You are on page 1of 28

ANEXO II CONTEDO PROGRAMTICO

DIREITO PROCESSUAL PENAL - Princpios constitucionais e processuais penais. - Inqurito Policial e Ao Penal. - Denncia, Queixa crime e representao. - Ao Civil ex delicto. - Jurisdio e Competncia. - Questes e Processos Incidentes. - Direito Probatrio. - Do Juiz, do Ministrio Pblico, do Acusado e Defensor, dos Assistentes e Auxiliares da Justia. - Atos de comunicao no processo - Das citaes e intimaes. - Atos judiciais Despacho, deciso e sentena. - Priso e Liberdade Provisria. - Procedimentos do Cdigo de Processo Penal. - Procedimentos especiais na legislao extravagante. - Recursos. - Aes Autnomas de Impugnao.

- Lei de Execuo Penal.

AO PENAL PBLICA

AO: um direito de pleitear ao Estado uma prestao jurisdicional.

A diferena a titularidade. Dominus Litis.

Ao Penal Pblica Titular: MO art. 129,I CF. Petio inicial: Denncia (Requisitos art. 41 CPP A denuncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as circunstancias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime, e quando necessrio, o rol de testemunhas.) APP Incondicionada MP no precisa de nenhuma autorizao para iniciar a ao penal.

APP Condicionada MP precisa de uma autorizao Representao do Ofendido, exigida por ex. no crime de ameaa, leso corporal leve ou culposa. Prazo: 6 meses a contar do conhecimento da autoria. Prazo penal, conta o dia do comeo e exclui o final. No tem forma prescrita em lei. Se a vitima morrer, o direito de representao transferido para o CADI, cnjuge, ascendente, descendente e irmo, nessa ordem. Regra: Pode ser Retratada at o oferecimento da denncia, exceo Lei Maria da Penha 11.340/2006, a vtima no pode se retratar na Delegacia. A mulher vtima da violncia s se retrata na frente do juiz, antes do recebimento da denncia. Requisio do Ministro da Justia Crimes contra o Presidente, so raros, ex. contra a honra do Presidente ou chefe de governo estrangeiro. No tem prazo. Pode ser feita enquanto o crime no estiver prescrito. Pode ser retratada? Doutrina diz que irretratvel, no consta na lei.

Princpios da Ao Penal Pblica Princpio da Obrigatoriedade : MP tendo o mnimo de provas suficientes que baseiem a inicial, o Promotor obrigado a denunciar. Exceo a Lei 9.099/1995 Dos Juizados Especiais. Atenuou o rigor deste principio atravs de outro principio chamado de discricionariedade regrada, transao penal,

naquelas transaes de menor potencial ofensivo, cuja pena mxima no excede 2 anos. O promotor pode fazer um acordo para que no haja o processo penal. Principio da Indisponibilidade MP comeou o processo tem que ir at o fim. No pode desistir da ao penal. Pode pedir a absolvio do ru, isto porque o promotor fiscal da lei, custus legis, pode pedir absolvio ou condenao. Conseqncias: o MP no pode desistir do recurso interposto.

Principio da Oficialidade A titularidade da APP foi atribuda a um rgo oficial, o MP.

Princpio Intranscendncia Somente pode ser processado criminalmente o autor da infrao penal, crime. Civilmente outra coisa.

Ao Penal Pblica de iniciativa Privada Titular: Ofendido ou Representante legal (incapaz). Petio inicial: Queixa (Queixa crime) (Requisitos art. 41 CPP A denuncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as circunstancias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime, e quando necessrio, o rol de testemunhas.)

Qual a ao penal nos crimes contra os costumes? Via de regra APP condicionada representao Ex: estupro. Exceo vitima vulnervel ou - de 18, embriagada, entorpecida, deficincia mental, violncia real - APP Incondicionada. Questes

Qual a ao penal nos crimes de leso corporal? A leso corporal dolosa permite gradaes, leve, grave ocasiona debilidade de membro, sentido ou funo, gravssima ocasiona perda de membro, sentido ou funo culposa, negligncia, imprudncia e impercia, normalmente acontece no transito. Na dolosa leve e culposa APP Condicionada a representao Na dolosa grave e gravssima APP Incondicionada 3 Excees, no cdigo de transito: (normalmente APP Condicionada) Motorista embriagado, racha, mais de 50km por hora acima do limite. Neste caso APP Incondicionada.

Quais as aes penais nos crimes contra a honra? Via de regra de APP Privada. A vitima deve oferecer a queixa crime contra o criminoso. Injria, atribuir qualidade negativa, Difamao, imputar fato negativo a algum e Calnia, imputar falsamente fato definido como crime. Excees Crime contra a honra do presidente ou chefe de governo estrangeiro, crime de APP condicionada a Requisio do Ministro da justia. Crime praticado contra funcionrio pblico no exerccio da funo, segundo a jurisprudncia duas aes penais, pode ser APP Privada ou APP Condicionada a representao. A vtima escolhe. Se na injuria real, praticada com gestos, atos fsicos, ex. jogar um bolo na cara da vtima, se houver leses corporais a aco penal contra a honra acompanha a ao penal da leso corporal

possvel imputao alternativa na denncia? Ex. MP no sabe se foi furto ou receptao. Denncia por este ou aquele crime. No pode. Dificultaria a defesa.

Quando o juiz deve rejeitar a denncia?

Art. 395 CPP. Inpcia, no observa os requisitos (art. 41 CPP . Falta de condio da ao (legitimidade de parte) ou Pressuposto processual (competncia ) e Falta de justa causa (um mnimo probatrio).

Ao Penal Privada Titular: Ofendido ou Representante legal (incapaz). Petio inicial: Queixa (Queixa crime) (Requisitos art. 41 CPP A denuncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as circunstancias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime, e quando necessrio, o rol de testemunhas.) Via de regra os crimes contra a honra so de APP Privada Princpio da Oportunidade A vtima oferece a queixa crime se quiser. *Injria Racial App condicionada a representao. Princpio da Disponibilidade Pode desistir no meio da ao penal. Princpio da Indivisibilidade Havendo dois ou mais criminosos a vtima deve oferecer contra todos. Processa todos os ningum. Principio da Intranscendncia S pode processar o autor do crime, no civil cabe responsabilidade aqui no. Espcies de Ao Penal: 1- Propriamente Dita Regra geral ex. crimes contra honra Prazo para oferecer queixa crime 6 meses, a contar do conhecimento da autoria, trata-se de prazo penal, conta o dia do comeo e exclui o do final. Ex. 15.11.2009 ultimo dia para oferecer, 14.05.2010. *Se morte do ofendido direito de queixa passa para o CADI (cnjuge, ascendente, descendente e irmo). 2- Personalssima

S a vtima e mais ningum pode oferecer a queixa. Se a vtima morrer se extingue a punibilidade. S existe um crime no CP, o art. 236, Induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento matrimonial. 3-Subsidiria da Pblica Se MP perde o prazo para oferecer a denuncia (5 dias ru preso e 15 se solto), a vitima pode oferecer a queixa subsidiria. A vtima ter o prazo de 6 meses a contar da inrcia do MP. Art. 29 CPP

Questes O que perempo? (S existe na AP Privada!) extino da punibilidade exclusiva da AP Privada. Decorrente da negligencia do querelante. Art. 60 CPP. - no d andamento por 30 dias seguidos. -morte do ofendido e o CADI no d andamento por 60 dias. - Querelante no comparece a ato injustificadamente, sem motivo. - Querelante no pede a condenao nas alegaes finais. - Acaba pessoa jdca sem deixar sucessores.

Quando o juiz poder rejeitar a denuncia ou queixa crime? Art. 395 CPP. Inpcia, condio da ao (ilegitimidade da parte, se no for ao penal privada), pressuposto processual (competncia) e falta de justa causa (mnimo probatrio). Quais os requisitos da queixa crime? Art. 41 CPP. Exposio miniciosa dos fatos, se forem co rus tem que descrever a conduta de cada um, a qualificao do acusado, a identificao, classificao do crime, rol de testemunhas. Depende do rito o numero das testemunhas. Com relao a APP Privada Procurao com poderes especiais para o advogado. Quais as diferenas entre renuncia e perdo do ofendido? As duas extinguem a punibilidade, como a perempo. A semelhana so duas causas para a APP Privada. A renncia antes da queixa, o perdo depois da

queixa, durante o processo. A renncia unilateral, no precisa a aceitao do criminoso, o perdo do ofendido bilateral, o criminoso tem que aceitar o perdo. A renncia e o perdo se estendem a todos os co-autores, devido o principio da indivisibilidade. Tanto uma quanto a outra podem ser expresso ou tcito. Expresso quando a vtima manifesta expressamente seu desejo, ou tacito quando a vitima pratica ato incompatvel com o processo, vira amiga intima do criminoso, ou padrinho de casamento, ou namoro com o criminoso, por ex. Em quais aes penais possvel a renncia? Exceo, lei 9.099/95, nas infraes de menor potencial ofendido, que se o ofendido aceita a reparao do dano, extingue punibilidade, isso implica em duas conseqncias, renuncia ao direito de queixa APP Privada e renuncia ao direito de representao se APP Condicionada. O perdo do ofendido s na APP Privada. Mas a renuncia normalmente na APP Privada, mas pode acontecer na APP Condicionada. Obs. Regra: Os crimes contra os costumes so de APP Condicionada a representao, se a vitima tem menos de 18 ou vulnervel APP Incondicionada. Toda pessoa presa tem o direito constitucional de saber quem o responsvel de sua priso e quem fez o interrogatrio.

AP PBLICA OBRIGATORIEDADE, MP tendo o mnimo probatrio obrigado a denunciar INDISPONIBILIDADE, MP no pode desistir da ao penal, pode pedir absolvio, no interfere no principio. INTRANSCENDENCIA, s pode entrar com AP contra o autor, responsabilidade s no cvel OFICIALIDADE, a acusao promovida por rgos oficiais, titular da AP rgo oficial, MP DIVISIBILIDADE, pode denunciar um dos investigados, pode entender q no h

AP PRIVADA OPORTUNIDADE, vtima oferece queixa se quiser DISPONIBILIDADE, vtima pode desistir da ao penal

INTRANSCENDENCIA, s pode entrar com AP contra o autor, responsabilidade s no cvel

INDIVISIBILIDADE, processa todos ou

prova quanto aos demais OFICIOSIDADE, rgo oficiais devem agir de oficio, no dependem da provocao de qualquer pessoas

ningum

Princpio da Obrigatoriedade Mitigada ou Discricionariedade regrada. Lei dos Juizados especiais 9.099/95 Transao penal um benefcio previsto no art. 76. Um acordo.

Em quais aes penais possvel a renncia?

INQUERITO POLICIAL um procedimento destinado a colheita de provas. No processo. Quais as caractersticas do IP? - ESCRITO: Todas as provas so reduzidas a termo. - INQUISITIVO: no tem contraditrio e ampla defesa art. 5, LV, CF. - SIGILOSO: art. 20CPP. A autoridade assegurar o sigilo do inqurito, o delegado. No se estende o sigilo ao juiz, MP, advogado. Art. 7 Estatuto da OAB, acesso aos autos do IP e ao preso. Se for negado o acesso ao preso, impetrar mandado de segurana. Sumula vinculante 14, assegura o acesso aos autos de qualquer inqurito ou investigao, ex. CPI, se for negado entrar com Reclamao direto ao STF. - DISPENSAVEL: Para iniciar um processo no precisa de IP, mas precisa de provas. Se algum for processado sem provas deve ser impetrado Habeas corpus. Se houver vcios ou irregularidade no IP, o IP jamais ser nulo, pois no processo. um procedimento, portanto os vcios e irregularidades no do ensejos a nulidade, as provas tero o valor diminudo e pode dar ensejo ao Relaxamento da priso. Flagrante forjado aquele que a autoridade policial simula o flagrante. Flagrante irregular, se

por exemplo a autoridade no entregar nota de culpa ao preso em 24 hs, pede-se o Relaxamento da priso. Incomunicabilidade no existe no IP. Via de regra quando o indiciado est preso o prazo deve durar 10 dias e se solto, at 30 dias. O prazo de 10 dias improrrogvel, se passar de 10 dias Relaxamento da priso. Se o indiciado est solto, o prazo de 30 pode ser prorrogado por mais 30 dias e por varias vezes se preciso. Lei de Drogas 11.343 o prazo de 30 dias se preso e solto 90. Pode duplicar o prazo do IP se houver requerimento do Delegado. Como termina o IP? (com o relatorio) Indiciamento um cjto de fatos que mostram que o investigado tem uma fortssima suspeita da pratica da infrao, h fortes indcios contra aquela pessoa, atravs do indiciamento se pode recolher a identificao criminal por ex. O Relatrio que feito pelo Delegado a pea que encerra o IP. No vincula o Promotor, ele pode ter entendimento diverso, entender que roubo e no furto por ex. Tendo o IP em mos o MP denuncia, se achar que tem mnimo probatrio, oferecida a denuncia o juiz aceita ou rejeita. Pode pedir o arquivamento, mas quem arquiva o IP o juiz, no o promotor.O juiz concorda ou discorda do pedido de arquivamento. Se o juiz discordar ele deve remeter os autos ao Procurador Geral nos termos do art. 28 CPP, que o chefe do MP. Ou ainda o MP pode solicitar o retorno a delegacia para novas diligencias, para produo de novas provas. Questes Caractersticas da CPI Comisso parlamentar de Inqurito Quaisquer parlamentares investigando, senadores, deputados federais e estaduais, inclusive dos vereadores. Precisa de 1/3 de assinaturas dos parlamentares. Ex Se for CPI numa camara de vereadores 1/3 de assinaturas, isso vale para cada uma das Casas. CPI - Investiga fato certo por prazo determinado. No possvel para fatos genricos, abstratos e imprecisos. Tem poderes instrutrios de juiz, pode fazer provas como um juiz, por ex. requisitar documentos, determinar a intimao de uma testemunhas. No pode decretar a interceptao telefnica, grampo, bem como no pode decretar a busca domiciliar. Habeas Corpus caso tenha ameaa a liberdade de locomoo do investigado, ou ato irregular como interceptao telefnica ou busca domiciliar, enfim para abusos da CPI. Para coibir atos da CPI inclusive quebra sigilo bancrio e fiscal, se no tinha o substrato mnimo para quebrar o sigilo.

Regime disciplinar diferenciado RDD uma punio disciplinar imposta ao preso. Vale tanto para o preso provisrio quanto ao condenado. O preso ser colocado em celas individuais, apenas duas visitas semanais, fora as crianas, duas horas por dia de banho de sol. Prazo do RDD, 52 da LEP, no mximo 360 dias. Pode ser renovado, s se houver falta grave, e pode durar at um sexto da pena, decretado por juiz. Quando ser decretado? Presos perigosos, crimes dolosos dentro da priso, indcios de que a pessoa participa do crime organizado. Quando pode ser usado as algemas? Sumula vinculante 11 STF 3 possibilidades Em risco de fuga, resistncia a priso, ou sujeito coloca em risco a segurana dele e de terceiro. Se for usada indevidamente, inadequada, primeiro punio disciplinar civil e penal para autoridade. Conseqncias, segundo Nulidade da priso e do ato processual ao qual ela se refere, responsabilidade civil do Estado, o Estado vai indenizar a pessoa algemada.

O IP pode ser reaberto? Sim, quando surgirem novas provas. S com novas evidencias. Como se d inicio ao IP? Depende da ao penal de cada crime, por ex. nos crimes de APP Privada pro ex. contra a honra, calunia, injuria, difamao, Requerimento do ofendido. Nos APP condicionada a representao, atravs da representao do ofendido, obrigatrio, no prazo de seis meses, se no o fizer a conseqncia a decadncia, extingue a punibilidade. Nos APP Incondicionada, crimes contra a vida por ex. pode comear por portaria do delegado, de oficio, ele pode comear o IP atravs de oficio por portaria, ou pode comear por requisio, ordem, do promotor ou juiz. O Delegado no subordinado do juiz, nem promotor mas obrigado a aceitar a requisio. Ou atravs do requerimento do ofendido, se foi vitima de crime de APP incondicionada, e ainda atravs do Auto de priso em flagrante. COMPETNCIA NO PROCESSO PENAL

Jurisdio a possibilidade de julgar, de dizer o direito de decidir, todo juiz tem jurisdio, a possibilidade de julgar, o juiz no pode julgar todos os casos, um juiz de Goinia no pode julgar um crime de Manaus por exemplo. Competncia a medida da jurisdio, o limite da jurisdio. Competncia de jurisdio ou de justia: Justia do trabalho nunca vai julgar matria penal, nem mesmo quanto aos crimes contra a organizao do trabalho ou falso testemunho na Justia do Trabalho, a competncia da Justia Federal. Justia Eleitoral julga crimes eleitorais e os conexos. Justia Militar julga os crimes militares, mas no os conexos. Existe separao, se houver conexo entre crime militar e um conexo, JM julga o militar e a Comum o crime conexo. Se o militar comete crime doloso contra vida de civil quem julga o Tribunal do Jri. Justia Federal Art. 109 CF Via de regra os crimes contra a Unio so julgados pela JF. Unio abrange tanto a Administrao direta quanto a indireta, Autarquias federais, crimes contra o INSS, assim como contra os crimes contra as empresas pblicas federais, como CEF e correios. Porm os crimes contra sociedade de economia mista, como BB e Petrobras da Justia Estadual. Crime contra Autarquia, Fundao e Empresa Pblica competncia da JF. Mas crime contra Sociedade de Economia Mista da JE. Quais os outros crimes de competncia da JF? Crime praticado por ou contra funcionrio publico federal. Ento, se um funcionrio pblico comete um crime em exerccio da funo, ou algum comete crime contra funcionrio publico no exerccio da funo competncia da JF. Crime poltico julgado pela JF. Crime a distncia, aquele que acontece a conduta num pas e o resultado em outro. Crime praticado a bordo de navio ou avio, ento por ex. se um passageiro agride a aeromoa, a competncia da JF. Crimes contra o sistema financeiro, crime de permanncia de estrangeiro, crime contra direitos indgenas e contra organizao do trabalho.

Competncia da justia Estadual remanescente, residual, aquilo que no da competncia Justia especializada da Estadual. Competncia Hierrquica Depende da autoridade. Na medida em que sobe a autoridade sobe o Tribunal Prefeito TJ ou TRF se crime federal Governador STJ Presidente - STF Crime praticado por deputado federal e senador - STF art. 53 CF nos crimes comuns Juiz e Promotor estadual - TJ Desembargador STJ E se terminar o mandato da autoridade? Permanece no Tribunal ou desce? Desce para comarca onde o crime aconteceu. Se a competncia da CF prevalece sobre o JURI. Se o prefeito mata algum quem julga o TJ no o Jri. Principio da especialidade. Competncia territorial Competncia territorial, aquela que vamos descobrir o foro competente. Ex. se eu mando uma carta bomba de SP para Curitiba. Conduta em SP e resultado em Curitiba, segundo o art. 70 do CPP, o foro competente Curitiba, no lugar do resultado, onde o crime se consumou, se for tentativa, competente o ultimo ato de execuo. Se APP Privada, ex. injuria (crime contra a honra), duas opes no lugar do resultado ou domicilio do acusado. S na APP Privada. Se sei o criminoso, mas, no sei o lugar do crime, competente o domiclio do acusado. Crime permanente, o que a consumao se prolonga no tempo, exemplo seqestro, mantenho uma pessoa em cativeiro em varias cidades, competente o lugar da preveno, isso vale para o permanente e continuado, vale para o juiz que primeiro decidiu. Crime continuado fico legal, vrios crimes da mesma espcie, do mesmo jeito, maneira, modo de execuo. Ex. vrios furtos.

Conexo art. 76 CP Continncia art. 77 CP

Havendo conexo ou continncia teremos a reunio dos processos. A Justia especial atrai. Justia eleitoral atrai. Na Militar no. Tribunal do jri Tb atrai, tarta os crimes dolosos contra a vida e conexos. Havendo crime federal conexo com estadual a JF puxa, atrai.

Quando ocorre o deslocamento da competncia para JF? Art. 109 da CF, EC 45, em se tratando de crimes contra os direitos humanos pode o procurador geral da republica pedir no STJ o deslocamento para a JF. No pegou no Brasil. Ex. Assassinato da irm Doroth Stein, no Par, o PGR pediu o deslocamento, mas o STJ no aceitou, achou que no era preciso. Qual a competncia dos juizados especiais? Lei 9.099/95. A competncia se d no local onde foi praticada a infrao. Qual a competncia do Jri no Brasil? Pode ser ampliada? Art. 5. Crimes dolosos contra a vida, ex. homicdio, infanticdio, aborto e a participao em suicdio.. etc. Princpios do Tribunal do Jri na CF Princpio da Plenitude de defesa, a possibilidade que a parte tem de invocar outras razoes fora do direito, argumentos metajurdicos. Principio do Sigilo das votaes, os jurados decidem, votam em sala secreta, sem que as pessoas saibam, vejam, l permanece o juiz, o promotor e a defesa. Princpio da Soberania dos Veredictos, os Tribunais no podem no podem alterar a deciso dos jurados. Exceo. Reviso criminal, possvel alterar a deciso dos jurados. Principio Competncia Jri para julgar crimes dolosos contra a vida, e os conexos. Latrocnio crime contra o patrimnio. No do Jri. Se um assassino mata algum e leva consigo droga no bolso, os jurados julgaram o crime doloso e os conexos. Se um juiz de um estado cometer crime em outro estado, de quem a competncia? Ser competente o tribunal de justia de onde ele atua.

Qual a competncia para julgar uma autoridade que pratica um homicdio? Ex. prefeito mata algum, quando a competncia por prerrogativa de funo est na CF, prevalece a por prerrogativa de funo, prevalece sobre o jri. O TJ que decide, principio da especialidade, norma especial prevalece sobre a geral. Deputado estadual e vereador no est na CF e sim CE. Seria o TJ, porem nos crimes dolosos contra a vida prevalece o Jri, neste caso a competncia do tribunal do jri.

Quem julga governador? STJ. No crime crime comum. No crime de responsabilidade, infrao poltica, quem julga o poder legislativo. Por ex. crime de responsabilidade do praticada pelo presidente, quem julga o Senado. Quem julgou o impeachment foi o Senado. Crime de responsabilidade de governador, quem julga a assemblia legislativa do estado. Se prefeito cmara de vereadores.

**Obs. A regra o lugar do resultado. Porm a competncia territorial do Juizado Especial firmada pelo lugar em que foi praticada a infrao. Em crime tentado o local do ultimo ato, mas no no Juizado, lugar onde a infrao foi praticada.

PROVAS DO PROCESSO PENAL Sistemas de apreciao das provas J houveram vrios, os Ordlicos, onde o homem era um objeto de direito, tinha que andar na brasa, por ex. (juzos de Deus). Sistema da Intima convico at mesmo contra as provas (no jri vale). Sistema da prova legal ou tarifada em que a lei fixa o valor de cada prova, a confisso a rainha das provas. Hoje vale no Brasil o Sistema de Persuaso Racional ou da Livre convico motivada. Em que o juiz aprecia o valor das provas, mas deve fazer de forma fundamentada, motivada. Quem tem o nus de provar no processo penal? As partes. Sendo que o juiz pode produzir provas de oficio. Antes chamada de p. da verdade real, hoje se fala em verdade processual, o juiz para sanar duvidas pode ordenar provas, pode ordenar uma prova pericial que no foi requerida pelas partes.

Provas ilcitas, so as que ferem o direito material, que fere o dto constitucional, uma prova cujo direito foi contra o direito constitucional de intimidade por ex., prova que fere dto processual, mediante tortura ou obtida por violao de domiclio e subtrai documento, interceptao telefnica clandestina. Art. 5, LVI, CF, so inadmissveis as provas obtidas por meios ilcitos, exceo, p. da proporcionalidade, que pode ser usada em favor do ru, no p. verifica o valor das provas, intimidade x liberdade, a liberdade de um inocente est acima. Meios de prova elencados no art. 155 a 250 CPP rol extenso exempli Pericial, interrogatrio, confisso, declaraes do ofendido, prova testemunhal, documental, acareao, reconhecimento e da busca e apreenso. Rol no taxativo, pode haver reconhecimento fotogrfico, de voz, imagem... Prova pericial uma prova tcnica feita por tcnicos, atualmente, hoje necessria a nomeao de um perito oficial, se no houver perito na regio, o juiz pode nomear duas pessoas idneas com curso superior e com habilitao para o exame. As partes podem indicar assistentes tcnicos, eles atuaram depois de realizada a prova pericial, dar seus pareceres e ate ser ouvidos em audincia. O juiz no est vinculado a prova pericial. Ex. mulher leva um soco e perde um dente, a pericia entendeu como debilidade mastigatria grave, o juiz entendeu diferente, que era apenas um dente e que a leso era leve e no grave como os peritos. Exame de corpo de delito, so os vestgios deixados pelo crime, ex. homicdio, leso corporal, e o CPP diz que se o crime deixar vestgios obrigatriol, indispensvel o exame de corpo de delito, nenhuma outra prova pode sanar a sua falta. Interrogatrio, meio de prova e de defesa, presena do advogado indispensvel. Pode ser feitas reperguntas ao interrogado. Direito ao silencio que recai sobre o segundo momento do interrogatrio. Primeiro Interrogatrio de identificao e segundo de mrito. No possvel interrogatrio a distancia. O interrogatrio pode ser feito na priso, mantendo os princpios constitucionais, o juiz vai at a priso, e o ru pode ser reinterrogado a todo instante at o transito em julgado. A confisso um meio de prova e retratvel e divisvel, o juiz pode aproveitar parte da confisso. Art. 200 CPP. A confisso no a rainha das provas. O juiz quem verifica o valor das provas. Prova documental. Qualquer objeto capaz de representar um fato, certido, contrato, fotografia. Qual o momento em que pode ser juntado a prova documental ao processo? Art. 231 CPP Em qualquer momento, e qualquer fase, salvo excees: audincia do tribunal do jri, a parte no pode apresentar documento novo, no pode pegar a outra parte de surpresa, seria uma afronta ao contraditrio. Se tiver que juntar novo documento tem que juntar trs dias teis com antecedncia.

O que o principio dos frutos da arvore envenenada? Conhecido Tb como Ilicitude por derivao. Significa que tudo que decorre de prova ilcita tambm ser ilcito, Tb estar contaminado. Ru torturado para confessar um crime de homicdio. Ex. alem de confessar o homicdio, confessa que tem drogas em casa, e a policia vai at l com mandado e apreende a droga. Esse princpio na verdade esta implcito no art. 5 LVI, e expresso no CPP, deve ser desentranhada a prova do processo e destruda. Excees ao principio da arvore envenenada? Sim, duas excees. Quando no houver um liame, uma ligao evidente entre uma prova e outra, no havendo um nexo causal entre a prova ilcita e a nova prova no h ilicitude por derivao. Segunda hiptese a fonte independente, segundo o CPP fonte independente aquela prova com a qual a autoridade encontraria de forma ou outra aquela mesma prova. Em que momento os documentos podem ser apresentados? Art 231 CPP Ate mesmo em grau de recurso, at o transito em julgado. Excees a que se refere ao rito do jri, apresentar com 3 dias teis de antecedncia. Quando pode ser feita a busca pessoal e a domiciliar? Busca e apreenso. Duas buscas. Pessoal e Domiciliar. A busca pessoal no precisa de ordem judicial, se houver suspeita pode ser feita a busca pessoal, se a busca for realizada em mulher, preferencialmente ser feita por outra mulher. Mas se a medida retardar a busca demais, ou inviabilizar a busca a busca pessoal poder ser feita por homem. Domiciliar, no somente a residncia, ampla a palavra domicilio, leia-se a casa, o escritrio, o quarto de hotel, de motel, de trailer, mas exige mandado judicial. Art. 5, XI CF O mandado poder ser cumprido durante o dia, durante a noite no pode. Pode se dizer que dia durante as 6hs as 18hs. No s um meio de prova, uma medida de natureza cautelar, tem que ser decretada pelo juiz, com fundados indcios contra a pessoa. Com consentimento do morador pode ser de dia ou de noite, mas por ordem judicial s de dia. A busca pode ser de oficio ou a requerimento das partes Quem est dispensado ou proibido de depor? A regra o dever de depor, art. 206 CPP. Uma testemunha devidamente intimada obrigada a depor, se faltar injustificadamente ser conduzida coercitivamente. As pessoas dispensadas de depor so alguns parentes do ru, cnjuge, ascendente, descendente e irmo e afim em linha reta. Podem ser obrigadas se no houver nenhuma outra prova. Mas no prestam compromisso de falar a verdade.

Art. 207 CPP Que devem manter o sigilo profissional. Pessoas proibidas, que devem guardar sigilo profissional, medico, advogado... . CITAO Ritos, procedimentos do Processo penal Comum: Divididos em 3. Ordinrio, aquele destinado aos crimes mais graves, punidos com pena mxima igual ou superior a 4 anos. Sumrio: Para crimes de gravidade intermediaria. Pena mxima maior que 2 anos e menor que 4. Sumarssimo: Infraes de menor potencial ofensivo. Todas as contravenes penais e crimes que pena no ultrapasse 2 anos. Lei 9.099/1995 Especiais: Rito de Jri, crimes dolosos contra a vida e conexos Crimes funcionais, afianveis, crimes contra a honra e etc. Em todos os procedimentos teremos a citao. A citao o chamamento do ru para responder em juzo. O ru deve participar do processo, p. ampla defesa e contraditrio. Ato de trs pessoas juiz, MP e ru.

O processo comea com a petio inicial, denuncia APPP ou queixa APP Privada, depois da denuncia ter a manifestao do juiz que aceita ou rejeita a denuncia ou queixa. Art. 395 CPP, inpcia, falta de condies da ao, falta do pressuposto processual ou justa causa. Se juiz recebe a denuncia, o ru ser CITADO para se defender em juzo. Tipos de citao so 3: Pessoal a regra geral, o ru ser citado pessoalmente, oficial vai at a casa do ru e pegar a assinatura. Se o ru estiver em outra cidade/comarca ser citado por carta precatria. O prazo para o ru se defender no processo penal comea a correr na citao e no da juntada do mandado de citao aos autos, prazo para resposta a acusao 10 dias. Isso tambm vale para a carta precatria. O juiz deprecante encaminhar ao juiz deprecado a citao e l o ru ser citado. Se o ru estiver em

outro pas ser citado por carta rogatria. Segundo o CPP se o ru for citado por carta rogatria ficar suspenso o prazo prescricional at o cumprimento dessa carta rogatria. At que a carta volte para o Brasil fica suspensa a prescrio. Citao de militar feita na pessoa de seu superior, o oficial dever citar por meio do seu comandante ou superior. Se o ru no comparecer em juzo, citado pessoalmente corre a Revelia. O processo continuar sem ele, ser nomeado advogado. No processo penal no se torna verdade os fatos da denuncia pelo fato de ser revel, mas o processo continua. Por edital, se o ru est em lugar incerto e no sabido, somente esta hiptese a partir de 2008. Se no atender o chamado, no ser decretada a revelia, segundo o art. 366, o processo ser suspenso e se suspende o prazo prescricional, o prazo prescricional no indeterminado, ficar suspenso pelo mesmo tempo em que o crime prescrever, ex., furto prescreve em 8 anos, este ser o prazo da suspenso. O juiz pode determinar a realizaes de provas urgentes, ex. testemunha muito idosa que pode falecer, e ainda a priso preventiva se presente os requisitos. Com hora certa, surgiu em 2008 no CPP. Quando o ru se oculta para no ser encontrado, o ru foge do oficial. O procedimento ser o mesmo do CPC, o ru ser procurado por trs vezes, verificando que o ru esta fugindo, ele marcar dia e hora e citar algum parente ou vizinho. Se mesmo assim o ru no comparecer em juzo, Revelia. O processo segue sem a presena do ru, mas ser nomeado advogado. Questes Qual a diferena entre intimao e citao? Citao o chamamento do ru para responder o processo, ato que ocorre aps o recebimento da denuncia ou queixa. Intimao a comunicao para as partes de algum ato que j foi praticado no curso do processo, imagine se por ex. se teve uma deciso, as partes devem ser intimadas do ato. Notificao, comunicao de um ato futuro. Por ex. para que apresente memoriais no prazo de 5 dias, ou para que estejam presentes na audincia marcada. Quais as espcies de citaes? Trs espcies, pessoal, por edital e com hora certa. Existe revelia no processo penal? Sim, se o ru citado pessoalmente e no responde, ou com hora certa.

O principio da eventualidade, no impugnao especifica, se o ru no contestar todos os fatos, os no impugnados sero verdadeiros. Isso no existe no CPP, esta conseqncia s existe no CPC

Procedimentos Procedimento comum ordinrio cujo os crimes tem pena mxima em abstrato maior ou igual 4 anos. Denuncia, recebimento, citao, resposta acusao, absolvio sumria, ou audincia de instruo, na audincia -atos ofendido, testemunhas de acusao, test defesa, perito, assistente tcnico, acareao, reconhecimento, partes podem pedir outras provas, se no houver, debates e sentena. OTPAARE Os procedimentos podem ainda ser condenatrios, como regra, ou no condenatrios, regulando aes autnomas como o Habeas corpus e a reviso criminal. Feitas tais consideraes, passemos aos tipos de procedimento. 2) Tipos de procedimento Os Procedimentos se dividem (art. 394, CPP), primeiramente, em: a) Procedimento especial. b) Procedimento Comum. O procedimento especial todo aquele previsto, tanto no Cdigo de Processo Penal quanto em leis extravagantes, para hipteses legais especficas, que, por sua natureza ou gravidade, merecem uma diversa tramitao processual. J o procedimento comum, previsto no CPP, ser aplicado de modo residual, ou seja, sempre que no houver nenhum procedimento especial previsto no CPP ou lei extravagante. Vamos comear o estudo pelo comum, pois mais simples compreender a regra para depois compreender as excees. 2.1) Procedimento Comum O procedimento comum pode ser dividido em trs, a depender da quantidade da pena cominada em abstrato para o delito (art. 394, 2, CPP): a) Ordinrio aplicvel para os crimes com pena mxima igual ou superior a 04 anos. b) Sumrio aplicvel para os delitos com pena mxima inferior a 04 anos. c) Sumarssimo aplicvel para os crimes de menor potencial ofensivo (pena mxima no superior a 02 anos) ou contravenes penais.

Resumo: Sumarssimo < ou = 02 anos. 02 anos > Sumrio < 04 anos 04 anos > ou = Ordinrio

Primeiramente ser estudado o Procedimento Comum Ordinrio e logo depois o Comum Sumrio, que possui pequenas diferenas para aquele. a) Procedimento comum ordinrio este procedimento foi profundamente modificado com a alterao legislativa empreendida pela lei 11.719/2008. Assim ficou, em resumo o novo rito: 1) Oferecimento da denncia ou queixa, o juiz pode rejeit-la liminarmente quando for inepta, faltar pressuposto processual, condio da ao ou justa causa para exerccio da ao penal. Raramente isso ocorre na prtica 2) No ocorrendo a rejeio liminar, o juiz recebe a denncia ou queixa e determina a citao do acusado para, em 10 dias, responder por escrito a acusao (art. 396), se no for caso de suspenso condicional do processo. Em primeiro lugar, porque mais simples, o caso de suspenso condicional do processo. Havendo a proposta o juiz manda ouvir o acusado. Caso a proposta seja aceita, o juiz, somente a, recebe a denncia e suspende o curso do processo. Continuando na anlise da regra geral, j se observa uma significativa modificao em relao ao rito anterior, quando o ru era citado para comparecer e ser interrogado. Agora ele citado para apresentar sua defesa escrita. O interrogatrio, antes o primeiro ato da instruo, passa a ser o ltimo, o que torna mais evidente a sua caracterstica de ato de defesa. Esta pea de defesa do artigo 396 tambm ganhou contornos diferentes do que possua na anterior legislao. Antes era uma pea meramente formal, utilizada apenas para indicar o rol de testemunhas. Por estratgia, no se adentrava em qualquer questo, seja de mrito ou de forma, a fim de no antecipar a tese defensiva. Agora possvel, atravs da defesa preliminar, a absolvio sumria do acusado (art. 397), desde que se consiga comprovar atipicidade manifesta, excludente de ilicitude, culpabilidade (exceto inimputabilidade) e/ou a extino da punibilidade. Da deciso que absolver sumariamente, cabe apelao. A defesa preliminar tambm o momento para se arrolar testemunhas (no mximo de 08) e produzir ou requerer a produo de determinadas provas, especialmente assistente tcnico para esclarecimento de prova pericial.

Importante atentar para o fato de que a apresentao do rol de testemunhas e a requisio de provas esto sujeitas precluso, razo pela qual apresent-las na defesa preliminar verdadeiro nus processual da defesa. No demais lembrar, porm, que a prova documental pode ser produzida a qualquer tempo (art. 231, CPP) e que, juiz, de ofcio, pode determinar a produo de provas de interesse da defesa desde que isso decorra das provas j produzidas. O acusado que, mesmo cientificado da acusao, no apresentar defesa, ter em seu favor nomeado defensor dativo, que dever apresentar a referida petio (art. 396-A, 2, CPP). O grande problema nesta situao ser a apresentao do rol de testemunhas e a requisio de provas sem que exista qualquer contato com o acusado, fator que pode eventualmente prejudicar a conduo da defesa. Se no for encontrado, o acusado ser citado por edital. No sendo o ru localizado, nem se apresentando em juzo ou nem constituindo defensor, o processo e curso do prazo prescricional sero suspensos, por fora do art. 366, CPP. Assim que for encontrado, reabre-se o prazo para defesa escrita, bem como o curso do prazo prescricional. Bom ressaltar que tambm na defesa preliminar devem ser apresentadas as excees, sejam elas dilatrias (causam a dilao do procedimento) ou peremptrias (pem fim ao processo). Algumas delas podem ser apresentadas em momento posterior, especialmente quando atreladas ao mrito, como a coisa julgada, litispendncia ou ilegitimidade de parte, ou quando for evidente que no havia prvio conhecimento da situao que conduziu exceo (inimputabilidade superveniente). 3) No sendo caso de absolvio sumria, o juiz ter o prazo de 60 dias para designar a audincia, comunicando as partes. Grande dvida, ainda no solvida, diz respeito ao cabimento de algum recurso da deciso que no absolve sumariamente o ru, apesar de ter sido apresentado, na defesa preliminar, pedido neste sentido. Existem a duas teorias principais. Para a primeira, a deciso seria irrecorrvel, pois o juiz, no entendendo ser o caso de absolvio sumria deve apenas seguir adiante, designando a data da audincia. Deste modo, como no houve qualquer pronunciamento de natureza meritria, no h tambm deciso no sentido estrito da palavra, sendo incabvel recurso de mero despacho que determina o prosseguimento do feito nos seus termos definidos em lei. Segundo esta linha de raciocnio, o artigo 397 consagra simples faculdade judicial, e no uma etapa do rito. Para a segunda posio, o art. 397 trata de fase procedimental que diz respeito admisso ou no da acusao. Neste caso, o juiz deveria se manifestar sobre o quanto alegado na defesa preliminar, mesmo que seja para refutar os argumentos apresentados, demonstrando no ser cabvel, quela altura do rito, a absolvio sumria. Tal deciso, por sua vez, teria natureza de deciso interlocutria mista, assim como a deciso de pronncia que estudaremos mais a seguir. Deste modo, cabvel o recurso em sentido estrito (art. 581, IV, CPP).

Neste momento, devem ser apreciadas e decididas as excees porventura apresentadas ou requerimentos para desentranhamento de provas ilcitas produzidas na fase de inqurito.

4) Audincia de instruo e julgamento Outra modificao trazida pela lei 11.719 a audincia, ao menos em tese, passa a ser una, nela se concentrando todos os atos processuais da instruo. Deve ser realizado em at 60 dias, podendo se entender como termo inicial o despacho que determinou sua realizao. O artigo 400, 1 prev que as provas sero produzidas numa s audincia, podendo o juiz indeferir as consideradas irrelevantes, impertinentes ou protelatrias. Tal disposio, evidentemente, difcil concretizao praticam seja pela dificuldade em localizar todas as pessoas, ou mesmo ante ausncia de pessoas comunicadas do ato. Pode ainda ocorrer as hipteses de testemunha referida ou testemunhas que devero ser ouvidas por carta precatria. Na situao ideal, porm, dever o juiz primeiro tomar as declaraes do ofendido, se for o caso. Depois, dever ouvir todas as testemunhas, primeiro as de acusao, depois as de defesa. Na oitiva das testemunhas houve modificao interessante na forma de inquirio. Antes as perguntas eram formuladas pelas partes ao juiz e este questionava a testemunha, o que era chamado de sistema presidencialista de inquirio de testemunhas. Agora as partes podem questionar diretamente as testemunhas, no sistema denominado cross examination, tpico do modelo americano. sem dvida um modelo mais dinmico e que permite que se extraiam mais informaes (contradies) das testemunhas. O juiz, obviamente, no fica totalmente alheio inquirio, podendo inadmitir perguntas que possam induzir a uma determinada resposta, forem impertinentes, no guardarem relao com a causa ou forem repetitivas. Pode ainda o magistrado completar a inquirio, se assim entender necessrio, afinal o seu convencimento que deve ser obtido. Ainda na audincia, em sendo o caso, poder se requerer esclarecimentos dos peritos, desde que as partes o faam com a antecedncia mnima de 10 dias. Tambm possvel ocorrer acareao ou o reconhecimento de pessoas e coisas. Somente depois da produo de todas essas provas ser interrogado o acusado, quando tiver conhecimento de toda a prova oral contra ele produzida. As partes, aps o interrogatrio, podem requerer diligncias que se afigurarem relevantes em razo da prova produzida em audincia, ficando a critrio do juiz seu deferimento ou no. Se deferir as diligncias, sero elas determinadas, a audincia ser encerrada e, aps o cumprimento das diligncias, as partes sero intimadas para apresentar memoriais finais escritos, no prazo sucessivo e no concomitante de 05 dias. Depois, voltaro os autos conclusos ao juiz para que profira a sentena em 10 dias.

Caso no haja pedido de diligncias ou este seja indeferido, o juiz poder oportunizar s partes o oferecimento de alegaes finais orais, pelo prazo de 20 minutos, prorrogveis por mais 10 minutos. Caso haja assistente de acusao, este ter 10 minutos para falar, aps o Ministrio Pblico. Nesse caso, a defesa ter direito a mais este tempo. Aps as alegaes, ainda oralmente, dever o juiz proferir a sentena. Diante da complexidade do caso, o juiz pode facultar s partes a apresentao de memoriais finais escritos, o que tem se mostrado mais comum na prtica, mesmo com a alterao legislativa.

b) Procedimento comum sumrio

O Procedimento comum sumrio deve ser estudado em confronto com o procedimento ordinrio, j que so ambos muito semelhantes, devendo-se atentar, basicamente, para algumas peculiaridades que visam a, ao menos tem tese, conferir ao rito sumrio ainda maior celeridade. O Cdigo de Processo Penal no artigo 394, 4 dispe que algumas disposies do rito ordinrio (artigos395 a398) se aplicam a todos os procedimentos penais de primeiro grau, mesmo queles no regulados no CPP. Conforme j afirmado antes, o rito sumrio est destinado aos crimes em que se comina pena mxima inferior a quatro anos, resguardando-se, por bvio, a competncia dos Juizados especiais criminais para crimes de pena mxima igual ou inferior a 02 anos e as contravenes penais. Importante atentar que, no caso de um delito apurado originalmente nos JECRIMs precisar ser encaminhado ao Juzo comum para, por exemplo, citao por edital, dever seguir o rito sumrio, no sendo adequado utilizar na espcie o rito ordinrio (art. 538, CPP). O procedimento sumrio composto praticamente das mesmas fases procedimentais do ordinrio, com sutis diferenas: Comea o procedimento com o oferecimento da denncia ou queixa. No sumrio, em vez de 08, podero ser arroladas apenas 05 testemunhas. O juiz pode igualmente rejeitar liminarmente a inicial acusatria ou, recebendo-a, determinar a citao do acusado para responder por escrito no prazo de 10 dias. A defesa pode alegar os mesmos elementos que poderia no rito ordinrio, ante possibilidade de julgamento absolutrio antecipado, nos casos de excludente de ilicitude ou de culpabilidade (exceto inimputabilidade), atipicidade manifesta ou extino de punibilidade. Caso no haja a extino do processo, dar seguimento com a marcao da audincia de instruo e julgamento. No procedimento ordinrio o prazo para a marcao da referida audincia de 60 dias. No sumrio reduzido metade, ou seja, a audincia dever ser marcada para dali a no mximo 30 dias.

Naquele ato tudo corre de forma semelhante: so tomadas as declaraes do ofendido, se possvel, inquirio das testemunhas, esclarecimentos de peritos, acareaes ou reconhecimento de pessoas, seguido do interrogatrio e, por fim, das alegaes finais orais e da sentena tambm na forma oral. O Cdigo inclusive determina, no artigo 533, que o artigo 400 deve ser aplicado no procedimento sumrio. Questo relevante a ser tratada a previso do art. 535, que determina que nenhum ato ser adiado, salvo quando imprescindvel a prova faltante.. Esta norma, obviamente, tem a inteno de demonstrar que, qualquer adiamento deve ter carter excepcional, a fim de preservar o objetivo de mxima celeridade do procedimento. Na mesma esteira est a norma do artigo 536, que, apesar da redao confusa, torna possvel que qualquer testemunha que esteja presente audincia seja imediatamente ouvida, sem que seja necessrio respeitar a ordem acusao-defesa assentada no CPP. Esta norma, bom deixar claro, no permite a total inverso da ordem legal de oitiva dos sujeitos presentes audincia, no podendo se mudar, por exemplo, a ordem do interrogatrio, ou o momento para as acareaes, esclarecimentos por parte dos peritos, etc. O que se observa de diferente, ainda, que inexiste a possibilidade de requerimento de diligncias. Esta regra prevista no artigo 402, no foi considerada exigvel no procedimento sumrio, pois nenhuma outra regra a torna aplicvel a este procedimento. No entanto, em respeito ampla defesa e diante do objetivo, mesmo utpico, da descoberta da verdade real, parte considervel da doutrina entende que, analogicamente, deve se permitir o requerimento de diligncias, cabendo ao juiz indeferir apenas as consideradas irrelevantes, protelatrias e impertinentes. Outra diferena a impossibilidade, ao menos em tese, de se apresentaram memoriais escritos em casos de grande complexidade. H quem entenda que tal omisso tambm deve ser relativizada, mesmo porque, ainda que os crimes apurados sejam em tese menos complexos, podem surgir ali questes de fato e de direito de considervel complexidade. Por fim, deve o juiz proferir a sentena, seja na audincia seja por escrito, sempre tendo em mento o princpio da identidade fsica do juiz. Quais as hipteses de absolvio sumria? Art. 397 CPP Manifesta presena de causa excludente de ilicitude, manifesta presena de causa excludente de culpabilidade, o fato narrado evidentemente no constitui crime e quando estiver extinta a punibilidade. Ciso, se faltou uma testemunha, se houve quem est l. No se perde o ato. Quais as diferenas PCO e PCS? PCO Pena Max em abstrato maior ou igual a 4 anos. 8 testemunhas. Prazo para audincia de instruo e audincia 60 dias. Deciso no fim da audincia sobre as

provas que pretende produzir. Pode converter debates orais em memoriais escritos. Pedido de provas ao final da audincia. PCS Pena Max em abstrato menor que 4 anos. 5 testemunhas.Prazo para audincia de instruo e julgamento 30 dias. No tem previso expressa sobre a deciso no fim da audincia sobre as provas que pretende produzir. No tem previso expressa de poder converter debates orais em memoriais escritos. No tem previso expressa de pedido de provas ao final da audincia.

Juizado Especial Criminal - Lei 9.099/95 Procedimento Sumarssimo Micro criminalidade. Infraes de menor potencial ofensivo. Trata de trazer ao sistema a justia consensual, evitar que se seja condenado. Na lei 9.099 se diz Autor do fato. Ex. tapa no rosto de algum, leso corporal leve a pena que diz se estou na rea do JECRIM. Crimes com pena mxima no superior a dois anos e contraveno. Vou at a delegacia, no juizado no feito IP. substitudo pelo Termo Circunstanciado, somente um ato. D duas opes, se vc concordar em comparecer perante o juiz vc vai pra casa se no concordar em e assinar, preso em flagrante. Na audincia de conciliao, estar, juiz, MP, vtima e autor do fato. Pois a leso corporal leve, crime de APP condicionada a representao, a lei permite para estes crimes ou APP Privada, que haja uma acordo entre a vtima e o autor do fato, pode ser feita composio civil, pago uma quantia para a vitima e extinta a punibilidade, o juiz no pode impor o valor. Se fizer o acordo e no pagar pode ser executado no civil, a homologao titulo executivo. Se o autor do fato no quiser fazer o acordo, a vitima representa contra o autor do fato na audincia de conciliao, autos vo para o promotor, ele pode propor o arquivamento, se no arquivar, pode fazer uma transao penal, que existe entre o promotor e o autor do fato, uma medida que evita a ao penal, paga cesta bsica, presta servio e etc. Ao aceitar a transao no est admitindo a culpa. Se o promotor se recusar a fazer a transao o juiz manda os autos ao procurador geral de justia, que o superior do promotor, se o juiz no quiser, o promotor faz denuncia oral na hora, ou oferece denuncia escrita. Marca-se audincia de instruo, debates e julgamentos, a audincia comea com a defesa oferecendo resposta, a defesa vai tentar fazer o juiz no receber a denuncia, se ele receber, abre-se mais um direito, Suspenso condicional do processo. O processo fica suspenso por 2 a 4anos, s tem que comparecer para assinar a carteirinha. A lei quer evitar a todo custo a condenao. Se no aceitar, audincia de instruo na mesma audincia, oitiva das testemunhas de acusao e defesa, interrogatrio ao final, debates e sentena. Esta sentena objeto de apelao que ir para a turma recursal, composta por juzes, que analisaram as sentenas.

Questes Qual a competncia do JECRIM? Todas as contravenes penais, independente de existir ou no procedimento r ou especial, alm disso, as infraes com pena mxima em abstrato menor que dois anos. No entra agravantes e atenuantes, porque no se sabe o quanto o juiz vai aumentar, ta na cabea do juiz. Entram as causas de aumento pelo mximo do aumento e causas de diminuio pelo mnimo da diminuio. S assim descobre a pena mxima. Quais os principais institutos do JECRIM? As infraes do JECRIM menor igual a 2 anos. Todos esto sujeitos a ela. Termo Circunstanciado, substitui o inqurito, tem que aceitar comparecer ao juizado. Composio civil, acordo ente autor e ofendido na audincia, se for AP Privada ou condicionada a representao. Transao Penal, se no houver acordo entre autor e ofendido, o MP oferece a transao, restrio, aceita a transao o que vai acontecer, no se pode valer desse beneficio denovo por 5 anos. Se no aceitar a transao, ou no cabe. Suspenso Condicional do Processo art. 89, Lei 9.099/95.

H algum instituto do JECRIM que seja aplicado fora dele? Suspenso condicional do processo. Aplica-se aos crimes do jecrim e fora dele tambm. As condies so propostas pelo promotor. Algumas esto na lei, comparecimento mensal para assinar um livro, reparar o dano se possvel, pagar cesta bsica, prestar servio comunitrio, por exemplo. O individuo vai continuar primrio. O juiz tambm pode impor condies, trabalho de 40 laudas por ex. Se o sujeito cometer crime no prazo de 2 anos, no perodo de suspenso, ser revogado o beneficio. Quais as diferenas recursais no JECRIM? Basicamente se tem uma grande diferena, trata-se da deciso que rejita a denuncia ou a queixa, na vara criminal comum, da deciso que rejeita a denuncia ou a queixa cabe recurso em sentido estrito, j no JECRIM cabe apelao no prazo de 10 dias.

Como pode ser impugnada a deciso da turma recursal?

Ta em primeiro grau o juiz condena ou absolve, cabe apelao, 3 juizes analisam o recurso, da deciso da turma recursal, no cabe resp, porque turma recursal no tribunal, pro STJ s vo as causas julgadas por tribunal. Da deciso da turma recursal cabe Recurso Extraordinrio para o STF. Caberia Habeas Corpus contra deciso da turma recursal? Sim, vai para o TJ ou TRF.

Corre a prescrio durante a suspenso condicional do processo? No

JURI Competente para julgar os crimes dolosos contra a vida e conexos. Homicdio, aborto, infanticdio e auxilio ou instigao ao suicdio. Tambm os crimes conexos. Ex. mato uma pessoa e escondo o corpo. Homicdio e ocultao de cadver iro para o procedimento do jri. Jri composto de duas fases. Primeira fase juiz togado. No h condenao, decide se ir mandar para julgamento pelos jurados. Verifica-se se h elementos suficientes para mand-lo ao jri. Segunda fase, presidido por juiz togado, tem 7 jurados que decidiro o destino do acusado.

Primeira Fase do Jri O juiz vai colher provas para ver se h elementos suficientes para enviar o acusado a julgamento. Oferecida a denncia. Recebida. Citao, prazo para resposta acusao. Apresentada a resposta o juiz, abre prazo para Rplica, o promotor falando da defesa. Audincia UMA de instruo e julgamento. Ouvida a ofendido/vitima (no caso de tentativa), testemunhas de acusao e defesa, peritos e assistentes tcnicos, acareao e reconhecimento, interrogatrio. Depois do interrogatrio, debates, fala a acusao, fala a defesa. O juiz ento pode pronunciar, envia para julgamento em plenrio do jri, ou impronunciar, arquivar, se no houver elementos suficientes para mandar a jri, ou ainda o juiz pode entender que no foi um crime doloso contra vida, pode ento Desclassificar o crime. Absolvio sumria.

You might also like