You are on page 1of 32

Introduo

Angola um pas com grandes potencialidades tursticas, tem uma fauna to rica quanto a sua flora, repleta de paisagens naturais que suscitam a curiosidade dos apreciadores da natureza e do que belo, e tambm enche de alegria quem j teve contacto com estes espaos naturais exuberantes. Depois do fim do conflito armado que o pas viveu, todos os sectores da economia esto a reorganizar-se, segundo indicadores, Angola um do pas que mais cresce no mundo. Se analisarmos o contributo da indstria do turismo nesse crescimento, surpreendentemente constatamos que ele irrisrio uma vez que assiste a pouca -se investimento nessa rea. Esta situao no deixa de ser preocupante pois o turismo de tal forma importante para a economia que existem pases onde ele proporciona um aumento significativo no PIB, como o caso do Dubai. Seria desta forma de se esperar um incremento significativo dos investimentos no turismo por esta altura do desenvolvimento de Angola. Falando do sector que constitui o nosso objecto de estudo e que nos interessa neste trabalho, o turismo, procuramos colher algumas informaes que ajudassem a compreender as razes do pouco desenvolvimento desta indstria no nosso pas, conversando informalmente com vrias pessoas entendidas em matria de turismo e de economia. Assim, a partir das nossas observaes e dos contactos exploratrios desenvolvidos para aclarar e compreender a problemtica do desenvolvimento do turismo em Angola, no conseguimos encontrar explicaes satisfatrias o que nos aconselha a realizar uma investigao mais profunda de modo a encontrar uma resposta para as nossas inquietaes ou seja ao nosso problema. Objectivo Geral: Avaliar o desenvolvimento do turismo em Angola de 2007 a 2009. Objectivo especfico: Apresentar o contedo terico sobre turismo. Descrever o desenvolvimento dos indicadores estatsticos do turismo: nmero de turista, e receitas arrecadadas s

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

Justificativa do tema Fizemos a escolha deste tema por ser actual, uma vez que o turismo como fenmeno socioeconmico contribui muito para a economia e para o desenvolvimento social com a consequente gerao de empregos e a reduo da pobreza, e tambm pela sua abrangncia j que o mesmo promove o contacto entre pessoas de vrios nveis, aproximando povos e culturas, proporcionando uma convivncia entre pessoas de diversas faixas etrias, profisses, em fim, de toda sociedade. Importncia do tema O tema particularmente importante para classe empresarial nacional que tem a possibilidade de desenvolver este sector pois ser atravs da promoo e da divulgao de actividades afins que se ir promover um debate a volta do assunto e deste modo atrair o investimento estrangeiro

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

Capitulo I- abordagem terica sobre o turismo

1.1-

DEFINIES

O turismo compreende as actividades de desenvolvimento pelas pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual, por um perodo consecutivo que no ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negcios, ou outros. Organizao mundial do turismo / World Tourism Organization (OMT /WTO), 1991. Segundo a Organizao Mundial do Turismo (1995) traz a seguinte definio conceitual para o termo Turismo: as actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares distintos do seu domiclio habitual, por um perodo de tempo consecutivo inferior a um ano, com fins de lazer, negcios ou outros. Evidentemente, a realizao dessas actividades pelos turistas demanda uma srie de servios e equipamentos no destino, que compem a oferta turstica. Turistas visitantes com uma permanncia no local visitado, pelo menos de 24 horas mas no superior a um ano e cujos motivos de viagem podem ser agrupados em prazer, frias, desportos ou negcios, visita a parentes e amigos, misso, reunio, conferncia, sade, estudos, religio.

Visitante toda a pessoa que se desloca temporariamente para fora da sua residncia habitual, quer seja no seu prprio pas ou no estrangeiro, por uma razo que no seja a de a exercer uma actividade remunerada.

Excursionista todo o visitante temporrio que permanece fora da sua residncia habitual menos de 24 horas. Caractersticas fundamentais do turismo: Deslocao: Permanncia pouco prolongada Deslocamento e permanncia no utilizadas para actividade lucrativa principal.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

1.2-

Classificao de turismo

Segundo a origem dos visitantes

Turismo domstico ou interno aquele que resulta das deslocaes dos residentes de um pas, quer tenham a nacionalidade ou no desse pas, viajando apenas dentro do prprio pas. Turismo receptor (inbound tourism) considera se turismo receptor aquele que abrange as visitas a um pas por no residentes. Turismo emissor (outbound tourism) aquele que resulta das visitas de residentes de um pas a outros pases. Turismo interior abrange o turismo realizado dentro das fronteiras de um pas e compreende o turismo domstico e o receptor. Turismo nacional refere-se aos movimentos dos residentes de um dado pas e compreende o turismo domstico e emissor. Turismo internacional abrange unicamente as deslocaes que obrigam atravessar uma fronteira, consiste no turismo receptor adicionado do emissor. Segundo as repercusses na balana de pagamentos. Turismo de importao o turismo de residentes praticado no estrangeiro (outgoing). Turismo de exportao o turismo de residentes no estrangeiro praticado no pais visitado (incoming).

Segundo a durao da permanncia

Turismo de passagem efectuado apenas pelo perodo de tempo necessrio para se alcanar uma outra localidade ou pas, objecto da viagem. Turismo de permanncia realizado numa localidade ou num pas objectivo da viagem por um perodo de tempo varivel que porm exigir pelo menos uma dormida.
Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010 4

Este depende do objectivo da viagem, das condies existentes e caractersticas do local visitado (condies naturais, investimentos realizados, capacidade criativa), do pas de origem, da durao das frias e das motivaes. Segundo a natureza dos meios utilizados Segundo as vias a utilizar, podemos distinguir turismo terrestre, nutico e areo. De acordo com os meios utilizados distinguimos o turismo por caminho-de-ferro, por barco, por ar e por automvel. Segundo o grau de liberdade administrativa Turismo dirigido se existir regulamentao que limite a liberdade de deslocao dos turistas dentro de um determinado territrio. Turismo livre se existir inteira liberdade de movimentos dos turistas dentro de um determinado territrio.
Segundo a organizao da viagem

Turismo individual quando uma pessoa ou grupo de pessoas parte para uma viagem cujo programa por elas prprias fixado, podendo modific-lo livremente, com ou sem interveno de uma agncia de viagens. Turismo colectivo ou de grupo (forfait ou package) quando um operador turstico ou uma agncia de viagens oferece a qualquer pessoa, contra o pagamento de uma importncia que cobre a totalidade do programa oferecido, a participao numa viagem para um determinada destino, segundo um programa previamente fixado para todo o grupo.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

1.3-

Tipos de turismo existentes

Segundo a OMT classifica como existindo mais de 50 tipos de turismo mas no nosso trabalho vamos dar realce aos tipos de turismos existentes e praticados em Angola. De acordo com as pesquisas efectuadas nos locais tursticos e negcios tursticos com relao os tipos de turismo praticados em Angola, destacamos os seguintes:
Turismo de massas
aquele realizado pelas pessoas de menor nvel de rendimentos, viajando em grupos, com gastos reduzidos e permanncia curta.

Turismo ecolgico
aquele praticado por pessoas que apreciam a natureza, tem como objectivo interagir com os elementos que j desapareceram das grandes cidades.

Turismo desportivo
aquele em que todas as actividades especficas de viagens que visem o acompanhamento, desempenho ou participao em eventos desportivos.

Turismo de aventura
aquele praticado por pessoas que buscam emoes ou denominao dada ao deslocamento de pessoas para espaos naturais, com ou sem roteiros programados em busca de outras culturas, hbitos e costumes, folclore, gastronomia, histrias, teatro, cinema, arquitectura e arte diferentes.

Turismo cultural
Esse tipo de turismo est muito ligado ao tipo de motivao. Quando o deslocamento acontece com objectivos artsticos, cientficos, de formao ou informao de diversos ramos.

Turismo cientfico
aquele em que possui o objectivo especfico de realizao de estudos ou pesquisas. Refere -se ao deslocamento de turistas potenciais que se dirigem a grades centros universitrios com manifesta actuao no sector de pesquisa e desenvolvimento.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

Turismo de rural

aquele praticado em reas rurais produtivas, que passam a oferecer servios tursticos, possibilitando a interaco com a vida do campo. Agro-turismo aquele que consiste no meio rural, onde agricultores compartilham seu modo de vida com os habitantes do meio urbano, que mantendo suas actividades. Turismo de sade aquele em que um conjunto de actividades tursticas procura da manuteno ou de aquisio da boa sade. Turismo empresarial ou de negcios o deslocamento de executivos e homens de negcios, portanto turistas potenciais, que afluem aos grandes centros empresariais e cosmopolitas a fim de efectuarem transaces e actividades profissionais, comerciais e industriais, empregando seu tempo livre no consumo de recreao e entretenimento tpicos desses grandes centros, incluindo-se tambm a frequncia a restaurantes com gastronomia tpica e internacional. Compreende turismo antropolgico, turismo nativo, turismo de contrato e turismo arqueolgico. Turismo de compras aquele praticado por pessoas que viajam com o fim de realizar compras. Turismo de eventos aquele praticado por quem deseja participar de eventos programados (congressos, seminrios, encontros, fruns, etc. Turismo de incentivos Refere-se as viagens de incentivo programadas conferidas com prmios e recompensas a funcionrios de grandes empresas por merecimentos obtidos em seu desempenho profissional.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

Turismo religioso um conjunto de actividades tursticas que realizaram visitas a receptivos que expressam sentimentos msticos, de f, de esperana, de caridade, vinculados a religies. Turismo gastronmico aquele praticado por quem deseja conhecer e saborear pratos tpicos de alguma localidade. Turismo de lazer ou de frias aquele praticado por pessoas que viajam em busca do prazer, normalmente desejam descansar, pode ser: de balnerio, montanhs e de repouso. Turismo ecolgico Viagens feitas por ambientalistas, ecologistas, e pessoas que se interessam pela preservao ambiental. Agro ecoturismo. Este tipo de turismo semelhante ao agro-turismo, porm com maior nfase fruio da paisagem do entorno e, principalmente, do ambiente sociocultural da autntica ruralidade. Turismo climtico e hidrotermal Refere-se ao deslocamento de turistas ncleos receptores cujo principal produto turstico constitudo pela qualidade teraputica do clima, das guas e termas. Turismo paisagstico e hidrotermal Refere-se demanda por ncleos receptores cujo principal produto turstico a paisagem, os aspectos cnicos da natureza, compreendendo-se a todos aqueles locais em que caractersticas geogrficas, ecolgicas e museolgicas, combinadas, constituem o principal factor de atraco.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

Turismo tnico histrico-cultural Refere-se ao fluxo de turistas nacionais e internacionais que se deslocam centrados na motivao de suas origens tnicas locais e regionais, e tambm no legado histricocultural de sua ascendncia comum. Turismo educacional aquele tipo de turismo programado por escolas ou colgios, universidades. Em que consiste na organizao de viagens culturais mediante o acompanhamento de professores especializados da prpria instituio de ensino com programa de aulas e visitas a pontos histricos ou de interesse para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Turismo cvico institucional. aquele praticado pelos visitantes em instalaes de monumentos ptrios e rgos governamentais. Turismo de congressos. Compreende-se em uma demanda especfica de turistas potenciais que se destinam a ncleos receptores eleitos para a realizao de congressos e seminrios de distintos assuntos e especialidades. Turismo de Mega eventos Denominao dada a grandes eventos culturais, desportivos e religiosos que, por suas caractersticas internacionais, catalisam a ateno nacional e macio fluxo turstico. Turismo Scio familiar Denominao dada ao deslocamento de turistas que tm, na vista a parentes e amigos, a sua principal motivao de viagem, utilizando-se de meios de transporte eminentemente rodovirios e hospedando-se na residncia de seus familiares e de pessoas de seu relacionamento. Turismo de Safari.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

Refere-se ao deslocamento de pessoas a espaos da selva, campos e serrados, em roteiros programados, com pernoite em acampamento para a prtica de caa, pesca ou ainda observao da flora e fauna. Turismo Suave (Soft Tourism) ou Turismo de Baixo Impacto (Low Impact Tourism) Este um tipo de Turismo consciente e responsvel, que guarda grande respeito pelas caractersticas do pas anfitrio e pela idiossincrasia de sua populao. Turismo Antropolgico Denominao dada ao deslocamento de pessoas a reservas indgenas, populaes e tribos isoladas em roteiros programados, com ou sem pernoite, com obrigatoriedade de acompanhamento de guias especializados (indigenistas). Turismo de Solidariedade Consiste no deslocamento para fins de prtica educativa, aperfeioamento e aces de carcter assistencialista e humanitrio. Turismo Festivo e de entretenimento Refere-se as viagens associadas a atraces musicais, feiras e exposies com animao cultural e entretenimento, festivais circenses, grandes espectculos de variedades, encontros gastronmicos multignero de carcter abrangente.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

10

1.4-

Motivaes tursticas

O sucesso de um negcio turstico depende em grande parte, da capacidade de resposta, as necessidades e preferncias do cliente ou consumidor, mais fundamental conhece-lo. Os primeiros estudos sobre as motivaes tursticas identificam duas razoem principais para viajar: Wanderlust (desejo de vaguear) Caracterstica bsica da natureza humana que leva a deixar as coisas que so familiares e procurar lugares e culturas diferentes. Sunlust (desejo de sol) Depende da existncia noutro lugar, de amenidade diferentes ou melhores das que esto no lugar de residncia. Motivaes bsicas - quebras de rotina Motivaes especficas (scio-psicologicas)  Escape do meio vivido  Explorao e avaliao de si mesmo  Relaxamento/ repouso  Prestigio  Aumento das relaes sociais  Sade  Lazer recreativo (restabelece)  Restabelece descanso (recuperao da fatiga fsica e mental)  Restabelece relaxamento (recuperao da tenso)  Restabelece divertimento (recuperao do aborrecimento)  Lazer recreativo (produz algo de novo)

A organizao mundial do turismo OMT, classifica as motivaes em duas categorias que esto na origem das imagens que se fazem de destino. Motivaes de tipo racionais: confiana, segurana, poupana, tradio, conformismo.
Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010 11

Motivaes de tipo afectivo: curiosidade, novidade, afectividade, amizade. Motivaes constrangedoras: negcios, reunies, sade, estudos. Motivaes libertadoras: ferias, desporto, repouso, cultura. Modelo psicocentrico-alocentrico S. PLOG classifica as pessoas em diferentes tipos psicolgicos e constri uma nova tipologia do carcter dos turistas. Alocentricos  Curiosos com desejo de aventura  Atraco pelo desconhecido  Preferem reas no tursticas  Alto nvel de actividade  Gostam de contactar pessoas de outras culturas  Gostam de liberdade e flexibilidade nos locais de destino Cntricos  Fraco pendor pela aventura  Procura os destinos mais em voga  Descontraco e prazer: simples diverso e entretenimento  Clima, sol, termas Psicocentricos  Concentrados nos pequenos problemas pessoais  Inibidos, ansiosos, passivos Pouco interessados pelo mundo exterior  Quanto ao destino turstico preferem os que j conhecem ou os mais frequentados  Preferem viagens organizadas  Destinos que no perturbem o seu modo de vida

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

12

1.5-

Patrimnio histrico e cultural

O turismo pode ser um instrumento de preservao e aumento do orgulho nacional em relao ao patrimnio cultural, realando a sua dimenso utilitria, de recreao e esttica bem como os valores intrnsecos espirituais e ticos dos agentes culturais. Angola tem uma diversidade cultural rica e nica na regio. As pessoas e patrimnio histrico-cultural tangvel e intangvel encerram uma identidade peculiar que, implicitamente, constitui uma mais-valia para o turismo em Angola. Arte da mascara azul, as mascaras de madeiras e as esculturas no so meramente estticas. Elas tm um papel importante em rituais culturais, representando a vida e morte, a passagem da infncia para a idade adulta, a celebrao de uma nova colheita e o comeo da estaco de chuva. Os artesos angolanos trabalham em madeira, bronze e marfim as mascaras e esculturas. Cada grupo etnolingustico em Angola tem seus prprios traos artsticos originais. Tais como a obra-prima de harmonia e simetria da linha do pensador cokwe (dos povos lunda-cokwe na parte do nordeste de Angola), conhecido tambm por suas artes plsticas superiores. A mascara fmea Mwanaa-pwo, desgastada pelos danarinos em seus rituais de puberdade. As mascaras cikungu e cihongo tambm fazem parte da cultura cokwe. A arte em cermica preta do Moxco (centro leste de Angola). A palanca negra gigante, o mais belo antlope africano pelo facto de ser to no mundo, que s existe em Angola e em nmero escasso. Vivem em manadas e geralmente no h mais do que um macho em cada manada. Deserto do Namibe, ocupa uma rea de 50.000 km2, estendendo-se por 1.600 km ao longo do litoral do oceano atlntico, sua aridez causada pela descida de ar seco resfriado pela fria corrente de Benguela que passa na costa da Nambia podendo chegar a at 60 graus clsius. Menos de 1 cm de chuva ca anualmente e o deserto quase completamente estril. Entre as plantas existentes no deserto, sobressa a welwitschia Mirabilis, cujas folhas absorvem a humidade do ar, a planta pode durar at 100 anos. Morro do moo, o ponto mais alto de Angola e situa-se na provncia do Huambo. Tem 2.620 m de altitude. Serra da Leba, com as suas incrveis curvas no alto da montanha, proporciona uma bela vista a quem por l passa. Situa-se na provncia da Huila. Desde a ocupao portuguesa at hoje o continente africano considerado como o bero da humanidade. O territrio do actual estado angolano, habitado desde o paleoltico superior, como indica a presena de enumeras pinturas rupestres que se espalham ao longo do territrio.
Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010 13

1.6-

Turismo como factor de crescimento e desenvolvimento nacional

O turismo hoje considerado como uma das principais actividades econmicas mundiais. Assim, no estranho que muitos pases tenham vindo a considera-la como uma actividade estratgica para as politicas de desenvolvimento dos seus pases. No actual processo de intensificao da globalizao o turismo crescentemente reconhecido como fonte de desenvolvimento social e econmico, bem como actividade benfica na luta dos pases em desenvolvimento contra a pobreza, o desemprego, graa ao seu efeito de criao direita ou indirectamente postos de emprego. A partir dos anos 60, com o aparecimento dos grandes avies, dos voos fretados e o aumento de rendimento das classes mdias nos pases industrializados, o turismo mudou de escala, democratizando-se e transformando-se, consequentemente, em um elemento de consumo massivo de importncia substancial s economias de diversos pases e/ou regies. O crescente volume de viagens nacionais e internacionais geradas a partir de ento beneficia, inegavelmente, considervel nmero de pases em desenvolvimento, assim como as regies perifricas de pases desenvolvidos. So locais que apresentam atractivos tursticos em abundncia: sol, mar, areia, campos, montanhas etc. Aliados a este cenrio, encontra-se, nestes ambientes, mo-de-obra barata e governos dispostos a fazer concesses, a fim de lograr uma fonte de divisas contnua, de que tanto necessitam. Angola apesar de ser um pas abenoado com uma paisagem natural exuberante e muito rico de costumes e cultura um pas emergente com uma economia em via de desenvolvimento, e necessrio reflectir cuidadosamente sobre o crescimento e desenvolvimento do turismo para se transformar num aliado benfico a economia nacional. Deve-se ampliar pesquisas para analisar com mais cautela os custos e os benefcios trazidos pela expanso do turismo antes de serem aplicadas quaisquer polticas, e que tais politicas estejam de encontro a formas de turismo sustentveis. Primeiro temos que ver que o turismo traz tanto benefcio como custos econmicos, preciso que se faa uma avaliao dos custos e benefcios econmicos.
Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010 14

Esta tcnica busca identificar se possvel, todo custo e benefcios contribuem de forma a um desenvolvimento econmico para um pas como o nosso: Benefcios:  Criao de empregos  Injeco de renda na economia local pelo efeito multiplicador  Auxilio para a manuteno da viabilidade dos negcios locais  Reforma e reestruturao da economia em cidades onde outras actividades industriais esto em declnio  Estmulos a investimentos internos e industriais.

Custos:  Muitos empregos so mal remunerados e/ou sazonais  Custos de ocasio, ex: dinheiro investido no turismo que no poder ser usado posteriormente para outras finalidades  Congestionamentos  A necessidade de investir em infra-estruturas dispendiosa que pode ser usada apenas em parte do ano  Excessiva dependncia do turismo, tornando a economia local vulnervel a mudanas no mercado de turismo. Quando visamos os custos e os benefcios do turismo, temos de estar conscientes de que o impacto econmico do turismo depende, em parte da natureza da economia, variando significativamente entre diferentes tipos de economia, dependendo dos gastos dos turistas, daqueles que esto empregados no turismo, dos valores dos salrios e do grau da fuga de capital do turismo da comunidade local. Quando consideramos os custos e benefcios do turismo para a economia, devemos prestar ateno ao princpio do efeito multiplicador. Ou seja, a ideia de que o dinheiro gasto pelos turistas circula pela economia local em uma serie de ondas. Em termos de turismo sustentvel, os objectivos so maximizar os gastos dos turistas e, ento, minimizar as fugas da renda do turismo a partir da economia local. importante reconhecer que o efeito multiplicador varia entre economias diferentes, assim como a extenso da fuga de capital que acontecera, em um pas como nosso onde
Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010 15

o turismo um fenmeno relativamente novo tende a ter uma alta perda de capital, vendo que os fornecedores tursticos nacionais na maior parte no conseguem satisfazer as necessidades dos turistas, de maneira que essas necessidades so satisfeitas pelas organizaes externas. Na actualidade, pretende-se um crescimento econmico vinculado ao desenvolvimento social e se questiona a validade desse crescimento sem equilbrio e sem a distribuio dos benefcios para a populao. O consumo de recursos O turismo tem grandes exigncias de recursos naturais frgeis tais como praias e vida selvagem. Ele explora tambm recursos intangveis como heranas culturais. Em todo mundo o turismo o sector que revela uma crescente importncia econmica. Como tal, e um dos que pode trazer crescimento e emprego na escala necessria para fazer a diferena em Angola, bastando para o efeito que o desenvolvimento de Angola como destino turstico seja gerido de forma estratgica e sustentvel. A este sector econmico esto associados vrios benefcios directos: Rendimento O acto de satisfazer turista implica a compra de uma variedade de servios e bens que podem ocorrer em diferentes momentos e locais, f acto que resulta em uma serie de rendimentos significativos para uma economia. Emprego O turismo e um sector de trabalho intensivo que integra todos os graus de habilidade, do mais complexo ao mais simples envolvendo todas as camadas sociais. Dada a sua caracterstica transversal, estimula o mercado de emprego nos outros sectores da economia. Conservao Quando gerido de forma adequada o turismo fortalece a viabilidade econmica das ares protegidas e reduz a presso sobre o ambiente. Investimento A intensidade do capital no sector cria enumeras oportunidades de investimentos para os sectores pblicos e privados.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

16

Infra-estruturas - O potencial e dinmica de crescimento do sector do turismo aliados aos benefcios econmicos associados ditam a necessidade de criar e investir em infraestruturas. Prestigio O Prestigio internacional e, finalmente, a conquista de um lugar nalista dos destinos preferidos tem implicaes comerciais e econmicas positivas. Criao de pequenos negcios O turismo est directa e indirectamente ligo a uma diversidades de sectores da economia e por isso cria oportunidades para pequenos negcios. Contudo o desenvolvimento do turismo pode tambm provocar impactos negativos: Impactos sociais - Mudanas no estilo de vida resultantes da migrao pelo trabalho, de mudanas na cultura, do aumento da taxa de criminalidade e ate da prostituio, etc. Impacto ambiental Tanto desenvolvimento irresponsvel de um projecto como uma avalanche de turistas num ambiente sensvel e frgil podem destruir o equilbrio da natureza. Fugas A ocorrncia do fluxo de dinheiro para o exterior resultante da necessidades de importao de bens e servios, promoo internacional e publicidade comisses de vendas as agencias estrangeiras, salrio do pessoal estrangeiro e repatriamento de lucros representam perdas nas contribuies para a economia. Sobre - dependncia O turismo e voltil e responde depressa a influencias negativas como distrbios polticos, ataques terroristas, desastres naturais, etc. As enumeras oportunidades criadas pelo turismo so confrontadas com uma serie de ameaas, algumas das quais esto para da capacidade de controlo do estado e, outras se afiguram inevitveis, contudo, a planificao, desenvolvimento e gesto responsveis tanto do sector publico com do privado podem servir para minimizar as perdas dai resultantes e assegurar o crescimento e desenvolvimento continuo do turismo. Assim a politica do turismo visa maximizar os benefcios associados e, em simultneo, minimizar e erradicar, onde for possvel, os impactos negativos.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

17

1.7-

Desenvolvimento de infra-estruturas criadas em Angola

Desde a criao do ministrio de hotelaria e turismo de Angola em 1996, que o governo tem feito um esforo de recuperao, reabilitao, e construo de infra-estruturas hoteleiras e tursticas. Esta aposta esta a ser acompanhada por um melhor planeamento e ordenamento do turismo, em resultado deste esforo, o turismo angolano tem registado uma evoluo positiva nos ltimos anos. A primeira escola de hotelaria e restaurao foi inaugurada no final do ano passado, em Talatona, Luanda sul, em resultado de um protocolo de cooperao entre os governos de Angola e do Brasil. Em paralelo, o governo pretende avanar com a reabilitao e apetrechamento das escolas de formao de hotelaria e turismo j e xistente em Luanda, Cabinda, Hula e Huambo. O ministrio de hotelaria e turismo projecto um plano de aco para o desenvolvimento do turismo em Angola em que tem como um dos objectivos o investimento na construo de escolas de formao em hotelaria e turismo.

1.8-

Turismo de qualidade versus qualidade do turismo

Conceito de qualidade Qualidade um conceito relativo, cada segmento de mercado tem os seus padres (como por exemplo, um parque de campismo pode oferecer tanta qualidade como um hotel de 5 estrelas)  Qualidade o ajustamento dos produtos e servios s exigncias da clientela.  atender a necessidades dos clientes fazendo bem as coisas primeira.  O produto melhor o que a maioria dos clientes quer comprar.  a aptido de um produto ou servio para satisfazer as necessidades do cliente, dando-lhe satisfao. Qualidade igual satisfao das necessidades e exigncias dos consumidores, um conceito dinmico e tem de acompanhar a evoluo das preferncias dos consumidores. Para falar de turismo de qualidade temos que primeiro entender que a qualidade no turismo percebida e no certificada.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

18

Atender s necessidades dos clientes, um pressuposto bsico para a diferenciao dos servios. No contexto do mundo actual, a concorrncia est cada vez mais acirrada, e a principal seno nica forma de sobrevivncia de algumas organizaes a busca da excelncia no atendimento. Da mesma forma que para outra empresa, o turismo necessita deste pressuposto, pois esta realidade est intimamente ligada captao e satisfao dos fluxos de viajantes que se deslocam mundo a fora. O turismo uma actividade econmica que dispe de grande Efeito Multiplicador, j que agrega cerca de 50 outras, das mais diversas. O dinheiro trazido de fora movimenta qualquer regio, pois certamente o turista ter que suprir necessidades bsicas que ter que recorrer a compra, desta forma, no pode-se ter em mente que apenas um sector vai lucrar. A diferena que alguns tero maior contacto com o turista, e este um factor determinante quando aborda-se o aspecto qualidade (LAGE, 1991).

1.8.1- Relao Turismo e Qualidade do sector dos servios que faz parte o turismo, pois no um produto tangvel e durvel, mas um momento de lazer proporcionado por toda uma estrutura que se dispe a servir um consumidor de prazer e sonhos, ou seja, o turista, e tem como seu argumento principal a informao. A informao faz a diferena. Isto significa dizer que a pessoa detentora da informao pode proporcionar a outras pessoas a verdade e ao mesmo tempo se tornarem pessoas competentes devido este fato. Competncia significa eficin no cia atendimento, na busca de solues de determinados problemas. O turista que comprar um pacote de viagem, vai exigir que o hotel seja adequado, que o restaurante disponha de bom atendimento e boa comida, que os translados realizados por txis tenha um a pessoa apta a dar informaes correctas, que a qualidade de todos os servios envolvidos na agncia esteja de acordo com um contrato de servios previamente assinado. Assim pode-se ver os acontecimentos actuais na busca incessante pela informao tais como o acesso internet. Pessoas cada vez mais preparadas para os impactos que a

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

19

Globalizao proporciona, tal como saber em tempo real o que acontece no outro lado do Mundo. A necessidade de estar informado um factor preponderante para se autoqualificar, e por consequncia passar adiante conhecimentos adquiridos, ser um acto que tornar a sua informao uma qualidade no atendimento. A qualidade que diferenciar um servio de outro, principalmente no contexto competitivo actual. De acordo com BENI BARRETO (1995), os trs elementos que importam sobremaneira para o futuro do turismo so: inovao (criatividade, imaginao, questionamentos), desempenho (produtividade) e qualidade (profissionalismo e busca da satisfao do cliente). Qualidade no atendimento, nas instalaes hoteleiras, nos restaurantes, nos produtos artesanais locais e principalmente a qualidade de vida que o cidado possui em determinado municpio. Este o factor que leva o turista a sair de sua residncia e deslocar-se (deixando um rastro de dinheiro por onde passa) at uma determinada cidade que proporciona aos cidados uma qualidade de vida invejvel. Isto atraente principalmente quelas pessoas que no dispem de servios to qualificados, que esto saturados da rotineira vida de sua cidade de origem (ARENDT, Dadas estas evidncias, a qualidade dos servios e produtos o desafio das empresas para este novo milnio, principalmente para aquelas que desejam manter-se no mercado, atractivas aos seus clientes (turistas), at porque a tendncia uma exigncia cada vez maior por melhores servios, demonstrando que os consumidores esto mais informados e conscientes de seus direitos.
y

Globalizao dos mercados, produtos e processos p maior permeabilidade concorrncia externa;

 Factor determinante das escolhas dos consumidores: j no o preo mas a relao qualidade/preo;  O consumidor mais consciente, selectivo e exigente agora so os produtos que se adaptam aos gostos e preferncias dos consumidores  A qualidade no se limita ao produto em si. Estende-se a todo o processo desde a concepo at assistncia aps venda.  A relao com o cliente no se inicia nem se esgota no acto de consumo, todo o ciclo exige qualidade.
Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010 20

1.8.2- Qualidade do turismo Condies essenciais para o desenvolvimento do turismo:  Qualidade dos alojamentos.  Qualidade dos transportes.  Qualidade da utilizao dos espaos.  Qualidade do enquadramento natural.  Qualidade dos equipamentos complementares.  Qualidade dos recursos humanos. Estas so as condies para se dizer que o turismo de qualidade, porem para que a empresa ou um determinado destino turstico se considere de qualidade necessrio que se entenda os seguintes princpios: O primeiro passo entender que as expectativas do cliente/turista se bem atendidas, transformaram o turista/cliente em pessoas satisfeitas, ou seja, que pagaram e receberam o que tinham em suas mentes de uma forma muito subjectiva segundo (BROCKA, 1994). Gerando um sentimento de bem-estar e satisfao completa. Se isto acontece significa que as empresas que compem a experincia da viagem tiveram sucesso no atendimento. Esta a qualidade do turismo onde, o turista/cliente percebe as empresas e as classifica como empresas de qualidade independente da certificao que possam ter. Entender que a percepo da qualidade de um estabelecimento turstico medida durante todo o tempo em que o turista est interagindo com a empresa. Podendo ser atravs de e-mails, pesquisando no site e no tradicional atendimento em loco. Entender que no turismo a nica coisa que conta o atendimento, pois dele despertar sentimentos de qualidade, extremamente subjectivos, porm vitais empresa ou destino turstico que ela pertena. Entender que a empresa deve abrir espao ou criar situaes para buscar dados directos do cliente com relao a ela mesma. E estar preparada para ouvir sem questionamentos sobre a percepo do turista/cliente. A empresa que consegue feedback tem condies reais de sucesso em suas estratgias.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

21

Entender que a empresa depende de profissionais para transformar os dados captados do turista/cliente em informaes vitais para auxiliar a tomada de deciso e na elaborao da estratgia empresarial. E finalmente, entender que todos os pontos acima s so conquistados com investimento na qualificao atravs de um programa de treinamento constante aos colaboradores da empresa. Pode-se dizer que a qualidade do turismo o resultado de cinco pontos muito importantes que foram correspondidos em todos os contactos do cliente/turista na sua viagem. Os elementos que compem a qualidade no turismo so: confiana, capacidade de dar resposta, segurana, empatia e elementos reais (tangveis). Segundo Parasuaman, Zeithaml & Berry em 1985 e 1988 (12MANAGE 2009).

1.8.3- TURISMO DE MASSAS E TURISMO DE MINORIAS:


A QUALIDADE NO TURISMO Consequncias e impactos do crescente grau de massificao do turismo:  Intensificao da utilizao das infra-estruturas e equipamentos tursticos  Excessiva utilizao dos espaos p destruio  Perverso da calma e repouso  Degradao dos monumentos e centros histricos  Destruio do patrimnio natural mais sensvel Outras caractersticas do turismo de massas:
  

Os motivos prendem-se com a necessidade de evaso e com o efeito de imitao poca de frias em Julho e Agosto Alojamento em estabelecimentos hoteleiros de menor categoria e em meios complementares de alojamento: parques de campismo, quartos particulares... Orientado para os centros de maior concentrao turstica.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

22

1.91.9.1- Legislao

Legislao e medidas de controlo

Em relao a legislao do turismo pode-se dizer que e resulta do exerccio participativo dos vrios intervenientes que, de uma forma ou de outra, actuam na indstria turstica e da longa experiencia no desenvolvimento do turismo no pas. Assim, os princpios que norteiam o processo de desenvolvimento do turismo so os seguintes: a)Impulsionar o desenvolvimento econmico e social do pas respeitando o patrimnio florestal, faunstico, mineral, arqueolgico e artstico, que deve ser preservado e transmitido as geraes futuras; b) Preservar valores histricos, culturais e prover o orgulho nacional; c) Contribuir para o desenvolvimento harmonioso e equilibrado do pas; d)Contribuir para a criao do emprego, crescimento econmico e alvio da pobreza; e) Estimular o sector privado nacional a participar na promoo e desenvolvimento dos recursos tursticos; f) Estabelecer mecanismos de participao e articulao inter-institucional; g) Promover a conservao da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos e terrestres; h) Melhorar o nvel de vida das comunidades, impulsionando a sua participao activa no sector do turismo; i) Estimular medidas de segurana e tranquilidade dos turistas, consumidores e fornecedores do produto e servios tursticos; j) Assegurar a igualdade de direitos e oportunidades de todos os sujeitos objectos da presente lei.

1.9.2- Medidas de controlo da actividade turstica


1. Cumprir os requisitos estabelecidos nos regulamentos para cada tipo de produtos e servios tursticos; 2. Apresentar preos e tarifas ao pblico de forma visvel, em moeda nacional e lngua oficial e facultativamente em outra;
Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010 23

3. Conservar o ambiente e cumprir com as normas relativas a sua proteco: 4. Desenvolver as suas actividades com respeito as manifestaes, tradies; 5. Preservar, e em caso de prejuzo, reparar os bens pblicos e privados que tem uma relao com o turismo: 6. Zelar pela existncia de sistemas de seguro e de assistncia apropriados que garantam, nomeadamente a responsabilidade civil dos danos corporais e materiais causados aos turistas por erro, aco ou omisso, com ou sem culpa, ocorridas no mbito do exerccio da actividade turstica. 7. Prestar servios para os quais foram autorizados, sem descriminao em razo de nacionalidade, condio social, raa, sexo, origem tnica, religiosa ou filiao poltica 8. Delimitar as zonas para fumadores e no fumadores; 9. Adequar os estabelecimentos tursticos e seus equipamentos ao uso de pessoas portadoras de deficincia fsica. 10. Manter os produtos tursticos em boas condies de higiene e limpeza. 11. Advertncia; 12. Multa; 13. Suspenso temporria do funcionamento do estabelecimento; 14. Renovao da licena; 15. Embargo administrativo; 16. Demolio. 1.10- INDICADORES ESTATSTICOS NO TURISMO A actividade turstica no se limita s deslocaes de pessoas entre vrios pases e regies, necessrio avaliar os efeitos mltiplos produzidos pelo turismo. E para que se faa esta avaliao deve-se ter algumas informaes. Relativamente procura:       
N visitantes/turistas N hspedes N dormidas Origem dos visitantes Meios de transporte utilizados Motivos da viagem Caractersticas pessoais e profissionais  Receitas e despesas.
24

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

Relativamente oferta:

      

N de estabelecimentos e categoria dos alojamentos N de quartos, camas Recursos tursticos Infra-estruturas bsicas Animao e ocupao de tempos livres Empresas de comercializao turstica Investimentos realizados

1.10.1- Indicadores estatsticos no turismo Entradas Considera-se como entrada cada chegada fronteira de um visitante que no resida nesse pas. um indicador bastante limitado e insuficiente por si s, sustentar qualquer tipo de anlise, visto revelar os seguintes inconvenientes:
 

Engloba turistas e excursionistas A anlise baseada apenas nas entradas no considera os efeitos do turismo: a procura de bens e servios prestados

2. DORMIDAS
y

No engloba dormidas em estabelecimentos no licenciados, quartos particulares, casas de amigos e parentes, casa prpria, etc.

3. DESPESAS TURSTICAS
y

As despesas tursticas so, de acordo com as estatsticas de turismo da OMT, as despesas de consumo totais feitas por um visitante, incluindo as despesas para, e durante, a sua viagem e estadia no destino

     

Viagens Alojamento Refeies e bebidas Animao, cultura e actividades desportivas Compras Outras despesas

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

25

4. PERMANNCIA MDIA (ESTADIA MDIA)


y

o n de dias que cada turista permanece, em mdia, no territrio nacional.


y A permanncia mdia vria com a nacionalidade do turista, idade,

rendimento, capacidade do pas receptor.


y As tendncias de diminuio da permanncia mdia devem-se

fundamentalmente:
y Ao aumento das viagens de longa distncia e y fragmentao dos perodos de frias.

5. CAPACIDADE DE ALOJAMENTO
y

o potencial turstico existente num pas ou regio, que permite avaliar o nmero de dormidas que os meios de alojamento oferecem num determinado momento ou perodo. um indicador importante por constituir a base da oferta turstica.

y Obtm-se multiplicando o n de camas, quartos ou lugares existentes pelo

nmero de dias do perodo considerado.


y Mede o potencial da oferta e no o seu nmero efectivamente disponvel.

6. TAXA DE OCUPAO HOTELEIRA


2. Permite determinar o grau de utilizao da capacidade de alojamento e avaliar em que medida haver excesso ou necessidade de novos alojamentos.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

26

Capitulo II- Abordagem Prtica 2.1Metodologia

Neste captulo o importante discutir a metodologia bem como o tipo de pesquisa, e as formas de recolha dos dados. Metodologia entende-se como sendo os mtodos ou o caminho percorrido para o cumprimento da pesquisa. O mtodo a ser usado ser o mtodo hipottico dedutivo, porque ele permite explorar a literatura j existente ou trabalhos j realizados nesta rea para sustentar a pesquisa. Problema: Como podemos analisar o desenvolvimento do turismo em Angola de 2007 a 2009? Hiptese Podemos analisar o desenvolvimento do turismo tendo em conta os indicadores, receitas arrecadas, e nmero de entradas (turistas). 2.1.1 TIPO DE PESQUISA  Para o nosso trabalho usaremos a pesquisa bibliogrfica. 2.1.2 TCNICAS DE RECOLHA DOS DADOS  Elaboramos um estudo bibliogrfico que facilita o contacto com a fonte e porque o tema assim o exige.  Os instrumentos de recolha dos dados que iremos usar neste estudo centrar-se-o na Pesquisa Documental.

2.1.3 Varivel
Por varivel podemos entender como sendo o atributo, mensurvel ou no, sujeito a variao quantitativa ou qualitativa, no interior de um conjunto. Para a nossa pesquisa a varivel em estudo o turismo estudo esse que ser realizado atravs de dois dos seus indicadores nmero de entradas e receitas arrecadas

2.1.3.1 Classificao da Varivel Quanto ao tipo podemos classificar a varivel como sendo:  Uma varivel Qualitativa: quando seus valores so expressos por atributos. Quanto ao nmero a varivel :  Uma varivel Nominal

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

27

2.1.4- TCNICAS PARA O TRATAMENTO DOS DADOS A anlise de dados ser uma componente muito importante do estudo pois pressupe diversas actividades como:     A medio e descrio de resultados; A agregao e ordenao dos dados; A comparao de resultados; E a transmisso de informao, sob a forma de grficos, quadros, etc.

2.2-

Analise e tratamento dos dados

DADOS ESTATSTICOS DA OFERTA TURSTICA EM ANGOLA

O sector da hotelaria em Angola tem apresentado nos ltimos anos ndices de desenvolvimentos que atraem e justificam o investimento do governo e dos grupos hoteleiros. O pas sobressai como mercado privilegiado para grupos hoteleiros desenvolverem a sua actividade, assim aproximadamente quinhentos milhes de dlares americanos foram investidos na construo de trinta e nove unidades hoteleiras e similares de diversas categorias no pas, que vo proporcionar 2015 quartos e vo criar 2374 postos de trabalho directos e indirectos at final de 2010. 2.2.1- Receitas arrecadas Tabela1- Receita arrecadadas pelo sector turstico durante os trs anos
Receitas Arrecadadas Anos 2007 2008 2009 Restaurante/Penses 67.448.524,00 43.413.498,00 USD 68.159.191,86 USD Hotis 123.567.688,00 136.051.692,00 USD 213.601.156,40 USD Agncias de Viagem 112.930.524,00 202.599.186,00 USD 318.080.722,00 USD Total 303.948.743,00 USD 382.066.384,00 USD 599.843.079,26 USD

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

28

Grafico1-Destribuicao do total das receitas por ano Interpretao: Como verifica-se no grfico o sector turstico cresceu consideravelmente nos ltimos 3 anos, sendo que os dois ltimos apresentam maior crescimento. Em funo do crescente investimento do pas isto aumentado o nmero de hotis e similares.

2.2.2- Nmero de entradas (turistas)

Tabela2 numero de turistas que entraram em Angola durante os ltimos 3 anos


Nmero de Turistas 2007 194.730 2008 294.258 2009 365.784

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

29

Grfico 2 Distribuio do total de turistas por ano Interpretao: o presente grfico espelha o total de turistas que entraram em Angola durante os trs ltimos anos e o como podemos notar um crescente aumento a medida que os anos aumentam, devido ao crescimento do pas despertando a ateno e interesse dos turistas em conhecer Angola.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

30

Concluso
Foi de grande valia a realizao desta pesquisa e sem dvidas muito aprendemos e esperamos poder transmitir atravs dos resultados discutidos neste trabalho, chegamos assim ao fim da nossa pesquisa. Objectivos foram alcanados e problema resolvido conclumos dizendo que a nossa hiptese valida ou seja Podemos analisar o desenvolvimento do turismo tendo em conta os indicadores, receitas arrecadas, e nmero de entradas (turistas). Tendo em conta as recitas arrecadadas podemos concluir que a medida que os investimentos esto a ser realizados tambm estar a surtir os efeitos em termos de retornos financeiros visto que meta do governo (Ministrio da Hotelaria e Turismo) proporcionar 2015 quartos ate 2010 o que vai proporcionar um aumento significativo em termos de receitas tendo em conta o a grande demanda turstica no pas. Com a expanso da economia, e a criao de infra-estruturas (estradas, pontes) haver um maior fluxo de turistas no pas. O proporcionara um aumento no numero de turistas com objectivo de conhecerem os encantos do nosso pas.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

31

BIBLIOGRFIA
Beni, Mrio Carlos Anlise Estrutural do Turismo Jornal de Economia e Negcios de ANGOLA Gabinete de Estudos e Planeamento e Eestatstica do Ministrio de Hotelaria e Turismo Boletim Estatstico do mercado Hoteleiro e Estststico de ANGOLA Organizao Mundial do Turismo Carta del Turismo y Cdigo del Turista Manente, M. (2008). Gestin de destinos y antecedentes econmicos: definicin y supervisin de destinos tursticos locales. Conferencia Internacional de Turismo. Reis, Marilia Gomes dos Turismo aprender e como ensinar, volume 2. Johh Swarbrooke Turismo Sustentvel, turismo cultural, ecoturismo e tnica, volume 5.

Turismo e seu Desenvolvimento em Angola de 2007 a 2010

32

You might also like