posterior da nao para o norte amaznico. (ASSIS, 2005, p. 112)

O arranjo espacial interno tambm tem suas alteraes conforme coloca Assis (2005, p. 113)
Gois sofreu os reflexos dessa conjuntura, iniciando um momento significativamente novo em sua Histria. As regies sul e sudoeste de Gois se integravam definitivamente economia nacional, produzindo gneros primrios para o mercado interno. Novos setores sociais e polticos se fortaleceram, chegando ao poder com a Revoluo de 30, depondo as antigas oligarquias que ocupavam o poder na regio.

Com todo o contexto do nacionalismo e a ideologia progressista, Goinia foi um marco na consolidao do rompimento com a poltica coronelista que se impunha no estado, alm de contribuir no sofisticado projeto nacional de povoamento, explorao e expanso de mercado, atravs da Marcha para Oeste.
Getlio e Ludovico atriburam ao empreendimento um significado poltico, econmico e simblico. Politicamente a nova capital representava a derrota da oligarquia Caiado, que tinha em Gois seu principal ncleo de poder. Na esfera econmica, a nova cidade expressava o avano das foras capitalistas e a integrao definitiva de Gois no sistema produtivo nacional. No plano simblico, Goinia representava a nao brasileira, que se erguia de seu marasmo histrico, para dar um passo efetivo na conquista do territrio e na afirmao de sua soberania. A civilizao chegava ao serto indmito, consolidado a hegemonia de

novo grupo poltico que assumia as rdeas da regio e da nao. (ASSIS, 2005, p. 116)

Nesse perodo, alm da conjuntura poltica, outros fatores contriburam para a modernizao do territrio goiano. A infra-estrutura de comunicao foi essencial para a integrao econmica e cultural de Gois com a regio dinmica do Brasil. No sul do estado, onde a malha rodoviria era maior e onde tambm j existia a estrada de ferro, a dinamicidade econmica foi superior a regio norte. A estrada de ferro, alm de levar produtos primrios e trazer produtos manufaturados tambm tinha uma importncia cultural, como salienta Borges (2000)
A ferrovia tornou-se no s a principal artria de explorao de bens primrios e de importao de manufaturados, como tambm a principal via de penetrao de novas idias e valores culturais da sociedade moderna, portanto, um instrumento do capital no processo de dominao econmica e cultural. (p. 36)

H de se ressaltar a importncia econmica que a ferrovia teve para o sul de Gois. Entretanto, no podemos deixar de reconhecer o papel de transformao simblica e ideolgica que ela tambm trouxe. Apesar de toda importncia que a ferrovia teve para Gois, o Estado se integrou definitivamente com o Sudeste atravs de rodovias, seguindo a lgica nacional da implantao da indstria automotiva no pas. At a dcada de 1930, as rodovias eram administradas pela iniciativa privada, sob concesso do Estado. As pessoas mais influentes conseguiam concesso para explorar e administrar as rodovias com subsidio errio estadual. No entanto, depois de 1930, o Estado assumiu o papel de promover a integrao interna do territrio, passando, portanto, para o comando da construo, explorao e manuteno das estradas. Todavia, a integrao se deu muito mais na parte sul que na parte norte (ASSIS, 2005). No norte outros meios de transporte se desenvolveram para a comunicao com outras partes do prprio territrio goiano e tambm do Brasil. O transporte fluvial, nos rios Tocantins e Araguaia, foram importantes meios de ligao dessa parte do Estado com outras regies. Contudo, era precria a navegao nesses rios e outro problema estava relacionado ao sentido dos cursos dgua: a montante situava em territrio goiano, mas a jusante estava a norte, ou seja, a ligao da hidrovia era com o norte, o espao perifrico da economia nacional. No havia uma pujana econmica que exigisse muito para a navegao em direo setetrional. Outro meio de transporte utilizado, mas que de forma incipiente, foi o areo. Como no havia rodovias e nem ferrovias suficientes e as que existiam concentravam-se na parte central e sul do Estado, o norte necessitava de novas formas de contato com o Brasil, da a necessidade do transporte fluvial e o areo. Essa diferena fundamental para entendermos a dinmica econmica e a desigualdade regional no interior de Gois.

Esse novo perodo ps-1930 foi essencial no processo de modernizao do territrio goiano. Foi poca de uma consolidao econmica com integrao regional com o Sudeste brasileiro. Os maiores parceiros comerciais de Gois foram respectivamente So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, tanto em termos de exportaes como de importaes estaduais (ESTEVAM, 1998, p. 134). Goinia e tambm Anpolis se consolidavam como cidades de comrcio, estando na intermediao da produo e tambm na importao de produtos do Sudeste brasileiro.

Nesse contexto os comerciantes de Anpolis e Goinia consolidaram-se enquanto classe mercantil atuando principalmente em dois ramos: agropecuria no financiamento, compra, armazenagem e beneficiamento de arroz e na revenda de produtos industrializados, principalmente veculos e auto-peas, modalidade esta que regularmente esteve na mo dos mesmos comerciantes que exportavam cereais e importavam manufaturados. (ESTEVAM, 1998, p. 134).

O Estado passou a integrar-se no abastecimento interno do pas. Produtos como arroz e feijo configuraram-se como produtos com grande produo nas fazendas goianas. Essa foi a configurao do espao goiano nas dcadas de 1930 a 1960, ou seja, uma modernizao nas infra-estruturas, e tambm uma modernizao das idias. A funo territorial de Gois no cenrio nacional era o de fornecer produtos primrios, dentre os quais gneros alimentcios, e importar produtos manufaturados. Tambm nesse perodo surge o germe de um novo contexto territorial de Gois, que vai se consolidar nas dcadas de 1970, 1980 e 1990. A modernizao engendrada no estado muda tambm a relao econmica com o Brasil. Principalmente no que diz respeito a agricultura, j que era e ainda a atividade econmica central. A tabela a frente mostra notadamente que a agricultura sempre foi o grande motor econmico do Estado. No entanto, com a urbanizao do espao e a entrada de capital financeiro, a atividade terciria crescia paulatinamente j nas dcadas de 1940, 1950 e 1960. Alm de demonstrar uma transformao da estrutura urbana com aumento populacional ainda incipiente, tambm evidenciava uma industrializao da agricultura e essa atividade cada vez mais ligada aos setores tercirios da economia.

Tabela 01 Gois: Composio da renda interna (percentual) Ano Agricultura Indstria Total 1940 70,4 5,8 23,8 Comrcio 7,6 Inst. Fin. 0,7 Servios Transp. 2,1 Governo 3,7 Aluguis 2,0 Outros 7,7

1950 1960

51,0 49,5

9,2 7,3

39.8 43,2

9,5 14,4

2,7 2,1

4,7 4,1

4,7 3,8

3,9 7,8

14,3 11,0

Fonte: Centro de Contas Nacionais e Centro de Estudos Fiscais DSC/IBGE/FGV. In. Conjuntura Econmica, n. 06, vol. 24, 1970. Adaptado de ESTEVAM, 1998.

Em suma, nas dcadas de 1940 e 1950 fatores de mbito nacional e regional colaboravam para que elementos de transformao germinassem nas estruturas do estado. Entre os mais importantes a integrao do comrcio nacional, a urbanizao e a decorrente formao de centros comerciais na Regio. Embora o Plano de Metas no tenha contemplado a agricultura de forma efetiva na sua programao, a expanso rodoviria permitiu e acelerou a efetiva integrao de Gois dinmica do mercado interno brasileiro, assim como possibilitou a montagem de um sistema comercial vigoroso no Eixo Anpolis-Goinia. (ESTEVAM, 1998, p. 151)

O Estado teve papel fundamental nessa modernizao territorial e das atividades produtivas. Ele buscava incentivar a aquisio de produtos industrializados, promovendo a incorporao da tecnologia no campo. Era um aumento de produo e de produtividade. Houve neste momento o incio de uma nova etapa.
A industrializao da agricultura com apoio do Estado decorreu de um processo de acumulao capitalista a nvel mundial propulsionando a partir da segunda metade do sculo, na dcada de 1950 o movimento expandiu-se pelo mundo inteiro e ostentou fora irrefrevel na remoo de obstculos, substituindo velhas foras produtivas da agricultura por novas foras produtivas do tipo industrial. As atividades do campo passaram a ser balizadas por caracteres inerentes a um processo industrial de produo, ou seja, esprito de inovao, clculo econmico, diviso tecnolgica do trabalho, elevado capital tcnico por trabalhador, produo em massa e alta produtividade do trabalho. No foi propriamente a agricultura que se industrializou, mas a indstria que industrializou a agricultura. (ESTEVAM, 1998, p. 159)

As empresas multinacionais, assim como o Estado estiveram no comando da modernizao e industrializao do campo goiano, como salienta Estevam (1998).
[Fbio de Macedo Soares] GUIMARES evidenciou o papel do Estado e das empresas multinacionais no processo. Quanto ao primeiro, reiterou que a interveno estatal na agricultura tornou-se imperativa em termos mundiais: em todos os pases, quer os de economias de mercado, quer nos de economia planificada, a agricultura , hoje, uma atividade controlada, subsidiada e programada pelo Estado. Quando ao segundo, um dos traos fundamentais do fenmeno de industrializao da agricultura foi a participao de empresas multinacionais no processo, tanto no controle da tecnologia quanto na criao de um modelo de crescimento para pases subdesenvolvidos. Ressaltou ainda que o papel desempenhado pelas multinacionais teve carter perverso as corporaes, detentoras de largas faixas do mercado e de avanadas tecnologias, jogaram todo o peso de sua influncia agrria. Os latifndios modernizaram-se, consumindo equipamentos e insumos das multinacionais, mas parte substancial das velhas estruturas continuou intocada. A modernizao no foi alm da absoro de mudanas de carter tecnolgico e organizacional.

Apesar do debate significativo a respeito da distino entre agricultura de mercado interno e de mercado externo, notrio o crescimento da produo de produtos, digamos, de mais fcil mercado no exterior como cana-de-acar e soja. Isso no significa dizer que o mercado interno ficou desabastecido de produtos primrios, no entanto, produtos como arroz e feijo no tiveram o mesmo crescimento na produo como os produtos j mencionados. Essa integrao com o sudeste do pas teve dois momentos, ou perodos. O primeiro j relatado, caracterizado pelo subsdio de produtos primrios para o abastecimento do mercado interno nacional, e o segundo caracterizado pela internacionalizao da economia, e pela transformao do territrio goiano em agente exportador de matria prima. A dcada de 1960-1970 foi o marco para a mudana estruturante que ocorreu no territrio de Gois. Percebe-se aqui a existncia de dois perodos, ou melhor, duas etapas para a modernizao do territrio e transformao para o que se tem hoje. Primeiro, ps-revoluo de 1930 que segundo Borges (2007) Alguns desses intelectuais, como Mendona (2007), Chaveiro (2005), Calaa (2004), entre outros, afirmam que o processo de modernizao da agricultura que se consolidou de 1950 a 1960 e se estende at agora, teve um perodo preparatrio chamado de antecipao da modernizao conservadora e, segundo, o ps-dcada de 1970. Todos esses perodos foram marcados com interveno do estado no territrio, isso se d atravs de polticas pblicas. As polticas pblicas so os meios utilizados pelo Estado para a interveno no territrio. Pode haver diversos fins para isso: promover o crescimento econmico de um lugar ou regio; desenvolver o territrio dentro de uma lgica nacional, para exercer um papel dentro de um projeto e; incorporar uma regio/territrio dentro da lgica existente de mercado. Da a importncia de se distinguir o que se entende por modernizao do territrio goiano. Ajuda-nos Borges (2007, p. 16-17) quando referindo ao termo modernizao faz o seguinte comentrio: A rentabilidade da acumulao simples lenta, compartilhada, ligada apenas produo da existncia. A rentabilidade liberal deve ser inteligente, planejada, calculada e individualista. Modernizar , nesse sentido, sair da acumulao simples para a acumulao liberal. Essa modernizao patrocinada pelo Estado por diversas polticas pblicas engendradas no territrio durante diversos perodos da histria. Sendo pblicas as polticas, ou seja, uma poltica executada pelo Estado, elas se tornam uma ao de todos, um planejamento que beneficia toda a populao. Esse processo de modernizao se d principalmente na agricultura, com polticas pblicas voltadas exclusivamente para esse setor. Podemos aqui resumir os principais momentos e polticas pblicas votadas para Gois nos perodos de modernizao do territrio:

Quadro 01 - Momentos e Polticas Pblicas que influenciaram na modernizao do territrio goiano


Perodo 1930-1945 Evento Estado Nacionalista Funo - Finca as bases para a insero capitalista no interior do pas a fim de promover o desenvolvimento Agrcola - Ocupao do Oeste do Brasil, dentro da poltica da Marcha para Oeste - H uma aproximao do governo com o capital externo, por contrao de dvida prioritariamente; - Construo de Braslia e o aumento da malha viria para integrar a nova capital. 1964 1965 Ditadura SNCR (Sistema Nacional de Crdito Rural) Sudeco (Superintendncia de Desenvolvimento do Centro Oeste) PCI (Plano de Integrao e Incorporao dos Cerrados) PERGEB (Programa Especial da Regio Geoeconmica de Braslia) Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria) - Interveno estatal no setor agrrio - Financia o setor agrcola exportador e produtos que substituem as exportaes - Consolidar a ocupao da poro central do pas, a partir da moderna agropecuria. Superar o latifndio improdutivo; por fim a agricultura atrasada. - Controlar a migrao para Braslia. - Planejar, supervisionar, orientar, controlar e executar ou promover a execuo de atividades de pesquisa agropecuria, viabilizando o desenvolvimento da agricultura nacional. - Garantir a atuao, junto ao produtor, dos Servios de Assistncia Tcnica e Extenso Rural

1941-1959

CANG Colnia Nacional de Gois Estado Desenvolvimentista

1955-1960

Nacional

1967

1970

1972 - 1974

1972

1974

Embrater (Empresa Brasileira de Assistncia Tcnica e Extenso Rural) POLOCENTRO (Programa de Desenvolvimento do Cerrado)

1974

- Destinar recursos para infraestrutura armazenagem, como estradas e

energia; - Pesquisa agropecuria no sul e sudoeste goiano e no oeste de Minas Gerais. 1975 CPAC (Centro de Pesquisa Agropecuria do Cerrado) - Vinculado a Embrater e a Embrapa; - Funo de detectar e aproveitar as potencialidades do Cerrado. 1978 PRODECER (Programa de Cooperao Nipo-Brasileira de Desenvolvimento dos Cerrados) - Incentivos financeiros para intensificar sua mecanizao com a aquisio de mquinas e implementos agrcolas.

Fonte: ESTEVAM (1998); BORGES (2007); ARRAIS (2007).

Como observado, foram vrios os momentos e as polticas pblicas que influenciaram para uma modernizao do territrio goiano. De certo modo elas esto ligadas a dois fatores principais: o povoamento da regio oeste do Brasil e a insero de novas tcnicas na atividade agropecuria.

Podemos assim entender o processo de modernizao da agricultura em Gois:


Em suma, o processo de modernizao da agricultura em Gois foi parcial ou, visto de outra forma, seletivo. Concentrou-se em alguns produtos selecionados de exportao em detrimento de culturas domsticas voltadas para o mercado interno: encontrou nos maiores produtores o mercado de crdito substancial dedicando parcos volumes financeiros para os pequenos produtores e, em termos espaciais o movimento esteve concentrado regionalmente no centro-sul, rea mais prxima a So Paulo, contemplando no programa de desenvolvimento dos cerrados. ESTEVAM, 1998, p. 180 grifos do autor)

Esse processo se caracteriza pela diferenciao espacial do territrio em que as zonas prximas espacialmente do Sudeste brasileiro e com condies naturais, como relevo, se destacaram no crescimento econmico. Isso implica em uma maior dinmica econmica para as regies sul e sudoeste de Gois. Arrais (2007), quando discute o desenvolvimento regional em Gois, aponta trs aspectos importantes; primeiro, os processos que eclodiram na dcada de 1970, como modernizao da agricultura, a consolidao de Braslia e a problemtica do seu entorno. Segundo, a capitalizao territorial do estado diferenciada. Terceiro, a relao entre regionalizao e desenvolvimento regional. Esses trs aspectos nos ajudam a entender um pouco a dinmica regional quase contempornea, como salienta o autor. No entanto,

necessrio ainda compreender melhor a participao do Estado nesse processo, tomando para isso as polticas pblicas, j que so elas a interveno efetiva no territrio. Para tanto, destacamos, de acordo com Arrais (2007), a dcada de 1970 como marco de um processo que comea nas primeiras dcadas do sculo XX e culmina nesse perodo com mudanas estruturais no territrio, como por exemplo, o inchao das reas urbanas e a competitividade dos produtos agropecurios.
Na genealogia do territrio goiano a dcada de 1970 aparece em destaque nas abordagens econmicas e geogrficas. Esse fato justifica-se, em certa medida, pela observao dos resultados do censo demogrfico que apontou uma inverso no padro e localizao e, por conseqncia, distribuio das densidades demogrficas e tcnicas no territrio goiano. Naquele perodo confirmaram-se as taxas de crescimento demogrfico acima da mdia nacional, o que j vinha ocorrendo desde a dcada de 1920. Ao mesmo tempo em que a populao do Estado aumentava, em nmeros absolutos, tambm se deslocava do campo para as cidades. O vocbulo urbanizao, desde ento, povoou as discusses acadmicas e as polticas governamentais. (p. 01 - 02)

A efetiva modernizao da agricultura, ou seja, a passagem da acumulao simples para a liberal se d nesse perodo a partir da regio sul do Estado. Citando Estevam (1998), Arrais (2007) define assim o processo de modernizao da agricultura, j dando pistas para se entender a dinmica regional recente de Gois.
Estevam (1998) explica que a modernizao foi, ao mesmo tempo, excludente, dado perfil de atores selecionados. Seletiva, uma vez que elegeu determinados produtos, especialmente aqueles para exportao, como soja. Localizada, privilegiando os chapades do Sudoeste goiano. Essa poltica de modernizao agrcola e, tambm, modernizao desigual do territrio, reforou a representao de que a sada para a economia nacional estava na agricultura, no por acaso a poltica agrcola, seja atravs do crdito (CAMPOS, 1999), da garantia de preos ou mesmo da locao de infra-estrutura (transporte, armazenamento e energia), tenha sido to seletiva regionalmente. (p. 02 grifos do autor)

Fica evidente a participao do Estado em todo esse processo, visto que na dcada de 1970 foi institudo os dois Programas Nacionais de Desenvolvimento I PND (1972 - 1974) e II PND (1975 - 1979). Tambm importante notar a quantidade de programas e instituies estatais que foram criados nesse perodo, conforme constatado no quadro 01. Nesse mesmo perodo h outro evento a ser destacado, a construo de Braslia, foi uma das obras que mais impactou o territrio nacional. Este impacto est relacionado a rea construda, com toda a estrutura e modificao econmica, bem como transferncia da capital. Ou seja, o impacto tambm ocorreu na antiga Capital Federal, Rio de Janeiro. No territrio goiano, local de construo da nova capital, o impacto foi intenso por vrios motivos: iria modificar a economia, visto que um centro nacional estava sendo criado; Braslia iria atrair significativamente a populao para o seu entorno e; as cidades aproveitariam desse potencial para se dinamizar.

Referncias

ARRAIS,

Tadeu

Pereira

Alencar.

Apontamentos

Metodolgicos

sobre

Desenvolvimento Regional. Goinia: no prelo, 2009 ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. O territrio goiano: uma abordagem quase que contempornea do desenvolvimento regional. Belm: Anpur, 2007. ASSIS, Wilson Rocha. Estudos de Histria de Gois. Goinia: Editora Vieira, 2005. BORGES, Jlio Cesar Pereira. O Estado e as polticas pblicas: trilhos, estradas, fios e genes da modernizao do territrio goiano. Goinia: UFG, 2007. (dissertao de mestrado). BOURDIN, Alan. A questo local. Trad. Orlando dos Santos Reis. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. CASTILHO, Denis. Os sentidos da modernizao. Boletim Goiano de Geografia. Goinia, v. 30, n. 2, p. 125-140, jul./dez. 2010 CASTILHO, Denis; CHAVEIRO, Eguimar Felcio. Cerrado: patrimnio gentico, cultural e simblico. COUTINHO, Leopoldo Magno. O conceito de Bioma. Acta bot. bras. 20(1): 13-23. 2006. Disponvel em < http://www.scielo.br/pdf/abb/v20n1/02.pdf> ESTEVAM, Lus. O tempo da transformao: estrutura e dinmica da formao econmica de Gois. Goinia: Editora d o autor, 1998.

You might also like