You are on page 1of 4

Programa

4 Jornada de Educao em Sensoriamento Remoto no mbito do Mercosul 11 a 13 de agosto de 2004 So Leopoldo, RS, Brasil

USO DE SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMA DE INFORMAO GEOGRFICA (SIG) NO MONITORAMENTO DA POLCIA AMBIENTAL DO RIO GRANDE DO SUL: CURSO DE CAPACITAO
Tema do Trabalho: (Desenvolvimento de Material Didtico para o Ensino de Sensoriamento Remoto)

Alois Schfer Renata Pereira Gisele Agra


Universidade de Caxias do Sul
Instituto de Biotecnologia Sistema de Informao Geogrfica Regional Ambiental (SIGRA) Caixa Postal 1352 CEP 95001-970 Caxias do Sul RS Brasil {aschafe1; rpereira; gagra}@ucs.br

ABSTRACT
A qualification program had been done for the Environmental Police staff aiming the water quality assessment in the project: Environmental Regional Geographic Information System (SIGRA) supported by Research Support Foundation of the Rio Grande do Sul State (FAPERGS). Geographic Information Systems (GIS) and Remote Sensing (RS) tools will be used for a better assessment of environmental damages and for improvement of work accuracy of the Environmental Police. The data acquired by the police are inserted on the SIGRA data base and this helps the identification of ecological risk areas. The objective of this qualification program was making the Environmental Police staff able to work with GIS and RS tools for the environmental assessment. The practical and theoretical work had two main approaches: methodology on the fresh water assessment and day-by-day work with GIS and RS.
1. INTRODUO O Sistema de Informao Geogrfica Regional Ambiental (SIGRA) um sistema que visa unificao e correlao de dados ambientais da regio da Serra Gacha (Fig. 1) em uma base geogrfica digital para possibilitar constante atualizao das condies ambientais regionais. Desta maneira, possvel a realizao de anlises espaciais dos fatores relevantes consulta. O sistema consiste na integrao da base cartogrfica digitalizada, imagem de satlite e banco de dados Access com dados ambientais, principalmente limnolgicos. O objetivo principal dar suporte s pesquisas regionais sobre a fauna e flora e, assim, embasar decises polticas e administrativas de gesto ambiental. Este projeto obteve financiamento pela FAPERGS e realizou o trabalho conjunto do SIGRA com a Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar para insero de seus dados no banco de dados e capacitao do seu efetivo para avaliao da qualidade da gua com a utilizao das ferramentas de Sistema de Informao Geogrfica (SIG) e Sensoriamento Remoto (SR) no monitoramento ambiental. A necessidade de informatizao e espacializao dos dados deste rgo existe pois o uso de formulrios analgicos dificulta a integrao, interpretao e consulta dos dados.

Fig. 1. rea de estudo. 2. MATERIAL E MTODOS Parte do efetivo da PATRAM foi disponibilizada para inserir no banco de dados do SIGRA as informaes presentes nos formulrios de ocorrncias. As informaes referentes ao infrator so sigilosas e somente a Brigada Militar pode acess-las. Os dados ambientais foram relacionados com o software Arc ViewGIS 3.2 por

4 Jornada de Educao em Sensoriamento Remoto no mbito do Mercosul 11 a 13 de agosto de 2004 So Leopoldo, RS, Brasil

bolsista de Iniciao Cientfica, o que possibilitou a confeco dos mapas temticos. Representantes das PATRAMs regionais participaram de aulas prticas e tericas em abril de 2003, totalizando 20 horas. Foram confeccionados manuais para servirem como instrumento de multiplicao do contedo. O curso foi dividido em mdulos que trataram dos seguintes aspectos: 1. Introduo metodologia e prtica do monitoramento da qualidade da gua, que consistiu na avaliao da qualidade da gua a campo, no municpio de Caxias do Sul, RS, durante o qual os soldados obtiveram as coordenadas geogrficas com o uso de GPS (Global Positioning System). Foram tomadas medidas da condutividade da gua, que consiste na concentrao de sais e indicadora preliminar da qualidade da gua. Na rea de estudo, a condutividade natural da gua muito baixa, no ultrapassando 20S/cm. Valores muito acima deste indicam a presena de lanamentos de esgotos cloacais e industriais. 2. Cartografia. Foi realizada uma explanao terica sobre mapas e cartas, sistema de numerao e articulao, escala numrica e grfica; funcionamento e uso do GPS e projees cartogrficas. Com isso, foi possvel a realizao de uma aula prtica de interpretao e desenho do perfil de declividade a partir das cartas topogrficas. 3. Fundamentos tericos de SIG e suas aplicaes no monitoramento ambiental, juntamente com demonstraes prticas da utilizao de softwares de SIG Arc ViewGIS e Spring. Com isso, foram realizadas prticas de geo-referenciamento da base cartogrfica e insero dos dados obtidos a campo no Arc ViewGIS 3.2. 4. Prtica de digitalizao de feies (arroios e isolinhas com a respectiva cota de altitude) da rea de estudo e confeco de mapas temticos com os dados obtidos em campo com o software Arc ViewGIS 3.2. 5. Fundamentao terica sobre os Modelos Digitais do Terreno (MDTs), com nfase na sua metodologia de elaborao e na sua aplicao em estudos ecolgicos e no monitoramento da qualidade da gua em microbacias hidrogrficas. Isso possibilitou a prtica de gerao dos modelos digitais com a utilizao do software Arc ViewGIS 3.2. 6. Bases tericas da aplicao de SR no monitoramento ambiental, principalmente atravs de interpretao de imagem de satlite e noes do uso do software Spring. Foi realizada aula com demonstrao de composies e classificao de imagem Landsat 5.

3. RESULTADOS E DISCUSSO Parte do efetivo da PATRAM realizou a incluso dos dados ambientais de 2002 e 2003 no banco de dados do SIGRA, o que possibilita anlises preliminares sobre as reas de maior densidade (Fig. 2) e os tipos de crimes ambientais mais comuns na regio (Fig. 3). O software do banco de dados amigvel e de fcil utilizao e no foram percebidas dificuldades na insero dos dados. Apesar disso, observou-se que a diversidade dos formulrios utilizados e a falta de padro no recolhimento das informaes sobre as infraes dificultaram e atrasaram este trabalho. Estes formulrios prevem diversos tipos de registros, descritivos e objetivos, que tiveram que ser padronizados na insero pois o programa se baseia em tabelas.

Fig. 2 - Mapa preliminar da distribuio das ocorrncias ambientais atendidas pela PATRAM em 2002/2003.

Fig. 3 - Mapa preliminar das incidncias ambientais da Patrulha Ambiental, regio nordeste do RS.

4 Jornada de Educao em Sensoriamento Remoto no mbito do Mercosul 11 a 13 de agosto de 2004 So Leopoldo, RS, Brasil

A participao do efetivo nas aulas foi bastante satisfatria. Atravs das perguntas e interferncias feitas percebeu-se que o assunto era novo para a grande maioria, que no conheciam na prtica SIG e SR e nem suas possibilidades de aplicao no monitoramento ambiental. Nas aulas prticas surgiu a maior parte dos questionamentos sobre o uso de SIG e principalmente sobre a aquisio do material necessrio para geoprocessamento. O INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o seu principal software, o Spring, eram desconhecidos por grande parte do grupo. Os policiais ficaram surpresos ao saber dos avanos no nosso pas nesta rea e da possibilidade de ter acesso gratuito a um programa de SIG. Foram confeccionados mapas temticos sobre as medidas da condutividade tomadas a campo que permitiram o contato dos participantes com as possibilidades da espacializao dos dados, principalmente a anlise visual, pois rpida e permite identificar reas com poluio orgnica (Fig. 4). O grupo ressaltou as possibilidades de anlise dos dados sobre ocorrncias, identificao de reas de maior densidade ou sobreposies, que dificilmente so feitas sem o uso de um SIG. Fig. 5 - Modelo Digital da Elevao do terreno. 4. CONCLUSES O trabalho com multiplicadores foi vlido como um primeiro contato da equipe com geotecnologia, mas percebe-se que insuficiente para a incorporao delas no seu trabalho rotineiro. Todos os participantes demonstraram interesse nas possibilidades do uso de SIG e SR no monitoramento ambiental, mas h necessidade de mais iniciativas como esta alm de acompanhamento especializado contnuo. Recomenda-se, para incorporao da geotecnologia no trabalho da PATRAM, que seja disponibilizada infraestrutura adequada para aprimorar o monitoramento ambiental. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BELTRAME, A. da V. Diagnstico do Meio Fsico de Bacias Hidrogrficas. Florianpolis: Editora da UFSC, 1994. Fig. 4 - Mapa temtico da condutividade na Serra Gacha. Tambm foram feitos Modelos Digitais do Terreno para visualizao da dinmica do relevo e discusso da sua importncia na avaliao de impactos devidos processos de eroso. (Fig. 5). CURRAN, Paul J. Principles of remote sensing. Longman Scientific & Technical, Singapore, 1995. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tutorial do SPRING. Acesso em agosto de 200. Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/manuais. . MENDES, C. A. B.; CIRILO, J. A. Geoprocessamento em Recursos Hdricos. Princpios, Integrao e Aplicao. Porto Alegre: ABRH, 2001. NOVO, E. M. L. de M. Sensoriamento Remoto: Princpios e aplicaes. 2 ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1998. PEREIRA, R, SCHFER, A., VIERO, C. C.. Uso de Banco de Dados relacionado com Sistema de Informao Geogrfica Regional Ambiental (SIGRA) para diagnstico e manejo ambiental in Simpsio de Sensoriamento Remoto, 11, 2003, Belo Horizonte.

4 Jornada de Educao em Sensoriamento Remoto no mbito do Mercosul 11 a 13 de agosto de 2004 So Leopoldo, RS, Brasil

Anais. So Jos dos Campos:INPE, 2003, p. 14231425. CD-ROM. SILVA, A. de B. Sistemas de Informao Georeferenciada: conceitos e fundamentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

You might also like