You are on page 1of 20

Controvrsias no discurso da qualidade

ORGANIZAO

DO

TRABALHO E EDUCAO

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

83

ALANIZ, E.P.

84

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

CONTROVRSIAS NO DISCURSO DA QUALIDADE DA SECRETARIA DA EDUCAO DO ESTADO DE SO PAULO, BRASIL CONTROVERSIES IN THE SPEECH ABOUT THE SCHOOLS QUALITY IN THE DEPARTMENT OF EDUCATION IN SO PAULO STATE, BRAZIL
Erika Porceli ALANIZ1

RESUMO: O objetivo deste artigo problematizar alguns aspectos da terminologia qualidade no discurso da Secretaria da Educao do governo do Estado de So Paulo (SEE-SP) na gesto da secretria da educao Maria Helena Guimares de Castro, a partir do discurso proferido em videoconferncia direcionada s escolas da rede pblica. Para analisar o conceito, partimos da teoria crtica de Debord (1997) em uma tentativa de apreender as contradies do discurso e obter subsdios para pensar as transformaes ocorridas no capitalismo contemporneo. Observamos que todo o processo de produo, consumo e reproduo dos contedos da videoconferncia est atrelado ao processo de reproduo da fora de trabalho docente e, ainda, que o discurso da qualidade, da forma como tem sido difundido pela poltica meritocrtica de instituies e profissionais, veiculador de um tipo de qualificao docente. Com isso, pode-se perceber a caracterstica de espetculo que assume a poltica de qualidade da SEE-SP que propaga a aparncia e demonstra-se insuficiente para processar mudanas significativas nas condies educacionais vigentes. PALAVRAS-CHAVE: qualificao docente, capitalismo contemporneo, discurso qualidade, poltica educacional.

Pretendemos, neste texto, problematizar alguns aspectos da terminologia qualidade no discurso da Secretaria da Educao do governo do Estado de So Paulo na atual gesto de 2007-2011, a partir da implantao do Programa de Qualidade da Escola. O objeto de anlise ser a videoconferncia 2 proferida pela Secretria da Educao do Estado
Docente da Universidade Paulista, UNIP, Campus de Assis, Assis, So Paulo, Brasil. Doutoranda em Educao pela Universidade de So Paulo porcelierika@yahoo.com.br
1 2 Videoconferncia gravada em 20 de maio de 2008, que se encontra disponvel no site: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGS-RSO/sigscFront/ default.aspx?SITE_ID=25&SECAO_ID=667>.

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

85

ALANIZ, E.P.

naquele momento3 , Maria Helena Guimares de Castro, para divulgar o programa de qualidade da escola s 91 diretorias de ensino e, pela Internet, s redes pblicas de ensino. Embora haja tambm o material escrito, a discusso aqui se restringir videoconferncia por se tratar de um discurso homogneo, que deve ser atendido por todas as escolas da rede de ensino. Alm disso, o discurso proferido apresenta um tom participativo, ao se definir como uma conversa informal, e um dilogo com os professores e demais integrantes da equipe pedaggica. Outra razo que motivou a escolha da videoconferncia foi o fato de seu contedo ser veiculado pela imagem, forma peculiar que assume a mercadoria na contemporaneidade e, tambm, para os ouvintes, o acesso ao material escrito mais restrito, mesmo que tenha ficado por algum tempo disponvel na Internet. Consoante com a declarao da Secretria da Educao: A finalidade do Programa de Qualidade da Escola promover a melhoria da qualidade do ensino da rede estadual paulista e a equidade do sistema (CASTRO, p. 2008). O termo qualidade, assim aplicado de modo genrico, no oferece uma preciso conceitual e um padro de referncia sobre a natureza das mudanas que deseja provocar em uma dada realidade e a que precisamente se refere. Essa impreciso, em parte, expresso do carter polissmico do termo, como j havia alertado Rios (2005) ao dizer que esse conceito totalizante, abrangente, multidimensional, alm de ser social e historicamente determinado porque emerge em uma realidade especfica e em um contexto concreto. Concordamos com Rios (2005) em porque a verdadeira impreciso do conceito parece advir dos compromissos da poltica pblica com a realidade concreta, ou seja, para se tornar mais claro, indagamos: Que qualidade essa que se prope? E por que preciso deix-la to genrica? Perante essas indagaes, a anlise do conceito de qualidade ser feita a partir da Teoria Crtica, em especial, de Debord (1997), em uma tentativa de se apreender o sentido que este conceito adquire na poltica pblica atual neste estgio do capitalismo contemporneo. Nas palavras de Debord (1997, p.18), com o avano do capitalismo, h a alterao no contedo das relaes sociais, ampliando-se o universo das mercadorias:
A primeira fase da dominao da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda a realizao humana, uma evidente
3 A partir de 15 de abril de 2009, Paulo Renato de Souza, ex-ministro da Educao do governo Fernando Henrique Cardoso, assume a Secretaria da Educao do Estado de So Paulo.

86

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

degradao do ser para o ter, a fase atual, em que a vida est totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestgio imediato e sua funo ltima. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da fora social, moldada por ela. S lhe permitido aparecer naquilo que ela no .

O discurso da qualidade assume uma caracterstica nesse [...] mundo invertido, onde a verdade um momento do que falso (DEBORD, 1997, p.16). Por isso, a valorizao do parecer se refere forma peculiar que assume a mercadoria no atual estgio do capitalismo, como o caso das imagens e dos discursos, pois estes no tm o objetivo de retratar a realidade em seu movimento e em suas contradies, mas de ocult-la, com o propsito de se disseminar o consumo. Isso pode ser exemplificado pela divulgao dos discursos via videoconferncia, que so mediados por imagens e que propagam a venda do melhor mtodo pela distribuio de materiais didticos padronizados e por um currculo centralizado pelas redes de ensino, pela aplicao de avaliaes dentro de uma lgica liberal e pelas premiaes aos trabalhadores da Educao para se promover melhorias no sistema. Tudo indica que todas essas aes so realizadas sem se importar muito com o teor das transformaes, como poder ser observado no decorrer do texto. preciso esclarecer o que o Programa de Qualidade da Escola e a abrangncia 4 que este assume na poltica pblica da atual secretaria:
[...] relaciona-se com todas as aes da secretaria: Nova proposta curricular; Programa ler e escrever; Recuperao intensiva; Diversificao curricular do ensino mdio; reformulao do sistema de avaliao; reforo escolar paralelo; e o IDESP, que um indicador ou sinalizador construdo para ajudar a olhar cada escola de cada regional para entender porque numa mesma localidade algumas escolas so muito boas e outras tm desempenhos insuficientes. (CASTRO, 2008)

A importncia em se observar o discurso da Secretria da Educao se d pela forma espetacular que ele assume na sociedade contempornea, para se utilizar o conceito de Debord (1997), ou seja, a difuso de um
4 Apenas restringiremos a discusso a algumas referncias que so consideradas como critrios de qualidade no discurso da Secretaria da Educao, mas no focalizaremos nenhum dos programas em especfico.

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

87

ALANIZ, E.P.

discurso que se torna mercadoria, alm de veiculador de outras. Para ocorrer a transmisso do discurso, necessrio se passar por toda a esfera de produo de valor tipicamente capitalista, em que o capitalista - aqui se referindo ao grande capital das empresas transnacionais e dos organismos multilaterais, como Banco Mundial, Fundo Monetrio Internacional e UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura), mediado pelo Estado nacional alm de disponibilizar os meios de produo e as condies de acesso para proferir e veicular o discurso, adianta o capital e coloca em movimento a fora de trabalho da qual extrada a mais-valia, em geral relativa, devido complexidade do processo e otimizao do tempo de trabalho despendido em um mesmo perodo de tempo. Em seguida, essa produo veiculada em tempo real e disponibilizada via Internet s redes pblicas de ensino. Apesar da excentricidade desse tipo de atividade produtiva, a sua natureza que a torna mercadoria e, por isso, no importa a forma como ela se apresenta ao pblico, ela continua sendo uma mercadoria porque foi produzida em um processo de valorizao destinada reproduo do capital. Por essa razo, Debord (1997, p. 25) afirma que [...] espetculo o capital em tal grau de acumulao que se tornou imagem. A forma de apresentao da videoconferncia, por imagens e falas, obscurece o ato de produo e como se a sua materialidade se originasse desse contedo visvel e no da materializao do trabalho abstrato despendido na sua produo. Na definio de Marx (2001, p.94):
A mercadoria misteriosa simplesmente por encobrir as caractersticas sociais do prprio trabalho dos homens, apresentando-as como caractersticas materiais e propriedades sociais inerentes aos produtos do trabalho; por ocultar, portanto, a relao social entre os trabalhos individuais dos produtores e o trabalho total, ao referi-la como relao social existente, margem deles, entre os produtos do seu prprio trabalho. Atravs dessa dissimulao, os produtos do trabalho se tornam mercadorias, coisas sociais, com propriedades perceptveis e imperceptveis aos sentidos [...].

Sobre a videoconferncia, h ainda mais uma singularidade, ou seja, a dificuldade em se perceber a relao de troca a que a videoconferncia est submetida enquanto mercadoria que se destina esfera de circulao (troca) com outras mercadorias. Cabe, aqui, o questionamento: Qual relao de troca processada pela Secretaria da Educao e seus destinatrios na esfera da circulao? Vale ressaltar que somente no processo de troca os produtos do trabalho podem realizar88
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

se como mercadoria caracterizada pelo seu duplo aspecto, qual seja, valor de uso e valor de troca, como expressou Marx (2001, p. 95):
S com a troca adquirem os produtos do trabalho como valores, uma realidade socialmente homognea, distinta da sua heterogeneidade de objetos teis, perceptveis aos sentidos. Esta ciso do produto do trabalho em coisa til e em valor s atua, na prtica, depois de ter a troca atingido tal expanso e importncia que se produzam as coisas teis para ser permutadas, considerando o valor das coisas j por ocasio de serem produzidas [...]. Por outro lado, s satisfazem as mltiples necessidades de seus prprios produtores na medida em que cada espcie particular de trabalho privado til pode ser trocada por qualquer outra espcie de trabalho com que se equipara. A igualdade completa de diferentes trabalhos s pode assentar-se numa abstrao que pe de lado a desigualdade existente entre eles e os reduz ao seu carter comum de dispndio de fora humana de trabalho, de trabalho humano abstrato.

na esfera da circulao que os produtos se realizam como mercadorias. Vamos demonstrar como isso ocorre depois de transcorrida a primeira fase da produo. A produo da videoconferncia tem, incorporado nela, o trabalho decorrente das fases anteriores. O capitalista adianta o capital, sob a forma de capital fixo e varivel, os meios de produo e a fora de trabalho necessria produo de determinada mercadoria, sendo que o capital varivel colocado em movimento e s depois de ter despendido sua fora de trabalho e de ter pago a si mesmo que ir receber parte do que lhe cabe no processo de valorizao do capital. Isso implica dizer que a fora de trabalho paga a si mesma desde o incio da contratao. Alm disso, todo processo de trabalho destinado gerao de valor, na medida em que o capital fixo disponibilizado incorpora trabalho abstrato, que vivificado pelo conjunto da fora de trabalho no novo processo produtivo. Dessa relao social, gera-se a mais-valia que, no caso da confeco da videoconferncia, podemos visualizar pela antecipao que o Estado faz dos equipamentos, geralmente de alto custo, alm da contratao de mo de obra especializada para filmagem, da manipulao de tecnologia, da adequao ao meio multimdia e da disponibilizao via Internet. Alm disso, relacionadas a esse objeto de anlise, h outras mercadorias produzidas por outros processos produtivos, mas veiculadas por este, como o caso dos materiais didticos e dos programas especializados acima citados.
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

89

ALANIZ, E.P.

Ao sair para a esfera da circulao, essa mercadoria no trocada pelo dinheiro quando destinada aos professores e demais integrantes da equipe pedaggica, o que de certa forma obscurece a relao de troca e d a impresso de no haver aqui a captura de mais-valia por duas razes bsicas: a) os profissionais da Educao no se caracterizam como compradores de uma determinada mercadoria no mercado, mas eles prprios so as mercadorias e; b) no evidente, embora seja real, a captao de mais valor no processo de trabalho docente, em especial por se tratar de uma atividade no material da rea pblica. De acordo com o pressuposto terico aqui considerado, para esclarecermos as proposies precisamos considerar que: Se toda mercadoria s se realiza plenamente com a relao de troca na esfera da circulao, deve-se, ento, considerar que a produo da videoconferncia no a etapa final do processo produtivo, mas tanto ela como tambm as demais tecnologias pedaggicas so mercadorias criadas para gerar valor em outro processo de trabalho. Assim, no caso dos trabalhadores da Educao, a relao de troca ocorre quando a equipe pedaggica das escolas pblicas realiza o consumo produtivo, condio fundamental para se reproduzirem como educadores da rede pblica estadual de So Paulo. Tais educadores, assim como os educadores da escola privada5 , enquanto fora de trabalho que so, realizam dois tipos de consumo: o individual e o produtivo. O consumo individual aquele em que, como menciona Marx (2000, p. 668), o capital fornecido em troca da fora de trabalho convertido em meios de subsistncia, cujo consumo serve para reproduzir msculos, nervos, ossos e crebros do trabalhador, existente para gerar novos trabalhadores, constituindo, desse modo, fator de produo e de reproduo do capital. Assim, o capitalista tende a reduzir ao mnimo necessrio o consumo individual, de modo que atenda apenas necessidade de reproduo da fora de trabalho no processo de produo. O produtivo se d quando o trabalhador consome os meios de produo com o seu trabalho para transform-los em valor. O produtivo, neste caso, refere-se ao consumo dos componentes necessrios ao trabalho no processo educativo posterior. Ento, h aqui uma relao de troca, ao passo que a mercadoria videoconferncia, disponibilizada pelo Estado, ir ser trocada com o trabalho despendido pelos profissionais da Educao que, agora, no podem mais se pr em funcionamento sem essa capacitao.
5 O fato de no ser o Estado quem capta a mais-valia produzida pelos trabalhadores da educao no altera a condio de capital varivel a que estes trabalhadores esto submetidos no mercado.

90

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

Esse consumo condio de produo do trabalhador, assim como as demais tecnologias do mundo produtivo, pois o professor no poder mais trabalhar sem utilizar os parmetros e as diretrizes emanadas do discurso da Secretaria da Educao que o obriga, inclusive, a utilizar materiais especializados (as apostilas), os novos referenciais curriculares, a determinao dos parmetros e os programas a seguir. So estas as tecnologias educacionais prprias da esfera educacional que, a partir desse momento, so imperativas aos educadores das redes de ensino estadual para se reproduzirem como trabalhadores e exercerem seu trabalho de natureza imaterial. nesse sentido que Bruno (1996, p. 92) utiliza o conceito amplo de qualificao profissional, atrelado a determinado patamar de desenvolvimento social e da tecnologia capitalista, que demonstra ser flexvel e capaz de abarcar as transformaes do capitalismo contemporneo e a segmentao prpria de sua organizao. Assim, a qualificao do trabalhador se compe de atributos comportamentais, intelectuais, fsicos e ideolgicos prprios de cada momento histrico e da hierarquizao estabelecida no mercado de trabalho. No caso dos professores da rede estadual de So Paulo, podemos dizer que um dos principais atributos pelo qual o professor considerado qualificado, razo, inclusive, pela qual recebe o bnus de desempenho : ser assduo e propiciar o rendimento dos alunos nas avaliaes de desempenho estaduais e federais. Estamos agora diante da segunda proposio acima indicada, qual seja, o processo de trabalho como gerao de valor, ou seja, o processo de trabalho escolar e continua sendo tambm um processo de gerao de valor e, consequentemente, a atividade dos trabalhadores da Educao pressupe o consumo de si mesma. Alm disso, a utilizao das potencialidades fsicas e intelectuais do trabalhador continua sendo central e utilizada em funo da reproduo do capital, como observou Marx (2000) ao analisar a condio do trabalhador no capitalismo:
[...] fonte pessoal da riqueza, mas desprovido de todos os meios de realiz-la em seu proveito. Uma vez que, antes de entrar no processo, aliena seu prprio trabalho, que se torna propriedade do capitalista e se incorpora ao capital, seu trabalho durante o processo se materializa sempre em produtos alheios. Sendo o processo de produo, ao mesmo tempo, processo de consumo da fora de trabalho pelo capitalista o produto do trabalhador transforma-se continuamente no s em mercadoria, mas em capital, em valor que suga a fora criadora de valor, em meios de subsistncia que compram pessoas, em meios de produo que utilizam os produtores. (MARX, 2000, p. 665-666).
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

91

ALANIZ, E.P.

Enquanto trabalhador, ele no pertence a si, aliena-se no ato da produo e, ao vender sua fora de trabalho, encontra-se na relao de explorao e de extrao de mais-valia que caracteriza o capital como relao social. No caso dos trabalhadores da Educao, basta olharmos para a jornada de trabalho e percebemos que as horas destinadas preparao do trabalho pedaggico, correo de trabalhos e aos estudos pessoais so mnimas, como, por exemplo, tem-se que em uma jornada de 40 horas semanais, a atual legislao traz 5 horas destinadas a essas atividades, sendo estas divididas em 2 horas de trabalho coletivo na escola e em 3 horas de trabalho extra-escolar. evidente a insuficincia dessa jornada para a realizao da totalidade do trabalho pedaggico e a relao de explorao nela contida. Deve-se considerar que o discurso da qualidade propagado sem se alterar substancialmente essa relao. O discurso da qualidade produzido nessa relao e profundamente afetado pela orientao da poltica pblica vigente. Segundo Freitas (2007, p. 968), a poltica de avaliao em vigor da SEESP (Secretaria de Estado da Educao) segue uma lgica liberal, por isso o sentido da qualidade se restringe ao acesso, almejando-se a universalizao, mas sem se viabilizar a igualdade de resultados sem competio. Abordaremos trs dimenses do termo qualidade, proferidas pela SEE-SP (Secretaria de Estado da Educao), que explicitam melhor seu significado. So elas: a padronizao dos indicadores de desempenho em uma economia mundializada; o foco de responsabilizao na escola e no na poltica pblica e; a poltica de mrito docente. PADRONIZAO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO EM UMA ECONOMIA MUNDIALIZADA
E A POLTICA DE MRITO DOCENTE

O primeiro fator a se considerar so as alteraes transcorridas na organizao do capitalismo mundial, em especial do sculo XIX ao XXI, e os efeitos que isso acarretou Educao. O processo de mundializao do capital, que se intensifica e se reestrutura tanto do ponto de vista da base material quanto das orientaes polticas, inicia-se a partir da Segunda Guerra mundial, mas se consolida na dcada de 1970, com a reestruturao produtiva, e nos anos 80 com as polticas neoliberais na Europa e nos Estados Unidos, que impulsionam a reorganizao da esfera de poder econmico e poltico mundial. O Estado nacional, centro soberano de onde emanava todo o
92
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

poder e organizao do territrio, cede lugar aos conglomerados econmicos e aos organismos multilaterais, formados por corporaes e por empresas transnacionais que passam a ser o novo locus do poder, agora desterritorializado dos limites nacionais, porque, em geral, tais organizaes congregam diferentes pases. provvel que estas organizaes internacionais e empresas transnacionais de natureza distinta sejam, pelo papel de destaque que tm na economia mundial e pelo que desempenham junto aos Estados nacionais, as responsveis pela captao da mais-valia produzida nas escolas pblicas. Uma vez que, como veremos, o Estado no o capitalista ou o detentor dos meios de produo, mas o mediador do capital das grandes corporaes transnacionais. Na sociedade mundializada, a centralizao do poder de deciso ocorre simultaneamente com o espraiamento das unidades produtivas pelos diferentes pases do globo e, assim tambm, as polticas antes decididas no interior do Estado-nao so definidas dentro dessa nova estrutura de poder. Este o caso da Educao, intimamente ligada formao da fora de trabalho conforme a segmentao do mercado. A tendncia, como advertem Meyer e Ramirez (2000, p. 97), que ela sofra a estandartizao crescente, rompendo com os sistemas educativos nacionais. Desse modo, o Estado nacional mediador e implementador de diretrizes mais gerais que advm dos grandes centros de deciso. Vrios estudos j analisaram a relao que os organismos multilaterais, em especial o Banco Mundial, mantm com a Educao no Brasil, financiando projetos, oferecendo emprstimos e impondo uma srie de diretrizes para a Educao. No entanto, interessante perceber nesse momento, no discurso da SEE-SP, a adequao a um padro de qualidade mundial que, segundo a Secretria, tem sido considerado pelo PISA (Programa Internacional de Avaliao dos Alunos), que um programa internacional de avaliao por competncias criado pela Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). Ao se referir ao indicador do IDESP (ndice de Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo) para a 4 srie, [...] este padro foi retirado do PISA, da OCDE (Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico), uma tendncia geral (CASTRO, 2008).
Los factores que afectan al cambio educativo nacional estn cada vez ms relacionados con la extensin y el carter de los vnculos nacionales con la sociedad mundial. Cuanto ms se ve inmerso un Estado-nacn en la sociedade mundial y vinculado con sus organizaciones de transmisin, tanto ms se corresponder el sistema
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

93

ALANIZ, E.P.

educativo con los modelos mundiales y cambiar de direcin para adaptarse a los cambios que se produzcan en los nfasis mundiales. (MEYER Y RAMIREZ, 2000, p. 98)

Nesse sentido, podemos notar, no discurso da qualidade, a adequao clara aos parmetros mundiais, ao ser sinnimo de equidade no sentido proferido pela Secretria [...] o pressuposto bsico do programa de qualidade da Educao o aluno aprender com mais qualidade no sentido de equidade, ou seja, direito de todos [...]. (CASTRO, 2008) Meyer y Ramirez (2000, p. 102-103), ao dizer que as organizaes internacionais, como o Banco Mundial e a UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao) tm cada vez mais definido modelos e agendas educativas, adverte que a questo saber qual a intensidade em que esses modelos se aplicam aos sistemas de polticas nacionais destinatrias e salienta, ainda, que em perodos diferentes h alteraes no discurso educativo da poltica mundial. Ora o discurso constitui em se elevar ao mximo a participao para se estender o direito a grupos excludos e os valores so os de diversidade, de gnero, de etnicidade, de classe e de variedade, ora o discurso o de direito, de imparcialidade e de justia; ora os valores so os de rendimento e se ressalta os estndares, o esforo, a excelncia e a produtividade dentro da concepo de civismo, de cidadania e assim por diante; atualmente, o valor o de rendimento cientfico para se restabelecer a globalizao. Tudo indica que o discurso que ora ouvimos, via videoconferncia, tem se referido aos valores vinculados ao rendimento cientfico como condio de participao na sociedade globalizada, na busca por demonstrar competncia internacional para se ampliar a produtividade. A educao de qualidade, neste momento, no aparece no discurso apenas como redentora ligada ao desenvolvimento nacional, como foi outrora difundido, mas ela depende de sua condio de participao no mercado global conforme o potencial de produtividade que sua capacidade de trabalho manifesta. Na realidade, a segmentao prpria do mercado de trabalho, advinda da configurao do capital, conduz, junto com a estandartizao da Educao, a uma segmentao tambm do sistema educativo. Isso importante se considerar para que fique claro que a qualidade no tem como significado a igualdade de acesso, de condies no processo e nos resultados.
94
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

Alm disso, temos que considerar que o movimento de estandartizao da educao de massa visvel porque atinge as diferentes regies do globo, ou seja, no se trata apenas de uma poltica definida apenas no mbito do Estado nacional. Vejamos os depoimentos que Freitas traz a respeito da poltica de mrito implantada no Ocidente, assim como Zibas (1999) e Lopes (2006) j haviam discutido a questo na Espanha e na Inglaterra, respectivamente. As polticas que entenderam a equidade como sinnimo de qualidade e que implantaram vouchers na Europa, na Amrica latina, no Chile e nos Estados Unidos ocultaram as desigualdades socioeconmicas ao entenderem que o desempenho escolar depende do mrito exclusivo atribudo aos alunos e aos profissionais. Lopes (2006, p.127), ao tratar da reforma curricular na Inglaterra, menciona que ao se adotar o critrio mercadolgico de ranking entre as escolas, as instituies educativas passaram a se empenhar em matricular os alunos que apresentavam melhores resultados nas avaliaes e excluram os negros e os alunos com necessidades especiais, ao mesmo tempo em que foi permitido aos pais escolherem onde matricular seus filhos. Diante deste fato, Freitas (2007) diz que as prprias escolas criaram mecanismos para selecionarem os melhores, o que leva o autor a concluir que a ideia de que a qualidade vir com a entrega das escolas lgica de mercado no s um engano como tambm institucionaliza as escolas para ricos e para pobres. O aspecto central do Programa Qualidade da Escola o IDESP (ndice de Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo), indicador criado para averiguar:
[...] cada escola de cada regional e entender porque razo aquela escola apresenta baixos e altos ndices de desempenho [...] o IDESP ajuda a melhorar a qualidade da escola como um indicador [...] com base neste indicador podemos acompanhar se aluno tem muita defasagem, se o aluno tem uma relao idade srie muito ampliada [...] o IDESP construdo com base no SARESP, que foi reformulado e acompanha a Prova Brasil e o SAEB do governo Federal, mais o senso e estatsticas educacionais [...]. (CASTRO, 2008)

Freitas (2007, p. 973-981) menciona que as novas formas de excluso atuam agora dentro da escola fundamental. Elas adiam a eliminao do aluno e internalizam o processo de excluso. Do ponto de vista da avaliao da aprendizagem, elas afrouxam a avaliao formal, liberam o fluxo de alunos no interior da escola e fortalecem o
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

95

ALANIZ, E.P.

monitoramento por avaliao externa. O autor argumenta, ainda, que a reduo do ndice de reprovao necessria, mas no suficiente, e que, com o tempo, poder se aumentar o IDESP (ndice de Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo) sem que isso signifique que exista aprendizagem, j que ensinar a pobreza requer a ampliao significativa dos gastos com a Educao. A anlise do fluxo nem sempre vem acompanhada das mudanas realmente processadas no interior da escola, alm de que o IDESP se baseia em uma mdia. Do ponto de vista da aprendizagem escolar, isso tem muita importncia, pois no significa que a maior parte dos alunos tenha efetivamente aprendido, mas que alguns deles podem ir muito bem, enquanto outros nem tanto. Alm disso, cabe perguntar se os dados obtidos realmente constituem verdadeiros diagnsticos fidedignos das dificuldades reais dos alunos e da instituio, j que tudo indica que no h o engajamento da comunidade escolar, o que fundamental para que os resultados obtidos nas avaliaes sejam fidedignos. Isso porque, se tomarmos por base a forma como as polticas pblicas de avaliao tem sido formuladas centralizadamente, preciso desconfiarmos da transparncia dos dados e da legitimidade junto coletividade. No caso do SARESP (Sistema de Avaliao de Rendimento Escolar do Estado de So Paulo), as escolas sequer so convocadas a participarem da elaborao dos critrios de avaliao em relao s especificidades de seus projetos, como j havia abordado Souza (1997). Alm disso, preciso ressaltar que a mdia apresentada como sendo o padro de qualidade no vislumbra mudanas significativas, pois para os anos iniciais do ensino fundamental se fala em mdia 7 (sete), como a estabelecida pelo PISA, padro OCDE (Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico), devido ao fato de existirem escolas pblicas que j atingiram mdia 6 (seis); para os anos finais do ensino fundamental, a mdia 6 (seis), sendo que cabe a cada escola melhores percentuais mnimos a cada ano. Na fala da Secretria da Educao, [] a escola que tirou 2,7 no prximo ano tem que avanar para 3,3 [] (CASTRO, 2008). Cabe, ento, perguntar: De qual qualidade se est falando? Qualidade para quem? A insuficincia do contedo de qualidade pode ser notada pelo afrouxamento da exigncia de que se avance a aprendizagem. A ideia de ir melhorando aos pouquinhos, com padres to baixos, pouco representa para a mudana significativa no curso dos acontecimentos,
96
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

mas, ao contrrio, sinaliza para um tipo de poltica pblica para a educao de massa que se universaliza juntamente com uma srie de aes, quais sejam: a reformulao do currculo centrado em competncias ou na ideia do aprender a aprender ou educao ativa; as avaliaes institucionais centralizadas e; os modelos de profissionalizao, de titulao, de diplomao e de formao de professores, como abordam Meyer e Ramirez (2002), assim como a proliferao das universidades de massa. Isso tambm pode ser notado pelo fato de muitas literaturas educacionais, que se encontram indexadas em sites - como o site do Banco Mundial e o site da UNESCO - tornarem-se universais, como, por exemplo: As dez novas competncias para ensinar, de Philippe Perrenoud; Os sete saberes necessrios educao do futuro, de Edgar Morin, entre outros. Essa uma caracterstica da estandartizao da educao em nvel mundial, segundo Meyer e Ramirez (2002, p. 100): [...] Los sistemas educativos utilizam cada vez ms currculos estandartizados a nvel mundial. Nuestra reciente revisin de los currculos educativos de primria em todo mundo durante el siglo XX aportan pruebas de una muy cresciente estandartizacn y difusin.[]. Podemos falar em uma educao de massa pela prioridade com o bsico a ser ensinado: [...] a escola deve diminuir o aluno abaixo do bsico, porque o aluno abaixo do bsico abaixa o IDESP, quanto mais diminuir o abaixo do bsico mais o IDESP sobe [...] (CASTRO, 2008). Devemos considerar ainda que os contedos do SARESP (Sistema de Avaliao de Rendimento Escolar do Estado de So Paulo) incluem somente Lngua Portuguesa e Matemtica e que, se levarmos em considerao que uma das funes da escola a formao da fora de trabalho neste mercado segmentado, cabe perguntar: Para qual camada do mercado est se prevendo o destino dos alunos com esses conhecimentos e habilidades rudimentares? Notamos que os fundamentos dos conhecimentos cientficos no so considerados como objeto de diagnstico no SARESP, tampouco o bsico contemplado, conforme definido nacionalmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educao, mais especificamente em seu art. 26. Disciplinas como Histria, Geografia, Artes e Cincias compem a base comum nacional e no so menos cientficas que as selecionadas como bsicas pela avaliao do SARESP. A questo que para o perfil de formao almejada, provavelmente compor a massa dos trabalhadores simples em que predomina a extrao da mais-valia absoluta sobre a relativa, tais disciplinas no parecem necessrias.

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

97

ALANIZ, E.P.

Esse um dos sentidos subjacentes da qualidade ao discurso da SEE-SP, descomprometido com os fundamentos do conhecimento cientfico e sem a inteno de contribuir para a autonomia intelectual e para a elevao do nvel cultural das crianas e adolescentes que esto na escola. Por essa razo, mencionamos no incio que h pouca preocupao com as transformaes das condies vigentes. O discurso difunde a aparncia, mas a essncia do fenmeno da qualidade completamente distinta: O espetculo se apresenta como uma enorme positividade, indiscutvel e inacessvel. No diz nada alm de o que aparece bom, o que bom aparece. A atitude que por princpio ele exige a da aceitao passiva que, de fato, ele j obteve por seu modo de aparecer sem rplica, por seu monoplio da aparncia. (DEBORD, 1997, p.17) O FOCO DE RESPONSABILIZAO NA ESCOLA E NO NA POLTICA PBLICA Outro aspecto a se considerar o que Chau (2000, p.7) denominou de discurso competente, pois se expressa por meio da linguagem do especialista que fala de um lugar, institucionalmente autorizado a falar, pois os interlocutores j foram previamente reconhecidos como tendo o direito de ouvir e de proferir o discurso e as circunstncias j foram previamente determinadas para que seja permitido ouvir e falar. Todo discurso competente ideolgico porque obscurece uma relao de poder e de dominao e aparece como o discurso do tcnico, neutro e, por isso, verdadeiro. O sentido e a importncia do discurso dependem do contexto e do lugar que ocupa quem o profere. No caso do discurso da Secretria da Educao, podemos dizer com Meyer e Ramirez (2000, p.101) que: [...] a medida que la educacin estandartizada se difunde por todo el mundo, sobretodo en los pases menos desarrollados, van apareciendo los controles organizativos nacionales y centralizados [...]. Ou seja, a Secretria da Educao fala de um lugar em que a relao de poder est centralizadamente demarcada, o que significa que o discurso est tambm demarcado pela imposio ou coero, entre outras caractersticas provenientes dessa relao hierrquica existente:
O espetculo o discurso interrupto que a ordem atual faz a respeito de si mesma, seu monlogo laudatrio. o auto-retrato do poder na poca da gesto totalitria das condies de existncia. A aparncia fetichista de pura objetividade nas relaes espetaculares esconde seu carter de relao entre os homens entre classes; parece que uma segunda natureza domina com leis fatais, o meio em que vivemos.

98

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

Mas o espetculo no produto necessrio do desenvolvimento tcnico, isto como desenvolvimento natural. Ao contrrio, a sociedade do espetculo a forma que escolhe seu prprio contedo tcnico. Se o espetculo, tomado sob aspecto restrito dos meios de comunicao de massa, que so sua manifestao superficial mais esmagadora, d a impresso de invadir a sociedade como simples instrumentao, tal instrumentao nada tem de neutra: ela convm ao automovimento total da sociedade. Se as necessidades sociais da poca na qual se desenvolvem essas tcnicas s podem encontrar satisfao com sua mediao, se a administrao, se a administrao dessa sociedade e qualquer contato entre os homens s se podem exercer por intermdio dessa fora de comunicao instantnea, porque essa comunicao essencialmente unilateral; sua concentrao equivale a acumular nas mos da administrao do sistema os meios que lhe permitem prosseguir nessa precisa administrao. A ciso generalizada do espetculo inseparvel do Estado moderno, isto , da forma geral da ciso na sociedade, produto da diviso do trabalho social e rgo da dominao de classe. (DEBORD, 1997, p.21)

Este trecho desvela muito sobre o nosso objeto de anlise. Primeiramente porque desmistifica a natureza da neutralidade da tcnica como sendo decorrente do desenvolvimento natural da sociedade. Podese dizer que a Secretaria da Educao no optou pela videoconferncia simplesmente porque usufrui do avano tecnolgico do nosso tempo, pois a mesma seria retrgrada e anacrnica se no acompanhasse tais inovaes. A tcnica e seu uso so definidos neste contexto de relaes sociais, polticas e econmicas da sociedade do espetculo e, assim, a forma videoconferncia um meio de unificar o discurso oficial, de universaliz-lo e de controlar sua transmisso em tempo real a toda rede pblica, sem desperdcio de tempo e aps as decises terem sido centralizadas. Isso significa canais fidedignos de operacionalizar as decises sem desvios, alm de, ideologicamente, a imagem se construir pela aparncia do dilogo quando, na verdade, s pode ser um monlogo, uma comunicao unilateral. Esse o padro de comunicao prpria da sociedade do espetculo e, atualmente, o canal mediador amplamente utilizado pela Secretaria da Educao para difundir suas orientaes. Este um instrumento necessrio para se prosseguir na administrao do sistema burocratizado. De cima para baixo da hierarquia, preciso fazer descer as determinaes, as ordens e as orientaes tais como foram previamente decididas nas esferas superiores do poder. Essa a forma do capitalismo contemporneo de administrar
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

99

ALANIZ, E.P.

e de controlar seus processos de trabalho e, por isso, Debord (1997, p.14) menciona que: [...] O espetculo no um conjunto de imagens, mas uma relao social entre pessoas mediada por imagens. A tendncia centralizao da definio da poltica educacional bastante conhecida no caso brasileiro no que se refere avaliao, como j analisaram Freitas (2007) e Sousa (1996). No caso da construo do IDESP, a ausncia de mecanismos democrticos clara, embora se fale vrias vezes que o indicador tem o papel de dialogar com a escola e de oferecer um diagnstico para que se possa melhorar ano a ano. (CASTRO, 2008) Pode-se falar em ausncia de mecanismos democrticos porque, no discurso da Secretaria da Educao, o baixo desempenho dos alunos, assim como o sucesso da escola se deve exclusivamente [...] gesto da escola, equipe escolar, forma como o currculo est sendo implantado, participao e ao acompanhamento dos pais [...] (CASTRO 2008). Isso mostra que a poltica da SEE-SP de responsabilizao da escola, por isso, difunde-se a premiao da escola por meio de bnus ou de gratificaes. A fala da Secretria indica que a poltica estadual, em sua lgica liberal de responsabilizao dos atores e do mrito, considera apenas um lado da questo e deixa de avaliar a pertinncia da prpria poltica pblica em vigor. Tudo indica que o vnculo de comprometimento com a qualidade de ensino que a Secretaria da Educao construiu com a comunidade escolar se sustenta na lgica de prmios e de punies. No dia 12 de dezembro de 2008 foi aprovado, na Assemblia Legislativa, o Projeto de Lei n 41 que institui a bonificao por resultados aos professores da rede estadual paulista. A poltica meritocrtica de bonificao ir premiar a equipe escolar conforme os resultados obtidos no SARESP e a assiduidade. Assim, o discurso da qualidade se liga, aqui, lgica da meritocracia liberal que desconsidera todos os fatores histrico-sociais condicionantes e os sujeitos sociais, vinculando a qualidade exclusivamente competncia de indivduos no histricos, responsabilizando-os pelos resultados. No entanto, o aspecto mais perverso da meritocracia como instrumento propulsor da qualidade que ela estimula e sustenta a fragmentao da classe, a desorganizao e a falta de unidade entre os sujeitos que realizam o mesmo trabalho. Por isso que Debord (1997, p. 37) menciona que o [...] espetculo como a sociedade moderna est ao mesmo tempo unida e dividida [...] de modo que a diviso mostrada unitria, ao passo que a unidade mostrada dividida.
100
ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

Controvrsias no discurso da qualidade

Esta parece ser a questo fundamental. O que deveria estar dividido aparece cindido na sociedade do espetculo, pela inverso de sentido que a realidade sofre. Aqui poderamos compreender a especificidade do trabalho de cada professor que, no mundo das mercadorias, padronizado, unificado e generalizado, distanciando-se do sujeito idealizador na fase de deciso, de organizao, de preparao e de execuo de seu trabalho como um todo. Por outro lado, o que deveria estar unido, identificar-se enquanto trabalhadores pertencentes a uma classe social , aparece dividido pela hierarquizao e pela apatia que a poltica de mrito impulsiona.
ALANIZ, E. P. Controversies in the speech about the schools quality in the Department of Education in So Paulo state, Brazil. Revista ORG & DEMO (Marlia), v. 10, n.1, p. 85-102, jan./dez., 2009.
ABSTRACT: The purpose of this paper is to discuss some aspects from the terminology quality of the speech from the Secretariat of Education of the Government in the State of So Paulo (SP-ESS) in the management of the Secretary of Education Maria Helena Guimares de Castro,from the speech in the videoconference directed to the public schools. To analyze the concept, we began studying from Debord theory (1997) in an attempt to catch the contradictions of the speech and get subsidies to think about the changes in contemporary capitalism. We noticed that the whole process of production, consumption and reproduction of the contents in the videoconference is related to the process of reproduction of the teaching workforce even the quality of the speech, the way it has been spreading by the meritocracy policy of institutions and professionals, and it is lead by a type of teaching qualification. Therefore, it can be noticed the characteristic of the show that the policy of quality of the SEE-SP assumes, that broaden the appearance and shows it insufficient to process significant changes in existing educational conditions. KEYWORDS: teaching qualification, contemporary capitalism, speech quality, educational policy.

REFERNCIAS
BRUNO, L. Educao, qualificao e desenvolvimento econmico. In: BRUNO. L. (Org.). Educao e trabalho no capitalismo real. So Paulo: Atlas, 1996. CASTRO, M. H. Secretaria da Educao do Estado de So Paulo. Rede do Saber. So Paulo Faz Escola. So Paulo. Disponvel em: <http:// www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGSSO/sigscFront/default.aspx? SITE_ID=25&SECAO_ID=667> Gravado em: 20 maio de 2008. DEBORD, G. A sociedade do espetculo. 4. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

101

ALANIZ, E.P.

FREITAS, L.C. Eliminao adiada: o caso das classes populares no interior da escola e a ocultao da (m) qualidade de ensino. Educao & Sociedade. Campinas, v.. 28, n. 100, p. 965-987, out., 2007. LOPES, A. C. Quem defende os PCNs para o ensino mdio? In: MACEDO, E. (Org). Polticas de currculo em mltiplos contextos. So Paulo: Cortez, 2006. (Srie Cultura, Memria e Currculo, v.7, p.126-158). MARX, K. O Capital. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Livro I. v. I ______. O Capital.. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Livro I. v. II MEYER, J.W. y RAMIREZ, O. La institucionalizacin mundial de la educacin. In: SCHRIREW, J. (Org). Formacin del discurso en la educacin comparada. Barcelona: Ediciones Palmares, 2002. RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docncia de melhor qualidade? 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. SOUSA, S. M. A avaliao do rendimento escolar como instrumento do rendimento escolar. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gesto democrtica da educao: desafios contemporneos. 6. ed. So Paulo: Cortez, 1997. ZIBAS, D. M. L. Reforma do ensino mdio: lies que vm da Espanha. In: Anais da.22 Reunio Anual da Anped. So Paulo, Caxambu, 1999.

102

ORG & DEMO, Marlia, v.10, n.1/2, p. 85-102, jan./dez., 2009

You might also like