You are on page 1of 3

Evoluo do Pensamento Administrativo

Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administrao Turma: 2 Etapa

? Henri Fayol (1841-1925): nasceu em Constantinopla (Grcia) e faleceu em Paris. ? 1916: Publicou em Paris, a Teoria Geral da Administrao. ? 1860: contratado para trabalhar na mineradora e metalrgica Comambault. ? 1888: promovido a diretor geral da empresa. Empresa estava falindo. Fechou unidades deficitrias e lanou novos produtos. ? 1918: aposentou-se deixando a empresa bem-sucedida ? Nos ltimos anos de sua vida, dedicou-se a divulgar os princpios de administrao, elaborados com base em sua experincia.

? Tanto a Administrao Cientfica quanto a Teoria Clssica


enfatizavam o objetivo organizacional como sendo a busca pela eficincia.

? Segundo a Administrao Cientfica, essa eficincia era


alcanada por meio da racionalizao do trabalho (diviso e especializao das tarefas).

? Para Fayol, a administrao uma atividade comum a todos os empreendimentos (famlia, negcios, governo), que sempre exigem planejamento, organizao, comando, coordenao e controle.

? Para a Teoria Clssica, a eficincia resultava dos esforos conjuntos estrutura organizacional, que estabelece uma linha de autoridade e define quem se subordina a quem. ? Enquanto Taylor estava preocupado com a administrao no
nvel do cho de fbrica, a ateno de Fayol estava voltada para as atividades de todos os administradores, especificamente com a estrutura hierrquica da organizacao.

Funes bsicas da organizao segundo Fayol


Funes Tcnicas: produo de bens ou de servios. Funes comerciais: compra, venda e troca. Funes Financeiras: gestao financeira. Funes de Segurana: proteo e preservao dos bens e das pessoas. Funes contbeis: registros contbeis (inventrios, registros, balanos, custos e estatsticas). Funes administrativas: planejamento, organizao, comando, coordenao e controle.

Funes administrativas segundo Fayol


? Planejamento: examinar o futuro, plano de ao. ? Organizao: estruturar recursos humanos e materiais. ? Comando: dirigir e orientar o pessoal ? Coordenao: ligar, unir, harmonizar todos atos e esforos coletivos ? Controle: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

1 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Os 14 princpios de Fayol
1. Diviso do trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivduos especficos. 2. Autoridade e responsabilidade: delegar autoridade juntamente com responsabilidade. 3. Disciplina: tornaras expectativas claras e punir as violaes. 4. Unidade de comando: cada empregado deve reportarse somente a um supervisor (princpio da autoridade nica). 5. Unidade de direo: os esforos dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos organizacionais..

Os 14 princpios de Fayol
6. Subordinao do interesse individual ao interesse geral: os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7. Remunerao: deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8. Centralizao: determinar a importncia relativa do papel do superior e do subordinado. Refere-se a importncia da autoridade no topo da hierarquia.

Os 14 princpios de Fayol
9. Estrutura Hierrquica: manter as comunicaes dentro da cadeia de comando. A comunicao deve fluir seguindo a linha de autoridade que vai do topo para a base da organizao. 10. Ordem: ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direo da organizao. Um lugar adequado para cada coisa e cada coisa em seu lugar. 11. Equidade: disciplina e ordem melhoram o comprometimento dos empregados.

Os 14 princpios de Fayol
12. Estabilidade e manuteno do pessoal: promover a lealdade e a longevidade do empregado. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa. 13. Iniciativa: encorajar os empregados a agirem por eles mesmos no auxlio direo da organizao. 14. Esprito de equipe: promover a unidade de interesses entre os empregados e a administrao.

O Papel do Gerente Segundo Fayol O trabalho do dirigente consiste em tomar decises, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organizao, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, estejam num seqncia lgica.

Deveres dos Gerentes


Preparar plano e assegurar execuo Coerncia entre objetivos e recursos Harmonizar atividades e coordenar esforos Autoridade construtiva, competente, enrgica e nica Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade Usar sanes contra faltas e erros Manter a disciplina Recompensar adequadamente os servios prestados

2 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Deveres dos Gerentes


Decises simples, ntida e precisa Seleo eficiente do pessoal Definir claramente as obrigaes Ter tudo sob controle Subordinar os interesses individuais ao interesse geral Manter a unidade de comando Supervisionar a ordem material e humana Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada

Principais Seguidores de Fayol


a diviso do trabalho e a coordenao. James D. Mooney (1884-1957): enfatizava a importncia da coordenao dentro de uma comunho de interesses de todos. Oliver Sheldon (1894-1951): nico autor da Escola Clssica a perceber a responsabilidade social das organizaes - responsabilidade em fornecer bens e servios para o bem estar da populao. Lyndal F. Urwick (1891-1983): defendeu o princpio da departamentalizao, pela qual se obtm a integrao da funo, do processo, da clientela e da localizao.
Luther Gulick (1892-1993): considerava fundamental

3 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

You might also like