You are on page 1of 7

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

EXERCCIOS RESOLVIDOS DE HISTRIA V


1) Na viso do historiador grego Tucdides, a guerra do Peloponeso estendeu-se por longo tempo e, no seu curso a Hlade (Grcia), sofreu desastres como jamais houvera num lapso de tempo comparvel. Nunca tanta gente foi exilada ou massacrada, quer no curso da prpria guerra, quer em consequncia de dissenes civis. Com relao Guerra do Peloponeso podemos afirmar que o seu resultado foi: a) a unificao da Grcia sob a bandeira de Atenas. b) a unificao da Grcia sob a bandeira de Esparta. c) a unificao da Grcia sob a bandeira de Tebas. d) o esfacelamento da Grcia e a sua conquista pela Macednia, em 338 a.C. e) o esfacelamento da Grcia e a sua consquista pelos persas, em 404 a.C. Alternativa D Aps as Guerras Mdicas, a Grcia assistiu o Imperialismo Ateniense, gerando crise entre as plis. Esparta se opondo ao Imperialismo Ateniense, inicia a Guerra do Peloponeso, conflito que envolveu todas as plis gregas, favorecendo o domnio de Felipe II da Macednia. 2) Com relao s atividades econmicas caractersticas do perodo medieval, correto afirmar que: a) o feudo, apesar de ser uma unidade de produo auto-suficiente, nunca deixou de comercializar seus excedentes nos grandes centros urbanos medievais. b) durante todo o perodo medieval o poder poltico esteve nas mos da camada aristocrtica, e o poder econmico ficou restrito camada burguesa, que vivia do comrcio, e s corporaes de ofcio, que baseavam sua produo nas exportaes para sia. c) na economia feudal, apesar de baseada na troca de produtos, registrou-se um aumento da circulao de moeda devido ao empenho dos senhores feudais em dinamizar o setor financeiro de seus domnios. d) o senhorio (ou domnio) era o tipo predominante de organizao econmica durante a Idade Mdia. Dividia-se em trs partes: a reserva senhorial, o manso servil e as terras comunais. e) o senhorio (ou domnio) era o tipo predominante de organizao econmica durante a Idade Mdia. Dividia-se em trs partes: a reserva senhorial, as terras pblicas particulares (nas quais trabalhavam os servos e os escravos)e o manso episcopal.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Alternativa D Tendo como unidade produtora, o feudo, este apresentava-se dividido em manso senhorial (domnios do senhor feudal), manso servil (servos) e terras comunais (utilizadas tanto pelos senhores quanto pelos servos). 3) Cinquecento foi o perodo de plena maturidade do Renascimento na Europa. So autores expressivos dessa fase na literatura (poltica ou no), na pintura e na cincia, respectivamente: a) Dante Alighieri (1265-1321), Maquiavel (1469-1527), e Sandro Botticelli (1444/5-1510). b) Dante Alighieri (1265-1321), Giotti de Bondone (1266-1327) e Nicolau Copmico (1473-1543) c) Maquiavel (1469-1527), Leonardo da Vinci (14521519 1519) e Nicolau Copmico (1473-1543) d) Maquiavel (1469-1527), Nicolau Copmico (14731543) e Francis Bacon (156l-1657). e) Maquiavel (1469-1527), Dante Alighieri (1265-1321) e Giotti de Bondone (12661327). Alternativa C O termo cinquecentorefere-se aos anos de 1500 a 1599. Assim, bastaria ao aluno eliminar as alternativas que contivessem Dante Alighieri (1265-132l) e lembrar-se da pintura de Leonardo da Vinci. 4) Uma das faces mais perigosas da crise econmica vivida nas ltimas dcadas o surgimento, em muitos pases, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operrios ou trabalhadores pouco qualificados. Sobre esses grupos correto afirmar que: a) tm idias nacionalistas, muitas vezes xenfobas, contrrias s minorias, aos imigrantes e favorveis violncia. b) tm idias internacionalistas, xenfobas, contrrias s minorias, aos imigrantes e pacifistas. c) tm idias internacionalistas, pregam o pacifismo, so favorveis s minorias, e aceitam dividir suas riquezas com os mais pobres. d) possuem uma atuao internacional, xenfoba, a favor das minorias, dos imigrantes e favorveis violncia. e) no representam uma ameaa democracia, pois no so violentos e pregam uma integrao com os imigrantes dos pases mais pobres.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Alternativa A A ao dos grupos neonazistas na Alemanha tem aparecido nos noticirios internacionais. Promovem atentados contra imigrantes (turcos, africanos, etc.). Tem horror a estrangeiros, isto , so xenfobos. 5) Sobre a Repblica Popular da China, afirma-se: I. um pas que procura unir um sistema econmico baseado no capitalismo e uma estrutura poltica apoiada no comunismo. II. Na rea econmica, a abertura para os investimentos estrangeiros j uma realidade, e os chineses adquiriram liberdade para possuir seu prprio negcio. III. O setor privado incipiente. Tem como financiador principal o capital estrangeiro. O estado ainda participa da economia, principalmente nos setores de transporte, siderurgia e energia. Dessas afirmaes est (o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas III. I e II somente. I e III somente. II e III somente. I , II e III.

Alternativa E O partido comunista chins est no poder desde 1949. Neste longo perodo promoveu mudanas, sem abrir mo do poder poltico. As trs afirmaes so corretas e apontam estas mudanas. 6) No Brasil Colnia, as unidades de produo do acar eram os engenhos, que variavam de tamanho e no emprego de tecnologia; estavam tambm integrados a esses alguns trabalhadores livres. Considerando esse quadro, define-se por trapiche, o engenho: a) pequeno, movido por energia hidrulica e contando apenas trabalhadores escravos. b) pequeno, movido por trao animal e contando trabalhadores livres e escravos. c) extenso, movido por energia hidrulica e contando apenas trabalhadores livres. d) extenso, movido por trao animal e contando apenas trabalhadores escravos. e) extenso, movido por energia hidrulica e contando trabalhadores livres e escravos. Alternativa B

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


A questo aborda a estrutura colonial montada pelos portugueses no Brasil. Os engenhos representavam unidades produtivas envolvidas com o acar e, nesse modelo, existiam os trapiches, pequenas unidades onde mesclavase a trao animal, principalmente o gado bovino, com o trabalho dos escravos e de homens livres agregados. 7) A constituio estabelece ainda a igualdade perante a lei. O catolicismo era declarado religio oficial e a Igreja Catlica ficava subordinada ao Estado. Nesse contexto, os padres e bispos, passavam a ser funcionrios do governo, do qual recebiam salrios. lm do Legislativo e do Executivo, mais dois poderes foram institudos: o Judicirio (...) e o poder moderador, exercido pelo soberano e auxiliado por um Conselho de Estado. Divalte Garcia Figueira. Histria O texto acima refere-se Constituio Brasileira de: a) 1810. d) 1891. b) 1817. e) 1937. c) 1824.

Alternativa C A questo prope ao candidato a identificao do ano referente ao texto constitucional citado. Para chegar alternativa correta era necessrio perceber a existncia de um regime com 4 poderes (Legislativo, Executivo, Judicirio e Moderador), a que verificou-se na Constituio do Imprio outorgada em 1824. 8) Sobre os movimentos sociais ocorridos no perodo da Repblica Velha afirmase: I. A Revolta da Vacina foi um movimento iniciado pelas camadas mais pobres da populao carioca, que reivindicavam a vacinao em massa da populao para combater as epidemias de malria e febre amarela. II. A greve geral de 1917 teve como principais reivindicaes: aumentos salariais, reduo da jornada de trabalho, melhores condies de segurana e higiene nos locais de trabalho, liberdade de organizao e participao poltica. III. A revolta da Chibata teve como lder Joo Cndido, e suas reivindicaes foram: fim dos castigos corporais, reduo da jornada de trabalho e aumento salarial.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Dessas afirmaes est (o) correta(as) a) b) c) d) e) apenas II. I e II somente. I e III somente. II e III somente. I , II e III.

Alternativa D Entre os movimentos sociais ocorridos na Repblica Velha, a greve geral de 1917, em So Paulo, adquiriu carter reivindicatrio urbano, anunciando a crise da poltica oligrquica, bem como a Revolta da Chibata, liderada pelo Almirante negroJoo Cndido, pondo fim aos castigos corporais. 9) Leia atentamente o trecho a seguir: (...) de 10 de novembro de 1937 a 29 de outubro de 1945, pouco menos de oito anos - , uma das fases marcantes da histria nativa. Nele se afirma a personalidade do presidente Getlio Vargas, que o preparava lentamente, como se se viu (...) Criou um regime que no original, pois em consonncia com a voga direitista. Nutriu-se em modelos europeus, reais e tericos, com a doutrinao portuguesa, espanhola e italiana da direita. Francisco Iglsias. Trajetria poltica do Brasil: 1500-1964. Entre os modelos de direita incorporados vida poltica brasileira durante o Estado Novo esto: a) o princpio democrtico e liberal do franquismo e as leis trabalhistas do fascismo italiano. b) a doutrina stalinista e o anticomunismo salazarista. c) o anticomunismo stalinista e os princpios liberais do franquismo e do corporativismo italiano. d) o corporativismo do trabalhismo fascista italiano e os princpios democrticos e liberais do salazarismo. e) o corporativismo salazarista e o anticomunismo tanto italiano como espanhol. Alternativa E O anticomunismo foi o elemento comum dos fascistas e do Estado Novo. A forma de combater a influncia comunista se deu pela criao de leis trabalhistas, copiadas em parte da Carta del Lavoro (corporativismo italiano) e do salazarismo.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


10) O Plebiscito um recurso constitucional de consulta popular utilizado em muitas democracias. No Brasil sua ltima ocorrncia e tema foram, respectivamente: a) b) c) d) 1993 a forma e sistema de governo. 1984 a convocao de eleio direta presidencial. 1991 a ratificao da Constituio de 1988. 1992 o processo de impedimento (Impeachment) do ex-presidente Collor de Mello. e) 1963 a opo entre parlamentarismo e presidencialismo. Alternativa A A ltima ocorrncia de uma consulta popular Plebiscito foi verificado no ano de 1993, quando os brasileiros foram chamados a definir a forma e o sistema de governo para o pas: Presidencialismo, Parlamentarismo ou Monarquia. 11) Sobre a implementao do sistema colonial espanhol na Amrica temos as asseres: I. A Casa de Contratao era a instituio responsvel por todas as questes coloniais, fossem de natureza judicial, legislativa, militar ou eclesistica. II. O Conselho das ndias era uma importante instituio, pois estava incumbida de centralizar a administrao das colnias; portanto, competia a essa a suprema autoridade sobre todas as questes coloniais, fossem de natureza judicial, legislativa, militar ou eclesistica. III. A Casa de Contratao tinha como funo central a organizao do comrcio, o recolhimento de impostos e a fiscalizao dessas reas. Dessas afirmaes, est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas III. I e II somente. II e III somente.

Alternativa E Talvez a questo mais difcil da prova, esta exigia do candidato um conhecimento especfico a respeito do processo de estruturao do modelo colonial espanhol na Amrica. Tal especificidade fora abordada em uma palestra ministrada pelo Prof. Florival Cceres, autor do livro Histria da Amrica, entre outros, no Uni-Tcnico Vestibulares.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


12) Foram o homem e a mulher annimos do Chile que tonaram possvel este fato social transcendente. Milhares de chilenos semearam com sua dor e sua esperana esta hora que pertence ao povo. E em outras fronteiras e outros pases, a vitria alcanada vista com profunda satisfao. O Chile apresenta uma alternativa para outros povos da Amrica e do mundo. A fora vital da unidade romper os diques das ditaduras e abrir caminho para que os povos possam ser livres e construir o seu prprio destino. (...) se a vitria no foi fcil, difcil ser a consolidao do nosso trunfo e a construo de uma nova sociedade, uma nova convivncia social, da nova moral e da nova ptria". Discurso de Salvador Allende O excerto acima est no contexto chileno a) do golpe militar que instituiu uma violenta ditadura sob o controle de Augusto Pinochet. b) da vitria eleitoral que levou ao poder a Unidade Popular e a possibilidade da via pacfica para o socialismo na Amrica. c) da vitria eleitoral que retomou a democracia com a Unidade Popular encabeada pelo atual presidente Ricardo Lagos. d) do setembro negro, quando milhares de latino-americanos foram assassinados pelo governo golpista de Allende. e) da posse presidencial de Salvador Allende e Augusto Pinochet pela Democracia Crist. Alternativa B Em 1970 ocorreu, no Chile, a vitria eleitoral da Unidade Popular, cujo candidato era Salvador Allende. Aps sua vitria Allende adotou a poltica de implantao do socialismo, para qual ele recorreria a meios pacficos de realizao.

Fonte: uni-tcnico

You might also like