You are on page 1of 5

HISTRIA

O exame de Histria concebido para avaliar, com base num conjunto de contedos programticos circunscrito, as competncias bsicas exigidas para o acesso a um curso de nvel superior na rea das Cincias Humanas e Sociais. O exame incide sobre os trs mdulos que constituem o programa oficial de Histria A Curso Cientfico-Humanstico de Cincias Sociais e Humanas do 11 ano de escolaridade1.

CONTEDOS

Mdulo 4 - A EUROPA NOS SCULOS XVII E XVIII - SOCIEDADE, PODER E DINMICAS COLONIAIS

1. Populao da Europa nos sculos XVII e XVIII: crises e crescimento

2. A Europa dos Estados absolutos e a Europa dos parlamentos 2.1. Estratificao social e poder poltico nas sociedades de Antigo Regime - A sociedade de ordens assente no privilgio e garantida pelo absolutismo rgio de direito divino. Pluralidade de estratos sociais, de comportamentos e de valores. Os modelos estticos de encenao do poder. - Sociedade e poder em Portugal: preponderncia da nobreza fundiria e mercantilizada. Criao do aparelho burocrtico do Estado absoluto do sculo XVII. O absolutismo joanino.

2.2. A Europa dos parlamentos: sociedade e poder poltico - Afirmao poltica da burguesia nas Provncias Unidas, no sculo XVII. Grotius e a legitimao do domnio dos mares. - Recusa do absolutismo na sociedade inglesa; Locke e a justificao do parlamentarismo.
1

http://www.dgidc.min-edu.pt/programs/programas.asp

3. Triunfo dos Estados e dinmicas econmicas nos sculos XVII e XVIII 3.1. Reforo das economias nacionais e tentativas de controlo do comrcio; o equilbrio europeu e a disputa das reas coloniais. 3.2. A hegemonia econmica britnica: condies do sucesso e arranque industrial. 3.3. Portugal dificuldades e crescimento econmico - Da crise comercial de finais do sculo XVII apropriao do ouro brasileiro pelo mercado britnico. - A poltica econmica e social pombalina. A prosperidade comercial de finais do sculo XVIII.

4. Construo da modernidade europeia 4.1. O mtodo experimental e o progresso do conhecimento do homem e da natureza. 4.2. A filosofia das Luzes: apologia da razo, do progresso e do valor do indivduo; defesa do direito natural, do contrato social e da separao dos poderes. 4.3. Portugal - o projecto pombalino de inspirao iluminista: modernizao do Estado e das instituies; ordenao do espao urbano; a reforma do ensino.

Mdulo 5 - O LIBERALISMO - IDEOLOGIA E REVOLUO, MODELOS E PRTICAS NOS SCULOS XVIII E XIX

1. A revoluo americana, uma revoluo fundadora - Nascimento de uma nao sob a gide dos ideais iluministas.

2. A revoluo francesa paradigma das revolues liberais e burguesas

2.1. A Frana nas vsperas da revoluo.

2.2. Da Nao soberana ao triunfo da revoluo burguesa: a desagregao da ordem social de Antigo Regime; a monarquia constitucional; a obra da Conveno; o regresso paz civil e a nova ordem institucional e jurdica.

3. A geografia dos movimentos revolucionrios na primeira metade do sculo XIX: as vagas revolucionrias liberais e nacionais.

4. A implantao do liberalismo em Portugal 4.1. Antecedentes e conjuntura (1807 a 1820). 4.2. A revoluo de 1820 e as dificuldades de implantao da ordem liberal (1820-1834); precariedade da legislao vintista de carcter socioeconmico; desagregao do imprio atlntico. Constituio de 1822 e Carta Constitucional de 1826. 4 3. O novo ordenamento poltico e socioeconmico (1834-1851): importncia da legislao de Mouzinho da Silveira e dos projectos setembrista e cabralista.

5. O legado do liberalismo na primeira metade do sculo XIX 5.1. O Estado como garante da ordem liberal; a secularizao das instituies; o cidado, actor poltico. O direito propriedade e livre iniciativa. Os limites da universalidade dos direitos humanos: a problemtica da abolio da escravatura. 5.2. O romantismo, expresso da ideologia liberal: revalorizao das razes histricas das nacionalidades; exaltao da liberdade; a exploso do sentimento nas artes plsticas, na literatura e na msica.

Mdulo 6 - A CIVILIZAO INDUSTRIAL - ECONOMIA E SOCIEDADE; NACIONALISMOS E CHOQUES IMPERIALISTAS

1. As transformaes econmicas na Europa e no Mundo 1.1. A expanso da revoluo industrial - Novos inventos e novas fontes de energia; a ligao cincia-tcnica. - Concentrao industrial e bancria; racionalizao do trabalho.

1.2. A geografia da industrializao - A hegemonia inglesa. A afirmao de novas potncias; a permanncia de formas de economia tradicional. 1.3. A agudizao das diferenas - A confiana nos mecanismos auto-reguladores do mercado. As crises do capitalismo. - O mercado internacional e a diviso internacional do trabalho.

2. A sociedade industrial e urbana 2.1. A exploso populacional; a expanso urbana e o novo urbanismo; migraes internas e emigrao. 2.2. Unidade e diversidade da sociedade oitocentista - A condio burguesa: proliferao do tercirio e incremento das classes mdias; valores e comportamentos. - A condio operria: salrios e modos de vida. Associativismo e sindicalismo; as propostas socialistas de transformao revolucionria da sociedade.

3. Evoluo democrtica, nacionalismo e imperialismo 3.1. As transformaes polticas - A evoluo democrtica do sistema representativo; os excludos da democracia representativa. - As aspiraes de liberdade nos Estados autoritrios e os movimentos de unificao nacional. 3.2. Os afrontamentos imperialistas: o domnio da Europa sobre o Mundo.

4. Portugal, uma sociedade capitalista dependente - A Regenerao entre o livre-cambismo e o proteccionismo (1850-80): o desenvolvimento de infra-estruturas; a dinamizao da actividade produtiva; a necessidade de capitais e os mecanismos da dependncia. - Entre a depresso e a expanso (1880-1914): a crise financeira de 1880-90 e o surto industrial de final de sculo.

- As transformaes do regime poltico na viragem do sculo: os problemas da sociedade portuguesa e a contestao da monarquia; a soluo republicana e parlamentar - a Primeira Repblica.

5. Os caminhos da cultura - A confiana no progresso cientfico; avano das cincias exactas e emergncia das cincias sociais. A progressiva generalizao do ensino pblico. - O interesse pela realidade social na literatura e nas artes as novas correntes estticas na viragem do sculo. - Portugal: o dinamismo cultural do ltimo tero do sculo.

COMPETNCIAS
O exame pretende avaliar se os estudantes so capazes de: 1. Elaborar um texto bem estruturado, sem erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia; 2. Demonstrar conhecimentos factuais de Histria dos sculos XVII a XIX; 3. Localizar no espao e no tempo acontecimentos relevantes; 4. Interpretar textos e documentos histricos; 5. Analisar dados e informaes relevantes para a Histria; 6. Construir snteses sobre os temas seleccionados para a avaliao.

BIBLIOGRAFIA

Manuais de Histria A - Curso Cientfico-Humanstico de Cincias Sociais e Humanas do 11 ano, cujo programa entrou em vigor no ano lectivo de 2004-2005.

You might also like