You are on page 1of 3

O MARKETING DIGITAL E SUAS TENDNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO Por Janete Ribeiro *

Muito se ouve falar sobre Marketing Digital nos ltimos anos, porm existe pouca bibliografia sobre o tema, em especial no Brasil. Podemos caracterizar o Marketing Digital, como todas as aes de Marketing que envolvam meios eletrnicos de distribuio, ou seja, Internet, e-mail, equipamentos mveis, Web-TV, HDTV, etc. Este movimento vem causando grandes mudanas na forma de se mensurar os resultados das aes de Marketing, pois muitos deles no fazem parte das categorias avaliadas pelos grandes Centros de Pesquisa de Mdia. Em alguns casos j causam distores, como a TV Corporativa de algumas redes de varejo, que j superam em audincia os canais abertos de TV. Em outras palavras, o maior concorrente da Rede Globo atualmente no mais o SBT, mas sim a TV Carrefour... Diante destes novos paradigmas, o mundo do Marketing necessita reavaliar toda sua estrutura estratgica. O perfil do profissional de Marketing do sculo XXI mudou, e muito. Atualmente o profissional ideal deve no somente dominar as tcnicas de abordagem do consumidor e o entendimento do mercado em que atua, mas tambm dominar as mais novas tecnologias disponveis para acessar a estes pblicos. Seria ento o novo profissional de Marketing um especialista em Mercado e Tecnologias ao mesmo tempo. Alm da mudana de perfil dos profissionais, as novas mdias eletrnicas possibilitam tambm novas formas de dimensionar uma campanha, seu sucesso ou fracasso, estaro mais visveis e de forma muito mais rpida haja vista as novas tecnologias permitirem maior interatividade entre o cliente e o fornecedor. Sendo tambm que por trs destes novos canais, tambm temos a disposio ferramentas de Business Intelligence, que nos permite avaliar cada passo de nosso cliente, ou cada
* Professora Universitria Universidade Mogi das Cruzes. Graduao em Administrao (FAAP). Mestrado em Administrao e Marketing (FGV). Executiva de Marketing, tendo atuado em empresas como AT & T, IBM, Nortel Networks, Grupo Santander.

click do mesmo no mundo virtual que disponibilizamos a ele. Com isto os cticos da inovao tecnolgica hoje se vem diante de um novo universo de possibilidades de acertos e erros de comunicao. Pois quo mais diversas so as opes para se contatar e obter respostas de seu pblico alvo mais chances temos de nos deparar com alvos diferentes e resultados surpreendentes, para o bem e para o mal... Existe uma definio velada nos meios de comunicao, algo como prestabelecido de que as mdias digitais visem apenas ao pblico jovem (15 29 anos). Porm, muitos esquecem que a gerao que atualmente esta na casa dos 30 aos 40 anos, nasceu profissionalmente junto com a Internet (h 14 anos atrs), logo a alta tecnologia sempre fez parte do seu dia-a-dia. O consumidor no geral mudou e esta mudando de perfil a cada dia, alm dos aspectos econmicos que regem estas mudanas, como a ascenso social das classes C,D e E, tambm h impactos culturais advindos da globalizao e facilitados pelos novos meios de comunicao que transformaram o Mundo todo em uma grande tribo interconectada. Sendo assim, a influncia das inovaes tecnolgicas nas novas formas de comunicao, esto a cada dia mais presentes e irreversivelmente gerando novas oportunidades para as empresas criarem facilidades aos seus clientes. Vejamos o e-Commerce, como um bom exemplo de que a Internet como meio de divulgao e vendas, facilita a aquisio de produtos de qualquer parte do mundo por clientes que nem tem muita fluncia em outras lnguas. O Marketing dos sites de busca so outro grande passo inovador, pois leva a quem busca determinado servio ou produto, opes de encontr-lo no mundo real. O e-mail Marketing j se mostrou muito efetivo em aes de marketing Viral, propagando o boca a boca, virtual para disseminar seus produtos e servios, os vdeos disponibilizados na web que tanto atraem a ateno de consumidores de todas as idades e perfis. O Mobile Marketing por fim, vem invadir todos os momentos do consumidor potencial, haja vista que ele caminha junto ao seu potencial cliente por onde quer que ele v. A ento que devemos atentar para outro ponto pouco abordado nesta era de

alta tecnologia e diversidade de opes de comunicao. Precisamos manter a tica e respeitar os momentos de nossos clientes. Abordar clientes pelo celular para venda de servios atravs de seu servio de Call Center s 07:00 da manh de um domingo, no mnimo um desrespeito ao descanso do seu cliente. Enviar mensagens de SMS de ofertas de servios de Motel, s porque ele esta passando na rua deste empreendimento, pode causar danos graves a imagem do seu cliente...Logo, devemos sempre nos colocar no lugar de nossos clientes quando idealizarmos este tipo de ao. Por fim, o Marketing Digital esta a e veio para ficar, precisamos agora nos adaptarmos a esta nova realidade e obter dele o melhor que ele nos tem a oferecer.

BIBLIOGRAFIA _ WEB Marketing - Paulo Kendzerski, Artigo publicado em site: (http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/08/01/toda-a-verdade-sobre-a-publicidadeonline/) - acesso em 02/02/2008 _ Os novos concorrentes da Globo Eliane sobral site da revista (http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0915/marketing/m0155883.html) acesso em 06/04/2008 _ Antropomarketing - Dos Flintstones Era Digital: Marketing e a Natureza Humana Nbrega Clemente, Senac, RJ. _ Google Marketing - O Guia Definitivo do Marketing Digital - Vaz, Conrado Adolpho, Novatec, SP.

You might also like