You are on page 1of 5

Trabalho de Direito Econmico I 1. Explique os tipos de interveno direta.

Resposta: A interveno direta possui trs tipos: a direta por absoro, a direta por participao e a direta por gesto privada. A interveno direta por absoro se faz quando o Estado assume de forma integral o controle dos meios de produo de determinados setores da atividade econmica, atuando assim, em regime de monoplio legal, sendo defeso a participao do particular nesse caso. Na interveno direta por participao o Estado assume o controle de parcela dos meios de produo de determinado setor da atividade econmica, atuando dessa forma em regime de competio (concorrencial) com empresas privadas. O Estado no absorve o mercado, e abre mo para a participao dos particulares. J a interveno direta por gesto privada o Estado passa a dirigir uma empresa privada, por razes de interesse de ordem social. Essa forma especfica tratada na lei 6.024/74 segundo a qual o Banco Central do Brasil assume a direo das instituies financeiras privadas e pblicas no federais com a finalidade de normalizar o seu funcionamento.

2. Explique a interveno indireta por incentivo (natureza jurdica, caractersticas, abrangncia, formas). Resposta: Na interveno indireta por incentivo ao invs de o Estado impor uma determinada conduta ou absteno aos particulares, atravs de uma tcnica promocional incentiva, induz e estimula por intermdio de auxlios a cooperao do setor privado com as polticas econmicas estatais, podendo extrair-se do conceito de incentivo como o meio pelo qual o Estado fundado numa tcnica promocional, instrumentaliza a sua interveno no domnio econmico, visando a promover e estimular, por meio de auxlios, a cooperao do setor privado com as polticas econmicas estatais, de modo a conformar e ordenar o processo econmico, para alcanar determinados objetivos da poltica econmica. Natureza jurdica: caracteriza-se por ser uma forma de sano premial, formulada a partir de normas indutivas (positivas), configurando o incentivo uma forma indireta de atuao estatal, podendo-se utiliza de instrumentos de direito privado. Caractersticas: as normas jurdicas so de carter geral e abstrato, tendo como base sua tendncia ao particularismo e concreo, que podem de certa forma violar o princpio da igualdade. Abrangncia: pode ser nacional: quando o espao econmico de sua eficcia se estende a todo o territrio nacional;

Regional: quando o espao econmico de sua eficcia fica limitado a uma parte do territrio nacional; Global: quando atinge toda a atividade econmica do pas. Formas: podem ser classificadas como:

Prmio de produtividade: tipo de interveno em que o Estado incentiva os particulares por meio de prmios para desenvolver certas atividades ou a produzir determinados produtos, aumentando dessa forma, a produtividade. Incentivo Creditcio: consiste na abertura de linhas de crditos especiais com o objetivo de auxiliar o investimento ou o desenvolvimento ou ainda, o fortalecimento de determinadas atividades econmicas ou setores econmicos. Incentivo ou Benefcio Fiscal: incentivo muito utilizado, constituindo um dos mais importantes instrumentos de poltica de promoo do desenvolvimento econmico. Esse incentivo se baseia, por parte do Estado, no todo ou de forma parcial, da no cobrana de certos tributos, conforme disposies gerais, que estariam obrigados determinados sujeitos. Garantias: se baseia na assuno por parte do Estado da responsabilidade por dvida contrada por um particular quando este, por estar inadimplente, deixa de quitar dbitos que foram gerados no desempenho de atividade de interesse pblico. Aval: consiste numa garantia de pagamento, quando uma empresa celebra um contrato de emprstimo ou de financiamento com outra entidade, ficando a pessoa coletiva pblica que avaliza a todas as obrigaes contratuais estipuladas, se a avalizada no as cumpre. Subsdio: um auxlio, um benefcio ofertado pelo Estado ao particular sem obrigao de reembolso, que visa manuteno de preos polticos, permitindo que determinadas empresas vendessem seus produtos abaixo do preo de custo. destinado tambm a incentivar a realizao de certas campanhas de melhoramentos, como na agricultura ou na indstria. Emprstimos em Condies Favorveis: Baseia-se na concesso de emprstimos estatais a setores econmicos ou para atividades econmicas que precisem de auxlio. A taxa de juros remuneratria do capital emprestado bem inferior cobrada no mercado. Esse tipo de incentivo pode ser subdivido em trs categorias: a) Emprstimos feitos diretamente pelo Tesouro nacional ou pelos Tesouros Estaduais; b) Crditos facultados por fundos especiais; c) Emprstimos concedidos por empresas pblicas ou sociedades de economia mista de natureza bancria.

Assistncia Tcnica: uma forma de interveno em que a finalidade da atuao estatal a de orientar as atividades de produo e comercializao dos setores da economia privada. Seguro de Crditos: uma modalidade seguradora que permite aos credores, contra o pagamento de um prmio obter a cobertura contra o risco de no-pagamento de crditos devidos por terceiros em situao de falta de pagamento. Privilgio Especial: trata-se de um auxlio estatal concedido para beneficiar uma nica empresa. Deve ser aplicado sempre para atender ao interesse pblico e no somente o da empresa, estando, pois, dessa forma, violando princpios constitucionais como o da igualdade e da livre concorrncia. Protecionismo Produo Nacional: consideram-se instrumentos de protecionismo as tarifas aduaneiras, o regime de quotas de importao, a reserva de mercado e a exigncia de controles acionrios.

3. Explique a interveno indireta por planejamento (tipos, neutralidade, setor pblico e setor privado). Resposta: Planejamento consiste num processo dinmico de racionalizao que permite prever e avaliar cursos de aes futuras e alternativas, com vistas a tomadas de decises mais adequadas e racionais. Podem ser considerados tipos de planejamento: Nacional: quando o espao econmico de sua eficcia estende-se a todo territrio nacional; Regional: quando o espao econmico de sua eficcia fica limitado a uma parte do territrio nacional; Global: quando atinge a toda atividade econmica do pas; Setorial: quando alcana uma determinada atividade econmica do pas; Iniciativa: quando composto de normas indutivas, o que faz com a adeso de setor privado seja facultativo; Imperativo: quando composto de normas diretivas, o que faz com que a adeso seja obrigatria; Misto: quando composto de normas imperativas e indutivas; De curto prazo: quando a sua durao se limita a um perodo mdio, em geral de dois a quatro anos; De longo prazo: quando a sua durao se estende por um prazo maior, em geral, superior a quatro anos.

Neutralidade: o planejamento consiste numa tcnica pela qual o Estado instrumentaliza as suas polticas econmicas de interveno direta e indireta no domnio econmico. Constitui uma das maneiras mais eficazes e eficientes de se regular o mercado, possibilitando que a interveno se faa a favor do mercado e no contra. Setor pblico: est sempre vinculado ao planejamento, mesmo que seja atravs das sociedades de economia mista. O planejamento obrigatrio para as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, expresso legalmente no art. 174 da CF. Setor privado: a Constituio expressa ao dispor que o planejamento para esse setor meramente indicativo. S pode ser considerado imperativo quando a interveno for dotada de normas diretivas ou imperativas, sendo facultada se a interveno for para normas indutivas.

4. H polmica quanto ao planejamento constituir-se ou no em forma de interveno. Explique. Resposta: Sim. Embora fatos impossveis de controlar possam de certa forma interferir nos planos que, de certa forma podem ser os mais bem elaborados o planejamento essencial para que ocorra o sucesso, sem ser deixado ao acaso. Planejamento nada mais do que uma maneira pelo qual o Estado, composto de racionalidade, faz por meio de instrumentos a sua interveno no domnio econmico, de modo a conformar e ordenar o processo econmico, objetivando a poltica econmica. 5. Explique a interveno indireta por fiscalizao. Resposta: Para a interveno indireta por fiscalizao, o Estado visa monitorar o mercado, determinando por meio de normas diretivas, o comportamento econmico a ser adotado ou no pelo particular. Importante ressaltar que a fiscalizao pode ser feita por duas formas: a) Substituindo a fora de mercado: o mercado no pode ficar a merc das foras do mercado. O Estado deve intervir de forma a regular o setor, garantindo assim a proteo dos interesses dos consumidores do servio ou do produto. b) Corrigindo a fora de mercado: aqui no existe substituio de mercado. Existe apenas uma complementao ou correo de suas imperfeies, as chamadas falhas de mercado. 6. O contrato econmico pode ser entendido como instrumento de efetivao da interveno indireta? Explique. Resposta: Sim. O contrato econmico constitui um instrumento do Estado para por em prtica as suas polticas econmicas que alternativo ou complementar das formas unilaterais de tipo imperativo. Esse contrato visa

a participao de particulares sob a forma convencional na elaborao e execuo gerais da interveno administrativa na esfera econmica, caracterizando assim uma forma de efetivao da interveno indireta.

7. A interveno direta predomina sobre a indireta? Explique. Resposta: No. Ocorre justamente o contrrio. O Estado, ao atuar na atividade econmica faz uso da interveno indireta mais do que a direta, isso porque a interveno direta somente permitida de forma constitucional quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou para atender interesse coletivo, sendo portanto, considerada exceo e no regra , ou seja, o Estado quando intervm diretamente, est sujeito s suas prprias normas estabelecidas no ordenamento. 8. Aponte os limites e condicionamentos da interveno do Estado na economia. Exemplifique. Resposta: No que tange interveno do Estado na Economia, podemos dizer que essa ao s vezes desejada e em outros aspectos j no to devida. preciso analisar a situao em que a interveno econmica desenvolvida. Existem ocasies em que a interveno estatal se realiza contra o mercado, como por exemplo, quando o Estado, por meio de normas restritivas, inviabiliza injustificadamente a lucratividade de um determinado setor econmico. H tambm situaes em que a interveno favorvel ao mercado, agindo de forma a regular e fiscalizar a atividade econmica das empresas que oferecem algum tipo de produto ou servio de modo a proteger o consumidor .

You might also like