You are on page 1of 2

Processo na relao homem natureza Comeou com a natureza O homem necessita da natureza, se identifica com ela, controlado por

por ela e depende dela. - Controle do homem sobre a natureza: Descoberta do fogo Desenvolvimento da agricultura Domesticao de animais Natureza ainda era respeitada, ainda levava vantagem - Problemtica ambiental Ignorncia, negligncia, dolo ou indiferena Gesto inadequada dos recursos Tipo de desenvolvimento praticado pelos pases - Tutela geral a proteo integridade de todas as foras e elementos da natureza que, o benefcio da vida, devem ser em conjunto, resguardado da degradao (legislao comum CR/88) e da poluio. - Tutela especfica proteo especfica ao ar, gua, do solo, a fauna e a flora (legislao especfica). ... bem de uso comum (limitado pelo poder pblico) Princpios no Direito Ambiental - Princpios Exclusivo ou diretos: Se referem somente ao Direito Ambiental so exclusivos desta matria. 1) Princpio da Universalidade: Trata da composio do meio ambiente para que cumpram certos objetivos (proteo a : ar, gua, solo, flora, fauna, etc). Todos tem legislao especfica. 2) princpio da tutela estatal ou coletiva: O meio ambiente no est totalmente disponvel ao seu beneficirio, e quem regula isto o Estado, atravs dos poderes de polcia e disciplinar exercidos pela Administrao Publica art. 225 CF. A administrao publica responsvel pela vigilncia do cumprimento da legislao ao meio ambiente. 3) Princpio da Educao Ambiental: A conscientizao dada s pessoas do que seja meio ambiente e a importncia de preserv-lo. Bem de uso comum do povo. Se todos podem usar todos devem preservar. O meio ambiente um bem coletivo.

4) Princpio do desenvolvimento sustentvel: Vida saudvel e produtiva em harmonia com a natureza, mas o pas tem o direito de explorar seus prprios recursos, segundo suas polticas de meio ambiente e de desenvolvimento Arts. 170, VI e art. 186, II CF. Evoluo tcnicas (preservar a natureza), manter. 5) Princpio da Cooperao Internacional: A influncia de outros pases no Brasil, no que se refere ao meio Ambiente porque este foi implementado de fora para dentro art. 4, IX CF. Acordos internacionais, pensando na preservao, no futuro. 6) Princpio da Precauo: Busca a garantia contra os riscos potenciais que, de acordo poderiam ser ainda identificados. A ausncia da certeza cientfica formal, se existente um perigo de dano9 srio ou irreversvel, requeria a implementao de medidas que pudessem prever este dano Art. 225, IV CF. Desenvolvimento de tcnicas para problemas que no surgiram ainda, programas para evitar que o problema surja. Pensamento para o futuro. 7) Princpio da Preveno: H evidncias de perigo de dano ambiental efetivo que deve ser eliminado preventivamente. Problemas visveis/previsveis. Para evitar que as conseqncias de tais problema vem tona, apresenta-se programas de restaurao/preservao. 8) Princpio do usurio-pagador: O meio ambiente bem de uso comum do povo, e este uso no significa necessariamente que seja gracioso ou no oneroso. O quanto pagar deve ser previamente estabelecido em lei. 9) Princpio do poluidor-pagador: O poluidor ou aquele que agride o meio ambiente deve ser responsabilizado na medida do dano causado Art. 14 1 da lei n 6938/81. Ex. Multa, crime ambiental. Princpios subsidirios ou indiretos: os princpios de outras reas do direito tambm podem ser aplicados ao Direito Ambiental. Todo direito, constitucional, administrao pblica, administrativo. Direito como o todo.

A) B)

Princpio da igualdade: todos so iguais, portanto no pode o interprete aplicar a mesma lei de forma diferente a pessoas diferentes. A lei tem que ser aplicada igualmente para todos. Princpio da legalidade: A Administrao Publica Ambiental est vinculada aos mandamentos da lei, s pode agir quando e como a lei autoriza, ao contrrio do particular, que pode fazer tudo o que a lei permite e no probe. Princpio da Impessoalidade: Probe qualquer tipo de favoritismo ou discriminao impertinente. Todos devem ser tratados com neutralidade. Vem do direito administrativo.

C)

D)

Princpio da moralidade e da probidade: O poder pblico no trato ambiental deve pautar com moralidade e probidade. A Administrao deve agir de acordo com a moralidade, os bons costumes, com a justia, equidade e idia de honestidade. Principio da Eficincia (administrativo): A administrao publica ambiental tem o dever da eficincia na gesto do meio ambiente. Espera-se do agente publico o melhor desempenho possvel de suas atribuies para lograr os melhores resultados. Principio da Publicidade: Atravs desse princpio a administrao publica torna-se transparente para que a sociedade e os rgos de controle possam tornar o conhecimento de seus atos pblicos, e impugn-los se viciados ou em desacordo e impugnados, se viciados ou em desacordo com a legalidade e a moral administrativa.

E)

F)

G)

Principio do contraditrio e da ampla defesa: Sempre que houver no litgio ambiental, a administrao publica deve aplicar o principio do contraditrio dando a parte o direito de defesa no processo administrativo. Meio Ambiente Biodiversidade --------- Variedade de organismos Ecossistemas (especfico, dentro da biodiversidade) Habitats (incluindo de qualquer organismo) Condies fsicas e biolgicas - Ecossistemas fatores fsicos e biolgicos do meio ambiente. (viso genrica) - Biosfera inclui todos os organismos e ambiente sob a crosta da terra. 2) Ecologia humana Indivduos e suas comunidades X Meio ambiente (bem de uso comum) 3) Ecologia cultural. (Doutrina estudada) Evoluo histrico-social X Meio ambiente 4) bem difuso (bem de todos) Uso: Sentido positivo direito das pessoas de usar o que meio ambiente oferece. Sentido negativo No preservao do meio ambiente. 5) Desapropriao direta e indireta (limitada a uma rea especfica) Funo Social = funo ambiental = respeitar o meio ambiente OBS: Desapropriao ocorre toda propriedade.

You might also like