You are on page 1of 8

Ana Luiza Nicolato Camila Bahia Carla Patrcia Santos Julia Fonseca Ludmila Roque Luiza Buccini Natlia

Tavares

Estudo sobre o comportamento da fachada do edifcio Lorival Gonalves de Oliveira

Estudos realizados disciplina de Tecnologia da Construo Civil . 7 perodo do curso de Arquitetura e Urbanismo UFMG.

Belo Horizonte Escola de Arquitetura UFMG Dezembro 2009

1. Sobre o edifcio Nome: Edifcio Lourival Gonalves de Oliveira Local: Rua Cludio Manoel 862, Funcionrios Arquiteto: Carlos Alberto Viotti Uso: Residencial multifamiliar Construtora: Empreendimentos Bezerra e Guerra

Foto 01: Placa indicativa Fonte: Foto tirada pelo grupo no local

rgo financiador: SFH (Sistema Financeiro de Habitao do Banco Nacional do Brasil)

1.1. Datas: Projeto, construo, ocupao Projeto: 1982 Construo: 1983 Ocupao: 1984

1.2. Localizao, orientao, entorno O edifcio localiza-se na rua Cludio Manoel 862, Funcionrios . Sua implantao se d no sentido leste-oeste. A fachada principal encontra-se orientada em sentido sudoeste. Na rea que recebe radiao mais forte(perodo da tarde) encontra-se as acomodaoes de servio do apartamento.

Foto 02: Implantao do edifcio Fonte: Google

Foto 03: Entorno do edifcio Fonte: Foto tirada pelo grupo no local

1.3. Conceituao do projeto o arquiteto No moradia fechada, limitada, igual. No ao quadrado, janelas pequenas, espaos confinados. Mas sim criar transprencias, deixar o sol entrar, ampliar o espao necessariamente pequeno atravs de um jogo. Essa foi a idia inicial para concepo do projeto do edifcio Lourival Gonalves de Oliveira. A proposta nasceu de uma inconformidade: o projeto de casas em contraposio ao de apartamentos. Criou-se rebaixos, avarandados, pergolados, espaos abertos, semi-abertos, fechados. O arquitetou utilizou elementos para que um apartamento de dois quartos fizesse seu morador perder a sensao de confinamento, tendo em suas reas compactas ambientes diferenciados e intercomunicantes. Na arquitetura da edificao notrio que trs volumes distintos se impem. Os apartamentos frontais e posteriores formam 2 blocos iguais de 8 pavimentos, seccionados pelo volume central das circulaes verticais. Foi este partido arquitetnico que permitiu a cada uma das unidades residenciais manter sua privacidade. O hall dos elevadores se comunica com o apartamento atravs de um grande espao semi-aberto, uma varanda que se constitui no elemento de transio com o espao interno. Grandes esquadrias permitem que esta transio acontea de forma fluda, sem evidncia: so trs ambientes ambientes , a varanda, o ambiente de refeies e o estar rebaixado que pela transparncia se unem em um s. O vidro no confina o espao. Atravs das amplas janelas conquistamos o espao exterior, incorporando-o. A prgola superior, formada por vigamentos diagonais torna o conjunto coeso, permitindo amarrar os trs volumes e contribuindo de forma significativa para sua estabilidade. A opo pelo estacionamento paletizados foi devido ao custo da obra que encareceria se fosse construdo um subsolo de garagem.

Planta 01: Planta do pavimento tipo Fonte: Escritrio de Carlos Alberto Viotti

Planta 02: Planta do pilotis Fonte: Escritrio de Carlos Alberto Viotti

1.4. Descrio do edifcio morfologia- tipo , compreenso histrica/esttica, construtiva

O Edifcio Residencil Multifamiliar Lourival Gonalves de Oliveira do Arquiteto Carlos Alberto Viotti foi um empreendimento comercial da dcada de 70/80, financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitao do Banco Nacional de Habitao). Desde a sua concepo, o limite de preos teve que ser compatvel com os do mercado imobilirio, tomando uma opo de estrutura regular, convencional e especificaes simplificadas. Carlos Alberto Viotti seguiu uma linha arquitetnica no edifcio que nega a moradia fechada e igual mesmo com o restrito investimento financeiro, criando transparncia e jogando com os pequenos espaos para que esses se ampliassem, idia esta que se equadrava com o pensamento da poca de sociabilizao na arquitetura. A elaborao do projeto foi desenvolvida dentro do contexto brutalista que consiste em um movimento arquitetnico que privilegiava a verdade estrutural da edificaes, permitindo que os elementos estruturais no ficassem escondidos, sendo valorizado o uso do concreto armado aparente, elemento este evidente na edificao em questo. Outro fator de influncia para a concepo do Edifcio Lourival Gonalves de Oliveira, foi a verticalizao da regio onde localizado. O bairro Funcionorios, sofreu na dcada de 80, intensas modificaes na rea residencial, em que os casares antigos da poca da sua fundao, em 1896, foram subtitudos por edifcios verticais que aproveitassem melhor o mercado imobilirio dos terrenos valorizados rapidamente. A lei de uso e ocupao do solo de Belo Horizonte na dcada de 70 estabelece normas de preveno e combate a incndios, na aprovao de construo de uso coletivo e disciplina o fechamento de quarteires. J na dcada de 80 o Poder Executivo autorizado a regular a situao de imveis e dispe sobre o uso e a ocupao do solo urbano do municpio de Belo Horizonte e d outras providncias. Concluindo, na poca em que o edifcio foi construdo, a verticalizao e as leis que comearam a regular as construes do bairro Funcionrios, fizeram do Edifcio Lourival Gonalves de Oliveira o retrato do contexto da sua poca, sem abrir mo da originalidade, eficincia arquitetnica e esttica.

2. Fachada 2.1. Decrio, classificao do tipo, materiais/produtivo, sistema construtivo

A fachada analisada a fachada frontal ( orientao sudoeste ) composta por materias diversos listados a seguir. Revestimento em Grs cermico e concreto aparente. Esquadrias em ferro fabricao exclusiva segundo o projeto do edifcio.

Foto 04: Vista Fachada principal e fachada lateral. Fonte: foto tirada pelo grupo no local

MATERIAL Concreto armado

CARACTERSTICAS Esqueleto do edifcio. Estrutura aparente. Pilar estrutural em conciliao a um pilar de composio da fachada resistncia compresso, resistncia trao e mdulo de elasticidade. Revestimento Revestimento principal da alvenaria em grs da fachada. cermico

FOTO

Vidro

Envolto pela esquadria de ferro compoe grande parte da fachada. Aprox.5mm em Esquadria caracterstica do projeto. Fabricada propriamente para o edifcio. Compoe grande parte da fachada analisada. Caracterstica do material: Pode ser facilmente moldado e oferece segurana desde que instalado em local adequado. Apresenta facilidade de oxidao, comprometendo sua resistncia.

Esquadria ferro

2.2. Listagem dos defeitos e problemas

Notou-se a presena de rachaduras no concreto, tanto nos pilares quanto nas vigas aparentes. Notou-se o descolamento do concreto e aparecimento da armadura. O concreto aparente encontra-se manchado em vrias partes da fachada, principalmente abaixo de algumas jardineiras com jardim mais denso e na viga que faz o coroamento do edifcio. As esquadrias encontram-se corrodas e em mal estado de conservao.

2.3. Listagem das conformidaddes

Os vidros que compem a janela esto em perfeito estado nem notria presena de inconformidades. O revestimento em grs cermico se encontra em perfeito estado. Sem aparecimento de inconformidades.

You might also like