You are on page 1of 3

Ciclo do Ouro

Histria do sculo do ouro, descoberta das minas, crescimento urbano, mudana da capital, taxas e impostos, quinto e derrama, revoltas populares

Introduo No final do sculo XVII, as exportaes de acar brasileiro (produzido nos engenhos do nordeste) comearam a diminuir. Isto ocorreu, pois a Holanda havia comeado a produzir este produto nas ilhas da Amrica Central. Com preos mais baixos e boa qualidade, o mercado consumidor europeu passou a dar preferncia para o acar holands. Crise do acar e a descoberta das minas de ouro Esta crise no mercado de acar brasileiro, colocou Portugal numa situao de buscar novas fontes de renda, pois, como sabemos, os portugueses lucravam muito com taxas e impostos cobrados no Brasil. Foi neste contexto que os bandeirantes, no final do sculo XVII, comearam a encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Gois e Mato Grosso. Portugal viu nesta atividade uma nova fonte de renda. A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira corrida do ouro, durante todo sculo XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes, e at mesmo portugueses, passaram a migrar para as regies aurferas, buscando o enriquecimento rpido. Doce iluso, pois a explorao de minas de ouro dependia de altos investimentos em mode-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietrios rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.

Cobrana de impostos A coroa portuguesa lucrava com a cobrana de taxas e impostos. Quem encontrava ouro na colnia deveria pagar o quinto. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundio (rgo do governo portugus), que derretia o ouro, transformava-o em barras (com o selo da coroa portuguesa) e retirava 20% (um quinto) para ser enviado para Portugal. Este era o procedimento legal e exigido pela coroa portuguesa, porm, muitos sonegavam mesmo correndo riscos de priso ou outras punies mais srias como, por exemplo, o degredo. Alm do quinto, Portugal cobrava de cada regio aurfera uma certa quantidade de ouro (aproximadamente 1000 kg anuais). Quando esta taxa no era paga, havia a execuo da derrama. Neste caso, soldados entravam nas residncias e retiravam os bens dos moradores at completar o valor devido. Esta cobrana gerou muito revolta entre a populao. Mudana da capital Com a explorao do ouro, a regio Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste comeou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colnia de Salvador para o Rio de Janeiro. Desta forma, pretendia deixar a capital prxima ao novo plo de desenvolvimento econmico. Desenvolvimento das cidades Nas regies aurferas, vrias cidades cresceram e muitas surgiram neste perodo. A vida nas cidades dinamizou-se, fazendo surgir novas profisses e aumentando as atividades comerciais, sociais e de trabalho. Teatros, escolas, igrejas e rgos pblicos foram criados nestas cidades. Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Tiradentes e So Joo Del Rei foram algumas das cidades que mais se desenvolveram nesta poca.

Vila Rica (atual Ouro Preto): desenvolvimento no sculo do ouro.

Revoltas As cobranas excessivas de impostos, as punies e a fiscalizao da coroa portuguesa provocaram reaes na populao. Vrias revoltas ocorreram neste perodo. Podemos citar a Revolta de Felipe de Santos, que era contrrio ao funcionamento das Casas de Fundio. A prpria Inconfidncia Mineira (1789) surgiu da insatisfao com as atitudes da metrpole. Liderados porTiradentes, os inconfidentes planejavam tornar o Brasil independente de Portugal, livrando o pas do controle metropolitano. Apesar de ter sido sufocada, a Inconfidncia Mineira tornou-se o smbolo da resistncia brasileira.

You might also like